PT742998E - Processo e instalacao para eliminar por pressurizacao o lactossoro contido em coalhada - Google Patents

Processo e instalacao para eliminar por pressurizacao o lactossoro contido em coalhada Download PDF

Info

Publication number
PT742998E
PT742998E PT96401039T PT96401039T PT742998E PT 742998 E PT742998 E PT 742998E PT 96401039 T PT96401039 T PT 96401039T PT 96401039 T PT96401039 T PT 96401039T PT 742998 E PT742998 E PT 742998E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
curd
chamber
pressure
mold
container
Prior art date
Application number
PT96401039T
Other languages
English (en)
Inventor
Christian Helaine
Original Assignee
Etude Real Vente A L Ind Servi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Etude Real Vente A L Ind Servi filed Critical Etude Real Vente A L Ind Servi
Publication of PT742998E publication Critical patent/PT742998E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01JMANUFACTURE OF DAIRY PRODUCTS
    • A01J25/00Cheese-making
    • A01J25/11Separating whey from curds; Washing the curds
    • A01J25/115Separating whey from curds; Washing the curds by discontinuous separation
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01JMANUFACTURE OF DAIRY PRODUCTS
    • A01J25/00Cheese-making
    • A01J25/12Forming the cheese
    • A01J25/15Presses therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Beans For Foods Or Fodder (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Confectionery (AREA)

Description

1
t
DESCRIÇÃO
"PROCESSO E INSTALAÇÃO PARA ELIMINAR POR PRESSURIZAÇÃO O LACTOSSORO CONTIDO EM COALHADA" A presente invenção refere-se a um processo para eliminar por pressurização o lactossoro contido em coalhada disposta num molde de queijo microperfurado colocado numa câmara estanque, assim como uma instalação para a realização deste processo.
Os moldes de queijo microperfurados são geralmente realizados em matéria plástica. Eles foram desenvolvidos para substituírem os moldes de madeira ou de metal que deviam ser utilizados com telas, e permitiram uma maior mecanização das operações de pressurização.
Os queijos obtidos actualmente em moldes microperfurados não têm todavia a qualidade dos obtidos por pressurização em moldes com tela os quais, permitindo a "mecha" do lactossoro, evitavam o aparecimento de defeitos superficiais e a formação de bolsas de lactossoro internas.
Este mau desempenho dos moldes microperfurados é devido em parte ao entrelaçar a trama realizado sobre a sua superfície interna, que impede uma evacuação completa do lactossoro. Pelo efeito da pressão, a pasta de queijo retém com efeito entre ela e a superfície interna dos moldes uma certa quantidade de lactossoro que provoca uma má compactação da pasta. 0 mau desempenho dos moldes microperfurados é devido igualmente ao facto de estes serem geralmente realizados em polipropileno. Ora este material, que é hidrófobo, não permite manter a camada de queijo superficial a um grau de humidade 1
f }^»- conveniente, de modo que esta camada tem tendência a secar e a tornar-se impermeável, favorecendo assim a formação de bolsas de lactossoro internas. A patente norte-americana US-A-3 748 072 descreve um dispositivo utilizado no fabrico de queijo e no qual uma massa de coalhada disposta num molde é comprimida sendo contudo submetida à acção de uma depressão.
Este dispositivo não permite, contudo, eliminar correctamente o lactossoro contido na coalhada.
Com efeito, a parede lateral do molde e a parede lateral da câmara que contém o molde criam entre elas um espaço cilíndrico estreito que deve receber o lactossoro para ser evacuado.
Ora, como a coalhada está comprimida na parte superior da câmara, uma parte não negligenciável do lactossoro que penetra no espaço cilíndrico escoa-se pelos orifícios das condutas ligadas à fonte de vazio, correndo assim o risco de ser aspirado e de perturbar o bom funcionamento desta última. O processo de acordo com a invenção permite eliminar o lactossoro em boas condições graças à sua característica que consiste em realizar pelo menos dois ciclos de pressurização compreendendo cada um deles uma primeira fase na qual se exerce uma pressão sobre a coalhada contida no molde criando simultaneamente uma depressão na câmara, e uma segunda fase na qual se cessa de exercer a pressão sobre a coalhada criando simultaneamente na câmara uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica.
Os ciclos de pressurização do processo de acordo com a invenção permitem uma eliminação uniforme e completa do lactossoro 2
U superfície situado quer no interior da coalhada quer ao nivel da interna do molde.
Os ensaios realizados durante o desenvolvimento deste processo demonstraram com efeito que a repetição dos ciclos de pressurização permite à coalhada descolar-se ligeiramente da superfície interna do molde, o que favorece a evacuação do lactossoro à superfície.
De facto, a sucessão da colocação em depressão/pressão conduz a exercer sobre a coalhada uma acção equivalente a uma pressurização tradicional com ciclos múltiplos.
De acordo com um modo de realização particular do processo de acordo com a invenção, cada ciclo de pressurização tem uma duração de cerca de ãf) minutos e pode ser repetido até 10 vezes segundo a natureza da coalhada.
De acordo com este modo de realização, as durações das primeira e segunda fases de cada ciclo são de preferência da ordem de 20 a 25 min e de 30 s a 2 min, respectivamente.
Além disso, a pressão sobre a coalhada é de preferência da ordem de 104 a 5.104 Pa e a depressão na câmara da ordem de 101 a 3.104 Pa durante a primeira fase enquanto que a pressão na câmara é uma sobrepressão de preferência inferior ou igual a 5.104 Pa durante a segunda fase. A presente invenção tem ígualmente por objectivo uma instalação que permita a realização do processo acima descrito, compreendendo esta instalação uma câmara estanque contendo pelo menos um molde de queijo microperfurado contendo coalhada, um prato em contacto com a coalhada por intermédio de uma placa, meios de pressurização para deslocar o prato na direcção da coalhada, um
1 ·' u
Γ fonte de vazio para criar uma depressão na câmara, e meios para criar na câmara uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica, e sendo caracterizada por: a coalhada suportar a placa enquanto que o prato está solidário com uma peça que se apoia sobre a placa; a câmara ser constituída por um recipiente vertical compreendendo um fundo sobre o qual assenta o molde e uma parede lateral ao longo da qual o prato é deslocável de forma estanque; e os meios de pressunzação serem constituídos por uma depressão criada no recipiente. A fim de aumentar a quantidade de coalhada tratada na instalação de acordo com este modo de realização, o recipiente pode com vantagem suportar pelo menos um segundo recipiente vertical compreendendo um fundo sobre o qual assenta um segundo molde contendo coalhada e uma parede lateral ao longo da qual um segundo prato é deslocável de forma estanque, sendo o segundo prato solidário com uma peça que se apoia numa segunda placa que assenta sobre a coalhada, sendo além disso previstos meios de ligação para ligar os volumes internos dos recipientes sobrepostos.
Faz-se notar aqui que a pressão exercida sobre a coalhada contida num molde pré-determinado não depende do peso do molde situado por cima dado que o recipiente contendo este molde não aooonta oobre o molde pró-determinado mac sobre o recipiente que contém o referido molde pré-determinado.
Esta instalação permite portanto obter uma pressão uniforme sobre a coalhada contida em todos os moldes, qualquer que seja a posição da altura destes últimos.
Com vantagem, cada recipiente compreende pelo menos uma conduta vertical que comunica com o seu volume interno, sendo as 4
f ^ ^-Cfc ' condutas verticais dos recipientes sobrepostos dispostas umas a seguir às outras e ligadas entre si de forma estanque, sendo pelo menos uma das condutas verticais apta para ser ligada selectivamente à bomba de vácuo e à fonte de ar comprimido.
Devido a esta disposição que permite criar rapidamente, de acordo com as necessidades, uma pressão ou uma depressão em cada recipiente, a instalação pode ser utilizada para escoar quantidades importantes de coalhada em períodos limitados de tempo e baixar por consequência o preço dos queijos.
De preferência, cada prato delimita com o fundo do recipiente situado imediatamente acima uma câmara ligada à atmosfera. O facto de as câmaras serem criadas entre os recipientes ligados à atmosfera permite aos diferentes pratos deslocarem-se livremente pelo efeito da pressão ou da depressão criada entre eles, o que não seria o caso se estas câmaras estivessem isoladas do exterior.
Vantajosamente, cada recipiente está provido no seu fundo com nervuras sobre as quais o molde correspondente está fixado.
As nervuras são previstas para manter os moldes fora do lactossoro acumulado nos recipientes. Por outro lado, como os moldes são fixados às nervuras, por exemplo por bloqueamento, eles não correm o risco de serem arrastados pelos pratos quando estes se deslocam para cima.
De acordo ainda com um outro modo de realização particular da invenção, a câmara está montada de forma rotativa, sendo cada molde disposto radialmente enquanto que o prato associado é rodado para o 5
eixo de rotação da câmara e uma massa amovível assenta directamente em cada prato.
Serão a seguir descritos vários modos de realização a título de exemplos nunca limitativos com referência aos desenhos anexos nos quais: a figura 1 é uma vista em corte esquemático de uma instalação que não faz parte da invenção; a figura 2 é uma vista em corte esquemático de uma instalação de acordo com a invenção; a figura 2A representa numa escala ampliada o pormenor da figura 2, que está situado no interior de um círculo; a figura 3 é tuna vista em corte esquemático segundo a linha III-III da figura 2; as figuras 4 a 8 são vistas em corte onde se mostram cinco variantes de realização dos meios de pressurização da instalação representada na figura 1; e a figura 9 é uma vista em perspectiva esquemática de uma outra instalação de acordo com a invenção.
As instalações representadas nos desenhos foram concebidas para melhorar as condições de pressurização da coalhada utilizada para fabricar queijos com pasta prensada. A instalação visível na figura 1 compreende uma câmara estanque 1 contendo um molde para queijo mícroperfurado 2 contendo coalhada 3, um prato 4 arrastado por uma peça móvel 5 que assenta sobre a coalhada, meios de pressurização 6 para deslocar o prato 4 na direcção da coalhada, uma fonte de vácuo 7 conhecida em si para criar uma depressão na câmara, meios 8 para criar nesta última uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica, e uma cuba 9 6
situada por baixo da câmara para recuperar o lactossoro na sua salda das microperfurações do molde.
Os meios que permitem aceder ao interior da câmara, que são de concepção clássica, não forem representados a fim de simplificar a figura 1.
No exemplo representado, a câmara 1 apenas compreende um só molde. Deve entender-se que ela poderia ter uma forma alongada e conter vários moldes microperfurados 2 dispostos uns na sequência dos outros, um prato 4, uma peça móvel 5 e sendo os meios de pressurização 6 então associados a cada molde.
De acordo com a figura 1, os meios de pressurização 6 são constituídos por um macaco disposto verticalmente, cujo cilindro 10 está situado no exterior do câmara 1 e cuja haste de pistão 11 sustenta o prato 4 na sua extremidade livre. A fim de se evitar o aparecimento de fugas ao nível do orifício 12 criado na parede da câmara para a passagem da haste de pistão 11, meios de estanquecidade são vantajosamente interpostos entre esta última e a superfície interna do orifício 12.
Notar-se-á aqui que o macaco poderia ser hidráulico ou pneumático e estar inteiramente situado no interior da câmara. A fonte de vácuo 7 é, de preferência, uma bomba de vácuo susceptível de ser ligada à câmara 1 por uma conduta 13 provida de uma válvula 14 enquanto que os meios 8 são, de preferência, uma fonte de ar comprimido susceptível de ser ligada à conduta 13, entre a câmara 1 e a válvula 14, por uma conduta 15 provida com uma válvula 16. 7
i____
i____ I f
Para completar, explicita-se ainda que o molde 2 repousa sobre um suporte 17 previsto sobre o fundo da câmara, o que permite mantê-lo acima do lactossoro recolhido na câmara. Vão agora ser descritas as diferentes operações que convém efectuar para realizar o processo de acordo com a invenção.
Primeiramente, introduz-se o molde 2 cheio de coalhada 3 na câmara 1, coloca-se este no suporte 17, e coloca-se a peça ligada 5 sobre a coalhada 3.
Após ter fechado de forma estanque os meios previstos para aceder ao interior da câmara, pode enLâo realizar-se o ciclo de pressurização.
Num primeiro tempo, acciona-se o macaco 6 de modo a exercer uma pressão sobre a coalhada, e abre-se simultaneamente a válvula 14 para criar uma depressão na câmara.
Durante esta primeira operação, cuja duração é da ordem de 20 a 25 min, actua-se de modo a que a pressão exercida sobre a coalhada pelo macaco seja da ordem de 104 a 5.104 Pa e que a depressão no interior da câmara seja da ordem de 103 a 3.104 Pa.
Em seguida, num segundo tempo, acciona-se o macaco 6 no sentido inverso a fim de não exercer mais pressão sobre a coalhada e, simultaneamente, fecha-se a válvula 14 e abre-se a válvula 16 a fim de criar na câmara uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica.
Durante esta segunda operação, cuja duração é da ordem de 30 segundos a 2 min, é preferível que a pressão na câmara seja uma sobrepressão inferior ou igual a 5.104 Pa. 8
O ciclo de pressurização acima descrito evita a formação do bolsas de lactossoro no interior da pasta de queijo assim como o aparecimento de defeitos de acabamento à superfície desta. É contudo necessário repetir uma segunda vez, e mesmo desejável uma dezena de vezes, quando a coalhada provém de um leite de origem particular. A instalação representada na figura 2 compreende vários recipientes sobrepostos 21 compreendendo um fundo 22 sobre o qual assenta um molde microperfurado 23 cheio de coalhada 24, e uma parede lateral 25 provida na sua face externa de três condutas verticais 26 equidistantes angularmente umas das outras.
Obviamente, o número de condutas 26 poderá ser inferior ou superior a três. A coalhada 24 contida em cada molde 23 suporta uma placa 27 sobre a qual se apoia uma peça ajustada 28 solidária com um prato móvel 29 cuja periferia se apoia de forma estanque contra a parede lateral 25 do recipiente correspondente.
As condutas verticais 26 do recipiente inferior 21 são fechadas na sua extremidade inferior por tampões 30 e situam-se no prolongamento das condutas verticais de todos os outros recipientes 21.
Por outro lado, as condutas verticais 26 do recipiente superior são susceptiveis de ser ligadas de forma estanque a uma fonte de vácuo 31 por intermédio de uma tubagem 32 provida de uma válvula 33 e a uma fonte de ar comprimido 34 por intermédio de uma tubagem 34 provida de uma válvula 36, sendo a tubagem 35 ligada à 9
u
parte da tubagem 32 que está separada da fonte de vácuo 31 pela válvula 33.
Nota-se que para todos os fins úteis são previstos dispositivos de estanquecidade clássicos, aqui não representados, entre as condutas 26 situadas no prolongamento umas das outras a fim de evitar a formação de fugas entre os diferentes recipientes 21. A figura 2 mostra além disso que são criados orifícios 37 nas paredes laterais 25 dos recipientes para ligar os volumes internos 38 destes últimos às condutas verticais correspondentes 26. A figura 2 mostra igualmente que cada prato 29 delimita com o fundo 22 do recipiente 21 situado ímediatamente acima, uma câmara 39 ligada à atmosfera, sendo criados orifícios 40 nas paredes laterais 25 dos diferentes recipientes, entre cada prato 29 e o fundo adjacente 22.
Indicar-se por fim que os fundos 22 dos recipientes 21 estão providos na sua face superior de nervuras paralelas 41 que suportam os recipientes 23 e que estes estão bloqueados nas nervuras 41, como se mostra na figura 2A. Vão agora ser descritas as operações que é conveniente efectuar para se utilizar a instalação representada na figura 2.
Primeiramente, bloqueiam-se os moldes 23 cheios de coalhada 24 sobre as nervuras 41 que estão salientes do fundo 22 dos recipientes 21, colocam-se em posição as placas 27 sobre a coalhada contida nos recipientes e instalam-se as peças ajustadas 28 sobre as placas 27. 10
\l u
Sobrepõem-se agora os recipientes 21 garantindo para que o recipiente cujas condutas 26 estão fechadas de um lado pelos tampões 30 esteja situado na parte inferior do empilhamento, e que as condutas 26 dos recipientes sobrepostos estejam no prolongamento uns dos outros e ligados entre si de forma estanque.
Ligam-se em seguida as extremidades superiores das condutas do recipiente superior à tubagem 32, tendo as válvulas 33 e 36 sido previamente fechadas.
Pode então realizar-se a pressurização da coalhada contida nos recipientes 21.
Num primeiro tempo, abre-se a válvula 33 a fim de ligar os recipientes 21 à fonte de vácuo 31 e criar uma depressão D no seu volume interno 38.
Sob a acção desta depressão D, os pratos 29 submetem então a coalhada 24 contida nos moldes 23 a uma pressão pré-determinada. Em geral esta pressão é exercida durante cerca de 20 a 25 min e tem um valor na ordem de 104 a 5.104 Pa.
Num segundo tempo, fecha-se a válvula 33 e abre-se a válvula 36 a fim de ligar os recipientes à fonte de ar comprimido 34 e de criar uma sobrepressão no seu volume interno 38. Em geral esta sobrepressão é exercida durante cerca de 30 segundos a cerca de 2 min e é de preferência inferior ou igual a 5.104 Pa.
Pela acção desta sobrepressão, os pratos 20 deslocam-se para cima e deixam de exercer a sua acção de pressurização sobre a coalhada. 11
V t Γ A vantagem do ciclo de pressurização que se descreveu é que ele obriga a coalhada a se descolar ligeiramente da superfície interna dos moldes e facilitar assim a evacuação do lactossoro.
Deverá notar-se aqui que os pratos não arrastam com eles os moldes 23 durante o seu movimento ascensional, estando estes últimos bloqueados nas nervuras 41 e retidos contra estas últimas. 0 ciclo de pressurização que acaba de ser descrito é repetido uma segunda vez e pode mesmo sê-lo até uma dezena de vezes se o leite utilizado para produzir a coalhada o exigir.
As figuras 4 a 8 representam esquematicamente variantes de realização dos meios de pressurização da instalação visível na figura 1.
Assim, na figura 4, os meios de pressurização são constituídos por uma membrana flexível 42 que se apoia contra o prato 4 e delimita com a parte da parede da câmara 1 que sobrepõe ao molde 2 uma outra câmara 43 destinada a ser ligada a uma fonte de ar comprimido ou à atmosfera.
Na figura 5, os meios de pressurização 6 são constituídos por um almofada pré-expandida 44 inserida entre o prato 4 e a parte da parede da câmara 1 que se sobrepõe ao referido prato.
Quando se cria uma depressão na câmara 1, a almofada pré-expandida 44 alonga-se desde que a sua pressão interna se torne superior à que reina na câmara e solicita, portanto, o prato 4 na direcção da coalhada contida no molde 2.
Na figura 6, os meios de pressurização 6 são constituídos por uma membrana flexível 45 que se apoia contra o prato 4 e é fixada 12
na periferia de uma abertura 45 criada na parede da câmara 1, estando o prato situado entre a abertura 46 e o molde 2.
Pela aeção de uma depressão criada na câmara 1, a pressão atmosférica que reina no exterior desta contrai a membrana flexível 45 de modo a solicitar o prato 4 na direcção da coalhada contido no molde 2.
Por fim, na figura 7, os meios de pressurização 6 são constituídos por uma mola de compressão 47 inserida entre o prato 4 e a parte da parede da câmara 1 que se sobrepõe ao referido prato, sendo que na figura 8, eles são constituídos por uma massa amovível 48 assentando directamente no prato 4. A instalação representada na figura 9 compreende uma câmara anelar 49 montada rotativamente à volta de um eixo 50 de preferência vertical e na qual estão montados radialmente vários moldes microperfurados 2.
Os moldes contêm coalhada e compreendem, do lado virado para o eixo 50, um prato 4 que se apoia sobre a coalhada por intermédio de uma peça ajustada 5. Além disso, apoia-se sobre cada prato 4 uma massa amovível 48.
Concebe-se facilmente que na instalação representada na figura 9, a coalhada contida nos moldes esteja submetida a uma pressão que é exercida pela força centrífuga criada quando a câmara é colocada em rotação.
Lisboa, 30 de Outubro de 2001
0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
13

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Processo para eliminar por pressurização o lactossoro contido em coalhada (24) disposta num molde de queijo microperfurado (23) colocado numa câmara estanque (21), caracterizado por consistir em se realizarem pelo menos dois ciclos de pressurização compreendendo cada um deles uma primeira fase na qual se exerce uma pressão sobre a coalhada contida no molde criando então uma depressão na câmara, e uma segunda fase na qual se deixa de exercer a pressão sobre a coalhada criando assim na câmara uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada ciclo de pressurização ter uma duração de cerca de 30 minutos.
    Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por cada ciclo de pressurização ser susceptivel de ser repetido até dez vezes segundo a natureza da coalhada.
  3. 4. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as durações da primeira e da segunda fases de cada ciclo serem respectivamente da ordem de 20 a 25 min e de 30 segundos a 2 min.
  4. 5. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a pressão sobre a coalhada ser da ordem de 104 a 5.1Q4 Pa e a depressão na câmara da ordem de 103 a 3.104 Pa durante a primeira fase enquanto 1
    c — L-i J que a pressão na câmara é uma sobrepressão inferior ou iyual a 104 Pa durante a segunda fase.
    Instalação para a realização do processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo uma câmara estanque (21,49) contendo pelo menos um molde de queijo microperfurado (23) contendo coalhada (24), um prato (29) em contacto com a coalhada por intermédio de uma placa (27), meios de pressurização para deslocar o prato na direcção da coalhada, uma fonte de vazio (31) para criar uma depressão na câmara, e meios (34) para criar na câmara uma pressão pelo menos igual à pressão atmosférica, caracterizada por: a placa (27) assentar sobre a coalhada (24) e suportar uma peça (28) solidária com o prato (29); a câmara ser constituída por um recipiente vertical (21) compreendendo um fundo (22) sobre o qual assenta o molde (23) e uma parede lateral (25) ao longo da qual o prato (29) é deslocável de forma estanque; e os meios de pressurização serem constituídos por uma depressão (D) criada no recipiente (21).
  5. 7. Instalação de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o recipiente (21) suportar pelo menos um segundo recipiente vertical (21) que compreende um fundo (22) sobre o qual assenta um segundo molde (23) contendo coalhada (24) e uma parede lateral (25) ao longo da qual um segundo prato (29) é deslocável de forma estanque, sendo o segundo prato solidário com uma segunda peça (28) que se apoia sobre uma segunda placa (27) que assenta sobre a coalhada, sendo previstos, além disso, meios de 2
    ligação (26,37) para ligar os volumes internos (28) dos recipientes sobrepostos (21). Instalação de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por o recipiente (21) compreender pelo menos uma conduta vertical (26) que comunica com o seu espaço interno (38), sendo dispostas as condutas verticais dos recipientes dispostas umas a seguir às outras e ligadas entre si de forma estanque, sendo pelo menos uma das condutas verticais (26) apta para ser ligada selectivamente à bomba de vácuo (31) e à fonte de ar comprimido (34). Instalação de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizada por cada prato (29) delimitar, com o fundo (22) do recipiente (21) situado imediatamente acima, uma câmara (39) ligada à atmosfera. Instalação de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 a 9, caracterizada por cada recipiente (21) estar provido no seu fundo (22) de nervuras (41) sobre as quais o molde correspondente (23) está fixado. Instalação de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por a câmara (49) ser montada de forma rotativa, sendo cada molde (2) disposto radialmente enquanto que o prato (4) associado está voltado para o eixo de rotação (50) da câmara (49) e por uma massa amovível (48) assentar directamente sobre cada prato. Lisboa, 30 de Outubro de 2001 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    3
    'ΐρφφ·.·
PT96401039T 1995-05-15 1996-05-13 Processo e instalacao para eliminar por pressurizacao o lactossoro contido em coalhada PT742998E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9505715A FR2734121B1 (fr) 1995-05-15 1995-05-15 Procede et installation pour eliminer par pressage le lactoserum contenu dans du caille

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT742998E true PT742998E (pt) 2002-01-30

Family

ID=9478978

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96401039T PT742998E (pt) 1995-05-15 1996-05-13 Processo e instalacao para eliminar por pressurizacao o lactossoro contido em coalhada

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0742998B1 (pt)
AT (1) ATE203646T1 (pt)
DE (1) DE69614184T2 (pt)
DK (1) DK0742998T3 (pt)
ES (1) ES2161991T3 (pt)
FR (1) FR2734121B1 (pt)
PT (1) PT742998E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1013843C2 (nl) * 1999-12-14 2001-06-15 Tetra Laval Holdings & Finance Werkwijze ter bereiding van een kaas met een gesloten korst en een nagenoeg blinde structuur.
NL2002153C (nl) 2008-10-30 2010-05-04 Tetra Laval Holdings & Finance Werkwijze en inrichting voor het produceren van blokken kaas.
FR3081522B1 (fr) * 2018-05-24 2020-12-25 Projitec Verin d’une installation agroalimentaire

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3763769A (en) * 1971-06-28 1973-10-09 New Zealand Dairy Res Inst Methods of pressing cheese
US3748072A (en) * 1972-01-06 1973-07-24 Nat Dairy Ass Apparatus for compacting curd in the process of manufacturing cheese
US4184825A (en) * 1978-03-27 1980-01-22 Kraft, Inc. Apparatus for vacuum treatment of cheese
DE3152605T1 (de) * 1980-12-15 1985-06-27 Pasidan Development I/S, Silkeborg Eine Käsepresse

Also Published As

Publication number Publication date
ATE203646T1 (de) 2001-08-15
FR2734121A1 (fr) 1996-11-22
DE69614184T2 (de) 2002-03-28
DK0742998T3 (da) 2001-11-26
DE69614184D1 (de) 2001-09-06
EP0742998A1 (fr) 1996-11-20
ES2161991T3 (es) 2001-12-16
EP0742998B1 (fr) 2001-08-01
FR2734121B1 (fr) 1997-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6576089B1 (en) Paper making mold for pulp mold molding production and method and device for producing pulp mold molding
US2815621A (en) Method and apparatus for filling open mouth receptacles
NO810293L (no) Kar laget av fleksibelt, fluidumtett materiale.
US4854843A (en) Apparatus for producing cast products
PL177621B1 (pl) Sposób odlewania części ceramicznych przez wprowadzanie masy lejnej do form i urządzenie do odlewania części ceramicznych
BRPI0914525B1 (pt) Method for producing cheese blocks from coalhada
PT742998E (pt) Processo e instalacao para eliminar por pressurizacao o lactossoro contido em coalhada
CA1137014A (en) Method and apparatus for processing and packaging cheese
US3841210A (en) Cheese processing
KR930022036A (ko) 진공 단열재의 코어 재료 수납 용기와 그 코어 재료 충전 장치 및 충전 방법
US3206908A (en) Methods of producing receptacles filled with a substance
CN109770270A (zh) 一种低温膨化干燥海参的高压釜装置
US3933194A (en) Pattern plate device for vacuum sealed molding
CN111332509B (zh) 海蜇自动注料包装设备以及包装方法
US3379804A (en) Method of the production of a body from a slip in a porous mold
US4316864A (en) Method and apparatus for slip casting toilet bowls
US2524687A (en) Method of making liquid filled golf ball cores
JPH074161Y2 (ja) 液体定量充填装置
SE449692B (sv) Forfarande for forpackning av ett ortopediskt stod medelst sammanpressning
US2691935A (en) Cheese press
US2358932A (en) Method of forming filter mediums
JPH09316800A (ja) パルプの成形方法及び装置
US3094749A (en) Molding machine
IE48987B1 (en) Method and apparatus for casting ceramic ware
JPS5836411Y2 (ja) 液圧バルジの成形装置