PT8667U - Escova de dentes para remover a placa bacteriana - Google Patents

Escova de dentes para remover a placa bacteriana Download PDF

Info

Publication number
PT8667U
PT8667U PT8667U PT866792U PT8667U PT 8667 U PT8667 U PT 8667U PT 8667 U PT8667 U PT 8667U PT 866792 U PT866792 U PT 866792U PT 8667 U PT8667 U PT 8667U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tufts
group
bristles
brush
head according
Prior art date
Application number
PT8667U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8667T (pt
Inventor
John P Curtis
James H Kemp
John C Crawford
Thomas E Mintel
Donald R Lamond
Kedar N Rustogi
Bert D Heinzelman
Laura H Edelman
Original Assignee
Colgate Palmolive Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Colgate Palmolive Co filed Critical Colgate Palmolive Co
Publication of PT8667T publication Critical patent/PT8667T/pt
Publication of PT8667U publication Critical patent/PT8667U/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B9/00Arrangements of the bristles in the brush body
    • A46B9/02Position or arrangement of bristles in relation to surface of the brush body, e.g. inclined, in rows, in groups
    • A46B9/04Arranged like in or for toothbrushes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/10For human or animal care
    • A46B2200/1066Toothbrush for cleaning the teeth or dentures

Landscapes

  • Brushes (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Refinement Of Pig-Iron, Manufacture Of Cast Iron, And Steel Manufacture Other Than In Revolving Furnaces (AREA)
  • Motor Or Generator Current Collectors (AREA)
  • Endoscopes (AREA)

Description

COLGATE-PALMOLIVE COMPANY "ESCOVA DE DENTES PARA REMOVER A PLACA BACTERIANA"
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo O presente invento diz respeito a uma escova de dentes (10) cujos tufos de cerdas compreendem três distintos grupos de fiadas (24,26,34), encontrando-se cada fiada orientada segundo uma direcção transversal ao eixo longitudinal (16) da cabeça (12) da escova (10). Os tufos do primeiro grupo de fiadas (24) são os mais curtos. Os tufos (30) que se acham situados nas extremidades de cada uma das fiadas do segundo grupo de fiadas (26) vão-se projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova, sendo o ângulo de inclinação de cerca de 12 graus com a vertical. Os tufos do terceiro grupo de fiadas (34) são aqueles que se acham mais próximo da extremidade da cabeça (12) da escova que fica mais distante do cabo (20) da escova e são divergentes entre si. No caso de um modelo de realização, cada um dos tufos do terceiro grupo de fiadas (34) vai-se projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente formando um ângulo de cerca de 30 graus com a vertical e inclinada para a frente formando um ângulo de cerca de 14 graus com a vertical. No caso de um primeiro modelo de realização, cada um dos tufos do primeiro grupo de fiadas (24) é constituído apenas por um único e largo tufo (25). No caso de um segundo modelo de realização, cada um dos tufos do primeiro grupo de fiadas (24) é constituído por uma pluralidade de tufos redondos que se acham lateralmente afastados uns em relação aos outros. No caso de um terceiro modelo de realização, cada um dos tufos do primeiro grupo de fiadas (24) é constituído por uma pluralidade de tufos quadrangu-lares que se acham lateralmente afastados uns em relação aos outros. O conjunto de tufos também pode ser considerado como definindo quatro grupos funcionais de tufos, indo cada um destes quatro grupos desempenhar uma função específica durante a operação de lavagem dos dentes. A forma como os tufos se encontram dispostos e orientados permite obter uma acção de limpeza uniforme que é substancialmente independente da direcção segundo a qual é realizada a escovagem e da técnica de escovagem.
ANTECEDENTES DO INVENTO
Esta invenção diz respeito a uma construção de escova de dentes, ma is específicamente, a invenção diz respeito a uma escova de dentes cujas cerdas estão dispostas de modo a removerem eficientemente a placa dos dentes através da escovagem manual. Da técnica precedente existem uma série de construções de escovas de dentes. Contudo, nenhuma destas últimas apresenta uma disposição do tufo que execute repetidas funções de limpeza dos dentes e dos bordos das gengivas, indepedentemente do estilo ou técnica utilizada na escovagem. Apesar de numerosos fabricantes de escovas de dentes imprimirem, nas suas embalagens de escovas de dentes, técnicas de escovagem específicas, se um cliente não reparar nelas ou se se esquecer dessas técnicas, obtém resultados de limpeza dos dentes inferiores ao óptimo.
SUMÁRIO DO INVENTO
De acordo com a prática desta invenção, os tufos de uma escova de dentes são dispostos em fiadas na cabeça da dita escova de modo a definirem grupos distintos, sendo cada uma das fiadas disposta práticamente em posição transversal em relação ao eixo longitudinal da cabeça da escova de dentes. Uma primeira fiada de tufos apresenta dois pares de tufos de cerdas colocados lateralmente na extremidade, em que cada um dos tufos se inclina lateralmente para fora na direcção do lado mais próximo da cabeça da escova.
Uma segunda fiada de tufos inclui um tufo central ou médio, o qual é práticamente perpendicular à superfície da cabeça da escova, e um par de tufos laterais extremos, cada um dos quais está inclinado lateralmente para dentro, na direcção do centro da escova. 4
Todos os tufos são espaçados de modo adequado, a fim de ser possível o movimento independente e desimpedido de cada tufo de cerdas. A configuração das cabeças de escovas convencionais, em que os tufos de cerdas estão densamente espaçados, faz com que os tufos se movam tangencialmente, empurrando-se uns aos outros e amontoando-se nos espaços intermédios, à medida que deslizam através das superfícies dos dentes.
Os tufos posicionados lateralmente fazem ângulos internos e externos em relação à linha de centro da cabeça da escova, de modo a criarem séries de linhas uniformes de pontas de cerdas, ao longo do comprimento da cabeça da escova. Metade dos tufos que fazem ângulos estão inclinados lateralmente para fora, de modo a se projectarem na zona marginal das gengivas, na base das coroas dos dentes. Metade dos tufos que fazem ângulos estão inclinados lateralmente para dentro, de modo a se projectarem para o interior dos vãos e espaços intermédios entre os dentes. Esta acção dá-se à medida que se aplica uma força descendente na cabeça da escova, não dependendo da orientação não perpendicular da cabeça da escova em relação às superfícies do dente.
Os tufos são orientados segundo ângulos multi-direccio-nais de modo a que se possam suportar estruturalmente em relação uns aos outros, à medida que sobre eles é aplicada, pelo utilizador, a força descendente e horizontal. Os tufos de cerdas convencionais, orientados na perpendicular, tendem a actuar como séries de colunas e assim suportarem as cerdas suspensas à medida que passam pelos vãos. A reduzida força de compressão global proporcionada por esta configuração angular multidireccional, permite que os tufos individuais de cedras penetrem nos vãos e espaços intermédios, sem serem impedidos de o fazer pelos tufos de cerdas vizinhos.
Os tufos são orientados segundo ângulos multidireccio-nais, de modo a que se possam mover na direcção do seu ângulo. À medida que se aplica a força descendente e horizontal à cabeça da escova, os tufos de cerdas deslizam ao longo das superfícies do dente na direcção ditada pelo ângulo segundo o qual eles estão ancorados à cabeça da escova, em vez de simplesmente torcerem para trás na direcção oposta à da força que as empurra. A escova da presente invenção apresenta um movimento multi-direccional de cerdas durante a actuação unidireccional da escova.
Quando as cerdas são forçadas na direcção do seu ângulo, saltam para fora dos intervalos à medida que se vencem as forças que as mantêm em posição. A acção dinâmica tenderá a fazer saltar a placa para fora dos espaços interdentais. Os dispositivos convencionais tendem a amontoar a placa nos espaços, à medida que os tufos de cerda escovam por cima dos intervalos.
Nesta invenção, a fraca resistência à flexão dos tufos de cerdas inclinados e espaçados consideravelmente, permite a redução da altura da cerda sem causar a sensação de aumento da rigidez da cerda. As escovas convencionais que apresentam uma altura mais pequena, são perceptivelmente mais rijas e tendem a traumatizar a mucosa. A redução da altura da cerda permite uma maior separação (e portanto aumenta a possibilidade de atingir os molares traseiros) entre as superfícies bocais dos dentes e do bordo da mucosa.
Os tufos inclinados de cerdas assumirão alturas variadas á medida que se deformam, ainda que pareçam ter altura uniforme quando estão fora de uso. As cerdas inclinadas projec-tam-se acima das pontas das cerdas direitas, à medida que são forçadas a adquirir uma posição perpendicular durante a utilização. Este efeito, provocado pelo maior comprimento da hipotenusa de um triângulo, permite que os tufos inclinados penetrem profundamente nas zonas interdentais e marginais das gengivas, à medida que assumem uma posição perpendicular.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista parcial em perspectiva da cabeça de uma escova de dentes, constituída de acordo com a presente invenção.
As Figuras 2 até 4 são vistas da escova de dentes da Figura 1 e ilustram, fazendo referência ás Figuras 2a a 4a, a função dos vários grupos de tufos durante o seu contacto com os dentes MT" e com as gengivas referenciadas por "G".
Fazendo agora referência à Figura 1 dos desenhos, a escova de dentes (10) desta invenção inclui uma cabeça que tem uma superfície (14) superior plana. A cabeça (12) é em geral rectangular e ligada integralmente a uma pega (20), sendo somente mostrada uma parte desta. A pega pode ter uma forma convencional, não fazendo parte desta invenção. Normalmente, a cabeça (12) e a pega (20) são formadas integralmente a partir de um material plástico. 0 número (16) representa o eixo longitudinal da cabeça, podendo ou não coincidir com o eixo longitudinal da pega (20), embora na Figura esteja representado como coincidente.
Cada uma das fiadas (26) inclui dois pares de tufos de cerdas laterais mais afastados, (30) e (32) , em que cada um dos tufos se inclina lateralmente para fora na direcção do lado mais próximo da cabeça (12). Os tufos (30) e (32) estão no mesmo plano, sendo este o plano que contém a fiada (26).
Preferencialmente, os tufos (30) e (32) das fiadas (26) são inclinados para o lado, de modo a fazerem um ângulo de 12 graus em relação à vertical. Os tufos correspondentes ou homólogos das restantes fiadas (26) são inclinados de modo igual.
As fiadas (40) incluem tufos (44), (46) e (44) que estão num mesmo plano. Cada um dos tufos (46) é práticamente perpendicular à superfície (14) da cabeça, enquanto que os tufos (44) são inclinados para dentro na direcção do centro da cabeça (12), fazendo um ângulo de cerca de 8 graus com a vertical.
Será verificado que as fiadas (26) e (40) alternam ao longo do eixo longitudinal (16) da cabeça (12). Como se pode ver na Figura 1, a fiada (40) fica mais próxima da extremidade livre da cabeça que fica mais afastada da pega.
Os dois tipos de grupos de fiadas de tufos são, cada um deles, colocados na cabeça (12) formando um plano, o qual tem um eixo (16), faz um ângulo recto com a superfície (14) e divide longitudinalmente a cabeça (12) em duas partes iguais, dividindo também ao meio os tufos centrais (46). Contudo, um tal plano não intersectará qualquer tufo pertencente à primeira fiada (26). Será verificado que todos os tufos de todas as fiadas têm práticamente a mesma altura. Numa construção normal, a altura medida na vertical, dos tufos de todas as camadas, é de cerca de 0,375 polegadas, sendo o espaçamento longitudinal medido na base dos tufos, entre as fiadas (26) e (40), de cerca de 0,90 polegadas. O espaçamento lateral (largura) entre os tufos (30) e (32) é de cerca de 0,09 polegadas e entre os tufos (46) e (32) é de cerca de 0,057 polegadas. O espaçamento lateral entre os tufos (46) e (44), ao longo de qualquer fiada (26), é de cerca de 0,135 polegadas. 0 diâmetro base de todos os tufos é de cerca de 0,050 polegadas. δ
Fazendo referência ás Figuras 2 a 4 e ás suas respecti-vas reproduções 2a a 4a, podem-se ver as funções específicas de limpeza dos tufos. Nas Figuras 2 a 4, estão evidenciados pelo tracejado vertical os vários grupos funcionais de tufos. Na descrição que se segue, os tufos são descritos e agrupados de acordo com as funções que executam, enquanto que a descrição precedente descreveu os tufos relacionados com as fiadas transversais que definem.
Nas Figuras 2 e 2a, pode-se ver que todas as superfícies dos dentes são limpas pela superfície dos tufos de cerdas, (32) e (34), a qual é constituída por séries de tufos de cerdas espaçados consideravelmente, que actuam de modo oposto e com ângulos opostos. À medida que se aplica a força descendente e horizontal à cabeça da escova, a superfície formada pelas pontas das cerdas escova ao longo das superfícies do dente na direcção do seu ângulo, em vez de simplesmente torcer para trás na direcção oposta à da força que a empurra. Esta acção dinâmica permite o movimento multidireccional das pontas das cerdas, durante a actuação multidireccional da escova. Os tufos das cerdas são orientados segundo ângulos multidireccionais, de modo a não poderem ser suportados uns pelos outros à medida que o utilizador aplica sobre elas a força descendente e horizontal. A configuração, densamente espalhada, dos tufos direitos das cabeças de escovas convencionais, tende a mover-se tangencialmente e a torcer na direcção oposta à da força que a empurra. À medida que as cerdas se torcem afastando-se da direcção do movimento, menos pontas de cerdas ficam em contacto com as superfícies do dente. Os tufos (44) de qualquer fiada (40) inclinam-se um para o outro, enquanto que os tufos (32) de qualquer fiada adjacente (26) se inclinam lateralmente para fora.
Nas Figuras 3 e 3a, à medida que que os tufos de cerdas inclinados vizinhos (não evidenciados) produzem a força descendente, os tufos (46) de cerdas direitos situados na zona central e proxímos daqueles, penetram profundamente nas aberturas e nos espaços interdentais. Estes tufos de cerdas estão dispostos numa fiada ao longo do eixo (16), sendo cada tufo perpendicular à superfície da cabeça. Os tufos de cerdas convencionais, dispostos na perpendicular, tendem a actuar como séries de colunas, pelo que suportam as cerdas suspensas à medida que passam sobre as aberturas. A força de compressão combinada dos tufos de cerdas direitos convencionais, impedem que os tufos de cerdas individuais penetrem nos espaços interdentais.
Nas Figuras 4 e 4a os tufos (30) de cerdas do perímetro são inclinados lateralmente para fora ao longo dos lados da cabeça (12), de modo que, quando se executa a escovagem, os ditos tufos projectam-se para a zona marginal da gengiva na base das coroas dos dentes. À medida que se aplica a força descendente à cabeça da escova, os tufos de cerdas inclinados (30) tendem a atingir as margens das gengivas quando se movem na direcção do seu ângulo. Os tufos (30) definem duas fiadas paralelas ao longo dos lados da cabeça. Nas escovas convencionais com tufos direitos, é necessário que o utilizador oriente a cabeça da escova segundo um ângulo de 45 graus, a fim de ter acesso à zona marginal das gengivas. Quando uma escova convencional é orientada de modo a optimizar a limpeza das margens das gengivas, existem outras áreas dos dentes cujo acesso é menos eficiente.
Portanto, na cabeça (12) existem três grupos funcionais de tufos de cerdas, definidos pelos dois tipos de fiadas (26) e (40). As fiadas (26) e (40) foram descritas como sendo transversais ao eixo (16), sendo cada uma das fiadas (26), (40) 10 idênticas. Esta disposição permite produzir a máxima acção de limpeza, no que diz respeito à técnica de escovagem.
Lisboa, 27 de Março de 1991
J. PEREIRA DA CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VtCTOR COROON, 10 · A 3.a 1200 LtSBOA

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
  2. 13. - Cabeça de escova de dentes à qual se acha ligado um cabo, apresentando a referida cabeça um eixo longitudinal e terminando numa extremidade livre distante do referido cabo, e apresentando ainda a referida cabeça uma superfície a partir da qual se vão projectar geralmente no sentido de baixo para cima tufos de cerdas, caracterizada por a maior parte dos referidos tufos que se projectam a partir da referida superfície na zona da referida extremidade livre da referida cabeça se projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente que forma um ângulo com a vertical, e por os tufos que se projectam a partir da referida superfície na zona do bordo periférico da cabeça, não contando com aqueles que se projectam a partir da referida superfície na zona da referida extremidade livre, se projectarem segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova, que forma um ângulo com a vertical.
  3. 23. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os restantes tufos se projectarem segundo uma direcção substancialmente vertical a partir da superfície da referida cabeça, sendo uma primeira porção dos referidos tufos de uma primeira altura, e uma segunda porção dos referidos tufos de uma segunda altura.
  4. 33. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os tufos se encontrarem ordenados em três grupos, sob a forma de fiadas orientadas transversalmente ao referido eixo longitudinal, sendo os tufos de cada uma das fiadas do primeiro grupo de altura inferior do que aqueles que fazem parte das outras fiadas, encontrando-se os tufos de cada uma das fiadas do segundo grupo dispostos de maneira a que cada um dos tufos que se acham situados nas extremidades de cada uma das fiadas do segundo grupo se vá projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova, em direcção aos respectivos lados da cabeça da escova, e a que os restantes tufos de cada uma das fiadas do segundo grupo se vão projectar segundo uma direcção substancialmente perpendicular à referida superfície plana da cabeça da escova, indo alguns dos referidos primeiros e segundos grupos ficar dispostos alternadamente uns a seguir aos outros ao longo do eixo longitudinal da cabeça, indo o referido terceiro grupo de tufos ser aquele que vai ficar localizado mais próximo da referida extremidade livre da cabeça da escova e incluindo pelo menos dois tufos cada um dos quais se vai projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova, em direcção aos respectivos lados da cabeça da escova. 4a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por os tufos dos referidos segundo e terceiro grupos serem da mesma altura quando são medidos segundo uma direcção vertical. 5a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada um dos referidos tufos do referido terceiro grupo de tufos se projectar segundo uma direcção inclinada para a frente formando um ângulo de cerca de 14 graus com a vertical e lateralmente para o lado de fora da escova formando um ângulo de cerca de 30 graus com a vertical.
  5. 62. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por uma fiada do referido segundo grupo de tufos se encontrar situada mais próximo do referido cabo do que qualquer outra fiada de qualquer grupo.
  6. 73. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada um dos tufos que se acham situados nas extremidades de cada uma das fiadas do segundo grupo de tufos se projectar segundo uma direcção inclinada lateralmente formando um ângulo de cerca de 12 graus com a vertical.
  7. 83. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada uma das fiadas do referido primeiro grupo de tufos compreender um único tufo com uma largura que abarca substancialmente toda a largura da referida cabeça da escova.
  8. 93. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada uma das fiadas do referido primeiro grupo de tufos compreender uma pluralidade de tufos que no seu conjunto abarcam substancialmente toda a largura da referida cabeça da escova, encontrando-se os tufos do referido primeiro grupo de tufos lateralmente afastados uns em relação aos outros. 103. - cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada um dos tufos de que é constituído o referido primeiro grupo de tufos apresentar uma forma geralmente redonda. 11a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por cada um dos tufos de que é constituído o referido primeiro grupo de tufos apresentar uma forma quadrangular.
  9. 123. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o referido terceiro grupo de tufos incluir também um terceiro tufo para além dos referidos dois tufos, encontrando-se o terceiro tufo localizado entre os referidos dois tufos inclinados lateralmente e indo projectar-se segundo uma direcção perpendicular à referida superfície da cabeça da escova, e encontrando-se os referidos dois tufos inclinados e o referido terceiro tufo contidos num plano transversal ao referido eixo longitudinal da cabeça da escova. 13a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por cada um dos referidos dois tufos inclinados se encontrar orientado segundo uma direcção que forma um ângulo de cerca de 12 graus com a vertical. 14a. - Cabeça de escova de dentes à qual se acha ligado um cabo, apresentando a referida cabeça um eixo longitudinal e terminando numa extremidade livre distante do referido cabo, e apresentando ainda a referida cabeça uma superfície a partir da qual se vão projectar geralmente no sentido de baixo para cima tufos de cerdas, caracterizada por os tufos definirem: (1) um grupo de tufos de cerdas em forma de barras próprio para efectuar a limpeza das superfícies principais dos dentes, sendo o referido grupo de tufos de cerdas em forma de barras definido por fiadas de densos feixes de cerdas cada uma das quais se estende ao longo de uma parte da largura da cabeça da escova e se acha localizada numa posição substancialmente centrada em relação à largura da cabeça da escova, sendo os referidos tufos de cerdas em forma de barras mais curtos do que os de qualquer outro grupo; (2) um grupo de tufos de cerdas interproximais que se acham longitudinalmente afastados uns dos outros, que é próprio para efectuar a limpeza dos espaços interdentários e que é definido por fiadas de tufos que se acham longitudinalmente afastadas umas das outras e cada uma das quais é constituída por tufos que se acham lateralmente afastados uns dos outros e se acha localizada numa posição substancialmente centrada em relação à largura da cabeça da escova; (3) um grupo de tufos de cerdas para os bordos das gengivas que se acham afastados uns dos outros, que é próprio para efec-tuar a limpeza dos dentes na zona dos bordos das gengivas e que é definido por uma pluralidade de tufos que se acham dispostos substancialmente em torno da periferia da cabeça da escova, indo cada um dos referidos tufos de cerdas para os bordos das gengivas projectar-se segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova; e (4) um grupo de tufos de cerdas da ponta dianteira que é constituído por tufos de cerdas que se acham afastados uns dos outros e que é próprio para a limpeza dos dentes na parte de trás da boca, incluindo este grupo de tufos pelo menos dois tufos cada um dos quais se projecta segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova, em direcção aos respectivos lados da cabeça da escova, e que são aqueles que se acham localizados mais próximo da extremidade livre da cabeça da escova. 15â. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o referido grupo de tufos de cerdas em forma de barras ser definido por um único tufo. 16a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o referido grupo de tufos de cerdas em forma de barras ser definido por tufos de cerdas colocados muito próximo uns dos outros. 6
    17a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o referidos tufos de cerdas interproximais e os referidos tufos de cerdas para os bordos das gengivas se encontrarem situados nas mesmas fiadas. 18a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por a maior parte dos referidos tufos de cerdas em forma de barras e dos referidos tufos de cerdas interproximais se encontrarem dispostos alternadamente uns a seguir aos outros ao longo do eixo longitudinal da cabeça da escova. 19a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por haver duas fiadas dos referidos tufos de cerdas interproximais que se acham colocadas uma a seguir à outra, imediatamente junto uma da outra, ao longo do eixo longitudinal da cabeça da escova. 20a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o referido grupo de tufos de cerdas da ponta dianteira se achar contido numa única fiada que é justamente a fiada que se acha mais distante do cabo. 21a. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o referido grupo de tufos de cerdas da ponta dianteira incluir também um terceiro tufo para além dos referidos dois tufos, encontrando-se o terceiro tufo localizado entre os referidos dois tufos inclinados lateralmente e indo projectar-se segundo uma direcção perpendicular à referida superfície da cabeça da escova, e encontrando-se os referidos dois tufos inclinados e o referido terceiro tufo contidos num plano. 223. - cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 21, caracterizada por cada um dos referidos dois tufos inclinados se encontrar orientado segundo uma direcção que forma um ângulo de cerca de 12 graus com a vertical. 23a. - Cabeça de escova de dentes à qual se acha ligado um cabo, apresentando a referida cabeça um eixo longitudinal e terminando numa extremidade livre distante do referido cabo, e apresentando ainda a referida cabeça uma superfície a partir da qual se vão projectar geralmente no sentido de baixo para cima tufos de cerdas, caracterizada por os tufos serem constituídos por uma pluralidade de tufos de forma geralmente circular e por uma pluralidade de tufos de forma geralmente poligonal. 243. - cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 23, caracterizada por os referidos tufos de forma geralmente circular e os referidos tufos de forma geralmente poligonal se encontrarem dispostos em fiadas transversais alternadas que se acham longitudinalmente afastadas entre si ao longo do referido eixo longitudinal. 253. - cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 24, caracterizada por as fiadas dos referidos tufos de forma geralmente poligonal terem um comprimento menor do que o das fiadas dos referidos tufos de forma geralmente circular.
  10. 263. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 24, caracterizada por na extremidade livre da referida cabeça da escova se encontrarem situadas pelo menos duas fiadas de tufos de forma geralmente circular.
  11. 273. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 23, caracterizada por pelo menos uma parte dos 8 tufos que se acham situados na periferia da referida cabeça da escova se projectarem segundo uma direcção inclinada lateralmente para o lado de fora da escova.
  12. 283. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por a maior parte dos tufos que se acham situados na extremidade livre da referida cabeça da escova se projectarem segundo uma direcção inclinada para a frente e lateralmente e por os tufos que se acham situados na zona do bordo periférico, com excepção daqueles que se acham situados na extremidade livre, se encontrarem orientados segundo uma direcção que forma um ângulo de cerca de 12 graus com a vertical.
  13. 293. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 23, caracterizada por os referidos tufos de forma geralmente circular e os referidos tufos de forma geralmente poligonal se encontrarem dispostos em fiadas transversais alternadas .
  14. 303. - Cabeça de escova de dentes, de acordo com a reivindicação 29, caracterizada por cada um dos referidos tufos poligonais ser constituído por um único tufo que abarca substancialmente toda a largura da cabeça da escova. Lisboa, 27 de Março de 1991
    J. PEREIRA DA CRUZ Agente Ofidal da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON. 10 A 3 a 1200 LISBOA
PT8667U 1990-03-29 1992-12-09 Escova de dentes para remover a placa bacteriana PT8667U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/501,454 US5046213A (en) 1990-03-29 1990-03-29 Plaque removing toothbrush

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8667T PT8667T (pt) 1993-06-30
PT8667U true PT8667U (pt) 1995-12-29

Family

ID=23993627

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8667U PT8667U (pt) 1990-03-29 1992-12-09 Escova de dentes para remover a placa bacteriana

Country Status (28)

Country Link
US (1) US5046213A (pt)
EP (1) EP0449653B1 (pt)
JP (1) JPH04224706A (pt)
KR (1) KR910016295A (pt)
CN (1) CN1055472A (pt)
AT (1) ATE115374T1 (pt)
AU (1) AU642225B2 (pt)
BR (1) BR9101220A (pt)
CA (1) CA2039066A1 (pt)
CS (1) CS88191A2 (pt)
DE (1) DE69105792D1 (pt)
EG (1) EG19324A (pt)
FI (1) FI95098C (pt)
GR (1) GR1001185B (pt)
HU (1) HUT60611A (pt)
IE (1) IE70320B1 (pt)
IL (1) IL97603A (pt)
MX (1) MX170990B (pt)
MY (1) MY130002A (pt)
NO (1) NO911272L (pt)
NZ (1) NZ237518A (pt)
PL (1) PL166046B1 (pt)
PT (1) PT8667U (pt)
RU (1) RU2021744C1 (pt)
TR (1) TR26499A (pt)
ZA (1) ZA912328B (pt)
ZM (1) ZM1391A1 (pt)
ZW (1) ZW3091A1 (pt)

Families Citing this family (62)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5327607A (en) * 1992-06-01 1994-07-12 Wagner Eugene C Toothbrush for cleaning multiple sides of teeth
US5392483A (en) * 1994-07-07 1995-02-28 Chesebrough-Pond's Usa Co., Division Of Conopco, Inc. Multi-level bristle tuft toothbrush
US6408476B1 (en) 1996-01-18 2002-06-25 The Procter & Gamble Company Toothbrush with elastomer filled flexible head
US6314605B1 (en) 1996-08-02 2001-11-13 The Procter & Gamble Company Toothbrush
GB9616326D0 (en) 1996-08-02 1996-09-11 Procter & Gamble A toothbrush
GB9616323D0 (en) 1996-08-02 1996-09-11 Procter & Gamble A toothbrush
WO1998007348A2 (en) * 1996-08-20 1998-02-26 The Procter & Gamble Company Toothbrush with multi-directional bristle profiling
US5881425A (en) * 1996-09-03 1999-03-16 Recycline, Inc. Recycled and recyclable toothbrush having bristle and handle configurations for improved oral hygiene
US6514445B1 (en) 1996-12-24 2003-02-04 The Procter & Gamble Company Brush making
US6886207B1 (en) 1999-06-14 2005-05-03 The Procter & Gamble Company Toothbrush
CH689480A5 (de) * 1997-06-17 1999-05-14 Trisa Buerstenfabrik Ag Buetenkopf fuer eine Zahnbuerste.
US6308367B1 (en) 1997-11-12 2001-10-30 Gillette Canada Company Toothbrush
USD419773S (en) * 1998-02-09 2000-02-01 Gillette Canada Inc. Toothbrush handle
US6601257B1 (en) 1998-10-14 2003-08-05 Connoisseur Products Corp. Jewelry brush with cleaning zones
WO2000025631A1 (de) * 1998-11-02 2000-05-11 Trisa Holding Ag Bürstenkopf für eine zahnbürste
DE19900765A1 (de) 1999-01-12 2000-07-13 Braun Gmbh Vorrichtung zur Beseitigung von Plaques und zur Reinigung von Zahnzwischenräumen
USD424808S (en) * 1999-01-25 2000-05-16 Gillette Canada Inc. Set of bristles for a toothbrush
MXPA01002937A (es) 1999-07-21 2002-04-08 Oreal Dispositivo para la aplicacion de un producto sobre las fibras queratinicas, especialmente las pestanas o las cejas.
MXPA01002934A (es) 1999-07-21 2002-04-08 Oreal Dispositivo para la aplicacion de un producto sobre las fibras queratinicas.
FR2796527B1 (fr) 1999-07-21 2001-09-28 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit sur les cils ou les sourcils
FR2796530B1 (fr) 1999-07-21 2001-09-21 Oreal Dispositif pour le peignage des cils ou des sourcils et dispositif de conditionnement et d'application ainsi equipe
FR2796528B1 (fr) 1999-07-21 2001-09-21 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit sur les cils ou les sourcils
MXPA01002933A (es) 1999-07-21 2002-04-08 Oreal Dispositivo para la aplicacion de un producto sobre las fibras queratinicas, particularmente las pestanas o las cejas.
FR2796529B1 (fr) 1999-07-21 2001-09-21 Oreal Dispositif de conditionnement et d'application d'un produit sur les cils ou les sourcils
US6574820B1 (en) * 1999-10-22 2003-06-10 The Gillette Company Brush head for toothbrush
USD434563S (en) * 2000-03-07 2000-12-05 Gillette Canada Company Set of bristles for a brush
US6564416B1 (en) 2000-05-22 2003-05-20 Gillette Canada Company Toothbrush
FR2809295B1 (fr) 2000-05-26 2002-08-09 Oreal Dispositif pour l'application d'un produit, cosmetique ou de soin, sur les fibres keratiniques, notamment les cils ou les sourcils
CN1325026C (zh) * 2000-12-07 2007-07-11 葛兰素史密斯克兰消费者保健股份有限公司 用于电动牙刷的刷子部分和设有该刷子部分的电动牙刷
US20020138926A1 (en) 2001-04-02 2002-10-03 Braun Gmbh Electric toothbrush head
US6578929B2 (en) * 2001-05-23 2003-06-17 The Gillette Company Tufting oral brushes
US20030084526A1 (en) 2001-11-06 2003-05-08 The Procter & Gamble Co. Multi-motion toothbrush
US6928685B1 (en) 2001-11-06 2005-08-16 The Procter & Gamble Company Complex motion toothbrush
US6725490B2 (en) 2001-11-06 2004-04-27 The Procter & Gamble Company Complex motion toothbrush
US20030084525A1 (en) 2001-11-07 2003-05-08 The Procter & Gamble Company Complex motion toothbrush
US6892412B2 (en) * 2002-01-31 2005-05-17 Colgate-Palmolive Company Powered toothbrush
US20030140437A1 (en) * 2002-01-31 2003-07-31 Eyal Eliav Powered toothbrush
US20030163882A1 (en) 2002-03-04 2003-09-04 The Procter & Gamble Company Electric toothbrushes
US7269872B2 (en) * 2002-04-12 2007-09-18 Colgate-Palmolive Company Powered toothbrush head
US20030226223A1 (en) * 2002-06-11 2003-12-11 The Procter & Gamble Co. High efficiency electric toothbrush
WO2004037038A1 (en) * 2002-10-24 2004-05-06 Guang Rong Liu Toothbrush bristle configuration and method of using same
DE10253532A1 (de) * 2002-11-16 2004-05-27 Braun Gmbh Elektrische Zahnbürste und Zahnbürstenkopf hierfür
US20060272112A9 (en) * 2003-03-14 2006-12-07 The Gillette Company Toothbrush
RU2314775C2 (ru) 2003-04-23 2008-01-20 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Электрическая зубная щетка
US7398575B2 (en) 2004-02-17 2008-07-15 Church & Dwight Co., Inc. Electric toothbrush having a flexible drive shaft
JP3867232B2 (ja) * 2004-03-25 2007-01-10 株式会社 東北テクノアーチ 触媒ナノ粒子
CH713325B1 (de) 2006-08-25 2018-06-29 Gaba Int Holding Gmbh Zahnbürste mit schräggestellten Borsten und zugespitzten Borsten.
EP2218352A1 (en) * 2009-02-12 2010-08-18 Browne & Co Basting brush
EP2229842B1 (de) * 2009-03-18 2012-02-22 Braun GmbH Zahnbürste
US9095205B2 (en) * 2011-06-21 2015-08-04 Joseph A. Stofko Orthodontic toothbrush
CN102743016B (zh) * 2012-07-23 2014-06-04 上海携福电器有限公司 刷类用品的头部结构
US9827080B2 (en) 2012-07-23 2017-11-28 Shanghai Shift Electrics Co., Ltd. Head structure of a brush appliance
ES2682256T3 (es) * 2013-06-06 2018-09-19 The Procter & Gamble Company Cabezal para un utensilio de cuidado bucal
PL2810580T3 (pl) * 2013-06-06 2019-07-31 The Gillette Company Llc Głowica przyrządu do higieny jamy ustnej
EP2810582B1 (en) * 2013-06-06 2018-08-08 The Gillette Company LLC Head for an oral care implement
CN106859009B (zh) 2013-09-18 2018-11-27 弗雷西博士有限责任公司 牙刷
US9918543B2 (en) * 2014-04-10 2018-03-20 Dr. Fresh, Llc Toothbrush with curved neck
US10959510B2 (en) * 2014-10-09 2021-03-30 David Hyun Jong Cho Toothbrush structure
CN104522995B (zh) * 2014-12-29 2016-08-31 叶雨玲 一种高效的牙刷
WO2019119344A1 (en) * 2017-12-21 2019-06-27 World Wide Daily Holdings Company Limited Toothbrush
CA194690S (en) * 2020-01-17 2021-02-19 World Wide Daily Holdings Co Ltd Toothbrush head
CA194691S (en) * 2020-01-17 2021-02-19 World Wide Daily Holdings Co Ltd Toothbrush head

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE525463A (pt) *
US1382681A (en) * 1920-05-15 1921-06-28 Segal Samuel Toothbrush
US1468888A (en) * 1922-09-07 1923-09-25 Alexander A S Stuart Toothbrush
US2168964A (en) * 1937-08-12 1939-08-08 Firm Gebruder Strasser Tooth brush
US2429740A (en) * 1946-03-19 1947-10-28 Gates B Aufsesser Toothbrush
US2567080A (en) * 1946-12-20 1951-09-04 George W Pifer Toothbrush with divergent sweepaction tuft rows
CH324623A (de) * 1954-03-03 1957-10-15 Fehr V Falke Margarethe Zahnbürste
US3229318A (en) * 1964-05-15 1966-01-18 Sunbeam Corp Toothbrush
US3359588A (en) * 1964-12-14 1967-12-26 Kobler Paul Massage device
US3722020A (en) * 1971-01-04 1973-03-27 J Hills Toothbrush with concavity formed by bristle ends
US4010509A (en) * 1975-11-25 1977-03-08 Huish Frederic G Double sulcus toothbrush
US4033008A (en) * 1976-04-05 1977-07-05 Colgate-Palmolive Company Toothbrush
US4051571A (en) * 1976-06-01 1977-10-04 Ayers Herbert D Toothbrush
US4115894A (en) * 1977-04-18 1978-09-26 Peterson Vacharee S Toothbrush for simultaneous-surface and sulcus cleaning
DE2847261C2 (de) * 1978-10-31 1985-08-22 Josef Dr. 8960 Kempten Dolinsky Zahnbürste
US4268933A (en) * 1979-11-30 1981-05-26 Sophia Papas Bristles for an interproximal and periodontal toothbrush
IT8136121V0 (it) * 1981-11-06 1981-11-06 Avantgarde Spa Spazzolino da denti munito di setole ad altezza differenziata
US4570282A (en) * 1982-09-27 1986-02-18 Kaufman Martin H Toothbrush
FR2587603B1 (fr) * 1985-09-23 1991-02-01 Nicolas Yvon Brosse a dents orthodontique
US4729142A (en) * 1986-03-31 1988-03-08 Joseph C. Cox, Iii Toothbrush
US4776054A (en) * 1987-03-04 1988-10-11 Samuel Rauch Toothbrush
US4802255A (en) * 1987-08-10 1989-02-07 Gillette Canada Inc. Novel brush filaments
US4852202A (en) * 1988-07-21 1989-08-01 Ledwitz Kenenth W Toothbrush with angled bristles

Also Published As

Publication number Publication date
MX170990B (es) 1993-09-23
FI911550A (fi) 1991-09-30
EP0449653B1 (en) 1994-12-14
US5046213A (en) 1991-09-10
ZW3091A1 (en) 1993-03-31
AU642225B2 (en) 1993-10-14
IL97603A (en) 1994-06-24
IL97603A0 (en) 1992-06-21
EG19324A (en) 1994-10-30
HU911032D0 (en) 1991-10-28
NO911272L (no) 1991-09-30
NO911272D0 (no) 1991-03-27
CA2039066A1 (en) 1991-09-30
PL166046B1 (en) 1995-03-31
AU7359591A (en) 1991-10-03
RU2021744C1 (ru) 1994-10-30
GR1001185B (el) 1993-06-07
FI911550A0 (fi) 1991-03-28
PT8667T (pt) 1993-06-30
IE911047A1 (en) 1991-10-09
CN1055472A (zh) 1991-10-23
ZA912328B (en) 1992-11-25
TR26499A (tr) 1995-03-15
FI95098C (fi) 1995-12-27
IE70320B1 (en) 1996-11-13
NZ237518A (en) 1994-04-27
KR910016295A (ko) 1991-11-05
DE69105792D1 (de) 1995-01-26
JPH04224706A (ja) 1992-08-14
GR910100139A (en) 1992-06-30
PL289659A1 (en) 1991-12-16
FI95098B (fi) 1995-09-15
ATE115374T1 (de) 1994-12-15
HUT60611A (en) 1992-10-28
EP0449653A1 (en) 1991-10-02
MY130002A (en) 2007-05-31
ZM1391A1 (en) 1991-10-31
BR9101220A (pt) 1991-11-05
CS88191A2 (en) 1991-11-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT8667U (pt) Escova de dentes para remover a placa bacteriana
KR100942331B1 (ko) 칫솔
PT8434U (pt) Escova de dentes
CN209660767U (zh) 牙刷
RU2530849C1 (ru) Зубная щетка (варианты)
US5335389A (en) Plaque removing toothbrush
JP4656775B2 (ja) 歯ブラシ

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19930209

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19950918

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 19970331