PT713047E - Dispositivo para a interrupcao do fluxo - Google Patents

Dispositivo para a interrupcao do fluxo Download PDF

Info

Publication number
PT713047E
PT713047E PT95500131T PT95500131T PT713047E PT 713047 E PT713047 E PT 713047E PT 95500131 T PT95500131 T PT 95500131T PT 95500131 T PT95500131 T PT 95500131T PT 713047 E PT713047 E PT 713047E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting blade
flange
saddle
conduit
flanges
Prior art date
Application number
PT95500131T
Other languages
English (en)
Inventor
Marcelo D Hombravella Abbad
Daniel Guillo Vive
Original Assignee
Marcelo D Hombravella Abbad
Daniel Guillo Vive
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marcelo D Hombravella Abbad, Daniel Guillo Vive filed Critical Marcelo D Hombravella Abbad
Publication of PT713047E publication Critical patent/PT713047E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L41/00Branching pipes; Joining pipes to walls
    • F16L41/08Joining pipes to walls or pipes, the joined pipe axis being perpendicular to the plane of the wall or to the axis of another pipe
    • F16L41/16Joining pipes to walls or pipes, the joined pipe axis being perpendicular to the plane of the wall or to the axis of another pipe the branch pipe comprising fluid cut-off means
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L55/00Devices or appurtenances for use in, or in connection with, pipes or pipe systems
    • F16L55/10Means for stopping flow from or in pipes or hoses
    • F16L55/105Closing devices introduced radially into the pipe or hose
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/598With repair, tapping, assembly, or disassembly means
    • Y10T137/6028Assembling or disassembling pivoted valve

Landscapes

  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Drilling And Boring (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)
  • Branch Pipes, Bends, And The Like (AREA)
  • Taps Or Cocks (AREA)
  • Joints Allowing Movement (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)

Description

RECTIFICAÇÕES:
EPÍGRAFE: DISPOSITIVO PARA A INTERRUPSÃO DO FLUXO
DESCRIÇÃO
CAMPO TÉCNICO DO INVENTO
Este pedido tem como objecto um dispositivo para a interrupção do fluxo numa conduta de fluidos, apresentando novas vantagens e inovações relativamente aos meios actuais que estão a ser utilizados com uma finalidade igual ou semelhante.
Mais concretamente, o presente invento diz respeito a um meio para facilitar a interrupção do fluxo numa conduta e também à sua aplicação nas ramificações sob pressão.
ANTCEDENTES TÉCNICOS DO INVENTO
No quadro do desenvolvimento tecnológico, deverá referir-se que a interrupção do fluxo em condutas de fluidos é efectuada com o recurso a diversos modelos de torneiras de interrupção, que incluem instalações demasiado elaboradas e com um desempenho pouco eficaz, com consideráveis perdas de água. 0 documento US Patent N° 1613138 de J.H. SEYMOUR apresenta um membro articulado que serve para interromper a passagem de fluído entre duas partes de uma conduta ou entre duas válvulas que apresentam duas posições, uma passiva e outra activa. A primeira está colocada sobre um órgão exterior de articulação, equipado com meios de retenção do mecanismo de corte, que tem guias destinadas a deslocar radialmente este mecanismo de corte através do órgão exterior, que, por sua vez, faz parte dos meios para manter a comunicação entre as condutas e que, associado ao mecanismo de corte, actuará, bloqueando a passagem entre as condutas em questão. 1
0 documento US-A-3674235 do Sr. E. PORTER e do Sr. J.BURKHOLDER apresenta um mecanismo de fecho, de acordo com a primeira parte da reivindicação, que inclui um mecanismo, essencialmente adaptado, sob a forma de disco que possuiu um diâmetro exterior basicamente igual ao diâmetro interior do corpo cilíndrico e que foi adaptado para ser inserido no interior da extremidade aberta deste e, por conseguinte, pode fazer-se rodar a válvula em tomo do eixo do corpo.
Finalmente, sobre a face oposta do disco, foi previsto um mecanismo com uma manga, alongado e situado no centro, estendendo-se axialmente para o exterior do disco, para facilitar a rotação do elemento cilíndrico no interior do corpo, durante a abertura e fecho da comporta.
DESCRIÇÃO DO INVENTO O dispositivo de interrupção do fluxo numa conduta de fluidos, objecto do presente invento, permite resolver, de forma vantajosa, todos os inconvenientes atrás mencionados, porque se trata de um dispositivo de constituição simples e de montagem fácil e rápida, que tem um desempenho consideravelmente elevado. O invento consiste num dispositivo, conforme descrito na reivindicação 1. A introdução da lâmina de corte pode ser feita simplesmente, retirando os dois , parafusos, que unem as flanges e desapertando os outros.
Além disso, as flanges deverão estar suficientemente separadas, mas sem que haja perdas, para que a lâmina de corte possa, assim, passar entre estas.
Para se conseguir a separação exacta entre as flanges, no momento em que se introduz a lâmina de corte, poder-se-ão utilizar diversos sistemas, como, por exemplo, parafusos limitadores de separação roscados a uma das flanges, cavilhas nas extremidades dos parafusos que unem as flanges para limitar a 2 elevação das porcas, e tranquetas munidas de linguetas, que são acopladas aos bordos das flanges, no momento de operar com a lâmina de corte para, entre outros aspectos, se conseguir uma posição correcta entre as duas flanges.
Para facilitar a manobra de interrupção do fluxo, previu-se que uma ou as duas flanges estejam providas de uma tala perfurada, que funciona como um eixo em tomo do qual poderá girar a lâmina de corte segundo um movimento circular. Esta tala pode estar fixa ou não e, pode ser, por exemplo, roscada no bordo dá flange. O invento é aplicado na execução das ramificações sob pressão quando dos abastecimentos de água, gás ou outros fluidos.
Para este efeito, um conjunto constituído pelos dois corpos tubulares é instalado sobre a tubagem, entre os quais poderá ser inserida a lâmina de corte.
Um dos corpos mencionados tem a forma de uma bobina, enquanto que o outro apresenta uma forma circular correspondente ao primeiro, servindo de base ou sela que se liga à tubagem por meio de braçadeiras.
Estas braçadeiras unem-se à sela por meio de parafusos, que se apoiam sobre rótulas, a fim de se obter a orientação mais correcta em função do diâmetro da tubagem sobre a qual estão instalados.
Esta sela possui uma junta superior no lado da flange e uma junta inferior que garante a estanqueidade com a tubagem. A junta superior que pode ser, por exemplo, uma junta tórica, está em contacto com a flange inferior da bobina e é aquela que mantém a estanqueidade ao introduzir a lâmina de corte, enquanto que a junta inferior se projecta de modo a poder ser montada em tubagem de diversos tamanhos. 3
Logo que se efectua a instalação deste conjunto na tubagem, esta é perfurada; para este efeito, uma máquina perfuradora ad hoc é montada sobre a flange superior da junta.
Uma vez efectuada a perfuração, o dispositivo de corte é retirado da sua posição mais elevada para permitir a introdução da lâmina de corte.
Os parafusos de união da sela e a bobina desapertam-se, logo que se atinge a distância correcta entre as flanges por meio de qualquer outro método de separação atrás mencionado, sendo retirados os dois parafusos que impedem a introdução da lâmina de corte.
Na sequência disto, a lâmina de corte é introduzida a fundo, rodando sobre a perfuração da tala; em seguida, a máquina perfuradora é retirada.
Na flange superior da bobina, os outros elementos da instalação são montados até se chegar a uma válvula de interrupção.
Quando a válvula, que foi instalada de novo, se encontrar na posição fechada, a lâmina de corte pode ser retirada; os parafusos previamente extraídos são montados e os parafusos das flanges são apertados; está assim concluída a ramificação.
Para complementar a descrição que se segue e, com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão das suas características, junta-se uma,,memória descritiva cujos números representam (a título indicativo, mas não limitativo) os pormenores mais significativos do invento.
DESCRICÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Figura 1: apresenta uma vista, em secção longitudinal, de uma conduta de fluidos que está provida de um dispositivo de interrupção do fluxo, em conformidade com o desenvolvimento tecnológico. 4
Figura 2: apresenta uma secção transversal da conduta mencionada na figura 1 com a lâmina de corte aberta, onde se indica a rotação daquela, determinando as fases de interrupção e de circulação do fluido que passa pela conduta.
Figura 3: apresenta uma execução do invento onde se indica uma montagem destinada à execução de ramificações sob pressão numa conduta de fluidos, segundo um aspecto em perspectiva, do qual foi excluída a lâmina de corte, com vista a uma melhor compreensão dos principais elementos que constituem a montagem.
Figura 4: apresenta uma vista semelhante á figura 3 anterior onde está representada a lâmina de corte em posição de utilização ou de interrupção do fluxo.
Figura 5; apresenta uma vista semelhante à figura 4 anterior com a lâmina de corte afastada da sua posição de utilização.
Figura 6: apresenta uma secção transversal da figura 4 anterior.
DESCRIÇÃO DE UMA EXECUÇÃO PRECEDENTE
Nas figuras 1 e 2, pode observar-se uma conduta de fluidos 1 onde a passagem do fluido pode ser interrompida pela simples introdução .de.uma lâmina de corte 2 colocada entre as flanges 3; para este efeito, uma ou duas flanges estão providas de uma junta apropriada 4. A introdução da lâmina de corte 2 na conduta pode ser efectuada mediante a extracção de dois dos parafusos 5’ e 5” e desapertando os restantes 5.
As flanges 3 devem estar suficientemente separadas, sem que haja fugas, para que a lâmina de corte 2 possa passar entre elas. 5
Consegue-se a separação adequada entre as flanges 3 mencionadas no momento em que se introduz a lâmina de corte, recorrendo a métodos diferentes, tais como parafusos, cavilhas, tranquetas, etc.
Uma ou duas das flanges 3 têm uma tala perfurada 6, cujo eixo 7 é o ponto em torno do qual gira a lâmina de corte 2, segundo um movimento circular, que facilita assim a manobra de interrupção do fluxo.
Nas figuras 3 a 6, está ilustrada uma possibilidade de execução do invento que consiste numa execução de ramificações sob pressão.
Estas figuras permitem a observação de uma conduta 8 sobre a qual esta instalado um conjunto de tubos constituído por uma bobina 9 e por uma sela 10 que se apoiam sobre a conduta 8 por meio de braçadeiras 11, as quais se unem à sela mencionada por meio de parafusos 12 apoiados sobre articulações de rótula 13, que permitem a orientação adequada em função do diâmetro da conduta na qual é efectuada a instalação. A sela mencionada 10 dispõe de uma junta superior 14 que se encontra em contacto com uma outra flange colocada sobre a face inferior da bobine 9, garantindo, assim, que se mantenha a estanqueidade pela introdução da lâmina de corte 15 e uma junta inferior 16, concebida para ser montada em condutas de diversos tamanhos, que garante a estanqueidade com a conduta 8.
Logo que é efectuada a instalação do conjunto atrás descrito nesta conduta 8, está feita a perfuração da conduta; para este efeito, uma máquina, após a operação de perfuração, desloca o dispositivo de corte para a sua posição mais elevada.
Os parafusos 17 que unem a sela 10 e a bobina 9 são desapertados, sendo a distância apropriada entre as flanges garantida por um sistema qualquer apropriado, enquanto que são extraídos os dois parafusos 17’ e 17” que 6 impedem a introdução da lâmina de corte 15, para que esta possa ser inserida a fundo, rodando sobre a perfuração 18, efectuada numa tala 19, que faz parte da sela.
Em seguida, a máquina perfuradora é retirada e os restantes elementos da instalação são montados na flange superior da bobina 9, até se chegar a uma válvula de interrupção.
Quando esta válvula está instalada e em posição fechada, a lâmina de corte 15 pode ser retirada para se proceder á montagem dos dois parafusos 17’ e 17”, previamente retirados e efectuar-se a operação de aperto de todos os parafusos das flanges, ficando assim concluída a ramificação.
Pela Requrente A Agente Oficial, DRA. Μ.Λ DAS DORES MEIRA agente da propriedade industrial
Rua Quirino da Fonseca. n.° 29-5.° Esq.° 1000-251 LISBOA - (2184362 50)
7

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. DISPOSITIVO PARA A INTERRUPÇÃO DO FLUXO NUMA CONDUTA DE FLUIDOS, constituído por um conjunto de tubos, que será montado sobre a conduta e é provido de flanges e juntas apropriadas, caracterizado pelo facto de este conjunto de tubos ser composto de uma bobina (9), provida de uma flange em cada extremidade, uma sela (10) provida de uma flange numa extremidade e braçadeiras (11), que estão ligadas à sela (10), por exemplo, por meio de parafusos (12), que se apoiam em articulações de rótula (13), permitindo, assim, a fixação da sela á outra extremidade da conduta, e ainda uma lâmina de corte (15), colocada entre uma primeira flange da bobina (9) e a flange da sela (10), em frente da bobina e rodando sobre uma perfuração (18) disposta numa tala (19), que faz parte de uma flange da sela (10), sendo que a segunda flange da bobina (9) pode receber uma perfuradora apropriada para a execução de uma perfuração adequada na conduta (8). 8
PT95500131T 1994-09-27 1995-09-26 Dispositivo para a interrupcao do fluxo PT713047E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES09402028A ES2117918B1 (es) 1994-09-27 1994-09-27 Dispositivo para interrumpir el flujo en una conduccion de fluidos.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT713047E true PT713047E (pt) 2001-07-31

Family

ID=8287554

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95500131T PT713047E (pt) 1994-09-27 1995-09-26 Dispositivo para a interrupcao do fluxo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5797423A (pt)
EP (1) EP0713047B1 (pt)
AT (1) ATE191966T1 (pt)
DE (1) DE69516364T2 (pt)
DK (1) DK0713047T3 (pt)
ES (1) ES2117918B1 (pt)
GR (1) GR3033913T3 (pt)
PT (1) PT713047E (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE69822540T2 (de) * 1997-04-10 2005-01-27 Waterworks Technology Development Organization Co., Ltd. Verfahren zum Anschluss eines Abzweigrohrs
JPH10281380A (ja) * 1997-04-11 1998-10-23 Suido Gijutsu Kaihatsu Kiko:Kk 分岐管の接続構造
ATE264476T1 (de) * 1999-09-30 2004-04-15 Belgicast Internacional S L Anbohreinsatz für rohrverzweigungskragen
DE102004019403A1 (de) 2004-04-19 2005-11-03 Christof Kaiser Leitungssystem
US8286655B2 (en) * 2008-02-28 2012-10-16 The Jack Farrelly Company Line stop adapter
US8651530B2 (en) * 2009-11-18 2014-02-18 Eliezer Krausz Industrial Development Ltd. Mechanical fastener for clamp
US10514123B2 (en) 2016-03-10 2019-12-24 Mueller International, Llc Tapping sleeve with bent ends

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US511327A (en) * 1893-12-26 Machine for tapping mains under pressure
US1164033A (en) * 1913-06-19 1915-12-14 Kellar Thomason Company Valve.
US1214645A (en) * 1916-01-15 1917-02-06 William S Murrian Blow-off valve.
DE360242C (de) * 1919-07-03 1922-09-30 Riess & Co Fuelltrichter fuer Gaserzeuger mit mehreren mit versetzten OEffnungen versehenen Abschlussplatten
US1656280A (en) * 1924-12-15 1928-01-17 Lawlor Fuel Oil System Company Valve
US1613138A (en) * 1926-07-20 1927-01-04 Julius H Seymour Gate valve
US2225153A (en) * 1939-04-21 1940-12-17 Brodie Ralph N Co Manifolding apparatus
US2271138A (en) * 1941-02-15 1942-01-27 Paul A Dewhirst Line blind
US2386893A (en) * 1942-04-21 1945-10-16 Paul A Dewhlrst Line blind
US2800926A (en) * 1953-09-29 1957-07-30 Handley John Fitting for controlling the flow of fluid in pipe lines
US2805836A (en) * 1954-08-20 1957-09-10 Beaumont Birch Company Cut-off gate construction
US2997316A (en) * 1958-07-21 1961-08-22 Smith Blair Inc Tapping saddle
US3047006A (en) * 1959-08-24 1962-07-31 Sherman T Transeau R D Self-cleaning cut-off gate construction
US3045706A (en) * 1961-01-09 1962-07-24 Watts Regulator Co Valve device insertable between flange fittings
US3203664A (en) * 1962-03-12 1965-08-31 Williamson Inc T Pivoted gate valve
US3642252A (en) * 1969-12-29 1972-02-15 Ethyl Corp Combination valve and coupling
US3674235A (en) * 1970-02-16 1972-07-04 Water And Gas Plastics Product Plastic valve
AT316234B (de) * 1971-12-23 1974-06-25 Hawle Erwin Anbohrschelle
US3788346A (en) * 1971-10-27 1974-01-29 Everlasting Valve Co Flangeless valve
JPS56131864A (en) * 1980-03-18 1981-10-15 Hiroshi Mito Valve
JPS6073174A (ja) * 1983-09-28 1985-04-25 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd 過給機遮断用バルブ
US5052431A (en) * 1990-04-24 1991-10-01 Jiles Stephen L Pipeline repair method and apparatus
DE9015978U1 (pt) * 1990-11-23 1991-03-07 Buehler, Michael, 3030 Walsrode, De

Also Published As

Publication number Publication date
DK0713047T3 (da) 2000-10-23
ES2117918A1 (es) 1998-08-16
ATE191966T1 (de) 2000-05-15
DE69516364D1 (de) 2000-05-25
GR3033913T3 (en) 2000-11-30
DE69516364T2 (de) 2000-12-28
EP0713047A3 (fr) 1996-09-18
US5797423A (en) 1998-08-25
ES2117918B1 (es) 1999-04-01
EP0713047A2 (fr) 1996-05-22
EP0713047B1 (fr) 2000-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4774977A (en) Full flow multiport butterfly valve
RU2226632C2 (ru) Способ изготовления шарового крана
KR20100066793A (ko) 분리형 볼밸브장치 및 볼밸브어셈블리
US3473550A (en) Pig diverter
US3442295A (en) Pipeline plugger
PT713047E (pt) Dispositivo para a interrupcao do fluxo
US5074526A (en) In-line fluid flow control valve with apparatus for and method of installation in an existing fluid conduit
BRPI0609533A2 (pt) tubo de distribuição
US20140097371A1 (en) Pigging ball valve
BR112013014383B1 (pt) Coletor de hidrante giratório (shm) com pelo menos 152,4 mm (6 polegadas) de diâmetro para combate a incêndio industrial configurado para instalação permanente, e dispositivo giratório para um coletor de hidrante de pelo menos 152,4 mm (6 polegadas) para combate a incêndio industrial
WO2021111347A1 (en) Valve element for drilling elements, drilling elements and method for assembling the valve element to drilling elements
WO2010013042A1 (en) Improvements in or relating to valves
US3543802A (en) Pipeline stopper assembly
EP3282163B1 (en) Corrosion prevention device and corrosion prevention method for cut surfaces of pipe
BRPI0519151B1 (pt) Corpo de válvula
JP2008217278A (ja) 可変オリフィス装置
JP2003028360A (ja) 管継手
PT9491U (pt) Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos
CN210715980U (zh) 管道机构
BR102020002834A2 (pt) Método de fixação de uma válvula borboleta tipo wafer quadripartida com componentes para instalação roscados, por solda, em tubulações, tanques, reservatórios
US20240011569A1 (en) Ball valve
KR20240059718A (ko) 배관과 결합, 해제가 용이한 볼 밸브
JP7033954B2 (ja) 管穴あけ用取り付け具
WO2020257898A1 (pt) Válvula de controle com comando deslizante
JPH0519755U (ja) ボール弁