PT9491U - Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos - Google Patents

Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos Download PDF

Info

Publication number
PT9491U
PT9491U PT949198U PT949198U PT9491U PT 9491 U PT9491 U PT 9491U PT 949198 U PT949198 U PT 949198U PT 949198 U PT949198 U PT 949198U PT 9491 U PT9491 U PT 9491U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
pipe
passage
housing
sealing member
Prior art date
Application number
PT949198U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9491T (pt
Inventor
Jose Maria Ferrer Beltran
Original Assignee
Valvulas Arco S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valvulas Arco S A filed Critical Valvulas Arco S A
Priority to PT949198U priority Critical patent/PT9491U/pt
Publication of PT9491T publication Critical patent/PT9491T/pt
Publication of PT9491U publication Critical patent/PT9491U/pt

Links

Landscapes

  • Valve Housings (AREA)

Description

- 1 - - 1 -
u,
DESCRIÇÃO "VÁLVULA DE PASSAGEM E DERIVAÇÃO PARALELAS, PARA CONDUTAS DE FLUIDOS GASOSOS"
1 - OBJECTO DO INVENTO O invento ao qual diz respeito o objecto do presente pedido de patente consiste numa "válvula de passagem e derivação paralelas, para condutas de fluidos gasosos", com especial aplicação nas condutas de gás natural e na ligação de cozinhas à rede de distribuição, em cuja utilização se dispõem verticalmente as condutas adequadas. A característica estrutural e funcional mais relevante desta nova válvula consiste no facto dos dois eixos longitudinais das condutas de passagem e derivação, que incorpora na sua caixa, serem paralelos, característica esta que comporta as vantagens que mais adiante serão expostas e comentadas.
2 - ANTECEDENTES DO INVENTO
As disposições conhecidas e actualmente mais correntemente aplicadas para o estabelecimento de derivações numa conduta geral de fluidos gasosos consistem na interrupção da continuidade desta mediante uma peça em forma de "T" ou na inserção nela de um cotovelo, colocando uma válvula de fecho hermético intercalada na tubagem derivada.
As disposições descritas são particularmente adequadas para -2- estabelecer derivações ortogonais com respeito à conduta geral. Mas no caso de se pretender que a derivação estabelecida vá conduzir o fluido gasoso paralelamente à tubagem da qual deriva, a instalação complica-se bastante, uma vez que requer a montagem de peças auxiliares (tês, cotovelos, mangas) que a encarecem, tanto no que respeita a materiais como à mão-de-obra utilizada na sua instalação.
Entre as disposições descritas menciona-se o modelo de utilidade PT9084 que descreve uma válvula de segurança para gás com dupla função e que diz respeito a uma válvula composta por uma entrada de gás e duas saídas que mediante 1/4 de volta de um manipulo permite a abertura ou fecho do gás a um fogão e a um esquentador. É caracterizada por apresentar uma entrada e duas saídas de gás e é constituída por uma peça (1) que dá passagem do gás para os dois aparelhos referidos devido a um sistema de encaixe da válvula (2), que consiste na fixação da válvula à peça (1) através de parafusos (10), um pemo (14) que actua como segurança, mantendo um fuso esférico (5) a uma altura determinada, não permitindo que ela suba.
3 - DESCRICÃO DO INVENTO A finalidade do invento que constitui o objecto do presente pedido de patente consiste na eliminação dos inconvenientes próprios do processo conhecido para o estabelecimento de derivações paralelas à conduta geral que foram anteriormente descritos, tendo sido concebido e projectado atendendo a este objectivo.
Com efeito, a nova "válvula de passagem e derivação paralelas" que constitui o objecto do presente pedido de patente cumpre simultaneamente as duas funções referidas na sua definição, uma vez que se intercala directamente na -3- conduta geral permitindo a passagem do fluido gasoso através dela, e ao mesmo incorpora na sua caixa uma manga de saída do gás numa direcção paralela à conduta geral, própria para o acoplamento de uma derivação na mesma direcção e num só sentido, que se pode inverter dispondo a válvula em posição rodada 180°.
Obviamente que se a montagem da válvula se realizasse numa extremidade da conduta geral, a não necessidade da passagem do gás através de si seria resolvida simplesmente obturando a saída correspondente ao final da tubagem. A válvula do presente invento apresenta ainda um elemento de obturação novo, mais eficaz de fácil montagem relativamente a elementos similares da técnica anterior.
Para que possa cumprir as duas funções características (passagem e derivação), a caixa da válvula compreende na sua parte inferior um curto troço de tubagem de passagem, a partir da qual se projectam para cada um dos lados umas mangas próprias para o seu acoplamento intercalado na referida tubagem de passagem, encontrando-se o referido troço de tubagem perfurado na zona do centro da sua geratriz superior para facilitar a passagem do gás para o corpo da válvula.
Este corpo assenta num plano tangente à geratriz superior e inclui no seu interior uma esfera ou globo de dois ou mais orifícios que, convenientemente accionada a partir de um comando rotativo superior, permite ou impede a saída do gás em direcção à derivação e através dela, mediante uma rotação de um quarto de volta (90°). A derivação tem início a partir de uma manga que se projecta a -4- Ιλ*ί partir da caixa da válvula, com o seu eixo longitudinal paralelo ao da tubagem de passagem e a um nível superior ao deste no plano definido por ambos os eixos, em cuja manga se acopla a conduta derivada.
Tanto as mangas da tubagem de passagem como a da derivação têm as suas extremidades abocardadas, com um diâmetro interior ligeiramente superior ao diâmetro exterior das tubagens que a elas se vão acoplar, a fim de facilitar o encaixe das extremidades destas e evitar a sua penetração excessiva ao esbarrar contra o ressalto interior que apresentam no local onde termina o abocardamento e tem início o diâmetro interior das referidas tubagens acopladas.
Outros elementos estruturais da válvula como sejam o comando, o eixo, as juntas tóricas de vedação ou anel de retenção, são de comum utilização noutras válvulas fabricadas pelo mesmo requerente do presente pedido de patente.
4 - BREVE DESCRICÃO DOS DESENHOS
Para complementar a descrição do invento e facilitar a interpretação das suas características formais, estruturais e funcionais, são apresentados em anexo uns desenhos nos quais se acham esquematicamente representados diferentes aspectos de uma forma de realização preferencial da válvula de passagem e derivação paralelas que constitui o objecto do presente invento.
Nos desenhos: a Figura 1 é uma vista em corte diametral da válvula por um plano que contém os eixos longitudinais da tubagem de passagem e da manga da derivação; -5- a Figura 2 é uma vista em alçado frontal da válvula, rodada 90° com respeito à posição que ocupa na Figura 1, e com um corte parcial convencional para mostrar em pormenor a fixação da chapa de cobertura à caixa da válvula; a Figura 3 é uma vista em planta da caixa da válvula; a Figura 4 é uma vista em alçado lateral da caixa da válvula, com cortes parciais convencionais para mostrar a disposição dos parafusos de fixação do corpo da caixa e a configuração interna da tubagem de passagem; e a Figura 5 é uma vista em corte diametral da caixa da válvula por um plano perpendicular aos eixos longitudinais das condutas de passagem e derivação.
5 - DESCRICÃO DE UMA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL
Para mostrar com clareza a natureza e o alcance da aplicação vantajosa da válvula de passagem e derivação paralelas que constitui o objecto do presente invento, irá em seguida ser feita a descrição da sua estrutura e do seu funcionamento, fazendo referência aos desenhos que, por representarem uma forma de realização preferencial do referido objecto, com carácter informativo, devem ser considerados no seu sentido mais amplo e não como limitativos da aplicação e do conteúdo do invento.
De acordo com o que foi exposto, a caixa (1) da válvula compreende (ver Figura 1) na sua parte inferior um curto troço de tubagem de passagem (2), a partir da qual se projectam para cada um dos lados umas mangas (3) próprias para o seu acoplamento intercalado na referida tubagem de -6- passagem, encontrando-se o referido troço de tubagem perfurado (4) na zona do centro da sua geratriz superior para facilitar a passagem do gás para o corpo (5) da válvula.
Este corpo 1^5) assenta num plano (6) tangente à referida geratriz superior. A derivação encaixa numa manga (7) que se projecta a partir da caixa (1) da válvula com o seu eixo longitudinal paralelo ao da tubagem de passagem (2) e a um nível superior ao deste no plano definido por ambos os eixos.
Lisboa, 7 de Maio de 1996
LUIS SILVA CARVALHO Ajunta Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. 1. Válvula de passagem e derivação paralelas, para fluidos gasosos, em que a sua caixa (1) compreende na sua parte inferior um curto troço de tubagem de passagem (2), a partir da qual se projectam para cada um dos lados umas mangas (3), com as suas extremidades abertas e abocardadas para o seu acoplamento intercalado na referida tubagem de passagem, encontrando-se o referido troço de tubagem perfurado na zona do centro (4) da sua geratriz superior para facilitar a passagem do gás para o corpo (5) da válvula, o qual assenta, para a realização dos seus movimentos rotativos de regulação do caudal do fluido gasoso, num plano (6) tangente à referida geratriz superior, indo a tubagem derivada encaixar numa manga (7) que se projecta a partir da caixa (1) da válvula, com a sua extremidade aberta e abocardada, com o seu eixo longitudinal paralelo ao da tubagem de passagem (2) e a um nível superior ao deste no plano definido por ambos os eixos, caracterizada por o corpo (5) da válvula apresentar uma configuração substancialmente cilíndrica concêntrica com o encaixe superior da caixa (1) da válvula sendo a vedação entre estes dois elementos garantida por duas juntas anulares tipo O-ring que trabalham em duas ranhuras anulares formadas no corpo da válvula, sendo o elemento de obturação da válvula constituído por uma esfera ou globo que apresenta um furo radial que atravessa o elemento de obturação de lado a lado e um furo axial aberto na parte inferior do elemento de obturação que se prolonga até desembocar no interior do furo radial, elemento de obturação esse que constitui uma peça separada em relação à haste da válvula que se liga a ela através de um sistema de ligação adequado. Lisboa, 7 de Maio de 1996
    LUIS SILVA CARVALHO Agente Oficial de Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT949198U 1998-09-15 1998-09-15 Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos PT9491U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT949198U PT9491U (pt) 1998-09-15 1998-09-15 Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT949198U PT9491U (pt) 1998-09-15 1998-09-15 Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9491T PT9491T (pt) 1999-02-26
PT9491U true PT9491U (pt) 2000-01-31

Family

ID=20081360

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT949198U PT9491U (pt) 1998-09-15 1998-09-15 Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT9491U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT9491T (pt) 1999-02-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5427135A (en) Valve lock
KR930004155Y1 (ko) 이중관식 관 이음매
US7762280B2 (en) Valve for tankless water heater
US3802457A (en) Plug valve with combined plug operating, retaining, and removal means
US3167086A (en) Fluid mixing valve assembly
PT748429E (pt) Uniao com separacao de emergencia comandada por valvula rotativa de esfera dupla isenta de fugas
US3208719A (en) Rotary sleeve valves
US3473550A (en) Pig diverter
US3038489A (en) Valves
US1973418A (en) Shut off valve
WO2002029303A1 (en) An isolation valve assembly
GB2084295A (en) Radiator Valve Device
GB2186345A (en) Frangible ball valve connector
US3498584A (en) Butterfly valve
PT9491U (pt) Valvula de passagem e derivacao paralelas, para condutas de fluidos gasosos
US3580268A (en) Lubricant seal for rotary valve
US3589675A (en) Rotary valve assembly with insertable valve unit
DE3700473C1 (en) Wall lead-through
GB2039656A (en) Branch connections to pipes
BRPI0800116B1 (pt) parte de conexão fêmea, conexão para rapidamente e de forma removível, juntar dois condutos, e, uso de uma conexão
PT713047E (pt) Dispositivo para a interrupcao do fluxo
BRPI0511904B1 (pt) Passagem rotativa com linha de retorno de gás
BRPI0519151B1 (pt) Corpo de válvula
GB2213912A (en) Fluid flow control valve
US3506240A (en) Stopcock with spherical valve member

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19981116

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19991028

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20130916