PT89114B - Aparelho de desossamento para a remocao de costelas de uma peca de carne - Google Patents

Aparelho de desossamento para a remocao de costelas de uma peca de carne Download PDF

Info

Publication number
PT89114B
PT89114B PT89114A PT8911488A PT89114B PT 89114 B PT89114 B PT 89114B PT 89114 A PT89114 A PT 89114A PT 8911488 A PT8911488 A PT 8911488A PT 89114 B PT89114 B PT 89114B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
meat
piece
ribs
roller
support
Prior art date
Application number
PT89114A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89114A (pt
Inventor
Rudolf Johannes Gerardes Hoorn
Martinus Jacobus Jaspers
Johannes Joris Thomas Bak
Original Assignee
Ccm Beheer Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ccm Beheer Bv filed Critical Ccm Beheer Bv
Publication of PT89114A publication Critical patent/PT89114A/pt
Publication of PT89114B publication Critical patent/PT89114B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C17/00Other devices for processing meat or bones
    • A22C17/004Devices for deboning meat
    • A22C17/0046Devices for deboning meat specially adapted for meat containing ribs

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Devices For Conveying Motion By Means Of Endless Flexible Members (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Image Processing (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)
  • Color Television Systems (AREA)
  • Table Equipment (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)
  • Facsimile Transmission Control (AREA)
  • Bending Of Plates, Rods, And Pipes (AREA)
  • Facsimile Scanning Arrangements (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Description

Descrição referente a patente de invenção de CCM Beheer B.V., países baixos, (inventores: Rudolf Johannes Gerardes Antonius van der HOORN, Martinus Jacobus JASPERS e Johannes Joris Thomas BAK, residentes nos Países Baixos), para APARELHO DE DESOSSAMENTO PARA A REMOÇÃO DE COSTELAS DE UMA PEÇA DE CARNE
Descrição
A presente invenção refere-se a um aparelho de desossamento destinado a remover costelas presentes numa peça de carne, em particular de carne de porco.
desossamento de uma tal peça de carne de porco é uma operaçao que tem até agora sido feita principalmente manuialmente, possivelmente com o auxílio de ferramentas auxiliares do tipo descrito nas patentes NL-A-8 303 476 e DE-A- 2 237 374. Mesmo quando se usam essas ferramentas auxiliares, o desossamento continua a ser uma operaçao cansativa e consumindo muito tempo.
Existe um aparelho para realizar esta operaçao mecanicamente utilizando um fino arame de corte para separar a carne dos ossos, mas este aparelho nao trabalha eficientemente e conduz a uma perda apreciável de carne, nao sendo o produto final de grande qualidade.
FM ·
A presente invenção tem por objecto proporcionar um aparelho com o qual podem remover-se as costelas de uma peça de carne de porco rapidamente e de maneira fiável, sem desperdício de carne.
Para isso, o aparelho compreende uma superfície de suporte flexível e susceptível de ser accionada, guiada sobre um rolo de guia, para suportar a peça de carne que se pretende processar, um certo número de cordões ou cordas dispostas por cima da referida superfície e colocados uns ao lado dos outros, no sentido da largura da mesma, que fazem um ângulo agudo com a referida superfície na direcção do rolo de guia, sendo guiados sobre o referido rolo e accionados no mesmo sentido que a superfície de suporte, e um mecanismo percutor que está situado em frente do rolo de guia, cobrindo a parte da peça de carne que se pretende desossar, e podendo ser accionado num movimento alternativo na direcção do rolo de guia e actuando nas costelas salientes da peça de carne.
Quando a peça de carne entrar entre os cordoes ou cordas e a superfície de suporte, as cordas ou cordoes vao assentar nas depressões presentes entre as costelas e junto das mesmas, de modo que o espaçamento destes cordoes nao necessita de estar relacionado com o espaçemento mutuo das costelas; por conseguinte, o aprelho pode ser muito simples. Durante e depois da sua passagem sobre o rolo de guia a peça de carne segue o trajecto que é determinado pelo curso dos cordoes ou cordas, enquanto que as costelas se deslocam para fora da peça de carne e sao libertadas pelo mecanismo percurtor. Na prática, verificou-se que cada uma das costelas, sem qualquer das membranas que as envolvem, é libertada da carne, o que na prática é considerado muito vantajoso; nao só nao há desperdício de carne, como também a carne fica protegida pela membrana que se deixa ficar.
De preferência, proporciona-se uma superfície de guia curva convexa, a tente e por cima do rolo de guia, para melhorar as condiçoes de prisão dos cordoes ou
cordas na peça de carne.
Numa forma de realizaçao preferida, o mecanismo percutor compreende um certo número de dados percutores alongados justapostos, cada um dos quais e empurrado na sua extremidade livre por acçao de uma mola no sentido do rolo de guia e, pela sua extremidade ligada a um suporte, está adaptado para ser accionado num movimento alternativo.
De preferência, os dedos estão embebidos num bloco de material plástico flexível que compreende um núcleo com um certo numero de tiras metálicas flexíveis paralelas estando a parte inferior do referido bloco ligada ao suporte.
suporte pode estar ligado nas duas extremidades a um braço oscilante suportando rotativamente numa extremidade e ligado na outra extremidade a um mecanismo excêntrico, enquanto cada um dos cordoes ou cordas pode ser guiado sobre um rolo tensor que está sob a tensão de uma mola. Mas é também possível usar cordoes ou cordas que tenham por si próprios a necessária elasticidade para obter a tensão elástica.
Descreve-se agora a presente invenção com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista de cima esquemática de um aparelho segundo a presente invenção;
A fig. 2a, uma vista de lado esquemática do referido aparelho;
A fig. 2b, uma vista de lado esquemática de uma forma de realizaçao ligeiramente modificada;
A fig. 3, uma vista em perspectiva do resultado obtido com o aparelho segundo a presente invenção;
A fig. 4, uma vista em perspectiva do resultado obtido com o aparelho segundo a presente invenção ;
A fig. 5a, uma vista de frente de ouutra forma de realizaçao do mecanismo percutor, usado no aparelho segundo a presente invenção; e
A fig. 5b, uma vista lateral do mesmo;
Nas fig. 1 a 3, um aparelho segundo a presente invenção está indicado pela referência global (2). Este aparelho compreende uma primeira correia transportadora (4) sem fim, guiada sobre rolos (6) e (8), montados na armaçao (10) e accionada no sentido da seta (12) por meio de um motor de accionamento (nao representado). Alem disso, o aparelho compreende um certo número de cordoes ou cordas (14) sob tensão e paralelos entre si, guiados sobre os rolos de guia (16) a (24). Os desenhos mostram como o rolo (22) está sob a tensão de uma forte mola de tracçao(26); este rolo (22) pode evidentemente ser substituído por um certo número de rolos individuais, cada um dos quais , para um cordão e cada um deles recebendo a tensão de uma mola individua 1 .
Ê claro que esta combinação de rolo ou rolos de guia e de mola ou molas pode dispensar-se quando os próprios cordoes tiverem suficiente elasticidade.
Por meio de um dispositivo de accionamento (nao representado) os cordoes sao accionados no sentido da seta (28) com uma velocidade linear igual à velocidade da correia (4), que é accionada no sentido da seta (12). Um conjunto de pernos (30) montados na armaçao (10), a uma pequena distância para montannte do rolo (16) e colocados paralelamente uns aos outros, garante que os cordoes se orientarão todos paralelamente uns aos outros quando passam sobre o rolo (16). A função destes pernos pode ser substituída por ranhuras de guia na superfície do rolo (16).
Como mostra a fig. 2a, depois de passar sobre o rolo de guia (16), os cordoes (14) estendem-se por um trajecto (14a) segundo um ângulo agudo com a correia transportadora (4); depois de passar pelo rolo (6), estendem-se por um trajecto dirigido para baixo (14b). Os cordoes sao assim guiados sobre o rolo (6) segundo um ângu_ lo ligeiramente maior que 90°.
Por baixo da correia transportadora (4) está colocada uma segunda correia transportadora (40) que é guiada por rolos (42) e (44) e accionada no sentido da seta (46). Esta correia transportadora destina-se à descarga das peças de carne de que foram retiradas as costelas, por exemplo as peças de carne (48) e (50). A transferência das peças de carne sem costelas da correia (4) para a correia (40) e facilitada pela previsão de uma placa de guia (52) .
 frente do rolo de guia (6) está colocado um mecanismo percutor (53) constituído por um certo número de dedos percutores (54) planOos e alongados, colocados uns ao lado dos outros e estando cada um deles fixado rotativamente na parte inferior, em (56), a uma barra de suporte (58) e sendo cada um deles actuado por uma mola de lâmina (60) fixada no referido suporte (58). A barra de suporte (58) está fixada em cada extremidade num braço de suporte respectivo (62) e (64), estando cada um dos braços de suporte ligado rotativamente em (66) à armaçao e sendo accionado num movimento alternativo pelos excêntricos (68) e (70), que sao suportados pelo veio (72)e accionados por meio de uma correia de accionamento (74) por um motor de accionamento (nao representado).
Finalmente, a armaçao suporta uma calha de recepção (76) para as costelas (78) removidas das peças de carne fornecidas; para maior clareza esta calha nao está representada na fig. 3.
aparelho funciona da seguinte maneira:
Uma peça de carne, tal como (32), é colocada na correia transportadora (4) de modo tal que as costelas (31a-31g) nela exixtentes se coloquem na direcção longitudinal dos cordoes (14), Cada uma das membranas que envolvem as costelas e primeiramente cortada na parte superior na direcção longitudinal das costelas manualmente ou com o auxilio de um mecanismo que se descreve mais adiante; como e evidente, as costelas estão completamente embebidas na peça de carne. Mediante o movimento da correia (4) no sentido da seta (12) a peça de carne (32) é gradualmente empurrada sob os cordoes (14) para o final do trajecto (14a) dos cordoes, que ficam então situados nas depressões existentes nas costelas ou proximo das mesmas. A este respeito deve observar-se que, devido a sua flexibilidade, os cordoes daptar-se-ao e conformar-se-ao ao espaço e à distância entre costelas adjacentes; pode assim suceder que um dois ou três cordoes se coloquem entre costelas adjacentes. Isso significa que o espaçamento dos cordoes, tal como é determinado pelos pernos (30), nao necessita de estar adaptado ao espaçamento entre as costelas, o que e evidentemente uma grande vantagem. Simâltaneamente com o movimento da correia, o veio de accionamento (72) é também accionado rotativamente, de modo que, por meio do mecanismo de excêntricos (68 a 60), o suporte (58) é accionado no sentido das setas (80) num movimento alternativo, seguindo as barras percutoras (54) este movimento.
Como se mostra nos desenhos, a peça de carne (32), guiada pelas partes (15) doqs cordoes que exercem pressão sobrea mesma, é empurrada sobre o rolo de guia (6), mas as costelas que se situam entre os cordoes nao seguem esse movimento, e as suas pontas passam para fora entre os cordões. As extremidades das barras percutoras (54) sujeitas à pressão pelas lâminas de mola (60) batem, nos pontos onde as costelas ficam salientes, contra o lado de baixo das
referidas costelas, que sao assim libertadas da peça de car-
ne , como se mostra na fig. 4 . Para maior clareza, nesta f i —
gura nao estão representadas as barras percutoras (54) .
Quando a peça de carne (32) tiver passa
do completamente pelo rolo de guia (6), todas as costelas foram removidas da mesma e passaram para a calha de recepção (78). Por sua vez a peça de carne é recebida na correia trans portadora inferior (40) (como se indica em (48) e (50)) e é descarregada.
Na pratica verificou-se que as costelas removidas da peça de carne ficam completamente livres da membrana que as envolve e portanto também sem resíduos de carne, como se mostra na fig. 4, de modo que se obtém uma peça de carne na qual se mantêm na carne estas membranas (indicadas pelo número de referência (82)).
Na pratica isso é considerado muito vantajoso, visto que as membranas proporcionam protecção da carne por baixo delas.
A fig. 2b mostra como as correias transportadoras estão indicadas sobre uma superfície curva (9), enquanto a parte (14b') dos cordoes faz um ângulo agudo iX- com a parte inferior (4a1) da correia (4a), de modo que os cordoes dispoem-se segundo um ângulo que os afasta dos percutores (68a). Isso melhora a passagem da peça de carne (32) através do aparelho. A figura mostra também o mecanismo percutor (53a).
A fig. 4 também mostra como se fazem cortes (48) na face superior da membrana, nos sitios das cos telas (31a) a (31g),o que é necessário para facilitar o desprendimento das costelas. Estes cortes podem evidentamente ser feitos da maneira usual manualmente, tratando-se de uma operaçao rápida e fácil; contudo é também possível fazer estes cortes com o auxílio de um mecanismo de corte separadamen.
te proporcionado para esse efeito no aparelho segundo a presente invenção.
A fig. 5 representa uma outra forma de realizaçao do mecanismo percurtor, indicado globalmente pelo número de referência (90) e fixado na barra de suporte (58) que e a mesma representada nas fig. 2a e 3. Compreende uma folha de material fino (92) altamente flexível e elástico provida com aberturas cortadas em forma de ranhura (94) donde resulta um certo numero de dados metálicos tais como, (96) sendo o total embebido num bloco (98) de plástico apropriado, por exemplo de poliuretano. As extremidades superiores dos dedos, indicadas por (100) estão libertas umas das outras, de modo que o mecanismo percutor completo tem extremidades superiores que podem, em certa medida, moveu-se independentemente umas das outras, embora o todo, sendo embora flexível, se mantenha unido.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - Ia -
    Aparelho de desossamento para a remoção das costelas de uma peça de carne (32), caracterizado por compreender uma superfície de suporte (4,4a) flexível e susceptível de ser accionada, guiada sobre um rolo de guia (6,6a), para suportar a peça de carne (32) a processar, um certo número de cordoes ou cordas (14) dispostas por cima e colocados uns ao lado dos outros na direcção da largura da mesma que fazem um ângulo agudo com a referida superfície (4,4a) na direcção do rolo de guia (6,6a), sendo guiados sobre o referido rolo (6,6a) e accionados no mesmo sentido que a superfície de suporte (4,4a), e um mecanismo percutor (53, 53a) que está situado a frente do rolo de guia (6,6a), cobrin do a parte da peça de carne (32) que se pretende desossar, e podendo ser accionado com um movimento alternativo no sentido do rolo de guia e actuando nas costelas (31) que sobressaem da peça de carne.
    -
  2. 2a -
    Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma superfície de guia (9) curva convexa na frente e por cima do rolo de guia (6).
    - 3a Aparelho de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por o mecanismo percutor (53) compreender um certo número de dedos percutores (54,100) alongados e justapostos, cada um dos quais é empurrado na sua extremidade livre por acçao de uma mola no sentido do rolo de guia (6) estando pela sua extremidade ligada a um suporte (58) adaptado para ser accionado/hum movimento alternativo.
    Aparelho de acordo com a reivindicação
  3. 3, caracterizado por os dedos estarem embebidas num bloco de material plástico flexível e elástico (98) que compreende um núcleo com um certo número de tiras metálicas elásticas e f1e x í v e1s (96) paralelas, estando a parte inferior do referido bloco ligado ao suporte (58).
    - 5a Aparelho de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por o suporte (58) estar ligado nas duas ex tremidades a um braço oscilante (62,64) suportado rotativamen te numa extremidade (66) e ligado na outra extremidade a um mecanismo de excêntricos (68,70).
    - 6a Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por cada um dos cordoes ou cordas (14) ser guiado por um rolo tensor (22) que está sujeito a tensão de uma mola (26).
    - 7a -
    Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado por a superfície de suporte (
  4. 4) ser formada por uma correia sem fim guiada sobre o rolo de guia (6) e um segundo rolo (8) colocado a uma certa distância deste.
    - 8a -
    Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender uma correia de des_ carga sem fim (40) colocada sob a superfície de suporte (4) e que descarrega as peças de carne (50) de que foram removi, das as costelas.
    - 9a Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender um rolo de pressão colocado por cima do rolo de guia e solicitado por acçao de uma mola no sentido do referido rolo.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado nos Paises Baixos em 30 de Novembro de 1987, sob o nQ 8702872.
    Lisboa, 30 de Novembro de 1988
  5. 5 AGENTE OFICIAL PA PR*?RlERȣ IN^USTRlfc.
    RESUMO
    APARELHO DE DESOSSAMENTO PARA A REMOÇÃO DE COSTELAS DE UMA PEÇA DE CARNE
    Λ invenção refere-se a um aparelho de desossamento para remoção das costelas de uma peça de carne (32),com uma superfície de suporte (4,4a) flexível e aedo onável , guiada sobre um rolo de guia (6,6a) para suportar a peça de carne (32) a processar, um certo número de cordoes (14), colocados uns ao lado dos outros, colocados por cima da superfície de suporte, formando um ângulo agudo com a referida superfície (4,4a) guiados sobre o referido rolo (6,6a) e accionados no mesmo sentido que a superfície de suporte (4,4a), e um mecanismo percutor (53,53a) a frente do rolo de guia (6,6a), cobrindo a parte da peça de (32) que se pretende desossar, accionado num movimento alternativo na direcção do rolo de guia e actuando nas costelas (31) salientes da peça de carne.
    Figura 2a
    I_____________I
PT89114A 1987-11-30 1988-11-30 Aparelho de desossamento para a remocao de costelas de uma peca de carne PT89114B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8702872A NL8702872A (nl) 1987-11-30 1987-11-30 Uitbeeninrichting, in het bijzonder voor het verwijderen van de ribben uit een varkensbuikstuk.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89114A PT89114A (pt) 1989-09-14
PT89114B true PT89114B (pt) 1993-11-30

Family

ID=19851001

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89114A PT89114B (pt) 1987-11-30 1988-11-30 Aparelho de desossamento para a remocao de costelas de uma peca de carne

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5023975A (pt)
EP (1) EP0319090B1 (pt)
JP (1) JPH01281029A (pt)
AT (1) ATE63674T1 (pt)
AU (1) AU629190B2 (pt)
DE (1) DE3862927D1 (pt)
DK (1) DK163023C (pt)
ES (1) ES2023251B3 (pt)
FI (1) FI885517A (pt)
GR (1) GR3002202T3 (pt)
NL (1) NL8702872A (pt)
NO (1) NO165862C (pt)
NZ (1) NZ227129A (pt)
PT (1) PT89114B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL8902252A (nl) * 1989-09-08 1991-04-02 Passchier Bob Werkwijze en inrichting voor het uitbenen van slachtdierbuikstukken.
NL9001746A (nl) * 1990-08-01 1992-03-02 Stork Protecon Bv Inrichting voor het scheiden van botachtig materiaal uit een vleesstuk.
DK168187B1 (da) * 1990-08-29 1994-02-28 Slagteriernes Forskningsinst Apparat til udbening af kødstykker med ribben
NL9200111A (nl) * 1991-03-06 1992-10-01 Stork Protecon Bv Werkwijze en inrichting voor het uitbenen van middels van slachtdieren.
NL9101384A (nl) * 1991-08-13 1993-03-01 Passchier Bob Werkwijze en inrichting voor het uitbenen van slachtdierbuikstukken met ruggegraatdelen.
DK195391A (da) * 1991-12-03 1993-06-04 Slagteriernes Forskningsinst Fremgangsmaade og indretning til loesning af benene i et udskaaret koedstykke
US6280311B1 (en) 1999-03-31 2001-08-28 Ted V. Kuck Process for preparing turkey rib cuts
US9687004B2 (en) * 2013-06-20 2017-06-27 Marel Meat Processing Inc. Device for removing skin of meat cuts of irregular thickness
CN109042812B (zh) * 2018-08-26 2020-08-21 福建省亚明食品有限公司 一种冷冻排骨无损伤切割方法及其设备

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1570426A (pt) * 1967-04-14 1969-06-13
US3940830A (en) * 1971-07-15 1976-03-02 Iowa Beef Processors, Inc. Apparatus for breaking animal carcasses and handling meat products
FR2226933A1 (en) * 1973-04-27 1974-11-22 Leboime Pierre Boning meat carcasses with motorised sawing wire - spring loaded to follow bone contours as cutting proceeds
CH592417A5 (en) * 1975-05-26 1977-10-31 Carnag Fleischhandel Ag Winter Extractor for ribs from sides of pork - has foot pedal actuated hydraulics requiring minimal effort from operator
US4134181A (en) * 1976-04-06 1979-01-16 Schneider Palmer W Jr Apparatus for trimming meat
DE2709615C2 (de) * 1976-04-26 1985-04-04 Josef Malters Koch Gerät zum Ausbeinen von Rippen aus dem Bruststück eines geschlachteten Tieres
US4542559A (en) * 1981-07-10 1985-09-24 A. W. Manufacturing Inc. Method for filleting fish
US4484375A (en) * 1981-07-10 1984-11-27 A. W. Manufacturing Inc. Apparatus for filleting fish
AU556369B2 (en) * 1982-02-08 1986-10-30 Langen Research B.V. Boning device
US4495675A (en) * 1982-04-12 1985-01-29 Hill Carl J Method and apparatus for removing meat from the knuckled end of a bone
DE3490550C2 (de) * 1983-11-29 1988-07-07 Maekawa Seisakusho Kk Verfahren zum Entfleischen eines Gefl}gelbeinknochens und Vorrichtung zur Durchf}hrung des Verfahrens
US4639974A (en) * 1985-07-02 1987-02-03 Cagle's Inc. Thigh deboner
AU7526987A (en) * 1986-07-07 1988-01-14 Melville Developments Ltd. Removing tissue from bone

Also Published As

Publication number Publication date
PT89114A (pt) 1989-09-14
AU2633788A (en) 1989-06-01
JPH01281029A (ja) 1989-11-13
NZ227129A (en) 1989-12-21
ATE63674T1 (de) 1991-06-15
DK163023B (da) 1992-01-13
NO165862B (no) 1991-01-14
DE3862927D1 (de) 1991-06-27
NO885309L (no) 1989-05-31
DK163023C (da) 1992-06-15
DK665788A (da) 1989-05-31
FI885517A0 (fi) 1988-11-28
US5023975A (en) 1991-06-18
EP0319090B1 (en) 1991-05-22
ES2023251B3 (es) 1992-01-01
GR3002202T3 (en) 1992-12-30
NL8702872A (nl) 1989-06-16
AU629190B2 (en) 1992-10-01
NO885309D0 (no) 1988-11-29
EP0319090A1 (en) 1989-06-07
NO165862C (no) 1991-04-24
FI885517A (fi) 1989-05-31
DK665788D0 (da) 1988-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT89114B (pt) Aparelho de desossamento para a remocao de costelas de uma peca de carne
ES2371868T3 (es) Procedimiento para cortar en filetes un ave de corral sacrificada.
US6656032B2 (en) Leg part cutter
NO155953B (no) Anordning for fjerning av kjoettstykker fra brystet av slaktet fjoerkre.
US2469345A (en) Automatic fowl picker
US3089526A (en) Machine for slicing meat
US2518772A (en) Fish filleting machine
PL89520B1 (pt)
US3290722A (en) Slitting device
US2536826A (en) Device for washing and scraping the inside of fish
US2738545A (en) Machine for skinning fish
US3886858A (en) Food trimming
SE7504383L (sv) Sekerhetsanordning vid charkuterimakiner.
US3568242A (en) Sausage casing slitting apparatus
SE8803070L (sv) Saekerhetsanordning foer skinnavskrapningsmaskiner foer koett
US3816876A (en) Fish processing machine
US2208645A (en) Fish treating machine
US4312100A (en) Apparatus for filleting fish
US3789457A (en) Method and apparatus for eviscerating clams
US2292696A (en) Fish head trimmer
US3890676A (en) Method for eviscerating clams
US3243842A (en) Method of killing poultry
EP0550379A1 (en) Method, apparatus and combined device for loosening the ribs in a piece of meat
US1746176A (en) Food cutter
US3624669A (en) Poultry gizzard processing machine

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930520

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19941130