PT2362059E - Armário - Google Patents

Armário Download PDF

Info

Publication number
PT2362059E
PT2362059E PT11002270T PT11002270T PT2362059E PT 2362059 E PT2362059 E PT 2362059E PT 11002270 T PT11002270 T PT 11002270T PT 11002270 T PT11002270 T PT 11002270T PT 2362059 E PT2362059 E PT 2362059E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profiled
profile
cabinet
cabinet according
sound
Prior art date
Application number
PT11002270T
Other languages
English (en)
Inventor
Klaus Griesshammer
Original Assignee
Rehau Ag & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37075739&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2362059(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Rehau Ag & Co filed Critical Rehau Ag & Co
Publication of PT2362059E publication Critical patent/PT2362059E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B9/00Screening or protective devices for wall or similar openings, with or without operating or securing mechanisms; Closures of similar construction
    • E06B9/02Shutters, movable grilles, or other safety closing devices, e.g. against burglary
    • E06B9/08Roll-type closures
    • E06B9/11Roller shutters
    • E06B9/115Roller shutters specially adapted for furniture
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/10Application of doors, windows, wings or fittings thereof for buildings or parts thereof
    • E05Y2900/13Type of wing
    • E05Y2900/146Shutters
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/20Application of doors, windows, wings or fittings thereof for furniture, e.g. cabinets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Assembled Shelves (AREA)
  • Details Of Audible-Bandwidth Transducers (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • Blinds (AREA)

Description

ΕΡ2362059Β1
DESCRIÇÃO
ARMÁRIO O invento refere-se a um armário de acordo com o termo genérico da reivindicação 1. São já conhecidos no estado da técnica armários deste tipo, por exemplo, como o que é descrito na patente GB 2302795.
Além disso, são descritos elementos perfilados que podem ser ligados de forma articulada aos respetivos elementos perfilados vizinhos, para formar uma persiana, destinados a abrir e fechar armários. Estas persianas já conhecidas do estado da técnica, que consistem em elementos perfilados e colocadas em armários, originam, elas próprias, ruídos ao abrir e ao fechar, devido ao material.
Especialmente quando os armários são usados, por exemplo, em grandes escritórios de espaço aberto, tendo já por si só um nível de ruído elevado, o seu uso tem o efeito de espalhar ainda mais o ruído, uma vez que a sua superfície reflete o som.
Especialmente numa sala de escritório ampla, o ambiente sonoro resultante não é favorável ao ambiente de trabalho e à comunicação entre os colaboradores.
Assim, a patente DE 103 43 956 revela um armário com um corpo de móvel e uma persiana frontal que apresenta elementos perfilados dispostos paralelamente uns em relação 1 ΕΡ2362059Β1 aos outros, chamados lamelas, e que é guiada por ranhuras de guia existentes do lado frontal nas paredes do corpo de móvel. Pretende-se que este armário seja realizado de forma a que a persiana possa apresentar elementos perfilados relativamente altos. Isto deverá ser conseguido por os elementos perfilados estarem ligados nos seus lados frontais através de elos de concatenação que, nos seus lados voltados para o centro da persiana frontal, apresentam zonas de ligação aos elementos perfilados e, em cada um dos casos nos lados virados para o exterior, em direcção às paredes, pinos-eixo que engrenam nas ranhuras de guia e os quais estão ligados ao respetivo elo de concatenação vizinho, através de ilhós.
Considera-se ser um inconveniente deste armário o facto de ser obtido um efeito de reforço do ruido através da geometria e o material utilizado dos elementos perfilados da persiana frontal, uma vez que o som originado no espaço do escritório é reflectido por grandes superfícies.
Por isso, o invento propõe-se resolver o problema de melhorar os inconvenientes conhecidos do estado da técnica, apresentando armários que possam ser produzidos de forma económica e com custos moderados e que, em particular, apresentem um melhoramento no que se refere às suas características de absorção do som.
De acordo com o invento, este problema é resolvido por um armário com as características da reivindicação 1. Outros aperfeiçoamentos convenientes são descritos nas sub-reivindicações. 2 ΕΡ2362059Β1 0 armário de acordo com o invento é realizado de forma a que o elemento perfilado apresente, pelo menos, um corpo perfilado plano no qual está disposta, pelo menos, uma abertura, estando colocado no corpo perfilado do elemento perfilado, um material absorvente do som, como parte de um elemento de isolamento acústico, estando o elemento de isolamento acústico disposto no lado inferior do corpo perfilado do elemento perfilado.
Esta solução é simples e tem a vantagem de o som poder entrar no armário através da abertura existente no corpo perfilado do elemento perfilado, propagando-se no mesmo. 0 som é absorvido, pelo menos parcialmente, no armário. A seguir, o som reflectido do armário é reflectido novamente pelos elementos perfilados da persiana frontal, pelo menos parcialmente, para dentro do armário sendo, desta maneira, apenas uma parte muito reduzida do som reflectida outra vez para dentro da sala.
Num outro aperfeiçoamento conveniente do invento, pode prever-se apenas uma abertura no corpo perfilado do elemento perfilado, visto em secção transversal. Especialmente através desta realização de acordo com o invento, o número de aberturas pode ser reduzido também na direcção longitudinal de um elemento perfilado, simplificando-se desta maneira a produção.
Além disso, verificou-se ser vantajoso que a largura da abertura, vista em secção transversal, seja inferior a metade da largura da parede frontal do corpo perfilado do elemento perfilado sendo, de preferência, inferior a um terço. Os ensaios mostraram que com estas especificações 3 ΕΡ2362059Β1 podem ser produzidos armários de preço moderado, com persianas frontais, que apresentam uma boa eficácia de absorção do som.
Também se verificou ser vantajoso que no caso de a área de todas as aberturas do corpo perfilado do elemento perfilado ser inferior a 45% e mais de 3% da superfície da face do corpo perfilado do elemento perfilado resultam elementos perfilados e persianas frontais, respetivamente, com uma estabilidade dimensional apresentando uma eficácia de absorção do som optimizada, de acordo com a superfície a criar.
Considera-se ser uma outra vantagem se for previsto, olhando na direcção longitudinal do corpo perfilado do elemento perfilado, várias aberturas distanciadas umas das outras, através das quais a eficácia de absorção do som pode também ser ainda mais aperfeiçoada.
Neste contexto verificou-se também ser vantajoso que as aberturas tenham uma distância regular umas das outras. Desta maneira torna-se possível, por um lado, realizar o design da persiana frontal formada pelos elementos perfilados, de acordo com as exigências do cliente, tendo, ao mesmo tempo, um efeito de absorção do som optimizado.
Além disso verificou-se ser vantajoso que a distância entre as partes centrais das aberturas seja superior ou igual à extensão da abertura em direcção longitudinal do corpo perfilado do elemento perfilado.
Através destas possibilidades simples do ponto de vista 4 ΕΡ2362059Β1 da técnica de fabrico e dos diferentes designs que estas implicam, podem ser realizados efeitos de absorção do som optimizados para numerosos requisitos.
Numa outra forma de realização do armário de acordo com o invento existe, pelo menos, um elemento de isolamento acústico, posicionado na zona da abertura, virado para a abertura, e já pode eliminar, quando o som entra, uma grande parte do mesmo. 0 som que entra através das aberturas do corpo perfilado do elemento perfilado propaga-se de forma a entrar em contacto, pelo menos, com grande parte da superfície do elemento de isolamento acústico, e é absorvido. Em comparação com os armários habituais que apresentam persianas frontais com elementos perfilados sem material absorvente do som deste género, o efeito de absorção do som de um armário de acordo com o invento consegue ser substancialmente melhorado.
No armário de acordo com o invento, o elemento de isolamento acústico está posicionado pelo menos na zona da abertura, de forma a poder movimentar-se na direcção da abertura e afastar-se da mesma, impelindo o som que entra, contribuindo assim o elemento de isolamento acústico na direcção do som para uma melhor absorção do som.
Numa outra forma de realização vantajosa, o elemento de isolamento acústico está posicionado no lado frontal do corpo perfilado do elemento perfilado, havendo assim vantajosamente, além das propriedades de absorção do som, também possibilidades criativas e de design de armários 5 ΕΡ2362059Β1 segundo o desejo específico do cliente.
Ainda numa outra forma de realização vantajosa do invento o elemento de isolamento acústico está posicionado no lado inferior do corpo perfilado do elemento perfilado, entregando deste modo as aberturas realizadas no corpo perfilado do elemento perfilado o som incidente ao elemento de isolamento acústico de forma canalizada, podendo o design do armário ser adaptado aos desejos de cada cliente.
Numa outra forma de realização vantajosa o elemento de isolamento acústico está posicionado, não só no lado frontal, como também no lado inferior do corpo perfilado do elemento perfilado, de onde resultam propriedades ainda mais optimizadas de isolamento acústico do armário. A realização do elemento de isolamento acústico essencialmente sob a forma de esteira, resulta em custos de produção vantajosos dos armários de acordo com o invento deste género.
Noutros aperfeiçoamentos vantajosos, o material absorvente do som pode ser um material fibroso com o gual podem ser obtidas, de maneira simples e com custos moderados, boas propriedades de absorção do som, do armário.
Uma outra vantagem do armário de acordo com o invento reside no facto de o material absorvente do som ser um material de não-tecido que se distingue por óptimas propriedades de absorção do som e também por uma óptima processabilidade. 6 ΕΡ2362059Β1
Noutras formas de realização vantajosas o elemento de isolamento acústico pode consistir numa membrana, por exemplo de plástico. Com uma membrana deste género torna-se possível influenciar ou absorver, de maneira planeada, especificamente conforme o material, determinadas frequências de som escolhidas.
Além disso, considera-se uma vantagem que o elemento de isolamento acústico se estenda a todo o comprimento do elemento perfilado, o que conduz a armários capazes de serem produzidos com custos moderados e com uma eficácia optimizada de absorção do som. 0 corpo perfilado e/ou o elemento perfilado são realizados vantajosamente de forma a apresentarem dispositivos de fixação para a fixação do elemento de isolamento acústico, sendo desta maneira possível uma produção dos elementos perfilados deste género, de eficácia optimizada de absorção do som, com custos moderados, podendo ser impedido um deslocamento ou deslize indesejado do elemento de isolamento acústico.
Numa outra forma de realização vantajosa, o elemento de isolamento acústico está ligado em toda a sua área ao corpo perfilado do elemento perfilado, o que torna possível uma produção optimizada e com custos moderados, por exemplo no processo de coextrusão, processo este em princípio habitual. 0 armário de acordo com o invento com a persiana frontal consistindo nos elementos perfilados, apresenta um grau de absorção do som de acordo com a EN ISO 354 de, pelo menos, 0,4, representando o grau de absorção do som a razão 7 ΕΡ2362059Β1 entre a área equivalente de absorção do som de um objecto de teste e a área do objecto de teste. A área do objecto de teste, neste caso do armário de acordo com o invento, é a área do solo ou da parede que cobre. A área equivalente de absorção do som do objecto de teste é determinada a partir da diferença entre a área equivalente de absorção do som do espaço reverberante (da sala de escritório) com e sem o objecto de teste (armário) , sendo a área equivalente de absorção do som de uma sala definida como o tamanho hipotético de uma superfície completamente absorvente, sem efeitos de difração, que iria originar o mesmo tempo de reverberação numa sala, como se fosse o único elemento absorvente na sala.
De um modo geral pode constatar-se que, no caso de haver uma fonte sonora ativa num espaço fechado, o nivel de pressão sonora estacionário resultante, assim como a dissipação do nível de pressão sonora a seguir ao desligar da fonte sonora, são influenciados pelas propriedades de absorção do som das superfícies que limitam o espaço, o ar existente neste espaço e os objectos (armários) existentes no espaço. Geralmente, a percentagem de potência acústica que é reflectida numa superfície, depende do ângulo de incidência do som. Para estabelecer uma relação entre o tempo de reverberação, por exemplo de um escritório, de uma oficina e algo semelhante, e a redução do ruído que é obtida por um arranjo absorvente do som, como por exemplo um armário, é necessário o conhecimento das propriedades de absorção do som da superfície, usualmente sob a forma de uma média adequada de todos os ângulos de incidência. 8 ΕΡ2362059Β1
Uma vez que a distribuição de ondas sonoras em espaços usuais compreende uma gama elevada e imprevisível de ângulos, supõe-se para os efeitos de normalização, por princípio, uma distribuição homogénea.
Além disso, se a densidade de energia acústica no interior de um espaço for independente do local, uma distribuição do som deste género é chamada um campo acústico difuso e as partes do som que incidem numa superfície do espaço são chamadas incidências sonoras estocásticas.
Na EN ISO 354 é descrito um processo de espaço reverberante para a medição do grau de absorção do som de materiais acústicos utilizado para o revestimento de paredes e tectos, ou da área equivalente de absorção do som de objectos individuais como, por exemplo, armários. 0 grau de absorção do som determinado pode ser utilizado para fins de comparação e para cálculos de planeamento na acústica de salas e, sobretudo, no combate à poluição sonora. Através dos armários de acordo com o invento torna-se inesperadamente possível reduzir o som, por exemplo em salas de escritório, de maneira a resultar uma diminuição perceptível, ou seja audível, por qualquer pessoa, do nível acústico geral. A seguir pormenorizar-se-á melhor o modo de funcionamento dos armários de acordo com o invento, através de exemplos de realização, os quais não limitam o invento e onde se mostra:
Figura 1 - é uma representação em perspectiva de um armário de acordo com o invento; 9 ΕΡ2362059Β1
Figura 2 - é uma representação em perspectiva de uma primeira forma de realização de uma persiana frontal de um armário, a qual não faz parte do invento;
Figura 3 - é uma representação em perspectiva de uma segunda forma de realização de uma persiana frontal de um armário, a qual não faz parte do invento;
Figura 4 - é uma representação em perspectiva de uma outra forma de realização de uma persiana frontal de um armário de acordo com o invento
Na figura 1 é representado um armário de acordo com o invento, apresentando de maneira habitual um corpo de móvel com duas paredes laterais 2, 3, um fundo 5, assim como um painel superior 4. Neste exemplo de realização, a persiana frontal 1 é móvel da direita para à esquerda, portanto horizontalmente. No fundo 5 do armário de acordo com o invento está disposta uma ranhura de guia 20, na qual se pode deslocar a persiana frontal 1.
Uma outra ranhura de guia 20 está disposta no painel superior 4, não sendo esta, no entanto, visível na representação. A figura 2 mostra uma representação em perspectiva de uma primeira forma de realização de uma persiana frontal 1 de um armário, que não faz parte do invento, sendo descrita a seguir para melhorar a compreensão. O elemento perfilado 10 da persiana frontal 1 apresenta aproximadamente uma secção transversal em U que é formada, numa determinada espessura de parede, pelo corpo perfilado 11. 10 ΕΡ2362059Β1 0 elemento perfilado 10 pode consistir, por exemplo, num material de processamento termoplástico, tendo sido produzido de maneira habitual num processo de extrusão. No entanto, encontra-se também dentro dos limites deste invento produzir o elemento perfilado 10 a partir de um material metálico como, por exemplo, alumínio ou de um material duroplástico.
No corpo perfilado 11 do elemento perfilado 1 estão dispostas aberturas 40, neste exemplo de realização feitas sob a forma angular. No entanto é também possível que as aberturas 40 tenham uma forma oval, poliédrica ou trapezoidal. A soma total das áreas das aberturas 40 em relação à área do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, neste exemplo de realização, é cerca de 17%, o que origina um efeito optimizado de absorção do som do armário de acordo com o invento.
Além disso, o elemento perfilado 10 dispõe, no seus lados longitudinais, de meios de ligação 6, 7 através dos quais vários elementos perfilados 10, ligados de maneira efectiva formam uma persiana frontal 1. Neste exemplo de realização, o meio de ligação 6 é uma abertura, em secção transversal aproximadamente em forma de C, que se estende por todo o comprimento do elemento perfilado 10. O meio de ligação 7 é, neste exemplo de realização, um elemento 72, em secção transversal realizado aproximadamente em forma circular, o qual está ligado através de um elemento 71 em forma de fita, ao lado longitudinal do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10. Neste exemplo de realização, o elemento 71 em forma de fita do meio de ligação 7 consiste num material mais mole que o elemento 72, estando desta 11 ΕΡ2362059Β1 maneira, em meios de ligação 6, 7 tendo entre eles uma ligação efectiva, os elementos perfilados 10 na persiana frontal 1 ligados uns aos outros de forma articulada. A seguir pormenorizar-se-á melhor a maneira de funcionamento do armário.
Como já se explicou inicialmente, forma-se uma persiana frontal 1 juntando os meios de ligação 6,7 de respetivos elementos perfilados 10 vizinhos. Esta persiana frontal 1 pode ser guiada de maneira habitual, por exemplo em calhas de guia laterais 20 de armários e ser conduzida ou enrolada no armário através de uma calha curvada ou através de um rolo.
Quando se fecha a abertura do armário, o lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 fica virado para o espaço interior da sala de escritório. O som que entra, então, através da abertura 40 no armário, continua a ser absorvido e reflectido não só pelos objectos armazenados no mesmo, como também pelo próprio corpo do móvel, incidindo desta maneira, vindo do interior do armário, e fortemente enfraquecido, no lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10. Uma parte do som torna a ser reflectida a partir do lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, para dentro do armário, enquanto que uma outra parte do som reduzido é reconduzida para dentro da sala de escritório através das aberturas 40, em quantidades reduzidas.
Utilizando armários em salas de escritório pode ser obtida, por conseguinte, um melhoramento do ambiente de 12 ΕΡ2362059Β1 trabalho, através de uma redução do nível de ruído da própria sala.
Neste exemplo de realização, a soma da área total das aberturas 40 em relação à área do primeiro corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, é cerca de 17%, o que conduz a efeitos de absorção do som optimizados do armário.
Para uma melhor compreensão descreve-se a seguir, na figura 3, uma representação em perspectiva de uma segunda forma de realizaçao de uma persiana frontal 1, que não faz parte do invento. Os elementos perfilados 10 da persiana frontal 1 foram produzidos, constituindo uma só peça, com base num material como, por exemplo, um plástico de processamento termoplástico ou então num material metálico, como por exemplo alumínio.
No lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 está posicionado um elemento de isolamento acústico 5 consistindo, por exemplo, num material fibroso. Abaixo deste elemento de isolamento acústico 5 estão dispostas aberturas 40 no corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10. Neste exemplo de realização estão dispostos do lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, elementos de isolamento acústico 5 adicionais, realizados, por exemplo, sob a forma de membrana. O elemento perfilado 10 apresenta, nos seus lados longitudinais, meios de ligação 6, 7 que, juntando vários elementos perfilados 1 formam uma persiana frontal 1. Neste exemplo de realização, os elementos de ligação 6, 7 estão realizados em forma de gancho, consistindo desta maneira, em 13 ΕΡ2362059Β1 cada um dos casos, a persiana frontal 1 em elementos perfilados vizinhos 10 ligados uns aos outros de forma articulada.
Através do elemento de isolamento acústico 5 posicionado no lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 e do elemento de isolamento acústico 5 posicionado, adicionalmente, no lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, o efeito de isolamento acústico de um armário de acordo com o invento é reforçado proporcionalmente. O elemento de isolamento acústico 5 aplicado no lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, cria ainda, simultaneamente, um efeito de design dos armários de acordo com o invento. Neste exemplo de realização, o tamanho ou a área das aberturas 40 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 podem ser reduzidos adequadamente, utilizando dois elementos de isolamento acústico 5 posicionados um oposto ao outro. Para obter, neste exemplo de realização, um efeito de absorção do som satisfatório, a dimensão da área das aberturas 40 é cerca de 20% da área do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10. No entanto, faz também parte deste invento o corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 apresentar, além das aberturas 40 cobertas pelo elemento de isolamento acústico existente no lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado, ainda outras aberturas junto às quais pode ser posicionado, por sua vez, um elemento de isolamento acústico 5 adicional.
Utilizando armários, por exemplo, em salas de escritório pode ser obtido, por conseguinte, um melhoramento do ambiente de trabalho, através da redução do nivel de 14 ΕΡ2362059Β1 ruído da própria sala. Um armário de acordo com o invento deste género apresenta um grau de absorção do som de cerca de 0,7. A figura 4 mostra uma representação em perspectiva de uma outra forma de realização de uma persiana frontal 1 de um armário de acordo com o invento. Os elementos perfilados 10 da persiana frontal 1 apresentam uma secção transversal aproximadamente em forma de U, formada numa determinada espessura de parede, através do corpo perfilado 11.
No corpo perfilado 11 do elemento perfilado 1 são realizadas aberturas 40, sendo estas neste exemplo de realização, redondas. No lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 está posicionado o elemento de isolamento acústico 5 consistindo, neste exemplo de realização, num material de não-tecido. 0 elemento de isolamento acústico 5 está posicionado, neste exemplo de realização, cobrindo toda a área do lado inferior 3 do corpo perfilado 11 e cobre toda a área das aberturas 40. Neste exemplo de realização, a soma da área total das aberturas 40 em relação à área do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 é cerca de 17%, o que origina uma optimização do efeito de absorção do som do armário de acordo com o invento.
Desta maneira pode ser obtida uma redução do nível de ruído através da utilização de armários de acordo com o invento deste género, apresentando os armários de acordo com o invento deste género um grau de absorção do som de cerca de 0,82. 15 ΕΡ2362059Β1
Além disso, o elemento perfilado 10 dispõe, nos seus lados longitudinais, de meios de ligação 6, 7 através dos quais vários elementos perfilados 10, colocados numa ligação efectiva, formam uma respetiva persiana frontal 1. A seguir, pormenorizar-se-á melhor o funcionamento do armário.
Como já foi descrito, uma persiana frontal 1 é criada por se juntar os meios de ligação 6, 7 de respectivos elementos perfilados 10 vizinhos. Esta persiana frontal 1 pode ser guiada de maneira habitual, por exemplo em calhas de guia laterais 20 de armários. Quando se fecha a abertura do armário, o lado frontal 2 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10 está virado para o espaço interior. O som procedente do espaço interior chega agora, através da abertura 40, ao material absorvente do som do elemento de isolamento acústico 5 e pode, pelo menos parcialmente, ser absorvido por este. É também possível que o elemento de isolamento acústico 5 esteja posicionado de forma a se originar uma fenda de ar entre o lado traseiro 3 do corpo perfilado 11 e o elemento de isolamento acústico 5, através da qual o som se propaga ao longo do elemento de isolamento acústico 5, sendo também absorvido entre as aberturas 40 do elemento perfilado 10, pelo elemento de isolamento acústico 5. Neste exemplo de realização, o elemento de isolamento acústico 5 está fixado nas extremidades livres do elemento perfilado 10 guiado na ranhura de guia 20. O som que entra, então, no armário continua a ser absorvido e reflectido não só pelos objectos aí armazenados, como também pelo próprio corpo do móvel, e incide desta maneira, fortemente enfraquecido, vindo do interior do armário, no lado inferior 16 ΕΡ2362059Β1 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10. Uma parte do som é novamente reflectido a partir do lado inferior 3 do corpo perfilado 11 do elemento perfilado 10, para dentro do armário, enquanto que uma outra parte do som reduzido é mais uma vez absorvido pelo elemento de isolamento acústico 5, sendo uma reduzida parte reconduzida para dentro da sala de escritório através das aberturas 40.
Utilizando armários deste género em salas de escritório pode ser obtido, desta maneira, um melhoramento do ambiente de trabalho, através de uma redução do nivel de ruido.
Lisboa, 24 de Maio de 2012 17

Claims (14)

  1. ΕΡ2362059Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Armário com um corpo de móvel (2, 3, 4, 5) e pelo menos uma persiana frontal (1) que apresenta elementos perfilados (10) posicionados paralelos uns aos outros e capazes de serem ligados uns aos outros, e que é guiada em ranhuras de guia (20) dispostas no corpo de móvel (2, 3, 4, 5), apresentando o elemento perfilado (11), pelo menos, um corpo perfilado plano (11) no qual está disposta, pelo menos, uma abertura (40), caracterizado por estar posicionado no corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10) um material absorvente do som, como parte de, pelo menos, um elemento de isolamento acústico (5) , estando o elemento de isolamento acústico (5) posicionado no lado inferior (3) do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10).
  2. 2. Armário de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, visto em secção transversal, haver apenas uma abertura (40) realizada no corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10) .
  3. 3. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, visto em secção transversal, a largura da abertura (40) ser inferior a metade da largura do lado frontal (2) do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10), de preferência inferior a um terço.
  4. 4. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a área de todas as aberturas (40) do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10) ser inferior a 45% e superior a 3% da área do lado frontal (2) do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10). 1 ΕΡ2362059Β1 ΕΡ2362059Β1
  5. 5. Armário anteriores, longitudinal (10), várias de acordo com uma das reivindicações caracterizado por se prever, na direcção do corpo perfilado (11) do elemento perfilado aberturas (40) distanciadas umas das outras.
  6. 6. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as aberturas (40) terem uma distância regular umas das outras.
  7. 7. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a distância entre as aberturas (40) ser maior ou igual à extensão da abertura (40) em direcção longitudinal do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10).
  8. 8. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a distância entre as aberturas (40) em direcção longitudinal do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10) ser maior ou igual ao dobro da extensão da abertura (40) , visto em secção transversal do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10).
  9. 9. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de isolamento acústico (5) estar posicionado, pelo menos na zona da abertura (40), virado para a abertura.
  10. 10. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de isolamento acústico (5) estar ligado em toda a sua superfície ao corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10). 2 ΕΡ2362059Β1
  11. 11. Armário de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o elemento de isolamento acústico (5) estar ligado, pelo menos, parcialmente ao corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10).
  12. 12. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, visto em secção transversal, o elemento perfilado (1) apresentar, essencialmente, a forma de um C, U, Z ou S.
  13. 13. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento de isolamento acústico (5) se estender por todo o comprimento do corpo perfilado (11) do elemento perfilado (10).
  14. 14. Armário de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o armário apresentar um grau de absorção do som de, pelo menos, 0,4 de acordo com a EN DIN 354. Lisboa, 24 de Maio de 2012 3
PT11002270T 2005-09-28 2006-08-18 Armário PT2362059E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202005015289U DE202005015289U1 (de) 2005-09-28 2005-09-28 Schrankmöbel

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2362059E true PT2362059E (pt) 2012-06-01

Family

ID=37075739

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11002270T PT2362059E (pt) 2005-09-28 2006-08-18 Armário
PT110024338T PT2365182E (pt) 2005-09-28 2006-08-18 Processo para reduzir o som em armários de escritório com absorção do som em móveis

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT110024338T PT2365182E (pt) 2005-09-28 2006-08-18 Processo para reduzir o som em armários de escritório com absorção do som em móveis

Country Status (10)

Country Link
EP (3) EP1929114B1 (pt)
CN (1) CN101305154B (pt)
AT (2) ATE550509T1 (pt)
DE (2) DE202005015289U1 (pt)
EA (1) EA012781B1 (pt)
ES (3) ES2384501T3 (pt)
PL (3) PL1929114T3 (pt)
PT (2) PT2362059E (pt)
WO (1) WO2007036266A1 (pt)
ZA (1) ZA200803256B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202009014787U1 (de) 2009-11-02 2011-03-17 Rehau Ag + Co. Profilelement für Rollläden
DE102010026272A1 (de) * 2010-07-06 2012-01-12 Rehau Ag + Co. Kunststoffprofil, insbesondere Kunststoff-Extrusionsprofil sowie Verfahren zur Herstellung eines Kunststoffprofils
CN103397838A (zh) * 2013-08-21 2013-11-20 苏州安帝尔金属制品有限公司 一种静音移门柜
CA3000499A1 (en) 2017-04-13 2018-10-13 Hunter Douglas Inc. Battened roller covering
DE202019105632U1 (de) * 2019-10-11 2021-01-12 Ludewig Gmbh Verschlussanordnung sowie Schrank- oder Kastenmöbel
FR3113074B1 (fr) * 2020-07-30 2022-10-28 Plastil France Lame acoustique

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1239943A (en) * 1968-10-29 1971-07-21 Colorastic Ltd Improvements in roller shutters
US4884615A (en) * 1988-09-27 1989-12-05 Hsu Henry C Sound absorbent slats for window blinds
GB2302795A (en) * 1995-07-06 1997-02-05 Stuart John Middlehurst Ventilated security cabinet/desk
FR2823652B1 (fr) * 2001-04-18 2003-06-13 Joseph Legeais Lame profilee pour fermeture a rideau pourvue de moyens de limitation de bruit
DE10343956A1 (de) * 2003-09-19 2005-04-28 Ludewig Gmbh Kastenmöbel, insb. Küchenmöbel mit Frontjalouise

Also Published As

Publication number Publication date
PL1929114T3 (pl) 2011-08-31
DE202005015289U1 (de) 2006-12-14
EA012781B1 (ru) 2009-12-30
EP1929114A1 (de) 2008-06-11
ATE503908T1 (de) 2011-04-15
CN101305154A (zh) 2008-11-12
EP2365182A1 (de) 2011-09-14
PL2365182T3 (pl) 2013-04-30
EA200800940A1 (ru) 2008-10-30
WO2007036266A1 (de) 2007-04-05
ES2399991T3 (es) 2013-04-04
ATE550509T1 (de) 2012-04-15
PT2365182E (pt) 2013-02-26
EP1929114B1 (de) 2011-03-30
EP2365182B1 (de) 2012-11-28
CN101305154B (zh) 2013-03-27
ES2364077T3 (es) 2011-08-24
ZA200803256B (en) 2009-02-25
DE502006009223D1 (de) 2011-05-12
EP2362059B1 (de) 2012-03-21
PL2362059T3 (pl) 2012-08-31
EP2362059A1 (de) 2011-08-31
ES2384501T3 (es) 2012-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2362059E (pt) Armário
US10196816B2 (en) Ceiling system
US9205699B1 (en) Molding strip for fabric walls and ceilings
JPH02272131A (ja) 音吸収パネル
US20160281353A1 (en) Acoustic Assembly
PT1941121E (pt) Armário
DE102008045487A1 (de) Rahmen eines Schallabsorbers und Schallabsorber
WO2004106663A1 (en) Flexible covering system and corresponding modules for walls, ceilings and other boundaries
CA3003279C (en) Ceiling system
US20100326606A1 (en) Composite sound absorbing blind systems
US8782964B1 (en) Privacy wall
US20080216969A1 (en) Sound absorbing blind systems
RU2270301C2 (ru) Перегородка каркасная и профили для нее
KR200494552Y1 (ko) 소음 차단성이 향상된 도어
JP4579758B2 (ja) ドア枠
CN109914671A (zh) 一种穹顶吊顶系统
PT2248986E (pt) Perfil para persiana rolante
JP7091541B1 (ja) 開閉構造、住宅、及び開閉構造の施工方法
KR102480339B1 (ko) 방음 단열 칸막이
JPH031735Y2 (pt)
KR101083760B1 (ko) 흡음패널이 결합된 벽체구조물
KR200373997Y1 (ko) 교통 소음 차단체 및 이 소음 차단체를 이용한 소음차단장치
BR102019010300A2 (pt) Aperfeiçoamento sistemas de esquadrias, vedação e de movimentação de janelas multiplas deslizante
IT9067690A1 (it) Sistema e mezzi di realizzazione di strutture modulari a componenti prefabbricati, per la compartimentazione di ambienti, il rivestimento di facciate ed opere simili.
IE20040681U1 (en) A flyscreen