PT85359B - Processo para a preparacao de composicoes desodorizantes do ar nao inflamaveis contendo metilfosfonato de dimetilo como codissolvente - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes desodorizantes do ar nao inflamaveis contendo metilfosfonato de dimetilo como codissolvente Download PDF

Info

Publication number
PT85359B
PT85359B PT85359A PT8535987A PT85359B PT 85359 B PT85359 B PT 85359B PT 85359 A PT85359 A PT 85359A PT 8535987 A PT8535987 A PT 8535987A PT 85359 B PT85359 B PT 85359B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
organic solvent
process according
composition
propanediol
Prior art date
Application number
PT85359A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85359A (en
Inventor
Sylvie Dumas
Original Assignee
Reckitt & Colmann Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Reckitt & Colmann Sa filed Critical Reckitt & Colmann Sa
Publication of PT85359A publication Critical patent/PT85359A/pt
Publication of PT85359B publication Critical patent/PT85359B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L9/00Disinfection, sterilisation or deodorisation of air
    • A61L9/01Deodorant compositions

Description

A invenção refere-se ao processo para a preparação de uma composição desodorizante do ar líquida homogénea a ser utilizada em dispositivos purificadores do ar, caracterizada por se misturar 5 a 15% do peso total da composição de metilfosfonato de dimetilo 1 a 12% de substâncias aro máticas, 40 a 65% de solvente orgânico e de 15 a 50% de água (em que as percentagens são percentagens em relação ao peso da composição total). Quando se utiliza, a composição não á inflamável.
Esta invenção refere-se ao processo para a preparação de composições a serem utilizadas em dispositivos de desodorização do ar, para eliminarem odores desagradáveis e/ou produzirem uma atmosfera perfumada, como por exemplo numa sala.
Encontram-se à venda no mercado vários tipos de dispositivos de desodorização do ar; tais dispositivos poderão possuir ou não uma acção contínuaj sendo baseados em tipos de tecnologia de difusão e tecnologia de manutenção muito diferentes, tais como difusão por aerossóis geles, almofe das de celulose impregnadas, evaporação eláctrica e evaporadores de líquidos com mecha.
Estes evaporadores deste último tipo (que consistem em dispositivos de desodorização do ar compreendendo um reservatório para líquido onde está imersa uma mecha, para fazer a transferência do líquido para áreas circundantes por meio da evaporação) são particularmente eficazes numa evaporação constante durante um certo período de tempo. Uma sua outra vantagem reside no facto de se poder ver fácilmente quan do a composição desodorizante do ar chegou ao fim.
A maioria de tais líquidos são soluções aquosas (por razões de ordem económica) que contêm uma pequena quantidade de aroma. 1 fim de se alcançar a dispersão do aroma em tais soluções para se obter uma composição homogénea, foi necessário utilizar-se agentes tensioactivos: no entanto, os agentes tensio-activos tendem a acumular-se na mecha, inibin do assim a subida do líquido para além da mecha e evitando a evaporação necessária.
A fim de se assegurar uma acção de longa duração, é necessária uma grande quantidade de líquido, que por sua vez necessita de estar contido num recipiente igualmente graa de. Tal facto torna-se inaceitável para o consumidor por cau sa da sua aparência estética e custo*
A potência do desodorizante do ar aumentará se se adicionar maior-quantidade de aromas; contudo, para manter a homogeneidade, tal exigirá -a adição de maiores quantidades de agentes-tensioactivos, o que poderá conduzir a um blo queio prematuro da mecha*
Uma solução para este problema reside na utilização de formulações base em solventes orgânicos, os quais per mitem a dissolução de uma maior quantidade de aromas. Consequentemente, são apenas necessárias pequenas quantidades de agente tensio-activo ou até mesmo nenhum agente tensio-activo, e os volumes totais podem ser reduzidos sem se afectar a eficácia do produto. 0 solvente actua como ingrediente veicular para o aroma. Ajuda a substância aromática a subir até à mecha e a evaporar-se na superfície.
Por razões de ordem económica, as formulações do dissolvente contêm geralmente água. Contudo, isso elimina geralmente uma potencial desvantagem de tais formulações, nomeadamente, a sua inflamabilidade.
Ê contudo possível produzirem-se sistemas desodorizantes do ar de tal forma que se possa isolar a superfície da evaporação de qualquer contacto com chamas. Sm geral, isso necessita dotar-se o recipiente com uma rede protectora o que poderá adversamente afectar a realização da evaporaçãc. Do que se necessita é de um sistema compacto de desodorização do ar baseado em solventes que proporcionam uma eficácia satisfatória.
A Requerente descobriu que a utilização de um codissolvente num líquido drá inibir ou suprimir totalmente a inflamabilidade dos vapores quando a superfície evaporante está em contacto com chamas. Isto elimina a necessidade de se dotar o recipiente com uma rede protectora, originando um dispositivo mais económico e estéticamente mais atraente. Tal cossolvente é um .fosfonato em particular metilfosfonato de dimetilo (DMMP), que é um líquido já-préviamente utilizado devido às suas propriedades-retardadoras da inflamabilidade em plásticos e poliuretanos (veja-se, por exemplo, a publicação da Patente Europeia Nfi. 108713-A (Giba Geigy AG) e a publicação da Patente Alemã N2. 27 40 589-A (Stanffer Chemical Go.)).
A Requerente descobriu agora que a incorporação de uma pequena quantidade de DMMP numa composição líquida de desodorização do ar homogénea base de solvente orgânico pode originar a não-inflamabilidade do produto.
De acordo com a presente invenção, proporciona-se um processo para a preparação de uma composição homogénea de desodorização do ar não-inflamável caracterizada pelo fac to de conter 3 a 15% de metilfosfonato de dimetilo, 1 a 12% de compostos aromáticos, 40 a 65% de solvente orgânico e 15 a 50% de água (percentagens estas que são percentagens em peso em relação ao peso total da composição).
Num dos aspectos da invenção, o metilfosfonato de dimetilo encontra-se num intervalo entre 4 até 8% do peso total da composição, as substâncias aromáticas entre 7 a 109', o solvente orgânico entre 45 e 50% e a água entre 57 e 42% do peso total da composição.
Os solventes orgânicos considerados apropriados são os álcoois (como por exemplo, metanol, etanol, 1-propanol e 2-propanol), glicóis (como por exemplo 1,2-etanodiol e 1,2-propanodiol), mono éteres e diéteres de glicóis (como por exemplo, éteres metílico e etílico de 1,2-etanodiol ou 1,2-propanodiol) e suas misturas, Ê evidente que a quantidade de água presente na composição deverá ser tal que permita que os solventes sejam miscíveis com ela.
Num outro aspecto da invenção, a composição compreende entre 4 e de metilfosfonato de dimetilo em peso total da composição, 7 a~10% de substâncias aromáticas, 45 a 50% de áter monoetílieo de 1,2-propanodiol e de 57 & 42% de água em peso da composição total.
A quantidade necessária de D1M? para tornar a com posiç&o não-inflamável depende da inflamabilidade tanto do solvente orgânico como das substâncias aromáticas e das pro porções do solvente orgânico, fragrância e água presentes na composição. Descobriu-se que as composições com uma proporção, em relação ao peso total, de dissolvente orgânico mais água em relação ao peso de DMMP compreendida dentro do intervalo de 5íl ate 20íl são particularmente eficazes.
Dm outro benefício inerente ao DMMP reside no fac to de este produto não ter cheiro, não afectando deste modo as propriedades desodorizantes da solução.
Dever-se-á salientar que não necessáriamente possível inflamar directamente a composição desodorizante do ar, mesmo sem nela se incorporar DlffiCP. 0 problema da inflamabilidade surge quando a composição á utilizada num evaporador de líquido com mecha, com o qual se distribuem para a atmosfera pequenas quantidades da composição. Uma analogia que nos parece átil, é a de uma vela em que a cera não á directamente inflamável, mas que â capaz de manter uma chama por meio dum pavio ou mecha.
A fim de se demonstrar a não-inflamabilidade de um sistema líquido/mecha, poder-se-á por 40 ml do dito líquido num copo com 50 ml de capacidade eujo diâmetro não ex ceda os 46 mm. 0 mecanismo da evaporação, que consiste muna superfície evaporante (um disco de algodão ou celulose com 50 mm de diâmetro) e uma mecha (de algodão ou celulose), fi;j cado no centro, são colocadas num copo de modo a que a mecha
mergulhe ao líquido, permitindo-se-a evaporação durante 24 horas, após o que se aproxima um fósforo aceso da superfície evaporante. Esta operação ó repetida três vezes. Se não houver chamas presentes quando o fósforo é retirado, o produto poderá ser considerado como sendo não-inflamável. Se contudo os vapores arderem após se retirar o fósforo, então o produto é considerado como inflamável.
A invenção é ilustrada pelos Exemplos apresentados na Tabela que se segue, o qual inclui Exemplos comparativos nos quais se omitiu o D1OÍP. Os exemplos 1, 4, 7» 10, 12 (sem DMWP) correspondem aos exemplos 2, 5» 8, 11» 13 (con DMKP) no que respeita aos componentes presentes em proporções idênticas em cada um. Note-se que os exemplos 3, 6 e 9 são apenas de controlo e não composições purificadoras do ai?.
Ί) o 4* 1 1 I 1 s 1
1 1 1 1 1
Ch 00 1 1 CO !
IA IA 1 1 1
I 1 1
1 1 o
f LA CM 00 lA 1 1 j
4* 4- 1 o 1 1
1 rH 1 1
1 1 1 o
1 1 1 4
4 CM 4 1 1 a 1 Φ
1 1 1 1 H 1 H
O- 4 oo 1 1 CQ 1 rH
1 1 1 4
1 1 1
1 1 | Φ
2 1 1 1 -M
1 o 1 1 1 1 1 H I 4
H 1 1 CQ 1 o
1 1 1
1 1 O 1 1 O 1 1 Λ
O- 1 O 00 IA 1 f »4 1 co
lA IA 1 IA 1 1 4
1 H 1 1 PA
I 1 1
Φ 4 1 s f
O 1 1 1 1 R 1 ia
ω H 00 1 1 CO 1 lA
IA 1 1 1 4;
1 1 1 rH
o 1 1 a 1 H
o 1 | 1 1 1 1 H 1
M 1 1 CQ 1 Φ
1 1 1
1 1 1 rH
CM 4- 1 IA 1 1 IA
l l CM 1 I 1 4
CM 00 rH f IA 1 & 1 H
(M 1 1 1 H
S ' 1 1 4· IA oo
IA 00 Ch
• I 1 1 ·
CA IA O- IA 00
1 k ·· 1 Φ 1
rH 1 rH 1 •d 1
O rH 1 O 4 1 4 1
4 * 1 S9 •rl 1 d 1
4 4 * * 1 2 I •rl 1
•P Φ 4 43 4 •H 1 1 O á 1 1 H •rl 1 1
•rl Φ FM 1 14 4 1 p 1
M •d g 1 O ω 4 1 4 1
*o X r4 4 <4 4 1 i |
+> *o O 1 o 4 1 4 1
Φ -p 4 4 to Pi «4 1 H 1
a Rl d 4 S | o 1 «H 1
1 I 4 5o 4 SO | 4 1 4 H 1
CM CM & *4 Pr R 1 P4 1 1
Pela análise da Tabela poder-se-á constatar- que a adição de ΌΜΜΡ a uma composição desodorizante do ar poderá ser eficaz na eliminação da inflamabilidade da composição.
Não será necessário dizer que esta invenção foi descrita com o intuito meramente explicativo e sem efeitos restritivos. As respectivas proporções de DJálfiP: substâncias aromáticas; dissolvente: água: poderão variar mas sem sair dos limites indicados.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    ia. - Processo para a preparação de uma composição desodorizante do ar homogénea e não inflamável* caracterizado pelo facto de se misturar 3 a 15% de metilfosfonato de dimetilo, 1 a 12% de substâncias aromáticas, 40 a 65% de solvente orgânico e de 15 a 50% de água, em que as percentagens são percentagens em peso em relação à composição total.
  2. 2a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, cs. racterizado pelo facto de o peso do metilfosfonato de dimetilo estar compreendido entre 4 a 8% do peso da composição total, o peso da substância aromática estar compreendido entre 7 a 10%, o peso do solvente orgânico estar compreendido entre 45 e 50% e o peso da água estar compreendido entre 37 e 42% (em gue as percentagens são em relação ao peso total da composição)·
  3. 3&* - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caraeterizado pelo facto de o solvente orgânico compre ender um álcool, um glicol ou um monoéter ou um diéter de glicol ou suas misturas.
  4. 4a. - Processo de acordo com a reivindicação 3» ca racterizado pelo facto de o solvente orgânico compreender me tanol, etanol, 1-propanol, 2-propanol, 1,2-etanodiol, 1,2-propanodiol, ou um monoéter ou um diéter de 1,2-etanodiol ou 1,2-propanodiol, ou suas misturas.
  5. 5&· - Processo de acordo com a reivindicação 4, ca racterizado pelo facto de o monoéter ou o diéter ser um éter metílico ou etílico, ou suas misturas.
  6. 6a. - Processo de acordo com a reivindicação 4, racterizado pelo facto de o solvente orgânico compreender nol, 2-metéxietanol, éter monoetílico, 2-etóxietanol ou de 1,2-propanodiol ou suas misturas.
    ?â. -Processo de acordo com a reivindicação 2, cs, racterizado pelo facto de o solvente orgânico ser éter monoe tílico de 1,2-propanodiol.
  7. 8a. -Processo de acordo com a reivindicação 1, ca racterizado pelo facto de o peso total do solvente orgânico somado com o peso das substâncias aromáticas em relação ao peso do metilfosfato de dimetilo estar compreendido dentro do intervalo de 3:1 a 20:1.
PT85359A 1986-07-21 1987-07-20 Processo para a preparacao de composicoes desodorizantes do ar nao inflamaveis contendo metilfosfonato de dimetilo como codissolvente PT85359B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8610555A FR2601592B1 (fr) 1986-07-21 1986-07-21 Liquide desodorisant ininflammable

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85359A PT85359A (en) 1987-08-01
PT85359B true PT85359B (pt) 1990-04-30

Family

ID=9337589

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85359A PT85359B (pt) 1986-07-21 1987-07-20 Processo para a preparacao de composicoes desodorizantes do ar nao inflamaveis contendo metilfosfonato de dimetilo como codissolvente

Country Status (14)

Country Link
US (1) US4810690A (pt)
EP (1) EP0254621B1 (pt)
AU (1) AU586344B2 (pt)
CA (1) CA1290696C (pt)
DE (1) DE3762183D1 (pt)
DK (1) DK162737C (pt)
FI (1) FI88584C (pt)
FR (1) FR2601592B1 (pt)
GB (1) GB2192791B (pt)
GR (1) GR3000432T3 (pt)
IE (1) IE60926B1 (pt)
NO (1) NO163392C (pt)
PT (1) PT85359B (pt)
ZA (1) ZA875169B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5585343A (en) * 1993-11-02 1996-12-17 Givaudan-Roure Corporation Low VOC perfume formulations
WO1998056337A1 (en) * 1997-06-09 1998-12-17 The Procter & Gamble Company Malodor reducing composition containing amber and musk materials
US20080069780A1 (en) * 2006-04-05 2008-03-20 S.C. Johnson & Son, Inc. High Concentration Single Phase Gycol Aerosol Air Sanitizer with Dimethyl Ether Propellant/Solvent
US20090130046A1 (en) * 2007-11-20 2009-05-21 S.C Johnson & Son, Inc. Concentrated Fragrance Composition Provided in Metered Aerosol Spray
GB2552001B (en) * 2016-07-06 2019-06-05 Reckitt Benckiser Brands Ltd New air freshening formulation

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4111882A (en) * 1976-09-17 1978-09-05 Stauffer Chemical Company Flame retardant plasticizer formulation for polyvinyl chloride containing dimethyl methylphosphonate for haze reduction
JPS5946484B2 (ja) * 1977-05-23 1984-11-13 花王株式会社 香料を安定に配合したゲル状芳香剤
SU1088727A1 (ru) * 1980-07-10 1984-04-30 Тульский Филиал Всесоюзного Научно-Исследовательского И Проектного Института Химической Промышленности Способ консервировани парфюмерно-косметических изделий и товаров бытовой химии
JPS5925754A (ja) * 1982-08-04 1984-02-09 カネボウ株式会社 ゲル状芳香剤
EP0108713B1 (de) * 1982-10-12 1986-11-20 Ciba-Geigy Ag Feuerhemmende Zusammensetzungen
JPS5988727A (ja) * 1982-11-12 1984-05-22 Matsushita Electric Ind Co Ltd 複写機の原稿蓋開閉装置
US4668434A (en) * 1985-12-31 1987-05-26 Zema Corporation Pet shampoo

Also Published As

Publication number Publication date
FR2601592B1 (fr) 1988-11-10
AU586344B2 (en) 1989-07-06
ZA875169B (en) 1988-01-20
NO163392B (no) 1990-02-12
DK376887D0 (da) 1987-07-20
PT85359A (en) 1987-08-01
FI88584B (fi) 1993-02-26
GR3000432T3 (en) 1991-06-28
US4810690A (en) 1989-03-07
GB8716549D0 (en) 1987-08-19
FR2601592A1 (fr) 1988-01-22
DE3762183D1 (de) 1990-05-17
CA1290696C (en) 1991-10-15
FI88584C (fi) 1993-06-10
NO163392C (no) 1990-05-23
EP0254621B1 (fr) 1990-04-11
DK162737B (da) 1991-12-09
NO872883D0 (no) 1987-07-10
DK376887A (da) 1988-01-22
GB2192791A (en) 1988-01-27
DK162737C (da) 1992-04-27
AU7552887A (en) 1988-01-28
IE60926B1 (en) 1994-09-07
NO872883L (no) 1988-01-22
EP0254621A1 (fr) 1988-01-27
FI872920A0 (fi) 1987-07-02
IE871953L (en) 1988-01-21
GB2192791B (en) 1990-01-10
FI872920A (fi) 1988-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5081104A (en) Fragrance dispensing composition with controlled evaporation rate and air fragrance dispenser for dispensing same
US5903710A (en) Air freshener dispenser device with disposable heat-promoted cartridge
US7674429B2 (en) Electrostatic disinfectant delivery
WO1998046283A1 (en) Air freshener dispenser device with disposable heat-activated cartridge
WO1998046282A1 (en) Disposable plug-in air freshener with heat activated cartridge
JP6993360B2 (ja) ミリスチン酸イソプロピルを含むフレッシュニング組成物
PT85359B (pt) Processo para a preparacao de composicoes desodorizantes do ar nao inflamaveis contendo metilfosfonato de dimetilo como codissolvente
KR19990058712A (ko) 젤형 방향제 조성물
HRP920158A2 (en) Air freshner composition
US4440542A (en) Controlled delivery of immiscible materials into an aqueous system
CA2316541A1 (en) Single phase aqueous surfactant-free nontoxic air freshening composition and wick-containing air freshening device using said composition
JPH0359948B2 (pt)
JP3255191B2 (ja) 徐放揮散体
US4584281A (en) Controlled delivery of immiscible materials into an aqueous system
CA2397305C (en) Foamed fragrancing and deodorizing gel
JP2002291858A (ja) 多層液体芳香消臭剤
JP2974725B2 (ja) 徐放具
JPH11192296A (ja) ゲル状芳香剤組成物
KR100583852B1 (ko) 숯 적용 하이드로 겔 방향 제품용 조성물
JP2006182817A (ja) 薬剤徐溶性樹脂組成物及び該樹脂組成物を含む液体組成物
KR20010074246A (ko) 실내 공기청정기용 향/소위성분발산 서방성 방향겔 조성물
JP2024513501A (ja) 昆虫忌避剤有効成分のための溶媒及びそれを用いた昆虫忌避システム
JP2002263179A (ja) 揮散装置
JPS5966830A (ja) 薬剤加熱蒸散装置
PT593809E (pt) Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980430