PT2248986E - Perfil para persiana rolante - Google Patents

Perfil para persiana rolante Download PDF

Info

Publication number
PT2248986E
PT2248986E PT10005560T PT10005560T PT2248986E PT 2248986 E PT2248986 E PT 2248986E PT 10005560 T PT10005560 T PT 10005560T PT 10005560 T PT10005560 T PT 10005560T PT 2248986 E PT2248986 E PT 2248986E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profile
wall
acoustic insulation
front wall
element according
Prior art date
Application number
PT10005560T
Other languages
English (en)
Inventor
Stefan Braeuer
Christian Voelkel
Original Assignee
Rehau Ag & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rehau Ag & Co filed Critical Rehau Ag & Co
Publication of PT2248986E publication Critical patent/PT2248986E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B9/00Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
    • E06B9/02Shutters, movable grilles, or other safety closing devices, e.g. against burglary
    • E06B9/08Roll-type closures
    • E06B9/11Roller shutters
    • E06B9/15Roller shutters with closing members formed of slats or the like
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B9/00Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
    • E06B9/02Shutters, movable grilles, or other safety closing devices, e.g. against burglary
    • E06B9/08Roll-type closures
    • E06B9/11Roller shutters
    • E06B9/17Parts or details of roller shutters, e.g. suspension devices, shutter boxes, wicket doors, ventilation openings
    • E06B2009/17069Insulation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)
  • Rolls And Other Rotary Bodies (AREA)
  • Reduction Rolling/Reduction Stand/Operation Of Reduction Machine (AREA)
  • Coating With Molten Metal (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)
  • Transplanting Machines (AREA)
  • Registering, Tensioning, Guiding Webs, And Rollers Therefor (AREA)

Description

ΕΡ2248986Β1
DESCRIÇÃO
PERFIL PARA PERSIANA ROLANTE 0 presente invento refere-se a um elemento perfilado de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Um elemento perfilado deste tipo pode ser ligado por uniões articuladas a outros elementos perfilados adjacentes, para se formar uma persiana, e apresenta um lado frontal e um lado traseiro, distanciados um do outro, entre os quais se encontra, pelo menos, um espaço oco no qual desemboca uma abertura feita na parede frontal e onde está colocado um material absorvente de som.
Um elemento perfilado deste tipo é descrito, por exemplo, na patente DE 18 57 655 U. A persiana para janelas aí descrita, que consiste em lamelas ou varas estreitas, eventualmente ligeiramente abauladas, é disposta de forma deslocável paralelamente à superfície da janela, e eventualmente giratórias uma em relação à outra, sendo essas lamelas feitas de materiais absorventes de som ou complementadas por materiais deste género. Além disso, a persiana pode ser formada por corpos de lamela feitos de fitas metálicas parcialmente perfuradas com aberturas que incluem, aos pares, um espaço oco totalmente cheio de um material fibroso absorvente de som, por exemplo lã mineral. E conhecido um elemento perfilado através da patente DE 30 32 946. Aí são descritas lamelas de persiana e elementos perfilados para persianas. Nos elementos perfilados trata-se de perfis ocos cheios de um material absorvente de som. O lado frontal virado para o espaço interior está perfurado, 1 ΕΡ2248986Β1 para tornar possível a entrada do som. Pretende-se obter um isolamento acústico através dos elementos perfilados e das persianas feitas com os mesmos. Neste caso pretende-se que, através da multiplicidade de perfurações, o som entre no elemento perfilado e no material absorvente de som que se encontra atrás e que enche o espaço oco do elemento perfilado. No entanto, as propriedades de isolamento acústico de elementos perfilados deste tipo nem sempre conseguem satisfazer os requisitos que se lhes exige.
Assim, o problema a resolver consiste em aperfeiçoar um elemento perfilado do tipo inicialmente mencionado, particularmente no que se refere às suas propriedades de isolamento acústico.
De acordo com o invento, este problema é resolvido através de um elemento perfilado com as caracteristicas da reivindicação 1.
De acordo com o invento, o elemento perfilado é construído de forma a que o material absorvente de som faça parte, pelo menos de um elemento de isolamento acústico, que a parede traseira apresente, pelo menos, uma abertura e que o elemento de isolamento acústico esteja colocado, pelo menos na zona da abertura, voltado para a abertura.
Esta solução é simples e tem a vantagem de o som poder entrar através da abertura no interior do elemento perfilado, propagando-se aí. Uma vez que, devido à sua configuração, o elemento de isolamento acústico não preenche completamente o espaço oco e é móvel, pelo menos na zona da abertura, para se afastar dela, o elemento de isolamento acústico já pode estar distanciado da parede frontal quando 2 ΕΡ2248986Β1 o som entra ou, então, ser distanciado através da pressão sonora. 0 som propaga-se através da distância existente entre o elemento de isolamento acústico e a parede frontal, de maneira a entrar em contacto, pelo menos com uma grande parte da superfície do elemento de isolamento acústico e a ser absorvido. Em comparação com as persianas convencionais, nas quais o material absorvente de som enche completamente o espaço oco, as propriedades de isolamento acústico da persiana podem ser substancialmente melhoradas.
Dado que o elemento de isolamento acústico tem essencialmente a forma de uma esteira, o elemento perfilado de acordo com o invento pode ser realizado com custos reduzidos.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento, o material absorvente de som pode ser um material fibroso. Com materiais deste género podem ser obtidas, de maneira simples e com custo reduzido, boas propriedades absorventes de som. o material Os materiais propriedades elemento de membrana, de género podem o material,
Neste contexto pode ser vantajoso que absorvente de som seja um material não tecido, não tecidos distinguem-se pelas suas óptimas absorventes de som e boa processabilidade.
Numa forma de realização alternativa, o isolamento acústico pode ser formado por uma preferência de plástico. Com uma membrana deste ser absorvidas de forma planeada, conforme determinadas frequências sonoras desejadas.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento é possível que, visto em secção transversal, apenas exista uma abertura 3 ΕΡ2248986Β1 na parede frontal. Nomeadamente através da realização de acordo com o invento do elemento de isolamento acústico com apenas uma abertura em secção transversal, torna-se possível reduzir o número de aberturas no elemento perfilado também em direcção longitudinal do elemento perfilado e simplificar a fabricação.
Neste contexto pode vir a ser vantajoso que, vista em secção transversal, a largura da abertura seja inferior a um terço e superior a um décimo da largura da parede frontal, de preferência inferior a um quarto e superior a um oitavo. Verificou-se que com estas especificações se podem obter, com custo reduzido, bons resultados de isolamento acústico.
Além disso, pode ser vantajoso prever, na direcção longitudinal do elemento perfilado, várias aberturas distanciadas entre si. Também assim podem ser melhorados os resultados de isolamento acústico.
Neste contexto pode também vir a ser favorável que as aberturas tenham uma distância regular entre si. Deste modo, pode optimizar-se o efeito de isolamento acústico.
Neste contexto, pode vir a ser favorável que a distância entre as aberturas seja inferior ou igual à extensão da abertura na direcção longitudinal do elemento perfilado.
Pode também vir a ser favorável que a extensão da abertura na direcção longitudinal do elemento perfilado seja inferior ou igual ao dobro da extensão da abertura, vista em secção transversal do elemento perfilado. 4 ΕΡ2248986Β1
De acordo com o invento prevê-se na parede traseira uma outra abertura.
Com uma outra abertura deste género, que desemboca no espaço oco ou num outro espaço oco do elemento perfilado, as propriedades de isolamento acústico da persiana podem ser ainda mais melhoradas.
Neste contexto, pode também vir a ser favorável que a realização das aberturas na parede frontal e na parede traseira seja substancialmente igual.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento pode prever-se, pelo menos, uma parede intermédia entre a parede frontal e a parede traseira. Também assim podem ainda ser mais melhoradas as propriedades técnicas sonoras.
Neste contexto pode também vir a ser favorável que a parede intermédia seja disposta de forma a formar-se entre a parede frontal e a parede intermédia, pelo menos, um primeiro espaço oco e entre a parede traseira a parede intermédia, pelo menos, um segundo espaço oco. Através desta 'ligação em série' de espaços ocos, as propriedades de isolamento acústico podem ainda ser mais melhoradas.
No caso das aberturas na parede frontal e na parede traseira estarem dispostas em linha, as propriedades de isolamento acústico podem também ser melhoradas.
Pode também vir a ser vantajoso que a parede intermédia apresente, pelo menos, uma abertura a ligar os dois espaços ocos. Neste caso pode ser uma vantagem se a abertura da parede intermédia estiver em linha com a abertura da parede 5 ΕΡ2248986Β1 frontal ou da parede traseira. Deste modo, o som consegue atravessar a persiana completamente, sendo na sua maior parte absorvido durante o seu trajecto através do elemento de isolamento acústico.
Além disso, pode vir a ser favorável que o elemento de isolamento acústico se estenda por todo o comprimento do elemento perfilado. Assim, pode ser simplificada a fabricação.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento, o perfil oco pode apresentar dispositivos de fixação para a fixação do elemento de isolamento acústico. Assim, pode ser impedido um deslocamento indesejado do elemento de isolamento acústico.
Neste âmbito, os dispositivos de fixação podem apresentar assentos de rebordo e o elemento de isolamento acústico pode apresentar uma margem de rebordo por meio da qual pode ser fixado nos assentos de rebordo. Deste modo, pode assegurar-se uma ligação mecânica eficaz entre o elemento perfilado e o elemento de isolamento acústico. 0 elemento perfilado pode ser realizado tendo, pelo menos, duas partes, uma primeira parte de perfil, que apresenta a parede frontal, e uma segunda parte de perfil, que apresenta a parede traseira. Deste modo, a montagem do elemento de isolamento acústico pode ser simplificada. Assim, estando retirada a primeira parte de perfil, é possível inserir o elemento de isolamento acústico na segunda parte de perfil, colocando, a seguir, a primeira parte de perfil, para este envolver o elemento de isolamento acústico. 6 ΕΡ2248986Β1
Pode também vir a ser vantajoso que a parede intermédia esteja montada na segunda parte de perfil.
Pode igualmente vir a ser vantajoso que o dispositivo de fixação esteja montado na segunda parte de perfil. Deste modo pode simplificar-se a fixação do elemento de isolamento acústico.
Para facilitar a montagem das primeiras e segundas partes de perfil, é possível que a primeira parte de perfil seja ligável à segunda parte de perfil através de um dispositivo de retenção.
Neste contexto pode também vir a ser favorável que a primeira parte de perfil possa ser retida na segunda parte de perfil à maneira de uma tampa.
Também pode vir a ser vantajoso que a parede intermédia seja formada por uma peça acessória do perfil, colocada entre a parede frontal e a parede traseira.
No caso de a peça acessória do perfil apresentar partes de suporte por meio das quais se apoia entre a parede frontal e a parede traseira, pode ser assegurada uma fixação segura da peça acessória do perfil.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento, a membrana pode estar unida de forma fixa à peça acessória do perfil. A seguir, pormenorizar-se-á melhor o funcionamento do invento por meio de vários exemplos de realização, em que as figuras mostram: 7 ΕΡ2248986Β1
Figura 1 - é uma vista em corte de uma primeira forma de realização de um elemento perfilado;
Figura 2 - é uma vista em corte de uma segunda forma de realização de um elemento perfilado;
Figura 3 - é uma vista em corte de uma terceira forma de realização de um elemento perfilado;
Figura 4 - é uma vista em corte de uma quarta forma de realização de um elemento perfilado;
Figura 5 - é uma vista em corte de uma quinta forma de realização de um elemento perfilado de acordo com o invento;
Figura 6 - é uma vista da parede frontal de vários elementos perfilados de acordo com a figura 1. A figura 1 mostra o elemento perfilado 1 numa vista em corte. 0 elemento perfilado 1 é formado por uma primeira parte de perfil 2 que apresenta uma parede frontal 3 e uma segunda parte de perfil 4 que apresenta uma parede traseira 5. A primeira e a segunda parte de perfil incluem um espaço oco 6 .
As primeiras e segundas partes de perfil podem, por exemplo, consistir em plástico e ser fabricadas de maneira habitual, num processo de extrusão. A primeira e a segunda parte de perfil podem consistir em materiais diferentes, ou nos mesmos materiais. É também possivel realizar as primeiras e segundas partes de perfil, por exemplo, em alumínio. 8 ΕΡ2248986Β1 A parede frontal 3 dispõe de uma abertura 7 que desemboca no espaço oco 6. No espaço oco 6 encontra-se um elemento de isolamento acústico 8 que consiste num material fibroso. No presente caso, o elemento de isolamento acústico 8 consiste num material não tecido.
Na parede traseira 5 prevê-se uma outra abertura 9 que está em linha com a abertura 7. Além disso são formados dois outros espaços ocos 10 e 11 na segunda parte de perfil 4. Vistos em corte transversal, os espaços ocos 10 e 11 estão fechados.
Na representação da figura 1, a segunda parte de perfil dispõe, além disso, na sua parte direita, de um dispositivo de ligação 12 que apresenta um rebordo de fixação 13, ligado por uma união articulada à segunda parte de perfil, através de uma charneira de película 14. Na zona que, na figura 1, se encontra no lado esquerdo da segunda parte de perfil, encontra-se um assento de fixação 15, cujas dimensões interiores correspondem essencialmente às dimensões exteriores do elemento de fixação 13. Desta maneira, o elemento de fixação 13 de um elemento perfilado vizinho pode ser encaixado de uma maneira habitual no assento de fixação 15. Forma-se uma persiana juntando-se vários elementos perfilados.
Na representação da figura 1, a primeira parte de perfil está construída, no seu lado esquerdo, essencialmente em forma de gancho, tendo uma parte 16 em forma de gancho a qual se encontra à volta de uma parte de suporte 17 da segunda parte de perfil 4. Na zona que, na figura 1, se encontra no lado direito da primeira parte de perfil 2, a primeira parte de perfil 2 dispõe de uma carne de retenção 18 9 ΕΡ2248986Β1 que encaixa num assento de retenção 19 da segunda parte de perfil 4. A primeira parte de perfil 2 consiste num material elástico e pode ser montada na segunda parte de perfil 4 por se fazer encaixar, primeiro, a carne de retenção 18 no assento de retenção 19 e por se o fixar, a seguir, por encaixe na parte de suporte 17. Neste contexto, o dimensionamento é escolhido de forma a que a primeira parte de perfil 2 fique fixa na segunda parte de perfil 4 sob uma ligeira tensão prévia.
As duas aberturas 7 e 9 são essencialmente circulares e têm substancialmente as mesmas dimensões. Na forma de realização representada, a largura, ou seja o diâmetro, é aproximadamente um quarto da largura total da parede frontal.
Em vez de aberturas circulares podem também utilizar-se aberturas oblongas, correspondendo o comprimento em direcção longitudinal da vara, isto é, perpendicularmente à representação em figura 1, no máximo, ao dobro da largura da abertura. Em direcção longitudinal prevêem-se então várias aberturas tendo distâncias regulares umas das outras, sendo que a distância de aberturas vizinhas é inferior ou igual à largura de uma abertura, na representação de figura 1. Um arranjo de aberturas deste género é representado, por exemplo, na figura 6.
As dimensões do elemento de isolamento acústico 8 são escolhidas de modo a que a sua altura Hg, na representação da figura 1, seja inferior à altura Hh do espaço oco 6. Neste caso, a altura do elemento de isolamento acústico é cerca de 15% inferior à altura do espaço oco para, desta maneira, assegurar, pelo menos na zona da abertura 7, uma mobilidade 10 ΕΡ2248986Β1 do elemento de isolamento acústico 8 em direcção axial da abertura. Uma vez que, ao usar a persiana, esta é na maioria dos casos enrolada num rolo, ou então a parede frontal encontra-se num plano vertical, pode dar-se o caso de que o elemento de isolamento acústico 8 esteja contíguo ao lado interior da parede frontal 3. Devido à pressão sonora, no entanto, pode tornar a ser afastado da parede frontal.
Olhando na direcção à parede frontal 3, para dentro da abertura 7, o elemento de isolamento acústico cobre completamente a abertura 7.
Numa direcção transversal à altura, portanto na representação de figura 1 em direcção horizontal, a largura do elemento de isolamento acústico pode ser dimensionada de modo a que este seja ligeiramente mais estreito do que a largura interior do espaço oco 6. Na representação de figura 1, a largura do elemento de isolamento acústico 8 é, pelo menos, 10% mais estreita que a largura interior das zonas do espaço oco 6 vizinhas ao elemento de isolamento acústico 8, ou da segunda parte de perfil. A seguir pormenorizar-se-á melhor o funcionamento do invento.
Como já se mencionou inicialmente, uma persiana é formada por se empurrar elementos de fixação 13 para dentro de assentos de fixação 15 de elementos perfilados adjacentes. Esta persiana pode ser guiada de maneira habitual, em ferros-guia laterais e ser enrolada através de um ferro-guia curvado ou então um rolo. Isto corresponde ao estado da técnica. No estado desenrolado, isto é, por exemplo, para fechar a abertura de um móvel, numa sala, a 11 ΕΡ2248986Β1 parede frontal 3 está virada para o espaço interior. 0 som vindo do espaço interior chega através da abertura 7 para dentro do espaço oco 6, onde pode ser absorvido pelo material absorvente de som do elemento de isolamento acústico 8. Devido à estrutura do elemento de isolamento acústico 8 cria-se uma fenda de ar entre a parede frontal e o elemento de isolamento acústico 8, através da qual o som se pode propagar no espaço oco 6, aproveitando-se assim toda a superfície do elemento de isolamento acústico para a absorção de som. Uma vez que o elemento de isolamento acústico é móvel, pelo menos, na zona da abertura, em direcção axial da abertura, é obtido um bom desacoplamento sonoro entre o elemento de isolamento acústico 8 e o elemento perfilado. Quando, devido ao enrolar e desenrolar da persiana, o elemento de isolamento acústico 8 se encosta à parede frontal 3, a pressão sonora do som que entra, consegue afastar o elemento de isolamento acústico para trás, para, desta maneira, desenvolver o efeito absorvente do som. Em comparação com as soluções usuais, nas quais um material absorvente do som enche o espaço oco completamente, o som consegue propagar-se melhor no espaço oco na solução de acordo com o invento para, assim, aproveitar melhor as propriedades absorventes do som do elemento de isolamento acústico 8. Além disso, pode ser reduzido, desta maneira, o número de aberturas na parede frontal. Simultaneamente é facilitada a montagem do elemento perfilado de acordo com o invento. 0 elemento de isolamento acústico 8 pode ser inserido, por exemplo, lateralmente no elemento perfilado, especialmente em formas de realização que não consistem em duas ou mais partes, sendo, pelo contrário, o elemento perfilado realizado como uma só peça. Uma vez que é colocado no espaço oco sem ser fixo, pode ser inserido sem problema no elemento perfilado. 12 ΕΡ2248986Β1
Através da segunda abertura 9, as propriedades de isolamento acústico podem ser melhoradas ainda mais. Devido à forma de realização do elemento de isolamento acústico 8, o elemento de isolamento acústico 8 é realizado móvel também em relação a esta abertura. Esta realização torna possíveis outras reflexões do som dentro do elemento de isolamento acústico, podendo o som sair do espaço oco 6 através da abertura 9 sob uma forma fortemente abrandada e atenuada.
Numa outra forma de realização, que não faz parte do invento e não é apresentada aqui, o elemento de isolamento acústico 8 está colocado, pelo menos na zona da abertura 9, virado para a abertura, ao lado da parede traseira 5 oposta ao espaço oco 6, 22. Desta maneira, conseguem obter-se ainda outros melhoramentos do isolamento acústico. A seguir será melhor pormenorizada uma segunda forma de realização. Para evitar repetições são apenas explicadas as diferenças que existem em relação à primeira forma de realização, sendo as partes iguais assinaladas com as mesmas referências.
Ao contrário da primeira forma de realização, a segunda forma de realização dispõe de uma parede intermédia 20 realizada numa só peça com a segunda parte de perfil. A parede intermédia 20 dispõe igualmente de uma abertura 21 que está em linha com as aberturas 7 e 9 e tem as mesmas dimensões. Através da parede intermédia 20 é criado um outro espaço oco 22 no elemento perfilado. Verificou-se que pela parede intermédia adicional 20 e a abertura 21 são possibilitadas reflexões sonoras adicionais dentro do espaço oco adicional 22, as quais produzem um aperfeiçoamento adicional do isolamento acústico. 13 ΕΡ2248986Β1
Pormenorizar-se-á melhor a seguir uma terceira forma de realização onde, mais uma vez, apenas são referidas as diferenças que existem em relação à primeira forma de realização, para evitar repetições desnecessárias. As partes construtivas iguais são assinaladas com as mesmas referências.
Na terceira forma de realização utiliza-se, em vez de um material não tecido, uma membrana de plástico, de preferência polipropileno, como elemento de isolamento acústico 8. 0 elemento de isolamento acústico 8 da terceira forma de realização dispõe lateralmente de bordos rebordados 23, que são inseridas em assentos de rebordo 24 da segunda parte de perfil 4. Deste modo cria-se uma ligação mecânica eficaz entre o elemento de isolamento acústico 8 e a segunda parte de perfil 4. Devido à estrutura do elemento de isolamento acústico 8 da terceira forma de realização, o elemento de isolamento acústico 8 está sob uma tensão prévia e forma uma membrana. Entre o elemento de isolamento acústico 8 e a parede intermédia 20 encontra-se um outro espaço oco. Devido à estrutura da terceira forma de realização pode ser melhorada a resposta a oscilações do elemento de isolamento acústico 8. Além disso, a sua posição dentro do espaço oco 6 está definida com precisão. A seguir descrever-se-á uma quarta forma de realização, onde uma vez mais são só referidas as diferenças que existem em relação às formas de realização anteriores. As partes construtivas iguais são assinaladas com as mesmas referências.
Tal como a terceira forma de realização, também a quarta forma de realização dispõe de um elemento de 14 ΕΡ2248986Β1 isolamento acústico 8, realizado sob a forma de uma membrana. Na quarta forma de realização, o elemento de isolamento acústico 8 é igualmente feito de plástico e está montado numa peça acessória de perfil 25, que forma um suporte de membrana. A peça acessória de perfil dispõe de partes de apoio 26 por meio dos quais se apoia dentro do elemento perfilado 1 realizado como uma só peça. As partes de apoio 26 encontram-se, neste caso, sob uma ligeira tensão prévia para assegurar, desta maneira, um suporte seguro da peça acessória de perfil no elemento perfilado 1. A membrana pode ser produzida juntamente com a peça acessória de perfil, por exemplo, através de co-extrusão.
Na figura 5 está representada uma forma de realização do invento. Para evitar repetições também se explicam apenas as diferenças que existem em relação à primeira forma de realização, sendo as partes construtivas iguais assinaladas com as mesmas referências.
Nesta forma de realização, há três elementos perfilados 1 ligados uns aos outros através de dobradiças de película 14. Os elementos perfilados em si são realizados como uma só peça. A parede traseira é côncava e forma uma parte de suporte 27 ao qual se apoia o elemento de isolamento acústico 8. A abertura 9 encontra-se na parte de suporte 27. A distância entre a parte de suporte 27, a parede traseira 5 e a parede frontal 3, é aproximadamente dimensionada como na primeira forma de realização. Desta maneira é assegurada a mobilidade do elemento de isolamento acústico 8 em direcção axial das aberturas 7 e 9.
Os três elementos perfilados existentes na representação de figura 5 têm essencialmente a mesma forma, 15 ΕΡ2248986Β1 em que o elemento perfilado esquerdo está equipado com o assento de fixação 15, estando fixado no elemento perfilado direito, por uma união articulada, um elemento de fixação 13. Ligando os assentos de fixação 15 e os elementos de fixação 13 de elementos perfilados adjacentes, a persiana pode ser formada de maneira habitual.
Com os elementos perfilados e as persianas de acordo com o invento, as propriedades de isolamento acústico podem nitidamente ser melhoradas em comparação com os elementos perfilados e as persianas convencionais. Além disso, simplifica-se também a montagem.
Lisboa, 19 de Janeiro de 2012 16

Claims (15)

  1. ΕΡ2248986Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Elemento perfilado que pode ser ligado por uniões articuladas a outros elementos perfilados adjacentes para se formar uma persiana e que apresenta uma parede frontal (3) e uma parede traseira (5) distanciadas uma da outra e entre as quais existe, pelo menos, um espaço oco (6, 22), no qual desemboca uma abertura (7) feita na parede frontal, apresentando a parede traseira (5), pelo menos, uma abertura (9) e com um material absorvente de som, caracterizado por o material absorvente de som fazer parte, pelo menos, de um elemento de isolamento acústico (8) e por o elemento de isolamento acústico (8) estar, pelo menos na zona da abertura (9), voltado para a abertura, posicionado apenas no lado da parede traseira (5) virado para o espaço oco (6, 22) .
  2. 2. Elemento perfilado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento de isolamento acústico ter essencialmente a forma de uma esteira.
  3. 3. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o material absorvente de som ser um material fibroso.
  4. 4. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o material absorvente de som ser um material não tecido.
  5. 5. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se prever na parede traseira uma outra abertura (8). 1 ΕΡ2248986Β1
  6. 6. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a realização das aberturas na parede frontal e na parede traseira ser substancialmente igual.
  7. 7. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se prever entre a parede frontal e a parede traseira, pelo menos, uma parede intermédia (20).
  8. 8. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a parede intermédia estar posicionada de forma a formar-se entre a parede frontal e a parede intermédia, pelo menos, um primeiro espaço oco e entre a parede traseira e a parede intermédia, pelo menos, um segundo espaço oco.
  9. 9. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as aberturas na parede frontal e na parede traseira estarem em linha umas com as outras.
  10. 10. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a parede intermédia apresentar, pelo menos, uma abertura (21) que liga os dois espaços ocos entre si.
  11. 11. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a abertura na parede intermédia estar em linha com a abertura na parede frontal ou na parede traseira.
  12. 12. Elemento perfilado de acordo com qualquer das 2 ΕΡ2248986Β1 reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de isolamento acústico se estender por todo o comprimento do elemento perfilado.
  13. 13. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento perfilado ser realizado, tendo pelo menos duas partes, em que uma primeira parte de perfil (2) que apresenta a parede frontal (3), e uma segunda parte de perfil (4) que apresenta a parede traseira (5).
  14. 14. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira parte de perfil poder ser ligada à segunda parte de perfil através de um dispositivo de retenção.
  15. 15. Elemento perfilado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira parte de perfil poder ser retida na segunda parte de perfil como se fosse uma tampa. Lisboa, 19 de Janeiro de 2012 3
PT10005560T 2003-05-23 2004-05-19 Perfil para persiana rolante PT2248986E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20308239U DE20308239U1 (de) 2003-05-23 2003-05-23 Profilelement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2248986E true PT2248986E (pt) 2012-02-02

Family

ID=27763207

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10005560T PT2248986E (pt) 2003-05-23 2004-05-19 Perfil para persiana rolante
PT04733775T PT1629173E (pt) 2003-05-23 2004-05-19 Elemento de perfil para a construção de uma persiana

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04733775T PT1629173E (pt) 2003-05-23 2004-05-19 Elemento de perfil para a construção de uma persiana

Country Status (7)

Country Link
EP (2) EP2248986B1 (pt)
AT (2) ATE470779T1 (pt)
DE (2) DE20308239U1 (pt)
ES (2) ES2346970T3 (pt)
PL (2) PL1629173T3 (pt)
PT (2) PT2248986E (pt)
WO (1) WO2004104356A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202005015290U1 (de) * 2005-09-28 2006-12-14 Rehau Ag + Co. Schrankmöbel
DE102006007816C5 (de) * 2006-02-17 2010-07-15 Fennel Gmbh & Co. Kg Profilelement, insbesondere Jalousieprofilelement für Möbel
DE202009014787U1 (de) 2009-11-02 2011-03-17 Rehau Ag + Co. Profilelement für Rollläden
DE202011101306U1 (de) * 2011-05-24 2012-08-29 Rehau Ag + Co Verschlussanordnung
IT201900002383A1 (it) * 2019-02-19 2020-08-19 I S E A S R L Doga di serranda avvolgibile e serranda avvolgibile

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1857655U (de) * 1962-05-04 1962-08-30 Gruenzweig & Hartmann A G Schallschluckende jalousie fuer fenster u. dgl.
DE2505682A1 (de) * 1975-02-11 1976-08-19 Herbert Hess Waermedaemmendes rolladenprofil
US4536929A (en) * 1980-07-30 1985-08-27 Tuerenwerke Riexinger Gmbh & Co. Kg Device for manufacturing a shutter link for a multi-link overhead shutter or roller blind
DE3032946A1 (de) * 1980-09-02 1982-04-15 Joachim Prof. Dr.-Ing. 5100 Aachen Tischendorf Schallabsorbierende rolladen und jalousien
CA1237652A (en) * 1983-05-02 1988-06-07 H.M. Robert Labelle Insulated closure panel

Also Published As

Publication number Publication date
PL2248986T3 (pl) 2012-03-30
EP2248986A2 (de) 2010-11-10
ES2376981T3 (es) 2012-03-21
DE20308239U1 (de) 2003-08-14
ES2346970T3 (es) 2010-10-22
DE502004011267D1 (de) 2010-07-22
PL1629173T3 (pl) 2010-11-30
EP2248986A3 (de) 2011-01-05
PT1629173E (pt) 2010-09-23
ATE470779T1 (de) 2010-06-15
ATE531890T1 (de) 2011-11-15
WO2004104356A1 (de) 2004-12-02
EP2248986B1 (de) 2011-11-02
EP1629173A1 (de) 2006-03-01
EP1629173B1 (de) 2010-06-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0999335B1 (en) Screen device
ES2273266T3 (es) Elemento de perfil para formar persianas enrollables con aislamiento acustico.
KR101144650B1 (ko) 단열성이 향상된 강화유리 안전도어
PT2248986E (pt) Perfil para persiana rolante
JP5290736B2 (ja) 建具
JP6157140B2 (ja) 開口部装置およびその施工方法
PT2362059E (pt) Armário
JP4759501B2 (ja) 建具
KR101448398B1 (ko) 프로젝트창
PT1941121E (pt) Armário
KR20220082210A (ko) 장력 조절이 가능한 주름 방충망
US1732628A (en) Window screen
KR200156581Y1 (ko) 미서기 창틀의 로울러식 방충망의 설치구조
HRP980138A2 (en) Thermally cut section bar
JP6542310B2 (ja) サッシ
JP6535372B2 (ja) サッシ
KR100749563B1 (ko) 도어용 프레임
US20240102340A1 (en) Screen guide frame structure and screen device having same
JP7094855B2 (ja) 建具
KR100507755B1 (ko) 트랩형 방음판
KR101863317B1 (ko) 폴딩도어용 단열프레임 구조
KR20200134505A (ko) 창호프레임
CA2836115C (en) Chain guide for a roller blind
JP2019116828A (ja) 断熱サッシ
JP2019070313A (ja) サッシ