PT89011B - Fechos de seguranca destacaveis para recipientes tapados de centrifugacao descartaveis - Google Patents

Fechos de seguranca destacaveis para recipientes tapados de centrifugacao descartaveis Download PDF

Info

Publication number
PT89011B
PT89011B PT89011A PT8901188A PT89011B PT 89011 B PT89011 B PT 89011B PT 89011 A PT89011 A PT 89011A PT 8901188 A PT8901188 A PT 8901188A PT 89011 B PT89011 B PT 89011B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
lid
closure
detachable
closed
Prior art date
Application number
PT89011A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89011A (pt
Inventor
Paul M Jessop
David H Jeffs
Original Assignee
Multi Technology Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Multi Technology Inc filed Critical Multi Technology Inc
Publication of PT89011A publication Critical patent/PT89011A/pt
Publication of PT89011B publication Critical patent/PT89011B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B04CENTRIFUGAL APPARATUS OR MACHINES FOR CARRYING-OUT PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES
    • B04BCENTRIFUGES
    • B04B1/00Centrifuges with rotary bowls provided with solid jackets for separating predominantly liquid mixtures with or without solid particles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01LCHEMICAL OR PHYSICAL LABORATORY APPARATUS FOR GENERAL USE
    • B01L3/00Containers or dishes for laboratory use, e.g. laboratory glassware; Droppers
    • B01L3/50Containers for the purpose of retaining a material to be analysed, e.g. test tubes
    • B01L3/502Containers for the purpose of retaining a material to be analysed, e.g. test tubes with fluid transport, e.g. in multi-compartment structures
    • B01L3/5021Test tubes specially adapted for centrifugation purposes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01LCHEMICAL OR PHYSICAL LABORATORY APPARATUS FOR GENERAL USE
    • B01L3/00Containers or dishes for laboratory use, e.g. laboratory glassware; Droppers
    • B01L3/50Containers for the purpose of retaining a material to be analysed, e.g. test tubes
    • B01L3/508Containers for the purpose of retaining a material to be analysed, e.g. test tubes rigid containers not provided for above
    • B01L3/5082Test tubes per se
    • B01L3/50825Closing or opening means, corks, bungs

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Clinical Laboratory Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Devices For Use In Laboratory Experiments (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Mechanical Pencils And Projecting And Retracting Systems Therefor, And Multi-System Writing Instruments (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)

Description

DESCARTÁVEIS (57) Resumo:
[Fig.]
144
File: 5105.7
PATENTE NS.
Fechos de segurança destacáveis para reci. pientes tapados de centrifugação descartá veis para que
MULTI-TECHNOLOGY INC., pretende obter pr_i vilégio de invenção em Portugal.
RESUMO presente invento refere-se a fechos de segurança destacÇ veis para recipientes tapados de centrifugação de modo a assegura, rem a integridade da obturação contra perdas totais ou parciais de amostras, sendo os recipientes com tampa apropriados para centrifugar e/ou ferver amostras líquidas e, se desejável, para remo ção de amostras processadas sem remoção dos fechos nem abertura das tampas.
Fig.8 β
6Θ 144
File: 5107.5
-2MEMORIA descritiva
Âmbito do invento presente invento refers-se genericamente a dispositivos de teste laboratorial descartáveis, e mais especificamente a fechos de segurança destacáveis para recipientes tapados de centrifugação relativamente pequenos.
Arte anterior
A necessidade de, dentro da comunidade científica, centrifugar certas amostras em processos convencionais de análise tem sido deste à muito predominante. Na comunidade médica, esta necessidade aparece frequentemente associada à investigação científica dirigida para a descoberta de uma cura para uma doença conhjs cida, ou associada ao diagnóstico do estado particular de um paci. ente, através da análise de amostras. Em qualquer dos casos, são requeridos recipientes de centrifugaçSo descartáveis que devem ser de um tipo que compreende uma tampa ou outro obturador. 0 problja ma é que a integridade da vedação entre o recipiente e a vedação da extremidade falha por vezes sob intensas forças centrífugas ou quando o recipiente, com a amostra no seu interior, é fervido. E_n tão a amostra ou parte dela perde-se indesejávelmente do interior do recipiente.
Sem a integridade do obturador, os investigadores e pessoal médico ficam expostos a muitos organismos extremamente nocivos ou mesmo letais, tais como os vírus da SIDA. A contaminação radioactiva do pessoal médico é um risco adicional. Dutras pessoas p_o dem, igualmente, ser inadvertidamente expostas, bem como grandes áreas podem ficar contaminadas. Além disso, a precisão dos ensai. os de amostras está muitas vezes ligada à exactidão do volume da amostra sujeita a ensaio. Quando parte do volume se perde durante o ensaio porque a tampa ou o obturador do recipiente ou tubo tem fugas, a precisão do teste perde-se. Com tal em mente, é não só vital manter a integridade da vedação entre o recipiente e o seu fecho, mas também altamente desejável ter um recipiente em que seja fácil verificar que está numa situação de vedação segura.
Conjuntamente com a necessidade da integridade do obtura68 144
File: 5107.5
dor de um recipiente de centrifugação existe a necessidade, até agora não satisfeita de um dispositivo obturador do recipiente que seja facilmente aberto quando não está em centrifugação ou a ser processado de qualquer outra maneira, de modo a facilitar o acesso ao interior do recipiente. Este requisito, permitindo uma fácil introdução inicial de uma amostra e subsequente facilidade de retirada controlada da totalidade ou parte da amostra ou espécime, também ajuda a evitar o derramamento inadvertido do conteúdo do recipiente como resultado do uso de força extra na abertura do recipiente.
Também existe uma necessidade de que o obturador do recipi ente (tampa) seja marcado com o objectivo de ser identificado de modo que a marca não seja inadvertidamente removida, obliterada ou escondida de vista. Uma outra característica também desejável de tais recipientes é que, independentemente da natureza de qualquer fecho de segurança pelo qual o recipiente e tampa sejam mantidos juntos de forma segura durante o processamento, o recipiente e a tampa devem estar permanentemente interligados de modo a evitar o desalinhamento inadvertido da tampa.
Os recipientes da arte anterior com tampas de obturação re movíveis foram usados durante muitos anos para realizar centrifugações ou fervuras como parte dos processos de ensaio laboratorial. Estes têm falhado em algumas áreas importantes. As duas áreas limitativas mais significativas são a integridade do obtura dor e a possibilidade de, com precisão e rapidez, verificar-se quando é que o obturador veda totalmente. Alguns recipientes da arte anterior falharam na manutenção da integridade do obturador durante o processamento de amostras, e outros não permitem avisar o técnico do laboratório quando é que a vedação se mantinha.
Com uma crescente preocupação pelos danos da investigação científica e a necessidade de precisão através da preservação da integridade volumétrica das amostras colocadas em recipientes de centrifugação, as preocupações anteriores constituem problemas não resolvidos pela arte anterior e que são tidas em conta pelo presente invento.
144
File: 5107.5 >' .Λ. ’
-4Breve resumo e objectivos do invento
Num breve resumo, o presente invento é orientado para fechos de segurança destacáveis para obturadores de recipientes de centrifugação descartáveis, para centrifugação e fervura segura e isenta de fugas em ensaios laboratoriais ou científicos de modo a preservar a integridade volumétrica de pequenas amostras. Os fechos de segurança destacáveis para recipientes de amostras, de acordo com os princípios do presente invento, são instalados manu almente por cima dos bordos ou flanges na parte de fora da extremidade aberta do próprio recipiente e na tampa de modo a criar um fecho contra os derrames da amostra durante a centrifugação ou fervura. Q mencionado fenómeno de fecho pode ser acompanhado de um sinal audível que anuncia ao técnico de laboratório que o fecho está seguro no lugar e que a tampa está retida numa condição de vedação hermética contra o tubo. A tampa é preferencialmente munida de ligadouro ou então ligada com liberdade ao recipiente ou tubo junto da abertura superior. 0 fecho pode ser solto ou munido de ligadouro ao recipiente ou à tampa. 0 posicionamento do fe cho relativamente ao recipiente de centrifugação e à tampa permite que a marcação previamente colocada no topo da tampa permaneça totalmente visivel. Também permite a penetração da parte central da tampa preferida por um instrumento perfurante, pelo que o aces so à amostra processada é realizado sem a remoção do fecho destacável e sem abrir a tampa. Os fechos de acordo com o presente i_n vento podem ser artigos descartáveis os quais podem ser descartados após uma ou várias utilizações.
Tendo presente o que foi dito, constitui um dos principais objectivos do presente invento proporcionar um novo fecho e os processos com ele relacionados para manter uma vedação entre um recipiente de centrifugação e uma tampa ou outro tipo de obturador do recipiente de modo a evitar fugas de amostras.
E também um objectivo significativo proporcionar um novo fecho destacável para recipientes de centrifugação que assegure a integridade da vedação entre a tampa e o recipiente contra as fugas das amostras.
E outro objectivo principal deste invento proporcionar um
144
File: 5107.5 fi
-5nouo fecho de segurança destacável para recipientes de centrífuga ç3o e suas tampas em que o utilizador é avisado quando é que o fj3 cho está totalmente no lugar, mantendo desse modo uma vedação à prova de fugas entre a tampa do recipiente e a parte do mesmo adjacente ao topo.
z
E também um objectivo dominante do invento proporcionar um novo fecho de segurança destacável para fechar um recipiente de centrifugação e a sua tampa de abrir e fechar uma situação de vedação isenta de fugas, em que o fecho pode ser manualmente coloca do e retirado, com facilidade pelo utilizador.
z
E outro importante objectivo deste invento proporcionar um novo fecho para manter um recipiente de centrifugação numa relação vedada com a sua tampa que não oculte a superfície de marcação no topo da tampa.
z
E também um valioso objectivo do invento proporcionar um novo fecho para manter um recipiente de centrifugação numa relação vedada com a sua tampa, em que o fecho esteja ligado ao recipiente ou à tampa de obturação.
Um outro objectivo também dominante é o de proporcionar um novo fecho destacável que mantenha um recipiente de centrifugação e a sua tampa ou obturador numa situação de vedação apertada e se gura contra derrames da amostra durante a centrifugação ou fervura.
Um objectivo consequente adicional é o de proporcionar um novo fecho pelo qual um recipiente de amostras e a sua tampa são mantidos numa situação de vedação apertada de modo que a contaminação, do pessoal que realiza ensaios médicos, por microrganismos, derrames, fugas radioactivas, é evitada.
z
E também um outro objectivo superior proporcionar o dispositivo e o processo pelo qual um fecho destacável que mantém uma tampa numa situação de vedação segura com um tubo de centrifugação pode ser mantido na sua posição de fechado após o processamento permitindo o acesso ã amostra processada através de um orifício perfurado na tampa após o processamento.
Estes ou outros objectivos e características do presente
144
File: 5107.5
ri—
Í'
-6invento tornar-se-ão evidentes a partir da descrição detalhada fej. ta com referência aos desenhos anexos.
Breve descrição dos desenhos
A figura 1 é uma perspectiva de um recipiente de centrífuga ção com uma tampa munida de ligadouro representada como estando disposta na sua posição de vedação total;
a figura 2 é uma perspectiva de outra concretização do recipiente de centrifugação semelhante ao da figura 1, mas tendo uma escala visível de volume ao longo do recipiente;
a figura 3 é uma perspectiva de ainda outro recipiente de centrifugação semelhante ao da figura 1, sendo esta concretização um pouco mais alongada conicamente no fundo do recipiente e com uma área despolida sobre o recipiente, acima do fundo cónico, para receber marcas identificadoras;
a figura 4 é uma vista em corte transversal parcial, expio, dida e aumentada mostrando a tampa na sua posição aberta, retirada do recipiente;
a figura 5 é uma secção transversal parcial e aumentada semelhante à figura 4, mas mostrando a tampa numa segunda posição parcialmente inserida;
a figura 6 é uma secção transversal parcial e aumentada s_e melhante às figuras 4 e 5, mas mostrando a tampa na posição de completamente fechada e em vedação total;
a figura 7 é um alçado lateral parcial ilustrando o ligadouro entre o recipiente e a tampa;
a figura 8 é uma perspectiva explodida de um fecho destacá. vel, de acordo com o presente invento, pronto a ser colocado sobre o recipiente e a sua tampa fechada;
a figura 9 é uma perspectiva explodida do fecho destacável da figura 8 parcialmente colocado no recipiente e na sua tampa f_e chada;
a figura 10 é uma perspectiva explodida do fecho destacável da figura 8 totalmente colocado no recipiente e na sua tampa fechada;
144
File: 5107.5
a figura 11 é um corte transversal pela linha 11-11 da fi-
gura 8 ;
a figura 12 é um corte transversal pela linha 12-12 da fi-
gura 8;
a figura 13 6 um alçado lateral parcial de uma outra con-
cretização de um fecho destacável em que as extremidades do fecho em forma de ferradura têm arestas arredondadas para facilitar a co locação do fecho por cima das flanges da tampa e do recipiente;
a figura 14 é uma vista parcial de topo pela linha 14-14 da
figura 13; a figura 15 é um plano parcial pela linha 15-15 da figura
13; a figura 16 é um plano de outro fecho destacável de acordo
com o presente invento, tendo um ligadouro para encaixe no recipi.
ente; e as figuras 17 e 18 são perspectivas de outro fecho destacá
vel de acordo com o presente invento nas suas posições de aberto e fechado de ligadouro, respectivamente.
Descrição detalhada da concretização representada
São agora feitas referências aos desenhos, em que são usados os mesmos números para designar as mesmas partes. Referência específica é feita às figuras 1, 2 e 3 que compreendem representa ções em perspectiva dos conjuntos de recipientes de centrifugação designados genericamente por 10, 12 e 14 respectivamente. Todos os três conjuntos de recipientes são semelhantes, sendo cada um representado como compreendendo um tubo e tendo o mesmo disposit_i vo de tampa de fecho. Cada recipiente é ilustrado como tendo genericamente uma forma cilíndrica. Há, contudo, algumas diferenças entre esses recipientes que serão descritas a seguir. Deve apreciar-se que os recipientes e tampas aqui divulgados, são exemplificativos. 0 presente invento aplica-se a quase todos os recipientes de amostras os quais têm tampas, bujões ou coberturas para uso em processos de ensaio de centrifugação ou fervura.
Cada um dos conjuntos de recipientes de centrifugação representados como atrás mencionado, tem uma forma essencialmente
144
File: 5107.5
-8cilíndrica. Contudo, o conjunto do recipiente 14 (figura 3) difere das outras configurações pelo facto de aproximadamente a metade do comprimento do recipiente, a metade inferior, compreender um cone alongado, ao passo que os recipientes 10 e 12 terem secções cónicas curtas no fundo. Estas curtas secções do fundo com a forma cónica são representadas nas figuras 1 e 2, respectivameri te.
Os recipientes 10 e 12, são idênticos com apenas uma excepção. Cada um compreende um pequeno tubo ou recipiente cilíndrico, designado genericamente por 15, uma tampa ou cobertura, designada genericamente por 17, adaptada a obturar superiormente o topo aberto do tubo associado 15, e um ligadouro genericamente dj3 signado por 19, através do qual o tubo associado 15 e a tampa 17 são ligados. A globalidade de cada conjunto de recipiente descar tével é formado numa só peça de um material sintético resinoso apropriado, tal como polipropileno, e usando técnicas conhecidas de moldagem por injecção.
Cada tubo 15 compreende uma parede cilíndrica oca alongada central 16, a qual é representada como tendo uma espessura totalmente uniforme. l/eja-se as figuras 4 a 6. A parede 16 compreende assim a superfície anular interna 18 e a superfície anular externa 20. Cada parede cilíndrica 16 é representada fundindo-se integralmente nas suas extremidades superiores, com uma estrutura de flange anular e virola compreendendo uma flange ou anel radia_l mente dirigida que se prolonga para fora 22 e um anel ou virola radialmente dirigido que se prolonga para dentro 24.
Cada anel 22 está representado como sendo dimensionado de modo a ser radialmente nivelado com a borda anular exterior da tampa associada e compreende em série a superfície plana de fundo 26, a superfície cilíndrica de borda 28, a superfície plana superior 30 e a superfície anular interior 32. As superfícies adjacentes 26, 28, 30 θ 32 são representadas unindo-se umas às outras segundo ângulos de 902. Assim o anel 22 tem uma secção transversal genericamente rectangular.
Em contraste a virola anular dirigida para dentro 24 é representada compreendendo essencialmente em secção transversal, um
144
File: 5107.5
TU?-«51* rT
-9semicírculo , definido por uma superfície externa simplesmente a_r queada 34 que se liga no seu topo com a superfície 32 do anel. 0 diâmetro minimo interior da virola 26 ê dimensionado de modo a se interrelacionar de forma contígua com a tampa associada 17, por uma forma e para os objectivos adiante explicados com mais detalhe.
interior da estrutura 22 e 24 da virola flangeada compre ende uma abertura superior de boca larga 36 para o interior oco 38 do tubo 15 através do qual uma amostra liquida, por exemplo, pode ser introduzida e, pelo menos, dal removida após centrifugação.
fundo cónico de cada tubo 15 compreende um prolongamento cónico 40 convergente para baixo da parede 16 terminando numa extremidade inferior fechada 42. A extremidade inferior 40 é conicamente oca entre o sitio de junção anular 44 com a parede 16 e a extremidade 42.
interior de cada recipiente é formado de tal como que o liquido colocado ao mesmo nível em vários recipientes idênticos corresponderá ao mesmo volume de liquido. Assim as marcas de gra^ duação 46 podem ser colocadas na superfície externa 20 para marcar de forma precisa a quantidade de liquido existente em qualquer altura no interior como representado na figura 2.
Também o comprimento da parede cilíndrica pode ser mais cur to e a extremidade cónica inferior maior, como representado na p.a rede 16' e na secção cónica 40' do tubo 15', na figura 3. 0 extremo inferior 42' é apresentado como sendo menos afilado e mais arredondado.
□ tubo 15' da figura 3 é também representado compreendendo uma grande zona superficial para gravação ou marcação escrita 50. Esta superfície pode compreender toda ou uma grande parte de toda a superfície exterior 20' da parede 16'. A zona 50 pode ser ligeiramente saliente do resto da superfície exterior 20'. A zona 50 compreende uma superfície rugosa na qual marcas identificativas podem ser facilmente escritas com um instrumento convencional que permite uma fácil remoção dos indícios identificativos do recipi68 144
File: 5107.5 f -J -r
-10ente, ao mesmo tempo que obsta a qualquer remoção inadvertida da identificação. Apesar de os outros recipientes não serem representado com uma superfície lateral para escrita, qualquer recipiente pode ser fornecido com uma tal superfície. De preferência, a superfície de escrita 50 e as graduações de volume 46 são forma das no molde ao mesmo tempo que o dispositivo é moldado por injejc ção.
A actual tecnologia laboratorial diz que o volume usual de um recipiente do tipo aqui descrito deve estar dentro da gama de 1,5 a 2,0 ml. Contudo, o presente invento aplica-se a recipientes de maior ou menor volume.
Também qualquer recipiente dentro do alcance do presente invento pode ser fornecido com as marcas de graduação. Estas gra duações podem ser feitas com incrementos de milímetro ou em qual^ quer outra unidade de medida apropriada que permita a determinação fácil do volume de uma amostra específica. As marcas de graduação, tal como a zona de escrita podem ainda ser ligeiramente salientes do resto da superfície exterior, e formadas da mesma ma neira que a superfície de escrita, isto é, por gravação. Embora estas graduações possam ser proporcionadas, não é necessário faz.ê -lo.
A construção anel superior/virola 22, 24, bem como o ligadouro 19 e a tampa 17 de todos os recipientes ilustrados são mostrados nos desenhos como sendo iguais e como tal assim numerados.
Como mostrado nas figuras 1-3 e 7, cada tampa 17 é ligada ao seu recipiente cilíndrico associado 15, 15' através de um liga douro 19. 0 ligadouro 19 é, preferencialmente, integralmente mol.
dado com a tampa associada 17 e recipientes 15, 15'. D ligadouro 19 é representado como sendo integrado na região superior da tampa 17 no local 50 e com o anel 22 do recipiente no local 52. 0 ligadouro 19 é representado como tendo uma espessura inferior a metade da espessura da virola do recipiente. A espessura do liga douro deve ser tal que permita acomodar facilmente a abertura e o fecho da tampa, é suficientemente forte para evitar que se rompa.
ligadouro plano 19 está compreendido por arestas laterais 54 e 56. £ ainda compreendido pela superfície superior 58 e
144
File: 5107.5 ν'
-11pela superfície inferior 60 (figura 4). A largura do ligadouro é representada como sendo alargada no centro. Quando a tampa 17 es. tá na posição fechada, a cinta 19 é dobrada ou curvada sobre si própria, como mostrado nas figuras 1-3. Por outro lado, quando a tampa está na posição aberta, a cinta 19 mantém a ligação entre a tampa e o recipiente, de tal modo que a tampa pode ser posicionada numa variedade de posições, mas em nenhum caso a tampa fica s.e parada do recipiente. Devido à memória do material da cinta, a tampa 17, quando desligada do cilindro, tende a voltar a uma configuração linear.
A cinta ou ligadouro 19 é conformada para permitir a máxima eficiência na capacidade de actuar como charneira. Quando a tampa é fechada, a cinta 19 é transversalmente dobrada, aproximadamente ao longo da sua linha média, e o maior esforço aplicado na cinta ocorre ao longo deste local. Por esse motivo, a secção média da cinta ê alargada na sua largura para melhor tolerar a flexão mencionada. A cinta é essencialmente plana, o que também facilita a mencionada curvatura. Uma vez formada, a cinta propoj? ciona quer a ligação quer a charneira da tampa 17.
A tampa 17 é geralmente plana ao longo da sua superfície superior, mas, como se mostra nas figuras 4-6, a sua parte infer_i or é essencialmente fusto-cónica. Mais especificamente, a tampa 17 compreende uma parede superior exposta 60, a qual tem a forma de gota como se mostra nas figuras 1-3 e 7. A parede 60 compreeji de uma superfície superior plana exposta 62 e uma superfície infe rior 64 a qual é escalonada no ressalto anular 66 para se unir integral mente na superfície anular 68, a qual tem uma espessura maior. A superfície 68 é interrompida por um anel integralmente reforçado 70. 0 centro fino 60' compreende uma membrana ou diafragma para penetração de uma agulha hipodérmica ou outro instrumento perfurante para a finalidade explicada a seguir.
A parede 60 também compreende uma superfície inferior em forma de gota 72. A parede em forma de gota 60 é flanqueada por uma parede de rebordo flangeada 74 dirigida para baixo que compre ende uma superfície exterior 76 e uma superfície interior 78. A parede flangeada 74 é representada como tendo uma espessura uniforme, estendendo-se através da mesma configuração em gota tal co
144
File: 5107.5
-12mo a parede 60 e termina numa borda arredondada 80. As paredes 60 e 74 são integrais e transversais uma em relação à outra e são representadas como sendo formadas de tal maneira que as superfíci. es 62 e 76 e 72 e 78 se intersectam segundo ângulos de 90Θ, respectivamente.
A parede flangeada 74 ê formada de tal modo que quando a tampa está na posição fechada, como ilustrado nas figuras de 1 a 3, a extremidade alongada 82 da tampa estende-se para lá da borda 22 do recipiente 15 a fim de permitir ao utilizador forçar facilmente a tampa 17 para cima para abrir o recipiente. Isto é cons_e guido exercendo uma pressão para cima na tampa no ponto em que a extremidade alongada 82 ultrapassa o anel 22 do recipiente, abriri do-se assim a tampa. A parte restante da borda exterior 80 da tampa 17 permanece contígua à borda superior 30 do recipiente 15. Exceptuando a extremidade 82, a superfície da borda exterior 76 da tampa é substancialmente das mesmas dimensões transversais que a superfície 28 da borda 22 do recipiente 15.
Uma parede fusto-cónica afunilada divergindo para baixo ou aba 90 é localizada entre as superfícies das paredes 64 e 72 e é parte integrante da parede 60. A parede 90 forma uma estrutura de cúpula fusto-cónica de protecção compreendendo uma superfície interior 86, uma superfície exterior 84 e uma borda arredondada inferior 88. Esta estrutura em taça ou aba é unida â parede sup_e rior da tampa por um local anular 92 aproximadamente a meia distância entre a superfície interior 78 e o ressalto 66.
A parede anular da estrutura em forma de taça é mais espes. sa no local 92 (ponto de união com a parede superior 60 da tampa) do que no bordo 88. A parede, assim, afunila de forma suave e uniformemente convergente de cima para baixo. A parede 90 é representada como tendo aproximadamente o dobro da espessura no local 92 que a da borda 88. 0 comprimento da parede 90 ê suficientemente grande para formar duas vedações anulares, como explicado a seguir, sendo esse comprimento substancialmente maior do que a espessura da virola de suporte de tampa 22.
diâmetro exterior da parede 90 no bordo dianteiro 88, bem como o diâmetro exterior que começa na borda 88 e que se es68 144
File: 5107.5
-13tende ao longo de um comprimento substancial da parede exterior 34, ê algo maior que o diâmetro interno do recipiente cilíndrico 15 na superfície 18. Contudo, o diâmetro exterior do anel no local 92 é ligeiramente menor que o diâmetro interno do recipiente cilíndrico 15 na superfície 18.
As paredes 60 e 90 formam uma reentrância oca fusto-cónica 94 dentro da superfície de parede 86.
As figuras 4, 5 e 6 representam o processo de fecho da tani pa 17 onde é criada uma dupla vedação. A figura 4 mostra a tampa 17 alinhada em relação ao recipiente numa posição aberta, destapa^ da. A medida que é exercida uma pressão manual para baixo na superfície superior 62 da parede 60 da tampa, o bordo dianteiro 88 da parede anular de obturação em forma de taça cónica 90 serã ligeiramente apertado e assentará na parte superior da virola 24.
Esta é uma primeira posição temporária de vedação.
%
A medida que a pressão manual para baixo se continua a exe_r cer sobre a tampa 17, o bordo dianteiro 88 e a estrutura da parede adjacente colapsam parcialmente e constrigem-se também à medida que a borda 88 penetra na construção formada pela virola 24. Vol. tando a explicar, a totalidade do bordo dianteiro 88 do anel de obturação em forma de taça contacta inicialmente a virola 24 e a seguir é radialmente comprimida ou constrangida à medida que a borda 88 e estrutura da parede adjacente são forçadas através da abertura dentro da virola 24. Ver figura 5.
A aplicação de uma força manual continua sobre a parede de tampa 60 conduz a que a borda 88 e a parede adjacente passem atra vés da virola anular 24. A dupla vedação que então se forma resulta da pressão radial dirigida para fora exercida pela memória do material que forma a parede anular de obturação em forma de ta ça 90. Existe uma vedação na interface anular 100 (em que a borda 88 faz contacto com superfície de parede 18) e outra na interface anular 102 (em que a superfície 84 contacta a virola 24).
A posição de obturação completa, formando as atrás mencionadas vedaçães anulares 100 e 102, é representada na figura 6. A vedação anular 102 formada entre a superfície de parede 84 e a v_i rola 24 é realizada aproximadamente no ponto médio vertical da ρει
144
File: 5107.5 ff ,4 **·’
TÍ -14rede fusto-cónica 90.
Faz-se agora referência específica às figuras θ-12, as quais representam um fecho destacável actualmente preferido que confiqu ra os princípios do presente inventa. Mais especificamente, o fe cho destacável das figuras 8-12, genericamente designado por 110, tem uma configuração em ferradura e um comprimento de fora a fora que excede a distância entre a extremidade 82 da tampa 17 e o cen tro do recipiente 15. A largura interior do fecho 110, numa situação isenta de tens3es, é ligeiramente inferior^ao diâmetro do recipiente 15. A configuração da secção transversal do fecho 110, que é concebido para ser inserido lateralmente sobre a tampa e o recipiente, é conformado em canal, isto é, em forma de U com uma orientação vertical como representada, nas figuras 8-12.
Preferencialmente, o fecho 110 é feito de polipropileno ou poliestireno, uma só peça usando a bem conhecida técnica de moldagem por injecção única. 0 polipropileno pode ser o que é fo_r necido pela Ashland Chemical Company e pode ser polipropileno reciclado visto que o plástico do fecho 110 não é em nenhuma ocasião posto em contacto com a amostra liquida contida no recipiente, por si mesmo. 0 fecho em forma de ferradura 110 compreende uma flange curvilínea superior 112 e uma flange curvilínea inferior 114. As flanges 112 e 114 são idênticas, mas colocadas em lados opostos. Cada flange 112 e 114 é alargada na região da extremida^ de central 115 para melhor acomodar a colocação na extremidade 82 da tampa 17. As flanges 112 e 114 e os bordos de virola 116 e 118 alojam preferencialmente um encaixe bem instalado quando o grampo ou fecho 110 é inserido sobre a tampa do recipiente e contra a superfície exterior do recipiente do modo representado nas figuras 9 e 10. Preferencialmente, o diâmetro interno da abertura criada pela borda 114 é ligeiramente inferior ao diâmetro externo do recipiente 15. Contudo, o engate de fixação pode ser feito contra a virola 28 do recipiente ou contra a parede e virola do recipiente.
As flanges superior e inferior 112 e 114 são interligadas integralmente por uma parede vertical 120, a qual é representada coma tendo espessura e profundidade uniformes. A parede 120 é in tegralmente contígua com uma aresta de cada uma das flanges 112 e
144
File: 5107.5
114. A espessura da parede 120 é escolhida de modo a proporcionar integridade estrutural e a altura é seleccionada de modo que é criado um encaixe suave quando grampo ou fecho 110 é inserido no recipiente e tampa, como representado nas figuras 9 e 10. Nes. te sentido, a tampa e tampa superior do recipiente são recebidas no espaço de ressalto 122 localizado na parte traseira da parede 120 entre a flanges superior e inferior 112 e 114.
A variação na largura desde a frente até à retaguarda das flanges 112 e 114 cria uma muito maior área, superficial em cada caso, em direcção da parte mais central 115 do grampo ou fecho 110. Como constatado, esta configuração é especialmente concebida para acomodar a recepção da projecção 82 da tampa 17 e a zona de recesso 122 sem comprometer a natureza de segurança do fecho quando completamente inserido sobre o recipiente e sua tampa, como representado na figura 10.
Como mencionado anteriormente, a distância entre a frente e a traseira do grampo ou fecho 110 é preferencialmente seleccionado de modo a prolongar-se para além do ponto médio do recipiente 15 quando completamente inserido, como representado na figura 10. Isto, com efeito, fecha as maxilas do fecho em forma de ferradura 110 contra o deslocamento lateral inadvertido ao mesmo teni po que cria uma união segura contra deslocação rotacional da tampa 17 para fora da sua relação de fechada e de vedação com o extremo superior do tubo 15. Assim, as bordas de extremidade 124 e 126 são dispostas em oposição uma à outra num plano comum se bem que não radial. Q grampo ou fecho 110 pode ser dimensionado de modo que quando o fecho 110 é inserido do modo representado nas figuras 8-10, ao alcançar a sua posição de totalmente instalado, as maxilas opostas ou braços do grampo, terminando nas bordas de extremidade 124 e 126, fecham-se rápida e sonoramente contra a borda adjacente da tampa e da virola superior do recipiente de mo do que o utilizador é informado pelo barulho, então emitido, que o fecho 110 está na sua posição de completamente inserido. A inserção manual do fecho 110 é concluída facilmente e com um mínimo esforço manual, e neste momento a tampa e o recipiente estão fechados de forma segura um ao outro pelo grampo ou fecho 110 con68 144
File: 5107.5 ,‘-r'
..X——
-16tra derrames da amostra durante a centrifugação ou fervura. Pelo mesmo sinal, o deslocamento manual lateral do fecho 110 da sua po. sição de totalmente instalado na figura 10 para a condição de removido da figura 8 pode ser fácil e rapidamente conseguida pelo utilizador, quando a amostra que está dentro do recipiente 15 foi completamente processada e é desejado pelo utilizador ter acesso à amostra processada. Mais ainda, a natureza da moldagem por injecção do grampo ou fecho 110 é relativamente barata de modo que não é necessário que o fecho seja reutilizado, embora essa opção esteja disponível para o utilizador. Mais ainda, o utilizja dor tem a opção de escolher a utilização do fecho 110 em todos os recipientes de centrifugação ou selectivamente em apenas aqueles que estão sujeitos a esforços de centrifugação extraordinariamente elevados ou a técnicas de fervura de alto risco.
Deve ser apreciado que o grampo ou fecho 110 proporciona vantagem adicional, isto é, permite uma maior gama de escolha de plásticos a partir dos quais o recipiente 15 e a tampa 17 podem ser feitos, uma vez que a manutenção da obturação entre a tampa e o recipiente não é limitada à união criada entre estas duas partes mas em vez disso depende, de preferência, principal e essencjL almente do grampo ou fecho 110. Deste modo, o custo de produção do recipiente 15 e sua tampa 17 podem ser reduzidos pelo recurso a plásticos mais baratos, quando usados com um fecho em conformidade com o presente invento. Mais ainda, é usual nas técnicas rné dicas e outras escrever informações ou indícios sobre a superfície exposta 62 da tampa 17. A construção do grampo ou fecho 110 permite preservar a observação visual de qualquer informação ou indícios colocados sobre a superfície 62.
Deve ser apreciado quando da remoção do fecho destacável 110 de uma tampa e recipiente, tendo no seu interior uma amostra processada, a tampa pode ser aberta a partir da condição de fecha da por encaixe de interferência. Desta acção resulta por vezes o deslocamento ou derramamento de parte da amostra, hevendo risco de contaminação ou falta de precisão dos resultados do ensaio. P_a ra evitar um tal derramamento da amostra, o presente invento contempla a possibilidade de deixar o fecho destacável no sítio, após a amostra ter sido centrifugada , fervida ou processada como r
BAD ORIGINAL ~ 7?
144
File: 5107.5 tal e extrair a amostra processada através de um orifício feito, por uma agulha hipodérmica ou outro instrumento perfurante, no diafragma 60' da tampa 17 imediatamente antes de se remover a amos, tra. A remoção da amostra pode ser feita através de uma agulha hipodérmica quando ligada a uma seringa ou removendo o instrumento perfurante do orifício e fazendo passar por elB uma micropipeta.
Como ilustrado nas figuras 13-15, extremidades adjacentes 124 e 126 às flanges 112 e 114 podem ser modificadas para uma melhor colocação e retenção. Mais especificamente, cada extremidade 124, 126 pode compreender bordas de flange arredondada 127 o que torna mais fácil a inserção do grampo ou fecho no recipiente e na sua virola como descrito. Mais ainda, a extremidade distai de cada flange pode ser alargada no local 129 de modo a proporcio nar uma maior superfície de prisão e uma maior resistência à remo ção da posição de totalmente instalado. A existência alargamentos 129 ajuda a criar um estalido sonoro que indica que o fecho está totalmente inserido especialmente se o fecho for feito de poliestireno.
Faz-se agora referência à figura 16 a qual ilustra uma modificação do fecho 110, caracterizada por um ligadouro 13 integral, mente unido ao nariz dianteiro 132 do fecho 110. 0 ligadouro 130 é, preferencialmente, moldado por injecção em conjunto com o fecho 110 tal como a alça oposta 134, a qual tem uma abertura central 136 dimensionada de modo a ter um diâmetro igual ou ligeiramente inferior ao diâmetro do recipiente 15 em que a alça 134 é montada sob pressão por cima do recipiente 15 numa direcção de dima para baixo. Assim o fecho 110 é ligado ou unido ao recipiente 15 contra qualquer perda inadvertida. 0 utilizador, por isso, não neces sita de procurar o fecho 110 quando o seu uso é necessário, mas antes terá o fecho 110 ligado ao recipiente para uso imediato. De ve ser evidente que o comprimento do ligadouro 130 deverá ser tal de modo acomodar confortavelmente a colocação e remoção do fecho 110 no extremo superior do recipiente 15 e sua tampa 17, como ilustrado nas figuras 8-10, mas não tão volumoso que entrave a co locação do recipiente 15, tampa 17 e fecho 110 nos locais de pro68 144
File: 5107.5
cessamento laboratoriais. De preferência a configuração da figura 16 é formada de uma só peça usando a técnica convencional de moldagem por injecção única e compreendendo materiais resinosos sintéticos como polipropileno ou poliestireno.
Faz-se agora referência às figuras 17 e 18, as quais representam ainda outra concretização de fecho destacável trabalhado de acordo com os princípios do presente invento. 0 fecho destacável das figuras 17 e 18, genericamente designado por 140 compreende uma alça múltipla feita de material resinoso sintéctico tal como polipropileno. 0 fecho destacável de alça múltipla 140 compreende uma alça proximal 142 que tem uma abertura interna 144 a qual é de preferência ligeiramente menor do que o diâmetro do recipiente por cima do qual é metido sob pressão como representado na figura 17. Neste sentido o dispositivo de fecho destacável 140 é ligado ou ancorado ao recipiente 15 não necessitando de ser procurado cada vez que o seu uso é necessário. Deve-se apreciar que os fechos destacáveis de acordo com o presente invento podem ser feitos em conjunto com o recipiente 15 ou a tampa 17 para o mesmo fim, para proporcionar uma interligação independente ou não do fecho destacável assim ligado estar na situação de aberto ou de fechado.
fecho destacável de alça múltipla 140 compreende ainda os braços espaçados 146 e 148. Os braços 146 e 148 são interliga dos pela barra transversal 150 na extremidade distai através dos cantos em ângulo recto 152 e 154, respectivamente. De um modo s.e melhante, os braços 146 e 148 são interligados num local intermédio pela barra transversal 156 nos locais em T 158 e 160, respectivamente, e na alça 142 nos locais em T 159 e 161, respectivamert te. Assim, o fecho destacável múltiplo 140 compreende três alças, isto é, a alça 142 acima descrita, a qual acomoda a colocação por interferência do fecho 140 no recipiente 15, uma alça intermédia 162 a qual é dimensionada para acomodar a colocação rotacional, em condiçães algo elásticas e em esforço da barra transversal 150 por cima do topo da virola 82 da tampa 17 segurando a mesma firme mente para baixo e uma terceira alça 164 ligeiramente maior, dimensionada e enformada de modo a acomodar a colocação sob tensão
144
File: 5107.5
-19da barra transversal distai 150 por cima do ligadouro da tampa 58 de modo a ficar segura por debaixo do ligadouro 58 e no local 52. A posição de fechado do fecho destacável 140, conseguida manualmente, é ilustrada na figura 1B. Esta posição obriga a tampa 17 a ser colocada contra a extremidade superior do recipiente 15 de modo impermeável, de modo que o derrame da amostra é impossível. Todavia, o fecho 140 pode ser prontamente colocado na posição de fechado da figura 18 ou manualmente removido da posição de fechado da figura 18 para a posição aberto da figura 17 com um esforço manual limitado e de uma maneira fácil de modo que virtualmente não há apreciável consumo de tempo.
Mais uma vez, como atrás explicado, o fecho destacável 140 pode ser deixado no lugar sobre a tampa, como mostrado na figura 18, após a amostra liquida dentro do recipiente ter sido centrifu^ gada, fervida ou semelhante e a amostra processada removida sem abertura da tampa mas através de um furo criado na tampa para esse efeito após o processamento.
invento pode ser concretizado noutras formas especificas sem afastamento do seu espírito ou características essenciais. As presentes configurações, devem ser, contudo consideradas em todos os aspectos como ilustrativas e não restritivas, sendo o âmbito do invento indicado mais pelas reivindicações anexas do que pela descrição anterior, e todas as alterações que surjam dentro do significado e gama de equivalências das reivindicações são, por isso mesmo, para ser abrangidas por elas.
144
File: 5105.7

Claims (17)

  1. REIVINDICACÕES
    1 - Fecho destacável (110) para utilização com um recipiente de amostras de líquido (15), tendo uma abertura munida com um lábio para segurar uma tampa (17), fixa na situação fechada e selada na abertura do recipiente (15), durante os processos de fervura, centrifugação ou semelhantes, sendo o dito fecho (110) caracterizado por consistir numa estrutura de uma só peça formada a partir de um material resinoso resiliente, tendo a dita estrutura:
    uma primeira flange (112) configurada para engatar com retenção no rebordo de topo da tampa (17) fixa, de modo a evitar o movimento da tampa numa direcção para fora do lábio do recipiente;
    uma segunda flange (114), tendo uma forma geral em ferradura e estando orientada por debaixo da primeira flange (112) e configurada para engatar com retenção uma aresta inferior do lábio (28) do recipiente (15); e uma estrutura de ligação (120), que liga integralmente a primeira e segunda flanges (112, 114), para formar com a primeira e segunda flanges um recesso em forma de canal (122), tendo uma forma geral em ferradura e sendo configurada para receber e fechar lateral e deslizavelmente uma porção do rebordo de topo da tampa e uma aresta de fundo do lábio do recipiente na situação fechada e selada.
  2. 2 - Fecho destacável (110) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o fecho (110) ser um retentor com a forma geral em ferradura, com a área central aberta, pelo que marcas ou dados colocados sobre a tampa (17) permaneçam visíveis, quando o fecho (110) estiver completamente inserido, na situação fechada e isenta de fugas.
  3. 3 - Fecho destacável (110) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a largura das flanges de topo e de fundo (112,
    68 144
    File: 5105.7
    -21114) variar com a forma da tampa (17).
  4. 4 - Fecho destacável (110) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a largura das flanges de topo e de fundo (112, 114) ser materialmente aumentada nas suas extremidades em ferradura.
  5. 5 - Fecho destacável (110) de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por as extremidades em ferradura se prolonqarem para além do ponto médio do recipiente (15), numa direcção perpendicular ao eixo longitudinal do recipiente (15), quando na situação fechada e isenta de fugas.
  6. 6 - Fecho destacável (110) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as extremidades em ferradura serem deflectidas em afastamento uma da outra durante a inserção e retorno à pressão de uma na direcção da outra, após a passagem do ponto médio do recipiente (15), causando um som audível, que chama a atenção do utilizador de que o fecho destacável (110) está na sua situação fechada e isenta de fugas.
  7. 7 - Fecho destacável (110) de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado por as extremidades em ferradura, pelo menos, as flanges (112, 114) compreenderem arestas arredondadas para auxiliarem uma fácil inserção.
  8. 8 - Fecho destacável (110) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender adicionalmente um ligadouro (130), por meio do qual o fecho (110) é ligado ao recipiente (15).
  9. 9 - Fecho destacável (110) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender uma ligação (134), que liga o recipiente (15) e um ligadouro (130), interposto entre a ligação (134) e o fecho destacável (110).
  10. 10 - Fecho destacável (110) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a ligação (134) compreender uma alça (136),
    68 144
    File: 5105.7
    -22colocada compressivamente em volta do recipiente (15), adjacente à abertura.
  11. 11 - Processo para manter tapado, por meio de um fecho destacável (110), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, um recipiente de amostras de líquido (15), numa situação fechada e isento de fugas, durante os processos de centrifugação, fervura e semelhantes, num laboratório de ensaio de amostras, caracterizado por compreender:
    a aplicação manual da tampa (17) na abertura do recipiente (15), de modo a fechá-lo;
    a aplicação manual forçada do fecho destacável (110) por cima e por debaixo da tampa fechada (17) e da porção adjacente do recipiente (15), contrariamente à resiliência do material do fecho (110) de modo a segurar na situação fechada a tampa e a parte adjacente do recipiente (15), não permitindo a perda de qualquer porção da amostra líquida através da abertura do recipiente e ao longo da tampa (17), durante a fervura e a centrifugação.
  12. 12 - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o fecho destacável (110) ser manualmente removido a seguir ao processamento da amostra de líquido no recipiente (15).
  13. 13 - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por os passos de aplicação forçada e de remoção manuais do fecho destacável (110) serem realizados numa direcção geralmente transversal ao eixo do recipiente.
  14. 14 - Fecho destacável (140), compreendendo pelo menos duas alças, para utilização com um recipiente de amostras de líquido (15) de modo a segurar uma tampa (17) fixa no recipiente (15) numa situação fechada e selada numa abertura do recipiente (15), durante o processo de fervura, centrifugação ou semelhantes, sendo o dito fecho caracterizado por consistir numa estrutura de
    68 144
    File: 5105.7 —23 — uma só peça formada a partir de um material resinoso resiliente, compreendendo a dita estrutura:
    uma primeira alça (142) configurada de modo a abraçar o recipiente (15), para engate de ajustamento forçado, adjacente à abertura (17); e uma segunda alça (164) fixa na primeira alça (142) por meios de interligação, estando a segunda alça (164) configurada para ser estirada sobre o topo da tampa (17) de modo a engatar numa porção (58) da tampa (17), de modo a segurar a tampa na situação fechada sobre o recipiente (15).
  15. 15 - Fecho destacável (140) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por a segunda alça (164) ser formada por barras transversais (150, 156) ligadas a braços afastados entre si (146, 148) nos cantos (152, 154) e em locais em T (158, 160), estando os locais em T (158, 160) interligados com a primeira alça (142), e por as barras transversais e os braços afastados entre si estarem situados com fazendo ângulos rectos entre si.
  16. 16 - Fecho destacável (140) de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado por os meios de interligação compreenderem uma alça intermédia, formada entre a primeira alça (142) e a segunda alça (164), sendo a dita alça intermédia (162) configurada para fixação através de uma extremidade da tampa (17), sendo a segunda alça (164) configurada para fixação através de uma extremidade oposta à tampa (17), estando os braços (146) e (148) afastados entre si estirados contra a superfície de topo (62) da tampa.
  17. 17 - Processo para manter tapado, por meio de um fecho destacável (140), de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, um recipiente de amostras de líquido (15), numa situação fechada e isenta de fugas, durante os processos de centrifugação, fervura e semelhantes, caracterizado por compreender:
    68 144
    File: 5105.7
    -24a aplicação manual forçada do fecho (140) através e sob a tampa (17) e a porção de ajustamento do recipiente contrariamente à resiliência do material de fecho, estirando as alças que compõem o fecho (140) para engate compressivo com a tampa e uma porção adjacente do recipiente.
    Lisboa, 1968
    Por MULTI-TECHNOLOGY INC.
    0 AGENTE OFICIAL
PT89011A 1988-05-09 1988-11-16 Fechos de seguranca destacaveis para recipientes tapados de centrifugacao descartaveis PT89011B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/191,518 US4830209A (en) 1988-05-09 1988-05-09 Fail safe releasible locks for cappped disposable centrifuge containers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89011A PT89011A (pt) 1989-11-30
PT89011B true PT89011B (pt) 1994-09-30

Family

ID=22705805

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89011A PT89011B (pt) 1988-05-09 1988-11-16 Fechos de seguranca destacaveis para recipientes tapados de centrifugacao descartaveis

Country Status (10)

Country Link
US (1) US4830209A (pt)
EP (1) EP0341342A3 (pt)
JP (1) JPH0624650B2 (pt)
KR (1) KR970004699B1 (pt)
AU (1) AU587953B1 (pt)
CA (1) CA1323551C (pt)
DK (1) DK687388A (pt)
FI (1) FI885704A (pt)
NO (1) NO173225C (pt)
PT (1) PT89011B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4896780A (en) * 1988-05-09 1990-01-30 Multi-Technology Inc. Fail safe releasible locks for capped disposable centrifuge containers
US4956103A (en) * 1988-05-09 1990-09-11 Multi-Technology Inc. Fail safe releasible locks for capped disposable centrifuge containers
EP0487448A1 (de) * 1990-11-19 1992-05-27 Treff Ag Reaktionsgefäss aus Kunststoff für kleine Flüssigkeitsmengen
US5310527A (en) * 1992-12-14 1994-05-10 E. I. Du Pont De Nemours And Company Tube for use in a pelleting centrifuge rotor
EP0724483A1 (en) * 1993-10-22 1996-08-07 Abbott Laboratories Reaction tube and method of use to minimize contamination
US6253947B1 (en) * 1999-12-15 2001-07-03 Heng-Te Yang Container with detachable sealing cap
DE20010031U1 (de) * 2000-06-05 2000-08-10 Filthaut Martin Dosenklammer
US20070264167A1 (en) * 2006-05-12 2007-11-15 Xk Development, Llc Receptacle for receiving a thin-walled flexible cup and article organizers
WO2012083995A1 (de) * 2010-12-23 2012-06-28 Eppendorf Ag Reaktionsgefäss mit deckel
USD754361S1 (en) 2013-09-06 2016-04-19 Theranos, Inc. Sample container
JP6479037B2 (ja) * 2013-12-06 2019-03-06 バクテリオスキャン エルティーディー 試料チャンバを有する光学測定キュベット
CN110327997A (zh) * 2019-07-18 2019-10-15 莫迪诺生物技术(苏州)有限公司 离心管

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2447330A (en) * 1946-05-16 1948-08-17 Grebmeier Joseph Rotor for ultracentrifuge machines
US3071316A (en) * 1959-05-19 1963-01-01 Lourdes Instr Corp Bottle support and cap assembly for centrifuge
US3115460A (en) * 1960-04-28 1963-12-24 Lab Tek Plastics Co Centrifuge container
US3107805A (en) * 1960-10-27 1963-10-22 Hyland Lab Diagnostic reagent container
US3366320A (en) * 1965-07-21 1968-01-30 Atomic Energy Commission Usa Centrifuge sample holder
US3459369A (en) * 1965-09-16 1969-08-05 Beckman Instruments Inc Centrifuge test tube cap
US3720502A (en) * 1970-12-21 1973-03-13 Beckman Instruments Inc Centrifuge test tube stopper
US3786985A (en) * 1973-01-05 1974-01-22 Hoffmann La Roche Blood collection container
JPS5652994Y2 (pt) * 1973-04-23 1981-12-10
US3957653A (en) * 1975-04-03 1976-05-18 Becton, Dickinson And Company Apparatus for collection, separation and isolation of blood
US4076170A (en) * 1977-04-18 1978-02-28 Beckman Instruments, Inc. Tube cap assembly for preparative centrifuge rotors
US4080175A (en) * 1977-04-19 1978-03-21 Beckman Instruments, Inc. Internally activated sealing centrifuge test tube cap assembly
US4176756A (en) * 1977-06-27 1979-12-04 Becton, Dickinson And Company Stopper lock for culture bottle
US4241188A (en) * 1979-10-09 1980-12-23 Becton, Dickinson And Company Culture bottle having stopper lock
DE3068734D1 (en) * 1980-01-15 1984-08-30 Hoffmann La Roche Fixed angle rotor for ultra centrifuge
US4480762A (en) * 1982-06-11 1984-11-06 Ryder International Corporation Reuseable vial cap
JPS59199049A (ja) * 1983-04-27 1984-11-12 Chugai Pharmaceut Co Ltd 固−液相反応用試験管
AT379069B (de) * 1984-01-11 1985-11-11 Greiner & Soehne C A Blutprobenroehrchen
DE3402276C1 (de) * 1984-01-24 1985-02-21 Eppendorf Gerätebau Netheler + Hinz GmbH, 2000 Hamburg Reaktionsgefaess aus Kunststoff fuer kleine Fluessigkeitsmengen
US4674640A (en) * 1986-03-24 1987-06-23 Maurice Asa Cap structure for a centrifuge tube

Also Published As

Publication number Publication date
JPH0624650B2 (ja) 1994-04-06
NO884675L (no) 1989-11-10
EP0341342A3 (en) 1990-09-12
FI885704A0 (fi) 1988-12-08
KR890017004A (ko) 1989-12-14
US4830209A (en) 1989-05-16
FI885704A (fi) 1989-11-10
NO173225B (no) 1993-08-09
KR970004699B1 (ko) 1997-04-02
JPH01284348A (ja) 1989-11-15
DK687388A (da) 1989-11-10
AU587953B1 (en) 1989-08-31
PT89011A (pt) 1989-11-30
CA1323551C (en) 1993-10-26
NO173225C (no) 1993-11-17
NO884675D0 (no) 1988-10-20
DK687388D0 (da) 1988-12-09
EP0341342A2 (en) 1989-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4874102A (en) Medical fail safe releasible locks and/or seals for capped disposable centrifuge containers, cryogenic vials and the like
US4956103A (en) Fail safe releasible locks for capped disposable centrifuge containers
US6155991A (en) Apparatus and method for collecting blood samples
PT89011B (pt) Fechos de seguranca destacaveis para recipientes tapados de centrifugacao descartaveis
EP1066882B1 (en) Specimen collection assembly with cap
US5202093A (en) Sealing cap with a one way valve having semi-cylindrical valve closure springs
US4176756A (en) Stopper lock for culture bottle
US4465200A (en) Low contamination closure for blood collection tubes
US5169602A (en) Resealable conduit and method
US5396899A (en) Spinal puncture fluid collection apparatus
CA2104900C (en) Universal fitting for inoculation receptacles
US7908935B2 (en) Feces collection container
US5060659A (en) Medical container stopper
US4953741A (en) Medical fail safe releasible locks and/or seals for capped disposable centrifuge containers, cryogenic vials and the like
US4896780A (en) Fail safe releasible locks for capped disposable centrifuge containers
US4066414A (en) One piece tube and microscope slide manipulative laboratory device
JP2001057969A (ja) 採集アセンブリ
BRPI0909776B1 (pt) Bujão perfurável co-moldado e método para fabricação do mesmo
CZ281788B6 (cs) Zkumavka na ukládání krevních vzorků
US4821738A (en) Arterial blood gas syringe
EP1819275A1 (de) Probenröhrchen zur aufnahme von körperflüssigkeiten, insbesondere blut
US4559052A (en) Multiple use container for the packaging of fluids
KR20200022609A (ko) 검체의 오염을 방지할 수 있는 검체 수송배지 용기
US4192320A (en) Adapter for syringe
BR112014009409B1 (pt) Cartucho e sistema de coleta de sangue

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940315

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950930