PT871698E - Processo para a producao de detergentes sob a forma de comprimidos a fractura - Google Patents

Processo para a producao de detergentes sob a forma de comprimidos a fractura Download PDF

Info

Publication number
PT871698E
PT871698E PT96901299T PT96901299T PT871698E PT 871698 E PT871698 E PT 871698E PT 96901299 T PT96901299 T PT 96901299T PT 96901299 T PT96901299 T PT 96901299T PT 871698 E PT871698 E PT 871698E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
tablets
alkali metal
production
detergent
Prior art date
Application number
PT96901299T
Other languages
English (en)
Inventor
Hans Kreuse
Horst Pruhs
Volker Bauer
Hans Janke
Original Assignee
Henkel Kgaa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Henkel Kgaa filed Critical Henkel Kgaa
Publication of PT871698E publication Critical patent/PT871698E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/02Inorganic compounds ; Elemental compounds
    • C11D3/04Water-soluble compounds
    • C11D3/06Phosphates, including polyphosphates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D17/00Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
    • C11D17/0047Detergents in the form of bars or tablets
    • C11D17/0065Solid detergents containing builders
    • C11D17/0073Tablets
    • C11D17/0091Dishwashing tablets
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/02Inorganic compounds ; Elemental compounds
    • C11D3/04Water-soluble compounds
    • C11D3/08Silicates

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Glanulating (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

1 1
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE DETERGENTES SOB A FORMA DE COMPRIMIDOS RESISTENTES À FRACTURA" A presente invenção refere-se a um processo para a produção de comprimidos detergentes resistentes à ffactura, especialmente para serem usados na lavagem mecânica da loiça, tanto na área industrial como doméstica.
Os agentes detergentes em pó, granulados ou comprimidos, para a lavagem da loiça em máquinas de lavar loiça consistem substancialmente em tripolifosfato de sódio, silicatos de metais alcalinos, na maioria dos casos, metassilicatos de metais alcalinos e, conforme o caso, de um agente tensioactivo não iónico de fraca espuma, bem como de agentes descolorantes, nomeadamente combinações que dissociam cloro activo mas, de preferência, que libertam oxigénio activo numa solução aquosa. Servem principalmente para facilitar a remoção de manchas de chá, de café ou de sumos de frutos. A produção dos produtos conhecidos faz-se em geral segundo processos habituais de produção, tais como mistura, granulação e/ou compressão subsequente.
De acordo com a patente francesa 1 472 680 produziram-se comprimidos em discos, por simples mistura dos componentes conhecidas do produto detergente, adicionando um agente auxiliar, não especialmente descrito, para a produção de comprimidos e com a aplicação de uma pressão de compressão de cerca de 70 a 1000 kg/cm2 (7 a 100 Mpa).
Os comprimidos do tipo acima indicado também são descritos na patente alemã 28 57 001. São também produzidas misturas dos componentes, por simples compressão, aplicando pressão. Como agentes auxiliares para a produção, mencionam-se agentes antigripantes, lubrificantes ou explosivos, tais como sais de estearato insolúveis, ácidos -jft gordos, alcoóis gordos, goma, polietilenoglicol, Aerosil , ácido silícico coloidal, alginatos, Veegum(R), açúcar, gelatina e zeólitas.
Através da patente DE 3 315 950 é conhecido um processo para a produção de comprimidos detergentes por hidratação parcial de tripolifosfato de sódio anidro em tripolifosfato de sódio hexahidrato, mistura do hidrato parcial com silicato de sódio substancialmente anidro (Na20 : S1O2 = 1 : 1 até 1 : 4), aspersão da mistura com água ou solução aquosa de silicato, granulação por agitação com cristalização subsequente completa, em que, conforme o caso, se podem adicionar outros componentes do produto detergente, agentes de branqueamento ou enzimas, acetato de sódio e/ou dicálciofosfacto dihidrato como meio auxiliar de produzir comprimidos, e compressão subsequente da mistura, com uma pressão superior a 70 kg/cm2 (7 Mpa). A patente DE 4 229 650 AI revela que se obtêm comprimidos detergente para a lavagem mecânica da loiça com boa resistência à fractura e alta velocidade de dissolução, se os componentes com reacção alcalina forem, em primeiro lugar, granulados e, depois, adicionando meios auxiliares para a produção de comprimidos, eventualmente em mistura com outros componentes, comprimidos com pressões •y superiores a 70 kg/cm" (7 Mpa) e se se utilizar metassilicato de sódio pentahidrato e/ou metassilicato de sódio nonahidrato como meio auxiliar para a produção. Através da aplicação deste meio auxiliar consegue-se uma solubilidade especialmente boa, possibilitando, assim, a utilização, tanto em máquinas de lavar loiça industriais, como em máquinas domésticas. A compressão e a resultante densidade dos comprimidos é, por isso, sempre determinada pelo compromisso necessário entre a resistência à fractura e a velocidade de dissolução dos comprimidos. Factores importantes que frequentemente influenciam estas características são, além da natureza dos componentes, os agentes apropriados auxiliares de produção, cuja tarefa é possibilitar tecnicamente a produção dos comprimidos e que copcorrem substancialmente para a obtenção dos requisitos exigidos aos comprimidos pela técnica de aplicação.
Foi agora descoberto que se pode abdicar da fase de granulação dos componentes singulares do comprimido de reacção alcalina obtendo-se, todavia, comprimidos de fácil dissolução resistentes à fractura, se se aplicar pentatrisfosfato de sódio com um alto conteúdo de fase I. A presente invenção, por isso, refere-se a um processo para a produção de comprimidos detergentes alcalinos, resistentes à fractura, apropriados para a utilização em máquinas de lavar loiça, de pentatrifosfato de metal alcalino, de silicatos de metais alcalinos, que eventualmente podem conter água de cristalização, bem como, se necessário, carbonato de metal alcalino, agentes de branqueamento, inibidores de espuma e/ou enzimas e agentes tensioactivos não iónicos, caracterizada pelo facto de misturarem, de uma forma em si conhecida, 15 a 60, de preferência 25 a 50% em peso, de pentatrifosfato de metal alcalino com uma parte de 20 a 100% em peso, de preferência 35 a 80% em peso e, especialmente, 40 a 60% em peso de fase I, 35 a 80, de preferência 40 a 55% em peso de metalsilicato de metal alcalino contendo eventualmente água de cristalização, calculado como Na2 S1O3, e eventualmente até 20% em peso carbonato de sódio, até 18, de preferência 1 a 10% em peso de um agente descolorante, até 3, de preferência 1 a 2% em peso de óleo de parafina, e/ou até 3% em peso de um agente tensioactivo não iónico com fraca espuma, sendo a mistura comprimida com a aplicação de pressões superiores a 7 Mpa. Não é necessária a introdução de um agente especial auxiliar de produção de comprimidos.
Em “Phosphorus and its compounds“, volume 1 (1958), páginas 651/52 de Wazer menciona-se a solubilidade extremamente boa de tripolifosfato da fase I em água. Menciona-se, além disso, que a dissolução de tripolifosfatos em água se realiza com um desenvolvimento considerável de calor.
Na patente DE-AS-1191509 (1962) revela-se que comprimidos de detergente contendo tripolifosfato se dissolvem bem na água se 0 tripolifosfato for apresentado substancialmente com modificação de cristais I. 4 4
Em “Sabões, Óleos, Gorduras, Ceras“ 91_ (1965), página 321, revela-se que nos processos de produção de comprimidos na área de produtos detergentes de lavagem e limpeza podem ser aplicados, com sucesso, os tripolifosfatos de fase I.
Através da patente US-PS-3 417 024 (1968) são conhecidos comprimidos detergentes que, dependendo do grau de dissolução desejado, podem conter tripolifosfato de fase I ou de fase II.
Através da patente DE-OS 14 67 624 (1969) são conhecidos detergentes de limpeza e lavagem em pó, obtidos por simples mistura, com um alto teor de fase I, que conduzem ao habitual bom comportamento de solubilidade. É, por isso, conhecida a produção comprimidos detergentes à base de tripolifosfato de sódio, de componentes individuais misturados e a utilização, de preferência, de maiores percentagens de tripolifosfato de sódio de fase I. Em todos os casos estava em causa o melhoramento do comportamento da solubilidade dos respectivos produtos. No entanto, este problema é dominado pelo teor de água de hidratação do metassilicato de metal alcalino. Era, no entanto, importante a resistência dos comprimidos à fractura. Indicações orientadoras a este respeito não podem ser deduzidas do actual estado da técnica. Mas, justamente é de especial importância a resistência à fractura porque os comprimidos fazem parte das matérias perigosas devido à sua elevada alcalinidade. Os comprimidos são empacotados, para uso industrial, em sacos e, durante o transporte e utilização, podem facilmente partir-se ou desgastar-se por atrito. O perigo potencial aumenta quando em pó. É aplicado pentatrifosfato de sódio como pentatrifosfato de metal alcalino com uma percentagem de fase I de 20 a 100% em peso, de preferência 35 a 80% em peso e, especialmente, 40 a 60% do peso. Em primeiro lugar também se obtêm comprimidos resistentes à fractura com menos pentafosfato de sódio de fase I, não se tendo verificado, no entanto, um aumento de resistência à fractura durante a armazenagem, como é o caso quando se utilizam teores mais elevados de fase I do pentatrifosfato de sódio, e a solubilidade destes comprimidos era pouco satisfactória.
Aplica-se metassilicato de sódio numa quantidade de 35 a 80, de preferência 40 a 55% em peso, calculado como NaaSiOs, preponderantemente sob forma levemente granulada, isento de água de cristalização, com teores de água residual de, no máximo, até 5% em peso, de preferência 3 +/- 1% em peso. Podem ser aplicados sob forma do seu penta- e/ou nonahidrato, cerca de 3 a 15, de preferência 4 a 12% do peso, calculado como combinação anidra. Assim, a solubilidade dos comprimidos pode ser comandada conforme desejado. Prefere-se metassilicato de sódio pentahidrato por causa da sua maior alcalinidade. Somente metassilicatos contendo água de cristalização diluiriam demais o conteúdo de substâncias activas dos comprimidos. Adicionalmente pode ser utilizado carbonato de sódio, por causa das melhores características de decomposição, de preferência em forma compacta, disponível no comércio. A quantidade de aditivo facultativo de agentes tensioactivos não-iónicos, de preferência com espuma fraca que aumentam a capacidade de limpeza, comporta em até 3% em peso, de preferência 0,5 a 2,5% em peso uma vez que, caso contrário, na aplicação dos comprimidos em máquinas de lavar loiça em combinação com a sujidade da loiça, pode fazer surgir uma espumação indesejada que obrigaria à adição de um inibidor de espuma.
Como agentes tensioactivos não iónicos de fraca espuma servem os produtos de etoxilação de alcoóis de cadeia longa e alquilo fenólicos conhecidos em que, para a redução da tendência à espuma, o* grupo isento de hidróxido de polipropilenoglicoléter residual é substituído por grupos de éter ou acetal, ou polipropilenoglicoléter residual. São especialmente apropriados alcoóis gordos de polietilenoglicoléter, cujos grupos isentos de hidróxido são eterizados com um n-alquilo(n-residual alquilo) (por exemplo metil-, etil, propil-, butil-, pentil-) tornando-se assim especialmente resistentes à alcalinidade. Apropriados são também os polímeros em bloco de óxido etilénico com óxido de polipropileno. Preferem-se os agentes tensioactivos facilmente biodegradáveis.
Como agentes de branqueamento interessam, de preferência, até 18, de preferência 1 a 10% em peso de combinações que dissociam oxigénio activo como perboratos e percarbonatos, de preferência, em combinação com agentes activadores de 6 ι; /; ϋ descoloração, como por exemplo, tetraacetiletilenodiamina (TAED) ou tetraacetilglicoluril (TAGU) ou perácidos ou seus sais, por exemplo o sal de magnésio do ácido monoperftálico. Mas também podem ser aplicadas combinações que dissociam cloro activo, tais como sais de ácidos cianúricos substituídos por cloro, especialmente o próprio ácido de tricloroisocianúrico puro. Conforme o caso, estes são adicionados por mistura em quantidades de 0,5 a 3, de preferência 1 a 2% em peso, em relação à mistura a ser comprimida.
Desde que não sejam misturados agentes de branqueamento de cloro activo para melhor a capacidade de limpeza, podem ser aplicadas adicionalmente enzimas, de preferência amilases e/ou proteases e/ou lipases e/ou cutinases em quantidades de 0,2 a 5, de preferência 0,5 a 3% em peso. E conveniente um ingrediente aglutinante em pó com até 3, de preferência 1 a 2% em peso de óleo de parafina, isolado ou em conjunto com agentes tensioactivos não iónicos.
Adicionalmente, para melhorar a aparência exterior dos detergentes, uma parte do granulado isenta de agentes descolorantes pode ser tingida com corantes resistentes a agentes descolorantes ou pigmentos de tinta, como por exemplo, cianinaftálico e em seguida, eventualmente em conjunto com os agentes de branqueamento, podem ser integrados por mistura. Também podem ser adicionados agentes aromáticos já conhecidos, com efeitos bactericidas e agentes de suspensão da sujidade, inibidores de espuma e de corrosão. A mistura dos componentes do produto detergente é efectuada nos equipamentos de mistura já conhecidos, como por exemplo num misturador Lõdige.
Para a compressão são utilizadas, de preferência, ferramentas de compressão cuja superfície da matriz é revestida com um plástico. Não aparecem resíduos agarrados às ferramentas. Os comprimidos obtidos decompõe-se sem problemas, mesmo quando aplicados após armazenagem prolongada. 7
São apropriadas para a compressão da mistura essencialmente todas as prensas excêntricas ou rotativas conhecidas, que podem ser utilizadas para a produção de comprimidos com um diâmetro de cerca de 1,0 centímetros ou mais. Com uma mistura predefinida, a pressão de compressão deve ser de tal maneira forte que, imediatamente na produção se obtenham comprimidos resistentes à fractura, que não possam ficar danificados durante o seu fabrico, embalagem e transporte e, mesmo com as altas exigências de resistência à fractura, se dissolvem rapidamente quando utilizados. Este resultado óptimo é alcançado pelos especialistas na técnica através de experiências rotineiras. A densidade dos comprimidos é assim -utilizando uma mistura predefinida-uma consequência da pressão aplicada. Na compressão dos componentes dos comprimidos de acordo com a invenção revelou-se ideal uma pressão de 10 a 80, de preferência 20 a 65 Mpa.
Os comprimidos obtidos por este processo apresentam uma densidade média de 1,3 a 1,9 g/cm3 e possuem, além de uma grande resistência à quebra, uma estrutura porosa regular com grande superfície interior. Por isso, numa utilização em máquinas de lavar loiça decompõe-se de forma especialmente rápida.
Exemplo
Exemplo 1:
I
Num misturador Lõdige misturaram-se 39,0% em peso metassilicato de sódio isento de água e 29,0% em peso de tripolifosfato de sódio com um conteúdo de 40% fase I com 7,0% em peso de carbonato de sódio compacto, isento de água, com 1,0% em peso de agente anti-espumante (DEA-WAX®-DLW 5419), 7,0% em peso de perborato de sódio monohidrato, 16,0% em peso metassilicato de sódio pentahidrato e 1,0% em peso Plurafac® LF 403 (alcoxilato linear de álcool gordo da sociedade BASF). O peso por litro da mistura é de 1000 gramas. Com um funil introduziram-se continuamente 40 gramas desta mistura numa perfuração circular de matriz de uma máquina de produção de comprimidos excêntrica, do tipo ΕΚ - IV da Companhia Korsch. e foram comprimidos com uma força de cerca de 40 kN para comprimidos com um diâmetro de 38 milímetros e cerca de 23 milímetros de altura. A resistência à fractura, após a produção, foi de 208 N, e após um dia >485 N. O tempo de dissolução foi de 2,3 minutos após um dia, e de 3,2 minutos após 7 dias.
Os comprimidos eram de estrutura regular e de grande estabilidade. Para a análise da sua velocidade de dissolução, os comprimidos foram movimentados para cima e para baixo num cesto-peneira num litro de água da torneira de 16° d a 50° C durante o tempo necessário para que ficassem dissolvidos (teste de imersão).
Quando os comprimidos são utilizados em máquinas industriais de lavar loiça, podem ser introduzidos à mão na água do tanque, ou através de um aparelho automático de dosagem de detergente. Como a solução detergente é directamente aplicada, era necessário, especialmente aqui, uma rápida dissolução dos comprimidos. A solução detergente foi utilizada em vários processos de lavagem, ocorrendo uma diluição contínua com água fresca e, conseguentemente,. devia fazer-se, de tempos a tempos, uma dosagem posterior com novos comprimidos rapidamente solúveis.
Num outro ensaio, além da adição manual dos comprimidos, a dosagem foi experimentada numa máquina industrial de lavar loiça (máquina de passagem por uma caixa) através de um aparelho de dosagem de enxaguamento, no qual foram depositados 2 quilos destes comprimidos de fácil dissolução no depósito em forma de peneira. Estes foram dissolvidos por aspersão com água sobre os comprimidos soltos, e o detergente foi levado até à frota de lavagem até se alcançar a concentração necessária. A quantidade de dosagem foi regulada pela condutibilidade. O Quadro seguinte mostra através dos exemplos 1 e 2, que representam as composições de acordo com a invenção, a acentuada vantagem destes comprimidos, em comparação com as dos exemplos la e 2a que representam ensaios comparativos onde se trabalhou com pentatrifosfato de sódio, não exactamente definido, com cerca de 20% em peso de percentagem de fase I. Como se pode ver, a solubilidade dos comprimidos com elevada percentagem de fase I aumentou de acordo com as expectativas, não sendo esperado, no entanto, o melhoramento extraordinário da resistência à fractura dos comprimidos que já se registava após um dia de armazenagem.
Quadro
Exemplo 1 la 2 2a Tripolifosfato N % - 29 - 40,1 Tripolifosfato N 40 % 29 - 40,1 - Na2SiC>3 % - - 47,4 47,4 Na2Si03 + 5% humidade residual % 39 39 39 - _ Na2Si03 5H20 % 16 16 - - Na2Si03 · 9 H20 % - - 10 10 Soda condensada % 7 7 - _ Perborato monohidrato % 7 7 - _ Acido tricloroisocianúrico % - - 1,0 1,0 DEA-WAX 1 1 Óleo de parafina % - - 1,5 1,5 Plurafac LF 403 1 1 - - Peso do comprimido em gramas 40 40 35 35 Diâmetro do comprimido em milímetros 38 38 38 38 Densidade do comprimido g/cmJ 1,55 1,56 1,76 1,81 Força de pressão KN 40 53 65 80 Resistência à quebra Após a produção N 208 214 150 140 Após 1 dia N 485 250 460 260 * Tempo de dissolução em minutos 2,3 >7 5 >7 (1 dia após a produção) Resíduos após 7 minutos % 38 _ 70 Produção: Prensa excêntrica X X Prensa rotativa - - X X
Lisboa, -7 2ooo/^— JLu L-
Dr. Américo da Silva Carvalho Acero OA·.· ?' A .·· %!ric! R. Castiiro, L-. a.vS:'; LISBOA TôicTS. 2 tai ooJ 1 2lo 8‘j4 61o 1
Teste de solubilidade: teste de imerão em água de 50° C Na tabela respresentam:
Tripolifosfato N: produto modificado com cerca de 20% de teor de fase I
Tripolifosfato N40: tripolifosfato com 40% em peso de teor de fase I DEA® WAX L 5419: Inibidor de espuma Plurafac® LF 403: álcool gordo alcolxilato linear da BASF

Claims (3)

  1. ti
    REI VINDICA Ç Õ E S 1. Processo para a produção de comprimidos detergentes alcalinos, resistentes à fractura, apropriados para a utilização em máquinas de lavar loiça, constituídos por pentatrifosfato de metal alcalino, silicatos de metais alcalinos que podem, eventualmente, conter água de cristalização, bem como, conforme o caso, carbonatos de metais alcalinos, agentes de branqueamento, inibidores de espuma e/ou de enzimas e agentes tensioactivos não iónicos, caracterizado pelo facto de se misturarem, de uma maneira em princípio conhecida, 15 a 60, de preferência 25 a 50% em peso de pentatrifosfato de metal alcalino com uma percentagem de 20 a 100 procento em peso, de preferência 35 a 80% em peso, e especialmente 40 a 60% em peso fase I, 35 a 80, de preferência 40 a 55% em peso, conforme o caso, de silicato de metal alcalino, eventualmente contendo água de cristalização, calculado como Na2 S1O3 e, conforme o caso, até 20% em peso carbonato de sódio, até 18, de preferência 1 a 10% em peso de um agente de branqueamento, até 3, de preferência 1 a 2% em peso de óleo de parafina e/ou até 3% em peso de um agente tensioactivo não iónico com fraca espuma, e por se comprimir a mistura aplicando pressões de compressão superiores a 7 Mpa.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, aquando do processo de mistura dos ingredientes, se adicionar a quantidade necessária de activadores de branqueamento, em caso de utilização de agentes de branqueamento à base de oxigénio activo.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se substituírem 3 a 15, de preferência 4 a 12% em peso da ffacção de metassilicato de sódio anidro pelo seu penta- e/ou pelo seu nonahidrato. Lisboa, -7JUL. 2000 Dr. Américo da Sllv?. Carvalho AgsnlsOrió!;/· P;-': Λ-ϊώΐίποΙ R. CasSnc, PP ; 3- ,·. Pii l SS0A Telefs. 2ió£5i ias -21SS54S13 —!— d* U
PT96901299T 1995-01-27 1996-01-18 Processo para a producao de detergentes sob a forma de comprimidos a fractura PT871698E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19502774A DE19502774A1 (de) 1995-01-27 1995-01-27 Verfahren zur Herstellung von bruchstabilen Reinigungstabletten

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT871698E true PT871698E (pt) 2000-10-31

Family

ID=7752604

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96901299T PT871698E (pt) 1995-01-27 1996-01-18 Processo para a producao de detergentes sob a forma de comprimidos a fractura

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0871698B1 (pt)
AT (1) ATE191745T1 (pt)
DE (2) DE19502774A1 (pt)
ES (1) ES2146382T3 (pt)
FI (1) FI973114A0 (pt)
PT (1) PT871698E (pt)
WO (1) WO1996023053A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4408718A1 (de) * 1994-03-15 1995-09-21 Henkel Kgaa Bruch- und lagerstabile, polyfunktionelle Reinigungstabletten, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung
GB2318800A (en) * 1996-11-01 1998-05-06 Unilever Plc Detergent composition
GB9706083D0 (en) * 1997-03-24 1997-05-14 Unilever Plc Detergent compositions
ZA984570B (en) 1997-06-06 1999-11-29 Unilever Plc Cleaning compositions.
GB9711829D0 (en) 1997-06-06 1997-08-06 Unilever Plc Detergent compositions
ES2214844T3 (es) * 1998-02-10 2004-09-16 Unilever N.V. Composiciones de detergente en pastillas.
DE19843773A1 (de) * 1998-09-24 2000-03-30 Henkel Kgaa Wasch- und Reinigungsmittelformkörper mit feinteiligen Aufbereitungskomponenten
FR2784392B1 (fr) * 1998-10-09 2000-11-17 Rhodia Chimie Sa Tablettes de composition detergente ou anticalcaire et leur mise en oeuvre en lave-vaisselle ou lave-linge
GB9826097D0 (en) * 1998-11-27 1999-01-20 Unilever Plc Detergent compositions
DE19859807A1 (de) * 1998-12-23 2000-06-29 Henkel Kgaa Phosphat-Compounds
WO2001002524A1 (en) * 1999-06-29 2001-01-11 Unilever Plc Dish washing compositions
GB2390853A (en) * 2002-07-16 2004-01-21 Reckitt Benckiser Nv Cleaning composition containing hydrophobic component
DE102011106092B4 (de) * 2011-06-09 2024-01-11 Budich International Gmbh Mehrphasige Reinigertablette mit integriertem Entschäumer und ihre Verwendung

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3315950A1 (de) * 1983-05-02 1984-11-15 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verfahren zur herstellung von reinigungsmitteltabletten
DE3541146A1 (de) * 1985-11-21 1987-05-27 Henkel Kgaa Mehrschichtige reinigungsmitteltabletten fuer das maschinelle geschirrspuelen
DE3634813A1 (de) * 1986-10-13 1988-04-14 Henkel Kgaa Reinigungsmitteltabletten fuer das maschinelle geschirrspuelen
DE4229650C1 (de) * 1992-09-04 1994-01-05 Henkel Kgaa Verfahren zur Herstellung von Reinigungstabletten

Also Published As

Publication number Publication date
FI973114A (fi) 1997-07-25
DE59604972D1 (de) 2000-05-18
EP0871698A1 (de) 1998-10-21
FI973114A0 (fi) 1997-07-25
WO1996023053A1 (de) 1996-08-01
DE19502774A1 (de) 1996-08-01
ES2146382T3 (es) 2000-08-01
ATE191745T1 (de) 2000-04-15
EP0871698B1 (de) 2000-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4587031A (en) Process for the production of tablet form detergent compositions
JP3147901B2 (ja) 食器洗い機用洗剤錠の製法
JP2519146B2 (ja) ケイ酸塩
US5691293A (en) Stable, dual-function, phosphate-, metasilicate- and polymer-free low-alkali detergent tablets for dishwashing machines and a process for their production
CA1277889C (en) Multilayer detergent tablets for dishwashing machines
JP2520065B2 (ja) ケイ酸塩組成物
US3491028A (en) Chlorine stable machine dishwashing composition
US4242216A (en) Stabilized dichlorodimethyl hydantoin
HU218021B (hu) Ezüst korróziója ellen védő szerek (II) és ezeket tartalmazó gépitisztítószerek
PT871698E (pt) Processo para a producao de detergentes sob a forma de comprimidos a fractura
EP0133354A1 (en) Denture cleansing compositions
JPH09510252A (ja) 破断抵抗性および貯蔵安定性の多機能洗剤錠、その製法並びに使用
JPH0987696A (ja) 錠剤型ノニオン洗剤組成物
JP2611071B2 (ja) 洗剤組成物
CA2040307A1 (en) Effervescent detergent tablets
EP0652940B1 (en) Detergent compositions
NZ239112A (en) Solid alkaline compositions containing the reaction product in water of alkali metal hydroxide and alkali metal silicate; process of manufacture
GB2172300A (en) Laundry bars
JP3302616B2 (ja) 洗浄剤組成物
JP3519532B2 (ja) 固形洗浄剤およびその製法
JP3302549B2 (ja) 洗浄剤組成物
JP3268597B2 (ja) 洗浄剤組成物
CA2302141A1 (en) A builder-containing tablet
JP4362689B2 (ja) 酸素発生剤及びその使用方法
GB2096162A (en) Effervescent cleansing composition