PT2369061E - Dispositivo de escoramento para o escoramento em valas - Google Patents

Dispositivo de escoramento para o escoramento em valas Download PDF

Info

Publication number
PT2369061E
PT2369061E PT111578258T PT11157825T PT2369061E PT 2369061 E PT2369061 E PT 2369061E PT 111578258 T PT111578258 T PT 111578258T PT 11157825 T PT11157825 T PT 11157825T PT 2369061 E PT2369061 E PT 2369061E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shoring
plates
plate
edge
trench
Prior art date
Application number
PT111578258T
Other languages
English (en)
Inventor
Wilhelm Hess
Original Assignee
Thyssenkrupp Bauservice Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thyssenkrupp Bauservice Gmbh filed Critical Thyssenkrupp Bauservice Gmbh
Publication of PT2369061E publication Critical patent/PT2369061E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D17/00Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
    • E02D17/06Foundation trenches ditches or narrow shafts
    • E02D17/08Bordering or stiffening the sides of ditches trenches or narrow shafts for foundations
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D17/00Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
    • E02D17/06Foundation trenches ditches or narrow shafts
    • E02D17/08Bordering or stiffening the sides of ditches trenches or narrow shafts for foundations
    • E02D17/083Shoring struts
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D17/00Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
    • E02D17/06Foundation trenches ditches or narrow shafts
    • E02D17/08Bordering or stiffening the sides of ditches trenches or narrow shafts for foundations
    • E02D17/086Travelling trench shores

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)
  • Retaining Walls (AREA)
  • Bulkheads Adapted To Foundation Construction (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE ESCORAMENTO PARA O ESCORAMENTO EM VALAS" A presente invenção refere-se a um dispositivo para o escoramento de valas, com duas placas de escoramento dispostas de modo oposto entre si e barras espaçadoras dispostas entre as placas de escoramento, que mantêm afastadas as placas de escoramento. A invenção refere-se em particular às assim chamadas drag boxes ou boxes de arrasto, que são colocadas no fundo da vala e, durante o avanço da obra, são arrastadas para a frente, através da vala, sendo que a vala é fechada atrás da box de arrasto. A box de arrasto é utilizada para medidas de escoramento que são executadas quase exclusivamente em áreas ao ar livre. Esta é habitualmente constituída por um elemento de base com um comprimento entre 3,5 e 9 m e uma altura de aproximadamente 3 até 6 m. Um assim chamado sapato de corte encontra-se disposto à frente do elemento de base. 0 sapato de corte compreende duas placas de corte cuneiformes que estão ligadas entre si através de um elemento de ligação concebido de uma forma extremamente resistente à torção. Cada uma das placas de corte situa-se à frente de uma aresta dianteira de uma das placas de corte. 0 elemento de ligação é constituído por vários perfis ocos em caixão de aço. Atrás do bordo posterior das placas de escoramento do elemento de base podem ligar-se placas de arrasto que aumentam o comprimento da secção escorada da vala. 1
No bordo inferior das placas de escoramento encontram-se soldados, regra geral, patins que evitam uma danificação do bordo inferior das placas aquando do arrasto através da vala.
Uma box de arrasto de acordo com o estado da técnica pode depreender-se a partir da representação da figura 1. Reconhece-se o sapato 1 de corte constituído por duas placas 2, 3 de corte e por um elemento 4 de ligação. No elemento 4 de ligação, toda a box de arrasto é arrastada através da vala.
Em cada uma das duas placas 2, 3 de corte liga-se respectivamente uma placa 5 ou 6 de escoramento do elemento de base da box de arrasto. Os bordos dianteiros das placas 5, 6 de escoramento estão ligados firmemente às placas 2, 3 de corte do sapato 1 de corte e, por conseguinte, mantidos afastados através do elemento 4 de ligação. Os bordos posteriores das placas de escoramento são mantidas afastadas através da inserção de barras 7 espaçadoras. Frequentemente, as boxes de arrasto não são apenas constituídas por respectivamente uma placa 5, 6 de escoramento em cada lado, mas antes por várias placas de escoramento. Ao bordo posterior de cada placa 5, 6 de escoramento do elemento de base liga-se uma placa 8, 9 de arrasto que forma igualmente uma placa de escoramento. Os bordos dianteiros e posteriores das placas 8, 9 de arrasto estão igualmente mantidos afastados entre si através de barras 7 espaçadoras. Além disso, outras placas de escoramento, as assim chamadas placas de topo (não representadas na figura 1), podem ser colocadas, de modo a aumentar a altura do dispositivo de escoramento.
De modo diferente do caso dos dispositivos de escoramento, nos quais as placas de escoramento são baixadas na vertical e 2 novamente elevadas para fora da vala, no caso de boxes de arrasto não é possível depositar e compactar a terra em camadas aquando de um avanço progressivo do dispositivo de escoramento.
Um dispositivo de escoramento correspondente ao conceito genérico da reivindicação 1 é conhecido a partir do documento EP 2006453 A2. O objectivo da invenção é o de conceber um dispositivo de escoramento que pode ser arrastado através de uma vala e que possibilita a deposição e a compactação da terra em camadas.
Este objectivo é solucionado por o bordo posterior das placas de escoramento se prolongar obliquamente, de modo que o bordo inferior das placas de escoramento é mais curto que o bordo superior das placas de escoramento.
Deste modo, a vala, na qual se encontra inserido um dispositivo de escoramento deste género, termina, na zona do bordo livre posterior das placas de escoramento, com um talude que se prolonga, no essencial, por baixo do bordo posterior das placas de escoramento, a partir de baixo obliquamente para cima. O dispositivo de escoramento pode ser arrastado para a frente por um determinado trajecto, por exemplo por 1 m. Neste caso forma-se um espaço livre entre o bordo posterior da placa e o talude, o qual separa a vala aberta da vala cheia. Sobre este talude pode ser depositada terra nova, até que a terra esteja depositada até ao bordo posterior da placa. Esta camada de terra pode ser compactada.
Com o dispositivo de escoramento de acordo com a invenção é por conseguinte possível, durante o avanço dos trabalhos na 3 a montagem de um tubo, arrastar vala, por exemplo _ ________- - - - - - - -, progressivamente para a frente o dispositivo de escoramento configurado como box de arrasto e, simultaneamente, encher a vala por camadas atrás do dispositivo de escoramento e compactar as camadas de terra. Assim podem ser produzidos aterros altamente compactados da vala, que não têm como consequência assentamentos da terra dignos de menção e formam imediatamente um solo resistente para construções. Para além disso, no caso do dispositivo de escoramento de acordo com a invenção, o material de aterro pode ser depositado entre as placas de escoramento com os bordos obliquos, sobre o talude obliquo, antes que o dispositivo de escoramento seja arrastado para a frente. Por conseguinte, as paredes da vala não podem desabar para o interior aquando do arrasto para a frente, uma vez que o espaço interior entre as placas de escoramento já foi parcialmente enchido com terra. 0 bordo posterior livre da placa de escoramento pode prolongar-se obliquamente ao longo de uma secção ou ao longo de todo o comprimento da placa de escoramento. 0 ângulo de inclinação situa-se no intervalo de 20° até 70° em relação à horizontal, de um modo preferido entre 30° e 50°. Quanto mais fortemente o ângulo de inclinação está inclinado em relação à direcção horizontal, tanto mais íngreme é o talude e tanto mais difícil é a compactação da terra depositada sobre o talude.
Quando a box de arrasto é apenas constituída pelas duas placas de escoramento do elemento de base, então cada uma das placas de escoramento deve apresentar uma primeira secção longitudinal, na qual a altura da placa de escoramento tem um valor máximo e à qual se liga uma secção com aresta posterior oblíqua e, por conseguinte, com uma altura de placa decrescente. 4
Como foi mencionado, as boxes de arrasto podem apresentar, para além do elemento de base, também placas de arrasto, isto é, um par posterior de placas de escoramento, as assim chamadas placas de arrasto, que se liga a um primeiro par dianteiro de placas de escoramento. Estas placas de arrasto podem apresentar o bordo posterior obliquo. Ao bordo dianteiro das placas de arrasto ligam-se placas de escoramento rectangulares que formam o elemento de base da box de arrasto. Naturalmente, às placas de escoramento do elemento de base podem também ligar-se várias placas de arrasto, sendo que o bordo obliquo está apenas previsto na última placa de arrasto de um conjunto de placas. Um conjunto de placas é a totalidade das placas de escoramento ligadas entre si que se encontram encostadas a uma das duas paredes opostas da vala.
Ao bordo dianteiro das placas de escoramento dianteiras liga-se, na prática, respectivamente uma placa de corte que, em vista de cima, tem uma secção transversal cuneiforme. As placas de corte podem estar ligadas entre si através de um elemento de ligação resistente à flexão - tal como é conhecido a partir do estado da técnica. A pá de uma escavadora puxa pelo elemento de ligação, de modo a arrastar a box de arrasto através da vala.
Pelo menos sobre uma das placas de escoramento pode encontrar-se colocada uma outra placa de escoramento, nomeadamente uma assim chamada placa de topo. Quando a placa de topo se encontra colocada sobre a placa de escoramento com o bordo posterior obliquo, a placa de topo pode igualmente apresentar um bordo posterior obliquo que está alinhado com o bordo posterior obliquo da placa de escoramento. Por conseguinte, atrás e por baixo do bordo livre oblíquo, na extremidade posterior do dispositivo de escoramento, tanto na 5 zona da placa de escoramento, como também na zona da placa de topo colocada sobre a mesma, um talude pode ser depositado e compactado após o arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento. 0 dispositivo de escoramento de acordo com a invenção pode ser utilizado num processo para o escoramento de valas, no qual o dispositivo de escoramento, com as duas placas de escoramento dispostas de modo oposto entre si e as barras espaçadoras dispostas entre as mesmas, é inserido na vala e arrastado para a frente através da vala. Devido ao facto de serem utilizadas placas de escoramento com um bordo posterior obliquo que está inclinado de tal modo que o bordo inferior das placas de escoramento é mais curto do que o bordo superior das placas de escoramento, uma camada de terra pode ser depositada sobre um talude situado atrás do bordo posterior das placas de escoramento e ser compactada. 0 ângulo do talude que corresponde ao ângulo do bordo posterior obliquo das placas de escoramento deve ser escolhido de tal modo que é possível uma compactação óptima da terra. Assim, o dispositivo de escoramento pode ser sucessivamente arrastado para a frente, respectivamente por um determinado trajecto (por exemplo 1 m) e a terra pode ser depositada e compactada em camadas aquando de cada arrasto para a frente.
Na prática, a terra pode já ser depositada sobre o talude entre as placas com os bordos posteriores oblíquos antes do arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento e pode ser compactada a seguir, após o arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento. A terra depositada entre as placas 6 impede que as paredes da vala desabem para o interior aquando do arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento.
No que se segue, uma forma de realizaçao da invenção será descrita com referência aos desenhos em anexo.
Figura 1 mostra uma representação gráfica de uma box de arrasto de acordo com o estado da técnica.
Figura 2 mostra uma representação gráfica do conjunto de placas de escoramento direito de uma box de arrasto de acordo com a invenção.
Figura 3 mostra a vista lateral do conjunto de placas de escoramento da figura 2 e
Figura 4 mostra uma representação em corte transversal de uma vala cheia que foi produzida com o dispositivo de escoramento de acordo com a invenção. A box de arrasto conhecida da requerente que pode ser reconhecida na figura 1 já foi descrita mais acima. Na figura 2 pode ser reconhecido um conjunto de placas semelhante ao conjunto de placas direito do dispositivo de escoramento da figura 1. Em frente pode ser observado o sapato 1 de corte com a placa 2 de corte direita e uma parte do elemento 4 de ligação. À placa 2 de corte direita liga-se a placa 5 de escoramento direita do elemento de base. As barras espaçadoras não se encontram representadas nas figuras 3 e 4. Podem apenas ser reconhecidos tubos 20 de ligação, em cujas extremidades se encontram dispostas flanges, nas quais podem ser fixadas as barras espaçadoras. 7
Como se pode ver em particular na figura 3, uma placa 12 de topo encontra-se disposta sobre a placa 5 de escoramento direita. Com uma altura de placa de 3015 mm da placa 5 de escoramento direita, a profundidade da vala pode ser aumentada, em caso de necessidade, através da placa 12 de topo com uma altura de 1440 mm. Deve ser anotado que o conjunto de placas esquerdo é configurado de forma simétrica. Isto é, sobre a placa de escoramento esquerda do elemento de base encontra-se igualmente colocada uma placa de topo. À placa 5 de escoramento direita liga-se a placa 8 de arrasto direita. Também sobre a placa 8 de arrasto direita encontra-se disposta, em caso de necessidade, uma placa 13 de topo que é utilizada quando se pretende escorar uma vala particularmente profunda.
Os patins 10 e 11 nos bordos inferiores das placas 5 e 8 impedem uma danificação ou um desgaste inadmissível do bordo inferior da placa.
De acordo com a invenção, uma placa 14 terminal, cujo bordo 15 posterior se prolonga obliquamente em relação à direcção horizontal, encontra-se enganchada à placa 8 de arrasto. Por conseguinte, a placa 14 terminal não tem uma superfície rectangular, mas antes uma superfície no essencial triangular. A aresta inferior da placa 14 terminal é fortemente encurtada e prolonga-se, no essencial, apenas ao longo da largura do perfil dianteiro da placa 14 terminal. Novamente, na prática, oposta à placa 14 terminal situa-se uma placa terminal correspondentemente formada e mantida afastada mediante barras espaçadoras. Os bordos posteriores das placas 14 terminais prolongam-se portanto a partir do bordo inferior obliquamente para trás e para cima, sendo que os bordos nas duas placas terminais paralelas entre si do dispositivo de escoramento se prolongam, no essencial, paralelamente entre si.
Também sobre a placa 14 terminal pode ser colocada uma placa 16 de topo, cujo bordo 17 posterior se prolonga igualmente de forma oblíqua em relação à horizontal.
No caso da forma de realização representada nas figuras 2 e 3, o ângulo entre o bordo 15, 17 posterior e a horizontal perfaz 36° . A figura 4 mostra esquematicamente a placa 14 terminal com placa 16 de topo, numa vista lateral, depois de todo o dispositivo de escoramento ter sido arrastado para a frente por um determinado trajecto. Pode ser reconhecido que resultou uma faixa livre entre, por um lado, os bordos 15, 17 posteriores da placa 14 terminal e da placa 16 de topo colocada sobre a mesma e, por outro lado, o talude 19 que antes do arrasto do dispositivo de escoramento se encontrava directamente por baixo dos bordos 15, 17 posteriores. Uma correspondente faixa livre origina-se evidentemente também por baixo dos bordos posteriores oblíquos das placas de escoramento opostas e mantidas afastadas através das barras espaçadoras. Nesta faixa pode agora ser depositado e compactado material de aterro, até que o talude de terra compactada na vala alcance novamente o bordo 15, 17 posterior do dispositivo de escoramento. Como já foi mencionado, uma camada do material de aterro pode também ser depositada sobre o talude entre as duas placas 14 terminais opostas entre si e as placas 16 de topo que se encontram sobre as mesmas, antes do arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento. 9
Na figura 4 pode ser reconhecido que aquando do arrasto por secções, do dispositivo de escoramento, foram formadas sucessivas camadas 18 de terra compactada. Deste modo, com a box de arrasto de acordo com a invenção, após a conclusão dos trabalhos de construção na vala, pode ser proporcionada uma terra altamente compactada que pode ser imediatamente urbanizada, sem que seja de recear fenómenos de assentamento.
Deve ser anotado que a box de arrasto apresenta um conjunto de placas com várias placas de escoramento em cada lado das barras espaçadoras. Cada conjunto de placas apresenta as seguintes placas de escoramento: • a placa 5 de escoramento do elemento de base • a placa 8 de arrasto • a placa 14 terminal • a primeira, segunda e terceira placas 12, 13 e 16 de topo.
Um sapato 1 de corte encontra-se disposto respectivamente no bordo dianteiro da placa 5 de escoramento dianteira. A placa 14 de escoramento posterior e a placa 16 de topo colocada sobre a mesma apresentam bordos 15 e 17 que se prolongam obliquamente para trás e para cima e que estão alinhados entre si. Estes bordos 15 e 17 oblíquos formam os bordos posteriores livres do dispositivo de escoramento. Os bordos 15 e 17 posteriores oblíquos nas extremidades dos dois conjuntos de placas situam-se, no essencial, num plano, de modo que após o arrasto para a frente, dos dois conjuntos de placas, um talude pode ser depositado entre os bordos, situando-se a sua superfície, no essencial, no plano referido. 10
Lista dos índices de referência sapato de corte placa de corte placa de corte elemento de ligação placa de escoramento direita do elemento de base placa de escoramento esquerda do elemento de base barra espaçadora placa de escoramento, placa de arrasto direita placa de escoramento, placa de arrasto esquerda patim patim placa de escoramento, primeira placa de topo placa de escoramento, segunda placa de topo placa de escoramento, placa terminal bordo posterior placa de escoramento, terceira placa de topo bordo posterior da placa de topo camada compactada talude tubo de ligação
Lisboa, 22 de Julho de 2013 11

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de escoramento para o escoramento de valas, com duas placas (14) de escoramento dispostas de modo oposto entre si e barras (7) espaçadoras dispostas entre as placas de escoramento, que mantêm afastadas as placas (14) de escoramento, caracterizado por o bordo (15) posterior das placas (14) de escoramento se prolongar obliquamente, de modo que o bordo inferior das placas (14) de escoramento é mais curto que o bordo superior das placas (14) de escoramento.
  2. 2. Dispositivo de escoramento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o bordo (15) posterior das placas (14) de escoramento estar inclinado em relação à direcção horizontal por um ângulo de 20° até 70°.
  3. 3. Dispositivo de escoramento de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por pelo menos um outro par de placas (5, 6, 8, 9) de escoramento rectangulares estar fixado no bordo dianteiro das placas (14) de escoramento.
  4. 4. Dispositivo de escoramento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma placa (2, 3) de corte que, em vista de cima, tem uma secção transversal cuneiforme, se encontrar disposta no bordo dianteiro das placas (5, 6) de escoramento dianteiras do dispositivo de escoramento.
  5. 5. Dispositivo de escoramento de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as placas (2, 3) de corte, em ambos os 1 lados do dispositivo de escoramento, estarem ligadas entre si através de um elemento (4) de ligação resistente à flexão, pelo qual o dispositivo de escoramento pode ser arrastado através da vala.
  6. 6. Dispositivo de escoramento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma placa (12, 13, 16) de topo se encontrar colocada pelo menos sobre uma das placas (5, 6, 8, 9, 14) de escoramento.
  7. 7. Dispositivo de escoramento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a placa (16) de topo se encontrar colocada sobre a placa (14) de escoramento com o bordo (15) posterior obliquo, sendo que a placa (16) de topo apresenta igualmente um bordo (17) posterior obliquo que está alinhado com o bordo (15) posterior obliquo da placa (14) de escoramento.
  8. 8. Processo para o escoramento de valas, no qual um dispositivo de escoramento, com duas placas (14) de escoramento dispostas de modo oposto entre si e barras (7) espaçadoras dispostas entre as mesmas, é inserido na vala e arrastado para a frente através da vala, caracterizado por serem utilizadas placas de escoramento com um bordo posterior oblíquo que está inclinado de tal modo que o bordo inferior das placas de escoramento é mais curto do que o bordo superior das placas de escoramento, e por após o arrasto para a frente, do dispositivo de escoamento, uma camada de terra ser depositada sobre um talude situado atrás do bordo posterior das placas de escoramento e ser compactada. 2
  9. 9. Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o dispositivo de escoramento ser sucessivamente arrastado múltiplas vezes para a frente, respectivamente por um determinado trajecto e a terra ser depositada e compactada em camadas aquando de cada arrasto para a frente.
  10. 10. Processo de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado por a terra já ser depositada sobre o talude, entre as placas (14) de escoramento com os bordos posteriores obliquos, antes do arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento e ser compactada a seguir, após o arrasto para a frente, do dispositivo de escoramento. Lisboa, 22 de Julho de 2013 3
PT111578258T 2010-03-23 2011-03-11 Dispositivo de escoramento para o escoramento em valas PT2369061E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202010000447U DE202010000447U1 (de) 2010-03-23 2010-03-23 Verbauvorrichtung für den Verbau von Gräben

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2369061E true PT2369061E (pt) 2013-07-29

Family

ID=42234941

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT111578258T PT2369061E (pt) 2010-03-23 2011-03-11 Dispositivo de escoramento para o escoramento em valas

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2369061B1 (pt)
DE (1) DE202010000447U1 (pt)
DK (1) DK2369061T3 (pt)
ES (1) ES2424805T3 (pt)
PL (1) PL2369061T3 (pt)
PT (1) PT2369061E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1020529A3 (nl) * 2012-10-12 2013-12-03 Fst Funderingstechniek Besloten Vennooteschap Met Beperkte Aansprakelijkheid Werkwijze voor het beschoeien van bouwwerken.
US11834804B1 (en) 2022-09-01 2023-12-05 Tom Malloy Corporation Retainer plate and retention pin for trench shoring securement

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4230860A1 (de) * 1992-09-15 1994-03-17 Wilhelm Hes Verbauvorrichtung
DE102007029048A1 (de) * 2007-06-21 2008-12-24 Thyssenkrupp Bauservice Gmbh U-Spreizrahmen
DE102009003821A1 (de) * 2009-04-24 2010-10-28 Friedr. Ischebeck Gmbh Kanaldiele und Kammerplatten-Verbaueinheit

Also Published As

Publication number Publication date
DE202010000447U1 (de) 2010-06-02
EP2369061B1 (de) 2013-06-19
PL2369061T3 (pl) 2013-11-29
EP2369061A1 (de) 2011-09-28
ES2424805T3 (es) 2013-10-08
DK2369061T3 (da) 2013-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906636A2 (pt) caçamba de arrasto, aparelhagem e sistema
KR102631778B1 (ko) 해저면에 도랑을 형성하기 위한 방법 및 장치
PT2369061E (pt) Dispositivo de escoramento para o escoramento em valas
BRPI0615725A2 (pt) dispositivo de lámina de máquina de obra e respectiva máquina de obra
US8449217B2 (en) Trench paver attachment
KR101010366B1 (ko) 옹벽 구조물 및 그 시공방법
US2528231A (en) Pipe-line reclaimer
US1580725A (en) Ditch-excavating bucket
ES2878398T3 (es) Dispositivo y procedimiento para el relleno mecánico de zanjas
US3391545A (en) Continuously burying plow for pipe and the like
NO161452B (no) Plog for nedgraving av ledninger eller roer.
DE102011051554B4 (de) Grabenfräse
AU2014203634B2 (en) Earth conditioning systems & methods
JP6562271B2 (ja) 滑動抵抗板が設置された空積みブロック擁壁の施工法
CN206512773U (zh) 铲斗
US3031854A (en) Means for laying drainage material in the ground
JPS62276131A (ja) 多段刃掘削機
KR101640057B1 (ko) 무굴착 섬유시트 지중포설장치, 이를 구비하는 건설기계 및 포설공법
KR101262629B1 (ko) 친환경적인 비탈면시설
NL9201246A (nl) Werkwijze voor het door ploegen aanbrengen van bodem, ploeginrichting alsmede ploegsamenstel.
JP5999710B2 (ja) オープンシールド機
KR101180848B1 (ko) 옹벽블록의 연결장치 및 그 연결장치를 이용한 옹벽 시공방법
CN106245533B (zh) 一种既有线顶进防护施工方法
JP4442724B2 (ja) 溝形成装置
EP1630296A1 (de) Verbauvorrichtung und Verfahren zum Verbauen eines Grabens