PT703176E - Cilindro para extensao em largura - Google Patents

Cilindro para extensao em largura Download PDF

Info

Publication number
PT703176E
PT703176E PT95109165T PT95109165T PT703176E PT 703176 E PT703176 E PT 703176E PT 95109165 T PT95109165 T PT 95109165T PT 95109165 T PT95109165 T PT 95109165T PT 703176 E PT703176 E PT 703176E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylinder
width
notches
width extension
helical
Prior art date
Application number
PT95109165T
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Podlesny
Karl-Heinz Schneiders
Original Assignee
Michael Podlesny
Karl Heinz Schneiders
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=6914043&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT703176(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Michael Podlesny, Karl Heinz Schneiders filed Critical Michael Podlesny
Publication of PT703176E publication Critical patent/PT703176E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H23/00Registering, tensioning, smoothing or guiding webs
    • B65H23/02Registering, tensioning, smoothing or guiding webs transversely
    • B65H23/022Registering, tensioning, smoothing or guiding webs transversely by tentering devices
    • B65H23/025Registering, tensioning, smoothing or guiding webs transversely by tentering devices by rollers
    • B65H23/0251Registering, tensioning, smoothing or guiding webs transversely by tentering devices by rollers with a straight axis
    • B65H23/0256Registering, tensioning, smoothing or guiding webs transversely by tentering devices by rollers with a straight axis with opposed helicoidal windings
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06CFINISHING, DRESSING, TENTERING OR STRETCHING TEXTILE FABRICS
    • D06C3/00Stretching, tentering or spreading textile fabrics; Producing elasticity in textile fabrics
    • D06C3/06Stretching, tentering or spreading textile fabrics; Producing elasticity in textile fabrics by rotary disc, roller, or like apparatus

Landscapes

  • Textile Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Registering, Tensioning, Guiding Webs, And Rollers Therefor (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Rolls And Other Rotary Bodies (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Lifting Devices For Agricultural Implements (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)
  • Manufacture Of Motors, Generators (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Description

Descrição “Cilindro para extensão em largura” A invenção refere-se a um cilindro de extensão em largura, para a extensão de um material em forma de banda, flexíveL, que corre, que apresenta as características do preâmbulo da reivindicação 1.
Os cilindros de extensão em largura utilizam-se para alargar e alisar material em forma de banda, que corre, que não está suficiente liso ou plano e, em especial, com dobras longitudinais,, antes de ser processado, cortado, enrolado ou utilizado de outro modo. Em especial as folhas mais finas, mas também as bandas de papel, as bandas têxteis e similares,, têm de ser estendidas em largura e alisadas antes de um tratamento, do armazenamento ou similar, visto que as dobras, as ondas e os empenamentos e similares, que ficam no material não só conferem uma aparência desagradável, como também se reproduzem na superfície superior de outras secções da banda que entram em contacto com secções insuficientemente alargadas e alisadas, por exemplo quando do enrolamento.
Antigamente, utilizavam-se como cilindros de extensão em largura os chamados cilindros-bananas, que apresentam uma superfície superior arqueada para fora ou. convexa. Mas esses cilindros em forma de banana não dão resultados satisfatórios, de modo que foram propostos cilindros de expansão em largura nos quais a guarnição, dos cilindros é constituída por várias peças em forma de manga, que se enfiam no eixo de suporte. Nesse caso, as saliências existentes na periferia superior das peças em forma de manga formam estrias com secção transversal em V, do género de um perfil em dente de serra (estado da técnica correspondente à patente DE-U-85 06 704.0). Este cilindro de extensão em largura conhecido tem uma !.%ί construção complicada e exige cuidados especiais quando da montagem das peças em forma de mangas.
Num outro cilindro de extensão em largura do tipo indicado na introdução conhecido (DE-U-85 06 704.0), a guarnição em forma de manto, colocada, no corpo do cilindro, forma uma só peça de material elastómero e contém,, a partir da superfície lateral cilíndrica, entalhes anulares, que se estendem obliquamente ou inclinados em relação ao eixo longitudinal do corpo do cilindro, estendendo-se a posição mclmada, considerada a partir do meio do cilindro, para cada uma das extremidades do cilindro, de dentro para fora. Como as extremidades abertas dos recortes estão dispostas anularmente na guarnição de extensão em largura, elas estendem-se no sentido do movimento do material em banda a alargar. Portanto, existe o perigo de que a banda de material que corre sobre o cilindro de extensão em largura se colocar nos entalhes ou desviar-se dos mesmos, em especial quando o material em banda for particularmente fino e flexível, e se as dobras ou outras deformações do material de banda, que sempre se estendem mais ou menos na direcção longitudinal da banda de material, chegam à zona de um ou vários desses entalhes, de modo que se obtém uma extensão apenas insuficiente da largura e não ficando a banda de material tratada suficientemente lisa, depois da extensão da largura. É além disso conhecida, nos- cilindros- de- extensão- em- largura- ÇU^-A--4 566 162). prever, na guarnição de elastómero do cilindro de extensão em largura, recortes helicoidais, que aumentam a partir do plano médio do cilindro, para fora, em profundidade e no seu cavado. Simula-se desse modo a forma de banana atrás referida, mas esses cilindros de extensão da largura - de maneira análoga à dos cilindros de extensão em largura em forma de banana conhecidos - não apresentam um alargamento uniforme ao longo do comprimento. A fabricação dos entalhes de forma irregular é também complicada, portanto cara.
Finalmente, em cilindros de extensão em largura também conhecidos (DE-A--26 30 335), na guarnição de elastómero, prevêem-se a partir do eixo de simetria do cilindro recortes helicoidais, opostos, com vários filetes,, conduzidos para fora. Entre os vários filetes destes entalhes helicoidais, situam-se nervuras, que formam a superfície exterior e que são mais largas que a largura dos entalhes. Um cilindro de extensão em largura deste género pode ser utilizado como cilindro de inversão do çrivo. A invenção tem por obj.ectivo proporcionar um cilindro, de extensão em largura que pode ser fabricado de maneira económica e que igualmente tenha uma melhor acção de extensão em largura,, também especial, tal que alargue e estenda em largura material em banda, mesmo muito fino e leve.
Este problema é, de acordo com a invenção, resolvido com um cilindro de extensão em largura do tipo indicado na introdução, que apresenta as características da parte caracterizante da reivindicação 1. Nas reivindicações secundárias descrevem-se formas de realização vantajosas da invenção.
Quando se utilizar o cilindro de extensão em largura formado de acordo com a invenção, evita-se, de maneira eficaz, que as dobras e outras deformações do material em banda que corre, que sempre se estendem na direcção longitudinal do material em banda, podem colocar-se ou inserir-se nos entalhes que se encontram na superfície exterior da guarnição do cilindro de extensão em largura, visto que estes entalhes correm não na mesma direcção do movimento do material em banda e 4 portanto das dobras e de outras deformações. Garante-se portanto uma extensão em largura uniforme e conectada banda de material.
Como a acção de extensão em largura do cilindro, de maneira não insignificante* depende da maneira como se alargam as secções da guarnição, de extensão em largura, elásticas, formadas pelos entalhes inclinados, sob a pressão do apoio do material em banda que corre sobre o cilindro, a extensão em largura obtida com o cilindro de extensão em largura de acordo com a invenção é igualmente melhorada,, portanto, pelo facto de essas secções que se alargam são se situarem, nos mesmos planos radiais do cilindro, mas sim, devido à configuração helicoidal dos entalhes, vão, durante a rotação do cilindro, deslocando-se constantemente. e,..desse modo, muda a posição dos pontos de contacto entre a banda de material a estender em largura.e o cilindro de. extensão em largura, na zona dos entalhes. De acordo, com a escolha do ângulo de abraçamento da banda de material que corre sobre o cilindro de extensão em largura,., a banda é abrangida em toda a. largura e desloca-se. no SSãfej^àrf^ extensão ou alargamento, na medida em que isso seja possível e
No desenho anexo está representado um exemplo de realização de um cilindro de extensão em largura de acordo com a presente invenção, representando- -senasL figuras:
Na fig. l„ uma vista em perspectiva do cilindro de extensão em largura*,com uma banda de material que corre sobre o mesmo, para o seu alargamento;
Na fig..2,.uma vista de cima do cilindro de extensão em largura da fig lv e
Na fig. 3, um pormenor correspondente à referência (III) da fig. 2, muito ampliado. 5 O cilindro de extensão em largura (1), representado globalmente nas fig. 1 e 2, tem um corpo cilíndrico (2) que pode ser desde não elástico até rígido, em cujas extremidades de topo estão colocados pequenos eixos (3) e (4), que servem de espigas de apoio.
Na. periferia exterior do corpo (2) do cilindro está fixada uma guarnição (5), que forma um manto, de material elastómero, ligado de maneira fixa em rotação ao corpo (2) do cilindro e que serve para a extensão em largura de uma banda de material (6) que corre sobre o cilindro (1) de extensão em largura, e/ou para a separação de bandas cortadas na direcção longitudinal da banda de material, individuais, em forma de folhas ou de tiras.
Dos dois. lados do plano médio radial virtual (7). do cilindro. (.1) de extensão em largura, previram-se, um de cada lado, um entalhe (8, 9) recavado, que se estende helicoidalmente, na guarnição de elastómero (5), estendendo-se cada um_dos entalhes (8, 9) a partir da zona da linha média radial (7) até à extremidade de topo correspondente do cilindro (.1) de extensão em largura, ou até próximo 4essa extremidade.
Como se representa em especial na fig, 3, cada um dos entalhes (8V 9) recavados, helicoidais, inclinados, é inclinado de dentro para fora, situando-se a respectiva extremidade interior (10) mais perto do plano médio (7) do cilindro que a extremidade exterior aberta (11). Deste modo, forma-se entre as várias espiras ou passagens dos vários entalhes (8 e 9), uma nervura helicoidal (12), que pode alargar--se para a extremidade de topo respectiva do cilindro de extensão em largura (1), sob a. pressão de apoio da banda de material (6) que corre sobre o cilindro de extensão em largura,, obtendo-se assim a acção de extensão em largura ou a acção de 6 separação do cilindro de extensão em largura (1).
Na fig. 3,. o entalhe está representado, parcialmente com. andamento rectilíneo e parcialmente arqueado dos seus flancos ou paredes, para mostrar que podem conceber-se as duas formas de realização dos entalhes. Na. forma de realização usada na prática, porém, os entalhes de um cilindro de extensão em largura têm em geral apenas uma forma arqueada.
Enquanto que o flanco dianteiro arqueado (13). de cada entalhe (8 ou 9) se une, com uma aresta viva, com a superfície lateral (14) cilíndrica da guarnição (5), a transição (.15) da nervura helicoidal (12) da superfície lateral (14). é arredondada, para o flanco (16), também arredondado, da nervura helicoidal, como se mostra na fig,. 3. Evita-se desse, modo que uma aresta viva se imprima na banda de materiaL(6) que corre sobre o cilindro de expansão em largura (1), quando, devido ao esforço de tracção e da pressão de apoio da banda de material (6) se alarga a nervura helicoidal (12) no sentido da extremidade de topo respectiva do cilindro de expansão em largura (2) e seja desse modo afastada por flexão.
Na fig. 3 o entalhe (9) da guarnição (5), que se estende helicoidalmente, está representado de modo que as várias espiras do mesmo se dispõem de facto inclinadas mas - rectilíneas ou arqueadas - paralelamente umas às outras - na direcção axial do cilindro de extensão em largura (1). Mas é também possível escolher a inclinação dos entalhes (8, 9) de modo que as entradas ou espiras individuais dos mesmos se sobreponham mutuamente,. ou por escolha de um..outro ângulo de inclinação dos entalhes (8, 9) em questão e/ou a escolha da largura das nervuras helicoidais (.12) que ficam entre os entalhes.
Na zona do plano médio radial (7), a guarnição (5) contém um entalhe (8) 7 radial periférico que praticamente não tem qualquer efeito de extensão da largura, mas sim um comportamento neutro. O cilindro (l) de extensão em largura representado no desenho,, actua_.de modo que o material em banda (6), que está sob a acção da tensão longitudinal ou tensão de tracção e que corre sobre o cilindro (1) de extensão em largura, como se representa na fig. 1, é alargado e portanto alisado na zona do cilindro, para eliminar as ondas (.17) ou outras compressões, deformações, empenamentos e similares, que se estendem longitudinalmente, antes de conduzir o material em banda (6) a outros tratamentos, ou para utilização, ou para o enrolar para armazenamento ou para o colocar de outro modo qualquer. Além disso, o cilindro de extensão em largura é também apropriado para cortar o material em tiras na direcção longitudinal, ομ em tiras separadas. O cilindro, de. extensão em largura segundo a invenção não necessita, de ser ligado a um accionamento para desenvolver a sua acção de extensão em largura. Pelo contrário,pode também ser apoiado livremente rotativo ou mesmo ser travado. A extremidade interior (10) de cada um dos encaixes helicoidais (8, 9) -- como pode ver-se na fig, 3 - é formada com a configuração, semicircular. Deste modo, uma dobragem para trás das nervuras (12), é particularmente uniforme e portanto uma. acção de extensão em largura particularmente boa. O entalhe (18), anular, representado na fig. 2 pode também ser feito como uma cavidade aberta, com uma largura maior, que impede, aqui na zona media, do cilindro de extensão em largura, a qual não se encontra qualquer entalhe helicoidal (.8 ou 9), um encosto directo do material em banda (6) que prejudique ou mesmo impeça a extensão em largura da banda (6) de material. A referida cavidade pode, 8 por exemplo reduzir o diâmetro exterior do cilindro de extensão em largura, nessa zona,, em 0„6 mmvpara obter o efeito desejado. A largura da zona que se encontra na área média do cilindro de extensão em largura e na qual não. se encontra qualquer entalhe helicoidal (.8 ou 9) e que deve apresentar, de preferência, um menor diâmetro, para evitar uma extensão em largura incorrecta da banda de material que corre sobre o cilindro, pode,, de acordo com uma outra característica da mvenção, ser diminuída de modo tal que as extremidades interiores (.19). e (20). de cada um dos entalhes helicoidais (.8). e (9) fiquem afastados um do outro de 180° e não se situem - como mostra a fíg. 2 - um ao lado do outro.
As extremidades (19) e (.20) dos entalhes helicoidais (.8). e (9). podem então já encontrar-se na zona da cavidade que diminui o diâmetro do cilindro de expansão da largura ou do entalhe Cl 8).
Lisboa, 3 de Fevereiro de 2000 O Agente Oficie! da Propriedade Industrial
JOSÉ DE SAMPAIO A.O.P.I. Rua do SatHre, r/c-Drt 1250 LSSEDA

Claims (8)

1 Λ
Reivindicações 1. Cilindro para extensão em largura (1), para o alargamento de material em banda flexível, corrente, com um corpo (2) do cilindro rígido, que apresenta cavilhas de apoio (3,. 4), fixadas nas extremidades,, e com uma guarnição (5). de material elastómero aplicada no corpo do cilindro, contendo a guarnição de elastómero entalhes (8, 9), que partem da sua superfície lateral (14), estendendo-se inclinados em relação ao eixo longitudinal do corpo do cilindro, os quais, são inclinados,, de dentro para fora, dos dois lados do plano médio radial (7) do cilindro (1), para as extremidades respectivas do cilindro, caracterizado por os entalhes (8, 9) previstos dos dois lados do plano médio (7) do cilindro (1) serem formados,, cada um, por uma espira recavada uniforme, que se estende para cada uma das extremidades do cilindro, apresentando os entalhes helicoidais (8,9) flancos (13,16) paralelos arqueados e sendo as arestas exteriores (15), voltadas para o plano médio radial (7). do cilindro (1), de cada uma das nervuras (.12), que se encontram entre as entradas ou espiras dos entalhes recavados helicoidais (8, 9), arredondadas ou chanfradas.
2. Cilindro para extensão em largura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as arestas exteriores (15) das nervuras (12) da guarnição de elastómero (.5) serem arredondadas ou chanfradas dos dois lados dos entalhes (.8,9).
3. Cilindro para extensão em largura de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a sua superfície exterior ou superfície lateral ser formada arqueada para dentro ou para fora.
4. Cilindro para extensão em largura de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por conter na zona do seu plano axial médio (7) um entalhe 2 radial (18).
5. Cilindro para extensão em largura de acordo com a reivindicação. 4, caracterizado por o entalhe radial (18) diminuir o diâmetro exterior do cilindro em Qj^rmn.
6. Cilindro para extensão em largura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os entalhes helicoidais (8, 9) apresentarem uma extremidade interior (10) arredondada, semicircular.
7. Cilindro para extensão em largura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por as extremidades interiores (.19, 20). dos entalhes helicoidais (8, 9) estarem desfasadas umas das outras angularmente.
8. Cilindro para extensão em largura de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por as extremidades interiores (19, 20) dos entalhes helicoidais (8, 9) estarem, desfasados entre si de L80°. Lisboa, 3 de Fevereiro de 2000 O Agsnte Oficio! do Propric-dpde industriai
JOSÉ DE SAMPAIO A.O-F.Í. Rua do Sa&ri, r/c-Brt 1250 LiSBOA -'Ύ ^ \
PT95109165T 1994-09-23 1995-06-14 Cilindro para extensao em largura PT703176E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE9415394U DE9415394U1 (de) 1994-09-23 1994-09-23 Breitstreckwalze

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT703176E true PT703176E (pt) 2000-04-28

Family

ID=6914043

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95109165T PT703176E (pt) 1994-09-23 1995-06-14 Cilindro para extensao em largura

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0703176B1 (pt)
AT (1) ATE186519T1 (pt)
DE (2) DE9415394U1 (pt)
DK (1) DK0703176T3 (pt)
ES (1) ES2141282T3 (pt)
PT (1) PT703176E (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5794758A (en) * 1996-05-24 1998-08-18 Scapa Group Plc Roller apparatus
DE19857123C1 (de) * 1998-12-11 2000-05-31 Lueraflex Gmbh G Lueckenotto Walze zur Führung von bahnenförmigem Material
DE19906694C2 (de) * 1999-02-18 2002-04-11 Lueraflex Gmbh G Lueckenotto Breitstreckwalze
DE20019598U1 (de) * 2000-11-18 2001-03-01 von Bronk Gummi- und Kunststofftechnik GmbH, 48653 Coesfeld Breitstreckwalze
DE10135124B4 (de) * 2001-07-19 2004-03-11 LÜRAFLEX GmbH Gerhard Lückenotto Walze zur Führung von bahnenförmigem Material
DE10151623C2 (de) * 2001-10-24 2003-12-24 Lueraflex Gmbh G Lueckenotto Walze zur Führung von bahnenförmigem Material
DE10206568B4 (de) * 2002-02-18 2004-01-08 LÜRAFLEX GmbH Gerhard Lückenotto Walze zur Führung von bahnenförmigem Material
DE10313748B4 (de) * 2003-03-27 2007-02-22 LÜRAFLEX GmbH Gerhard Lückenotto Walze zur Führung von bahnenförmigem Material
DE102008042690A1 (de) * 2008-10-08 2010-04-15 Michael Podlesny Breitstreckwalze mit aufgerauter, wendelförmiger Oberfläche
CN102756941A (zh) * 2012-07-11 2012-10-31 吴江市新申铝业科技发展有限公司 一种螺纹辊筒

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2594846A (en) * 1946-02-16 1952-04-29 Bechter Hermann Means for stretching the cloth web in weft direction in looms
DE2630335B2 (de) * 1976-07-06 1978-10-05 Felix Boettcher Gmbh & Co, 5000 Koeln Breitstreckwalze
DE9319042U1 (de) * 1993-12-11 1994-02-24 Babcock Textilmaschinen GmbH, 21220 Seevetal Breitstreckwalze

Also Published As

Publication number Publication date
EP0703176B1 (de) 1999-11-10
DE59507214D1 (de) 1999-12-16
DE9415394U1 (de) 1994-11-24
ES2141282T3 (es) 2000-03-16
DK0703176T3 (da) 2000-04-25
ATE186519T1 (de) 1999-11-15
EP0703176A1 (de) 1996-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT703176E (pt) Cilindro para extensao em largura
ES2207121T3 (es) Correa para prensa de zapata y metodo de fabricacion.
FI109478B (fi) Puristusvaippa puristuslaitetta varten
US5134010A (en) Reinforced press jacket for a press unit for the treatment of web-like material, such as paper webs
US8096326B2 (en) Fluid line and method of making the same
KR910019809A (ko) 공기 타이어용 트레드
ES2137770T3 (es) Metodo de union para maquina de prendas de papel
KR890014288A (ko) 공기타이어
AR246570A1 (es) Entelado para la parte formador de peine de una maquina papelera con hilos transversales flotantes adicionales de mayor longitud de curso.
KR970703246A (ko) 공기타이어(pneumatic tire)
ES2271101T3 (es) Cinta ranurada para prensa de zapata con distancia de agarre larga.
ES2113172T3 (es) Correa textil para una maquina confeccionadora de papel ondulado.
US6030503A (en) Press sleeve for a press device
SE8000327L (sv) Vals for anvendning vid tillverkning av wellpapp
KR900013218A (ko) 종이등의 웨브용 팽창기 롤러
RU96103432A (ru) Латексное предохранительное изделие
KR880012379A (ko) 공기 타이어
US5104489A (en) Cylinder for the guiding of endless webs of material
KR900013467A (ko) 헤드 드럼
JP4149920B2 (ja) 可撓性プレスカバーおよびこのような可撓性プレスカバーを有するシュープレスロール
BRPI0722293B1 (pt) Protetor e uso de um protetor
BRPI0302999B1 (pt) tecido para uso na fabricação de papel
FI74595B (fi) Veckat slanghoelje, i synnerhet korvhoelje samt veckorgan och anordning foer dess framstaellning.
US254736A (en) Steam-packing
US6416630B1 (en) Press jacket and method for treating a material web