PT2333174T - Sistema de escoamento de duche - Google Patents

Sistema de escoamento de duche Download PDF

Info

Publication number
PT2333174T
PT2333174T PT100140086T PT10014008T PT2333174T PT 2333174 T PT2333174 T PT 2333174T PT 100140086 T PT100140086 T PT 100140086T PT 10014008 T PT10014008 T PT 10014008T PT 2333174 T PT2333174 T PT 2333174T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
flow
retaining
flow system
pin
tray
Prior art date
Application number
PT100140086T
Other languages
English (en)
Inventor
Wedi Stephan
Original Assignee
Wedi Stephan
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wedi Stephan filed Critical Wedi Stephan
Publication of PT2333174T publication Critical patent/PT2333174T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47KSANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
    • A47K3/00Baths; Douches; Appurtenances therefor
    • A47K3/28Showers or bathing douches
    • A47K3/40Pans or trays
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F5/00Sewerage structures
    • E03F5/04Gullies inlets, road sinks, floor drains with or without odour seals or sediment traps
    • E03F5/0407Floor drains for indoor use
    • E03F5/0408Floor drains for indoor use specially adapted for showers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Bathtubs, Showers, And Their Attachments (AREA)
  • Domestic Plumbing Installations (AREA)
  • Sink And Installation For Waste Water (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
SISTEMA DE ESCOAMENTO DE DUCHE A invenção refere-se a um sistema de escoamento, o qual apresenta um arranjo de escoamento. 0 documento de patente alemão DE 20 2008 003 050 UI divulga uma disposição de calha de duche, a qual apresenta uma calha de duche com uma secção da calha para a drenagem de uma área do duche e uma placa de duche, que forma a área do duche, e a qual compreende uma secção final. A calha de duche apresenta uma receção, que está disposta lateralmente adjacente à secção da calha, e na qual a placa de duche está inserida com a sua secção final. O documento de patente alemão DE 10 2007 043 327 Al divulga um dispositivo de escoamento para a introdução pelo menos parcial num piso de um espaço. O dispositivo de escoamento compreende pelo menos uma parte de instalação com uma primeira secção que se estende em posição de montagem ao longo de uma parede do espaço, sobre a qual podem ser colocados, por exemplo, azulejos. Além disso, o dispositivo de escoamento compreende meios de escoamento, os quais podem ser inseridos parcialmente num piso de um espaço, e podem ser ligados a um tubo de escoamento, sendo que o dispositivo de escoamento compreende, além disso, pelo menos uma abertura de entrada, na qual as águas servidas podem entrar, sendo que as águas servidas que entram na abertura de entrada podem conseguir chegar aos meios de escoamento. Os meios de escoamento e/ou a abertura de entrada são separados pelo menos acusticamente da pelo menos uma parte de instalação.
Em consequência do que foi dito, são conhecidos elementos de duche de piso, os quais num lado frontal ou numa área do lado frontal apresentam um arranjo de escoamento para a descarga da água do duche que se acumula. A disposição de escoamento apresenta geralmente uma calha de escoamento, a qual capta a água do duche e, através de um sifão intercalado, leva a um tubo de escoamento. Para isso, o elemento de placa pode ser equipado com uma inclinação orientada em direção à disposição de escoamento, sendo que a inclinação pode ser inserida diretamente no elemento de placa, ou pode ser efetuada através de elementos de apoio ajustáveis de modo correspondente.
Duches ao nível do chão são conhecidos por ter a vantagem de ser em degraus, portanto, sem barreiras e, por isso, serem facilmente acessíveis. Além disso, as áreas de duche também podem adaptar-se individualmente à situação de montagem predeterminada, desviando-se de dimensões normalizadas especificadas, em particular, para bases de duches. Certamente, apresenta-se frequentemente aqui o problema do posicionamento do sifão ou do tubo de escoamento em relação à disposição de escoamento ou à calha de escoamento, sendo que essa disposição está ligada acusticamente a uma parede vertical. Isso causa um potencial de ruído considerável, o qual provavelmente pode ser percebido como bastante perturbador.
No caso do documento de patente alemão DE 10 2007 043 327 AI o problema do desenvolvimento de ruído deve ser solucionado pelo facto de que a calha de escoamento está desacoplada da parede através de elementos de amortecimento acústicos.
Entretanto, isso condiciona uma montagem extremamente complicada e outras medidas dispendiosas.
Desvantajoso, no caso das disposições de escoamento dispostas dentro do ou no elemento de bandejaelemento de bandeja, além disso, é o facto de que, em particular, a calha de duche é dimensionada de modo relativamente estreito, de tal modo que uma limpeza se torna complicada e dispendiosa. No entanto, a calha é tão larga que a mesma tem de ser equipada por meio de uma tampa da calha, a fim de prevenir ferimentos, uma vez que a calha está disposta na área visível do duche e, por conseguinte, numa possível área para o utilizador estar de pé. 0 estado da técnica também inclui a solução apresentada no documento de patente alemão EP 2236683 Ai.
Partindo disso, à invenção cabe o objetivo de aperfeiçoar um sistema de escoamento do tipo mencionado no início com meios simples, de tal modo que, por um lado, a disposição de escoamento possa ser posicionada livremente e seja acessível de modo descomplicado, sendo que, ao mesmo tempo, a disposição de escoamento deve ser quase invisível com isolamento acústico aperfeiçoado.
Um sistema de escoamento executado de acordo com a invenção é apresentado nas características da reivindicação 1.
De forma vantajosa é colocado à disposição um sistema de escoamento, o qual, com a sua disposição de escoamento, está disposto no estado montado dentro do elemento de receção, sendo que a disposição de escoamento não apresenta qualquer contacto acústico acoplado a uma parede, uma vez que a disposição de escoamento pode ser disposta distanciada em relação a essa parede. 0 elemento de receção pode ser formado de um material correspondente. Numa forma de realização vantajosa, o elemento de receção pode ser constituído, de preferência, por um material absorvente de som.
Como materiais para o elemento de receção são apropriadas placas revestidas ou não revestidas feitas de espuma dura de material sintético, cujo material de base é poliuretano ou poliestireno. Também podem ser empregues outros materiais de espuma. Elementos de receção de metal, de material sintético ou corpos de molde de materiais como, por exemplo, GFK são concebíveis, sem restringir os materiais no mesmo. São concebíveis elementos de receção de placas de construção, as quais podem apresentar revestimentos de superfície apropriados. Em princípio podem ser utilizados materiais para o fabrico do elemento de receção, os quais são permanentemente resistentes à humidade, no caso de emprego em espaços húmidos.
No sentido da invenção, também é particularmente vantajoso o facto de que a disposição de escoamento, em particular, o seu sifão, possa ser disposto de modo localmente variável dentro do elemento de receção. Além disso, a disposição de escoamento está disposta dentro do elemento de receção e, assim, quase invisível, portanto, disposta de modo oculto. Nesse caso, não é mais necessária uma cobertura especial da calha de escoamento, uma vez que deixa de existir qualquer perigo de acidente, pois a disposição de escoamento está disposta fora de uma área para estar de pé, portanto, quase fora da área do duche propriamente dita. Naturalmente, o emprego a título de exemplo numa área do duche não deve ser visto como restrito. É essencial o facto de que seja colocado à disposição um elemento de integração na parede variável, com o qual, ou através do qual, qualquer tipo de escoamento que atua horizontalmente pode ser coberto de modo integrado ou oculto em uma, ou antes, a partir de uma superfície de parede. É concebível empregar o sistema de escoamento com o elemento de receção em lavatórios, em pisos de instalações de natação, de bem-estar ou até mesmo em instalações de casas de banho públicas. Portanto, o elemento de receção ou o elemento de integração na parede, o qual também pode ser designado como elemento de integração de escoamento, também pode ser empregue separado de elementos de placas ou de estruturas de piso existentes. É apropriado, no sentido da invenção, quando o elemento de receção é executado como corpo oco separado em forma de caixa, o qual é executado como caixa de elemento saliente para uma parede. Por conseguinte, de forma simples, o elemento de receção pode ser anteposto, antes de uma parede, sendo que a disposição de escoamento, então, no estado montado, pode ser inserida ou está inserida no espaço oco do elemento de receção.
Numa forma de realização simples, o elemento de receção apresenta uma dimensão de tal modo que é formado um espaço oco, o qual, visto na direção axial, é mais longo do que largo. No sentido da invenção, o comprimento do elemento de receção ou do espaço oco é o lado, o qual passa paralelo a uma parede, sendo que a largura deve ser observada perpendicularmente, orientada para longe da parede.
Numa forma de realização preferida, o comprimento do elemento de receção pode ser adaptado à extensão longitudinal da disposição de escoamento ou da calha de escoamento, mas naturalmente também pode ser executado mais longo do que essa extensão. Se o elemento de receção estiver coordenado com um elemento de bandejaelemento de bandeja de um duche ao nível do chão, é favorável, no sentido da invenção, que o elemento de receção apresente pelo menos um comprimento axial, o qual corresponde ao comprimento do lado frontal correspondente do elemento de bandejaelemento de bandeja. Naturalmente, o posicionamento do elemento de integração de escoamento (da parede) não está limitado a um lado longitudinal ou transversal ou ao seu dimensionamento. É concebível, por exemplo, um curso diagonal (45°) ou uma solução de canto da disposição de escoamento. Também é possível um curso redondo, visto em vista superior da disposição de escoamento. De modo vantajoso, o elemento de receção ou o elemento de integração de escoamento (da parede) pode ser fabricado de modo variável no respetivo curso da disposição de escoamento, mas também solto desse curso. A extensão na altura do elemento de receção ou do espaço oco, do mesmo modo, pode ser adaptada de modo variável à respetiva condição de montagem ou ao desejo do futuro utilizador. Assim, o elemento de receção pode estender-se através de toda a altura, por exemplo, a partir da área do duche, mas também pode ser executado substancialmente menor, de tal modo que o elemento de receção seja executado quase como um pódio, a fim de poder colocar à disposição, desse modo, uma superfície de depósito para utensílios do duche ou afins. É também concebível, no entanto, prever uma estrutura de suporte com parede saliente, a qual ainda será discutida em detalhes mais abaixo. Naturalmente, no elemento de receção e/ou na parede saliente ou no lado voltado para a área do duche também podem ser dispostos acessórios sanitários ou afins, o que também vale para as finalidades de emprego mencionadas acima. A fim de poder montar o sistema de escoamento, em particular, a disposição de escoamento dentro do elemento de receção ou dentro do seu espaço oco, no sentido da invenção, é extremamente apropriado se uma área correspondente do lado frontal voltado, por exemplo, para a área do duche apresentar uma abertura correspondente, de tal modo que seja formado um lado frontal de engate aberto no qual a disposição de escoamento possa ser colocada. Isto pode acontecer pelo facto de a disposição de escoamento estar disposta, por exemplo, num elemento de bandejaelemento de bandeja, ou está integrada no elemento de bandejaelemento de bandeja na área do lado frontal de escoamento correspondente, de tal modo que o elemento de bandejaelemento de bandeja, com a área do lado frontal de escoamento e a disposição de escoamento disposta no mesmo, possa ser montado dentro do espaço oco. A alma dorsal está montada verticalmente na área do lado frontal do elemento de bandejaelemento de bandeja, a qual se estende para longe da disposição de escoamento, de tal modo que essa disposição é envolvida pelo elemento de receção. Noutra forma de realização preferida, nos dois lados do elemento de receção, estão dispostos prolongamentos, de tal modo que o elemento de receção visto em vista superior é executado quase em forma de C. É possível que, num lado superior da alma transversal diretamente adjacente à parede vertical, seja colocado um elemento de construção correspondente para a receção de um revestimento de parede, ou que o revestimento de parede seja colocado diretamente na parede. Os lados superiores da alma transversal, então, do mesmo modo, podem ser revestidos com revestimento apropriado como, por exemplo, azulejos, de tal modo que, numa forma de realização apropriada, seja formado, por exemplo, o referido pódio. Mas também é concebível que uma estrutura de suporte adaptada de modo correspondente ao valor da extensão transversal da alma transversal esteja disposta na alma transversal no lado superior, de tal modo que um lado frontal livre da alma transversal feche rente a uma parede saliente a ser disposta na estrutura de suporte, de tal modo que, então, a superfície formada do mesmo modo possa ser revestida com um revestimento de parede correspondente, sendo que, nessa parede formada nova, como já foi descrito acima, possam ser fixados acessórios e/ou afins. Entre o elemento de construção e a parede vertical é formado um espaço oco, no qual podem ser dispostos elementos de amortecimento e linhas de abastecimento correspondentes ou similares entre a parede e a parede saliente. Naturalmente, a estrutura de suporte também pode ser assente nos prolongamentos e/ou diretamente na alma dorsal, de tal modo que possa ser dispensada uma alma transversal.
Se, por exemplo, os componentes de elemento de bandejaelemento de bandeja, disposição de escoamento e elemento de receção estiverem montados, pode ser previsto fechar o lado frontal de engate ou a abertura de engate formada entre a alma transversal opcional e o elemento de bandejaelemento de bandeja ou a disposição de escoamento com um elemento oposto apropriado.
Nesse caso, o elemento oposto apresenta uma extensão na altura de tal modo que o seu lado frontal inferior voltado, por exemplo, para o elemento de bandejaelemento de bandeja, ou o revestimento de piso disposto sobre o mesmo, está distanciado, de tal modo que é formada uma fenda de passagem de água, a fim de poder drenar de modo adequado, por exemplo, a área do duche. Uma fenda de passagem de água naturalmente também é prevista no caso dos outros fins de aplicação mencionados acima. Naturalmente, o elemento oposto também pode ser disposto de tal modo que o seu lado superior voltado para a área do duche (exemplar) feche rente ao lado frontal livre da alma transversal opcional ou à superfície da parede saliente, voltada para a área do duche, a fim de poder aplicar, assim sobre o lado superior, um revestimento adaptado ao revestimento de parede planeado. Entre o revestimento disposto no elemento oposto e o revestimento da parede saliente pode ser prevista ainda uma vedação de junta com uma fita de vedação.
Numa forma de realização preferida, o elemento oposto é executado como anteparo de aço inoxidável, que noutra realização preferida deve poder ser fechado, por exemplo, pelo menos no seu lado superior voltado para a área do duche.
No sentido da invenção, é vantajoso que o elemento oposto removível esteja disposto de modo reversível em relação ao elemento de receção.
De forma apropriada, para isso está previsto pelo menos um elemento de retenção. A esse respeito, para a solução do objetivo, a invenção também sugere que esteja previsto um elemento de receção, no qual a disposição de escoamento esteja disposta no estado montado, sendo que o elemento de receção apresenta uma abertura de engate, a qual pode ser fechada de modo reversível com um elemento oposto, sendo que o elemento oposto pode ser fixado de modo reversível em elementos de retenção dispostos dentro do elemento de receção.
Numa forma de realização apropriada, o elemento de retenção apresenta um pino de fixação, o qual tem uma extremidade de fixação, sendo que no pino de fixação está disposto um dispositivo de retenção ajustável em relação ao pino de fixação.
Para a fixação do elemento de retenção no elemento de receção, de modo vantajoso, está previsto que o elemento de retenção apresente uma rosca na sua extremidade de fixação. A rosca é executada, de preferência, como rosca externa, e pode ser ligada a uma rosca interna, executada correspondente a isso, a qual está disposta no local apropriado no elemento de retenção. Assim, o elemento de retenção pode ser aparafusado ou na alma transversal do elemento de receção ou num dispositivo apropriado disposto de modo oposto a isso. Porém, é essencial que o elemento de retenção possa ser montado posteriormente, e que engate com o seu lado frontal livre oposto à extremidade de fixação ou, com a extremidade de fixação, não engate propriamente na disposição de escoamento, de tal modo que possa ser obtido um posicionamento variável da disposição de escoamento, em particular, do sifão. Nos exemplos de realização mencionados antes, o elemento de retenção estende-se com o seu pino de fixação quase paralelo à alma dorsal e, por conseguinte, perpendicular em relação à alma transversal do elemento de receção.
Também é concebível ligar o elemento de retenção na sua extremidade de fixação à alma dorsal, de tal modo que o elemento de retenção, com o seu pino de fixação, esteja disposto a passar paralelamente à alma transversal e, por conseguinte, a passar perpendicularmente ao elemento de base dentro do espaço oco do elemento de base.
Dependendo de qual a posição de montagem do elemento de retenção que é escolhida em relação à alma dorsal, está previsto de modo vantajoso prever um dispositivo de retenção disposto lateralmente a essa posição, ajustável em relação ao mesmo, sendo que, porém, naturalmente, também possa ser previsto dispor o dispositivo de retenção ajustável em relação ao pino de fixação, oposto à extremidade de fixação do pino de fixação. Nessa forma de realização vantajosa, o dispositivo de retenção, então, pode ser disposto no lado frontal livre do pino de fixação, oposto à extremidade de fixação.
Na forma de realização preferida, o dispositivo de retenção ajustável apresenta um elemento magnético com um elemento de retenção e um elemento de ajuste disposto oposto ao mesmo, o qual pode ser ligado a um elemento de contra-a juste correspondente no pino de fixação. 0 elemento de ajuste do dispositivo de retenção também pode ser designado como pino com rosca, o qual pode ser aparafusado a um furo de rosca executado correspondente ao mesmo. 0 furo de rosca pode, então, ser introduzido numa das formas de realização num dos lados longitudinais do pino de fixação, de tal modo que o dispositivo de retenção possa ser ajustado em relação a esse pino, lateralmente em relação ao pino de fixação. Por outro lado, o furo com rosca, porém, também pode ser disposto no lado frontal livre do pino de fixação, de tal modo que o dispositivo de retenção seja, então, disposto de modo oposto à extremidade de fixação do pino de fixação. É essencial o facto de que o dispositivo de retenção seja ajustável em relação ao pino de fixação, a fim de poder compensar assim tolerâncias de montagem em relação ao elemento oposto, uma vez que esse elemento, com a sua superfície em forma de realização preferida, deve naturalmente fechar-se rente ao canto frontal livre da alma transversal do elemento de receção.
Na realização do elemento de retenção, é vantajoso o facto de o dispositivo de retenção apresentar o elemento magnético, de tal modo que o elemento oposto removível possa ser ligado de modo reversível ao elemento de receção, ou que o elemento oposto removível cubra a abertura de engate de modo reversível.
Isto é vantajoso, em particular, partindo do facto de que a disposição de escoamento deve ser limpa de tempos em tempos, sendo que, em virtude do suporte magnético, o elemento oposto pode soltar-se facilmente, mas não involuntariamente, do elemento de retenção, de tal modo que a abertura de engate seja libertada. Assim, a abertura de engate é então escolhida, de tal modo que toda a disposição de escoamento, em particular, a calha de escoamento seja acessível livremente, de tal modo que essa calha possa ser limpa sem complicação. Também o acesso ao sifão, o qual eventualmente também pode ser limpo e eventualmente retirado, no caso da invenção, é possível sem muita complicação.
Outras formas de realização vantajosas da invenção são divulgadas nas reivindicações subordinadas e na descrição das figuras a seguir. É mostrado:
Na Figura 1, um corte transversal através de um sistema de escoamento de duche exemplar,
Na Figura 2, um recorte ampliado da Figura 1 com referência ao sistema de escoamento de duche exemplar,
Na Figura 3, uma vista superior sobre uma área do duche exemplar com um arranjo de escoamento disposta num elemento de receção,
Na Figura 4, uma vista da parede de acordo com a situação de montagem de acordo com a Figura 1,
Nas Figuras de 5 a 7, um elemento de retenção exemplar em formas de realização e situações de montagem diferentes.
Nas diferentes figuras, as partes idênticas estão providas dos mesmos números de referência e, em geral, também são descritas apenas uma vez.
As Figuras de 1 a 3 mostram um sistema de escoamento 1, por exemplo, um sistema de escoamento de duche 1, o qual apresenta um arranjo de escoamento 2 e um elemento de bandejaelemento de bandeja 3. A disposição de escoamento 2 está disposta numa área do lado frontal de escoamento ou, no exemplo de realização representado, num lado frontal de escoamento 4 do elemento de bandejaelemento de bandeja 3. A disposição de escoamento 2 está ligada ao elemento de bandejaelemento de bandeja 3 e apresenta uma calha de escoamento 6, um sifão 5 ligado à mesma e um tubo de escoamento ligado ao sifão. 0 sistema de escoamento 1 com a disposição de escoamento 2 e o elemento de bandejaelemento de bandeja 3 são apropriados no emprego preferencial para a montagem de mesmo piso, de tal modo que, numa realização preferida, pode ser realizada uma área do duche sem barreiras. Sobre o elemento de bandejaelemento de bandeja 3, numa superfície livre, podem ser aplicados revestimentos de piso, por exemplo, na forma de azulejos, sendo que, no lado do piso situado oposto a isso, podem ser dispostos pés de apoio, sendo que, contudo, o elemento de bandejaelemento de bandeja com o lado do piso também pode estar apoiado sobre um piso. 0 elemento de bandejaelemento de bandeja pode ser montado com o fundo rente ao pavimento, colocado sobre revestimentos do piso como, por exemplo, assoalhos de madeira ou inserido nos mesmos.
Também podem ser imaginadas situações de escoamento de piso com pavimentos realizados de modo convencional, nos quais foi colocada um arranjo de escoamento, portanto, um escoamento de piso, sendo que pode ser dispensado um elemento de bandejaelemento de bandeja. Também é possível montar o elemento de bandejaelemento de bandeja 3 numa estrutura, por exemplo, sobre uma estrutura em forma de grade, a qual também pode integrar a disposição de escoamento. Do mesmo modo podem ser imaginadas outras formas de realização com referência a um elemento de bandejaelemento de bandeja equipado com um elemento de vedação (por exemplo, filme de vedação, velo de vedação) ou elementos de placas com uma receção de calha. A área do duche 7 do sistema de escoamento 1 está representada exemplarmente na Figura 3. 0 elemento de bandejaelemento de bandeja 3 apresenta uma inclinação integrada, de tal modo que a água de duche é conduzida na direção da disposição de escoamento 2, o que está representado exemplarmente na Figura 3 com as setas 8. A disposição de escoamento 2 está disposta num elemento de receção 9. De preferência, o elemento de receção 9 é executado como corpo oco separado em forma de caixa, o qual é formado como caixa saliente de uma parede 11 do espaço de duche. Embora seja descrito exemplarmente um sistema de escoamento de duche, isto não deve ser restritivo. Em geral, pode ser imaginada um arranjo de escoamento 2 com um elemento de receção 9 ou com um elemento de integração de escoamento (de parede) na área sanitária como, por exemplo, para instalações em lavatórios, em pisos de instalações de natação, de bem-estar ou de casas de banho públicas. A esse respeito, o elemento de receção ou o elemento de integração de escoamento (de parede) também pode ser colocado separado dos elementos de placas ou das estruturas do piso existentes.
Como pode ser depreendido a partir da Figura 3, o elemento de receção 9 apresenta um espaço oco 12, o qual, visto na direção axial do elemento de receção 9, é mais longo do que largo. 0 espaço oco 12 também pode ser designado como espaço de inslatalação 12 para a disposição de escoamento 2, sendo que, no espaço de inslatalação 12, também pode ser colocada a área do lado frontal de escoamento do elemento de bandejaelemento de bandeja 3. Nesse caso, o elemento de bandejaelemento de bandeja 3 pode, então, apresentar um arranjo de escoamento 2 com calha de escoamento 6 integrada no mesmo, de tal modo que, nessa área, o elemento de bandejaelemento de bandeja 3 é coberto pelo elemento de receção 9.
Portanto, o elemento de receção 9 apresenta de modo vantajoso um lado frontal de engate 13 ou uma abertura de engate 13 na qual a disposição de escoamento 2 pode ser inserida.
Visto na secção transversal, o elemento de receção 9 é executado em forma de L com uma rede dorsal 14 e com uma rede transversal 16 situada em cima que se estende verticalmente para longe do mesmo, sendo que, no estado montado, a rede dorsal 14 está disposta a passar paralela à parede 11. A rede transversal 16 está disposta na rede dorsal 14 no lado de cima.
Como pode ser claramente depreendido na Figura 2, o elemento de receção com o seu lado do pé 18 está disposto verticalmente sobre a área do lado frontal livre 17 do elemento de bandeja 3, de tal modo que a rede transversal 16 forme quase uma tampa para o espaço oco 12. Logicamente, o lado do pé 18 também pode estar disposto verticalmente sobre um piso, o qual é formado, por exemplo, pelo pavimento ou betão do espaço.
Como ainda pode ser depreendido a partir da Figura 3, a rede dorsal 14 apresenta, nos seus lados longitudinais respetivamente opostos, um prolongamento 19, de tal modo que, visto numa vista superior, a alma dorsal é executada quase em forma de C. Na forma de realização representada nas Figuras 1 e 3, a rede dorsal 14 é executada contínua entre os prolongamentos 19 situados opostos um ao outro, sendo que, naturalmente, também pode ser previsto reunir elementos individuais por meio de meios de ligação apropriados para formar uma rede dorsal 14, de tal modo que, vista na direção axial, essa alma também possa ser executada com juntas.
Além disso, como pode ser depreendido da Figura 3, o sifão está disposto, por exemplo, no centro, sendo que as calhas de escoamento 6 respetivamente adjacentes e que se ligam são executadas com uma inclinação correspondente a partir do exterior em direção ao sifão 5. 0 elemento de receção 9 representado a título de exemplo nas Figuras de 1 a 4 é executado como caixa saliente numa forma de realização particularmente preferida, a qual pode ser montada diante de uma parede 11 vertical. É evidente que o espaço oco 12 ou espaço de inslatalação 12, visto na secção transversal, é formado através da configuração vantajosa do elemento de receção 9 com realização em forma de L, em cujo espaço oco a disposição de escoamento 2 pode ser disposta. A partir das Figuras 1 e 2 é visível que, no exemplo de realização representado, num lado superior 20 do elemento de receção 9 ou da rede transversal 16, está disposta uma estrutura de suporte 21, na qual pode ser fixada uma parede saliente 22. Como pode ser depreendido exemplarmente a partir da Figura 2, a parede saliente 22 fecha, com o seu lado voltado para a área do duche, com um lado frontal livre 23 da rede transversal 16. A alma transversal também pode ser dispensada, sendo que a estrutura de suporte 21 ficará de modo vertical sobre os prolongamentos 19 e/ou a alma dorsal.
Entre a parede 11 vertical e a parede saliente 22 é formado um espaço oco 24, no qual podem ser inseridas, por exemplo, redes de abastecimento, antes que a parede saliente ou as paredes salientes 22 sejam ligadas, fechando o espaço oco 24 com a estrutura de suporte 21. O lado da parede saliente 22 voltado para a área do duche pode ser revestido com um revestimento de parede apropriado, por exemplo, com azulejos 26, sendo que uma parede saliente 22 produzida desse modo, naturalmente, também pode ser utilizada para a fixação de acessórios sanitários, porta-sabonetes ou afins.
Se o elemento de bandeja 3 com a disposição de escoamento 2 disposta no mesmo estiver montada no espaço oco 12 ou no espaço de inslatalação 12, então, o lado frontal de engate 13 ou a abertura de engate 13 pode ser fechada de modo reversível com um elemento oposto 25. 0 elemento oposto 25 pode ser executado, por exemplo, como anteparo de aço inoxidável ou, numa realização preferida, o mesmo pode ser fechado no seu lado voltado para a área do duche. Naturalmente, ainda está prevista uma vedação de junta com fita de vedação entre o revestimento no elemento oposto 25 e o revestimento na parede saliente 22 ou no revestimento de azulejo que envolve a partir daí, na direção do lado frontal livre 23.
Para que o elemento oposto 25 seja ligado de modo reversível ao elemento de receção 9, no sentido da invenção, é vantajoso que, para isso, sejam empregues elementos de retenção 27, os quais estão dispostos dentro do espaço oco 12 ou dentro do espaço de inslatalação 12 do elemento de receção 9. A forma de realização dos elementos de retenção 27 ainda será discutida com mais detalhe mais abaixo. É vantajoso o facto de os elementos de retenção 27 poderem ser montados posteriormente e poderem ser removidos. 0 elemento oposto 25 apresenta uma tal dimensão que o mesmo cobre pelo menos os dois prolongamentos 19 do elemento de receção 9 e todo o lado frontal de engate 13. Apenas a título de exemplo, o elemento de receção 9 tem uma altura de 120 mm, sendo que o espaço oco 12 ou o espaço de montagem apresenta uma largura de 55 mm. O elemento de bandeja 3 tem, por exemplo, uma espessura de 30 mm, sendo que o elemento oposto 25 pode apresentar uma espessura de 10 mm. As medidas mencionadas são apenas a título de exemplo, e não devem ser entendidas de forma alguma como restrição.
Na Figura 2 pode ser claramente reconhecido que o elemento oposto 25 está disposto de tal modo que o seu lado voltado para a área do duche fecha rente ao lado frontal livre 23 da rede transversal 16. Logicamente, porém, também pode ser previsto que o elemento oposto 25 esteja disposto fora do espaço oco 12 ou fora do espaço de inslatalação 12 e, eventualmente, cubra uma área parcial do lado frontal livre 23 da rede transversal 16 ou cubra totalmente esse lado.
Uma forma de realização desse tipo pode ser então vantajosa se a parede saliente 22 descrita anteriormente estiver fixada diretamente na parede 11, de tal modo que um lado superior da rede transversal 16 possa, então, ser revestido, do mesmo modo, com um revestimento, de tal modo que quase seja formado um pódio.
Em virtude da representação em corte escolhida, nas Figuras 1 e 2 só pode ser reconhecido, respetivamente, um elemento de retenção 27, sendo que na Figura 4 está representado, por exemplo, de tal modo, que podem ser previstos dois elementos de retenção 27. Naturalmente, também podem ser previstos mais de dois elementos de retenção 27, em função do tamanho da abertura de engate 13. O elemento de retenção 27 tem um pino de fixação 28 e um dispositivo de retenção 29 disposto no mesmo (Figura 5). O pino de retenção 29 apresenta uma extremidade de fixação 31 e um lado frontal livre 32 disposto oposto à mesma. Com a extremidade de fixação 31, o elemento de retenção 27 ou o pino de fixação 28 deve ser ligado ao elemento de receção 9. Isso pode ocorrer na alma transversal e/ou na rede dorsal 14 .
Numa forma de realização vantajosa, está previsto que a extremidade de fixação 31 do pino de fixação 28 apresente uma rosca externa, a qual pode ser rosqueada com uma luva de rosca interna executada de modo correspondente à rosca externa, cuja luva se encontra na rede dorsal 14 ou na rede transversal 16.
As fixações e disposições distintas do elemento de retenção estão representadas nas Figuras 5 a 7.
De forma tecnicamente vantajosa, o dispositivo de retenção 29 do elemento de retenção 27 é executado como elemento magnético ou disco magnético, o qual apresenta um lado de retenção 33 e um lado de fixação 34 oposto ao mesmo. No lado de fixação 34, está disposto um elemento de ajuste 36, o qual pode ser ligado a um contra-elemento de ajuste executado de modo correspondente ao mesmo no pino de fixação 28. 0 elemento de ajuste 36 também pode ser designado como pino com rosca, o qual pode ser inserido num furo de rosca como contra-elemento de ajuste executado de modo correspondente ao mesmo num lado do pino de fixação 28.
Visto na secção transversal, o pino de fixação 28 é executado como quadrado, sendo que, numa realização vantajosa, a extremidade de fixação 31 é executada com uma circunferência externa redonda a fim de poder aparafusar a extremidade de fixação 31 na luva de rosca interna correspondente. Contudo, também pode ser imaginada uma ligação de encaixe suficientemente estável, de maneira a que possa ser dispensada a rosca.
No exemplo de realização representado na Figura 5, o elemento de retenção 27 com o seu pino de fixação 28 está ligado à rede transversal 16, de tal modo que o pino de fixação 28 esteja disposto a passar paralelo à rede dorsal 14. 0 dispositivo de retenção 29 está disposto no lado do elemento de retenção 27 voltado para a área do duche, de tal modo que o elemento oposto 25 é retido pelo elemento de retenção 27 por meio de forças magnéticas.
Uma vez que, de preferência, o elemento oposto 25 é executado como anteparo de aço inoxidável, o qual não é atraído magneticamente, logicamente, na área de retenção correspondente ao dispositivo de retenção 29, estão previstos ressaltos correspondentes magneticamente eficazes, de tal modo que possa ser produzida uma força de retenção magnética. Logicamente, também podem ser empregues aços inoxidáveis magnéticos. Também pode ser empregue um material magnético correspondente, ao invés do anteparo de aço inoxidável, sendo que também pode ser imaginado dispor imanes correspondentes ou inserções de ferro magnéticas no material empregue do elemento oposto 25 para o dispositivo de retenção 29.
Em virtude da atuação em conjunto do elemento de ajuste 36 com o contra-elemento de ajuste disposto no pino de fixação 28, o dispositivo de retenção 29 pode ser ajustado em relação ao pino de fixação 28. Isso pode ser reconhecido por meio da seta giratória 37 representada na Figura 5. Além disso, o pino de fixação 28 está ligado, através da sua extremidade de fixação 31, à rede transversal 16, de tal modo que o lado frontal livre 32, situado oposto à extremidade de fixação 31, do pino de fixação 28 esteja afastado em relação à disposição de escoamento 2 ou à calha de escoamento 6.
Desse modo, o elemento de retenção 27 não tem nenhum contacto com a disposição de escoamento 2 ou a calha de escoamento 6. Mas, pelo facto do elemento de retenção 27 poder ser montado de preferência posteriormente, o sifão pode ser posicionado livremente na direção longitudinal do elemento de receção 9 no local respetivamente desejado, e a calha de escoamento 6 pode ter melhor autolavagem.
Logicamente, a inclinação da calha de escoamento 6 está adaptada à respetiva posição existente do sifão.
Além disso, através da atuação em conjunto do elemento de ajuste 36 com o contra-elemento de ajuste, o elemento oposto 25 pode ser posicionado de tal modo que o seu lado superior voltado para a área do duche pode fechar rente ao canto frontal livre 23 da rede transversal 16 ou à correspondente superfície da parede saliente 22. Um ajuste fino desse tipo é possível simplesmente através da rotação do elemento de ajuste 36 para dentro ou para fora do elemento de ajuste ou do pino de fixação 28.
Além disso, pode ser reconhecido que o elemento oposto 25 com o seu lado frontal inferior disposto oposto à rede transversal 16 está afastado em relação ao elemento de bandeja 3 ou à calha de escoamento 6, de tal modo que seja formada uma fenda de escoamento 35 para a água de duche. Em princípio, isso está representado nas Figuras 5 a 7.
Em comparação com a forma de realização representada na
Figura 5, no caso da forma de realização representada na Figura 6, o elemento de retenção 27 está disposto de tal modo que o lado frontal livre 32 disposto para a extremidade de fixação 31 do pino de fixação 28 esteja afastado da rede transversal 16.
Nesse caso, a extremidade de fixação 31 é recebida ou aparafusada num dispositivo de retenção apropriado, sendo que, também nesse caso, as roscas possam novamente engrenar uma na outra. 0 essencial é que, também nessa disposição do elemento de retenção 27, o sifão possa ser montado de livre escolha na sua posição.
Na forma de realização representada na Figura 7, está representada uma outra variante de fixação do elemento de retenção 27 no elemento de receção 9.
Nessa forma de realização, a extremidade de fixação 31 está ligada à alma dorsal, de tal modo que o lado frontal livre 32 situado oposto à mesma esteja orientado para a área do duche ou para o elemento oposto 25.
Em contraste com as formas de realização descritas anteriormente, o dispositivo de retenção no lado frontal livre 32 está ligado de modo ajustável através da atuação em conjunto do elemento de ajuste 36 com o contra-elemento de ajuste.
Logicamente, os elementos de retenção 27 podem ser posicionados de acordo com as formas de realização das Figuras 5 a 7, sendo que, naturalmente, podem ser imaginadas várias combinações. Por exemplo, pode ser montado um elemento de retenção 27, de acordo com a Figura 7, e um outro, de acordo com a Figura 5 e/ou a Figura 7, para mencionar apenas uma de muitas combinações possíveis.
Com a invenção, é colocado à disposição, de modo vantajoso, um elemento de integração de escoamento (de parede), sendo que o sistema de escoamento 1, em particular, com a sua disposição de escoamento 2, está desacoplado acusticamente de uma parede e visualmente invisível, pelo facto de a disposição de escoamento 2 estar integrada no elemento de receção 9, a qual por sua vez está coberta pelo elemento oposto 25. De preferência, o elemento de receção 9 é dimensionado, de tal modo que é formada uma abertura de inspeção suficientemente grande, a fim de limpar, por exemplo, a calha de escoamento 6 e/ou o sifão 5 ou fazer a manutenção dos mesmos. Naturalmente, também pode ser previsto não empregar o elemento oposto 25, sendo que, então, o espaço de inslatalação 12 será visível.
Na forma de realização e disposição dos elementos de retenção 27, é particularmente vantajoso ver que os mesmos estão dispostos, em realização essencial, de tal modo que a posição do sifão dentro do espaço de inslatalação 12 pode ser escolhida livremente. Os elementos de retenção 27 podem ser removidos, se esses elementos estiverem a atrapalhar durante uma limpeza ou durante uma manutenção da disposição de escoamento 2. Além disso, é essencial que o elemento oposto 25 seja mantido reversível no elemento de receção 9, de tal modo que, no caso de necessidade, possa ser colocada à disposição uma abertura de revisão suficientemente grande.
Além disso, como pode ser depreendido a partir das Figuras 2 e 4, pode ser produzida uma superfície de azulejos contínua, a qual cobre respetivamente o lado da parede frontal 22 voltado para a área do duche, o lado frontal livre 23 da rede transversal 16, mas também o lado do elemento oposto 25 voltado para a área do duche. Dado que o elemento oposto 25 pode ser retirado com o revestimento de parede disposto sobre o mesmo, de forma apropriada, entre o revestimento de parede do elemento oposto 25 e o revestimento de parede da parede saliente 22 é prevista uma vedação de junta 38 com fita de vedação.
Finalmente, é possível prever, respetivamente, de modo lateral à construção seca 39, adaptada de modo correspondente ao elemento de receção 9, um espaço oco 41 correspondente para a parede 11, o qual pode ser reconhecido, por exemplo, na Figura 3. Nos espaços ocos 24 (Figura 2) e 41 (Figura 3) podem ser dispostos elementos de amortecimento 42, que também formam um apoio da parede frontal 22.

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de escoamento, o qual apresenta: • um arranjo de escoamento (2), • um elemento de receção (9), • o qual recebe o arranjo de escoamento (2) cobrindo o mesmo, e • o qual apresenta pelo menos um elemento de retenção (27), no qual pode ser fixado um elemento oposto (25) removível de modo reversível; e • um elemento de bandeja (3), • o qual apresenta uma inclinação integrada, de tal modo que a água do duche seja conduzida na direção da disposição de escoamento (2), caracterizado por • o elemento de receção (9), • visto em secção transversal, ser executado em forma de L com uma rede dorsal (14) e uma rede transversal (16) que se estende perpendicularmente para longe da mesma, sendo que, no estado montado, a rede dorsal (14) está disposta de modo a estender-se paralelamente a uma parede e em que a rede transversal (16) está disposta no lado superior, • pode ser montado no lado do pé com a rede dorsal (14) de um modo ascendente, resultando na associação da rede transversal (16) sobre um espaço de instalação (12) para o arranjo de escoamento (2), e • é disposto com o seu lado do pé (18), permanecendo numa região da extremidade lateral livre (17) do elemento de bandeja (3) de modo que a rede transversal (16) forma uma cobertura para o espaço de instalação (12) .
  2. 2. Sistema de escoamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento de receção (9) ser configurado como um corpo oco separado, semelhante a uma caixa, o qual é desenhado como uma caixa de montagem frontal para uma parede (11).
  3. 3. Sistema de escoamento, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por, visto na direção axial, o espaço de instalação (12) ser mais longo do que largo.
  4. 4. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de receção (9) apresentar uma abertura de engate (13), na qual o arranjo de escoamento (2) pode ser introduzido.
  5. 5. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o elemento de receção (9) apresentar respetivamente prolongamentos (19) em cada uma das extremidades da sua rede dorsal (14), resultando, no estado montado visto de cima, na formação do elemento de receção (9) em forma de C.
  6. 6. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o arranjo de escoamento (2) é integrado com um canal de escoamento (6) no elemento de bandejabandeja (3) , de tal modo que o elemento de bandeja (3) nessa área esteja coberto pelo elemento de receção ( 9) .
  7. 7. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o elemento de bandeja (3) estar montado sobre uma superestrutura do sistema de escoamento, na qual o arranjo de escoamento (2) está integrado.
  8. 8. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o arranjo de escoamento (2) estar disposto premontado no elemento de bandeja (3).
  9. 9. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ter o elemento de receção (9), no qual o arranjo de escoamento (2) está disposto no estado montado e o qual apresenta a abertura de engate (13), que pode ser fechada pelo elemento oposto (25) de modo reversível, em que, o elemento oposto (25) pode ser fixado de modo reversível aos elementos de retenção (27) dispostos dentro do elemento de receção (9).
  10. 10. Sistema de escoamento, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o elemento de retenção (27) apresentar um pino de fixação (28) , que tem uma extremidade de fixação (31), em que, no pino de fixação (28), está disposto um dispositivo de retenção (29) ajustável em relação ao pino de fixação (28) .
  11. 11. Sistema de escoamento, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o elemento de retenção (27), na sua extremidade de fixação, apresentar uma rosca.
  12. 12. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 e 11, caracterizado por o elemento de retenção (27), no seu pino de fixação (28), apresentar um dispositivo de retenção (29) disposto lateralmente a esse pino, ajustável em relação ao mesmo.
  13. 13. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 e 11, caracterizado por, o elemento de retenção (27), no seu pino de fixação (28), apresentar o dispositivo de retenção (29) disposto em oposição à sua extremidade de fixação (31) e ajustável em relação ao referido pino.
  14. 14. Sistema de escoamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado por o dispositivo de retenção (29) ser ajustável em relação ao pino de fixação (28) do elemento de retenção (26), o qual apresenta um elemento magnético com um lado de retenção (33) e um lado de fixação (34) dispostos em oposição entre si, com um elemento de ajuste (36), o qual pode ser ligado com um elemento de ajuste complementar, correspondente ao mesmo, no pino de fixação (28) .
PT100140086T 2009-11-27 2010-10-27 Sistema de escoamento de duche PT2333174T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009055934A DE102009055934A1 (de) 2009-11-27 2009-11-27 Duschablaufsystem und Aufnahmeelement für ein Duschablaufsystem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2333174T true PT2333174T (pt) 2017-08-17

Family

ID=43417061

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100140086T PT2333174T (pt) 2009-11-27 2010-10-27 Sistema de escoamento de duche

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20110126350A1 (pt)
EP (1) EP2333174B1 (pt)
CA (1) CA2722983A1 (pt)
DE (3) DE102009055934A1 (pt)
DK (1) DK2333174T3 (pt)
ES (1) ES2637239T3 (pt)
PL (1) PL2333174T3 (pt)
PT (1) PT2333174T (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20130276226A1 (en) * 2012-04-23 2013-10-24 Joseph R. Cook Molded ready-to-tile shower bases with associated trenches and drains
DE102011000342A1 (de) * 2011-01-26 2012-07-26 Franz Kaldewei Gmbh & Co. Kg Sanitäranordnung, insbesondere bodengleiche Dusche
DE102012102929B4 (de) 2012-04-04 2021-12-30 Franz Kaldewei Gmbh & Co. Kg Sanitäranordnung
PL2818600T3 (pl) * 2013-06-26 2017-09-29 Geberit International Ag Odpływ podłogowy z regulowaną przysłoną
DE102014013135A1 (de) * 2014-09-10 2016-03-10 Viega Gmbh & Co. Kg Wandablaufrinne für eine Dusche
DE102015100689A1 (de) 2015-01-19 2016-07-21 Wedi Gmbh Überbauelement für eine Ablaufeinrichtung und Duschplatz mit einem Überbauelement
US9739045B1 (en) * 2015-01-28 2017-08-22 Keith Douglas Jones Shower floor drain
US11613883B2 (en) 2018-01-08 2023-03-28 Carlos Bernoti Drains and methods for providing a centered drain opening without moving a drain outlet
DE102018104795A1 (de) * 2018-03-02 2019-09-05 Wedi Gmbh Überbaukonstruktion für einen Wasserablauf mit justierbarer Abdeckklappen-Aufhängung
EP3546664B1 (de) * 2018-03-29 2022-04-27 Geberit International AG Waschtisch

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1675714A (en) * 1926-10-15 1928-07-03 Sanitation Corp Catch basin
US2521885A (en) * 1947-02-26 1950-09-12 John G Vasquez Magnetic retainer
US3457568A (en) * 1966-06-27 1969-07-29 Joseph A Amatruda Shower receptors and the like
US5911518A (en) * 1998-05-04 1999-06-15 Eagle Natural Stone Shower bath and drain
ES1045026Y (es) * 2000-01-04 2001-06-01 P V C Lagares S A Plato de ducha perfeccionado.
US20080163420A1 (en) * 2005-02-17 2008-07-10 Preissing Dieter Self-Supporting Shower Floor Element Comprising A Film For Sealing The Floor And Walls
ES2299295B1 (es) * 2005-05-25 2009-04-01 Jose Fernando Regalado Barroso Metodo para la realizacion de un sanitario tal como lavabo o plato de ducha, y lavabo o plato de ducha obtenido por dicho metodo.
US7739757B2 (en) * 2006-12-20 2010-06-22 Kohler Co. Shower base with flow enhancing covered drain
DE502007003662D1 (de) * 2007-06-29 2010-06-17 Geberit Int Ag Sanitäre Einrichtung mit einem Bodenablauf sowie Verfahren zum Montieren einer solchen sanitären Einrichtung
DE102007043327A1 (de) 2007-09-12 2009-03-19 Dallmer Gmbh & Co. Kg Ablaufvorrichtung für die zumindest teilweise Einbringung in einen Boden eines Raumes
DE202008003050U1 (de) 2008-03-04 2008-07-03 Mepa - Pauli Und Menden Gmbh Duschrinnenanordnung
DE102009011741A1 (de) * 2009-03-09 2011-01-13 Mepa - Pauli Und Menden Gmbh Duschrinnenanordnung für Wandeinbau

Also Published As

Publication number Publication date
DE102009055934A1 (de) 2011-06-01
PL2333174T3 (pl) 2017-10-31
ES2637239T3 (es) 2017-10-11
DK2333174T3 (en) 2017-09-18
DE202010017508U1 (de) 2012-02-29
DE202010017544U1 (de) 2012-01-30
US20110126350A1 (en) 2011-06-02
CA2722983A1 (en) 2011-05-27
EP2333174B1 (de) 2017-05-31
EP2333174A2 (de) 2011-06-15
EP2333174A3 (de) 2012-03-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2333174T (pt) Sistema de escoamento de duche
JP4612983B2 (ja) 床排水設備および床排水管を有する建築構造体
ES2411913T3 (es) Uso de un desagüe de suelo.
KR101404871B1 (ko) 당해층 벽체 배수 시스템
BR112013002424B1 (pt) calha de escoamento para chuveiros no nível do piso
EP3329057B1 (en) Improvements in, or related to, drainage
KR200408194Y1 (ko) 벽체 매입형 분배용 수전함
KR101379228B1 (ko) 가변형 선반식 벽체
CN101379251B (zh) 包括虹吸系统的卫生器具
KR100926825B1 (ko) 다층건축물의 욕실구조
KR101312216B1 (ko) 층상 배수장치
KR100644429B1 (ko) 벽체 매입형 분배용 수전함
KR200437343Y1 (ko) 공동주택의 욕실 배관구조
KR101304302B1 (ko) 종합육가배수장치
KR100732909B1 (ko) 배수 트렌치
US8578522B1 (en) System and method for controlling, draining, removing, and disposing of liquids and light solids
JP6506613B2 (ja) 建築物構造
KR100909489B1 (ko) 양변기 지지용 구조체
JP7291485B2 (ja) 壁掛け便器
KR20170002282U (ko) 층상배관용 바닥배수장치
KR101236143B1 (ko) 층상 배수장치 및 공법
KR100918851B1 (ko) 층상 배수 배관용 설치틀
KR20110101529A (ko) 조립식 세면욕실의 방수판용 층상배수관 장치
KR100952311B1 (ko) 배수트랩
KR100962021B1 (ko) 배수 트랩 시스템