PT86295B - Processo para a preparacao de copoliesteramidas aromaticas termotropicas - Google Patents

Processo para a preparacao de copoliesteramidas aromaticas termotropicas Download PDF

Info

Publication number
PT86295B
PT86295B PT86295A PT8629587A PT86295B PT 86295 B PT86295 B PT 86295B PT 86295 A PT86295 A PT 86295A PT 8629587 A PT8629587 A PT 8629587A PT 86295 B PT86295 B PT 86295B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
units
formula
acid
diester
range
Prior art date
Application number
PT86295A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86295A (fr
Inventor
Jean-Pierre Quentin
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT86295A publication Critical patent/PT86295A/pt
Publication of PT86295B publication Critical patent/PT86295B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G69/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain of the macromolecule
    • C08G69/44Polyester-amides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polyamides (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

PROCESSO ^ARA A PREPARAÇÃO DE GQPQUESTERAMIDAS AROMÁTICAS
TERMOTRÓ^IOAS'*
A presente invenção refere-se a copoliesteramidas aromáticas termotrópicas conformáveis que derivam, nor um lado, nelo menos de uma hidroquinona substituída (ou um seu de rivado), por outro lado, de uma mistura de diácidos carboxíli cos aromáticos (ou os seus derivados) e, finalmente, de pelo menos um. aminoácido carboxílico aromático (ou ue seu derivado).
vara, ror
Connecem-se já noliósteres termotropicos que derium lado, de um ou vários difenóis, e, ror outro lado, de um ou vários diácidos cartoxílicos aromáticos e/ou cicloali fáticos divulgados, por exemplo, na patente de invenção francesa húmer noliésteres que aí são descritos, os obtidos em particular a partir de uma hidroquinona substituída (ou um seu derivado), de ácido tereftálico (ou um seu derivado) de eter 4,4'-d.icar boxi-difenílico (ou um seu derivado) constituem substâncias que apresentam um certo interesse.
Por razães de ordem económica provocadas nelo preço elevado das matérias-nrimas, a requerente procurou substituir uma parte dos reagentes mais dispendiosos, a saber a hidroquinona substituída (ou o seu derivado) eo éter 4,4’-dicarboxi-di fenílico (ou o seu derivado), nor um comnosto do tipo de aminoácido, menos dispendioso e facilmente disponível comercialmente. Por outro lado, a requerente procurou evitar o inconveniente destes conoliésteres particulares que deriva do facto de se obterem valores de propriedades termo-mecânicas insuficientes que necessitam de ser melhoradas, em particular a con servação dos valores dos módulos de torção até temperaturas elevadas.
Descobriu-se agora que se
a satisfação destes objectivos graças à utilização de um reagente suplementar que consiste em ácido rara-aminobenzóico ou um seu derivado.
Mais preoisamente, a presente invenção refere-se a conoliesteramidas aromáticas termotrópícas conformáveis que têm. uma massa molecular elevada cujo valor mínimo corresronde a uma viscosidade inerente igual a 0,3 dlg”^, caracterizadas ror possuírem as seguintes rrorriedades:
- Compreendem unidades repetidas de formulas (I) e, eventualmente, (II), (III) e (IV):
representando a fórmula (l) um agrupamento com a fórmula de estrutura
na qual o símbolo representa um radical metilo ou etilo ou um átomo de cloro ou de bromo, podendo as unidades de fór mula (l) ser iguais ou diferentes entre si;
representando a formula (II) um agrupamento com a fórmula de estrutura:
representando a fórmula (III) um agrupamento com a fórmula âs estrutura:
(IV) um agruramento com a fórmu e representando a fórmula
na a relação molar das unidades de formula (l) em relação à soma das unidades de fórmulas (II) + (III) está situada dentro do intervalo que vai de 0,95 a 1,05;
a quantidade cias unidades de fórmula (II) na mistura das unidades de fórmulas (II) + (III) fica situada dentro do intervalo que vai de 0 a 70/ em meles e a quantidade das unidades de fórmula (II), em relação à mesma referência, fica compreendida dentro do intervalo que vai de 100 a jC/ em moles;
a quantiaa.de das unidades de fórmula (IV), expressa em re lação à quantidades das unidades de fórmula (I), fica situada dentro do intervalo que vai de 5 a 100/ em moles; e estas copoliesteramidas possuem uma temperatura de escoamento que fica compreendida dentro do intervalo que vai de 200 a 35O°O.
As unidades de fórmula (I) derivam de uma hidroquino monossubstituída (ror um radical metilo ou etilo ou poi- um átcr.o de cloro ou de bromo) ou de um seu diéster
Deve entennadas nor uma mistura de duas ou mais hidroquinonas monossubs tituídas e nelos seus diésteres, que nertencem ao grupo de comuostos visados na nresente invenção.
As unidades de fórmula (11) são provenientes de áci do tereftálioo ou de um seu derivado como, por exemplo, um di
As unidades de formula (III) são provenientes do éter 4,4’-dioarbozi-difenílico ou de um seu derivado como, nor exemplo, um di-halogeneto ou um diester.
As unidades de fórmula (IV) derivam do ácido para-aminobenzóico ou de um seu derivado como, nor exemnlo, o composto obtido por acilação da função amina ou o composto obtido ror esterificação da função ácido ou de um halogsneto da função ácido
De acordo com uma forma de realização rreferida, as conoliesteramidas de acordo com a nresente invenção possuem uma estrutura tal como se define anteriormente, na qual:
a quantidade das unidades de fórmula mistura de unidades de fórmulas (11) da dentro do intervalo qu vai de 20 compreendida entre 80 e relação à quantidade das unidades de fórmula (l). está compreendida dentro do intervalo que moles.
Entre as conoliesteramidas aromáticas que nertencem a este gruno nreferido, as que pecialmente vantajosa são os polímeros que nossuem uma estrutura na qual as unidades de formula (I) são idênticas, representando o substituinte R^ um radical metilo ou um átomo de cloro. Unidades semelhantes de fórmula (I) derivam da metil-hidroquinona ou da cloro-hidroquinona ou dos seus diásteres.
A propósito da viscosidade inerente, precisa-se que ela é medida a 25°0 numa solução que contém 0,5 grama d.e cop£ liesteramida por 100 centímetros cúbicos de uma mistura dissolvente constituída por para-clorofenol/l,2-dicloroetano (50/ /50 em volume). As coroliesteramidas de acordo com a -presente invenção possuem uma viscosidade inerente relo menos igual a 0,3 dlg-\ de preferência, elas possuem uma viscosidade inerente pelo menos igual a C,5 dlg x que -node ficar comnreendi-1 da mais precisamente no intervalo que vai de 0,5 a 4,0 dlg
A propósito da temperatura de escoamento, ela fica comureendida mis preferivelmente dentro do temneratura à qual os bordos de uma amostra ara temperatura é determinada por observação visual, de uma amostra numa lamela porta-objectos com uma velocidade de subida de tem peratura apropriada, geralmente da ordem de 10 a 2C°C por minu to, observação essa feita com um microscópio equipado com uma platina de aquecimento conhecido no comércio sob a marca TKERAs conoliesteramidas de acordo com a presente invenção englobam também os polímeros que nodem conter, além disso, na sua estrutura, unidades aromáticas que originam funções éster e amidas (unidades dioxi e/ou unidades dicarbonilo e/ou
unidades mistas amina secundária/carbonilo), que têm unia estru tura diferente fe.das unidades de fórmulas (I), (II), (III), e (IV), encontrando-se estas unidades suplementares nresentes em nroporções determinadas de maneira a não influenciarem de um modo nefasto a propriedade importante de os conoliésteres da presente invenção serem termotróricos. Uma lista não limitativa destas unidades suplementares e a seguinte:
rerresentam, cada um,
R9 podendo as unidades de entre si,
(II') e/ov.
(TV' )
As unidades de fórmula (l’j são rrcvenientes da hi-
droouinona não substituída ou de um seu diéster.
As unidades de fórmula (I) são rrovenientes ae uma h-târoquinona dissubstituída ou de um seu diéster ou de uma mistura de hiaroquinonas dissubstituídas ou dos seus diésteres.
As unidades de fórmula (II’) são rrovenientes do áci do iscftálico ou de um seu derivado como, por exemrlo, um di-halogeneto ou um diéster.
As unidades de fórmula (IV') são provenientes de áci do meta-aminobenzóico ou de um seu derivado.
Em geral, a quantidade total das unidades suplementa res que rodem estar presentes e, em rarticulan, a quantidade total das unidades de fórmulas (I') e/ou (I) e/ou (II*) e/ou (IV1) será nelo menos igual a 10/ em moles em relação à quan tidade das unidades de fórmula (i). Gomo e evidente, as quanti dades totais de todas as unidades dióxi e de todas as unidades dicarbonilo então rresentes na conoliesteramida devem ser tais que a relação molar da totalidade das unidades dióxi em relação à soma total das unidades dioxi + totalidade das unidades dicarbonilo fique compreendida dentro do intervalo que vai de 0,95 a 1,05.
As copoliesteramidas de acordo com a presente invenção possuem igualmente a earacterística imrortante de serem termotrópicas, isto é, são oanazes de formar massas fundidas anisotróricas que são fáceis de conformar ror passagem através da fieira, formação de relicuia ou moldação; a termotroria é fácil de evidenciar quando se observa o rolímero no estado fun dido num sistema órtico equipado com. dois polarizadores cruzados (90o): verifica-se então, no caso das amostras anisotrori-8Α» eas, uma birrefringência e uma transmissão da luz polarizada através dos polarizadores cruzados de ardsotrouia das poliesteramidas de acordo com a nresente i:
ΑΧ ί
Devido a este facto, as massas fundidas que se encor estado anisotrónioo possuem uma orientação própria e um grau moldados, que lhes confere (já no estado bruto) nronriedados bitualmente nos produtos brutos isotrónioos
Convêm notar aue estas massas fundidas anisotrónicas possuem um intervalo de anisotropia que começa pelo menos a 30cC. Entende-se nor intervalo de anisotronia o intervalo de temperatura que começa à temperatura à qual anarece a birrefrin gência e a transmissão da luz através dos dois polarizadores cruzados e que se situa acima da referida temperatura, intervalo esse que tem um limite superior variável e dentro do qual a massa fundida á anisotrónica sem haver qualquer risco de decomposição da conoliesteramida.
As conoliesteramidas de acordo com a presente invenção podem ser conformadas nor qualquer processo conhecido, tal
Λ presença das unidades mistas de amina secundária/carbonilo (IV) na estru tura dos oopoliésteres de acordo com a presente invenção permite fazer baixar o custo médio das matérias-nrimas e, por conse— — quencia, minimizar o custo de produção dos artigos com as forresultantes destas covoliesteramidas. Além disso, no caso, por artigos moldados, pode notar-se (em relação ao que ausência de semelhantes unidades mistas) uma melhoria sensível dos valores de certas propriedades mecâni cas, em particular os valores dos módulos de torsão e vode notar-se também uma melhor conservação das propriedades mecânioas em função da temneratur-a.
É nossível melhorar ainda as pronrieades mecânicas, em particular as propriedades mecânicas dos artigos pouco esnessos, mediante tratamento térmico a uma temneratura elevada, inferior à temperatura de fusão do volímero as copoliesteramidas de acordo com a presente invenção podem conter aditivos tais como, em particular, corantes, agentes de es /1.po dse vr ção
Por exemolo, elas podem, ser gir:
e/ou a a bromo-hidroquinona e/ cu a clorc-hidroquinona, even tualmente em mistura com um outro difenol ou com outros mfenois como, nor exemplo, hidrocuinona não subs várias hidroquinonas dissubstituídas velos gr-upos an~ teriovmente citados, com í
y eventualmente um derivado do ácido tereftálico toma9
d. · do sozinho ou eventualmente em mistura eom um deriva do de um outro diácido carboxílico aromático como, ror exemplo ácido isoftalico, e eoir do um derivado do ácido para-aminobenzóioo ao nível da função ácido, tomado sozinho ou, eventualmente, em mistura com um derivado do mesmo tino de um outro sendo ccmo, na um di-haloffeneto ou um diester no caso do presença de um catalisador tal como um dores citados na patentede invenção canadiana número
Neste -processo, os reagentes são utilizados em pronorções relação molar difenol ou difenóis/derivados de diáoidos fique compreendida dentro do intervalo que vai de a quantidade de derivado de áoido tereftálico na mistura constituída ror derivado de ácido tereftálico + derivado de éter 4,4,-dicarboxi-difenílicc fique compreendida den rência, que vai de 20 a 60/ em moles;
/ r
a quantidade de derivado de ácido nara-aminobenzóico fique compreendida dentro do intervalo que vai de 5 a 100$ em moles em relação à quantidade de hidroquinona monossubstituída ou de hidroquinonas monossubstituídas e, de preferência, indo de 10 a 60$ em moles;
a quantidade total dos reagentes emnregados além <3a hi» droquinona monossubstituída ou das hidroquinonas monosdo -nara-aminubenzóico ?eja quando muito igual a 10$ em mo tuída ou de iiidroquinonas monossubstituídas meiro processo possuem, geralmente, grumos terminais de um lado do tino Π fenólioc e/ou H de e, do outro lado, do tino halogéneo ou ariloxi.
igualmente possível preparar as copoliesteramidas de acordo com a presente invenção por esterificação e amidificação directas entre o difenol ou os difenóis nretendidos, os diácidus carboxílicos aromáticus e o aminoacido aromático ou os aminoácidos aromáticos. As coroliesteramidas assim obtidas possuem geralmente grunos terminais do tipo H fenólico e/ou H de NH^ e OH ácido.
Mas, de preferência, utiliza-se um terceiro processo, que se baseia numa reacção de acidólise. De acordo com este pro cesso preferido faz-se reagir:
1. - um diéster de metil-hidroquinona e/ou de etil-hidroquinona e/ou de cloro-hidrcquinona e/ou de bromo-hidroquinona, eventualmente em mistura oon um ou vários uma hidroquinona dissnbstituída ou nonas dissubstituídas pelos vrunos
GGK nível da função amina, tomado sozinho eventualmente com um derivado acilado de um outro aminoácido aromático como ácido meta-aminobenzóico,
-12/ i „ nor exemplo, o sendo o referido diéster de difenol formado a nartir d© um acido alcanóico com dois a seis átomos de carbono, como, por exemnlo, um éster de ácido acético e sendo o mencionado derivado acilado de aminoácido ao nível da função amina formado a partir de um anidrido ou de um halogeneto como, por exemnlo, um cloreto derivado de um ácido alcanóico ten^o dois a seis átomos de carbono como, por exemplo, um derivado acetilado
A reacção efectua-se, de uma maneira geral, também neste caso, na presença de um catalisador, tal como, em cular, acetato de sódio, acetato de magnésio, acetato de mangageralmente, a uma temperatura superior a 250°C e, denois, o ácido formado é destilado. Denois laido cerca de 80/ do valor teórico do ácido a eleva
-se rrogressivamente a temperatura ate um valor superior a
280°C, diminuindo rrogressivamente a pressão.
rolicondensação um vazio imnortante, durante um intervalo de tem-no que nolizados em proporçues tais que a nro^erção molar entre diéster (ou diésteres) de difeu dentro do intervalo que vai de õ,95 a 1,05;
a quantidade de acido tereítálico na mistura constituída por acido tereítálico + éter 4,4’-dioarboxi-difeníli co fique compreendida dentro do intervalo que vai de u a 70f em moles e, de preferencia, que vai de 20 a 60% em moles;
a quantidade de derivado acilado de a^cido nara-aminobenzóico ao nível da função amina fique compreendida dentro quantidade de diester cie hidroquinona monossubstituída ou de diésteres de hidroquinonas empregados, alem do die de hidroquinonas monossubstituídas, do ácid
'0 tareftáli-
derivado aci-
xirno igual a
ster de hidro
mono s sub stituídas.
quinona menossubstituída ou de diésteres de hidroquinonas
As ocpoliesteramidas obtidas de acordo com este ter- i ceiro processo apresentem, geralmente , grupos terminais, de um
0Π ácido.
que se descrevera segui damente mostram como se pode realizar, na prática, a presente invenção.
tf
Em todcs os exemnlos efeotuou-se um certo numero de controlos das coroliesteramidas obtidas. Referem-se a seguir os respectivos modos operatórios e/ou as normas utilizadas paDetermina-se a temperaturas diferentes, com utilizautomático de torção, sob uma frequência da or, de acordo com a norma
ISC R 537? método B, sen do as amostras
A resistência à trac-ção e o modulo
Norma FJ T bl 034, em a:
as 4 milímetros, condicionadas
O !?* Ci dioaçães com 80 x
-15/ í
dos são exrrsssos em I-TPa.
Resistenoia ao Choque OnAR^Y:
- ., — -- -- - - --*> -. --------— jssta resistência determina-se a 23°0, de acordo com as indicações da líorma ITP T 51 035, em amostras do tino de bar ra, ccm 60 x 10 a 4 milímetros e possuindo entalhes em U, con2 dicionadas a EH 50· us resultados são expressos em kJ/m .
ΕΣΕΜΡΙΟ 1
Em um reactor de policondensação, agitado e aquecido, munido de um dispositivo de destilação e de introdução de uma corrente de gás inerte, introduzem-se os reagentes e o catalisador seguintes:
1. - diaoetato de metil-hidroquinona: 62,46 gramas /relação molar : (1)/(1) 4- (3)= 1J
2. ácido tereftálico : 19,92 gramas
£ 4C% em moles na mistura (2) 4-(3) J
3 · éter 4,4,-dioarboxi-difenílico : 46 ,44 grama ,s
£ 60% em moles na mistura (2) (3)7
4. - ácido para-aoetaniidobenzóico : 21,4 8 gramas
/“40/ em moles em relação a (1)7
5 · acetato de magnésio : 0,074 grama
(500 prmi).
/ o um banho metálico regulado a 265 0. Decorridos alguns minutos, o ácido acético começa a destilar e considera-se o momento em ue destila a nrimeira gota de ácido oomo correspondendo ao instante zero. Denois de dezassete minutos, recolhem-se 36 cen tímetros cúbicos de ácido acético (87,5/í da teoria). Sm segui da, eleva-se progressivamente a temperatura do banho metálico até atingir 330° 0 ao fim de quarenta minutos; ao mesmo
9 diminui-se a pressão de 1010 x 10 Pa para 13,3» 10 Pa.
Continua-se nuindo a o aquecimento a 330° G durante quinze minutos, dimipressão até 0,39· lO^a, durante o mesmo intervalo de tempo. 0 volume total de ácido acético destilado ó igual a 40 centímetros valor teórico).
rolímero obtido é branco e sui uma viscosidade inerente de 1,82 dlg”\ A temperatura de escoamento e eom-nreendído entre 300°
Os valores do módulo de torção em função da temoeraOs resultados das determinações da resistência à trae
A propósito das amostras moldadas que permitem medir as -nrorrieades mecânicas, elas
Τ<Ατ>
quatro noras e moldam-se os grãos formados por injecção nas st
0;
A título de ensaio comparativo (Ensaio A), reproduz ram-se as utilizando, neste caso, ácido nara-acetamidobenzoico. Os rea4.
relação molar :
Ácido tereftálico ; 16,6 gramas / 60/ em moles na cúbicos de ácido acético (ou obtido é branco e de aspecto
(1)/(2) + (3) = 1_7 «L volume de 27 centímetros inerente k temperatura de escoamento e igual de anisotropia está compreendido entre 280°
TC - 40 0 20 60 80 100 120 140 180 200
Modulo de Exemtorção pio 1 1700 1500 1300 1000 950 900 800 500 310 290 i;Ta Ensaio
A 1300 1100 900 700 6C0 5C0 400 200 150 130 acordo com a presente invenção apresenta uma melhor conservação dos valores do módulo em função da temperatura. A relação:modu·
18_
I--J ‘3 dO polímero do ensaio A, medido a 60uC (800 contra 700 M^a)
-1..
jL 11' troduzei diaoetato de metil-hidrcquinona : 62,46 gramas n k- *
3.
4.
ZW ei?
5.
tico (98% do valor teórico). 0 polímero asnecto fibroso. Possui uma viscosidade obtido e branco e tem inerente igual a 2,15 dlg”^. A temperatura de escoamento é igual a 300°C. 0 interva/ o lo de anisotrouia esta compreendido entre 300 0 e uma temperace
ο ρτ ΤΓ’Γ'ί η '* '“Π
X .·?-1... 1 -ν. U11V £1. ώ
Hesisúênx.ódulo
C1 ct
140
115

Claims (7)

1,- Processo para a preparação de copoliesteramidas aromáticas termotrópicas conformáveis tendo uma massa molecular elevada cujo valor mínimo corresponde a uma viscosidade inerente igual a 0,3 dlg \ as quais possuem os seguintes aspectos:
- compreendem unidades repetidas de fórmulas I eventualmente II, III e IV:
designando a fórmula na qual o símbolo R^ Ri
I a estrutura -0- / \ -0\_J representa um radical metilo ou etilo ou um ãtomo de unidades I ser idênticas ou diferentes entre si, designando a fórmula designando a fórmula
III a estrutura
-0C
CO designando a fórmula
IV a estrutura -HN~ . e
CO /
C -X ./ £ W
- a proporção molar das unidades de fórmula I para a soma das unidades de fórmulas II + III fica compreendida dentro do intervalo de 0,95 a 1,05;
- a quantidade das unidades de fórmula II na mistura das unidades de fórmulas II + III fica compreendida dentro do intervalo de 0 a 70 % em moles e a das unidades de fórmula III, em relação à mesma referência, fica compreendida dentro do intervalo de 100 a 30 % em moles;
- a quantidade das unidades de fórmula IV, expressa em relação à quantidade das unidades de fórmula I, fica compreendida dentro do intervalo que vai de 5 a 100 % em moles;
- e possuem uma temperatura de escoamento compreendida entre 200° e 350°C, caracterizado pelo facto de se fazer reagir:
1. um diêster de metil-hidroquinona e/ou de etil-hidroquinona e/ou de cloro-hidroquinona e/ou de bromo-hidroquinona eventualmente em mistura com um diêster de um outro difenol ou com vários diêsteres de outros difenóis, com
2. eventualmente ãcido tereftálico tomado sozinho ou em mistura eventualmente com outro diácido carboxílico aromático e coi
3. éter 4,4'-dicarboxi-difenílico, e com
4. um derivado acilado do ãcido para-amino-benzóico ao nível da função amina, tomado sozinho ou em mistura eventualmente com um derivado acilado do mesmo tipo de um outro aminoácido aromático,
-22ti sendo o referido diéster de difenol formado a partir de um ácido alcanóico com 2 a 6 átomos de carbono e sendo o mencionado derivado acilado de aminoácido ao nível da função amina formado a partir de um anidrido ou de um halogeneto derivado de um ácido alcanóico com 2 a 6 átomos de carbono e sendo os reagentes utilizados em proporções tais que:
- a proporção molar diéster de difenol ou diésteres de difenóis/diácidos totais fique compreendida dentro do intervalo de 0,95 a 1,05,
- a quantidade de ácido tereftãlico presente na mistura ácido tereftãlico + éter 4,4'-dicarboxi-difenílico fique compreendida dentro do intervalo de 0 a 70 % em moles e, de preferência, de 20 a 60 % em moles,
- a quantidade de derivado acilado de ácido para-aminobenzóico ao nível da função amina fique compreendida dentro do intervalo de 5 a 100 % em moles em relação à quantidade de diêster de hidroquinona monossubstituída ou de diésteres de hidroquino nas monossubstituídas e, de preferência, de 10 a 60 % em moles, e
- a quantidade total dos reagentes utilizados além do diês- ter ou dos diésteres de hidroquinonas monossubstituídas, do ácido tereftãlico, do éter 4,4'-dicarboxi-difenílico e do derivado acilado do ácido para-aminobenzóico seja, no máximo, igual a 10 % em moles em relação à quantidade de diéster de hidroquinona monossubs tituída ou de diésteres de hidroquinonas monossubstituídas.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar:
- para o ponto 1., como outro difenol ou outros difenõis, hidroquinona não substituída e/ou uma ou várias hidroquinonas dissubstituidas pelos grupos metilo e/ou etilo e/ou átomos de clorc e/ou de bromo,
- para o ponto 2., como outro diãcido carboxilico aromático, ácido isoftãlico,
- para o ponto 4., como outro aminoácido aromático, ácido meta-aminobenzóico.
3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de:
- a quantidade das unidades de fórmula II na mistura das unidades de fórmulas II + III ficar compreendida dentro do intervalo de 20 a 60 % em moles e a das unidades de fórmula III, em relação à mesma referência, está compreendida entre 80 e 40 % em moles,
- e a quantidade das unidades de fórmula IV, expressa em relação ã quantidade das unidades de fórmula I, ficar compreendida dentro do intervalo de 10 a 60 % em moles.
4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de na estrutura as unidades de fórmula I serem, idênticas, representando o símbolo um radical metilo ou um azz~ mo de cloro.
5,- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a temperatura de escoamento estar compreendida no intervalo de 260° a-33O°C.
6.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 5, caracterizado pelo facto de na estrutura se encontrarem ainda contidas unidades aromáticas diõxi e/ou unidades aromáticas dicarbonilo e/ou unidades aromáticas mistas de amina secundãria/carbonilo tendo uma estrutura diferente da estrutura das unidades de fórmulas I, II, III e IV, sendo a quantidade total destas unidades suplementares pelo menos igual a 10 % em moles em relação à quantidade das unidades de fórmula I.
7.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de as unidades suplementares serem as unidades com as fórmulas de estrutura e/ou
II que podem ser iguais ou diferentes, têm, os significados atribuídos na reivindicação 1 para o símbolo R^, si, e/ou podendo as unidades de fórmula I ser iguais ou diferentes entre
-25j?
e/ou
-0C -
II”
IV
Lisboa, 4 de Dezembro de 1987 0 Agente C-γτΆ ca Propriedade industrial
RESUMO
Processo para a preparação de copoliesteramidas aromáticas termotrõpicas
A presente invenção refere-se a copoliesteramidas aromá ticas termotrõpicas, conformáveis, de massa molecular elevada.
Estas copoliesteramidas possuem uma estrutura que canpreen de unidades repetidas de fórmulas I e eventualmente II, III e IV, designando a fórmula I a estrutura em que o símbolo R^ representa um radical metilo e/ou etilo e/ou um átomo de cloro e/ou um átomo de bromo, designando a fórmula II a estrutura designando a fórmula III a estrutura e designando a fórmula IV a estrutura e possuem uma temperatura de escoamento compreendida entre 200 e 35O°C , caracterizado pelo facto de se fazer reagir:
1. um diéster de metil-hidroquinona e/ou de etil-hidroqui- nona e/ou de cloro-hidroquinona e/ou de bromo-hidroquinona eventualmente em mistura com um diêster de um outro difenol ou com vários diêsteres de outros difenõis, com
2. eventualmente ácido tereftálico tomado sozinho ou em mistura eventualmente com outro diácido carboxílico aromático e com
3. êter 4,4'-dicarboxi-difenílico, e com
4. um derivado acilado do ãcido para-amino-benzõico ao nível da função amina, tomado sozinho ou em mistura-eventualmente com um derivado acilado do mesmo tipo de um outro aminoácido aromático, sendo o referido diêster de difenol formado a Paftir de um ãcido alcanõico com 2 a 6 átomos de carbono e sendo o mencionado derivado acilado de aminoácido ao nível da função amina formado a partir de um anidrido ou de um halogeneto derivado de um ácido alcanõico com 2 a 6 átomos de carbono e sendo os reagentes utilizados em proporções tais que:
- a proporção molar diêster de difenol ou diêsteres de difenóis/diãcidos totais fique compreendida dentro do intervalo de 0,9! a 1,05,
PT86295A 1986-12-05 1987-12-04 Processo para a preparacao de copoliesteramidas aromaticas termotropicas PT86295B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8617248A FR2607818B1 (fr) 1986-12-05 1986-12-05 Copolyesters amides aromatiques thermotropes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86295A PT86295A (fr) 1988-01-01
PT86295B true PT86295B (pt) 1990-11-07

Family

ID=9341727

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86295A PT86295B (pt) 1986-12-05 1987-12-04 Processo para a preparacao de copoliesteramidas aromaticas termotropicas

Country Status (9)

Country Link
US (1) US4925911A (pt)
EP (1) EP0272992B1 (pt)
JP (1) JPS63154740A (pt)
AT (1) ATE72670T1 (pt)
BR (1) BR8706554A (pt)
CA (1) CA1294729C (pt)
DE (1) DE3776775D1 (pt)
FR (1) FR2607818B1 (pt)
PT (1) PT86295B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2649713B1 (fr) * 1989-07-12 1991-10-18 Atochem Copolyesteramides semialiphatiques thermotropes et leur procede de preparation
WO2016135671A1 (en) 2015-02-26 2016-09-01 Sabic Global Technologies B.V. Polycarbonate and liquid crystal polymer blends

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3598864A (en) * 1969-08-20 1971-08-10 Eastman Kodak Co Bisphenol poly(ester-amides)
US3987109A (en) * 1972-12-27 1976-10-19 Universal Oil Products Company Polymerization of polyfunctional phenols
SE416814B (sv) * 1974-05-10 1981-02-09 Du Pont Nya syntetiska polyestrar och sett for deras framstellning
US4169933A (en) * 1977-08-08 1979-10-02 Eastman Kodak Company Liquid crystal copolyesters containing terephthalic acid and 2,6-naphthalenedicarboxylic acid
US4182842A (en) * 1977-08-08 1980-01-08 Eastman Kodak Company Poly(ester-amides)prepared from an aromatic dicarboxylic acid, ethylene glycol and a p-acylaminobenzoic acid
JPS5527391A (en) * 1978-07-24 1980-02-27 Ici Ltd Thermotropic polyester amide
US4330457A (en) * 1980-12-09 1982-05-18 Celanese Corporation Poly(ester-amide) capable of forming an anisotropic melt phase derived from 6-hydroxy-2-naphthoic acid, dicarboxylic acid, and aromatic monomer capable of forming an amide linkage
US4351917A (en) * 1981-04-06 1982-09-28 Celanese Corporation Poly(ester-amide) capable of forming an anisotropic melt phase derived from 6-hydroxy-2-naphthoic acid, aromatic monomer capable of forming an amide linkage, and other aromatic hydroxyacid
US4341688A (en) * 1981-04-07 1982-07-27 Celanese Corporation Poly(ester-amide) capable of forming an anisotropic melt phase derived from dihydroxyanthraquinone, hydroxybenzoic acid, dicarboxylic acid, and aromatic monomer capable of forming an amide linkage
US4355132A (en) * 1981-04-07 1982-10-19 Celanese Corporation Anisotropic melt phase forming poly(ester-amide) derived from p-hydroxybenzoic acid, 2,6-naphthalenedicarboxylic acid, aromatic monomer capable of forming an amide linkage, and, optionally, hydroquinone and additional carbocyclic dicarboxylic acid
EP0081900B1 (en) * 1981-11-16 1987-05-13 Imperial Chemical Industries Plc Anisotropic polymers having improved retention of physical properties at elevated temperatures and methods of manufacture thereof
JPS6164728A (ja) * 1984-09-05 1986-04-03 Mitsubishi Chem Ind Ltd ポリエステルアミドの製造法
JPS61130041A (ja) * 1984-11-28 1986-06-17 ポリプラスチックス株式会社 寸法安定性の良好な成形品の製造方法
FR2576027B1 (fr) * 1985-01-11 1987-02-06 Rhone Poulenc Rech Copolyesters aromatiques thermotropes
JPS61239013A (ja) * 1985-04-13 1986-10-24 Kuraray Co Ltd 高性能繊維の製造法
JPH0689134B2 (ja) * 1985-05-09 1994-11-09 三菱化成株式会社 ポリエステル、ポリエステルアミドおよびポリアミドの製造方法
DE3542779A1 (de) * 1985-12-04 1987-06-11 Basf Ag Vollaromatische mesomorphe polyesteramide, deren herstellung und verwendung
DE3629209A1 (de) * 1986-08-28 1988-03-03 Basf Ag Vollaromatische thermotrope polyester

Also Published As

Publication number Publication date
FR2607818B1 (fr) 1989-03-24
EP0272992A2 (fr) 1988-06-29
EP0272992B1 (fr) 1992-02-19
EP0272992A3 (en) 1988-08-03
DE3776775D1 (de) 1992-03-26
FR2607818A1 (fr) 1988-06-10
ATE72670T1 (de) 1992-03-15
BR8706554A (pt) 1988-07-12
JPS63154740A (ja) 1988-06-28
US4925911A (en) 1990-05-15
PT86295A (fr) 1988-01-01
CA1294729C (fr) 1992-01-21
JPH0242849B2 (pt) 1990-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5110896A (en) Thermotropic liquid crystalline polyester compositions
US5098940A (en) Crystalline polyphthalamide composition having improved properties
CN102070869B (zh) 低烟密度添加型阻燃树脂及其用途
Hatke et al. Substituted rod‐like aromatic polyamides: Synthesis and structure‐property relations
FI73711C (fi) Flerfasiga kompositioner av polyamider och polyesteramider.
JP2006176797A (ja) アミド結合を形成し得る芳香族部分を含む異方性の溶融体を形成することができる溶融加工可能なポリ(エステル−アミド)
WO2013032967A1 (en) Cast molded parts formed form a liquid crystalline polymer
JPH0234632A (ja) 高いガラス転移温度を有する透明な非晶質ポリアミド
US4797465A (en) Wholly aromatic mesomorphic polyether esters and the preparation thereof
JPS6245654A (ja) 迅速に結晶化するポリフエニレンスルフイド組成物
US5466741A (en) Flame-retardant, noncorrosive polyamide compositions
US5321099A (en) Blends of semi-crystalline polyamides and polyesteramides
JPS62132926A (ja) 中間状態の完全芳香族ポリエステルアミド
PT86295B (pt) Processo para a preparacao de copoliesteramidas aromaticas termotropicas
US5250654A (en) Thermotropic liquid crystalline polyester compositions
US5266655A (en) Single phase/amorphous blends of amorphous semiaromatic polyamides and semicrystalline nylon polyamides
Jackson Jr Liquid Crystal Polymers: VI. Liquid Crystalline Polyesters of Substituted Hydroquinones
JPS62132934A (ja) 新規な全芳香族液晶ポリエステルイミド及びその製法
JPH02227428A (ja) メルトから処理可能な液晶特性を有する芳香族ポリマー、その製法並びに該ポリマーからなる成形コンパウンドおよび繊維
AU601609B2 (en) Poly(alkylene terephthalate) compositions having improved crystallization rate and properties
US4900802A (en) Moldable/extrudable thermotropic aromatic copolyesteramides
US4904756A (en) Moldable/extrudable thermotropic copolyesters/copolyesteramides
JPH05287061A (ja) 液晶ポリマー組成物
JPS6025057B2 (ja) 多相ポリアミド及びポリエステルアミド組成物
CA2162843A1 (en) Melt processable polyesters and poly(imide-esters)

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940930