PT81217B - Processo para a preparacao de uma nova combinacao contraceptiva com efeito sinergico - Google Patents

Processo para a preparacao de uma nova combinacao contraceptiva com efeito sinergico Download PDF

Info

Publication number
PT81217B
PT81217B PT81217A PT8121785A PT81217B PT 81217 B PT81217 B PT 81217B PT 81217 A PT81217 A PT 81217A PT 8121785 A PT8121785 A PT 8121785A PT 81217 B PT81217 B PT 81217B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
benzamide
preparation
synergistic effect
estrogen
Prior art date
Application number
PT81217A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81217A (fr
Original Assignee
Ile De France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ile De France filed Critical Ile De France
Publication of PT81217A publication Critical patent/PT81217A/pt
Publication of PT81217B publication Critical patent/PT81217B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/56Compounds containing cyclopenta[a]hydrophenanthrene ring systems; Derivatives thereof, e.g. steroids
    • A61K31/565Compounds containing cyclopenta[a]hydrophenanthrene ring systems; Derivatives thereof, e.g. steroids not substituted in position 17 beta by a carbon atom, e.g. estrane, estradiol

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
  • Investigation Of Foundation Soil And Reinforcement Of Foundation Soil By Compacting Or Drainage (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)

Description

Descrição do objecto do invento que
SOCIÉTé d'i5tudss scientifioues et INDUSTRIELLES DE L'ILE-DE-FRANCE, francesa, industrial com sede em 46 Boulevard de Latour-Maubourg75340 PARIS CEDES 07, França pretende obter em Portugal, para: "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UMA NOVA COMBINAÇÃO CONTRACEPTIVA COM EFEITO SINÉRGICO"
O presente invento refere-se a um processo para a preparação de uma nova combinação contraceptiva com efeito sinórgico.
0 presente invento refere-se a uma combinação contraceptiva sinérgica, constituída por uma benzamida hiperprolactinemiante, tal como a SULPIRIDE ou N-£(l-etil-2-pirrolidinil)-metilJ-2-metóxi-5-sulfamoil-benzamida e por um progestativo de síntese,
A Sulpiride é essencialmente conhecida pelas suas propriedades psicotrópicas. Observou-se que, em doses usuais em psiquiatria (100 a 1000 mg por dia), aparecia um efeito contraceptivo. Todavia, o seu uso para fins de controlo da fertilidade não se expandiu em virtude da posologia, relativamente elevada, necessária para uma protecção satisfatória e dos resultados dos ensaios clínicos que concluem . existir um período de carência de cerca de dois meses antes de se obter uma contracepção perfeita (D. BUVAT e col.,Rev. Fr, Gynecol, Obstet., 71 (l), 53 “ 6l)·
A utilização de psicotropos para fins conceptivos só foi preconisada sob a forma de composições para aplicação
56647
146
local até hoje. Citam-se por exemplo os Pedidos Internacionais de Patente de CORMIER (publicações PCT 8l/O3421 e 83/OOO86) que descrevem preparações para uso intravaginal ou intra-uterino compreendendo um derivado psicotropo, por exemplo, do tipo de fenotiazina ou de benzodiazepina, associado com uma espuma, geleia ou outro veículo farmacêutico usual para uso externo.
0 princípio consiste em substituir (ou em completar) o composto espermicida usual por um psicotropo suseeptível de penetrar através da membrana do espermatozóide e impedir assim a sua acção de fecundação, inibindo a sua activação pela calmodulina.
É conhecido como se pode utilizar progestativos de síntese para fins contraceptivos. Distinguem-se três tipos de utilização destes compostos:
1) utilização quotidiana em doses muito fracas
Em doses muito baixas, este processo tem como efeito modificar o humor cervical e impedir a acessibilidade dos espermatozóides * Com estas doses, ele perturba igualmente e secreção das gonadotrofinas (FHS e LH) de maneira variável de acordo com os pacientes, apresentando os seguintes inconvenientes:
- eficácia não total, sobretudo no início de utilização
- hemorragias
- supressão da hemorragia de privação (pseudo-ciclos menstruais normalmente obtidos por um tratamento intermitente) constituindo um conforto psicologicoo
Cita-se o Norgestrel (à razão de 30 pg por dia) ou noretindrona (à r^-zão de 300 ^ig por dia), como exemplos dum tal tratamento.
2) utilização durante 21 dias por ciclo em doses fortes
-2-
56647
146
Ο efeito contraceptivo obtido pela administração de progestativos de acordo com este processo resulta do bloqueio da secreção das gonadotrofinas, por exemplo, por 2 mg (por dia) de diacetato de etinidilo durante 21 dias. Possui os seguintes inconvenientes:
- atrofia profunda e efeitos imprevisíveis sobre o endomótrio originando metrorragias persistentes ou uma ausência de menstruações entre cada cura
- a tolerância clínica do método ó considerada como muito aleatória e ó mal aceite por uma proporção elevada de pacientes.
3) utilização sob a forma de "depósito”
Este processo consiste em efectuar uma injecção mensal de acetato de medroxiprogesterona (conhecido por exemplo sob a designação de DEPOPROVERA ) que possui os seguintes inconvenientes não reversíveis enquanto se sente o efeito da injecção:
- desaparecimento do ciclo menstrual
- hemorragias irregulares ou prolongadas
- incerteza do momento de volta da fertilidade, depois de o tratamento terminar.
tí igualmente bem conhecido que um certo número de preparações contraceptivas associam um progestativo e um estrogónio (geralmente, etinil - estradiol)· No entanto, a parte estrogénica destas associações ó considerada como responsável por certas perturbações dos metabolismos e pode provocar acidentes trombo-embólicos. Como consequência, não se pode recorrer em todos os casos a este tipo de associação como agente contraceptivo, sendo a fracção estrogónica fortemente contra-indicada em certos pacientes.
De acordo com o presente invento, propõe-se uma combinação sinórgica que assegura desde o início uma contracepção eficaz sob doses fracas e que permite diminuir consi356.647
146
deravelmente os efeitos secundários e compreendes
- Uma benzamida
escolhida em função dos seus efeitos atenuados sobre o sistema nervoso central e em função de potentes efeitos periféricos, nomeadamente endócrinos; estas benzamidas escolhidas entre as que não são cataleptigénicas possuem a característi ca de serem muito activas sob fracas doses sobre o bloqueio do estro, o que traduz um impacto importante sobre o eixo hi potálamo-hipofisário.
Entre outras, citam-se
1) A Sulpiride que, sob a dose de 1 mg/kg, determina um aumento superior a 200 $ do número de dias do dioéstro na ratazana:
2) a N-(l-alil-2-pirrolidil-metil)-2,4-dimetóxi-5-sulfamoil-benzamida;
3) a N-(l-etil-2-pirrolidil-metil)-2-metóxi-4-amino-5-etilsulfonil-benzamida;
4) a N-(l-alil-2-pirrolidil-metil)-2-metóxi-4-amino-5-metilsulfamoil-benzamida;
5) a N-(l-metil-2-pirrolidil-metil)-2-metoxi-4-amino-5-etilsulfonil-henzamida.
Os resultados obtidos com as benzamidas atrás citadas são indicados na Tabela I (página 8).
- Um progestativo
escolhido de preferência entre o Norgestrel, o diacetato de etinodiol, a Medroxiprogesterona, a Noretindrona.
Entre as mães que aleitam os filhos, a lactação determina um período de infertilidade a princípio muito acentuado, devido à completa inactividade do ovário, na fase inicial a seguir ao parto. Depois, como consequência duma diminuição do número de mamadas (e portanto do estímulo provocado pela sucção), segue-se um período de infertilidade relativa com retoma da actividade do ovário mas com uma fa- 4 -
56647
146
se luteal anormal, O mecanismo desta infertilidade é ainda objecto de investigações mas invoca-se a elevação da prolactina subsequente à mamada, como causa possível.
A prolactina poderia agir sobre o hipotálamo suprimindo a retroacção positiva dos estrogénios responsáveis pela ovulação e provocando a retroacção negativa dos esteroides gonádicos sobre a secreção das gonadotrofinas. Por outro lado, a prolactina poderia actuar ao nível do ovário, inibindo a acção das gonadotrofinas sobre o crescimento folicular, sendo as fase luteais subsequentes anormais em virtude dum mau desenvolvimento folicular (Mc Neilly e col.
J. Reprod. Fert. (1982) £5, 559-569).
A hipofertilidade provocada por certas benzamidas deriva indubitavelmente do seu efeito hiperprolactinemiante. No entanto, pode acontecer que o seu efeito de bloqueio do estro não dependa somente da taxa de prolactina no soro mas também da inibição da secreção de LH-RH. Um tal mecanismo é evocado por Hermand e col» (”L’Encéphale”, 1975 -I- 375 - 382).
Tendo em linha de conta estas observações e o efeito inibidor conhecido dos progestativos sobre a secreção das gonadotrofinas, surgiu a ideia de lhe associar uma benzamida hiperprolactinemiante em pequena dose.
Os resultados clínicos mostraram que se verificava então um efeito de sinergia, permitindo utilizar doses mais pequenas de cada um dos componentes. A posologia diária de 5 a 25 mg de Sulpiride (em média, 10 mg) associada com 5 a 25O ^u.g de Noretisterona tomada como exemplo de progestativo, isto é, no máximo metade das doses usuais, permite uma contracepção completa com uma maior margem de segurança 0 interesse duma tal combinação é o de propor uma ”pílula de arranque”, utilizável durante um até três meses no início da contracepção, permitindo evitar os inconvenientes dos contraceptivos anteriormente descritos (garantindo de
-5-
56647
146
maneira particular uma segurança imediata e evitando as hemorragias frequentes), seguindo-se uma contracepção clássica puramente progestativa, quando a ovulação está bloquea da de maneira certa.
Um outro interesse apresentado pelo presente invento reside na possibilidade de ser utilizado entre as populações que fazem o aleitamento durante longo tempo, como acontece nos países em desenvolvimento. Com efeito, a contra cepção estro-progestativa geralmente prescrita às mães que fazem o aleitamento nestes países seca pouco a pouco a lactação. Esta inibição da lactação, combinada com uma má utilização frequente da contracepção estro-progestativa, pode provocar uma restauração prematura da fertilidade e paradoxalmente fazer aumentar o número de nascimento.
Neste contexto, é de considerar uma combinação que permite ao mesmo tempo efectuar uma contracepção segura e a manutenção da lactação, na medida em que o espaçamento dos nascimentos e o aleitamento natural são factores de luta contra a mortalidade infantil nos países em desenvolvimento.
Um terceiro desenvolvimento do invento também apresenta interesse. Com efeito, a adição duma muito pequena quan tidade de estrogénio à combinação de acordo com o presente invento permite obter uma "pílula fisiológica", isto é,estabelecer um ciclo que imita o ciclo menstrual normal com alguns dias de hemorragia regular quando da interrupção do tratamento depois de três semanas de tratamento. Além de uma protecção contraceptiva completa, com doses muito diminutas das substâncias utilizadas (no máximo, 15 Jig de et ini 1-estradiol enquanto os contraceptivos actualmente comercializados com doses mais pequenas contêm 30 jig) detém-se um conforto psicológico devido a "menstruações" normais garantidas por uma medicação regular.
Como variante, pode utilizar-se um progestativo de síntese tal como o Linestrol que tem uma acção estrogénica in-656.647
146
trxnseca eliminando-se assim a necessidade dum estrogénio.
A fim de se ilustrar o presente invento de maneira não limitativa, referem-se os seguintes exemplos:
Exemplo 1: Utilização dum progestativo
Numa gélula ou num comprimido inerte, cuja fabricação é em si conhecida, incorporam-se:
Noretisterona
Sulpiride
150 ns
10 mg
Excipiente
qs para 500 mg
Exemplo 2: Utilização dum progestativo com actividade estrogenica
Linestrol
Sulpiride
Excipiente
qs para
250 «um
10 mg
500 mg
Exemplo 3: Utilização dum progestativo e dum
estrogenio
Norgestrel 15 Aig
Sulpiride 10 mg
Etinil-estradiol 15 Alg
Excipiente qs para 500 mg
Todas as formas galênicas usuais, tais como comprimidos, cápsulas susceptxveis de conter os elementos de acordo com o presente invento podem ser utilizadas para a sua aplicação.
A duração de utilização depende da apreciação do médi- 7 -
56647
146
co mas em geral recomenda-se um máximo de três meses sempre que se utilize o presente invento como precursor de contracepção progestativa pura clássica quer ela se faça sob a forma de absorção quotidiana (cápsulas comprimidos) ou sob a forma de administração de "longa duração" (injecção mensal, por exemplo).
TABELA I
Composto com 1 mg/kg Aumento do número de dias diestro
1 + 231
2 + l68
3 + 251
4 + 164 #
5 + 157 %
O depósito do primeiro pedido para o invento acima descrito foi efectuado em 10 de Outubro de 1984 sob o nS. 84402033.9, como patente europeia.
. -

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1-. - Processo para a preparação de uma nova combinação contraceptiva com efeito sinérgico, caracterizado pelo fac-856.647
    146
    to de se empregar uma benzamida hiperprolactinemizante tal como o SULPIRIDE ou N-/”(l-etil-2-pirrolidinil)-metil7~2-metóxi-5-sulfamoil-benzamida e um progestativo de síntese em doses pequenas, eventualmente associados com um estrogénio.
  2. 2* - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a benzamida ser o Sulpiride.
    - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de compreender 5 a 25 mg d© Sulpiride por cada unidade galénica.
  3. 4s - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se empregar 5 a 250 /ig de Noretisterone.
  4. 5* - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o estrogénioser o etinil-estradiol.
  5. 6? - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se empregar uma dose de um estrogénio de, pelo menos, 30 >ug por cada unidade galénica.
  6. 7- - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o progestativo ser o Linestrol,
PT81217A 1984-10-10 1985-09-27 Processo para a preparacao de uma nova combinacao contraceptiva com efeito sinergico PT81217B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP84402033A EP0177654B1 (fr) 1984-10-10 1984-10-10 Association synergique contraceptive

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81217A PT81217A (fr) 1985-10-01
PT81217B true PT81217B (pt) 1987-09-30

Family

ID=8192919

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81217A PT81217B (pt) 1984-10-10 1985-09-27 Processo para a preparacao de uma nova combinacao contraceptiva com efeito sinergico

Country Status (28)

Country Link
US (1) US4639439A (pt)
EP (1) EP0177654B1 (pt)
JP (1) JPS6193119A (pt)
AT (1) ATE43499T1 (pt)
BE (1) BE903341A (pt)
CA (1) CA1256802A (pt)
CH (1) CH665953A5 (pt)
DD (1) DD238921A5 (pt)
DE (2) DE3478398D1 (pt)
DK (1) DK164442C (pt)
FI (1) FI83593C (pt)
FR (1) FR2571254B1 (pt)
GB (1) GB2165750B (pt)
GR (1) GR852428B (pt)
HU (1) HU194494B (pt)
IL (1) IL76470A0 (pt)
IN (1) IN162049B (pt)
IS (1) IS1393B6 (pt)
LU (1) LU86106A1 (pt)
MA (1) MA20544A1 (pt)
NO (1) NO169322C (pt)
NZ (1) NZ213652A (pt)
OA (1) OA08115A (pt)
PH (1) PH21798A (pt)
PT (1) PT81217B (pt)
ZA (1) ZA857524B (pt)
ZM (1) ZM7385A1 (pt)
ZW (1) ZW17785A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2617297B2 (ja) * 1986-04-28 1997-06-04 三菱電機株式会社 磁気映像再生装置
US5372996A (en) * 1989-03-10 1994-12-13 Endorecherche, Inc. Method of treatment of androgen-related diseases
US5595985A (en) 1989-03-10 1997-01-21 Endorecherche Inc. Combination therapy for prophylaxis and/or treatment of benign prostatic hyperplasia
WO1991000732A1 (en) * 1989-07-07 1991-01-24 Endorecherche Inc. Androgen derivatives for use in the inhibition of sex steroid activity
JP3350048B2 (ja) * 1989-07-07 2002-11-25 アンドルシェルシュ・インコーポレイテッド アンドロゲン関連疾患の治療方法
AU643445B2 (en) * 1989-07-07 1993-11-18 Endorecherche Inc. Combination therapy for prophylaxis and/or treatment of benign prostatic hyperplasia
AU4258493A (en) * 1992-05-21 1993-12-13 Endorecherche Inc. Inhibitors of testosterone 5alpha-reductase activity
CN1507451A (zh) * 2001-04-20 2004-06-23 �±Ȱ·�ķ�ɷ����޹�˾ 可用作前体药物的修饰环孢菌素及其应用

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4067975A (en) * 1975-08-04 1978-01-10 Yu Ruey J Treatment of psoriasis with 6-aminonicotinamide and thionicotinamide
CA1199273A (en) * 1982-07-15 1986-01-14 Ctibor Schindlery Anti-inflammatory composition

Also Published As

Publication number Publication date
HUT39601A (en) 1986-10-29
FR2571254B1 (fr) 1990-01-12
ZM7385A1 (en) 1986-03-27
IN162049B (pt) 1988-03-19
DE3535396A1 (de) 1986-04-10
CH665953A5 (fr) 1988-06-30
GB2165750A (en) 1986-04-23
MA20544A1 (fr) 1986-07-01
IS3043A7 (is) 1986-04-11
DD238921A5 (de) 1986-09-10
LU86106A1 (fr) 1986-03-24
DK164442B (da) 1992-06-29
FI83593B (fi) 1991-04-30
DK164442C (da) 1992-11-16
DK461485D0 (da) 1985-10-09
PT81217A (fr) 1985-10-01
JPS6193119A (ja) 1986-05-12
IL76470A0 (en) 1986-01-31
OA08115A (fr) 1987-03-31
NO169322C (no) 1992-06-10
NO854009L (no) 1986-04-11
DK461485A (da) 1986-04-11
ZW17785A1 (en) 1986-03-05
ZA857524B (en) 1986-05-28
GB2165750B (en) 1989-03-01
EP0177654A1 (fr) 1986-04-16
US4639439A (en) 1987-01-27
NZ213652A (en) 1989-06-28
PH21798A (en) 1988-02-29
BE903341A (fr) 1986-04-01
DE3478398D1 (en) 1989-07-06
FI853768L (fi) 1986-04-11
FI853768A0 (fi) 1985-09-30
HU194494B (en) 1988-02-29
IS1393B6 (is) 1989-10-31
CA1256802A (en) 1989-07-04
FI83593C (fi) 1991-08-12
NO169322B (no) 1992-03-02
EP0177654B1 (fr) 1989-05-31
ATE43499T1 (de) 1989-06-15
GB8524891D0 (en) 1985-11-13
GR852428B (pt) 1985-12-27
FR2571254A1 (fr) 1986-04-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2114621C1 (ru) Композиции и способ предупреждения зачатия
CA2450359C (en) Dosage regimen and pharmaceutical composition for emergency contraception
EP2445491A1 (de) Pharmazeutische zusammensetzung zur notfallempfängnisverhütung
PT646008E (pt) Minimizacao de hemorragias secundarias associadas a progestina
ES2279515T3 (es) Antagonistas competitivos de la progesterona para el control de la fertilidad femenina, orientado a las necesidades de uso.
PT81217B (pt) Processo para a preparacao de uma nova combinacao contraceptiva com efeito sinergico
AU747710B2 (en) Progestogen-antiprogestogen regimens
JPH05500207A (ja) 避妊を行う組成物および方法
Segal Contraceptives for the Twenty-First Century
AU644367B2 (en) Use of melatonin derivatives for effecting contraception
IL94411A (en) Compositions comprising an analog of melatonin in combination with progestogen and/or estrogen for effecting contraception
MXPA00004610A (en) Progestogen-antiprogestogen regimens
NZ244997A (en) Use of melatonin derivatives for contraception

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930831