PT2394741T - Inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços e dispositivo equipado com esse inserto - Google Patents

Inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços e dispositivo equipado com esse inserto Download PDF

Info

Publication number
PT2394741T
PT2394741T PT111663175T PT11166317T PT2394741T PT 2394741 T PT2394741 T PT 2394741T PT 111663175 T PT111663175 T PT 111663175T PT 11166317 T PT11166317 T PT 11166317T PT 2394741 T PT2394741 T PT 2394741T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tool insert
impact
segment
abutment
point
Prior art date
Application number
PT111663175T
Other languages
English (en)
Inventor
Mayer Bruno
Original Assignee
Stahlwerke Bochum Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stahlwerke Bochum Gmbh filed Critical Stahlwerke Bochum Gmbh
Publication of PT2394741T publication Critical patent/PT2394741T/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C13/00Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills
    • B02C13/26Details
    • B02C13/28Shape or construction of beater elements
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C13/00Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills
    • B02C13/02Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills with horizontal rotor shaft
    • B02C13/04Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills with horizontal rotor shaft with beaters hinged to the rotor; Hammer mills
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C13/00Disintegrating by mills having rotary beater elements ; Hammer mills
    • B02C13/26Details
    • B02C2013/29Details devices for manipulating beater elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Pulverization Processes (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
INSERTO DE FERRAMENTA PARA UM DISPOSITIVO PARA FRAGMENTAÇÃO DE MATERIAL EM PEDAÇOS E DISPOSITIVO EQUIPADO COM ESSE INSERTO A presente invenção refere-se a um inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços, com um segmento de impacto, gue apresenta no seu lado externo livre uma área de impacto, sobre a gual no emprego prático incide o material a ser fragmentado, e com um segmento de fixação, que está unido num lado oposto à área de impacto com o segmento de impacto e serve para a fixação amovível do inserto de ferramenta no dispositivo. Quanto a estes insertos de ferramenta, tratam-se, por exemplo, de capas protetoras ou martelos de rotores, que são empregues em britadeiras ou trituradoras para fragmentação de rocha, materiais de demolição, veículos automotores e semelhantes. Este dispositivo é conhecido, por exemplo, do documento US 484 86 81. A invenção refere-se igualmente a este dispositivo para fragmentação de material em pedaços, que é equipado com um inserto de ferramenta do tipo em questão. Tais dispositivos são empregues, por exemplo, para fragmentação de materiais de metal, de rocha ou de demolição. Os seus insertos de ferramenta suportam extremas cargas tanto na região das suas áreas de impacto que entram diretamente em contacto com o material a ser fragmentado como também na região do seu segmento de fixação, no qual ficam montados na respetiva máquina de fragmentação.
Os insertos de ferramenta são apoiados normalmente pivotáveis num rotor ou montados fixos em dispositivos de fragmentação do tipo em questão. Para tal, o rotor dispõem de vários eixos montados no rotor, nos quais está respetivamente fixado ou montado pivotável um inserto por um olhai de mancai amoldado no seu segmento de fixação. As ferramentas montadas pivotáveis podem, aquando de um correspondente movimento rotativo do rotor, executar dessa maneira movimentos pendulares, de modo que batem no material incidente com energia cinética particularmente alta.
Normalmente, os insertos de ferramenta são produzidos como peças fundidas. Mas também podem ser fabricados como construção soldada, como peça cortada ou peça forjada.
Da prática são conhecidos insertos de ferramenta, que são executados como denominado "monobloco". Execuções simples dessas ferramentas de impacto do tipo bloco, consistindo num único material fundido, apresentam, via de regra, uma dureza uniforme sobre a sua secção transversal e o seu comprimento. Com ferramentas de monobloco melhor adaptadas às cargas que respetivamente ocorrem, pelo contrário, o segmento de impacto exposto no emprego prático diretamente à carga de impacto é executado mais duro, enquanto o segmento de apoio apresenta uma textura mais macia, menos dura e, assim, está em condições de suportar melhor cargas dinâmicas que ocorrem, na prática, na região do olhai de mancai.
Também são empregues na prática ferramentas de impacto, em que na região da área de impacto estão fundidos inlays no corpo de impacto (DE 195 28 512 Al).
Pelas cargas de impacto incidindo sobre as suas áreas de impacto durante o processo de fragmentação em forma de impulso os segmentos de impacto dos insertos de ferramenta são submetidos a um elevado desgaste abrasivo de impacto. Por isso, devem ser substituídos a intervalos regulares.
Em dispositivos de fragmentação conhecidos, do tipo indicado no início, descritos, por exemplo, nos documentos DE 197 56 275 Cl ou DE 199 27 765 Al, para essa finalidade os eixos portados pelo rotor, em que os insertos de ferramenta estão montados pivotáveis, são puxados e o rotor é girado até que os insertos de ferramenta caiam para fora do rotor devido à força gravitacional.
Aquando da montagem de novos insertos de ferramenta, então, os seus segmentos de fixação são inseridos com a sua abertura de mancai no espaço livre existente na região do respetivo mancai. Em seguida, o eixo de mancai é encaixado pelas correspondentes aberturas de alojamento do mancai e pelas aberturas de mancai do segmento de fixação do respetivo inserto de ferramenta, de modo que o inserto de ferramenta pode pender em vaivém sobre o eixo.
Como os insertos de ferramenta via de regra apresentam um peso elevado e assumem um grande volume, tanto a montagem de novos insertos de ferramenta como também a desmontagem de insertos de ferramenta desgastados exige tempo e é trabalhosa. Adicionalmente, os trabalhos de montagem são dificultados pelas exíguas condições espaciais e a forma dos insertos de ferramenta, que dificultam particularmente acoplar um guindaste com os mesmos, de modo que o inserto de ferramenta possa ser precisamente posicionado de maneira simples.
Face a isso, constitui objetivo da invenção disponibilizar um inserto de ferramenta que possa ser montado com poucos recursos num dispositivo para fragmentação de material em pedaços. Além disso, deve ser indicado um dispositivo para a fragmentação de material em pedaços, cujo inserto de ferramenta possa ser substituído de maneira relativamente simples.
Com relação ao inserto de ferramenta, esse objetivo é alcançado por um inserto de ferramenta configurado de acordo com a reivindicação 1. Configurações vantajosas estão indicadas nas reivindicações que remetem à reivindicação 1.
Quanto ao dispositivo para fragmentação de material em pedaços, o objetivo indicado anteriormente é alcançado de acordo com a invenção num dispositivo executado de acordo com a reivindicação 11. Uma configuração vantajosa do dispositivo de acordo com a invenção está indicada na reivindicação que remete à reivindicação 11.
Com a invenção é disponibilizado um inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços, que em conformidade com a nova configuração da técnica explicada no início apresenta um segmento de impacto, que apresenta na sua extremidade externa livre uma área de impacto, sobre a qual incide no emprego prático o material a ser fragmentado, e um segmento de fixação, que está unido num lado oposto à área de impacto com o segmento de impacto e serve para a fixação amovível do inserto de ferramenta no dispositivo.
De acordo com a invenção, então, na nova configuração do inserto de ferramenta, pelo menos no segmento de impacto há pelo menos um ponto de encosto saliente da área de impacto, ao qual é acoplável um meio de suporte. Este ponto de encosto na área de impacto é livremente acessível e pode ser facilmente alcançado pelo respetivo montador. Correspondentemente é fácil acoplar um meio de suporte, como uma cinta ou cabo de levantamento, com o inserto de ferramenta de acordo com a invenção, podendo para o acoplamento do respetivo meio de apoio ser utilizados naturalmente também meios de encosto apropriados, portados pelo meio de suporte, como ganchos ou amarras. Em seguida, o inserto de ferramenta pode então ser levado até à sua posição de montagem com auxílio de um guindaste ou semelhante e retido até que também esteja montado o eixo de mancai, no qual o inserto de ferramenta fica montado na sua posição montada pronta.
Naturalmente, na área de impacto podem também estar presentes duas ou mais saliências da maneira de acordo com a invenção, quando isso for conveniente por motivos da capacidade de manipulação do inserto de ferramenta aquando da montagem. Isto pode ser então indicado, por exemplo, quando o inserto de ferramenta é muito grande ou as condições de espaço são muito exíguas, de modo que é necessário um posicionamento particularmente fiável e seguro do inserto de ferramenta.
Assim que a ferramenta de acordo com a invenção esteja posicionada, o ponto de encosto presente na sua área de impacto já não é utilizado. A invenção admite então especificamente que o ponto de encosto é muito rapidamente, com tal intensidade, destruído e desgastado pelo material a ser fragmentado sobre ele incidente que imediatamente após uma curta duração do inserto já mal existe. 0 ponto de encosto existente na área de impacto, assim, no emprego prático mal tem influência sobre o funcionamento normal e o rendimento de impacto providos pelo inserto de ferramenta no emprego prático.
Como o ponto de encosto previsto na área de impacto de acordo com a invenção é usado apenas durante a montagem, pode estar fixado ao inserto de ferramenta de qualquer maneira. É então apenas essencial que a união entre o inserto de ferramenta e o ponto de encosto baste para absorver seguramente as cargas incidentes durante a montagem de um novo inserto. Uma possibilidade para isso é unir o ponto de encosto de modo coeso, por exemplo, por soldagem, colagem, soldagem branda, ou unir de maneira semelhante com o segmento de impacto. É igualmente viável amoldar o ponto de encosto numa só peça ao segmento de impacto. Esta possibilidade prova ser então particularmente vantajosa quando o inserto de ferramenta de acordo com a invenção é produzido por técnica de fundição.
Para garantir que o ponto de encosto esteja completamente aplainado imediatamente após curta uma duração de emprego, de modo que haja na ferramenta uma área de impacto uniformemente moldada, garantindo um resultado de impacto correspondentemente uniforme, o ponto de encosto pode apresentar na região da sua transição para o segmento de impacto um ponto de rutura teórica, em que o ponto de encosto se rompa especificamente aquando da incidência do material a ser fragmentado.
Para facilitar o acoplamento do meio de suporte respetivamente empregue, o ponto de encosto pode apresentar uma abertura de passagem. Ele pode então ser executado, por exemplo, em forma de gancho, de modo que uma cinta ou cabo possa ser acoplado de maneira simples diretamente com o inserto de ferramenta.
Alternativamente, é também possível moldar o ponto de impacto à maneira de um recesso em forma de bolsa, provido de uma aresta de encosto para acoplamento do meio de suporte, na área de impacto do segmento de impacto. A aresta de encosto pode então ser executada como filete, que se estende livremente pelo recesso em forma de bolsa do ponto de encosto. No caso de que o recesso em forma de bolsa seja formado à maneira de uma cavidade no segmento de impacto, a aresta de encosto, contudo, pode também ser executada no bordo do segmento de teto limitando a abertura de introdução da cavidade, pelo qual o recesso está coberto no sentido da área de impacto do segmento de impacto. Independentemente de como o ponto de encosto em forma de bolsa seja executado, há uma vantagem dessa configuração na medida em que os insertos de ferramenta de acordo com a invenção nessa configuração também na nova configuração podem ser montados apoiando-se na sua área de impacto, até serem instalados no respetivo dispositivo de fragmentação.
Basicamente, a configuração de acordo com a invenção prova ser vantajosa em todos os insertos de ferramenta de impacto pesados e de grande volume, que devido ao seu peso elevado só podem ser movidos com auxílio de um guindaste ou dispositivo de elevação comparável. A possibilidade de um posicionamento fácil, mas preciso, do inserto de ferramenta, proporcionada pela invenção, prova ser então particularmente conveniente quando o segmento de fixação apresenta uma abertura de mancai para a fixação pivotável do inserto de ferramenta no dispositivo para fragmentação de material em pedaços, quando o inserto de ferramenta de acordo com a invenção está, portanto, destinado a ser montado sobre um eixo no respetivo dispositivo. Isto aplica-se então especialmente quando na montagem se trata de uma montagem pivotável, que não tem um apoio de encosto para o inserto de ferramenta a ser montado.
Complementarmente ao ponto de encosto existente na nova configuração na área de impacto de um inserto de ferramenta de acordo com a invenção, também o segmento de fixação apresenta um ponto de encosto para o acoplamento amovível de um meio de suporte. Dependendo da construção do respetivo dispositivo de fragmentação e das condições de espaço, esse ponto de encosto pode, por exemplo, aquando da montagem de um inserto de ferramenta de acordo com a invenção, ser usado para o acoplamento de um cabo ou cinta, com que é auxiliado o alinhamento do inserto no local de montagem. Contudo, prova ser particularmente útil, aquando da desmontagem, o ponto de encosto existente no elemento de fixação, destinado ao acoplamento de um meio de suporte. Assim, o ponto de encosto não exposto a qualquer desgaste na operação prática, pode ser utilizado para o acoplamento seguro daquele meio de suporte, com que um inserto de ferramenta desgastado é descarregado depois da sua desmontagem. Para isso, o ponto de encosto pode apresentar à maneira de um olhai uma abertura de passagem para o acoplamento do meio de suporte ou ser executado, por exemplo, em forma de gancho. Não estando disponível no respetivo dispositivo de fragmentação espaço ocupado por um ponto de encosto saliente, é também viável executar o ponto de encosto à maneira de uma bolsa amoldada no segmento de fixação, em que engata o meio de suporte para o acoplamento.
Uma distribuição de massa influenciando apenas em pequena medida um movimento de pivotamento particularmente uniforme do respetivo inserto de ferramenta resulta então quando o ponto de encosto associado ao segmento de impacto e o ponto de encosto do segmento de fixação apresentam para o respetivo acoplamento de um meio de suporte respetivamente uma abertura de passagem e o segmento de fixação possui uma abertura de mancai, e quando os pontos centrais das aberturas de passagem e da abertura de mancai se situam numa reta. A custo conveniente pode também ser produzido um inserto de ferramenta de acordo com a invenção pelo facto de que é produzido em técnica de fundição especialmente de uma liga de fundição de ferro, podendo em zonas do inserto de ferramenta particularmente sujeitos a desgaste, ser naturalmente fundidos elementos de reforço de um outro material mais resistente e menos sujeito a desgaste.
Num dispositivo de acordo com a invenção para a fragmentação de material em pedaços, as vantagens da invenção anteriormente explicadas podem ser utilizadas na medida em que compreendam ao menos um inserto de ferramenta executado de acordo com a invenção, sobre o qual incide o material a ser fragmentado no emprego da ferramenta, estando previsto no dispositivo um mancai, no qual é fixado de maneira amovível o inserto de ferramenta com seu segmento de fixação. Isto aplica-se especialmente quando o inserto de ferramenta de acordo com a invenção está montado pivotável no referido mancai, porque o ponto de encosto presente na área de impacto do inserto de ferramenta, destinado ao acoplamento de um meio de suporte, permite, de modo especialmente simples, montar o inserto de ferramenta com auxílio de um guindaste ou de um dispositivo de suporte comparável. A invenção será detalhadamente explicada a seguir com base num desenho representando um exemplo de execução. Mostram respetivamente esquematicamente:
Fig. 1 um primeiro inserto de ferramenta em vista lateral;
Fig. 2 o inserto de ferramenta mostrado na fig. 1 num corte ao longo da linha de corte A-A registada na fig. 1;
Fig. 3 um segundo inserto de ferramenta em vista lateral;
Fig. 4 o inserto de ferramenta mostrado na fig. 3 num corte ao longo da linha de corte B-B registada na fig. 1;
Fig. 5 um dispositivo para fragmentação do material em pedaços em vista em corte;
Fig. 6 um terceiro inserto de ferramenta numa representação em corte correspondente à fig. 2;
Fig. 7 um quarto inserto de ferramenta numa representação em corte correspondente à fig. 2.
Quanto ao inserto de ferramenta 1 mostrado nas figuras 1 e 2, trata-se de uma tampa protetora, fundida numa só peça de material fundido de ferro, para um rotor R de um dispositivo S para fragmentação de material M em pedaços em partes de material MT, como representadas na fig. 5. 0 inserto de ferramenta 1 formado de maneira em si conhecida apresenta um segmento de impacto 2 e um segmento de fixação 3 a ele conectado. 0 segmento de impacto 2 é abaulado para fora à maneira de teto de barril em direção radial, de modo que é em forma de arco em vista lateral. Ele possui uma espessura D2 medida em direção radial e uma largura B2 medida em direção axial. A sua área de impacto 5 situada externamente apresenta correspondentemente a forma de um segmento de área cilíndrica. 0 segmento de fixação 3 está amoldado ao lado interno do segmento de impacto 2 e tem uma região 6 central disposta no meio em vista lateral com relação ao segmento de impacto 2, cuja largura B6 medida em direção axial é menor do que a largura B2 do segmento de impacto 2. Com relação à largura B2 do segmento de impacto 2, a região 6 central está disposta descentrada, de modo que o segmento de impacto 2, como representado na fig. 2, se projeta num lado lateralmente mais além da região 6 central do que no lado contraposto.
Na região 6 central está formada uma abertura de mancai 7. 0 seu ponto central situa-se numa reta G, que divide pelo meio a faixa angular abrangida pelo segmento de impacto. 0 eixo de rotação X da abertura de mancai 7 é alinhada axialmente paralela ao eixo, em torno do qual o segmento de impacto 2 com a sua área de impacto 5 está curvado. A abertura de mancai 7 serve para a fixação do inserto de ferramenta 1 sobre o rotor R do dispositivo S.
Lateralmente, na região 6 central do segmento de fixação 3 estão conectadas regiões de apoio 8, 9 respetivamente do tipo filete, alinhadas transversalmente ao eixo X, que sustentam respetivamente uma região do segmento de impacto 2 saliente da região 6 central contra a região 6 central.
Na nova configuração, na área de impacto 5 estão presentes dois pontos de encosto 10, 11 executados à maneira de olhai, que se projetam da área de impacto 5. Os pontos de encosto 10, 11 possuem respetivamente uma abertura de passagem 12, 13, cujo eixo longitudinal é alinhado axialmente paralelo ao eixo X. Com relação à largura B2 do segmento de impacto 2 (fig. 2), as saliências 10, 11 são então de tal maneira alinhadas que ficam alinhadas centralmente a uma normal que se estende pelo centro de gravidade P do inserto de ferramenta 1 sobre a área de impacto 5, enquanto consideradas em vista lateral (fig. 1) estão dispostas respetivamente a igual distância do lado estreito 14, 15 do segmento de impacto 2 a elas associado simetricamente em espelho para com a reta G. A respetiva abertura de passagem 12, 13 dos pontos de encosto 10, 11 é de tal maneira executada que com os pontos de encosto 10, 11 pode ser respetivamente acoplado um meio de suporte ΤΙ, T2 indicado apenas por linhas tracejadas na fig. 1, como um cabo ou cinta, através de um meio de encosto 16, 17 apropriado, como um gancho ou amarra, para ser acoplado a um guindaste não mostrado aqui. A disposição dos pontos de encosto 10, 11 é então de tal maneira selecionada que com o meio de suporte Tl, T2 enganchado resulta uma suspensão triangular, pela qual o inserto de ferramenta 1, apesar do seu peso elevado, pende estável em posição num guindaste aquando de um transporte.
No exemplo de execução aqui mostrado, os pontos de encosto 10, 11 são unidos numa só peça com o inserto de ferramenta 1, na medida em que aquando da produção por técnica de fundição do inserto de ferramenta 1 foram diretamente fundidos no mesmo. Mas também é precisamente possível pré-fabricar separadamente os pontos de encosto 10, 11 e então fixá-los de maneira apropriada ao segmento de impacto.
No emprego prático, o segmento de impacto 3 do inserto de ferramenta 1 fica exposto a elevadas cargas de impacto pelo material a ser fragmentado ou pedados do material, que incidem sobre sua área de impacto 5. Essas cargas são tão altas, que os pontos de encosto 10, 11 são desgastados logo após uma curta duração de emprego e a área de impacto também possui na região dos pontos de encosto 10, 11 uma forma essencialmente curvada de forma uniforme. O desgaste rápido dos pontos de encosto 10, 11 pode ser auxiliado pelo facto de que na região das passagens 18, 19 dos pontos de encosto 10, 11 para a área de impacto 5 é previsto respetivamente de forma especifica um debilitamento de material 20. O respetivo debilitamento de material 20 pode ser projetado como ponto de rutura teórica, em que os pontos de encosto 10, 11 se rompem quando material incide sobre os pontos de encosto 10, 11 de uma direção divergente de uma normal na área de impacto 5. Dessa maneira, apesar do respetivo debilitamento de material 20, é garantido que os pontos de encosto 10, 11 possam absorver seguramente a gravidade aquando do transporte e da montagem do inserto de montagem 1.
No seu lado oposto à área de impacto 5, na região 6 central do inserto de ferramenta 1 estão amoldados igualmente um ponto de encosto 21 executado à maneira de um olhai, que se projeta da região 6 central com relação à área externa 22 traseira. A abertura de passagem 23 do ponto de encosto 21 é então alinhada e executada como as aberturas de passagem 12, 13 dos pontos de encosto 10, 11, de modo que para a desmontagem ou para auxilio da montagem com o ponto de encosto 21 pode também ser acoplado sem problema um meio de suporte 23, como um cabo ou cinta, quer diretamente ou por um gancho ou amarra, servindo como meio de encosto 25, com o inserto de ferramenta 1. O meio de suporte 24 e o respetivo meio de encosto 25 são igualmente indicados apenas por linhas tracejadas na fig. 1.
Quanto aos insertos de ferramenta 31, 43, 44 mostrados nas figuras 3 e 4 bem como 6 e 7, trata-se respetivamente de um martelo produzido numa só peça por técnica de fundição, como é montado igualmente de maneira tipica no rotor R do dispositivo S. A forma básica dos insertos de ferramenta 31, 43, 44 fundidos numa só peça igualmente de material fundido de ferro corresponde à forma básica de martelos de impacto habituais no comércio para britadeiras.
Correspondentemente, os insertos de ferramenta 31, 43, 44 possuem respetivamente um segmento de impacto 32 abaulado para fora à maneira de cobertura de tonel, em forma de arco em vista lateral, de espessura D32 medida em direção radial e largura B32 medida em direção axial. A área de impacto 33 do segmento de impacto 32, dirigida para fora, é respetivamente curvada de maneira correspondente e forma como a área de impacto 3 do inserto de ferramenta 1 um recorte de uma área lateral de cilindro oco.
No lado do segmento de impacto oposto à área de impacto 33, está respetivamente amoldado um segmento de fixação 34 alinhado centralmente com relação ao segmento de impacto 32, que apresenta uma abertura de mancai 35. 0 ponto central da abertura de mancai 35 coincide nesse caso com o ponto central da curvatura do segmento de impacto 32. 0 seu eixo longitudinal coincide correspondentemente com o eixo de rotação D, em torno do qual pendula o inserto de ferramenta 31 no emprego prático.
No inserto de ferramenta 31 há segundo a invenção na área de impacto 32 um ponto de encosto 36 executado à maneira de um olhai, fundido numa só peça no inserto de ferramenta 31, que se projeta da área de impacto 33. Como os pontos de encosto 10, 11 do inserto de ferramenta 1, o ponto de encosto 36 possui uma abertura de passagem 37, cujo eixo longitudinal é alinhado axialmente paralelo ao eixo de rotação D. 0 ponto de encosto 36 fica posicionado então no ponto central 5 na área de impacto 32. Devido à distribuição simétrica de massa do inserto de ferramenta 31, o mesmo fica assim alinhado no centro com relação à posição de normal sobre a área de impacto 33 estendendo-se pelo centro de gravidade P' do inserto de ferramenta 31. No seu lado oposto à área de encosto 32, contraposto ao ponto de encosto 36, no segmento de fixação 34 do inserto de ferramenta 31 está amoldado um outro ponto de encosto 38 executado à maneira de um olhai, gue se projetam com relação à área externa 39 associada do segmento de fixação 34. A abertura de passagem 40 do ponto de encosto 38 é então alinhada e executada como a abertura de passagem 37 do ponto de encosto 36.
As aberturas de passagem 37, 40 dos pontos de encosto 36, 38 são então de tal maneira alinhadas e executadas que com elas, para desmontagem ou montagem, respetivamente sem problema, pode ser acoplado um meio de suporte 41 apropriado, como um cabo ou cinta, quer diretamente ou por um gancho ou amarra, servindo como meio de encosto 42, com o inserto de ferramenta 31. Na fig. 3 estão indicados o meio de suporte 41 respetivo e o meio de encosto 42 igualmente de forma respetiva apenas por linhas tracejadas.
Devido às elevadas cargas de impacto por material a ser fragmentado, também o ponto de encosto 36 disposto na área de impacto 32 no emprego prático já após curta duração de emprego é desgastado, de modo que a área de encosto 32 possui também na região do ponto de encosto 36 logo uma forma 20 essencialmente uniformemente curvada.
No inserto de ferramenta 43, de acordo com a invenção, na área de impacto 32 está formado em posição central um ponto de encosto 45 executado à maneira de uma bolsa no inserto de ferramenta 43. Os pontos de encosto 45 possuem então uma aresta de encosto 46 estendendo-se pelo seu recesso em forma de bolsa, na qual vem a encostar o respetivo meio de levantamento.
Dependendo da modalidade da produção por técnica de fundição, a aresta de encosto 45, como mostrada na fig. 6, pode ser executada como filete livre. No caso de que, como indicado na fig. 7, o ponto de encosto 45 no inserto de ferramenta 44 seja executado como uma bolsa amoldada à maneira de uma cavidade 47 no segmento de impacto 32, a aresta de encosto 48 ali prevista pode também, contudo, ser executada no bordo do segmento de teto limitando para cima a abertura de inserção 49 da cavidade 47, pelo qual a cavidade 4 6 é coberta para a área de impacto 33 do segmento de impacto 32.
Independentemente de como a respetiva aresta de encosto 45, 48 seja executada, ela estende-se, respetivamente, transversal ao eixo de rotação D, para possibilitar um enganchamento fácil do respetivo meio de elevação 50 (gancho).
No dispositivo S representado na fig. 5, trata-se de uma britadeira de forma de construção em si conhecida, como é empregue, por exemplo, para a fragmentação de material de grande volume em pedaços M, carrocerias de automóvel, entulho de construção, desmonte ou pedaços de rocha maiores. 0 material M e as partes MT obtidas após a fragmentação estão indicados na fig. 5 apenas por setas. 0 dispositivo S compreende um rotor R, que gira em torno de um eixo de rotação DR. Distribuídos na sua periferia, a distâncias angulares uniformes, estão dispostos no rotor R seis insertos de ferramenta 31 servindo como martelos de impacto. Os insertos de ferramenta 31 estão então montados pivotáveis num eixo 51 guiados pela sua respetiva abertura de mancai 35, de modo que na operação prática, devido à rotação do rotor R, executam movimentos pendulares em torno do eixo 51 a eles respetivamente associado.
Os intervalos restantes entre os insertos de ferramenta 31 são ocupados por insertos de ferramenta 1 servindo como placas de choque. Os insertos de ferramenta 1 são então retidos imóveis no rotor R por meio de eixos 52 deslocados pela sua respetiva abertura de mancai 7.
Para a desmontagem de insertos de ferramenta 1, 31 desgastados, o eixo 51, 52 respetivamente associado é puxado, de modo que o respetivo inserto de ferramenta 1, 31 é separado do rotor R. Em seguida, no ponto de encosto 21, 38 intacto, traseiro, respetivamente protegido da carga de impacto, pode ser acoplado um meio de suporte de um guindaste aqui não mostrado, e o respetivo inserto de ferramenta 1, 31 pode ser descarregado.
Para a montagem, um inserto de ferramenta 1 ou 31 pendendo seguro no guindaste não mostrado é transportado pelos seus pontos de encosto 10, 11 ou 36 e de tal maneira alinhado que o eixo 51, 52 associado pode ser encaixado com recurso relativamente pequeno pela sua respetiva abertura de mancai 7, 35.

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Inserto de ferramenta para um dispositivo (S) para fragmentação de material (M) em pedaços, com um segmento de impacto (2, 32) , gue apresenta no seu lado externo livre uma área de impacto (5, 35), sobre a gual no emprego prático incide o material (M) a ser fragmentado, e com um segmento de fixação (3, 34) , que está unido num lado oposto à área de impacto (5, 33) com o segmento de impacto (2, 32) e serve para a fixação amovível do inserto de ferramenta (1, 31) no dispositivo (S), sendo que na nova configuração do inserto de ferramenta (1, 31) no segmento de encosto (2, 32) há ao menos um ponto de batente (10, 11, 36, 44) saliente da área de impacto (5, 33), ao qual é acoplável um meio de suporte (ΤΙ, T2, 41), caracterizado por adicionalmente ao segmento de fixação (3, 34) existir um ponto de encosto (21, 38), ao qual é igualmente acoplável um meio de suporte (24, 41).
  2. 2. Inserto de ferramenta de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ponto de encosto (10, 11, 36, 44) estar unido de modo coeso com o segmento de encosto (2, 32) .
  3. 3. Inserto de ferramenta de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ponto de encosto (10, 11, 36, 44) estar amoldado numa só peça ao segmento de impacto (2, 32) .
  4. 4. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o ponto de impacto (10, 11) apresentar na região de sua passagem para o segmento de impacto (2, 32) um ponto de rutura teórica (20).
  5. 5. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o ponto de encosto (10, 11) apresentar uma abertura (12, 13, 23) para acoplamento do meio de suporte (ΤΙ, T2, 41) .
  6. 6. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o ponto de encosto ser executado em forma de gancho.
  7. 7. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o ponto de encosto (44) ser conformado na área de impacto (33) do segmento de impacto à maneira de um recesso (46) em forma de bolsa, provido de uma aresta de encosto (45, 47) para acoplamento do meio de suporte (41).
  8. 8. Inserto de ferramenta de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a aresta de encosto (45) do ponto de encosto ser executada como filete, que se estende livremente pelo recesso (46) em forma de bolsa do ponto de encosto (44).
  9. 9. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o segmento de fixação (3, 34) apresentar uma abertura de mancai (7, 35) para fixação pivotável do inserto de ferramenta (1, 31) no dispositivo (S).
  10. 10. Inserto de ferramenta de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ser produzido como peça fundida, peça forjada, construção de soldagem ou peça cortada.
  11. 11. Dispositivo para fragmentação de material em pedaços (M) , com um inserto de ferramenta (1, 31) executado de acordo com uma das reivindicações anteriores, sobre o qual incide o material (M) a ser fragmentado no emprego prático, e com um mancai, em que está fixado de modo amovível o inserto de ferramenta (1, 31) com seu segmento de fixação (3, 34) .
  12. 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o inserto de ferramenta (1, 31) ser apoiado de modo pivotável no mancai.
PT111663175T 2010-06-02 2011-05-17 Inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços e dispositivo equipado com esse inserto PT2394741T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE201010022492 DE102010022492A1 (de) 2010-06-02 2010-06-02 Werkzeugeinsatz für eine Vorrichtung zum Zerkleinern von stückigem Material und mit einem solchen Einsatz ausgestattete Vorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2394741T true PT2394741T (pt) 2016-09-05

Family

ID=44816972

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT111663175T PT2394741T (pt) 2010-06-02 2011-05-17 Inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços e dispositivo equipado com esse inserto

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP2394741B1 (pt)
DE (1) DE102010022492A1 (pt)
DK (1) DK2394741T3 (pt)
ES (1) ES2588977T3 (pt)
HR (1) HRP20161094T1 (pt)
HU (1) HUE029620T2 (pt)
LT (1) LT2394741T (pt)
PL (1) PL2394741T3 (pt)
PT (1) PT2394741T (pt)
RS (1) RS55178B1 (pt)
RU (1) RU2569001C2 (pt)
SI (1) SI2394741T1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112337570B (zh) * 2020-10-15 2022-01-25 中联润世新疆煤业有限公司 一种适用于多种地形的矿山破碎机

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4046326A (en) * 1975-11-06 1977-09-06 Minneapolis Electric Steel Castings Company Shell liner assembly
US4141512A (en) * 1978-01-09 1979-02-27 Adirondack Steel Specialties, A Division Of Adirondack Steel Casting Co., Inc. Construction of a hammer for hammer mill
US4235386A (en) * 1978-08-11 1980-11-25 Minneapolis Electric Steel Castings Company Shell liner assembly for ore grinding mills
US4310125A (en) * 1979-10-15 1982-01-12 Abex Corporation Hammer for hammer mill
US4394982A (en) * 1981-03-30 1983-07-26 Midland-Ross Corporation Liner plate for grinding mills
US4558826A (en) * 1982-07-12 1985-12-17 Evans Products Company Hammer for automobile shredding mills
CA1301731C (en) * 1987-06-02 1992-05-26 Klas-Goran Eriksson Wear resistant element
SU1715408A1 (ru) * 1990-01-25 1992-02-28 Свердловский Городской Центр Научно-Технического Творчества Молодежи Било дл молотковых мельниц
DE19528512C2 (de) 1995-08-03 2001-02-22 Swb Stahlformgusgmbh Verschleißteile und Verfahren zu deren Herstellung
DE19756275C1 (de) 1997-12-18 1999-06-02 Svedala Lindemann Gmbh Rotor für eine Zerkleinerungsmaschine
DE19927765C2 (de) 1999-06-17 2003-05-08 Metso Lindemann Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Demontage/Remontage von Hämmern, Hammerachsen und/oder Schutzkappen der Rotoren von Hammerbrechern

Also Published As

Publication number Publication date
HRP20161094T1 (hr) 2016-11-04
ES2588977T3 (es) 2016-11-08
PL2394741T3 (pl) 2016-12-30
DK2394741T3 (en) 2016-10-03
LT2394741T (lt) 2016-10-25
HUE029620T2 (en) 2017-03-28
EP2394741B1 (de) 2016-06-22
DE102010022492A1 (de) 2011-12-08
RS55178B1 (sr) 2017-01-31
EP2394741A1 (de) 2011-12-14
RU2011121220A (ru) 2012-12-10
SI2394741T1 (sl) 2016-10-28
RU2569001C2 (ru) 2015-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5555594B2 (ja) 電動工具用吊り下げ具及び電動工具用吊り下げ具を装着した電動工具
JP6231339B2 (ja) 土木機械のバケットのウィングシュラウド、バケット、および土木機械
JP4763362B2 (ja) 破砕ハンマと、破砕ハンマの固定要素、側板および保護ケーシング
WO2014097667A1 (ja) 掘削ツース及び掘削具
KR20130069733A (ko) 건설 기계의 버킷 투스 조립체, 및 이것을 구비한 버킷
PT2394741T (pt) Inserto de ferramenta para um dispositivo para fragmentação de material em pedaços e dispositivo equipado com esse inserto
AU2010215256B2 (en) Tooth construction
JP6413660B2 (ja) ツース盤、ツース盤構造及びバケット
KR200446912Y1 (ko) 굴삭기용 링크
KR20110032791A (ko) 건설장비용 진동 파쇄기
US3272445A (en) Replaceable hammer tip for hammer mills
KR20190000869U (ko) 굴착기용 버킷 티스
JP6043503B2 (ja) 掘削バケットのエッジガード取付け構造
US7051964B2 (en) Strengthening plate and method for the use thereof
CN216163181U (zh) 一种具有高耐磨型轻质农机铸铁件
CN216664307U (zh) 一种便于安装拆卸的斗齿
KR100923241B1 (ko) 해머
JP6394238B2 (ja) ピン連結装置、ピン連結装置付きの建設機械及びピン連結装置用のピン保持具
US20230175237A1 (en) Change system for wear parts of an excavator bucket of an earthmoving machine
CN212653618U (zh) 一种拉毛机用抛料头
US1804949A (en) Vibrator
PT1839819E (pt) Armadura de um cabo de faca para ligação a uma lâmina de faca e processo para fabricação de uma faca
US2843369A (en) Impact means for breaking up frozen ground
CN118007733A (zh) 齿座及斗齿组件
KR20090078003A (ko) 탈,부착이 용이한 굴삭기 버켓용 평삭장치.