PT84906B - Processo para a preparacao de uma folha homogenea - Google Patents

Processo para a preparacao de uma folha homogenea Download PDF

Info

Publication number
PT84906B
PT84906B PT84906A PT8490687A PT84906B PT 84906 B PT84906 B PT 84906B PT 84906 A PT84906 A PT 84906A PT 8490687 A PT8490687 A PT 8490687A PT 84906 B PT84906 B PT 84906B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
particulate
particles
elements
dispersion
Prior art date
Application number
PT84906A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84906A (en
Inventor
Ian Stedaman Biggs
Bronislaw Radvan
Original Assignee
Wiggins Teape Group Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wiggins Teape Group Ltd filed Critical Wiggins Teape Group Ltd
Publication of PT84906A publication Critical patent/PT84906A/pt
Publication of PT84906B publication Critical patent/PT84906B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/002Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines by using a foamed suspension
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/34Construction or arrangement of spraying pipes

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Multicomponent Fibers (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Polarising Elements (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Chemical Vapour Deposition (AREA)
  • Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo de preparação de material/particulas , e especialmente fibrosa, numa camada para formar uma folha em que elas estão bem distribuí das na direcção planar e ao longo da espessura. lais particularmente, a invenção diz respeite à preparação dessas cana das a partir de dispersães fluidas,
aquosas, de partículas meie de dispersão.
nc sintéticas u
cu cas, mac«F
tras em dispersão aquosa, e a::, caris eauS 1 ncia desse factc ter.-
d A Q 3 originar una formação ha te oo-g énea cu ” S A V 3 C‘ - f' M n*2; h(3 —
la de papel quando pronta. Mb M ci u 3 ntes dO Beiro Unido acima
?.m um cadas.
de-se
Pi
I A.
ve-se cas rem de d s uma usar uma dispersão não espum
Devido ã tendência sxcepcional ooularem, apenas se pode obter uma
b6 212
Ref: A339/SPY/J.106
3504 - ‘J.1O6 ’Z que
Ho rial em água flutuar particulado disperso e depositado das dispersões têm ape, tendência insignificante para a mobilidade vertical no sentido de que elas tenderão a depositar-se ou De facto, elas podem ser suficientemente dispersas para serem suscaptíveis de formação de uma tela, desvantagens acima discutidas.
mes
Verificou-se agora inesperadamente que uma dispersão espumificada possui uma integridade e resistência mecânica suficientes, se for oorrectamente formulada, para reter na sua estrutura partículas ou fibras relativamente pesadas ou leves que teriam tendência a depositarem-se ou a flutuarem numa dispersão aquosa. Este facto não apenas conduz a uma formação desigual da folha depositada no fio de Fourdrinier, mas, como é frequentemente c caso, o fornecimentc ê compreendido por partículas e fibras com mobilidades verticais ine rentes diferentes, e conduz à formação de uma estrutura de felha homogénea. Qualquer tentativa para produzir uma felha desse fornecimento usando uma dispersão aquosa não espumificada resulta no movimento vertical relativo dos componentes □articulados e fibrosos dependendo das suas caracteristicas particulares de deposição ou flutuação, e conduz à formação de camadas em vez de uma felha homogénea.
A invenção apresenta assim um processo de preparação de uma folha homogénea a partir de elementos particulados (como aqui definidos), em que pelo menos alguns dos quais possuem uma mobilidade vertical inerente (como aqui definida), em água, à temperatura e pressão normais, de cerca de 1 a cerca de 21 cm/s, compreendendo os passos de se preparar uma dispersão espumificada dos referidos elementos partícula, dos, e depesitar-se e drenar-se a referida dispersão num suporte foraminoso. 0 processo da invenção é particularmente eficaz para partículas com mobilidades verticais entre 5 e 13 cm/s.
6'6 212
Ref: AJBB/SPY/W.106
3504 - W.106
-4Os elementos particulados são definidos como partícula, agregados particulados, fibras, flocos fibrosos ou mistu ras destes e seus diferentes tipos.
termo mobilidade vertical inerente é aqui utiliza do para definir a velocidade a que um elemento particulado se move numa direcção descendente ou ascendente, em água, e dependerá do peso e área superficial dos elementos partícula dos e da extensão em que o ar è retido nos elementos ou é aderente a eles.
Num processo preferido os elementos particulados são partículas metálicas.
Se desejado podem incluir-se vários tipos da elementos particulados e que possuem diferentes mobilidades verticais inerentes, e assim os elementos particulados podem compreender uma mistura de elementos que flutuam e elementos que se depositam em água.
A dispersão é de preferência aquosa e tem uma viscosi. dade de pelo menos 22 segundos quando medida pelo Copo Ford Tipo B-4 a 209C de acordo com a Norma Britânica Ne. BS1733 ou uma viscosidade equivalente determinada de acordo com a Norma Britânica BS3900-A6. Ainda com maior preferência, a dispersão espumificada tem um teor de ar de pelo menos 55% e compreende bolhas com um tamanho médio de 0,2 mm. SSo especialmente preferidos teores de ar de, pelo menos, cerca de 65 /□.
A invenção também inclui uma folha produzida pelo pro cesso apresentado.
A invenção é ilustrada pelas experiências e exemplos seguintes.
Utilizaram-se vários materiais para avaliar o conceito da invenção, incluindo esferas de chumbo, varão metálico, ara me, e fibras em aparas de vários diâmetros, e granalha para se exemplificar materiais que tendem a depositar-se em água. Como exemplo de um material leve que flutua na água, utilizou-se espuma de poliestireno com uma densidade de 0,023
6!6 212
Ref: AJBB/SPY/W.106
3504 - W.106
-5gcm*^ que foi partida com uma escova de arame em partículas com um tamanho na gama de 2 a 5 mm. Como outro exemplo, utilizaram-se partículas de rocha vulcânica tratada térmicamente expandidas comercializadas com a marca registada Perlite.
A velocidade de deposição de cada partícula foi detej? minada medindo o tempo do movimento vertical de uma partícula numa distância de 25 cm numa coluna de água com 45 cm de altura após um movimento inicial de 18 cm. Para partículas filamentares registou-se a velocidade de deposição das partí cuias (a maioria substancial) que assumiam uma orientação substancialmente horizontal durante a deposição.
Um dispositivo adequado para produzir espuma com as propriedades necessárias é uma célula de flutuação de espuma, modificada, do tipo produzido por Denver Equipment Co. de Denver, Colorado, Estados Unidos da América. Essa célula compreende uma caixa com meios de admissão de ar e com uma turbina nela montada para rotação, sendo a distância entre a turbina e uma superfície interna da caixa determinada de foj? ma a submeter-se um líquido contendo um agente tensioactivo dentro da caixa, a uma vigorosa acção de corte entre a hélice, quando em rotação em relação à caixa, e a superfície interna da caixa, sendo a acção tal que se formam bolhas do ta manho pretendido. Durante o funcionamento, produz-se um vójç tex nessa célula, formando bolhas do tamanho pretendido na base do vórtex e bolhas maiores na parte superior do vórtex, sendo as bolhas maiores sugadas para a base do vórtex juntamente com ar admitido na câmara, e modificadas aí em bolhas do tamanho pretendido. Durante a formação da espuma na célu la, podem adicionar-se as fibras ou partículas a utilizar à espuma de forma a tornarem-se bem dispersas na espuma por aç ção da célula. Contudo, o uso dessa célula produtora de espuma não é essencial, e pode utilizar-se qualquer outro dispositivo adequado.
Produziram-se dispersões espumifiçadas na célula de Denver usando 7 litros de água, Para fibras e partículas me
6’6 212
Ref: AJBB/SPY/W.106
3504 - W.106
-6tálicas adicionaram-se 20 ml de um agente tensioactivo Triton X-100 (um octilfenoxipolietoxietanol solúvel em água coji tendo uma média de 10 moles de óxido de etileno) produzido por Rohm e Haas, e para partículas de granalha adicionaram-se 15 ml do mesmo agente tensioactivo. No caso de partículas de poliestireno, adicionaram-se 25 ml de um agente tensioactivo comercializado sob a marca regi.stada Nansa (uma sjç lução a 30/ de dodecilbenzenossulfonato de sódio) comerciali. zado por Albright e Wilson.
Obtiveram-se.em seguida várias formulações usando como base pó de nylon e fibras de vidro a que se adiciona ram partículas ou fibras metálicas específicas, poliestireno expandido , granalha ou partículas de rocha vulcânica expaji dida. Após produção de uma dispersão espumifiçada, incluindo cada formulação, numa célula de Denver, transferiu-se em seguida cada dispersão, no caso dos Exemplos 1 a 19, para um aparelho de produção de folhas de laboratório. Após drenagem, examinaram-se o aparelho de produção de folhas e a folha para determinar a proporção de partículas metálicas ou de granalha que foram arrastadas pela espuma para a folha. Examinou-se também a folha para determinar a extensão em que se dispersaram uniformemente ou homogeneamente os três compo. nentes da formulação quer na direcção planar quer na espessjj ca.
No caso dos Exemplos 20 e 21 formaram-se as folhas nu ma máquina de papel à escala piloto de terminal húmido de 0,35 m de largura e a uma velocidade de 5 metros por minuto.
No caso do poliestireno expandido, o material foi todo arrastado devido à sua tendência para flutuar e a uniformidade e grau de integração da dispersão de partícula na folha foram as características particularmente avaliadas.
A Tabela I apresenta os resultados para partículas me tálicas e pode ver-se que, embora as partículas muito pesadas não pudessem ser satisfatoriamente incorporadas na folha, conseguiu-se um surpreendentemente elevado nível de transferência com partículas tão grandes como 550 h m de diâmetro e
212
Ref: fiJBB/SPV/W.106
3504 - W.106
-7até 12 mm de comprimento. Na Tabela 2 pode ver-ss que se conseguiu mais de 90% de transferência, para a folha, de pajç tículas de granalha com até 2,8 mm de diâmetro. Em adição, as partículas de poliestireno e de rocha vulcânica expandida foram retidas com sucesso na dispersão de espuma e transferi das de modo a produzir uma folha em que se distribuíram uniformemente materiais com velocidades de deposição variáveis, como se mostra na Tabela 3.
66 212
Ref: A3BB/SPY/W.106
3504 - W.106 -8-
□ Q to U cd £ o TJ cd co CD CL r4 cd
4J
CD
CD
TJ
CO cd »—I
O
H
4-> P cd
CL
0) τι o w to
P (D Q to •H
O
I rd a: _J
LJ m e—
Ι-
CD 0 0
TD 0 3
Td CD cn
ffi TD *0
TJ O
0 «d * E
TJ O> 0 ffi
•H •r4 0
α 0 P H
o O JD 0
H CLH -P
ffi ffi Cl- CD
> TD * E
CD CD 1 1
TD TJ •H •H
«“4 P
0 P *0 ffi
•H o 4J C|_
o -P CD 0
c 3 E c
<Q) U 0
P O o P
CD P J0 44
Cl- CL C
0 (D
c O CO -P
0 c •H C
P 0 CD
. IΛ ω •r4 E
0 P H
0 o ffi 0
TJ •ri -P 4J
r-4 0 CD
0 *0 E 4J
ffi -P
«D ffi 0 E
O> E CD 0
0 P
> 0 CD
P 0 0 Γ[..
CD P JZ
0 -CD H 0
-O •ri o
o Cl- Cl- o
n Ή b_
CL E E <d ffi O H τι ο τι
£*ι P
*0| ca *cd| ω
P to P CD
o cd o co to ω
TJ p Td p \
0 cd cd cd to E E
•H CL (Ú •ri CL cd 0 O
0 τι to Td E
0 0 H 0 0 H 0 co 0-
E τι -o E TJ TD ·» •X
CD «ri CD ω η ω o o Md
α CL E Q CL E co CM rH
*01 CD E 1
3[ φ|·η| l -P . 0 8 0
co -P P| C τ- P ο) ο ω O 0
cd to CD co = ta E «P h Ci- C
PH CL E CL •ri 0 ffi
tD E P co co = (!) CL 0 cn
Q— CD cd ·Η C0 Ό C0 0 o
(0 O 0 CL E Td 0 CLH CJ E
(D C +> 3 p tD TJ •ri O
(D rH cn CD JD Td rH JZ
to Ξ E P Cd rH -P Η E *0
td 0 o -P er c 0— 0 «β -P S
•ri O TD cd ω = C > 03 ffl 0
to O cd E . E 0 -P E >
td CD O P p cd 0 E -P C íd
TJ c Td 3 cd ο ω 0 0 0 ffi = +5
o cd O -P Td Td c TD -rl GD E 0 0
_IJ f= -P to Cd (D O ffi 0 ta
P •H ω p cn ffi CD 0 E P
CD ffi (D E -P 3 O cd TJ C ffi P -O ffi
-P CL 4-5 p -P P -C 0 0 Td O •ri
C C O ffi ω ffi h -P E O q_ q- o
CD O ω c CLH -P O 0) Pj -p »i4 = 0
E _□ E E 03 0- E ffi co C TJ
H E rH td P -c CL 0 3 0 0
(0 3 td h O □ 0 • P 0 -P
3 JC P 3 CJ •H C S C X ffi P (D TJ 0
-P O O 4-5 ta 0 tO O 0 0 0 0
p T3 P c E ffi ffi 0 PO 0 VA P
•ri CD Cd •H cd •ri P 0 CLH 0 3 ΓΛ P
Td P E tft Ο X3 tO cr rH ec cr CO 0
E r» E E
V > E E F G
CD E E o O
Td <0 (D θ’04 θ’CM O CM
•H TJ O Cl rH =£ i—1 OH
to Td rH 1 I cr i
ffi'—' to : ta□<-> 0 r4 '
P (ΰ cO''”··'· *O r-4 Td rH E ffi H
CD O. Ci_ P~—' E (0 e O N o-\ •θ'—
ω · CL O ♦«4 <~4 ri rH O H
0) ΟΙ CO OMO L fflO Ll. 0) CD •ri 0)
Sr-s ffi * > rH > in b_ >
CD Ξ ffi rH ffi Xfl CJX ta *0 to *0
Td O E td ta Td Td Td TJ 0) TJ
JD TD . •H · •H · TJ H
cn E o- cn E cn x E cn x E X
3 Ch o o O 0 O «5 MD O
O JZ * ΙΛ Kd -H ç\J C ·ι4 O C H r c
m o r-s CM P TD H t-l Td r-4 1-4 TD 1Λ 1-4
cn cn cn cn cn
o o o o o
MD Md Md MD MD
cn cn cn cn cn
o~ o- 0- o- 0-
n ΙΛ n Pi
r-4 r-4 rH l—í
H CM ΙΛ in
Ε
ο- α λ c
CM M
X C □
ϋ rH
CO ·—<
0)
X (0
H
66 212 R’ef: A3BB/SPY/W.106
3504 - W.106 -9-
□.CM
Η Ή
O.
tn rH
Ο X E l·· C»H
O! □ CO >
CM O CO >
CM □ CO >
rH □
>
>F.rH CM O CO >
ro <4- rH Q.X
ω co ro
X (0 □
O CD CD
ra x xo
•σ o
ra ?ro = s
X O CD (D C0 r—1
•Η ·Η ¢0 \ cn •x
CJ 10 P rH E ** A-
O □ X (0 O co
rH CL-H X
CD 0) 0- CD
> X s E
ω ω i i
X X ·Η ·Η E co| 1
rH P ra ·η •H
CO P XO Φ P X rH
•Η Ο X Ci_ o XO
o x ω to <4- 0) -P
C □ E C -P (D
<£D X 10 (0 c E
p □ O P ra ω
CD P X □ t: ra
C|_ Q. C •η ω ra
ra ω rH E P
C O CO X X0 P X
0 C H C -P o •H
ρ co ra ω ci_ O-
-P CO ·Η E Ε ·Η
C0 P rH c ra ra
co ο ω to ω rox ra
TJ ·Η X X ra rH X
Η (ϋ Q ρ ω o
C0 xo Ε X X C|_
CD X •H (0 b
K) ffi 0) E t- ra ra A-
θ’ Ε O (0 x c
ra -s p ra ra ra
> CD O co x co Ό
p ra ra u- x ro ra
Q) r-CZ to ra ω
CD X rH C0 CD 7. Ρ P •H
X ·Η O O O co ρ ω ro
O Ct~ 0- Ο X αχ ra cl e;
0- ra
ro c
ro CD
o E
•H ra
rH E
XO P
X O
(D <4-
E •H
C ra
to ro X
ro rH
P CD O
X Ci-
•H ro
ti- ro ro
X c
co (0
ro -p ro
X CO ro
ro ra
·>□ P P
CD P ra
OX ra □.
la ro <· P
CM X)
LA (0
Cxl XI
H
212
Rsf: AJ9B/SPY/W.106
3504 - W.106
-10Tabela 1 (cont
CD to
ro i 73 \
TJ ·Η E
(3 CO s E (3
τι □ co to ω r4 ΙΛ
•h a ca ro I <K •4
U CD 73 P rP ΙΛ tA
O TJ J3 (0 -to
rp 3 -ri -P □
ro co ιοί ¢- O OI
la TJ tK E X0
ω ω 1 l 1 P|
TJ TJ ·. H -r4 1 CD
r-1 P Pi 0) O -P
ro p xj ro ro a Ci_ c
•H C -P l·. CO CD
O -P CD C0 •Η ·Η (0 E
C □ = c 13 TJ o CD
<D TJ ro cu -P
P O D P ω c &
CD P P -P ro -p 0) <3
Cu n. C JC c E Cl·.
CO O r—| 0) CO <P
C O C0 -P ro E rp c
fl C 'r P E E QJ •H (0
Pi KJ (D •Η E Cl·- J3
-p to ·» P E r-4 P CD rp
(0 P rP O to O
d CJ (3 0 C3 Ci_ (3 CO <u
TJ -4 -P -P TJ ·Η TJ
rp KJ O C 73 KJ
to XO Ξ -P □ ro O -C o’-s ro c
ω +> ΙΛ •P
20 CD 10 E ΙΛ CD rp Ch co co
O G o ro ro o
KJ -—Pi (D ro o- CD P CO
5 10 TJ TI 73 P P
Pi co ro ct. ro ro ro (D
CD Pi JC U) «4-? LI CO a
C0 J3 rP C0 C0 •H C0 •H t= co
TJ -ri 3 O o co ro ro ro co •ri
O C|_ Cu CJ TJ £ P (0 sz P 73
C0|«H| X 1 1
E E E •r4 È O
•ri 3 E ω <4- O 73
rp rP TJ o O ro
cr m a G E
tD a 73 (D < E •rp ω E •r|
“4 -P 3 X
l.j 's^zz ro
o 73 E P
rP rP ro-r-v o TJ ro O a
(0 (3 dljO^ pj O
-p > -ri □ CM C0 P
CD rp cr X Pi o o CO o E
sz E Ξ3 E 3 cr σ O pP E
cd ro c· E co -P c
TJUr* CO CD CM c CD C3
LTi CD 73 Q) Ξ rp
o ro o ·· a E *r4
*» JCZ ·Η rp C0 «o 01 ro P CD
O \O r“4 C X (D S rp ατο
JTO
o>
ro Z—S
r—! E
•H CM
E > rp r-4
P • r-H O
o ω απ >
u. TJ E .
o E ‘ÈÀ σι
co O <0 o
ro V* o
Pi TJ CM MD
X) □ - rp
Ή Pi t
Lu. TJ E
(D C σι
TJ O 'S<rP
rp CM O t>
Ό >, CD >
CL Σ- kO rp
E| tA
ω o CM
X r-4 IjJ D. r-4 rp
CM
r.
rp
E
ro P 0)
o -P
Cu c
co (D E
co CD
P E
J3 P
•rP O CO
cu <u -C
ω *r| r-4 C 0
KJ 3 cu
n >..O ω ro c
in CT
Ch CO CO
ω 73 KJ ro to
73 -P P
CO co ω cá Q.
•rp P co
ro P ·Η
CO TJ
o E
o> cr
CD CM E rp
TJ o
E rp O
KJ -P
P □ * c
J3 O ro
•ri rp P Ξ
CU ro -p •H
> ro P
CD X0 E a
73 73 40 E
•rp -H O
CO X 73 ro
n □ C G) ω
r-4 ui 73 73
CT
ΙΛ
ΓΛ 0) O ·Η ·Η CJ □ r-4 rp 73 73 r~! D_i—I Q.C0 '•j r-4
212
Ref. A3BB/SPY/W.1Dó
3504 - VJ.106
Tabela 2 - Dispersão de partículas de granalha pesada na espuma
ω ι p| ω
X -rl a X co CO
ο ω α 0
no ω x co E~ Ξ
•rl CL ffl CO r-l 3 ϋ O
o cn η μ co cn
ο η o c xo o r-l
r—1 o o « •x
ω cd no μ p G tA C3
n o>-p cn cd rd
0
ω| ι σ co| Mi Μ ι cz u.
l·- 0 X c 0 C 0 C a
ω O.H © 0 0 0 ra ra α
c Ο ·Η P •rl Ε X •Η E -C ω
0 0 Lu 0 +> □ O r~l O 0 r-| O
f-4 JZ Ή 0- Ξ O Cl- E O
•P rH ffl P 0) P P- P 0- C3
ra n cu -p 0 O 0 O C
0 C -PC X 0- 0 X Cl- 0
c 0 P 0 ω f—j Ή CZ i—~í Ή C O
Ρ Ο Ε E 0 C 0 C X
to cn -p i-ι C □ 0 C □ CO •r|
0 O CO 0 0 C0 0 C0 X
ιο ω η o -p POP P 0 P c
(_hO Ο Ρ Ο*“·>· cn ω σι ω 0
0 P -P -P CO 0 CL 0 O. Q
5 0 CL □ o a η ω 0 X © X
Ρ -Η Ο Ξ n n 0 -η X 0 -rl 0
0 CJ O 0 -H -ρ n •p n
co c ω ρ p >5. co '-λ ω o
n <ω 0 ο ο ω r-l d 0 MJ tO 0 c
O P P'-—' C|_ Cu O\ P -P □X P -P 0
P
•H
0 0r—X 0^~χ 4J
O E E 0
•rd O E O E 0
G X X ♦H
<0 0 CO 0 C- H
P fd vx P »· O
0 •rl CM •rd r—| Q
CJ 0 1 0 1
C O- c o 0
0 G) ·* 0 ·» X
X CL rd απ
r-4 0
0 0
c σι cn r-l
0 0
P LA D O
CJ Mj *rl
-P
P
0
O.
<0 0
•H X
o n
0 P 0
η η E J0
•H □ 0 P
10 H G3
O> 0 <-i cn σι Q
ra n 0
rd · LA LA •H.
O CO CL <j· Q
E 0 E
P P O 1
O XI CJ
Lu -H ΙΛ
Lu E
E 0
r-|
CM 0
rd X
O o
1-
0 c σι cn
η o
r-l la cn
Ό >> IA n
Q. VC Η rd
o
«—1
CL
E LA MJ
0 r-l r-l
X
UJ
ω|χ-ιΙ 0 0
X -P 0
P 0 E
0 0 X O o a ω
X CL-H
X ia o Ε Ξ
0 0 c •X rx □ CJ
n x 0 IA LA
0 CL —1 MJ CM
η o x ra 1 l r-l
•H «0 0 □ Ξ E
CJ CJ3 £Q CJI E E 0
Ο ·Η 0 X0 P
r-l C0 r-l CM -P 0
0 O 0 G •x c
CL CJ 0 LU
toj
CL 10 I
O J
0 0 ϋ
•r-l r-l X-l
CJ □ -P
c t fd
«D P 0
P O □.
ω 0 Cu
Ct- X 0
0 r-l 0 X
C O X
0 Cl— 0
P 0 E
-P (0 •Η P
n CJ P □
0 C 0 Ci—
C P <0 Ρ ·Η
o X 0 C 0
0 -P C CL □ X
0 □ 0 © r-l
ΙΟ Ό -P 0 □ □
o o 10 Cu
0 P 0 0 0
> CL E 0 P 0
P □ 0 C
0 o X 0 £1
0 C p 0 0
X 0 0 0 -r-l 0
O P ΞΞ CL CJ r-‘í
^χ-χΟΖ-χχ-χ ^χζ-χζ-χ.-χ ---------
0 1
X ·-! 1
•rd ·Ρ E •rl
-p C0 E -Ρ E E
0 0 0 E
.0 -rl CM 0 CM
r-d cd •rl CM r-d
0 ------- r—í*'’'' f—|
P Cl E Ο E-z
•rl Ε O CL E
o 0 © Pz—x Or~> P-—X
Ϊ0 x n la n . 0 CA P · X *
O 0 | ·Η E X | X E •r| G
0 E tó CM > <0 CM ·Η <0 > <0
rd 0v_j -rl O'—' U, .H X -rl
0 O r-l 0 X 0 X O X
E X □ O X r-i □ © ω n
P Ο X Ξ 0 X X E -Ρ E
o 0 «rl -r| 0 x O *fd _e> •rl 0 -x.
Lu CL-P η p Η Ό 0 S r-l P J
r-l P C X •POP P -O
O 0 0 -H CM f-i Cu -Q rd © Ή r-|
CL CL Q-$— r-d 0 CL -rl r-4 CL tf— rd
X CL X 0-
© 0) 0 0 - 0 B O -
XX X . 0 © · XX»
O Cl X O X CL n.
cn σι c cn Ξ C tu cn cn G
0 o \ □
O LA Ρ O O O P Fn o CM <t o
MJ IA MJ CA Γ-l LA
r-l £L
LU
Γr-|
CO I—I ca r-l
Rocha, vulcânica expandida tratada termicamente vendida por Silver Perl Prcducts Harrogate, Inglaterra
X
6‘6 212
Ref: AJB3/SPY/W.106
3504 - W.106
-12EXEMPLO 20
Carregou-se numa célula de flutuação de espuma de Denver da tipo acima descrito, a seguinte formulação
3,0 kg de fibras de latão com 90 yx-m de diâmetro e 12,5 mm de comprimento e com uma velocidade de deposição de 5 c m/ s.
4,2 kg de fibras de vidro com 11 de diâmetro e 13 mm de comprimento.
11,3 kg de pó de poliprapileno comercializado por ICI do tipo PXC81604.
450 1 de água.
450 ml de agente tensioactivo comercializado sob a marca registada Triton X-100 por Rohm e Haas.
Após obtenção de uma suspensão espumificada do modo atrás descrito, transferiu-se a suspensão para a câmara do terminal húmido da máquina de papel da instalação piloto onde se produziu uma tela. Após secagem, a tela pesava 1040 g/m e apresentava uma distribuição uniforme das fibras.
Consolidou-se em seguida a tela, a quente e sob pressão, para produzir após arrefecimento, uma folha reforçada rígida em que se via claramente que as fibras de latão estavam homogeneamente e uniformemente distribuídas.
EXEMPLO 21
Produziu-se uma folha consclidade de modo idêntico ao descrito no Exemplo 20 mas utilizando a seguinte formulação
4.2 kg de fibras de Bronze com uma secção crescente, com um diâmetro efectivo de 40 yvm, de 3 mm de comprimento e com uma velocidade de deposição de 1,5 cm/s.
5.3 kg de fibras de vidro com 11 de diâmetro, 13 mm de comprimento.
11,9 kg de pó de polipropileno comercializado pela ICI como tipo PXC81604.
212
Ref: A3B3/SPY/W.106
3504 - Μ.106
-13450 1 de água.
1,3 1 de um agente tensioactivo com o nome comercial de Nansa, comercializado por Albright e Wilson Ltd.
A tela obtida no terminal húmido da instalação piloto pesava, após secagem, 330 gramas por metro quadrado. Ouan do se consolidou a tela a quente e sob pressão, produziu-se, por arrefecimento, uma folha reforçada rígida em que as fibras de bronze se podiam claramente ver como distribuídas ho mogeneamente e uniformemente.

Claims (8)

1 - Processo de preparação de uma folha homogénea a partir de elementos particulados (partículas, agregados particulados, fibras, flocos fibrosos ou misturas destes e outros tipos diferentes), em que pele menos alguns deles poss_u em uma mobilidade vertical inerente (velocidade à qual se mo ve na água um elemento particulado numa direcção descendente ou ascendente), em água à temperatura e pressão normais, de cerca de 1 a cerca de 21 cm/s, caracterizado por compreender os passos de se preparar uma dispersão espumificada dos refje ridos elementos particulados, e se depositar e drenar a refe rida dispersão num suporte foraminoso.
2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por as referidas partículas possuírem mobilidades ver ticais entre 5 e 13 cm/s.
3 - Processo de acorda com a reivindicação 1, caracte rizado por os referidos elementos particulados compreenderem partículas metálicas.
4 - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2 ou 3 caracterizado por se incluírem vários tipos de elementos particulados que possuem diferentes mobilidades verticais inerentes.
έ6 212
Ref: AJBB/SPY/W.106
3504 - 'd. 106
5 - Processo de acordo cor. a reivindicação 4, caracte rizado por os elementos particulados compreenderem uma mistu ra de elementos que flutuam e elementos que se depositam em água.
6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a dispersão espumificada ser aquosa e ter uma viscosidade de pelo menos 22 segundos quando medida pelo copo Ford tipo B-4 a 20Θ0 de acordo com a Norma Britânica N9. BS1733 ou uma viscosidade equivalente quando determinada ds acordo com a Norma Britânica BS3900-A6,
7 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a dispersão espumificada possuir um teor de ar de pelo menos 55 a e ser constituída por bolhas com um tamanho médio de 0,2 mm.
8 - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracte rizado por a dispersão espumificada ter um teor de ar de pelo menos cerca de 65/>.
PT84906A 1986-05-27 1987-05-19 Processo para a preparacao de uma folha homogenea PT84906B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB868612813A GB8612813D0 (en) 1986-05-27 1986-05-27 Layer forming technique

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84906A PT84906A (en) 1987-06-01
PT84906B true PT84906B (pt) 1990-02-08

Family

ID=10598475

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT84906A PT84906B (pt) 1986-05-27 1987-05-19 Processo para a preparacao de uma folha homogenea

Country Status (18)

Country Link
US (1) US4969975A (pt)
EP (1) EP0247784B1 (pt)
JP (1) JP2666137B2 (pt)
KR (1) KR950000079B1 (pt)
AT (1) ATE82605T1 (pt)
AU (1) AU606340B2 (pt)
BR (1) BR8702664A (pt)
CA (1) CA1282912C (pt)
DE (1) DE3782682T2 (pt)
DK (1) DK169630B1 (pt)
ES (1) ES2035052T3 (pt)
FI (1) FI872308A7 (pt)
GB (1) GB8612813D0 (pt)
GR (1) GR3006538T3 (pt)
IE (1) IE61059B1 (pt)
NO (1) NO175296C (pt)
PT (1) PT84906B (pt)
ZA (1) ZA873344B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8618736D0 (en) * 1986-07-31 1986-09-10 Wiggins Teape Group Ltd Electro magnetic interference shielding
DE69124214T2 (de) * 1990-12-05 1997-08-07 Ppg Industries Inc Nassgelegtes faseriges thermoplastisches Material und wässrige Dispersion zu dessen Herstellung
EP0912292B1 (en) * 1996-05-03 2001-12-12 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method for manufacturing abrasive articles
JP4150078B2 (ja) * 1996-05-03 2008-09-17 スリーエム カンパニー 多孔質研磨用製品の製造方法
EP0912294B1 (en) * 1996-05-03 2003-04-16 Minnesota Mining And Manufacturing Company Nonwoven abrasive articles
US6261679B1 (en) * 1998-05-22 2001-07-17 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Fibrous absorbent material and methods of making the same
US7790292B2 (en) * 1999-05-18 2010-09-07 Sabic Innovative Plastics Ip B.V. Polysiloxane copolymers, thermoplastic composition, and articles formed therefrom
US6572736B2 (en) 2000-10-10 2003-06-03 Atlas Roofing Corporation Non-woven web made with untreated clarifier sludge
US11591755B2 (en) 2015-11-03 2023-02-28 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Paper tissue with high bulk and low lint
AU2017382784B2 (en) 2016-12-22 2022-10-20 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Process and system for reorienting fibers in a foam forming process
MX2019012303A (es) 2017-04-28 2020-02-05 Kimberly Clark Co Laminas fibrosas formadas por espuma con fibras cortas rizadas.
AU2017441040B2 (en) 2017-11-29 2023-12-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Fibrous sheet with improved properties
CN112469857B (zh) 2018-07-25 2022-06-17 金伯利-克拉克环球有限公司 用于制备三维泡沫铺设的非织造物的方法

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2388187A (en) * 1941-02-24 1945-10-30 Thermoid Company Method of manufacturing friction facing and like materials
US2653870A (en) * 1949-10-22 1953-09-29 Richard P Kast High-strength paper and method of making
US2892107A (en) * 1953-12-21 1959-06-23 Clevite Corp Cellular ceramic electromechanical transducers
US2795524A (en) * 1954-11-02 1957-06-11 Du Pont Process of preparing a compacted nonwoven fibrous web embedded in a copolymer of butadiene and acrylonitrile and product
US2962414A (en) * 1956-03-05 1960-11-29 Hurlbut Paper Company High strength specialty papers and processes for producing the same
US3216841A (en) * 1962-04-30 1965-11-09 Clevite Corp Metal slip casting composition
GB1058932A (en) * 1962-08-04 1967-02-15 Bayer Ag Paper-like elements
NL296324A (pt) * 1962-08-06
NL6504872A (pt) * 1964-04-17 1965-07-26
US3494824A (en) * 1965-12-27 1970-02-10 United States Gypsum Co Foamed water felted insulation and building product
GB1129757A (en) * 1966-05-31 1968-10-09 Wiggins Teape Res Dev Method of producing a thixotropic liquid suspending medium particularly for the forming of non-woven fibrous webs
DE1959757U (de) * 1967-02-13 1967-05-03 Frenzelit Asbestwerk Asbest-weichstoffdichtungsbahn- oder -platte.
DE1619252C3 (de) * 1967-10-19 1978-04-06 Enka Ag, 5600 Wuppertal Kunstleder und Verfahren zur Herstellung desselben
US3607500A (en) * 1969-06-04 1971-09-21 Du Pont A molding fibrous webs
BE755406A (pt) * 1969-08-27 1971-03-01 Wiggins Teape Res Dev
GB1329400A (en) * 1971-05-14 1973-09-05 Gen Motors Corp Headlamp wiper systems for motor vehicles
GB1347071A (en) * 1971-07-01 1974-02-13 Starch Products Ltd Paper fillers
GB1329409A (en) * 1972-04-06 1973-09-05 Wiggins Teape Research Dev Ltd Method of and apparatus for manufacturing paper or other non- woven fibrous material
US4007083A (en) * 1973-12-26 1977-02-08 International Paper Company Method for forming wet-laid non-woven webs
NO762394L (pt) * 1976-07-16 1977-01-18 Aku Goodrich Chem Ind
JPS5823573B2 (ja) * 1978-07-05 1983-05-16 株式会社京三製作所 計量装置付き区分棚
JPS5540878A (en) * 1978-09-19 1980-03-22 Takasaki Paper Mfg Method and apparatus for producing porous thick fibrous composite material
CA1153512A (en) * 1979-06-04 1983-09-13 Armstrong World Industries, Inc. Asbestos-free rubberized flooring felt
US4286977A (en) * 1979-10-15 1981-09-01 Max Klein High efficiency particulate air filter
CA1172414A (en) * 1981-02-10 1984-08-14 Warren J. Bodendorf High temperature gasketing material incorporating organic fibers
US4503116A (en) * 1981-02-23 1985-03-05 Combe Incorporated Dental adhesive device and method of producing same
FR2508842A1 (fr) * 1981-07-02 1983-01-07 Arjomari Prioux Feuilles de surface pour revetement de pieces plastiques
US4383154A (en) * 1982-09-03 1983-05-10 Carlingswitch, Inc. Positive action rocker switch
DE3420195A1 (de) * 1984-05-30 1985-12-12 Friedrich 2807 Achim Priehs Verfahren zum herstellen von daemmaterial aus altpapier und/oder pappe
US4643940A (en) * 1984-08-06 1987-02-17 The Dow Chemical Company Low density fiber-reinforced plastic composites

Also Published As

Publication number Publication date
EP0247784A3 (en) 1989-03-01
ATE82605T1 (de) 1992-12-15
NO175296B (no) 1994-06-20
JP2666137B2 (ja) 1997-10-22
NO872194L (no) 1987-11-30
NO175296C (no) 1994-10-05
JPS636189A (ja) 1988-01-12
EP0247784B1 (en) 1992-11-19
KR870011310A (ko) 1987-12-22
IE61059B1 (en) 1994-09-21
DE3782682T2 (de) 1993-04-01
DK169630B1 (da) 1994-12-27
US4969975A (en) 1990-11-13
AU606340B2 (en) 1991-02-07
FI872308L (fi) 1987-11-28
KR950000079B1 (ko) 1995-01-09
NO872194D0 (no) 1987-05-26
CA1282912C (en) 1991-04-16
DK266287D0 (da) 1987-05-26
AU7345987A (en) 1987-12-03
PT84906A (en) 1987-06-01
DE3782682D1 (de) 1992-12-24
FI872308A7 (fi) 1987-11-28
IE871195L (en) 1987-11-27
ES2035052T3 (es) 1993-04-16
FI872308A0 (fi) 1987-05-25
GR3006538T3 (pt) 1993-06-30
BR8702664A (pt) 1988-02-23
DK266287A (da) 1987-11-28
ZA873344B (en) 1988-01-27
GB8612813D0 (en) 1986-07-02
EP0247784A2 (en) 1987-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT84906B (pt) Processo para a preparacao de uma folha homogenea
Caniato et al. Acoustic and thermal characterization of a novel sustainable material incorporating recycled microplastic waste
US2717841A (en) Bonded glass fiber product and method of making same
Lagerwerff et al. Hydraulic conductivity related to porosity and swelling of soil
Prodi et al. Measurements of thermophoretic velocities of aerosol particles in the transition region
GB2111093A (en) Shaped articles composed of a mineral binder and reinforcing fibres embedded therein
US2785728A (en) Article of manufacture and method and apparatus for producing same
US3484279A (en) Coating of sheet material
US3337669A (en) Apparatus and methods for producing panels of mineral fibers
US2665450A (en) Method and apparatus for continuous production of absorbing material
Harris Syngenetic chert in the Middle Ordovician Hardy Creek limestone of southwest Virginia
US2750317A (en) Method and apparatus for making non-woven fabric
GB1172923A (en) Lightweight Building Material
US2051731A (en) Process for preparing paving material
US2502137A (en) Apparatus and method for cleaning and humidifying gaseous fluids such as air
US2503067A (en) Method for forming mineral wool products
GB946609A (en) Fire retardant acoustical tile
Jalota et al. Liquid component of evaporative flow in two tilled soils
SE8206774D0 (sv) Kompositprodukt omfattande en fibermatta vars ena huvudyta er forbunden med ett skikt av skummaterial, samt forfarande for framstellning derav
Zicherman et al. Microstructure of wood char: Part 2: Fire retardant treated wood
DE60302210T2 (de) Faserverstärktes Bauelement und Verfahren zu dessen Herstellung
Bates et al. Ultrastructural observations on some dendroid and graptoloid graptolites and on Mastigograptus
Vortisch et al. Surface structures formed by wind activity on a sandy beach
SU704893A1 (ru) Способ сортировки перо-пухового сырь
SENOO et al. Study on Heat Conduction Properties of Clothing Materials (Part 1) Measurement of Effective Thermal Conductivity of Fabrics