PT619648E - Circuito para atenuacao de um sinal de audio digital o aparecimento de interferencias de curta duracao - Google Patents

Circuito para atenuacao de um sinal de audio digital o aparecimento de interferencias de curta duracao Download PDF

Info

Publication number
PT619648E
PT619648E PT94103657T PT94103657T PT619648E PT 619648 E PT619648 E PT 619648E PT 94103657 T PT94103657 T PT 94103657T PT 94103657 T PT94103657 T PT 94103657T PT 619648 E PT619648 E PT 619648E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
circuit
factor
signal
audio signal
integration
Prior art date
Application number
PT94103657T
Other languages
English (en)
Inventor
Herrmann Matthias
Original Assignee
Blaupunkt Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Blaupunkt Werke Gmbh filed Critical Blaupunkt Werke Gmbh
Publication of PT619648E publication Critical patent/PT619648E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04HBROADCAST COMMUNICATION
    • H04H20/00Arrangements for broadcast or for distribution combined with broadcast
    • H04H20/26Arrangements for switching distribution systems
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03GCONTROL OF AMPLIFICATION
    • H03G3/00Gain control in amplifiers or frequency changers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04HBROADCAST COMMUNICATION
    • H04H2201/00Aspects of broadcast communication
    • H04H2201/10Aspects of broadcast communication characterised by the type of broadcast system
    • H04H2201/13Aspects of broadcast communication characterised by the type of broadcast system radio data system/radio broadcast data system [RDS/RBDS]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Noise Elimination (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Amplifiers (AREA)
  • Transmitters (AREA)

Description

i*
' \«y
DESCRIÇÃO
“CIRCUITO PARA ATENUAÇÃO DE UM SINAL DE ÁUDIO DIGITAL, DURANTE O APARECIMENTO DE INTERFERÊNCIAS DE CURTA DURAÇÃO” A invenção refere-se a um circuito para atenuação de um sinal de áudio digital, durante o aparecimento de interferências de curta duração, particularmente durante uma recepção temporária de ensaio de um outro emissor.
Particularmente através da introdução de um sistema de dados de rádio, no qual são adicionalmente transmitidos dados ao sinal de áudio, torna-se possível, durante a recepção de um transmissor de rádio, comutar a curto prazo a outra frequência, a fim de testar se o mesmo programa pode ser melhor recebido nesta outra frequência. Durante a recepção de ensaio, ocorre uma interferência do sinal de áudio, a qual pode demorar cerca de 25 ms. A partir da descrição de patente do Japão, volume 16, N° 392 (E-1251) 20.08.1992 & JP-A-04 129 311 é conhecido um circuito de abafamento do som, no qual se evitavam ruídos no sinal que deve ser interceptado no impulso de um processo de abafamento do som, para que seja gerado um factor gradualmente ascendente e respectivamente descendente, pelo qual é multiplicado o sinal digital a ser interceptado. Através da multiplicação pelo factor alterado temporariamente, torna-se possível um corte de som e respectivamente uma mistura do sinal digital.
Posteriormente, é conhecido a partir da patente DE-A-40 39117 um transmissor de rádio RDS, no qual é silenciosamente comutada a reprodução de um sinal de áudio, segundo a chamada ordem de escolha da estação, sendo ajustada uma frequência de emissão de ensaio, alternativa para uma frequência de emissão ajustada actualmente no transmissor, a partir de uma memória da frequência de emissão, testada quanto à intensidade do campo de transmissão e/ou ao seu conteúdo do programa, e sendo terminado o circuito de abafamento de som com o resultado positivo do ensaio e, com isso, reproduzido o sinal de áudio da frequência alternativa. O circuito de abafamento de som surge assim no âmbito de um corte e respectivamente de uma reprodução firmes do sinal de áudio.
Constitui objecto da presente invenção, criar um circuito que atenue o sinal de áudio para supressão de interferências de curta duração, sem gerar com isso outras interferências ("ruídos"). O circuito, de acordo com a presente invenção, deve ser adequado para o tratamento digital do sinal.
Este objectivo é alcançado, de acordo com a invenção, sendo que o sinal de áudio é multiplicado por um factor, factor esse que, antes do aparecimento de uma interferência, segundo uma função de tempo pré-determinada, passa de um valor máximo para um valor mínimo, alcançando novamente o valor máximo após uma interferência, sendo que a atenuação decorre inicialmente, em escala logarítmica, com o valor máximo do factor (k), primeiramente baixo e então progressivamente íngreme e começando com o valor mínimo primeiramente íngreme e então progressivamente mais baixo. Por intermédio deste processamento, pode alcançar-se um silêncio contínuo, “sem ruído”.
Através do circuito da presente invenção, podem também ser eliminadas outras interferências de curta duração. Todos os sinais e os passos para tratamento do sinal possuem tempos e valores discretos (digitais), para que o circuito seja próprio, de forma vantajosa, para um vasto transmissor de rádio digital.
Uma outra forma de construção da invenção consiste no facto de existir um integrador para derivação do factor, consistindo preferencialmente num 3 3
adicionador e num retardador de um período de exploração (preferencialmente).
Uma forma de apresentação vantajosa desta forma de construção é caracterizada pelo facto de serem conduzidos ao adicionador, uma medida correspondente que apresenta um incremento da integração e o factor derivado, a partir do período de exploração, para que o sinal de saída do adicionador, inibido num período de exploração, possa ser comparado à entrada de um multiplicador e à entrada de um comparador, em que uma outra entrada do comparador admite um sinal constante, o qual representa o valor mínimo, e para que uma saída do comparador esteja ligada a uma outra entrada do multiplicador, sendo que a saída do multiplicador compreende o factor derivado.
Uma outra forma de apresentação da invenção consiste no facto do sinal de incremento da integração poder ser comandado com o auxílio de um sinal de comando alimentado. Com isto, torna-se possível um comando simples do circuito da presente invenção. É somente necessário um sinal de comando, que compreenda oportunamente, antes do começo de uma interferência esperada, uma primeira falha de sinal e, no final da interferência, uma segunda falha de sinal.
No caso de, de acordo com uma outra forma de construção, a medida de um incremento da integração poder ser conectada com o auxílio de um outro sinal de comando alimentado, pode surgir também, apesar do rápido aumento e da rápida diminuição da atenuação, um comando mais lento, por exemplo na troca de uma fonte de sinal.
No caso de um transmissor de rádio estéreo, prevê-se preferencialmente que o sinal de áudio de um canal estéreo esquerdo e o sinal de áudio de um canal estéreo direito, sejam multiplicados pelo factor. 4
Alguns exemplos de formas de construção da invenção são apresentados em desenho, com base em mais figuras e são melhor ilustrados, na descrição que se segue. Assim, surgem:
Fig. 1 como circuito, uma forma de construção da invenção e
Fig.2 uma representação logarítmica do percurso do factor e, com isto, da atenuação do sinal de áudio. O circuito, de acordo com a invenção, pode ser efectuado de formas distintas. Assim, os blocos individuais ou em grupo que são apresentados podem ser realizados através de circuitos próprios, particularmente através de circuitos integrados. Num grau de integração muito elevado, torna-se ainda possível realizar o tratamento digital global do sinal do receptor num círculo do circuito integrado, em que os passos de tratamento do sinal, como por exemplo as filtragens ou especificidades não lineares, podem ser levados a cabo através de operações de cálculo. No interior de um círculo do circuito integrado podem também estar dipostos de forma comum, para efectuar uma recepção com o circuito da invenção, processadores de sinais digitais e outros circuitos digitais, como por exemplo o registo de deslocações, de Flip-Flops, e assim por diante.
De acordo com a Fig. 1, podem ser admitidos no circuito, o sinal de áudio L (//n/cs/esquerda) e R {rechtsldireita) através de entradas 1, 2. Após atravessar respectivamente um multiplicador 3, 4, podem ser retirados das saídas 5, 6, os sinais de áudio LAMU e RAMU atenuados por necessidade. É admitido nos multiplicadores 3, 4 um factor K, o qual compreende num caso normal um valor máximo de 1 e o qual é trazido a um valor mínimo de 0, para corte do som (abafamento). Com isto, surge a passagem para uma função de tempo previamente determinada, para que através da própria passagem, não surja qualquer ruído.
Para derivação do factor K existe um integrador que, em termos gerais, consiste num adicionador 7 e num retardador 8, segundo um período de exploração. O valor de saída do retardador 8 é seguidamente descrito como valor de integração, sendo conduzido através de um outro multiplicador 9, em que ocorre uma multiplicação por 1 ou por 0. No caso da multiplicação por 1, o factor K compreende o valor de integração, enquanto que no caso da multiplicação por 0, o factor K = 0. Por último, é necessário que, para manter o factor K em 0, o valor de integração aceite valores negativos. Com isto, o valor de integração é alimentado numa entrada do comparador 10, situando-se na sua outra entrada uma constante C1 que apresenta um valor mínimo - no caso de um valor mínimo de 0, então C1 = 0. A saída x>y do comparador 10, que conduz um sinal de um bit, é então ligada através de um transformador do formato 11, para conversão num sinal de 16 bit, ao multiplicador 9. A localização superior do factor K no valor máximo não se encontra representada na Fig. 1. Pode ser realizada de forma idêntica à localização no valor mínimo. O incremento da integração alimentado no adicionador 7, em 12, pode existir para diminuição ou aumento do factor K, com sinal diferente. A este respeito, existem um elemento de negação 13 e um comutador 14, o qual pode ser comandado por um sinal de comando FMU, que pode ser conduzido a uma entrada 15.
Com um outro comutador 16, o qual pode ser comandado com o auxílio de um sinal de comando RDS-SO, em 17, podem ser utilizados opcionalmente dois incrementos de integração C2 e C3 diferentes. O incremento da integração C2 com um valor de 0,0219, por exemplo, assegura uma alteração rápida do factor K, o que é válido para a comutação de ensaio, a curto prazo, da frequência do receptor. Para outros casos, do circuito de abafamento de som, por exemplo durante a busca normal do emissor, ou durante uma comutação entre diferentes fontes de sinais de áudio, pode surgir uma alteração mais lenta do sinal K, para o que é utilizado o incremento da integração C3, que compreende por exemplo um valor de 0,000219.
A Fig. 2 representa uma forma de construção de uma curva de abafamento de som, em que está representado, na abcissa, o tempo em ms, e na ordenada, a atenuação desejada, em escala logarítmica, em dB. No momento 0, inicia-se o processo de abafamento de som e é alcançada após 1,5 ms uma atenuação de -40 dB. O processo complementar a isto, inicia-se no momento 2,5 ms. A curva apresentada é alcançada com um incremento da integração de 0,0146. É particularmente vantajoso o percurso primeiramente baixo da curva, para depois se inclinar abruptamente para uma atenuação elevada. Através deste processamento, pode alcançar-se um silêncio contínuo, “sem ruído".
Lisboa,

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Circuito para atenuação de um sinal de áudio digital, durante o aparecimento de interferências de curta duração, particularmente durante uma recepção temporária de ensaio de um outro emissor, caracterizado pelo facto do sinal de áudio ser multiplicado pelo factor (k) nos multiplicadores (3, 4), factor este que, antes do aparecimento de uma interferência segundo uma função de tempo pré-determinada, passa de um valor máximo para um valor mínimo, e alcança novamente o valor máximo após uma interferência, e pelo facto da atenuação decorrer inicialmente, em escala logarítmica, com o valor máximo do factor (k), primeiramente baixo e então progressivamente íngreme e começando com o valor mínimo primeiramente íngreme e então progressivamente mais baixo.
  2. 2. Circuito, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, para construção do factor (k) existir um integrador (7, 8).
  3. 3. Circuito, conforme reivindicado na reivindicação 2, caracterizado pelo facto do integrador consistir num adicionador (7) e num retardador (8), preferencialmente de um período de exploração.
  4. 4. Circuito, conforme reivindicado na reivindicação 3, caracterizado pelo facto de poderem ser conduzidos ao adicionador (7), uma medida que apresenta respectivamente o incremento da integração e o factor (k) diferenciado a partir do período de exploração precedente, para que o sinal de saída do adicionador (7), retardado por um período de exploração, possa ser conduzido à entrada de um multiplicador (9) e à entrada de um comparador (10), em que uma outra entrada do comparador (10) pode admitir um sinal constante, o qual representa o
    valor mínimo, e para que uma saída do comparador (10) apresente o factor derivado, através de uma outra entrada do multiplicador (9).
  5. 5. Circuito, conforme reivindicado numa das reivindicações acima, caracterizado pelo facto do sinal de um incremento da integração poder ser comandado com o auxílio de um sinal de comando alimentado.
  6. 6. Circuito, conforme reivindicado numa das reivindicações acima, caracterizado pelo facto da medida de um incremento da integração ser comutável com o auxílio de um sinal de comando alimentado continuamente.
  7. 7. Circuito, conforme reivindicado numa das reivindicações acima, caracterizado pelo facto do sinal de áudio (L) de um canal estéreo, do lado esquerdo, e o sinal de áudio (R) de um canal estéreo, do lado direito, serem multiplicados pelo factor (k). Lisbor
    Dr. Américo da Silva Carvalho
    uílrlal >:ca
PT94103657T 1993-04-03 1994-03-10 Circuito para atenuacao de um sinal de audio digital o aparecimento de interferencias de curta duracao PT619648E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4310985A DE4310985A1 (de) 1993-04-03 1993-04-03 Schaltungsanordnung zur Dämpfung eines digitalen Audiosignals während des Auftretens von kurzzeitigen Störungen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT619648E true PT619648E (pt) 2000-12-29

Family

ID=6484664

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94103657T PT619648E (pt) 1993-04-03 1994-03-10 Circuito para atenuacao de um sinal de audio digital o aparecimento de interferencias de curta duracao

Country Status (7)

Country Link
US (1) US5594799A (pt)
EP (1) EP0619648B1 (pt)
JP (1) JPH06350464A (pt)
AT (1) ATE195832T1 (pt)
DE (2) DE4310985A1 (pt)
ES (1) ES2150954T3 (pt)
PT (1) PT619648E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0533758A (ja) * 1991-07-30 1993-02-09 Mitsubishi Heavy Ind Ltd コンクリートポンプのゲートハウジング横開き開閉装置
DE4409960A1 (de) * 1994-03-23 1995-09-28 Inst Rundfunktechnik Gmbh Verfahren zur Verminderung der subjektiven Störempfindung bei störungsbehaftetem Empfang bei Verwendung von digital übertragenen Tonsignalen
FR2737948B1 (fr) * 1995-08-16 1997-10-17 Alcatel Mobile Comm France Dispositif de commande de volume sonore pour recepteur de signaux de parole codes par blocs
FR2744320B1 (fr) * 1996-01-26 1998-03-06 Sextant Avionique Systeme de prise de son et d'ecoute pour equipement de tete en ambiance bruitee
US6148206A (en) * 1998-12-16 2000-11-14 Motorola, Inc. Method for concealing a handover mute

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5811310U (ja) * 1981-07-16 1983-01-25 ナカミチ株式会社 音量調整装置
FR2527871B1 (fr) * 1982-05-27 1986-04-11 Thomson Csf Systeme de radiocommunications, a sauts de frequence
JPS5938912A (ja) * 1982-08-27 1984-03-03 Nec Corp Pcmオ−デイオエラ−補正回路
US4947440A (en) * 1988-10-27 1990-08-07 The Grass Valley Group, Inc. Shaping of automatic audio crossfade
JPH03101528A (ja) * 1989-09-14 1991-04-26 Clarion Co Ltd Fmステレオ受信装置
US5204973A (en) * 1989-11-17 1993-04-20 Sanyo Electric Co., Ltd. Receiver capable of quickly suppressing defective effect of multipath reflection interference
JP2788015B2 (ja) * 1990-04-10 1998-08-20 パイオニア株式会社 Rds放送受信機
JPH04129311A (ja) * 1990-09-19 1992-04-30 Matsushita Electric Ind Co Ltd ミューティング装置
DE59209341D1 (de) * 1991-02-01 1998-07-02 Blaupunkt Werke Gmbh Verfahren zur Überbrückung von Audiosignalunterbrechungen

Also Published As

Publication number Publication date
DE59409486D1 (de) 2000-09-28
ES2150954T3 (es) 2000-12-16
US5594799A (en) 1997-01-14
ATE195832T1 (de) 2000-09-15
DE4310985A1 (de) 1994-10-06
EP0619648B1 (de) 2000-08-23
EP0619648A1 (de) 1994-10-12
JPH06350464A (ja) 1994-12-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8681998B2 (en) Volume correction device, volume correction method, volume correction program, and electronic equipment
MY118791A (en) An ac-center clipper for noise and echo suppression in a communications system
MY130355A (en) Soft decision signal estimation
PT619648E (pt) Circuito para atenuacao de um sinal de audio digital o aparecimento de interferencias de curta duracao
KR900004219A (ko) 서라운드 데코더
US6141426A (en) Voice operated switch for use in high noise environments
EP0571078B1 (en) Apparatus and method for attenuating received noise signals
JPS59500795A (ja) Amステレオ受信機用保護回路
KR100196477B1 (ko) A/d 변환기
KR940023080A (ko) 뮤트회로 및 방법
JP2612061B2 (ja) ミューティング回路
CA2017483C (en) Fm stereophonic receiver
FR2411527A1 (fr) Recepteur de television apte a recevoir des emissions normales et des emissions cryptees
JPH0210976A (ja) パイロット信号判別回路
KR100224697B1 (ko) 무선 헤드폰용 뮤트장치
JPH0575366A (ja) オーデイオ装置における信号処理回路
JP2967783B2 (ja) ミユーテイング回路
JPH02141135A (ja) Pcmデコーダのミューティング装置
KR900001245A (ko) 음성다중 스테레오 유선 tv 컨버터
JPS5720047A (en) Am stereophonic receiver
SU573891A1 (ru) Устройство дл приема клиппированных рачевых сигналов
KR920009210A (ko) 개선된 hd-muse dance 시스템
JPS642455A (en) Automatic level control circuit
JPH03192830A (ja) ミューティング装置
JPH0556309A (ja) 雑音低減回路