PT2220296T - Tampa de porta de visita - Google Patents

Tampa de porta de visita Download PDF

Info

Publication number
PT2220296T
PT2220296T PT88452156T PT08845215T PT2220296T PT 2220296 T PT2220296 T PT 2220296T PT 88452156 T PT88452156 T PT 88452156T PT 08845215 T PT08845215 T PT 08845215T PT 2220296 T PT2220296 T PT 2220296T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frame
flap
foot
door according
cover
Prior art date
Application number
PT88452156T
Other languages
English (en)
Inventor
Cuny Arnaud
Boca Jacky
Original Assignee
Saint-Gobain Pam
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saint-Gobain Pam filed Critical Saint-Gobain Pam
Publication of PT2220296T publication Critical patent/PT2220296T/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Underground Structures, Protecting, Testing And Restoring Foundations (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Hinges (AREA)

Description

DESCRICÃO "TAMPA DE PORTA DE VISITA" 0 presente invento diz respeito a urna tampa de porta de visita do tipo que compreende um quadro que delimita um eixo central de quadro e sendo dotada com uma charneira do quadro, um elemento de cobertura do quadro, tal como um tampão, dotado com uma charneira do elemento de cobertura, as charneiras do quadro e do elemento de cobertura estando adaptadas para permitir o basculamento do elemento de cobertura em relação ao quadro em torno de um eixo de articulação entre uma posição fechada e uma posição de libertação, as charneiras do quadro e do elemento de cobertura estando adaptadas para serem separadas uma da outra pelo menos quando o elemento de cobertura está em posição de libertação, o elemento de bloqueio compreendendo um corpo de base e um pé.
Conhece-se do documento EP 1 160 382 uma tampa de porta de visita deste tipo. Esta tampa comporta um elemento de bloqueio que permite impedir uma dessolidarização da charneira da tampa e da charneira de quadro. O elemento de bloqueio comporta um corpo de base e um pé. O pé está dirigido radialmente para o eixo central da tampa e está disposto inteiramente no interior do quadro. 0 invento tem por fim aumentar ainda a segurança de um tampão de porta de visita contra o roubo e isto com meios simples e económicos.
Para este efeito, o invento tem por objectivo um porta de visita do tipo anteriormente indicado, no qual o pé está dirigido radialmente para o exterior em relação ao eixo central do quadro.
Segundo modos particulares de realização, a porta de visita segundo o invento comporta uma ou várias das caracteristicas seguintes: -o quadro comporta uma parede de quadro exterior e o pé sobrepõe-se à parede de quadro exterior; -o pé estende-se pelo menos parcialmente para o exterior da parede de quadro exterior; -o quadro comporta uma superfície de quadro inferior destinada a aplicar-se sobre uma base, e o pé estende-se abaixo da superfície de quadro inferior; -o quadro comporta uma cavidade que está adaptada para receber pelo menos uma parte do corpo de base do elemento de bloqueio; -o pé é constituído por uma saliência que se estende perpendicularmente ao corpo de base; -o elemento de bloqueio comporta um órgão de bloqueio recebido num alojamento delimitado pelo quadro, o órgão de bloqueio formando um batente destinado a opor-se à libertação da charneira do elemento de cobertura; -a charneira de quadro delimita uma abertura de charneira que pode ser atravessada pela charneira do elemento de cobertura quando do engate ou da libertação e quando o órgão de bloqueio se encontra no seu alojamento, cobre parcialmente esta abertura da charneira e a charneira do elemento de cobertura; e -o pé pelo menos está revestido com material de selagem. 0 invento será melhor compreendido com a leitura da descrição que vai seguir-se, considerada unicamente a título de exemplo e feita com referência aos desenhos anexos, nos quais: -a Figura 1 é uma vista em corte segundo um plano radial da região de articulação de uma porta de visita segundo o invento, compreendendo um elemento de bloqueio; -a Figura 2 é uma vista de cima da região de articulação da porta de visita da Figura 1; a Figura .3 é uma vista análoga à da Figura 2, na ausência do elemento de broqueio; - a Figura 4 é uma vista de lado do elemento de bloqueio da porta de visita da Figurai; -a Figura 5 é uma vista em perspectiva do elemento de bloqueio da Figura 4.
Na Figura 1 está representada parcialmente uma porta de visita segundo o invento, designada pela referência gerai 2. A porta de visita 2 compreende um quadro 4 e um elemento de cobertura do quadro 4, neste caso um tampão 6. 0 quadro 4 delimita uma abertura 8 e é dotado com um rebordo interior 10 sobre o qual está disposta uma junta de insonorização (não representada). 0 quadro 4 comporta uma superfície 12 que se estende segundo um plano superior PS-PS, e uma superfície inferior 14 que se estende segundo um plano superior Pl-Pl. Com a porta de visita no estado de instalada, a superfície superior 12 do quadro aflora sensivelmente uma superfície de solo 18. O quadro 4 delimita um eixo central cie quadro X-X que se estende sensivelmente perpendiculaririente ao plano PS-PS. A porta de visita 2 está disposta sobre uma base 15 em material de selagem 16 tal como seja o betão. 0 quadro 4 está parcialmente revestido pelo material de selagem 16. 0 quadro 4 é delimitado por uma parede de quadro exterior 20. Esta parede de quadro exterior 2 0 tem uma forma sensivelmente tronco cónica em torno do eixo central de quadro X-X. O tampão 6 comporta um manto 22 fechado adaptado para cobrir a abertura 8. A porta de visita 2 é dotada com uma charneira 24 formada por uma charneira do quadro 26 e por uma charneira do elemento de cobertura 28. A charneira do quadro 26 está solidária com o quadro 4 e a charneira do elemento de cobertura 28 está solidária com o tampão 6. A charneira do quadro 26 e a charneira do elemento de cobertura 28 estão adaptadas para permitir um basculamento do tampão 6 em relação ao quadro 4 em torno de um eixo de articulação Y-Y e este entre uma posição fechada, tal como a representada na Figura 1, e uma posição aberta na qual o tampão 6 liberta essencialmente a abertura 8 do quadro 4. A posição aberta corresponde a uma posição de abertura máxima do tampão 6, na quai o manto 22 está oblíquo em relação à superfície superior 12 e define um ângulo obtuso em relação à sua posição fechada. 0 tampão 6 é SuSceptxtel de ser deslocado para uma posição intermédia c[u.cxj.c[u.0j- enl,iro 3. posd-ÇciO íechada 0 e. posição sbert·?
Tal como representado na Figura 2, a porta de visita 2 comporta uma charneira suplementar análoga à da charneira 24 e coaxial com esta. A charneira suplementar é simétrica da charneira 24 em relação ao plano L-L do corte da Figura 1. Só a charneira 24, visível na Figura 1 e representada no topo na Figura 2 será descrita em detalhe s e gui dame nt e.
Tal como representado na Figura 3, representando a porta de visita 2 na ausência de órgãos de bloaueio 46 (ver mais adiante), a charneira do elemento de cobertura 28 da charneira 24 apresenta em vista de cima uma forma em L. E.xa compreende um braço 2 9 que se estende sensivelmente radxaxmente para o exterior a partir do bordo do manto x.2, um munnao 3u de eixo Y---Y disposto na extremidade livre do braço 29, e um ressalto 31. 0 munhao 30 possui uma superfície exterior 30A em parte de cilindro de eixo Y-Y destinada a cooperar coin uma superfície de articulação 26A da charneira do quadro 26. O ressalto 31 prolonga o munhão 30 segundo o eixo Y--Υ salientando-se lateralmente do braço 2 9, o que confere à charneira do elemento de cobertura 28 a sua forma em L. 0 ressalto 31 possui uma região plana 31Ά. A charneira do quadro 26 comporta uma abertura de charneira 32 superior que permite o engate da charneira do elemento de cobertura 28 na charneira do quadro 26. A abertura de charneira 32 apresenta uma forma em L correspondente à da charneira do elemento de cobertura 28. Ela compreende um canal 33 que se estende no quadro 4 a partir do bordo de abertura 8 para a passagem do braço 29 e do munhão 30, e um entalhe 34 que prolonga o canal 33 para a passagem do ressalto 31. O entalhe 34 está delimitado entre um rebordo 35 do quadro 4 e a parede de quadro exterior 20 frente a frente.
Em posição fechada do tampão 6, o rebordo 35 cobre em parte o ressalto 31 da charneira do elemento de cobertura 28 engatada na charneira do quadro 26.
Fazendo referência à Figura 1, o rebordo 35 e a região plana 31A do ressalto 31 estão colocados de maneira que o ressalto 31 possa atravessar o entalhe 34 unicamente quando o tampão 6 se encontra numa posição intermédia de libertação na qual o manto 22 realiza com o plano PS-PS um ângulo de cerca de 902. Nesta posição de libertação, as charneiras 2 6 e 2 8 podem ser desengatadas uma da outra segundo uma direcção que se estende perpendicularmente ao eixo de articulação Y-Y permitindo assim extrair o tampão 6 do quadro 4.
Em posição de abertura máxima do tampão 6, a região plana 31Ά está apoiado contra a superfície inferior do rebordo 35, de maneira que o ressalto 31 e o rebordo 35 formem um batente na abertura. 0 quadro 8 delimita, por outro lado, abaixo da charneira 24, uma cavidade 38 que se estende até à superfície inferior 14 e desemboca no exterior do quadro. Ά porta de visita 2 comporta, por outro lado, um elemento o.e bloqueio 40 adaptado para bloquear a libertação da ^iidineira do elemento de cobertura 28 da charneira do quadro 26 em particular quando o tampão 6 se encontra na tOSxção de libertação. A colocação no lugar do elemento de oloqueίο 40 efectua-se por debaixo do quadro 4, i^t^duiind.0-0 através da cavidade 38 quando o tampão está em posição aberta.
Este elemento de bloqueio 40 está representado em detalhe nas Figuras 4 e 5. Ele comporta um corpo de base 4x, um pé 44 e dois órgãos de bloqueio 46. 0 corpo de base 42 é uma placa sensivelmente em forma de trapézio tendo duas pro jecções 42Ά na sua base grande. 0 pé 4 4 é uma placa que se salienta perpendicularmente do corpo de base 42 na sua base pequena.
Um órgão de bloqueio 4 6 está disposto na extremidade de cada projecção 42A e salienta-se perpendicularmente desta projecção. Os órgãos de bloqueio 4 6 estendem-se de um lado do corpo de base 42 oposto ao lado do pé 44. Um órgão de bloqueio 46 está associado à charneira 24 enquanto que o outro órgão de bloqueio 46 está associado à charneira suplementar. 0 quadro 4 delimita para cada charneira um alojamento 48 (Figura 1) adjacente à abertura de charneira 32 e tendo uma forma complementar à do órgão de bloqueio 46 associado.
Tal como representado nas Figuras 1 e 2 ilustrando a porta de visita 2 na presença do elemento de bloqueio 40, quando o órgão de bloqueio 46 associado à charneira 24 é recebido no alojamento 48, o órgão de bloqueio 46 sobrepõe o entalhe34 da abertura de charneira 32, e impede assim a retirada do ressalto 31. O órgão de bloqueio 4 6 opõe-se assim à libertação da charneira cio elemento de cobertura 28 da charneira de quadro 26 mesmo se o tampão 6 está na sua posição de libertação. A posição na qual o órgão de bloqueio 4 6 está situado no alojamento 48 é mostrada na Figura 1, e a descrição que se segue refere---se a esta posição.
Uma parte do corpo de base 42 é recebida na cavidade 38. 0 pé 4 4 está dirigido radialmente para o exterior do eixo central de quadro X-X e estende-se abaixo da superfície de quadro inferior 14. Além disso, o pé 44 sobrepõe radialmente a parede de quadro exterior 20 e estende-se paralelamente ao exterior da parede de quadro exterior 20.
No estado instalado, o pé 44 e a parte inferior do corpo de base 42 estão revestidos completamente pelo material de selagem 16. A concepção do corpo de base 42 e do pé 4 4 é particularmente vantajosa sendo dado que, no caso de uma tentativa de extracção dos órgãos de bloqueio 46, por exemplo pela introdução de uma alavanca entre os órgãos de bloqueio 46 e os alojamentos 48, o material de selagem 16 é solicitado principalmente em compressão ao nível do pé 44, Em consequência, o elemento de bloqueio 40 resiste a grandes forças.
Por outro lado, o facto de o pé 44 se estender radialmente para o exterior permite concebe-Io com uma grande superfície sem que ele interfira com a abertura a cobrir pela porta, o que aumenta ainda a segurança.
Enfim, o elemento de bloqueio 40 pode ser utilizado com portas existentes e não necessita modificações do quadro.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Porta de visita (2) do tipo que compreende -um quadro (4) delimitando um eixo central de quadro (X-X) e sendo dotado com uma charneira do quadro (26) ; -um elemento de cobertura (6) do quadro, tal como um tampão, dotado com uma charneira do elemento de c o b e r t u r a (28) ; -as charneira do quadro (2 6) e do elemento de cobertura (28) serem adequados para permitir um do basculamento do elemento de cobertura (6) em relação ao seu quadro (4) em torno de um eixo de articulação (Y-Y) entre uma posição fechada e uma posição de libertação; -um elemento de bloqueio (40) adequado para bloquear a libertação da charneira do elemento de cobertura (2 8) da charneira do quadro (2 6) quando o elemento de cobertura está em posição de libertação, o elemento de bloqueio compreendendo um corpo de base (42) e um pé (44). caracterizada pelo por o pé (44) estar dirigido radialmente para o exterior em relação ao eixo central do quadro (X-X).
  2. 2. Porta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o quadro (4) compreender uma parede de quadro exterior (20) e o pé (44) sobrepor a parede de quadro exterior.
  3. 3. Porta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o pé (44) se estender pelo menos parcialmente no exterior da parede de quadro exterior (20).
  4. 4. Porta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por o quadro compreender uma superfície de quadro inferior (14) destinada a ser aplicada, numa base (15), e por o pé (44) se estender abaixo da superfície de quadro inferior,
  5. 5. Porta de acordo com qualquer uma reivindicações 1 a 4, caracterizada por o quadro (4) compreender uma cavidade (38) adequada para receber pelo menos uma parte do corpo de base (42) do elemento de bloqueio (40).
  6. 6. Porta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o pé (44) ser formado por urna saliência que se estende perpendicularmente em relação ao corpo de base (42) .
  7. 7. Porta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o elemento de bloqueio compreender um órgão de bloqueio (46) recebido num alojamento (48) delimitado pelo quadro (4), o órgão de bloqueio (46) formando um batente destinado a opor-se ao desengate da charneira de elemento de cobertura (28).
  8. 8. Porta de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por a charneira de quadro (26) delimitar uma abertura de charneira (32) podendo ser atravessada pela charneira de elemento de cobertura (28) quando do engate ou da libertação, e por o quando o órgão de bloqueio se encontrar no seu alojamento, cobrir parcialmente esta abertura da charneira (32) e a charneira do elemento de c o b e r t u r a (28),
  9. 9. Porta de acordo com qualquer uma reivindicações precedentes, caracterizada por o pé (44) pelo menos estar revestido por um material de selagem (16), REFERENCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é para o leitor não faz parte do documento de patente europeia. Enquanto um grande cuidado foi tomado em design, erros ou omissões não pode ser excluída eo EPO isenta de qualquer responsabilidade a este respeito.
PT88452156T 2007-10-31 2008-10-28 Tampa de porta de visita PT2220296T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0758733A FR2922908B1 (fr) 2007-10-31 2007-10-31 Regard de chaussee.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2220296T true PT2220296T (pt) 2017-10-23

Family

ID=39362337

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88452156T PT2220296T (pt) 2007-10-31 2008-10-28 Tampa de porta de visita

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2220296B1 (pt)
CN (1) CN101889115B (pt)
BR (1) BRPI0818485B1 (pt)
ES (1) ES2643320T3 (pt)
FR (1) FR2922908B1 (pt)
PT (1) PT2220296T (pt)
RU (1) RU2460849C2 (pt)
WO (1) WO2009056758A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2959519B1 (fr) * 2010-04-29 2015-03-27 Saint Gobain Pont A Mousson Dispositif de voirie comportant une ouverture et un tampon guide entre une position ouverte et une position fermee
CN103786834B (zh) * 2014-02-14 2016-08-17 武昌船舶重工有限责任公司 一种船用人孔盖
CN104912117A (zh) * 2015-07-02 2015-09-16 常州德日机械有限公司 可固定存放备用轮胎的窨井盖

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3801282A1 (de) * 1988-01-19 1988-08-04 Eichelmann Horst Schachtabdeckung mit sicherheits-eigenverriegelung
RU2044837C1 (ru) * 1991-04-25 1995-09-27 Левкин Геннадий Михайлович Люк смотрового колодца
CN2099144U (zh) * 1991-09-09 1992-03-18 王锦林 防盗井盖
RU2140491C1 (ru) * 1995-07-05 1999-10-27 Норинко Устройство шарнирного соединения крышки с рамой
FR2809752B1 (fr) * 2000-05-31 2002-07-19 Saint Gobain Pont A Mousson Regard a couvercle articule a dispositif antivol, pour excavation de sol
CN2633959Y (zh) * 2003-07-11 2004-08-18 上海建威科技有限公司 翻盖式防盗检查井盖支
DE102004023829B4 (de) * 2004-05-13 2018-05-09 Aco Severin Ahlmann Gmbh & Co. Kg Schnappriegelbefestigung
FR2897371B1 (fr) * 2006-02-14 2009-07-03 Norinco Sa Dispositif permettant d'obturer un cadre, comprenant un panneau monte articule amovible sur le cadre

Also Published As

Publication number Publication date
FR2922908B1 (fr) 2009-11-20
EP2220296A2 (fr) 2010-08-25
CN101889115A (zh) 2010-11-17
RU2010121902A (ru) 2011-12-10
ES2643320T3 (es) 2017-11-22
WO2009056758A3 (fr) 2009-07-16
RU2460849C2 (ru) 2012-09-10
BRPI0818485A2 (pt) 2015-04-14
BRPI0818485B1 (pt) 2018-05-15
CN101889115B (zh) 2015-01-14
WO2009056758A2 (fr) 2009-05-07
FR2922908A1 (fr) 2009-05-01
EP2220296B1 (fr) 2017-07-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2340874T3 (es) Electrodomestico con un dispositivo para el bloqueo.
US7108447B2 (en) Construction castings with ball and socket connectors
PT872692E (pt) Dobradica para mobiliario e similares com braco movel disposto no interior do braco fixo
PT2220296T (pt) Tampa de porta de visita
BR102017027346A2 (pt) dispositivo de fechamento melhorado de uma tampa do tanque de combustível para veículos
MX2007001818A (es) Dispositivo que permite obturar un marco que comprende un panel montado articulado, amovible sobre el marco.
ES2625333T3 (es) Dispositivo de red viaria
US10550613B2 (en) Pressing type latch device
ES2339105T3 (es) Dispositivo de bloqueo para ventana de ventilacion.
ES2330577T3 (es) Tapa de inspeccion.
ES2425587T3 (es) Instalación de protección contra incendios y de extracción de humos
ES2250456T3 (es) Cerradura para puertas con perno de gancho.
BR112020007015A2 (pt) relatório descritivo da patente de invenção para "dispositivo de fechamento para um compartimento elétrico, e compartimento elétrico correspondente
WO2019030424A2 (es) Dispositivo de seguridad para cierre de dos elementos batientes, abrepuertas y puerta que comprenden dicho dispositivo
JP5582611B2 (ja) テント用ロック装置
PT796949E (pt) Dispositivo de inspeccao com charneira que compreende uma tampa do tipo grade ou tampao e uma armacao de suporte
KR100941108B1 (ko) 자동차의 측면 충돌에 의한 도어 열림 방지 구조
PT10904U (pt) Cobertura para aberturas de acesso a construções subterrâneas
JP3964044B2 (ja) 点検口パネル構造
KR102607984B1 (ko) 맨홀덮개의 잠금장치
JP2555145Y2 (ja) 地上設置用開閉装置の放圧蓋保護構造
JP5808920B2 (ja) 上下分割ドア
EP4063596B1 (en) A shrouded gate lock system
KR200444970Y1 (ko) 도어 잠금장치
JPS5829756Y2 (ja) 天蓋の開閉装置