PT88078B - Processo para a preparacao de acidos quinolonocarboxilicos - Google Patents

Processo para a preparacao de acidos quinolonocarboxilicos Download PDF

Info

Publication number
PT88078B
PT88078B PT88078A PT8807888A PT88078B PT 88078 B PT88078 B PT 88078B PT 88078 A PT88078 A PT 88078A PT 8807888 A PT8807888 A PT 8807888A PT 88078 B PT88078 B PT 88078B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
formula
compounds
fluorine
compound
base
Prior art date
Application number
PT88078A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88078A (pt
Inventor
Rudolf Zerbes
Preiss Michael
Original Assignee
Bayer Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Ag filed Critical Bayer Ag
Publication of PT88078A publication Critical patent/PT88078A/pt
Publication of PT88078B publication Critical patent/PT88078B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D215/00Heterocyclic compounds containing quinoline or hydrogenated quinoline ring systems
    • C07D215/02Heterocyclic compounds containing quinoline or hydrogenated quinoline ring systems having no bond between the ring nitrogen atom and a non-ring member or having only hydrogen atoms or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom
    • C07D215/16Heterocyclic compounds containing quinoline or hydrogenated quinoline ring systems having no bond between the ring nitrogen atom and a non-ring member or having only hydrogen atoms or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to ring carbon atoms
    • C07D215/48Carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen
    • C07D215/54Carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen attached in position 3
    • C07D215/56Carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen attached in position 3 with oxygen atoms in position 4

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Quinoline Compounds (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

BAYER AKTIENGESELLSCHAFT.,
PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE ÁCIDOS QUINOLOCARBOXILICOS
em que R representa propilo, ciclopropilo, vinilo, X'l representa flúor, cloro, Br, CN, 2 3 4 nio e X , X e X representam fluor, cloro, nio .
isopropilo ou NC>2 ou hidrogéNC>2 ou hidrogéem se fazer
O reagir um composto processo de de fórmula preparação
II consiste
em que X representa halogénio (III) com um composto de fórmula
CH-COOR2 *
3
CH-NR R
3 em que R e R representam alquilo C^-C^ , se submeter o composto obtido a permuta de amina, na presença de uma amina de fórmula R4NH2 e finalmente, se ciclizar e hidrolisar o com-, posto obtido, na presença de uma base e se obterem os compostos de fórmula (I) mediante precipitação por adição de ácido.
λ
-3Ο invento diz respeito a um novo processo para a preparação de ácidos 4-oxo-3-quinolinocarboxil cos usados como intermediários na preparação de ácidos qui^ nolonocarboxilicos conhecidos farmaceuticamente activos.
Como se sabe, os ácidos 1-ciclopropil· -7-cloro-6-fluoro-1,4-di-hidro-4-oxo-3-quinolinocarboxilicos são obtidos do seguinte modo:
1â. e tapa:
CH-COOR
II
CH-N(CH3)2 (2)
(3) (4) ♦ £>-NH-
C C1
3ê. etapa:
(5) ♦ K2C03
(6)
4ê . etapa :
Também foi revelado o seguinte processo para a preparação de (7 ) :
2ã. etapa:
d e s c a r boxilação
X
Cl c\ /C02R CH?
ci
3ã etapa:
* CH(0Et)3 xc
Cl Cl c\ /CO2R ch-oc2h5
-54ê. etapa:
5ã, etapa:
·♦ K2C03
6ã. etapa:
Contudo, todos os processos conhecidos apresentam a desvantagem de o composto pretendido, ser obtido como resultado de muitas etapas intermediárias.
Além disso, têm de ser efectuadas operaçãoes de separação e secagem elaboradas.
As operações de lavagem que assim se tornam necessárias implicam a incineração ou reprocessamento de grandes quantidades de solventes.
Ê necessário aplicar métodos analíticos elaborados para caracterizar as etapas intermediárias.
invento diz respeito a um processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da formula geral I,
em que
R4 representa propilo, ciclopropilo,
X4 representa fluor, cloro, Br, CN,
3 4
X , X e X representam fluor, cloro racterizado por se fazer reagir, sem intermediárias, numa chamada reacção um composto de formula II, isopropilo ou vinilo; NC>2 ou hidrogénio e , NC>2 ou hidrogénio, ca isolamento de etapas num só recipiente
(II)
-Ίem que
X a X têm os significados ta halogeneo, em particular da formula III, atrás mencionados e X represen cloro ou flúor, com um composto
CH-C00R2 11 3 3
CH-NRJRJ em que
3
R e R são na presença aquecimento formula IV , iguais ou diferentes e representam alquilo C^-C^ de um solvente e de uma base, se adequado sob até 50°C a 150°C, obtendo-se os compostos de
se submeter estes compostos da formula IV a uma permuta de amina a uma temperatúra entre 50°C e 120°C na presença dos solventes atrás mencionados e na presença de uma amina da formula R^NH2, em que R^ tem o significado atras meneio
-8nado obtendo-se os
compostos de formula V,
em que os radicais têm os significados atrás mencionados, e, subse quentemente, se ciclizarem e hidrolisarem a uma temperatura entre 80°C e 180°C, na presença de uma base, os referidos compostos da formula V, precipitando-se os compostos da for mula I por adição de ácido.
Os compostos que são preparados de acordo com o invento são em particular, aqueles em que R1 na formula I representa um radical ciclopropilo.
De preferência
4
X , X = hidrogénio
V2 1
X = cloro e
X3 - flúor
Compostos preferidos de formula I
2 sao também aqueles em que R representa ciclopropilo, X
3 representa cloro e X e X representam flúor enquanto 4
X representa hidrogénio.
São ainda compostos preferidos aque3 .12 les em que, X representa fluor e X e X representam cloro enquanto X^ representa hidrogénio.
Dado o complicado processamento da reacção, deve considerar-se extremamente surpreendente o poder-se preparar o ácido l-ciclopropil-7-cloro-6-fluoro1,4-di-hidro-4-oxo-3-quinolinocarboxilico sem ter de isolar os intermediários, numa reacção num só recipiente e com rendimentos excelentes pela seguinte via:
a) acilação
Xt
Cl coci
Cl
CH-COOR2
II 3 3
CH-NRJRJ base org._ terc. solvente org.inerte
São solvente orgânicos adequados:
tolueno, xileno, ciclo-hexano, hidrocarbonetos de cadeia aberta (misturas), DMF e DMSO.
Podem ser usadas como bases: aminas org. terc. tais como R^N , em que R= alquilo C-^-C^, benzilo, aminas cíclicas,
R-N
N-R
N-R
-10piridina, etc., em que R= alquilo C^-C^.
As temperaturas para a acilação do éster dimetilaminoacrílico situam-se entre 50°C e 150°C, de preferencia entre 80°C e 120°C.
hidrocloreto, que se precipita durante a reacção, da base auxiliar pode ser separado por intermédio de um filtro ou removido por extracção mediante agitação com água.
A fase organica com o éster aroilacríli co é subsequentemente obrigada a reagir com cilopropilamina.
Esta reacção pode ser efectuada no mesmo solvente ou,após evaporação (sob vacuo ou sob pressão atmosférica) noutro solvente.
b) permuta de amina
-cch3)2 nh /'COOR
Cl
São solventes adequados: tolueno, xile no, ciclo-hexano, hidrocarbonetos de cadeia aberta (misturas), alcoóis, DMF, DMSO e butilglicol.
As temperaturas para a permuta de amina situam-se entre 50°C e 120°C, de preferencia entre 65°C e 85°C.
A mistura de reacção é mantida a tempe ratura elevada até cessar a libertação do gás (dimetilamina)
Se a permuta de amina for efectuada num diluente com um ponto de ebulição baixo tal como, por exemplo, ciclo-hexano, o solvente é evaporado antes da ciclização (sob vacuo ou sob pressão atmosférica) e substituído por um diluente com um ponto de ebulição mais elevado tal como, por exemplo, butilglicol.
c) ciclização
São solventes adequados:
álcoois superiores tais como butilglicol, álcool i-propílico, etileno glicol, butanol, trietileno glicol, polietileno gli col, aminoalcoóis tais como dietilaminoetanol, DMF, DMSO, dioxano e N-metilpirrolidona.
A ciclização para dar origem ao sistema quinolono é realizada a temperaturas entre 80°C e 180°C, de preferencia entre 130°C e 160°C, na presença de uma base.
Podem ser usadas como bases: t-butil_a to de Na, NaH e I^CO^. A base é usada em quantidades equimolares ou num excesso que pode atingir 3 equivalentes molares, de preferencia num excesso entre 0,1 e 0,5 equivaleri tes molares.
d) hidrólise e precipitação
Para a hidrólise, a mistura de reacção é arrefecida para cerca de 100°C, e é-lhe adicionada água.
-13Dado o excesso de base no processo de ciclizaçao, a hidrólise completa-se num curto período de tempo a uma temperatura entre 50°C e 100°C.
O acido quinolonocarboxilico é precipitado por adição de um acido mineral ou um ácido org. e é isolado.
São ácidos adequados e preferidos: ácido sulfúrico, ácido clorídrico e ácido acético.
Exemplo 1
Aquecem-se 28,8 g de N,N-dimetilamino -acrilato e 26g de N,N-dimetilbenzilamina em 71 ml de tolueno até 90°C e, a esta temperatura, adicionam-se gota a gota à mistura no decurso de 60 minutos, 40g de cloreto de 2,4-dicloro-5-fluorobenzoilo.
A mistura é então agitada durante 15 minutos e o hidrocloreto de N, N-dimetilbenzilamina precipi_ tado é separado por meio de um funil de filtração por sucção
O filtrado é substancialmente evaporado in vacuo e adicionam-se ao resíduo 80 ml de butilglicol.
Adicionam-se gota a gota, a 70°C - 75' C, no decurso de 30 min, 13 g de ciclopropilamina e, uma vez completada a adição, mantém-se a mistura a 100°C durante 1 hora até cessar a libertação de gás.
Adicionam-se 27,9 g de carbonato de potássio e 100 ml de butilglicol à mistura de reacção que é depois lentamente aquecida até 135°C-145°C.
Durante este tempo são destilados 40g de constituintes de baixo ponto de ebulição.
A temperatura é mantida durante 1,5h.
A mistura de reacção é em seguida arre fecida para 100-120°C e são-lhe adicionados 130 ml de água.
A mistura é agitada a 90°C durante 15 minutos e, a esta temperatura, são-lhe adicionados, gota a gota, no decurso de 15 minutos, 27 ml de acido acético. O conteúdo do vaso é arrefecido e o solido é separado por meio de um funil de filtração por sucção.
produto é lavado com 27 ml de água e 50 ml de metanol, submetido a sucção até estar completamente seco,e seco a 70°C, in vácuo durante 24 h.
Rendimento: 37g = 74,9% do valor teórico.
-15Exemplo 2
Aquecem-se até 100°C, 43,2 g de N,N-dimetilaminoacrilato de etilo em 84 ml de tolueno e adicio nam-se-lhe 40 ml de trietilamina.
A temperatura de refluxo, adicionam-se, gota a gota, no decurso de 30 minutos, 60 g de cloreto de
2,4-dicloro-5-fluorobenzoílo e o hidrocloreto de trietilamina precipitado é separado por meio de um funil de filtração por sucção.
Após lavagem com 65 ml de tolueno, adi cionam-se ao filtrado, gota a gota, a 70°C, no decurso de 20 min, 16,2 g de ciclopropilamina. A mistura é aquecida até 100°C e assim mantida até cessar a libertação de gás.
Adicionam-se 42 g de carbonato de potas sio e 170 ml de butilglicol e a mistura é lentamente aquecida até 135-145°C. Durante este tempo são destilados 180 ml de tolueno e constituintes de baixo ponto de ebulição.
Mantém-se a temperatura de 135-145°C durante 1,5 h e, depois de arrefecer a mistura de reacção até 100°C, adicionam-se-lhe 200 ml de água.
Passados 15 min, adicionam-se gota a gota, a 90°C, 40,5 ml de acido acético e o solido precipitado é filtrado por sucção através de um filtro de filtração por sucção.
O produto é então lavado com 140 ml de agua e 75 ml de metanol, submetido a sucção até estar completamente seco, e seco in vacuo a 70°C durante 24h.
λ
-16Rendimento: 58,5 g = 79% do valor teórico.
Exemplo 3
Aquecem-se até à temperatura de refluxo 44,7 g de N,N-dimetilaminoacrilato de etilo e 17,1 g de N,N'-dimetilpiperazina em 95 ml de ciclo-hexano.
Adicionam-se gota a gota, no decurso de 1 h, 62 g de cloreto de 2,4-dicloro-5-fluorobenzoílo.
hidrocloreto de dimetilbenzilamina precipitado é separado por meio de um funil de filtração por sucção e o filtrado é evaporado até à secura in vacuo.
O resíduo é dissolvido em 125 ml de butil glicol e adicionam-se à solução gota a gota, a 90°C, 20,2 g de ciclopropilamina.
Uma vez terminada a libertação de gás, adicionam-se 43,4 g de carbonato de potássio e 165 ml de butilglicol, aquece-se a mistura até 145°C e mantém-se assim durante 1,5 h. Durante a parte inicial deste período de tempo são destiladas pequenas quantidades de constituintes de baixo ponto de ebulição.
Após 1,5 h, a mistura é arrefecida até 100°C, são-lhe adicionados 205 ml de agua e a mistura é agitada durante 15 min. a 95°C.
Adicionam-se seguidamente, gota a gota, no decurso de 15 min, 42g, de acido acético, reduz-se a temperatura para 30°C e o solido precipitado é separado por meio de um funil de filtração por sucção. O filtrado
-17é lavado com 180 ml de água e 80 ml de isopropanol a 80% e é seco a 70°C in vacuo até ao dia seguinte.
Rendimento: 60,1 g = 78,1% do valor teórico
Exemplo 4
Aquecem-se 33,7 g de N,N-dimetilaminoacrilato de metilo com 40,5 g de N,N-dimetilbenzilamina em 95 ml de tolueno até 110°C.
 temperatura de refluxo, adicionam-se gota a gota, no decurso de 1 h, 62g de cloreto de 2,4-dicloro-5-fluorobenzoilo e o hidrocloreto de dimetilbenzilamina precipitado é removido por meio de um funil de filtração por sucção.
O solvente é destilado sob vacuo, adicionam-se 130 ml de butilglicol e, a 90°C, adicionam-se gota a gota, no decurso de 20 min, 20,2 g de ciclopropilamina.
Uma vez terminada a libertação do gás adicionam-se à mistura de reacção 43,4 g de carbonato de potássio e 150 ml de butilglicol e a mistura de reacção é depois lentamente aquecida até 140°C. Durante este tempo são destiladas pequenas quantidades de constituintes com baixo ponto de ebulição.
-18A mistura é então agitada, a 140°C durante 1,5 h.
Depois de arrefecer a mistura de reac ção até 100°C, adicionam-se-lhe 205 ml, de água e agita-se durante 15 min a 90°C .
Sob ligeiro arrefecimento, adicionam-se-lhe 100 ml de acido sulfúrico a 30% e o sólido é filtra do por sucção através de um funil de filtração por sucção e lavado com 200 ml de agua e 200 ml de isopropanol.
O sólido é seco in vacuo a 70°C de um dia para o outro.
Rendimento: 59,4 g =77,2% do valor teórico.
Exemplo 5
Adicionam-se 55,6 g de tributilamina a 44,7 g de N,N-dimetilaminoacrilato de etilo em 95 ml de cíclo-hexano e, a 85-95°C, adicionam-se 62 g de cloreto de 2 , 4-dicloro-5-fluorobenzoilo, gota a gota e no decurso de 1 h.
Adicionam-se então 250 ml de água à mistura de reacção e separa-se a fase salina aquosa.
A fase aquosa é extraída uma vez mais mediante agitação com 50 ml de ciclo-hexano e as fases org. combinadas são evaporadas até à secura sob vácuo obtido com uma bomba de água.
glicol gota a amina.
O resíduo é a mistura é aquecida até gota, no decurso de 15 min tomado em 125 ml de butil
70°C e são-lhe adicionados, . 20,2 g de ciclopropiladic ionam-se de potássio
Uma vez terminada mais 160 ml de butilglicol e aquece-se lentamente a mis a libertação de gás, e 44 g de carbonato tura até 140°C .
140°C, a mistura é fecida até 100°C e
Uma vez atingida agitada durante 1,5 lhe são adicionados a temperatura de h após o que é arre205 ml de água.
gota , ce-se no decurso de a mistura até
Passados 10 min. 42 atingir a min. ad g de ácido temperatura icionam-se acético e ambiente.
gota a arref e-20-
precipitado é isolado por meio um funil de filtração por sucção e é lavado com água e propanol.
de isovacuo, de um dia para teórico.
O rendimento o outro é de após secagem a 50°C, in 54,6 g = 71% de valor
Exemplo 6
Aquecem-se até 105°C, 105 g de tributilamina e 86 g de N,N-dimetilaminoacrilato de metilo em 148 ml de tolueno e adicionam-se-lhes 124 g de cloreto de
2,4-dicloro-5-fluorobenzoilo, gota a gota, no decurso de 1 h
Depois de arrefecida até 50°C, a mistu ra de reacção é extraída por duas vezes com 250 ml de água, respectivamente.
A fase orgânica é substancialmente con centrada sob vácuo obtido com uma bomba de água e adicionam-se gota a gota ao resíduo a uma temperatura interna de 70-75°C, 37,5 g de ciclopropilamina. Liberta-se dimetilamina gasosa até ter terminado a reacção.
86,8 g de carbonato de mistura de reacçãoe aqueDurante este tempo são solventes de baixo ponto
Adicionam-se potássio e 500 ml de butilglicol à ce-se esta lentamente até 135-145°C destiladas pequenas quantidades de de ebulição.
Λ
-21Mantém-se a temperatura de 135-145°C, durante 1,5 h, arrefece-se a mistura até 100°C e adicionam-se gota a gota 535 ml de ácido acético a 10%.
A suspensão resultante é arrefecida até à temperatura ambiente e o sólido é separado através de um funil de filtração por sucção e lavado com 175 ml de água e 200 ml de isopropanol a 80%.
O produto é seco in vacuo a 70°C, de um dia para o outro.
Rendimento: 220 g = 78,1% do valor teórico.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES lã. - Processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da fórmula geral I,
    00H em que R representa propilo, ciclopropilo, isopropilo ou vinilo, X4 representa flúor, cloro, Br, CN, N0? ou hidrogénio e X , X e X representamfluor, cloro, N02 ou hidrogénio, caracterizado por se fazer reagir um composto da fórmula II
    0C1 (II )
    14 - ·5 em que X a X tem os significados atras mencionados e X representa halogénio, em particular cloro ou flúor, sem isolamento de etapas intermediárias numa chamacfe reacção num só recipiente, com um composto da fórmula III,
    CH-COOR2 ch-nr3r3 (III)
  2. 2 3 em que R e R são iguais ou diferentes e representam alquilo C^-C^ , na presença de um solvente e de uma base, quando adequado sob aquecimento até 50°C a 150°C, para se obterem os compostos da fórmula IV se submeterem estes compostos da fórmula de amina a uma temperatura situada entre presença dos solventes atrás mencionados uma amina da fórmula em que R4 tem mencionado, para se obterem os compostos
    IV a uma permuta 50°C e 120°C, na e na presença de o significado atrás da fórmula V, (V) em que os radicais têm os significados atrás mencionados, e subsequentemente, se ciclizarem e hidrolisarem os compostos da fórmula V a temperaturas situadas entre 80°C e 180°C, na presença de uma base e se obterem os compostos da fórmula I mediante precipitação por adição de ácido.
    2â. - Processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da fórmula geral I,
    COOH (I ) em que R3- representa ciclopropilo, X3 representa flúor, cloro,
    2 3 4
    Br, CN , NC>2 ou hidrogénio e X , X e X representa fluor, clorc NO2 ou hidrogénio, caracterizado por se fazer reagir um composto da fórmula geral II (11) em que X a X têm os significados atras mencionados e X3 representa halogénio, em particular cloro ou flúor, sem isolamento de etapas intermediárias, numa chamada reacção num só recipiente com um composto da fórmula III
    CH-COOR2 n
    ch-nr3r3 ( III)
    2 3 em que R e R sao iguais ou diferentes e representam alquilo
    C -C 1 4 na presença de um solvente e de uma base, quando adequado sob aquecimento até 50°C a 150°C, para se obterem compostos da fórmula IV
    0 0 11 « , C-C-C-OR2 “3.3 (IV)
    X se submeterem estes compostos da fórmula IV a uma permuta de amina a uma temperatura situada entre 50°C e 120°C na presen ça dos solventes atrás mencionados e na presença de ciclopro pilamina, para se obterem compostos da fórmula V em que os radicais têm os significados atrás mencionados, e subsequentemente, se ciclizarem e hidrolisarem os compostos da fórmula V a temperaturas situadas entre 80°C e 180°C na presença de uma base e se obterem os compostos da fórmula I mediante precipitação por adição de ácido.
  3. 3â. - Processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da fórmula geral I
    00H (I )
    12 3 representa ciclopropilo, X , X e X sao iguais ou , 4 e representam fluor ou cloro e X representa hicaracterizado por se fazer reagir um composto da em que R diferentes drogénio, fórmula II
    1 4 , 5 em que X a X tem os significados atras mencionados e X representa halogénio, em particular cloro ou flúor, sem isolamento de etapas intermediárias, numa chamada reacção num só recipiente, com um composto da fórmula III
    CH-COOR2
    II ch-nr3r3 (iii)
    2 3 em que R e R sao iguais ou diferentes e representam alquilo C^-C^, na presença de um solvente e de uma base, quando adequado sob aquecimento até 50°C a 150°C, para se obterem compostos da fórmula IV, se submeterem estes compostos da fórmula IV a uma permuta de amina a uma temperatura entre 50°C e 120°C, na presença dos solventes atrás mencionados e na presença de ciclopropilami na, para se obterem compostos da fórmula V, em que os radicais têm os significados atrás mencionados e, subsequentemente, se ciclizarem e hidrolisarem os compostos da fórmula V a temperaturas situadas entre 80°C e 180°C, na presença de uma base e se obterem os compostos de fórmula I mediante precipitação por adição de ácido.
  4. 4â. - Processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da fórmula geral I, em que R ' v3 gemo, X do por se
    1 4 representa ciclopropilo, X e X representam hidro2 representa fluor e X representa cloro, caracteriza fazer reagir um composto da fórmula II
    1 4 , 5 em que X a X tem os significados atras mencionados e X representa halogéneo, em particular cloro ou flúor, sem isolamento de etapas intermediárias, numa chamada reacção num só recipiente com um composto da fórmula III
    CH-C00R2
    CH-NR3R3 (III) em que R e R são iguais ou diferentes e representam alquilo C^-C^, na presença de um solvente e de uma base, quando adequado sob aquecimento até 50°C a 150°C, para se obterem os compostos da fórmula IV se submeterem estes compostos a uma permuta de amina, a uma temepratura situada entre 50°C e 120°C, na presença dos solventes atrás mencionados e na presença de ciclopropilamina, para se obterem os compostos da fórmula em que os radicais têm os significados atrás mencionados, e subsequentemente, se ciclizarem e hidrolisarem os compostos da fórmula V, a temperaturas situadas entre 80°C e 180°C, na presença de uma base e se obterem os compostos da fórmula
    I mediante precipitação por adição de ácido.
  5. 5â. - Processo para a preparação de ácidos quinolonocarboxilicos da fórmula geral I
    00H
    1 12 em que R representa ciclopropilo, X e X representam cloro, X3 representa flúor e X^ representa hidrogénio, caracterizado por se fazer reagir um composto da fórmula geral II em que X a X têm os significados atrás mencionados e Xo representa halogénio, em particular cloro ou flúor, sem isolamento de etapas intermediárias, numa chamada reacção num só recipiente, com um composto de fórmula III
    CH-COOR2 il ch-nr3r3 (III) em que R e R são iguais ou diferentes e representam alquilo C1_C4' na Presença de um solvente e de uma base, guando adequado sob aquecimento até 50°C a 150°C, para se obterem compostos da fórmula IV (IV)
    -33se submeterem estes compostos da fórmula IV a uma permuta de amina, a uma temperatura situada entre 50° e 120°C, na presen ça dos solventes atrás mencionados e na presença de ciclopropilamina, para se obterem os compostos da fórmula V, em que os radicais têm os significados atrás mencionados, e subsequentemente, se ciclizarem e hidrolisarem os compostos da fórmula V, a temperaturas entre 80°C e 180°C, na presença de uma base para se obterem os compostos da fórmula I mediente precipitação por adição de ácido.
PT88078A 1987-07-24 1988-07-22 Processo para a preparacao de acidos quinolonocarboxilicos PT88078B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873724466 DE3724466A1 (de) 1987-07-24 1987-07-24 Verfahren zur herstellung von chinoloncarbonsaeuren

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88078A PT88078A (pt) 1989-06-30
PT88078B true PT88078B (pt) 1995-03-31

Family

ID=6332237

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88078A PT88078B (pt) 1987-07-24 1988-07-22 Processo para a preparacao de acidos quinolonocarboxilicos

Country Status (23)

Country Link
EP (1) EP0300311B1 (pt)
JP (1) JP2812956B2 (pt)
KR (1) KR970010175B1 (pt)
CN (1) CN1030911A (pt)
AR (1) AR243509A1 (pt)
AT (1) ATE111898T1 (pt)
AU (1) AU602226B2 (pt)
CA (1) CA1333715C (pt)
DD (1) DD281806A5 (pt)
DE (2) DE3724466A1 (pt)
DK (1) DK174855B1 (pt)
ES (1) ES2058186T3 (pt)
FI (1) FI883452A (pt)
HU (1) HU205082B (pt)
IE (1) IE63654B1 (pt)
IL (1) IL87185A (pt)
NO (1) NO174773C (pt)
NZ (1) NZ225502A (pt)
PH (1) PH25098A (pt)
PT (1) PT88078B (pt)
SU (1) SU1660582A3 (pt)
UA (1) UA8018A1 (pt)
ZA (1) ZA885332B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5093515A (en) * 1987-08-14 1992-03-03 Asahi Glass Company Ltd. Fluorinated benzoyl compounds
DE4015299A1 (de) * 1990-05-12 1991-11-14 Bayer Ag Verfahren zur herstellung von 3-amino-2-(het)-aroyl-acrylsaeurederivaten
ES2039301B1 (es) * 1991-11-20 1994-05-16 Genesis Para La Investigacion Procedimiento de obtencion de nuevos intermedios de sintesis utiles para la preparacion de fluoroquinolonas.
DE4342186A1 (de) 1993-12-10 1995-06-14 Bayer Ag Eintopfverfahren zur Herstellung von 3-Chinoloncarbonsäurederivaten
ATE190972T1 (de) * 1994-08-02 2000-04-15 Procter & Gamble Verfahren zur herstellung von antimikrobiellen verbindungen
DE19826050A1 (de) * 1998-06-12 1999-12-16 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Chinolon- und Naphthyridoncarbonsäuren und deren Ester
ES2203254T3 (es) 1998-11-18 2004-04-01 Asahi Glass Company Ltd. Derivados de acido aminoacrilico y procedimiento de produccion correspondiente.
US20080139574A1 (en) 2006-11-30 2008-06-12 Cadila Healthcare Limited Novel quinoline derivatives
CN101781299B (zh) * 2010-01-13 2012-06-27 杭州师范大学 一种喹诺酮类药物关键中间体的一锅法合成方法
CN104292159B (zh) * 2014-10-10 2016-12-07 浙江同丰医药化工有限公司 一种诺氟沙星、环丙沙星及恩诺沙星的制备方法
CN111269131B (zh) * 2020-03-12 2021-12-28 江苏飞宇医药科技股份有限公司 以三正丙胺为吸酸剂制备环丙乙酯胺化物的工艺
CN115385856A (zh) * 2022-09-05 2022-11-25 常州大学 一锅法合成诺氟沙星中间体的方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2808070A1 (de) * 1978-02-24 1979-08-30 Bayer Ag Verfahren zur herstellung von 4-pyridon-3-carbonsaeuren und/oder deren derivaten
DE3142854A1 (de) * 1981-10-29 1983-05-11 Bayer Ag, 5090 Leverkusen 1-cyclopropyl-6-fluor-1,4-dihydro-4-oxo-7-piperazino-chinolin-3-carbonsaeuren, verfahren zu ihrer herstellung sowie diese enthaltende antibakterielle mittel
DE3318145A1 (de) * 1983-05-18 1984-11-22 Bayer Ag, 5090 Leverkusen 7-amino-1-cyclopropyl-6,8-difluor-1,4-dihydro-4-oxo-3-chinolincarbonsaeuren, verfahren zu ihrer herstellung sowie diese enthaltende antibakterielle mittel
DE3426486A1 (de) * 1984-07-18 1986-01-30 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur herstellung von chinolon- und naphthyridoncarbonsaeuren
UA7018A1 (uk) * 1984-09-29 1995-03-31 "Байер АГ" Спосіб отримання похідних акрилової кислоти
DE3502935A1 (de) * 1984-09-29 1986-04-10 Bayer Ag, 5090 Leverkusen 3-amino-2-benzoyl-acrylsaeurederivate und ein verfahren zu ihrer herstellung
DE3441788A1 (de) * 1984-11-15 1986-05-15 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Alkyl-1-cyclopropyl-1,4-dihydro-4-oxo-3-chinolincarbonsaeuren, verfahren zu ihrer herstellung sowie diese enthaltende antibakterielle mittel
JPS6259263A (ja) * 1985-09-10 1987-03-14 Kyorin Pharmaceut Co Ltd キノロンカルボン酸誘導体

Also Published As

Publication number Publication date
FI883452A (fi) 1989-01-25
HUT48598A (en) 1989-06-28
FI883452A0 (fi) 1988-07-21
ES2058186T3 (es) 1994-11-01
IE882255L (en) 1989-01-24
NO883046D0 (no) 1988-07-07
JPS6440460A (en) 1989-02-10
CN1030911A (zh) 1989-02-08
DE3724466A1 (de) 1989-02-02
UA8018A1 (uk) 1995-12-26
IE63654B1 (en) 1995-05-31
DK412488A (da) 1989-01-25
JP2812956B2 (ja) 1998-10-22
PT88078A (pt) 1989-06-30
EP0300311A3 (en) 1990-12-19
IL87185A0 (en) 1988-12-30
CA1333715C (en) 1994-12-27
KR970010175B1 (en) 1997-06-21
DE3851588D1 (de) 1994-10-27
NO174773C (no) 1994-07-06
ZA885332B (en) 1989-04-26
EP0300311A2 (de) 1989-01-25
DD281806A5 (de) 1990-08-22
ATE111898T1 (de) 1994-10-15
AU602226B2 (en) 1990-10-04
AR243509A1 (es) 1993-08-31
NO174773B (no) 1994-03-28
DK412488D0 (da) 1988-07-22
DK174855B1 (da) 2003-12-29
PH25098A (en) 1991-02-19
EP0300311B1 (de) 1994-09-21
AU1902488A (en) 1989-01-27
NZ225502A (en) 1990-09-26
KR890002020A (ko) 1989-04-07
NO883046L (no) 1989-01-25
IL87185A (en) 1993-06-10
SU1660582A3 (ru) 1991-06-30
HU205082B (en) 1992-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9012645B2 (en) Process for the preparation of 6-(7-((1-aminocyclopropyl)methoxy)-6-methoxyquinolin-4-yloxy)-N-methyl-1-naphthamide and synthetic intermediates thereof
PT88078B (pt) Processo para a preparacao de acidos quinolonocarboxilicos
RU2138483C1 (ru) Способ получения производных 3-хинолонкарбоновой кислоты
NZ207239A (en) Quinolone carboxylic acid derivatives and pharmaceutical compositions
WO2015054976A1 (zh) 布瑞哌唑、其关键中间体及其盐的制备方法
US10253026B2 (en) Process for the preparation of (r)-8-(3-aminopiperidin-1-yl)-7-(but-2-yn-1-yl)-3-methyl-1-((4-methylquinazolin-2-yl)methyl)-3,7-dihydro-1h-purine-2,6-dione
US20120165525A1 (en) Process for the preparation of linagliptin
FI69833B (fi) Foerfarande foer framstaellning av terapeutiskt anvaendbara sustituerade heterocykliska bensamider
NZ207238A (en) Quinolone carboxylic acid derivatives and pharmaceutical compositions
SU578876A3 (ru) Способ получени производных пиразин-4-оксида или их солей
Bergstrom Direct introduction of the amino group into the aromatic and heterocyclic nucleus. iv. The action of the alkali and alkaline earth amides on some substituted quinolines
US20050245578A1 (en) Polymorphs of pantoprazole sodium salt and process for the preparation thereof
KR910003617B1 (ko) 퀴놀론-및 나프티리돈-카르복실산의 제조방법
WO2001038327A2 (en) Process for the preparation of 6-methyl-2-(4-methyl-phenyl)-imidazo[1,2-a]pyrimidine-3-(n,n-dimethyl-acetamide) and intermediates
JPH01268677A (ja) 置換‐8‐ヒドロキシキノリンの逐次酸化による置換‐ピリジン‐2,3‐ジカルボン酸の製造方法
EP0260724B1 (en) Intermediates for the production of 2-substituted phenyl-4,5,6,7-tetrahydro-2h-isoindole-1,3-diones
RU2105007C1 (ru) Способ получения производных бензо(b)нафтиридинов и производные бензо(b)нафтиридинов
EP3305780A1 (en) Method for the preparation of h-arg(mis)-oh
JP2831000B2 (ja) (2−アミノベンゾイル)酢酸エステル誘導体
SU532340A3 (ru) Способ получени 3-(5нитро-1-метил2-имидазолил)- -триазоло(4,3-в) пиридазинов или их солей
SU719493A3 (ru) Способ получени 2-(арилалкилгидразоно)-пропионовой кислоты или ее производных
KR0146335B1 (ko) 퀴놀린 카르복실산 유도체의 제조방법
CS261250B2 (en) Method of 1-methylaminoquinolinecarboxyl acid's and its derivatives production
EP0555283B1 (en) Intermediates in the preparation of 4,5-difluoroanthranilic acid
US4758679A (en) Preparation of 7-(3-(propylamino)-2-hydroxypropoxy)flavone

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940909

PC3A Transfer or assignment

Free format text: BAYER HEALTHCARE AG DE

Effective date: 20040824

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20090909