PT2233348E - Cadeira de automóvel para criança com estabilizadores laterais - Google Patents

Cadeira de automóvel para criança com estabilizadores laterais Download PDF

Info

Publication number
PT2233348E
PT2233348E PT10156789T PT10156789T PT2233348E PT 2233348 E PT2233348 E PT 2233348E PT 10156789 T PT10156789 T PT 10156789T PT 10156789 T PT10156789 T PT 10156789T PT 2233348 E PT2233348 E PT 2233348E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
seat
child
belt
arm
child seat
Prior art date
Application number
PT10156789T
Other languages
English (en)
Inventor
Osvaldo Damiani
Original Assignee
Artsana Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Artsana Spa filed Critical Artsana Spa
Publication of PT2233348E publication Critical patent/PT2233348E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/24Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles for particular purposes or particular vehicles
    • B60N2/26Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles for particular purposes or particular vehicles for children
    • B60N2/28Seats readily mountable on, and dismountable from, existing seats or other parts of the vehicle
    • B60N2/2887Fixation to a transversal anchorage bar, e.g. isofix
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/24Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles for particular purposes or particular vehicles
    • B60N2/26Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles for particular purposes or particular vehicles for children
    • B60N2/28Seats readily mountable on, and dismountable from, existing seats or other parts of the vehicle
    • B60N2/2803Adaptations for seat belts
    • B60N2/2806Adaptations for seat belts for securing the child seat to the vehicle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Child & Adolescent Psychology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "CADEIRA DE AUTOMÓVEL PARA CRIANÇA COM ESTABILIZADORES LATERAIS" A presente invenção refere-se a uma cadeira de automóvel para criança de acordo com a introdução na reivindicação principal. 0 preâmbulo da reivindicação principal refere-se ao documento US 2003/030311. A invenção refere-se a uma cadeira de automóvel para criança do tipo para suportar crianças de peso superior a 15 kg e para possibilitar o seu transporte. Esta cadeira para criança apresenta meios para cooperação com os habituais cintos de segurança proporcionados num assento de veículo no qual a cadeira para criança pode ser posicionada, os referidos cintos fixando e retendo de modo rígido a cadeira para criança no referido assento de veículo.
Além disso, os automóveis produzidos e/ou vendidos na Europa depois de 2006 têm normalmente, por lei, de ser dotados com pontos de encaixe ISOFIX fixos no corpo de veículo e posicionados no seu assento posterior. Estes elementos cooperam com elementos de união, normalmente associados à base da cadeira para crianças, para conter e transportar uma criança. Os elementos de união são, geralmente, suportados na extremidade dos suportes que têm movimento de translação relativamente à referida base ao longo de eixo que reside num plano substancialmente paralelo à parte de assento, do assento de veículo. A cooperação entre os referidos elementos de união e os elementos de veículo fixos possibilita que a cadeira para 1 criança seja fixa de modo extremamente estável, seguro e prático.
No caso da cadeira para crianças com peso superior a 15 kg, estas estão seguras ao assento de veiculo utilizando os cintos de segurança de três pontos de veiculo. Por este motivo, a referida cadeira para crianças não compreende os elementos de união ISOFIX.
Com estas cadeiras para crianças, que possuem uma construção simplificada devido a não estarem dotadas com os referidos elementos de união, existe o problema de proporcionar estabilidade transversal à cadeira para criança. Por outras palavras, existe o problema de impedir a cadeira para criança de se deslocar lateralmente ao longo da parte de assento do assento de veiculo, quando a criança está posicionada e não está posicionada. Neste último caso, a cadeira para criança não está normalmente presa ao assento de veiculo pelos cintos de segurança e, por esse motivo, pode deslocar-se transversalmente no assento de veiculo durante o movimento normal de veiculo (por exemplo numa curva).
Conhece-se a associação de uma cadeira para criança do tipo anteriormente mencionado com cintos que, por exemplo, se enrolam para dentro do corpo da cadeira para criança e estão associados à base desta última (quando a parte de assento da criança está presente). Estes cintos estão dotados com elementos para união aos elementos fixos de veiculo (ISOFIX), mas estão posicionados apenas paralelamente à parte de assento do assento de veiculo, sendo a sua função meramente a de reter a cadeira para criança associada ao assento de veiculo tão próximo quanto possível ao apoio posterior deste último. 2
Esta solução conhecida apenas impede a cadeira para criança de se deslocar paralelamente ao eixo longitudinal de veiculo, mas devido à sua forma de construção não impede o seu movimento lateral no assento de veiculo. A cadeira para criança pode, assim, deslocar-se lateralmente neste último, por exemplo numa curva, com problemas óbvios, especialmente quando a criança não está ali posicionada e, por este motivo, não está presa ao assento de veiculo pelo cinto de segurança.
Um objectivo da presente invenção é proporcionar, para crianças com um peso superior a 15 kg, uma cadeira de automóvel para criança disposta para cooperar com o cinto de segurança de veículos quando contém a criança, o que representa um melhoramento relativamente a cadeiras para crianças conhecidas semelhantes.
Um particular objectivo da invenção é proporcionar uma cadeira de automóvel para criança do tipo anteriormente mencionado que possa assumir um posição estável para movimentos laterais (i. e., perpendiculares ao eixo longitudinal de veiculo) ao longo da parte de assento de assento de veiculo, quando a criança está ali posicionada e, em particular, quando a criança não está ali posicionada e os cintos de segurança de veículos de três pontos não estão em utilização para bloquear a cadeira para criança sobre o assento de veiculo.
Outro objectivo é proporcionar uma cadeira para criança do tipo anteriormente mencionado que seja simples e segura de utilizar e que possibilite que a cadeira para criança seja utilizada numa posição estável mesmo quando a criança não está ali posicionada, evitando a necessidade de remover a cadeira 3 para criança do assento de veículo de cada vez que o veículo é conduzido após dele retirar a criança.
Estes e outros objectivos, que serão evidentes para o especialista na técnica, são alcançados por uma cadeira para criança de acordo com as reivindicações anexas. A presente invenção será mais evidente a partir dos desenhos anexos, que são proporcionados a título de exemplo não limitativo e nos quais: A Figura 1 é uma vista lateral em perspectiva de uma cadeira para criança de acordo com a invenção, mostrada sem determinadas partes para maior clareza; A Figura 2 é uma vista da cadeira para criança da Figura 1 vista de cima; A Figura 3 é uma vista lateral da cadeira para criança da Figura 1; A Figura 4 é uma vista lateral ampliada da cadeira para criança da Figura 1; e A Figura 5 é uma vista ampliada de um pormenor da cadeira para criança da Figura 1.
Fazendo referência às referidas figuras, uma cadeira para criança de acordo com a invenção é globalmente indicada por 1 e compreende um corpo 2 que apresenta um apoio 3 posterior e uma parte 4 base ou de assento dotada com braços 5 laterais posicionados, elevados da base, em lados 6 opostos e desta 4 última. Os braços 5 são elevados, em particular, relativamente a um lado 10 inferior da base 4 pelo qual esta última se apoia numa parte 11 de assento de um assento 12 de veículo. Este último também compreende um apoio 13 posterior e, entre o apoio posterior e a parte de assento, os conhecidos elementos 14 de encaixe habituais ISOFIX (apenas um é visível na Figura 1) para cooperarem com a cadeira 1 para criança, como indicado aqui a seguir. A cadeira para criança também está dotada com meios habituais (não mostrados) para cooperação com um cinto de segurança de três pontos normal (também não mostrado) no veículo para reter a cadeira 1 para criança associada ao assento 12 de veículo quando uma criança está ali posicionada. De acordo com a invenção, a cadeira 1 para criança está dotada com meios 20 estabilizadores laterais para cooperarem com os elementos 14 de união, de modo a proporcionarem estabilidade lateral à cadeira para criança de tal modo que esta não se desloque transversalmente (seta F da Figura 1) na parte de assento do assento 12 de veículo.
Mais particularmente, cada braço 5 compreende uma estrutura de caixa apresentando uma primeira parte 22 (interna em relação à parte 4 base ou de assento) na qual uma segunda parte 23 externa está posicionada e fixa. Esta última parte apresenta ranhuras 24A, 24P através das quais um cinto 25 é posicionado de modo deslizante. 0 cinto, que faz parte dos referidos meios 20, interno ao braço 5, i. e., entre as suas partes 22 e 23, coopera com um elemento de bloqueamento ou fivela 28 passível de ser aberta que possibilita que o cinto deslize através dela ou seja bloqueado. Para este fim, este elemento ou fivela 28 compreende duas partes 30 e 31, a primeira fixa à primeira parte 22 do braço 5 e 5 a segunda 31 articulada em flanges 33 que se elevam lateralmente a partir da primeira parte 30 da fivela 28. A segunda parte 31 da fivela 28 está, de um modo preferido, disposta para assumir, quando em repouso, uma posição de cooperação com o cinto 25 posicionado si e a primeira parte 30 para bloquear o seu deslizamento entre estas partes. Esta posição é, por exemplo, a que se mostra na figura 5 na qual a segunda parte 31 encontra o cinto 25 de modo angular, dentro da passagem, numa primeira extremidade 38. Contudo, esta parte 31 pode voltar a possibilitar o deslizamento do cinto 25 assumindo uma segunda posição de trabalho, sendo esta posição obtida pressionando uma segunda extremidade 39 da parte 31 elevada do cinto tal como para elevar a primeira extremidade 38 a partir desta última. A elevação da primeira extremidade permite que o cinto 25 deslize através das ranhuras 24A, 24P do braço 5. Deste modo, pode ver-se que cada cinto 5 compreende uma primeira extremidade 40 que se afasta do braço 5 relativo e uma segunda extremidade 41 que se aproxima do assento 11 de veiculo. A primeira extremidade 40 compreende um elemento 43 de preensão, por exemplo de forma anular, para permitir que o cinto seja puxado para fora do braço 5 (e deste modo para emergir da sua ranhura 24 frontal). A segunda extremidade 41 suporta um elemento 46 de união para união ao correspondente elemento 14 ISOFIX. Na forma de realização mostrada na figura, este elemento de união é do tipo paralelepipédico conhecido com a sua extremidade dotada de um elemento (também conhecido e não mostrado) para a sua fixação ao elemento 14. 0 elemento 46 pode ser preso para deslocar o cinto de modo a extrai-lo da ranhura 24P posterior do braço e a mover o referido elemento na direcção do referido elemento. 0 elemento 46 pode evidentemente 6 ser também formado de modo diferente, como um gancho ou fecho por mola passível de ser engatado no elemento 14.
Deslocando o cinto, permitido por pressão da segunda extremidade 39 da fivela 28 por meio de uma abertura 50 proporcionada na segunda parte 23 do braço 5, o elemento 46 de união pode ser fixo ao elemento 14 (afrouxando o cinto e puxando-o na direcção do apoio 13 posterior do assento 12 de veículo) e o cinto depois apertado puxando o elemento 43 de preensão para fora do braço.
Quando o elemento 46 está unido ao elemento 14 e o cinto tiver sido apertado, forma-se um ângulo a entre o eixo W de cinto e p plano P da parte 11 de assento, i. e., o plano no qual o lado 10 da base 4 de cadeira para criança assenta. Este ângulo é, pelo menos, igual ou maior do que 30°.
Para uma força de movimento dirigida ao longo da seta F, esta solução permite que uma força resultante seja criada em cada lado 6, 7 da cadeira 1 para criança, que mantém a cadeira para criança em posição de modo seguro, mesmo que não esteja posicionada uma criança nesta e, deste modo, não existe cooperação com o cinto de segurança de três pontos no assento 11 de veículo.
Isto é possível pelo facto de cada cinto 20 estar ligado ao elemento 14 por uma disposição envolvendo um ângulo agudo em relação ao plano P, não sendo, por esse motivo, o seu eixo W paralelo ou substancialmente paralelo a este último. A cadeira 1 para criança também compreende um elemento 70 espaçador em forma de L, extensível a partir da base 4 de 7 cadeira para criança até ao apoio 13 posterior do assento 12 de veiculo e controlável, no seu movimento livre relativamente à referida base 4, pelo impulsor 71 proporcionado nesta última. A cadeira para criança também compreende, na sua base 4, apoios 80 para recepção dos elementos 46 de união quando não utilizada e a cadeira para criança tenha sido removida do veículo. Foi descrita uma forma de realização preferida da invenção. Contudo outras são possíveis, tal como uma em que cada cinto 25 emerge de uma parte frontal do correspondente braço 5 e, deste modo, envolve uma grande parte do próprio braço. Esta forma de realização e outras que podem ser deduzidas pelo especialista na técnica a partir da descrição anterior, devem ser consideradas como estando no âmbito das reivindicações seguintes.
Lisboa, 30 de Dezembro de 2011 8

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Cadeira (1) de automóvel para criança compreendendo um corpo (2) possuindo um apoio (3) posterior e uma base (4), braços (5) laterais elevando-se a partir da base (4), e meios para cooperação com um usual cinto de segurança de veículo, possibilitando a referida cooperação que a cadeira (1) para criança seja fixa a um assento (11) de veículo no qual pode ser posicionada, estando o assento (11) de veículo dotado com elementos (14) de encaixe fixos para a cadeira para criança, em ambos os braços (5), meios (20) estabilizadores deslizantes sendo proporcionados suportando, nas suas extremidades, um elemento (46) para união a um correspondente elemento (14) de encaixe fixo do assento (11) de veículo, sendo os referidos meios (20) deslizantes tensionáveis e passíveis de serem bloqueados numa posição de tensão na qual impedem qualquer movimento transversal da cadeira para criança no referido assento (11) de veículo, caracterizada por os referidos meios (20) estabilizadores laterais compreenderem, para cada braço (5), um cinto (25) unido de modo deslizante a este ultimo mas passível de ser bloqueado neste quando tensionado, apresentando o referido cinto (25) uma primeira extremidade (40) livre e uma segunda extremidade (41) apresentando o elemento (46) para união ao elemento (14) de encaixe fixo do assento de veículo (11), sendo este ultimo elemento (14) um elemento de encaixe ISOFIX, estando as referidas primeira e segunda extremidades (40, 41) dispostas em posições opostas relativamente ao braço (5), estando o cinto (25) associado 1 de modo deslizante a este ultimo de um modo passível de ser bloqueado e emergindo de suas ranhuras (224A, 24P) , estando cada cinto posicionado de modo deslizante através de ranhuras (24A, 24P) e projectando-se do braço.
  2. 2. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por o elemento (46) de união ser um elemento conhecido susceptível de cooperar com o ISOFIX elemento (14) de encaixe.
  3. 3. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por o elemento (46) de união ser um elemento em forma de gancho, tal como um fecho por mola, gancho ou semelhantes.
  4. 4. Cadeira de automóvel para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por as ranhuras (24A, 24P) serem proporcionadas dentro de uma parte (23) externa do braço (25), possuindo este ultimo uma estrutura compreendendo uma parte (22) interna e a parte (23) externa anteriormente mencionada.
  5. 5. Cadeira de automóvel para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por compreender meios (28) de bloqueamento que permitem ao cinto (25) deslizar ou ser bloqueado no braço.
  6. 6 . Cadeira de automóvel para criança como reivindicado na reivindicação 5, caracterizada por os referidos meios de bloqueamento serem um elemento ou fivela apresentando uma primeira parte (30) rígida, fixa no braço (5) e uma segunda parte (31) móvel relativamente à primeira e articulada em 2 flanges (33) que se elevam desta última, sendo o cinto (25) susceptível de deslizar de modo bloqueável entre a referida primeira e segunda parte (30, 31), sendo o bloqueamento conseguido pela cooperação da segunda parte (31) com o cinto quando esta parte está posicionada para encontrar este último de modo a prendê-lo contra a primeira parte (30) da fivela e a actuar como um dispositivo de preensão neste último.
  7. 7. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 6, caracterizada por a referida fivela (28) ser interna ao braço (5), estando proporcionada neste último uma abertura (50) que possibilita que a segunda parte (31) da fivela seja atingida a partir do exterior do braço e para possibilitar a libertação ou bloqueamento do deslizamento de cinto relativamente ao braço.
  8. 8. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 6, caracterizada por quando na posição de descanso, a referida segunda parte (31) da fivela (28) bloquear o deslizamento de cinto relativamente ao braço.
  9. 9. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 7, caracterizada por a fivela (28) estar posicionada entre a parte (22) interna e a parte (23) externa do braço (5), sendo a abertura (50) proporcionada na parte externa do braço (5), sendo a fivela rígida na parte interna deste último.
  10. 10. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por o referido cinto (25) estar disposto com o seu eixo (W) longitudinal formando um ângulo (a) agudo 3 relativamente a um plano (P) no qual a cadeira para criança assenta, sendo o referido plano (P) o plano da parte (11) de assento do assento de veiculo, assentando no referido plano (P) um lado (10) inferior da base (4) de cadeira para criança.
  11. 11. Cadeira para criança como reivindicado na reivindicação 1, caracterizada por compreender um elemento (70) espaçador passivel de ser extraido da base de modo a cooperar com o apoio (13) posterior do assento (11) de veiculo e controlável, no seu movimento livre relativamente à base (4) de cadeira para criança, pelo impulsor (71) associado a esta última. Lisboa, 30 de Dezembro de 2011 4
PT10156789T 2009-03-24 2010-03-17 Cadeira de automóvel para criança com estabilizadores laterais PT2233348E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000453A ITMI20090453A1 (it) 2009-03-24 2009-03-24 Seggiolino per auto con stabilizzatori laterali

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2233348E true PT2233348E (pt) 2012-01-12

Family

ID=41402194

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10156789T PT2233348E (pt) 2009-03-24 2010-03-17 Cadeira de automóvel para criança com estabilizadores laterais

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2233348B1 (pt)
AT (1) ATE531556T1 (pt)
ES (1) ES2375612T3 (pt)
IT (1) ITMI20090453A1 (pt)
PT (1) PT2233348E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CL2012001772A1 (es) 2011-07-01 2014-06-06 Wonderland Nursery Goods Un asiento para un niño que comprende un armazon de asiento con una parte posterior, una banda de anclaje que tiene una porcion intermedia y dos porciones de extremo provistas respectivamente con dos sujetadores operables para fijacion con una estructura de anclaje de un vehiculo, y cierre operable.
GB2495844B (en) 2011-10-19 2015-08-05 Wonderland Nursery Goods Child seat having an anchoring harness
CN103386906B (zh) 2012-05-10 2016-04-13 宝钜儿童用品香港股份有限公司 儿童座椅
CN109649230A (zh) * 2019-02-27 2019-04-19 东莞贯新幼童用品有限公司 座椅基座
CN109733256A (zh) * 2019-02-27 2019-05-10 联扬塑胶(深圳)有限公司 儿童汽车安全座椅的锁定连接装置

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2749478B2 (ja) * 1992-03-13 1998-05-13 株式会社東海理化電機製作所 子供用シート
US6820310B2 (en) * 1998-08-18 2004-11-23 Indiana Mills & Manufacturing, Inc. Web adjuster and coupling
GB2419154B (en) * 2004-10-18 2008-05-07 Wonderland Nursery Goods Strap-adjusting device
US20080067845A1 (en) * 2006-02-28 2008-03-20 Britax Child Safety, Inc. Carry handle seat latch for child safety seat
DE102007023240B4 (de) * 2006-06-09 2011-12-08 Recaro Gmbh & Co. Kg Auto-Kindersitz mit ausschwenkbarem Abstandhalter

Also Published As

Publication number Publication date
ATE531556T1 (de) 2011-11-15
ES2375612T3 (es) 2012-03-02
ITMI20090453A1 (it) 2010-09-25
EP2233348B1 (en) 2011-11-02
EP2233348A1 (en) 2010-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10051975B2 (en) Child seat convertible to multiple configurations of use
BRPI1103403A2 (pt) assento de segurança para crianças
ES2318487T3 (es) Base para un soporte de seguridad infantil.
PT2233348E (pt) Cadeira de automóvel para criança com estabilizadores laterais
ES2743032T3 (es) Silla infantil o asiento de bebé para la colocación en un asiento de vehículo de motor
CN109130975B (zh) 儿童安全座椅
TWI480186B (zh) Baby seat (2)
ES2231119T3 (es) Asiento de seguridad para niño.
US20130099536A1 (en) Child Safety Seat Having an Adjustable Crotch Strap
ES2857688T3 (es) Asiento de coche para niños
JP2013539732A (ja) チャイルドセーフティシートまたはベビーキャリアに用いられるシート固定装置
ES2584109T3 (es) Asiento de vehículo, en particular de un vehículo sobre railes, con una estructura de fijación del elemento acolchado
BR102012026664A2 (pt) Assento de criança que tem um cinto de fixação
ES2784176T3 (es) Clip de cinturón de seguridad
BRPI0800614B1 (pt) Conjunto de espelho de veículo
PT751033E (pt) Assento de crianca para viaturas
ES2381120T3 (es) Asiento de coche infantil con acoplamiento fácil a sistema de fijación integrados en el asiento del vehículo.
PT1731355E (pt) Estrutura, assim como um conjunto compreendendo uma tal estrutura
JP6424392B2 (ja) シートベルト装置
BR102016007203A2 (pt) trava inercial de apoio de braço central
ES2887748T3 (es) Silla de seguridad para niños para un coche
ES1075957U (es) Dispositivo de ajuste en altura de reposacabeza para un asiento infantil de seguridad para vehículos.
PT1962645E (pt) Cinto de retenção para crianças
ES2775060T3 (es) Soporte de acoplamiento para un vehículo ferroviario
AU2010100364A4 (en) Anchorage Member