PT688857E - Composicoes branqueadoras de hipoclorito - Google Patents

Composicoes branqueadoras de hipoclorito Download PDF

Info

Publication number
PT688857E
PT688857E PT94870104T PT94870104T PT688857E PT 688857 E PT688857 E PT 688857E PT 94870104 T PT94870104 T PT 94870104T PT 94870104 T PT94870104 T PT 94870104T PT 688857 E PT688857 E PT 688857E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
composition
bleaching
periodate
fabrics
hypochlorite
Prior art date
Application number
PT94870104T
Other languages
English (en)
Inventor
Giuseppe Trigiante
Marco Petri
Andrea Agostini
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT688857E publication Critical patent/PT688857E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/395Bleaching agents
    • C11D3/3951Bleaching agents combined with specific additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/395Bleaching agents
    • C11D3/3956Liquid compositions

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
COMPOSIÇÕES BRANQUEADORAS DE HIPOCLORITO Âmbito da Invenção A presente invenção abrange uma composição branqueadora líquida que é adequada para aplicações ao tratamento de roupas, incluindo lavagem manual bem como lavagem com máquinas automáticas de lavar roupa.
Antecedentes da Invenção
As composições branqueadoras líquidas são bem conhecidas da técnica. Entre as várias composições branqueadoras existentes, são com frequência preferidas as que se baseiam no branqueamento por hipoclorito, sobretudo por razões da qualidade do desempenho. Representativo da técnica é por exemplo o documento WO-A-88/05461 que descreve um composição aquosa que compreende hipoclorito, carbonato de sódio e hidróxido de sódio e a utilização da referida composição para remover nódoas dos tecidos.
Contudo, os inconvenientes associados à utilização de composições à base de cloro são que as referidas composições estragam e amarelecem os tecidos. É portanto um objectivo da presente invenção proporcionar uma composição contendo hipoclorito adequada para ser usada no tratamento de roupas, através da qual melhora a segurança dos tecidos. É outro objectivo da presente invenção proporcionar uma composição contendo hipoclorito adequada para ser usada no tratamento de roupas através da qual aumenta a brancura dos tecidos.
Verificou-se agora que os objectivos anteriores podem ser atingidos formulando composições branqueadoras de hipoclorito que compreendem um periodato ou suas misturas. As composições usadas na presente invenção proporcionam uma notável segurança do tecido bem como brancura do tecido nos tecidos tratados com elas. Na 1 realidade verificou-se que, adicionando periodato a qualquer composição considerada que contenha um hipoclorito de metal alcalino, aumentar-se-á tanto a segurança do tecido como a brancura do tecido nos tecidos tratados com ela. Numa forma de realização preferida da presente invenção, as composições branqueadoras de hipoclorito aqui descritas compreendem ainda um sistema de estabilização/precipitação, por exemplo sais de carbonato e/ou sais de silicato.
Outra vantagem das composições da presente invenção é que, para além das suas propriedade de segurança do tecido e de acção branqueadora, as referidas composições são também boas removedoras de nódoas. O documento EP-A-0079102 descreve composições de hipoclorito de metal alcalino aquosas e coloridas. O documento EP-A-0079102 descreve periodatos como estabilizadores das referidas composições. Não é descrita a melhoria da segurança do tecido nem da brancura do tecido relacionada com a composição contendo hipoclorito que inclui periodato. O documento US-A-4 065 545 refere-se à estabilização de soluções aquosas de hipoclorito. Esta patente descreve soluções de hipoclorito que compreendem até 0,1% em peso de iões de periodato. Em opção, as referidas soluções podem também conter iões de silicato e/ou de soda cáustica e/ou de carbonato de sódio. O documento EP-A-0565788 abrange composições detergentes para máquina de lavar loiça, que são estabilizadas por iodatos. Os referidos iodatos reagem com o hipoclorito aos periodatos. Mais uma vez, não é descrita a melhoria da segurança do tecido nem da brancura do tecido relacionada com a composição contendo hipoclorito que inclui periodato. O documento EP-A-478086 descreve composições detergentes em micro-emulsão contendo hipoclorito e com um pH de pelo menos 12. As referidas composições compreendem ainda, entre outros componentes, carbonato de sódio, hidróxido de metal alcalino e entre 0,01% e 0,3% em peso de um periodato de metal alcalino, por exemplo periodato de potássio ou periodato de sódio. O periodato é incluído nas composições em 2 micro-emulsão pelo seu efeito estabilizador sobre o hipoclorito. Este Pedido de Registo de Patente descreve ainda que as composições ali apresentadas são composições de limpeza multi-usos particularmente adaptadas à limpeza de superfícies duras. É também mencionada a aplicação ao tratamento de roupas.
De facto, os benefícios que podem derivar da utilização de um periodato numa composição branqueadora aquosa que compreende hipoclorito para o branqueamento de tecidos, isto é, a maior segurança do tecido e/ou brancura do tecido nos tecidos tratados com ela, não foram reconhecidos na técnica anterior.
Sumário da Invenção A presente invenção abrange a utilização de um periodato numa composição branqueadora líquida que compreende um hipoclorito de metal alcalino e mais de 0,1% em peso da composição total do referido periodato, para o branqueamento de tecidos, pela qual melhoram a segurança e/ou a brancura dos tecidos.
Numa forma de realização preferida, as composições de acordo com a presente invenção compreendem ainda um sistema de estabilização/precipitação, de preferência sais de carbonato e/ou sais de silicato. A presente invenção abrange ainda um método de branqueamento de tecidos que melhora a segurança do tecido e/ou a brancura do tecido que compreende a fase de pôr os referidos tecidos em contacto com uma composição branqueadora de hipoclorito líquida aquosa com um pH entre 9 e 14 e que compreende mais de 0,1% em peso da composição total de um periodato, encontrando-se a referida composição branqueadora na sua forma diluída e não se apresentando na forma de micro-emulsão. Numa forma de realização preferida, as composições usadas no referido método compreendem ainda um sistema de estabilização/precipitação, de preferência sais de carbonato e/ou sais de silicato.
Descrição Pormenorizada da Invenção
Como primeiro ingrediente essencial, as composições usadas na presente invenção compreendem um hipoclorito de metal alcalino. Estão comercialmente disponíveis várias formas de hipoclorito de metal alcalino e, embora não seja decisivo para a presente 3 invenção, prefere-se aqui usar hipoclorito de sódio. As composições usadas na presente invenção compreendem uma quantidade branqueadora de hipoclorito de metal alcalino, que representa normalmente entre 2% e 10% em peso da composição total, com base em cloro activo, de hipoclorito de metal alcalino. As composições preferidas aqui referidas compreendem entre 3% e 6%, com base em cloro activo, de hipoclorito de metal alcalino.
Como segundo ingrediente essencial, a composição usada na presente invenção compreende um periodato ou suas misturas. Os periodatos podem ser adicionados como tais ou podem ser feitos in situ por quaisquer reacções adequadas de compostos de iodo apropriados. Assim, os periodatos adequados para serem usados nas presentes composições incluem periodatos de metal alcalino tais como periodatos de sódio e de potássio. Prefere-se aqui utilizar periodato de sódio. As composições usadas na presente invenção compreendem mais de 0,1% em peso da composição total do referido periodato, ou suas misturas, de preferência entre 0,11% e 2% e mais preferivelmente entre 0,11%e 1,5%.
Especulamos que os iões de periodato provenientes da dissociação dos periodatos têm uma acção que permite aumentar a segurança do tecido e a brancura do tecido em tecidos que entram em contacto com uma composição líquida aquosa contendo hipoclorito que incorpora os referidos periodatos. Na realidade, os referidos iões de periodato permitem reduzir ou mesmo eliminar as impurezas metálicas tanto nas referidas composições como, e especialmente, no ambiente de lavagem. As referidas impurezas metálicas incluem iões de metais pesados tais como Cu, Fe, Ni, Co e similares, que se verificou que afectam negativamente tanto a segurança do tecido como a brancura do tecido. A acção acima referida dos iões de periodato é sustentada pela presença de um sistema de estabilização/precipitação como é seguidamente aqui definido. Na realidade, o referido sistema de estabilização/precipitação permite remover da solução de lavagem o magnésio e o cálcio que de outro modo se ligariam aos iões de periodato, portanto desactivando-os parcialmente. Adicionalmente, o referido sistema de estabilização/precipitação impede a queda de pH na solução de lavagem para valores em que os iões de periodato deixam de ser estáveis e se decompõem. 4
Na realidade, acreditamos que, no ambiente de lavagem, os referidos iões de metais catalisam o ataque do ácido hipocloroso aos tecidos originando espécies oxidadas amarelas. Acreditamos ainda que os referidos iões de metais são adsorvidos per se nos tecidos oxidados sob a forma de espécies coloridas e catalisam a degradação dos elementos para avivar as cores adsorvidas dos tecidos. Por outro lado, os referidos iões de metais estabilizam os pigmentos coloridos das nódoas enzimáticas como sangue e gordura. E, por fim, os referidos iões de metais catalisam a despolimerização das fibras de algodão, o que leva à redução da força tênsil dos tecidos, reduzindo assim a resistência dos tecidos. É na gama alcalina que se obtêm a estabilidade e a qualidade de desempenho óptimas do hipoclorito. Assim, as composições usadas na presente invenção têm um pH entre 9 e 14, de preferência entre 9,5 e 13 e mais preferivelmente entre 9,5 e 12. Os meios adequados para alcançar este valor de pH incluem fontes fortes de alcalinidade. Portanto, as composições aqui descritas compreendem menos de 2% em peso da composição total de uma fonte forte de alcalinidade, ou suas misturas, de preferência entre 0,04% e 1,5% e mais preferivelmente entre 0,5% e 0,9%. Exemplos de fontes fortes de alcalinidade são os hidróxidos de metais alcalinos tais como hidróxido de potássio e/ou de sódio, ou óxidos de metais alcalinos, tais como óxido de sódio e/ou de potássio, ou suas misturas.
Numa forma de realização preferida, as composições da presente invenção podem compreender ainda um sistema de estabilização/precipitação. Particularmente adequados para serem aqui usados são os sais de silicato ou de carbonato, ou suas misturas. Os sais de metais alcalinos de silicato e carbonato preferidos são o silicato de sódio e o carbonato de sódio, ambos comercialmente disponíveis, ou suas misturas. Podiam ser aqui usados com bons resultados outros sistemas de precipitação/estabilização tais como borato de sódio e sesquicarbonato de sódio. Na verdade, qualquer sistema de estabilização/precipitação com a propriedade de manter o pH acima do valor 8 na sequência de uma diluição de 0,3% a 1,7% é adequado para ser usado na presente invenção.
Na forma de realização preferida, as composições aqui descritas compreendem até 5% em peso da composição total de um sal de carbonato, ou suas misturas, de preferência entre 0,1% e 4% e mais preferivelmente entre 0,1% e 3%, e até ao máximo de 5% em 5 peso da composição total de um sal de silicato, ou suas misturas, de preferência entre 0,1% e 4% e mais preferivelmente entre 0,2% e 3%.
Na realidade, o referido sistema de estabilização/precipitação permite a estabilização do pH das presentes composições. Na realidade, devido a este sistema de estabilização/precipitação tal como foi anteriormente aqui definido, o pH de uma composição de acordo com a presente invenção mantém-se constante durante toda a utilização, isto é, o pH de uma composição diluída é estabilizado a partir do momento em que se completa a diluição e até a referida composição branqueadora de hipoclorito começar a ser retirada com água limpa dos tecidos com que esteve anteriormente em contacto. Por outro lado, especulamos que a melhoria da segurança do tecido é optimizada pela presença do referido sistema de estabilização/precipitação que, pela sua acção de estabilização, reduz a conversão do hipoclorito em ácido hipocloroso, uma espécie que verificámos que é responsável pela danificação dos tecidos. Suspeita-se também de que a estabilização das composições de hipoclorito da presente invenção reduz a agressão às mãos. Por outro lado, o referido sistema de estabilização/precipitação retira da solução de lavagem o cálcio e o magnésio.
As composições usadas na presente invenção são composições branqueadoras aquosas líquidas. Assim, estas composições compreendem normalmente entre 70% e 97% em peso da composição total de água, de preferência entre 75% e 96% e mais preferivelmente entre 78% e 94%.
As composições usadas na presente invenção podem compreender ainda ingredientes opcionais tais como produtos tensio-activos estáveis no branqueamento, alcalis orgânicos ou inorgânicos, pigmentos, tintas, avivadores ópticos das cores, solventes, agentes quelíferos, limpadores de radicais, perfumes e estabilizadores de perfume estáveis no branqueamento.
As composições usadas na presente invenção proporcionam uma maior segurança do tecido além de uma maior brancura do tecido. Por «maior segurança do tecido» pretende-se aqui dizer que os danos provocados no tecido pela utilização das composições de hipoclorito da presente invenção são reduzidos em comparação com os danos causados 6 pela utilização das mesmas composições de hipoclorito mas sem nenhum periodato. Por «maior brancura do tecido» pretende-se aqui dizer que a brancura do tecido obtida usando as composições de hipoclorito da presente invenção melhora em comparação com a brancura obtida pela utilização das mesmas composições de hipoclorito mas sem nenhum periodato.
As composições usadas na presente invenção são usadas em forma diluída quando aplicadas ao tratamento de roupas. A expressão «usadas em forma diluída» aqui utilizada incluí a diluição pelo utilizador, que ocorre por exemplo nas aplicações para tratamento manual de roupas, bem como a diluição por outros meios, por exemplo numa máquina de lavar roupa. Os níveis normais de diluição situam-se entre 0,4% e 20% para aplicação em tratamento manual de roupas e entre 0,1% e 10% numa máquina de lavar roupa. A presente invenção abrange ainda um método para branquear tecidos que compreende a fase de pôr os referidos tecidos em contacto com uma composição branqueadora aquosa com um pH situado entre 9 e 14 que compreende um hipoclorito de metal alcalino, ou suas misturas, e mais de 0,1% em peso da composição total de um periodato, ou suas misturas, encontrando-se a referida composição branqueadora na sua forma diluída e não se apresentado sob a forma de micro-emulsão. Numa forma de realização preferida, as composições usadas no referido método de branqueamento de tecidos podem compreender ainda um sistema de estabilização/precipitação, de preferência sais de carbonato e/ou sais de silicato. O referido método de acordo com a presente invenção aumenta a segurança do tecido e/ou a brancura do tecido.
Mais especificamente, o método de branqueamento de tecidos de acordo com a presente invenção compreende as fases de, em primeiro lugar, pôr os referidos tecidos em contacto com uma composição branqueadora aquosa com um pH entre 9 e 14 que compreende um hipoclorito de metal alcalino, ou suas misturas, e um periodato, ou suas misturas, e depois deixar que os referidos tecidos permaneçam em contacto com a referida composição branqueadora durante um período de tempo suficiente para branquear os referidos tecidos, normalmente de 3 a 60 minutos, de preferência de 5 a 30 minutos, e depois passar os referidos tecidos por água para remover a referida composição branqueadora. Se os referidos tecidos forem lavados, isto é, com uma 7 composição convencional que compreende pelos menos um agente tensioactivo, prefere-se realizar o método aqui descrito antes de os referidos tecidos serem lavados. Na realidade, observou-se que o branqueamento dos referidos tecidos com as composições branqueadoras de acordo com a presente invenção antes de os lavar com uma composição detergente proporciona uma brancura superior e retira as nódoas com menos energia e detergente que se os referidos tecidos forem lavados primeiro e depois branqueados. Assim, o referido método de acordo com a presente invenção compreende ainda uma fase subsequente em que os referidos tecidos são lavados com uma composição detergente que compreende pelo menos um agente tensioactivo. A presente invenção será ainda ilustrada pelos exemplos que se seguem.
Dados Experimentais
As composições que se seguem são feitas misturando os ingredientes indicados nas proporções indicadas: Composições (% em peso) 1 2 Hipoclorito de sódio 5,0 5,0 Hidróxido de sódio 0,7 0,7 Carbonato de sódio 1,0 1,0 Periodato de sódio — 0,5 Água —100%------------- PH 13 13 A composição 1 é uma composição que contém hipoclorito tomada como referência e comercialmente disponível. A composição 2 é representativa da presente invenção, isto é, a composição 2 compreende hipoclorito de sódio, um sistema de estabilização/precipitação (carbonato de sódio) e periodato de sódio.
Realizou-se um ensaio em vários ciclos. Efectuou-se uma lavagem numa proveta de vidro a 70° C durante 45 minutos com uma solução de lavagem compreendendo 12,5 g/l de uma composição aqui referida anteriormente. Depois juntaram-se as fitas à solução de lavagem. No fim de cada ciclo de lavagem, as fitas foram passadas por água limpa. Ao 8 fim de 3 ciclos de lavagem, foram avaliados os danos dos tecidos puxando as referidas fitas até partirem. A força necessária para partir as fitas foi medida com um tensiómetro Instron. Quanto mais baixa é a força necessária para partir as referidas fitas, mais graves são os danos causados aos tecidos.
Os resultados obtidos foram os seguintes: 65 Kg de força tênsil para uma fita tomados como referência, isto é, uma fita que não foi lavada. 20 Kg de perda de força tênsil para uma fita depois de 3 ciclos de lavagem quando se usou a composição 1, em comparação com a fita tomada como referência. 16 Kg de perda de força tênsil para uma fita depois de 3 ciclos de lavagem quando se usou a composição 2, em comparação com a fita tomada como referência.
Comentário:
Os dados mostram claramente a inesperada melhoria de segurança proporcionada pelas composições aquosas da presente invenção que incluem hipoclorito de sódio, carbonato de sódio e periodato de sódio, em comparação com uma composição da técnica anterior (composição 1). Na realidade observou-se com surpresa que, após apenas 3 ciclos de lavagem, se atinge uma reduzida deterioração do tecido com a composição da presente invenção (composição 2), em comparação com a composição da técnica anterior (composição 1).
Exemplo O seguinte exemplo ilustrará melhor a presente invenção. A composição que se segue é feita misturando os ingredientes indicados nas proporções indicadas:
Composição (% em peso) 1 9
Hipoclorito de sódio 5,0
Hidróxido de sódio 0,7
Carbonato de sódio 1,0
Silicato de sódio 1,0
Periodato de sódio 0,3 Água para perfazer 100% pH 13 A composição 1 permite alcançar uma notável segurança do tecido, além de uma notável brancura do tecido, quando usada para branquear tecidos. Esta composição é adequada para ser usada em aplicações de lavagem manual bem como na lavagem com máquinas de lavar roupa automáticas.
Lisboa, 1 2 JAN. 2000
Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1ί- 1100 LISBOA 10

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de um periodato numa composição branqueadora aquosa líquida com um pH compreendido entre 9 e 14 que compreende um hipoclorito de metal alcalino e mais de 0,1% em peso da composição total do referido periodato, para branquear tecidos, pela qual melhoram a segurança do tecido e a brancura do tecido.
  2. 2. Método de branqueamento de tecidos que melhora a segurança do tecido e/ou a brancura do tecido, que compreende a fase de pôr o referido tecido em contacto com uma composição branqueadora aquosa líquida com um pH entre 9 e 14, que compreendé um hipoclorito de metal alcalino e mais de 0,1% em peso da composição total de um periodato, apresentando-se a referida composição branqueadora na sua forma diluída e não se encontrando na forma de micro-emulsão.
  3. 3. Método de branqueamento de tecidos de acordo com a reivindicação 2 que, depois da fase de pôr os tecidos referidos em contacto com a referida composição branqueadora, compreende ainda as fases de: - permitir que os referidos tecidos permaneçam em contacto com a referida composição branqueadora durante um período de tempo suficiente para branquear os referidos tecidos, - em seguida passar os referidos tecidos por água para remover a referida composição branqueadora.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 3 que compreende ainda uma fase subsequente em que os referidos tecidos são lavados com uma composição detergente que compreende pelo menos um agente tensioactivo.
  5. 5. Método ou utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição branqueadora compreende entre 2% e 10% em peso da composição total, com base em cloro activo, de hipoclorito, de preferência entre 3% e 6%. 1
  6. 6. Método ou utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que, na referida composição branqueadora, o referido periodato é um periodato de metal alcalino, de preferência periodato de sódio.
  7. 7. Método ou utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição branqueadora compreende entre 0,11% e 2% em peso da composição total do referido do referido periodato ou suas misturas, de preferência entre 0,11% e 1,5%.
  8. 8. Utilização ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição branqueadora compreende ainda um sistema de estabilização/precipitação.
  9. 9. Utilização ou método de acordo com a reivindicação 8, em que o referido sistema de estabilização/precipitação compreende sais de carbonato, sais de silicato ou suas misturas.
  10. 10. Utilização ou método de acordo com a reivindicação 9, em que a referida composição branqueadora compreende até 5% em peso da composição total de carbonato de sódio, de preferência entre 0,1% e 4%, mais preferivelmente entre 0,1% e 3%, e em que o referido sal de carbonato é de preferência carbonato de sódio, e até 5% em peso da composição total de um sal de silicato, de preferência entre 0,1% e 4%, mais preferivelmente entre 0,2% e 3%, e em que o referido sal de silicato é de preferência silicato de sódio.
  11. 11. Método ou utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida composição branqueadora tem um pH entre 9,5 e 13 e preferivelmente entre 9,5 e
  12. 12. Lisboa, 12 JAN. 2000 Por THE PROCTER & GAMBLE COMPANY
    EN6?MANiraONIZ PEREIRA Agente Oficial da Propriedade Industrial Arco da Conceição, 3,1Ϊ- 1100 LISBOA 2 RESUMO COMPOSIÇÕES BRANQUEADORAS DE HIPOCLORITO Apresentam-se composições branqueadoras líquidas aquosas que compreendem hipoclorito e mais de 0,1% em peso de periodato ou suas misturas. As composições têm um pH entre 9 e 14 e podem compreender ainda um sistema de precipitação/estabilização. Apresenta-se também um método de branqueamento de tecidos com a referida composição.
PT94870104T 1994-06-24 1994-06-24 Composicoes branqueadoras de hipoclorito PT688857E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP94870104A EP0688857B1 (en) 1994-06-24 1994-06-24 Hypochlorite bleaching compositions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT688857E true PT688857E (pt) 2000-04-28

Family

ID=8218652

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94870104T PT688857E (pt) 1994-06-24 1994-06-24 Composicoes branqueadoras de hipoclorito

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP0688857B1 (pt)
JP (1) JPH10502121A (pt)
CN (1) CN1048694C (pt)
AT (1) ATE186565T1 (pt)
DE (1) DE69421609T2 (pt)
DK (1) DK0688857T3 (pt)
ES (1) ES2138061T3 (pt)
GR (1) GR3031918T3 (pt)
MX (1) MX9700077A (pt)
PT (1) PT688857E (pt)
WO (1) WO1996000188A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1996027651A1 (en) * 1995-03-03 1996-09-12 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions with reduced skin malodor
US6297209B1 (en) 1996-05-10 2001-10-02 The Clorox Company Sequesterants as hypochlorite bleach enhancers
ES2276418T3 (es) * 1997-09-19 2007-06-16 THE PROCTER & GAMBLE COMPANY Procedimiento para blanquear tejidos.
BR9909498A (pt) * 1998-04-09 2000-12-12 Unilever Nv Bloco para vasos sanitários, e, processos para impedir o aquecimento térmico dentro de um bloco para vasos sanitários e para fabricar um bloco para vasos sanitários
BR9909499A (pt) * 1998-04-09 2000-12-12 Unilever Nv Bloco de vaso sanitário, e, processo de prevenção do aquecimento térmico num bloco de vaso sanitário
GB0222501D0 (en) * 2002-09-27 2002-11-06 Unilever Plc Composition and method for bleaching a substrate
EP2112218B1 (en) * 2008-04-25 2011-08-17 The Procter & Gamble Company Colored bleaching composition
US20100175198A1 (en) 2009-01-13 2010-07-15 Kik Custom Products Inc. Hypochlorite Composition with Enhanced Fabric and Equipment Safety Benefits
CN102877287B (zh) * 2012-10-19 2014-12-17 常州大学 一种含卤胺的抗菌纤维素织物的制备方法
CN107299521A (zh) * 2016-04-08 2017-10-27 中国石化仪征化纤有限责任公司 用于聚酰胺酯纤维及其织物的漂白剂及其常温漂白方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1508272A (en) * 1976-01-29 1978-04-19 Ici Ltd Periodate stabilised hypochlorites
US4120650A (en) * 1977-12-05 1978-10-17 Basf Wyandotte Corporation Laundering process for dual bleaching stained fabrics
US4474677A (en) * 1981-11-06 1984-10-02 Lever Brothers Company Colored aqueous alkalimetal hypochlorite compositions
DE3418109A1 (de) * 1984-05-16 1985-11-21 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zum bleichen von baumwollhaltigen geweben mit hypochlorit bei hoeheren temperaturen
WO1988005461A1 (en) * 1987-01-23 1988-07-28 Molony Donald P Sodium carbonate/sodium hydroxide/sodium hypochlorite composition and process for removing stains
US4852990A (en) * 1987-08-24 1989-08-01 The Virkler Company Process for bleaching denim fabrics and garments
US5185096A (en) * 1991-03-20 1993-02-09 Colgate-Palmolive Co. Aqueous liquid automatic dishwashing detergent composition comprising hypochlorite bleach and bleach stabilizer
US5236614A (en) * 1990-09-25 1993-08-17 Colgate-Palmolive Company Stable microemulsion disinfecting detergent composition
EP0565788A1 (en) * 1992-04-15 1993-10-20 Colgate-Palmolive Company Aqueous liquid automatic dishwashing detergent composition comprising hypochlorite bleach and bleach stabilizer

Also Published As

Publication number Publication date
DE69421609T2 (de) 2000-06-29
DE69421609D1 (de) 1999-12-16
ATE186565T1 (de) 1999-11-15
CN1048694C (zh) 2000-01-26
MX9700077A (es) 1997-04-30
JPH10502121A (ja) 1998-02-24
GR3031918T3 (en) 2000-03-31
CN1151148A (zh) 1997-06-04
WO1996000188A1 (en) 1996-01-04
EP0688857A1 (en) 1995-12-27
DK0688857T3 (da) 2000-04-10
ES2138061T3 (es) 2000-01-01
EP0688857B1 (en) 1999-11-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0668345B1 (en) Hypochlorite bleaching compositions
BR9915192A (pt) Composição detergente alvejante, e, processo de limpeza com alvejante
PT688857E (pt) Composicoes branqueadoras de hipoclorito
BR0114583B1 (pt) composição detergente e desinfetante.
RU2143021C1 (ru) Водный жидкий отбеливающий состав
CA2232595C (en) Hypochlorite bleaching composition having enhanced fabric whitening benefits
JPS63108099A (ja) 液体漂白剤組成物
US5843190A (en) Hypochlorite bleaching compositions
US6120555A (en) Hypochlorite bleaching compositions
EP0653482B1 (en) Hypochlorite bleaching compositions
US3049495A (en) Peroxymonosulfate-diethylenetriamine pentaacetic acid composition
EP0315204A2 (en) Bleaching composition
US5914069A (en) Hypochlorite bleaching compositions
EP0781840B1 (en) Hypochlorite bleaching compositions
US3330766A (en) Discoloration inhibitors
JPH0491270A (ja) セルロース系繊維材料の処理方法
JPS5941675B2 (ja) 漂白剤組成物
JP2000096093A (ja) ランドリー用洗浄前処理剤組成物
CZ15802U1 (cs) Prostředek pro bělení předmětů
CZ15807U1 (cs) Prostředek pro bělení předmětů