PT654559E - Tecido de formacao de duas camadas com um numero pelo menos triplo de fios na camada superior relativamente a camada inferior - Google Patents

Tecido de formacao de duas camadas com um numero pelo menos triplo de fios na camada superior relativamente a camada inferior Download PDF

Info

Publication number
PT654559E
PT654559E PT94307297T PT94307297T PT654559E PT 654559 E PT654559 E PT 654559E PT 94307297 T PT94307297 T PT 94307297T PT 94307297 T PT94307297 T PT 94307297T PT 654559 E PT654559 E PT 654559E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cmd
yarns
yarn
layer
fabric
Prior art date
Application number
PT94307297T
Other languages
English (en)
Inventor
Walter P Wright
Original Assignee
Astenjohnson Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Astenjohnson Inc filed Critical Astenjohnson Inc
Publication of PT654559E publication Critical patent/PT654559E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • D21F1/0036Multi-layer screen-cloths

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)

Description

* 654 55<?
J j» X
DESCRIÇÃO
TECIDO DE FORMAÇÃO DE DUAS CAMADAS COM UM NUMERO PELO MENOS TRIPLO DE FIOS NA CAMADA SUPERIOR RELATIVAMENTE À CAMADA INFERIOR A presente invenção refere-se aos tecidos de papel. Mais concretamente, a presente invenção refere-se aos tecidos de formação que são usados para tornar mais fácil a formação inicial de uma teia de papel durante o fabrico de papel. Mais concretamente, a presente invenção proporciona um tecido de formação de camada dupla possuindo uma camada superior de transporte/formação de papel que apresenta pelo menos o triplo de fios na direcção transversal do que a camada inferior virada para a maquina.
As maquinas de fabrico de papel transformam uma pasta aquosa de fibras numa teia de papel contínuo que pode ser usada para um grande numero de utilizações finais. Os tecidos de fabrico de papel são usados ao longo do processo de fabrico do papel por forma a transportar a teia de papel como uma folha contínua através do equipamento de fabrico de papel. Os tecidos de fabrico de papel actuam também como uma cinta transportadora para o equipamento. O processo de fabrico de papel inicia-se na secção de formação de uma maquina de fabrico de papel em que a pasta aquosa é depositada sobre um tecido de formação possuidor das características desejadas para a retenção de fibras permitindo em simultâneo que a agua passe através delas. A teia de papel húmida criada através deste processo é então transportada por um tecido de prensa através da secção da prensa na qual a agua adicional é removida espremendo a teia de papel e o tecido entre dois cilindros. A teia de papel é então transportada através da secção de secagem sobre um tecido de secador de modo a remover a agua adicional por intermédio de evaporação forçada. A concepção dos tecidos de fabrico de papel usados em cada secção da maquina de fabrico de papel variam de acordo com a função.
Na secção de formação das maquinas de fabrico de papel, as fibras são retidas e recolhidas na superfície superior de um tecido de formação e são transformadas numa folha de papel. O tecido de formação deve ser tecido com uma malha fina no lado em que 1 se efectua o contacto com o papel de modo a evitar marcar o papel e de modo a apoiar a fibra da pasta. O tecido deve ainda apresentar boas características de escoamento para fazer a remoção inicial da agua de modo a tornar mais fácil a formação do papel. Contudo, conforme foi anteriormente salientado, o tecido de formação serve também como cinta transportadora e encontra-se sujeito a elevadas cargas tênseis na direcção da maquina e a cargas compressivas ou de preensão na direcção transversal à maquina. Assim, um sistema de teia de uma trama única e fina não é adequado para ser usado como tecido de formação.
De modo a combater os problemas da técnica anterior, foram desenvolvidos tecidos de formação de camadas múltiplas com fios de malhas finas na superfície de formação de papel de modo a tornar mais fácil a formação do papel, e fios de maiores dimensões no lado de contacto com a maquina de modo a proporcionar resistência e durabilidade.
Os tecidos de formação de camadas múltiplas são conhecidos na técnica. Por exemplo: a Patente US 4 709 732 revela um tecido de formação de camadas duplas destinado a ser usado no processo de fabrico de papel; a Patente US 5 025 839 revela também um tecido de formação de duas camadas com teias MD em zig-zag; e a Patente US 4 605 585 revela um tecido de formação de duas camadas com um padrão duplo, enrolado ou acetinado.
Embora estes tecidos tenham um bom desempenho em muitas aplicações, é desejável proporcionar um tecido de formação com um maior grau de suporte de fibras no lado de formação do papel mantendo em simultâneo as boas características de escoamento. A Patente EP-A-010 311 revela um tecido de formação de papel de camadas múltiplas compreendendo fios lisos e torcidos de material sintético tecido até uma taxa de enchimento de aproximadamente 100%. A Patente EP-A-0 131 940 revela um tecido de secagem no qual no qual cada camada é tecida a partir de tramas longitudinais e transversais e no qual as camadas se encontram presas uma à outra por intermédio de teias que fazem, por si, parte de pelo menos uma das camadas de tecido. A Patente EP- 2 Α-0 264 881 revela um tecido de formação de papel que tem fios no sentido do comprimento entrelaçados com fios transversais que predominam em ambas as superfícies de tecido como duas camadas, havendo pelo menos o dobro de fios transversais na camada superior do que na camada inferior. A presente invenção proporciona um tecido de formação de papel melhorado de um tipo que apresenta duas camadas de fios CMD entrelaçados com um sistema de fios MD de modo a formar um tecido de camadas múltiplas que apresenta uma superfície de suporte de papel e uma superfície de contacto com a maquina, em que a superfície de suporte de papel formada de camadas de fio CMD possuindo pelo menos n vezes tantos fios como os que se encontram presentes na superfície de contacto com a maquina de fios CMD em que n é um inteiro maior que dois, caracterizado por todos os fios MD se entrelaçarem com ambas as camadas de fios CMD. O maior numero de fios CMD da camada superior proporciona uma superfície melhorada de formação/transporte com características de escoamento melhoradas. É um objectivo da presente invenção proporcionar um tecido de formação com um índice elevado de suporte de fibras. É um objectivo da presente invenção proporcionar um tecido de formação com um índice elevado de escoamento.
Objectos e vantagens adicionais da presente invenção serão notórios a partir da descrição detalhada que se segue.
BREVE DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista em perspectiva de tecido de formação de acordo com a presente invenção. A Figura 2 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um primeiro fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. 3 A Figura 3 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um segundo fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 4 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um terceiro fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 5 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um quarto fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 6 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um quinto fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 7 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um sexto fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 8 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um sétimo fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 9 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina ilustrando o padrão de entrelaçamento de um oitavo fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD do tecido. A Figura 10 é um diagrama do padrão de entrelaçamento ilustrando o padrão superficial da camada superior de transporte/formação de papel do tecido de formação de acordo com a presente invenção. 4 A Figura 11 é um diagrama do padrão de entrelaçamento para o tecido de formação de acordo com a presente invenção. A Figura 12 é uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina de uma segunda forma de realização do tecido da presente invenção ilustrando o padrão de entrelaçamento de um primeiro fio MD a entrelaçar-se com as camadas de fio CMD. A Figura 13 é um diagrama de padrão de entrelaçamento para a segunda forma de realização do tecido de formação de acordo com a presente invenção. A forma de realização preferencial será descrita com referencia aos desenhos nos quais os números idênticos identificam elementos semelhantes. Da forma usada ao longo da presente descrição, a contagem dos fios refere-se ao numero de fios por unidade de medida padrão.
Fazendo referencia à Figura 1, encontra-se ilustrada uma porção do tecido 1 de acordo com a presente invenção. O tecido 1 da presente invenção é composto por uma camada superior 12 de fios 21 - 44 na direcção transversal à direcção da maquina (CMD) e por uma camada inferior 15 de fios 51 - 58 na direcção transversal à direcção da maquina (CMD). As camadas superior e inferior CMD 12 e 15 estão interligadas com um sistema de fios 61 - 68 na direcção da maquina com um padrão repetitivo, conforme é sabido na técnica.
Conforme pode ser verificado pelos peritos na técnica, os tecidos de fabrico de papel podem ser tecidos sem fim ou podem ser tecidos de uma forma plana e posteriormente cozidos de modo a formar uma cinta sem fim. Num tecido que foi alvo de uma tecelagem sem fim, os fios tecidos no tear tornam-se fios na direcção transversal relativamente à orientação do tecido na maquina de fazer papel. Num tecido que é tecido de um modo plano e cozido, os fios enrolados no tear assumem os fios da direcção da maquina relativamente à maquina de fazer papel. As técnicas para a tecelagem sem fim ou tecelagem plana e cozimento do tecido de fabrico de papel são bem conhecidas na técnica e os tecidos da presente invenção podem ser tecidos de um modo sem fim ou tecidos em plano e cozidos. De modo a evitar confusões, a descrição do tecido que se 5 segue será feita somente com referencia à orientação do tecido numa maquina de fabrico de papel e os fios serão somente referenciados como MD ou como CMD.
Na forma de realização preferencial, o tecido de formação 1 é tecido com o triplo dos fios na camada CMD superior 12 do que na camada CMD inferior 15. Oito fios MD 61 - 68 interligam-se com vinte e quatro fios CMD superiores e oito dos fios CMD da camada inferior por cada repetição.
Em geral, cada fio MD entrelaça-se com os fios CMD da camada superior num padrão repetitivo, transita entre a camada superior CMD 12 e a camada CMD inferior 15 para se entrelaçar com os fios CMD da camada inferior CMD e transita de volta para a camada superior CMD 12 para outra repetição e daí por diante. O entrelaçamento detalhado de cada fio MD do padrão de repetição encontra-se ilustrado nas Figuras de 2 a 9. Conforme se encontra ilustrado na Figura 2, o fio MD 61 é primeiramente entrelaçado com o fio CMD da camada superior 12 passando sobre o fio CMD 12 superior, sob os fios CMD superiores 22, 23 e 24, sobre o fio superior CMD 25, sob os fios superiores CMD 26, 27 e 28, sobre o fio CMD superior 29, passando então entre o fio CMD superior 30 e o fio CMD inferior 54 numa transição para o fio CMD 15 da camada inferior local onde passa sob o fio CMD inferior 55, sobre o fio CMD inferior 56, e sob o fio CMD inferior 57, antes de passar entre o fio CMD inferior 58 e o fio CMD superior 42 voltando a entrelaçar-se com a camada de fio CMD superior 12. O fio MD 61 é entrelaçado num padrão essencialmente liso com a camada inferior 15 de fio CMD de modo a ligar um fio CMD respectivo de camada inferior numa posição alinhada com um fio CMD de camada superior respectivo. Conforme se encontra ilustrado na Figura 3, o fio MD 62 transitou para a camada inferior CMD 15 local onde passa sob o fio CMD 52 inferior antes de passar entre o fio CMD inferior 53 e o fio CMD superior 27 à medida que transita para o entrelaçamento com a camada CMD superior 12, local onde passa sobre os fios CMD superiores 30, 34 e 38 antes de passar entre o fio CMD superior 39 e o fio CMD inferior 57, à medida que transita de novo para o entrelaçamento com a camada CMD inferior 15, local em que passa sob o fio CMD inferior 58. 6 O fio MD 63 ilustrado na Figura 4 passa sobre o fio superior CMD 23 na camada superior CM D 12 e passa depois entre o fio superior CMD 24 e o fio CMD inferior 52 à medida que transita de novo para o entrelaçamento com a camada CMD inferior 15 local onde passa sob os fios CMD inferiores CMD 53 e 55, antes de passar entre o fio CMD inferior 56 e o fio CMD superior 36 na transição de volta para o entrelaçamento com a camada superior de entrelaçamento 12, onde passa sobre os fios CMD superiores 39 e 43. O fio MD 64, conforme se encontra ilustrado na Figura 5, passa entre o fio CMD inferior 51 e o fio CMD superior 21 à medida que transita entre a camada CMD inferior 15 para entrelaçamento com a camada superior CMD 12, local em que passa sobre os fios CMD superiores 24, 28 e 32, passando seguidamente entre o fio CMD superior 33 e o fio CMD inferior 55 à medida que transita de nova para o entrelaçamento com a camada inferior CMD 15, onde passa sob os fios CMD inferiores 56 e 58. O fio MD 65, conforme se encontra ilustrado na Figura 6, transitou para a camada inferior CMD 15 local em que passa sob os fios CMD inferiores 51 e 53, passando depois entre o fio CMD inferior 54 e o fio CMD superior 30 quando volta a entrelaçar-se com a camada superior CMD 12, local em que passa sobre os fios CMD superiores 33, 37 e 41 antes de passar entre o fio superior CMD superior 42 e o fio CMD inferior 58 à medida que volta a entrelaçar-se com a camada inferior CMD 15. O fio MD 66, conforme se encontra ilustrado na Figura 7, passa sobre os fios CMD superiores 22 e 26 na camada superior CMD 12, passando então entre o fio superior CMD 27 e o fio CMD inferior 53 à medida que volta a entrelaçar-se com a camada CMD inferior 15, local em que passa sob os fios CMD inferiores 54 e 56 antes de passar entre o fio CMD inferior 57 e o fio CMD superior 39 à medida que volta a entrelaçar-se com a camada superior CMD 12, local em que passa sobre o fio superior CMD 42. O fio 67, conforme se encontra ilustrado na Figura 8, passou para a camada inferior CMD 15 onde passa sob o fio CMD inferior 51 antes de passar entre o fio inferior CMD 52 e o fio CMD superior 24 à medida que passa para a tecelagem com a camada CMD superior 12, onde passa sobre os fios CMD superiores 27, 31 e 35 antes de passar entre o fio 7 superior CMD 36 e o fio CMD inferior 56, à medida que passa à fase de tecelagem com a camada CMD inferior 15 na qual passa sob o fio CMD inferior 57. O fio MD 68, conforme ilustrado na Figura 9, passa entre o fio CMD superior 21 e o fio CMD inferior 51 à medida que passa da tecelagem com a camada CMD superior 12 para a camada CMD inferior 15 onde passa sob os fios CMD inferiores 52 e 54 antes de passar entre o fio CMD inferior 55 e o fio CMD superior 33, à medida que passa à fase de tecelagem com a camada CMD superior 12, onde passa sobre os fios CMD superiores 36, 40 e 44. A Figura 10 representa um diagrama de um padrão de tecelagem destinado ao padrão de tecelagem da superfície superior. Os quadrados a cheio indicam os pontos em que os fios MD passam sobre os fios CMD respectivos. Conforme se encontra ilustrado na Figura 10, cada um dos fios superiores CMD 21 - 44 é repetido somente sob um único fio MD 61 -68. Isto proporciona um lado de suporte de papel do tecido que é dominado pelos fios CMD que se prolongam sobre sete fios MD.
Os fios CMD da camada superior são preferencialmente mono filamentos de poliéster com um diâmetro de 0,1143 mm (0,0045 polegada). Os fios CMD da camada inferior são preferencialmente mono filamentos de poliéster com um diâmetro de 0,178 mm (0,0070 polegada). Preferencialmente, os fios MD são também mono filamentos de poliéster com um diâmetro de aproximadamente 0,1143 mm (0,0045 polegada). Após a tecelagem, o tecido é geralmente assente a quente, de uma forma conhecida, de modo a dar o acabamento final ao tecido. Na forma de realização preferencial, o tecido de acordo com a forma de tecelagem e de acabamento apresenta uma contagem de fios da ordem de entre 7,87 e 8,27 fios MD por mm (entre 200 e 210 fios MD por polegada) e entre 6,3 e 6,7 fios CMD por mm (entre 160 e 170 fios CMD por polegada) apresentando o tecido ideal 8,27 fios MD por mm (210 fios MD por polegada) e 6,5 fios CMD por mm (165 fios CMD por polegada).
Embora tenham sido revelados tamanhos específicos de fios para a forma de realização preferencial, o diâmetro dos fios CMD da camada superior pode variar entre 0,0813 mm e 0,762 mm (entre 0,0032 e 0,0300 polegada), e o diâmetro dos fios CMD da camada 8 inferior pode variar entre 0,089 mm e 1,143 mm (entre o,0035 e 0,0450 polegada). O diâmetro dos fios MD pode variar entre 0,0813 mm e 0,635 mm (entre 0,0032 e 0,0250 polegada). Preferencialmente, o diâmetro dos fios de entre os fios CMD da camada superior é aproximadamente entre 50% e 90% do dos fios CMD da camada inferior. Como os tamanhos dos fios variam dentro das amplitudes indicadas, o numero de fios por polegada irá apresentar uma variação em conformidade.
As propriedades físicas do tecido da presente invenção foram comparadas com um tecido de formação de duas camadas com um numero igual de fios CMD de camada superior e de camada inferior e com um tecido de formação com o dobro de fios CMD da camada superior do que os fios CMD existentes na camada inferior. Um resumo dos dados de teste encontra-se apresentado na Tabela 1 abaixo:
Tabela 1: Comparação das Propriedades Físicas
Duas Camadas Razão CMD 1/1 Duas Camadas Extra Razão CMD 2/1 Presente Invenção Razão CMD 3/1 Tecelagem Repulsão 8 Repulsão 8 Repulsão 8 Entrançado (MD x CMD) 195x170 200x150 208x166 Permeabilidade ao Ar (cfm) 470 570 485 Calibre 0,4674 mm (0,0184’) 0,559 mm (0,022’) 0,599 mm (0,0236’) Modulo 3 300 3 500 4 340 FSI 145,8 158,4 200,7 O índice de Suporte de Fibra (FSI) foi calculado de acordo com a formula de R.L. Beran, de acordo com o publicado no Volume 62, no. 4 do Jornal da TAPPI de Abril de 1979.
Conforme pode ver-se a partir dos dados, a presente invenção apresenta uma permeabilidade ao ar e um modulo comparáveis em relação a outros tecidos mas apresenta um valor de FSI mais elevado. O valor de FSI mais elevado indica que o tecido 9 da presente invenção proporciona uma formação melhorada da folha e uma folha de melhor qualidade. A formação de folha melhorada advém da capacidade do presente tecido para reter um maior numero de filamentos da pasta continuando a apresentar boas capacidades de escoamento através do tecido. Adicionalmente, o presente tecido permite a utilização de um menos numero de filamentos na pasta. Como há um menor numero de fios CMD na camada inferior em comparação com os fios CMD da camada superior, este tecido é limpo mais facilmente por intermédio dos chuveiros usados na maquina de fabrico de papel por forma a remover fibras que se alojam nos interstícios do tecido. A título de comparação, o tecido 1/1 necessitaria de um numero de fios da ordem de 252 fios por polegada de modo a obter o mesmo valor de FSI. Isto tornaria necessária a utilização de fios CMD tão finos que o tecido ficaria instável, ou com fios de maior diâmetro o tecido não poderia ser usado devido à fraca permeabilidade.
Embora a forma de realização presentemente preferida da invenção apresente uma camada CMD superior que contém o triplo dos fios CMD da camada inferior, encontra-se dentro do âmbito da presente invenção o fornecimento de um tecido de formação com o numero quádruplo ou superior de fios CMD superiores relativamente aos fios CMD da camada inferior. Segue-se a descrição de um tecido com o quádruplo dos fios CMD na camada superior quando comparado com os fios da camada inferior.
Fazendo agora referencia à Figura 12, é ilustrada uma vista em corte tomada ao longo da direcção da maquina de uma segunda forma de realização do tecido de formação 101 de acordo com a presente invenção. A Figura 13 proporciona o diagrama do padrão de entrelaçamento para o tecido 101. O tecido 101 é composto por uma camada superior de fios CMD 112 e por uma camada inferior de fios CMD 115 entrelaçados num sistema de fios MD num padrão de repetição de 8 fios. Um único fio MD 171 encontra-se ilustrado na repetição da Figura 12. O tecido 101 é tecido com o quádruplo dos fios na camada CMD superior 112 em comparação com a camada CMD inferior 115. Oitos fios MD entrelaçam-se com trinta e dois fios CMD da camada superior 121 - 152 e oitos fios CMD da camada inferior 161 -168. 10
Conforme se encontra ilustrado nas Figuras 12 e 13, cada um dos fios CMD, de 121 a 152, encontra-se somente sob um único fio MD numa dada repetição, e os fios CMD superiores passam soltos sobre sete fios MD. A repetição do entrelaçamento é semelhante à da forma de realização da invenção anteriormente descrita na camada CMD superior e é idêntica na camada CMD inferior.
Lisboa, 1 8 ABR. 2000 Por Asten, Inc.
Agente Oficia! da Propriedade industrial Arco da Conceição, 3,15- 1100 LISBOA 11

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Tecido melhorado de fabrico de papel de um tipo que apresenta duas camadas de fios CMD entrelaçados com um sistema de fios MD de modo a formar um tecido de camadas múltiplas que apresenta uma superfície superior de suporte de papel e uma superfície de contacto com a maquina, apresentando a camada de fio CMD de superfície de suporte de papel um numero de fios que é pelo menos n vezes superior ao numero de fios na camada de fios CMD da superfície de contacto com a maquina em que n é um numero inteiro superior a 2, caracterizado por: uma repetição de entrançamento em que todos os fios MD se entrançam com ambas as camadas de fios CMD.
  2. 2. Tecido de acordo com a reivindicação 1, em que os fios CMD da referida camada superior apresentam um diâmetro inferior aos referidos fios CMD da camada inferior.
  3. 3. Tecido de acordo com a reivindicação 1, em que o referido padrão de repetição compreende oito fios CMD inferiores e vinte e quatro fios CMD superiores entrelaçados com oito fios MD.
  4. 4. Tecido de acordo com a reivindicação 1, em que cada fio MD passa sobre três fios CMD não adjacentes da camada superior que se encontram separados uns dos outros por intermédio de pelo menos três fios CMD adjacentes da camada superior, e sob dois fios CMD inferiores não adjacentes numa dada repetição
  5. 5. Tecido de acordo com a reivindicação 1, em que cada padrão de repetição compreende oito fios CMD inferiores e trinta e dois fios CMD superiores entrelaçados com oito fios MD.
  6. 6. Tecido de acordo com a reivindicação 1, em que os fios CMD da referida camada inferior se encontram dispostos uniformemente com um alinhamento geral com um fio CMD da camada superior e espaçados uns dos outros por um numero de fios de camada superior de aproximadamente n - 1. 1 Lisboa, 1 8 ABR. 2000 Por Asten, Inc.
    Agente Oficial da Propriedade indusir : Arco da Conceição, 3,12- 1100 LISBOA RESUMO TECIDO DE FORMAÇÃO DE DUAS CAMADAS COM UM NUMERO PELO MENOS TRIPLO DE FIOS NA CAMADA SUPERIOR RELATIVAMENTE À CAMADA INFERIOR Um tecido de formação de papel melhorado (1) possuindo duas camadas (12, 15) de fios CMD (21 - 44, 51 - 56) interligados com um sistema de fios MD (61 - 68) para formar um tecido de camadas múltiplas (1). As camadas de fios (12) CMD da superfície de suporte do papel têm pelo menos o triplo dos fios CMD que a superfície de fios CMD (15) de contacto com a maquina. A quantidade superior dos fios CMD da camada superior (21 -44) proporciona uma superfície melhorada de formação/transporte de papel com características de escoamento melhoradas.
PT94307297T 1993-10-08 1994-10-05 Tecido de formacao de duas camadas com um numero pelo menos triplo de fios na camada superior relativamente a camada inferior PT654559E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/134,537 US5421374A (en) 1993-10-08 1993-10-08 Two-ply forming fabric with three or more times as many CMD yarns in the top ply than in the bottom ply

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT654559E true PT654559E (pt) 2000-07-31

Family

ID=22463819

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94307297T PT654559E (pt) 1993-10-08 1994-10-05 Tecido de formacao de duas camadas com um numero pelo menos triplo de fios na camada superior relativamente a camada inferior

Country Status (8)

Country Link
US (2) US5421374A (pt)
EP (1) EP0654559B1 (pt)
AT (1) ATE189014T1 (pt)
AU (1) AU679552B2 (pt)
CA (1) CA2119903C (pt)
DE (1) DE69422693T2 (pt)
ES (1) ES2144490T3 (pt)
PT (1) PT654559E (pt)

Families Citing this family (54)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5421374A (en) * 1993-10-08 1995-06-06 Asten Group, Inc. Two-ply forming fabric with three or more times as many CMD yarns in the top ply than in the bottom ply
US5518042A (en) * 1994-09-16 1996-05-21 Huyck Licensco, Inc. Papermaker's forming fabric with additional cross machine direction locator and fiber supporting yarns
US5709250A (en) * 1994-09-16 1998-01-20 Weavexx Corporation Papermakers' forming fabric having additional fiber support yarns
US5983953A (en) * 1994-09-16 1999-11-16 Weavexx Corporation Paper forming progess
GB9604602D0 (en) * 1996-03-04 1996-05-01 Jwi Ltd Composite papermaking fabric with paired weft binder yarns
US5937914A (en) * 1997-02-20 1999-08-17 Weavexx Corporation Papermaker's fabric with auxiliary yarns
US5857498A (en) * 1997-06-04 1999-01-12 Weavexx Corporation Papermaker's double layer forming fabric
US5865219A (en) * 1997-07-31 1999-02-02 Asten, Inc. Double layer papermaking fabric having a high stability weave
US5967195A (en) * 1997-08-01 1999-10-19 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
US5881764A (en) * 1997-08-01 1999-03-16 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
GB9811089D0 (en) 1998-05-23 1998-07-22 Jwi Ltd Warp-tied composite forming fabric
US6112774A (en) * 1998-06-02 2000-09-05 Weavexx Corporation Double layer papermaker's forming fabric with reduced twinning.
EP1002892B1 (de) 1998-11-18 2001-12-19 Thomas Josef Heimbach Gesellschaft mit beschränkter Haftung & Co. Textiles Flächengebilde
GB2351505A (en) 1999-06-29 2001-01-03 Jwi Ltd Two-layer woven fabric for papermaking machines
GB9924012D0 (en) * 1999-10-12 1999-12-15 Stone Richard Forming fabric woven with warp triplets
US6123116A (en) * 1999-10-21 2000-09-26 Weavexx Corporation Low caliper mechanically stable multi-layer papermaker's fabrics with paired machine side cross machine direction yarns
US6179013B1 (en) 1999-10-21 2001-01-30 Weavexx Corporation Low caliper multi-layer forming fabrics with machine side cross machine direction yarns having a flattened cross section
US6413377B1 (en) 1999-11-09 2002-07-02 Astenjohnson, Inc. Double layer papermaking forming fabric
US6334467B1 (en) 1999-12-08 2002-01-01 Astenjohnson, Inc. Forming fabric
US6227256B1 (en) * 1999-12-13 2001-05-08 Albany International Corp. Multi-layer papermaking fabric having long weft floats on its support and machine surfaces
US6585006B1 (en) 2000-02-10 2003-07-01 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with companion yarns
GB0005344D0 (en) * 2000-03-06 2000-04-26 Stone Richard Forming fabric with machine side layer weft binder yarns
US6244306B1 (en) 2000-05-26 2001-06-12 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
DE10030650C1 (de) 2000-06-29 2002-05-29 Kufferath Andreas Gmbh Papiermaschinensieb
US6253796B1 (en) 2000-07-28 2001-07-03 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US6745797B2 (en) 2001-06-21 2004-06-08 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US7108019B2 (en) * 2002-05-24 2006-09-19 Nippon Filcon Co. Industrial two-layer fabric
US6769535B2 (en) 2002-11-07 2004-08-03 Albany International Corp. High drainage dimensionallally stable brownstock washer belt design
US6837277B2 (en) 2003-01-30 2005-01-04 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US6860969B2 (en) 2003-01-30 2005-03-01 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US6896009B2 (en) 2003-03-19 2005-05-24 Weavexx Corporation Machine direction yarn stitched triple layer papermaker's forming fabrics
US7059357B2 (en) 2003-03-19 2006-06-13 Weavexx Corporation Warp-stitched multilayer papermaker's fabrics
GB0317248D0 (en) * 2003-07-24 2003-08-27 Voith Fabrics Gmbh & Co Kg Fabric
DE102004016640B3 (de) * 2004-03-30 2005-08-11 Andreas Kufferath Gmbh & Co. Kg Sieb, insbesondere Papiermaschinensieb
US7243687B2 (en) * 2004-06-07 2007-07-17 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with twice as many bottom MD yarns as top MD yarns
DE102004044572A1 (de) * 2004-09-15 2006-03-30 Voith Fabrics Patent Gmbh Papiermaschinenbespannung
JP4440085B2 (ja) * 2004-11-26 2010-03-24 日本フイルコン株式会社 工業用二層織物
US7195040B2 (en) * 2005-02-18 2007-03-27 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles
US7207355B2 (en) 2005-05-06 2007-04-24 Astenjohnson, Inc. Multi-axial seamed papermaking fabric and method
NO338649B1 (no) * 2005-05-19 2016-09-26 Nippon Filcon Kk Industriell tolagsstruktur
US7484538B2 (en) * 2005-09-22 2009-02-03 Weavexx Corporation Papermaker's triple layer forming fabric with non-uniform top CMD floats
US7219701B2 (en) * 2005-09-27 2007-05-22 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles
DE102005060299A1 (de) * 2005-12-16 2007-06-21 Voith Patent Gmbh Papiermaschinensieb
DE102005060301A1 (de) * 2005-12-16 2007-06-21 Voith Patent Gmbh Papiermaschinenbespannung
DE102006001388A1 (de) * 2006-01-11 2007-07-12 Andreas Kufferath Gmbh & Co. Kg Papiermaschinensieb
US7275566B2 (en) 2006-02-27 2007-10-02 Weavexx Corporation Warped stitched papermaker's forming fabric with fewer effective top MD yarns than bottom MD yarns
US7580229B2 (en) 2006-04-27 2009-08-25 Hitachi Global Storage Technologies Netherlands B.V. Current-perpendicular-to-the-plane (CPP) magnetoresistive sensor with antiparallel-free layer structure and low current-induced noise
DE102006061114A1 (de) * 2006-12-22 2008-06-26 Voith Patent Gmbh Gewebeband für eine Maschine zur Herstellung von Bahnmaterial und Verfahren zur Herstellung eines derartigen Gewebebandes
US7487805B2 (en) * 2007-01-31 2009-02-10 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with cross-direction yarn stitching and ratio of top machined direction yarns to bottom machine direction yarns of less than 1
US7624766B2 (en) * 2007-03-16 2009-12-01 Weavexx Corporation Warped stitched papermaker's forming fabric
US20090183795A1 (en) * 2008-01-23 2009-07-23 Kevin John Ward Multi-Layer Papermaker's Forming Fabric With Long Machine Side MD Floats
US7766053B2 (en) * 2008-10-31 2010-08-03 Weavexx Corporation Multi-layer papermaker's forming fabric with alternating paired and single top CMD yarns
US8251103B2 (en) * 2009-11-04 2012-08-28 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with engineered drainage channels
US8632707B2 (en) * 2010-09-28 2014-01-21 Huyck Licensco Inc. Fabric for non-woven web forming process and method of using same

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2346489A1 (fr) * 1976-04-02 1977-10-28 Martel Catala Et Cie Sa Ets Perfectionnements aux toiles pour machines a papier et a leurs procedes de fabrication
CH630974A5 (de) * 1977-12-15 1982-07-15 Siebtuchfabrik Ag Papiermaschinensieb.
US4314589A (en) * 1978-10-23 1982-02-09 Jwi Ltd. Duplex forming fabric
NZ191731A (en) * 1978-10-23 1982-11-23 Jwi Ltd Duplex forming fabric for papermaking
DE3036409C2 (de) * 1980-09-26 1983-01-20 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Doppellagiges Sieb für den Siebteil einer Papiermaschine
US4361618A (en) * 1981-05-18 1982-11-30 Ascoe Felts, Inc. Papermakers felt with improved drainage
SE430425C (sv) * 1981-06-23 1986-09-19 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
DE3146385C2 (de) * 1981-11-23 1985-10-31 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Doppellagiges Gewebe als Bespannung für Papiermaschinen
DE3147115A1 (de) * 1981-11-27 1983-06-01 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Spiralgliederband und verfahren zu dessen herstellung
US4423755A (en) * 1982-01-22 1984-01-03 Huyck Corporation Papermakers' fabric
SE441016B (sv) * 1982-04-26 1985-09-02 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
DE3224187C2 (de) * 1982-06-29 1989-01-12 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Verband-Gewebe als Bespannung für den Blattbildungsbereich einer Papiermaschine
FI64960C (fi) * 1982-10-08 1984-02-10 Tamfelt Oy Ab Transportfilt foer papperstillverkning och foerfarande foer des tillverkning
DE3301810C2 (de) * 1983-01-20 1986-01-09 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Verbund-Gewebe als Bespannung für den Blattbildungsteil einer Papiermaschine
DE3305713C1 (de) * 1983-02-18 1984-04-19 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Verbund-Gewebe als Bespannung fuer den Blattbildungsteil einer Papiermaschine
DE3307144A1 (de) * 1983-03-01 1984-09-13 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Papiermaschinenbespannung in einer gewebebindung, die keine in laengsrichtung verlaufenden symmetrieachse aufweist
DE3466787D1 (en) * 1983-07-16 1987-11-19 Kufferath Andreas Gmbh Multi-layer screen cloth, in particular for the wet end of a paper-making machine
US4564051A (en) * 1983-07-16 1986-01-14 Andreas Kufferath Gmbh & Co. Kg Multiple ply dewatering screen particularly for a web forming part of a paper making machine
DE3426264A1 (de) * 1984-07-17 1986-01-30 Franz F. 5160 Düren Kufferath Entwaeserungsband fuer pressen in der nasspartie einer papiermaschine
US4569883A (en) * 1985-01-22 1986-02-11 Albany International Corp. Paper machine clothing
DE3615304A1 (de) * 1986-05-06 1987-11-12 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine
US4709732A (en) * 1986-05-13 1987-12-01 Huyck Corporation Fourteen harness dual layer weave
DE3635632A1 (de) * 1986-10-20 1988-04-21 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine
DE3705345A1 (de) * 1987-02-19 1988-09-01 Oberdorfer Fa F Verbundgewebe als bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine
US4967805A (en) * 1989-05-23 1990-11-06 B.I. Industries, Inc. Multi-ply forming fabric providing varying widths of machine direction drainage channels
US5025839A (en) * 1990-03-29 1991-06-25 Asten Group, Inc. Two-ply papermakers forming fabric with zig-zagging MD yarns
US5421374A (en) * 1993-10-08 1995-06-06 Asten Group, Inc. Two-ply forming fabric with three or more times as many CMD yarns in the top ply than in the bottom ply

Also Published As

Publication number Publication date
EP0654559A3 (en) 1995-09-06
CA2119903A1 (en) 1995-04-09
DE69422693D1 (de) 2000-02-24
US5564475A (en) 1996-10-15
ES2144490T3 (es) 2000-06-16
EP0654559A2 (en) 1995-05-24
AU7447494A (en) 1995-04-27
ATE189014T1 (de) 2000-02-15
AU679552B2 (en) 1997-07-03
CA2119903C (en) 1998-07-21
DE69422693T2 (de) 2000-07-13
EP0654559B1 (en) 2000-01-19
US5421374A (en) 1995-06-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT654559E (pt) Tecido de formacao de duas camadas com um numero pelo menos triplo de fios na camada superior relativamente a camada inferior
US5520225A (en) Pocket arrangement in the support surface of a woven papermaking fabric
US4987929A (en) Forming fabric with interposing cross machine direction yarns
EP1109970B1 (en) Tissue forming fabrics
US6179013B1 (en) Low caliper multi-layer forming fabrics with machine side cross machine direction yarns having a flattened cross section
US6253796B1 (en) Papermaker's forming fabric
CA2606639C (en) Bulk enhancing forming fabrics
US5975148A (en) Papermakers fabric with stacked machine direction yarns forming outer floats and inner knuckles
US8196613B2 (en) Multi-layer papermaker's forming fabric with paired MD binding yarns
US5988229A (en) Papermakers forming fabric with weft dominated paper support surface
BRPI0608060B1 (pt) composição para a fabricação de papel
JP2007107157A (ja) 工業用二層織物
BRPI0620763A2 (pt) tecidos de fabrico de papel
WO2013023276A1 (en) Embossing fabric including warp yarn sets
US5297590A (en) Papermaking fabric of blended monofilaments
PT1560977E (pt) Tela de secagem com canais de ar
CN118147800A (zh) 具有离散元件的结构化织物
JP3489867B2 (ja) 脱水機用▲ろ▼布
JPH07171316A (ja) 脱水機用▲ろ▼布