PT2184145E - Estrado de transporte - Google Patents

Estrado de transporte Download PDF

Info

Publication number
PT2184145E
PT2184145E PT09175168T PT09175168T PT2184145E PT 2184145 E PT2184145 E PT 2184145E PT 09175168 T PT09175168 T PT 09175168T PT 09175168 T PT09175168 T PT 09175168T PT 2184145 E PT2184145 E PT 2184145E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panels
panel
conveyor belt
frame
belt according
Prior art date
Application number
PT09175168T
Other languages
English (en)
Inventor
Holger Sasse
Original Assignee
Novo Tech Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novo Tech Gmbh & Co Kg filed Critical Novo Tech Gmbh & Co Kg
Publication of PT2184145E publication Critical patent/PT2184145E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27NMANUFACTURE BY DRY PROCESSES OF ARTICLES, WITH OR WITHOUT ORGANIC BINDING AGENTS, MADE FROM PARTICLES OR FIBRES CONSISTING OF WOOD OR OTHER LIGNOCELLULOSIC OR LIKE ORGANIC MATERIAL
    • B27N3/00Manufacture of substantially flat articles, e.g. boards, from particles or fibres
    • B27N3/08Moulding or pressing
    • B27N3/28Moulding or pressing characterised by using extrusion presses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/20Floors or bottom sub-units
    • B62D25/2054Load carrying floors for commercial vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D29/00Superstructures, understructures, or sub-units thereof, characterised by the material thereof
    • B62D29/02Superstructures, understructures, or sub-units thereof, characterised by the material thereof predominantly of wood
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D29/00Superstructures, understructures, or sub-units thereof, characterised by the material thereof
    • B62D29/04Superstructures, understructures, or sub-units thereof, characterised by the material thereof predominantly of synthetic material
    • B62D29/043Superstructures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Floor Finish (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Pallets (AREA)
  • Panels For Use In Building Construction (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "ESTRADO DE TRANSPORTE" A presente invenção refere-se a um estrado de transporte, em especial para veículos rodoviários e veículos sobre carris ou barcos, com uma armação fixada do lado do veículo, sobre a qual estão fixados múltiplos painéis.
Existem estrados de transporte para veículos nos quais uma armação de metal é revestida com painéis de um material de madeira. Tais estrados de transporte estão expostos a um ambiente agressivo e são sobrecarregados através de humidade e sujidade. A humidade que se infiltra ocasiona uma dilatação do material de madeira, de modo que os painéis têm de ser mudados em intervalos regulares, para que resistam às elevadas cargas aquando do transporte de objectos. A montagem dos painéis individuais sobre o estrado de transporte é, neste caso, relativamente trabalhosa, uma vez que aqueles são de formato pequeno e, por conseguinte, têm de ser montados múltiplos elementos de fixação. 0 documento WO 97/10396 divulga uma cobertura de estrado para veículos de mercadorias e contentores, na qual vários painéis são encaixados uns nos outros, nos seus lados longitudinais. Os painéis são extrusados a partir de material sintético e podem conter materiais de enchimento. O documento GB 2382598 divulga um estrado de transporte que é fabricado a partir de perfilados extrusados, que são constituídos por material sintético e outros materiais de 1 enchimento. Os perfilados são encaixados uns nos outros, do lado do bordo.
Por conseguinte, é objectivo da presente invenção criar um estrado de transporte que esteja realizado robusto em relação a influências ambientais exteriores adversas e possua uma elevada rigidez. Além disso, deve ser possível uma montagem simples.
Este objectivo é resolvido com um estrado de transporte com as características da reivindicação 1.
De acordo com a invenção, os painéis do estrado de transporte são extrusados a partir de uma mistura de fibras contendo ligno-celulose e material sintético. Deste modo os painéis podem ser fabricados com grande comprimento, de modo que apenas poucos painéis têm de ser montados para um grande estrado de transporte. Além disso, os painéis constituídos por fibras contendo ligno-celulose e material sintético podem ser utilizados mesmo com condições ambientais adversas, uma vez que são robustos em relação à humidade e sujidade. Em especial, os painéis podem também ser limpos facilmente.
De acordo com uma configuração preferida da invenção, os painéis estão realizados como perfilados ocos. Deste modo pode ser conseguida com o estrado de transporte uma distribuição da carga especialmente boa. Além disso, os painéis possuem apenas um peso próprio reduzido, de modo que os custos de transporte podem ser reduzidos através do estrado de transporte mais leve. A superfície da secção transversal das câmaras ocas perfaz, de modo preferido, pelo menos 40%, em especial mais de 50% da superfície total da secção transversal. Deste modo, com um peso próprio especialmente reduzido, pode verificar-se um 2 assentamento numa grande superfície, sobre a armaçao fixada do lado do veículo.
Para que na montagem do estrado de transporte tenham de ser assentes apenas poucos painéis, estes apresentam, de modo preferido, um comprimento superior a 3 m, em especial superior a 6 m. É também possível que os painéis se prolongam em contínuo em direcção longitudinal, através do comprimento total do estrado de transporte e apresentam um comprimento de 6,5 a 13 m, por exemplo, conforme o comprimento com que o estrado de transporte está realizado.
Para uma fixação simples dos painéis, estes podem apresentar pelo menos uma ranhura do lado do bordo, nas suas arestas longitudinais. Na ranhura pode então estar inserido um ressalto, numa aresta longitudinal de um painel adjacente. Em alternativa, é possível inserir na ranhura um elemento de fixação, para fixar o painel respectivo à armação que se situa por baixo deste. 0 elemento de fixação pode, neste caso, estar realizado como corpo moldado em forma de régua, que encaixa com um ressalto numa ranhura do painel e fixa este com aperto à armação.
Numa outra configuração da invenção, os painéis estão providos no seu lado superior, em direcção longitudinal, com uma superfície perfilada, em especial estão realizadas caneluras e nervuras, que possuem um efeito inibidor de escorregamento. Deste modo o estrado de transporte pode ser atravessado em segurança, mesmo em caso de humidade.
Para uma estabilidade acrescida, a superfície dos painéis está realizada polida. 3
Para poder fixar objectos ao estrado de transporte de maneira simples, estão previstas entre os painéis, de modo preferido, uma ou várias réguas, com aberturas para a fixação de elementos tensores. As réguas podem, neste caso, estar realizadas também como elementos de fixação para fixar os painéis, por exemplo, através de ressaltos salientes do lado do bordo.
Para um fabrico dos painéis com custos favoráveis, estes apresentam uma parte de fibras entre 65% e 85%. As fibras podem, neste caso, ser constituídas por materiais naturais, em especial por fibras lenhosas, aparas de madeira, palha, feno, arroz, cânhamo, sisal ou misturas de tais fibras. As fibras são misturadas, de modo preferido, com um material sintético, como polipropileno ou polietileno e prensadas através de um extrusor.
Para uma fixação simples, os painéis podem ser aparafusados à armação sobre uma travessa, entre duas câmaras ocas. Deste modo a fixação possui uma estabilidade suficiente, uma vez que se verifica uma ancoragem na travessa.
De acordo com uma fixação alternativa, em pelo menos uma câmara oca de um painel é inserido um corpo moldado, que é fixado à armação, em especial aparafusado a partir do lado inferior da armação. Deste modo a superfície dos painéis pode estar realizada lisa, sem cabeças de parafusos salientes, sendo as forças de retenção para a armação asseguradas através dos corpos moldados, que são inseridos nas câmaras ocas dos painéis. Neste caso podem estar realizadas no lado inferior do painel uma ou várias aberturas, nas quais são inseridos os corpos moldados para a fixação dos painéis. A fixação dos painéis nas câmaras ocas através de corpos moldados tem a vantagem de os painéis, em caso de diferenças de temperatura ou humidade, poderem realizar uma 4 certa dilatação em direcçao longitudinal e transversal, sem que os elementos de fixação sejam fortemente sobrecarregados. A invenção é explicada em seguida em pormenor, com base em vários exemplos de realização, com referência aos desenhos em anexo. Mostram:
Figura 1 uma vista de cima sobre um estrado de transporte de acordo com a invenção; Figura 2 uma vista lateral sobre um painel do estrado de transporte da figura 1; Figura 3 uma vista lateral sobre um painel modificado para um estrado de transporte, e Figura 4 uma vista lateral sobre um outro exemplo de realização de um painel para um estrado de transporte •
Na figura 1 é mostrado um estrado 1 de transporte, que pode ser utilizado como superfície de carga num veiculo rodoviário ou veiculo sobre carris, mas também em barcos ou outros veículos. 0 estrado 1 de transporte compreende múltiplos painéis 2 alongados, de forma rectangular, que estão montados sobre uma armação 13. A armação 13 de metal é constituída por múltiplas barras 14 longitudinais e barras 15 transversais, sendo que as barras 15 transversais estão colocadas por cima das barras 14 longitudinais. Os painéis são fixados sobre as barras 15 transversais. A armação 13 é fixada do lado do veículo. 5
Entre os painéis 2 estão previstas réguas 7, que apresentam no seu lado superior múltiplas aberturas 8, que servem para a fixação de elementos tensores, para fixar objectos a transportar. 0 estrado 1 de transporte pode, além disso, apresentar do lado do bordo, nas arestas longitudinais e/ou arestas frontais, perfis em forma de U, elementos de parede salientes para cima ou outros módulos, que foram suprimidos para a simplificação da representação da figura 1. Em especial, podem estar previstos nas paredes laterais também meios de fixação para elementos tensores.
Os painéis 2 são constituídos por um material extrusado a partir de uma mistura de fibras contendo ligno-celulose e material sintético. A parte das fibras situa-se numa gama entre 65% e 85%, enquanto que o material sintético e outros aditivos estão presentes numa parte de 15% a 35%.
Na figura 2 está representado um painel 2 em corte transversal, que apresenta múltiplas câmaras 3 ocas de forma circular. Relativamente à superfície da secção transversal, as câmaras 3 ocas ocupam uma superfície de pelo menos 40%, de modo que os painéis 2, relativamente ao volume, apresentam um peso próprio reduzido. As câmaras 3 ocas estão separadas umas das outras através de travessas 8, de modo que existe uma estrutura tipo treliça que possui uma elevada estabilidade. Cada painel 2 possui uma superfície 4 que pode ser atravessada e que pode estar realizada perfilada em direcção longitudinal, por exemplo, com nervuras e caneluras, de modo que existe uma elevada segurança contra o escorregamento. Na superfície 4, além disso, o painel 2 está polido, de modo que existe uma elevada resistência ao desgaste e estabilidade. Um lado 5 inferior nos 6 painéis 2, em alternativa, pode estar realizado não tratado ou correspondendo à superfície 4.
Os painéis 2 apresentam nas suas arestas longitudinais, de um lado, um ressalto 6 saliente em forma de cunha, que pode ser inserido em união positiva numa ranhura 7 de um painel 2 adjacente. Deste modo podem ser bloqueados vários painéis 2 uns nos outros.
Na figura 3 está representada uma configuração modificada de um painel 2', no qual estão realizadas múltiplas câmaras 3' ocas, no essencial de forma rectangular, que estão separadas umas das outras através de travessas 8'. Cada painel 2' apresenta uma superfície 4' que pode ser atravessada e um lado 5' inferior. Nas arestas longitudinais estão realizados, para fixação, um ressalto 6 em forma de régua e uma ranhura 7.
Uma outra forma de realização de um painel 2 * * está representada na figura 4, que possui aproximadamente metade da largura do painel 2'. Também o painel 2'' apresenta câmaras 3'' ocas, no essencial de forma rectangular, que estão separadas umas das outras através de travessas 8''. Nas arestas longitudinais, num dos lados, estão realizados um ressalto 6 em forma de cunha e uma ranhura 7 em forma de cunha. A largura dos painéis 2, 2' e 2'' pode situar-se numa gama entre 150 e 1000 mm. A espessura perfaz entre 20 e 120 mm, de modo preferido entre 25 e 40 mm. O comprimento dos painéis 2, devido ao fabrico através de extrusão, pode ser escolhido quase à discrição. De modo preferido, os painéis 2 prolongam-se através do comprimento total do estrado 1 de transporte, em especial estes podem estar realizados entre 6 e 14 m de comprimento. 7
Também é possível colocar dois ou mais painéis 2 através do comprimento de um estrado 1 de transporte.
Para a fixação dos painéis 2 à armação 13 podem ser utilizados parafusos, que são aparafusados nas travessas 8, 8' ou 8'', de modo que se verifica nesta zona um aparafusamento com as barras 15 transversais da armação 13. Em alternativa, é possível prever corpos moldados em forma de régua, que apresentam um ressalto em forma de cunha, que é inserido na ranhura 7 de um painel 2. Os painéis 2, 2' e 2'' podem apresentar, em lados situados opostos, ranhuras 7, nas quais, respectivamente, pode depois ser inserido um ressalto em forma de régua de um corpo moldado, sendo o corpo moldado aparafusado à armação 13. Deste modo os painéis 2, 2' e 2" podem ser fixados com aperto à armação 13.
De acordo com uma outra alternativa para a fixação dos painéis 2, 2' e 2'', podem ser inseridos corpos moldados nas câmaras 3, 3' ou 3 ' ' ocas, que são depois aparafusados à armação 13. 0 aparafusamento, neste caso, pode verificar-se a partir do lado inferior da armação 13, de modo que a superfície 4, 4' e 4'' não apresente quaisquer cabeças salientes de parafusos ou outros elementos de fixação. Os corpos moldados podem ser inseridos nas câmaras 3, 3', 3'' ocas, através de aberturas correspondentes no lado 5, 5' ou 5'' inferior e depois fixar os painéis 2, 2' e 2" com aperto à armação 13. 8
No exemplo de realização representado estão réguas 7 entre os painéis 2, para a fixação de tensores. Evidentemente, também é possível suprimir as e cobrir o estrado em toda a superfície com painéis 2.
Lisboa, 26 de Outubro de 2011 previstas elementos réguas 7 9

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Estrado de transporte, em especial para veículos rodoviários e veículos sobre carris ou barcos, com uma armação (13) fixada do lado do veículo, sobre a qual estão fixados múltiplos painéis (2, 2', 2''), caracterizado por os painéis (2, 2 ' , 2 ' ' ) serem extrusados a partir de uma mistura de fibras contendo ligno-celulose e material sintético r sendo que a parte de fibras contendo ligno-celulose nos painéis (2, 2', 2'') se situa entre 65% e 85% e os painéis (2, 2', 2'') apresentam uma superfície polida.
  2. 2. Estrado de transporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os painéis (2, 2', 2'') estarem realizados como perfilados ocos.
  3. 3. Estrado de transporte de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a superfície da secção transversal das câmaras (3, 3', 3'') ocas ocupar pelo menos 40%, de modo preferido mais de 50% da superfície total da secção transversal.
  4. 4. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os painéis (2, 2', 2' *) apresentarem um comprimento superior a 3 m, de modo preferido superior a 6 m.
  5. 5. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os painéis (2, 2', 1 2'') se prolongarem em contínuo em direcção longitudinal, através do comprimento total do estrado de transporte.
  6. 6. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os painéis (2, 2', 2' *) apresentarem uma ranhura (7) do lado do bordo, sobre a sua aresta longitudinal.
  7. 7. Estrado de transporte de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por ser inserido um ressalto (6) na ranhura (7), numa aresta longitudinal de um painel (2, 2', 2 * *) adj acente.
  8. 8. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por ser inserido um elemento de fixação na ranhura (7), para fixar o painel (2) respectivo à armação (13).
  9. 9. Estrado de transporte de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o elemento de fixação estar realizado como corpo moldado em forma de régua, que apresenta em lados situados opostos, respectivamente, um ressalto, que encaixa, respectivamente, numa ranhura (7) de um painel (2, 2', 2'').
  10. 10. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por os painéis (2, 2', 2") apresentarem, no seu lado superior, uma superfície perfilada em direcção longitudinal.
  11. 11. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por estar prevista 2 entre dois painéis (2, 2', 2'') uma régua (7), com abertura (8) para a fixação de elementos tensores.
  12. 12. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por os painéis (2, 2', 2'') estarem aparafusados à armação (13) sobre uma travessa (8, 8', 8''), entre duas câmaras (3, 3', 3 * *) ocas.
  13. 13. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por ser inserido numa câmara (3, 3', 3'') oca de um painel (2, 2', 2' ') um corpo moldado, que está fixado à armação (13).
  14. 14. Estrado de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por um painel (2, 2', 2''), no lado voltado para a armação (13), apresentar pelo menos uma abertura, na qual é inserido um corpo moldado para a fixação do painel (2, 2', 2''). Lisboa, 26 de Outubro de 2011 3
PT09175168T 2008-11-06 2009-11-05 Estrado de transporte PT2184145E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008056118A DE102008056118A1 (de) 2008-11-06 2008-11-06 Transportboden

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2184145E true PT2184145E (pt) 2011-11-10

Family

ID=41610670

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09175168T PT2184145E (pt) 2008-11-06 2009-11-05 Estrado de transporte

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP2184145B1 (pt)
AT (1) ATE526133T1 (pt)
DE (1) DE102008056118A1 (pt)
DK (1) DK2184145T3 (pt)
ES (1) ES2374622T3 (pt)
HR (1) HRP20110783T1 (pt)
PL (1) PL2184145T3 (pt)
PT (1) PT2184145E (pt)
SI (1) SI2184145T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011001588A1 (de) 2011-03-28 2012-10-04 Novo-Tech Gmbh & Co. Kg Platte für einen Bodenbelag
DE102011001589A1 (de) 2011-03-28 2012-10-04 Novo-Tech Gmbh & Co. Kg Montagesystem, Transportboden und Spannelement
CN102431074A (zh) * 2011-11-14 2012-05-02 南京林业大学 横孔挤压刨花板及生产方法和改进加热排管的挤压机装置
EE01495U1 (et) * 2019-09-12 2020-04-15 Georgi Tinjakov Plastiktee moodul

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH02502623A (ja) * 1987-02-10 1990-08-23 バーン リサーチ リミテッド 成型品アセンブリ
WO1997010396A1 (en) 1995-09-11 1997-03-20 Dow Europe S.A. Thermoplastic floor planks
GB0128650D0 (en) 2001-11-30 2002-01-23 Inman Barry Construction elements

Also Published As

Publication number Publication date
EP2184145B1 (de) 2011-09-28
PL2184145T3 (pl) 2012-02-29
DE102008056118A1 (de) 2010-05-12
ES2374622T3 (es) 2012-02-20
EP2184145A1 (de) 2010-05-12
HRP20110783T1 (hr) 2011-11-30
ATE526133T1 (de) 2011-10-15
DK2184145T3 (da) 2012-01-16
SI2184145T1 (sl) 2012-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2184145E (pt) Estrado de transporte
US8033768B2 (en) Railroad car coil restraint system
US5412915A (en) Dock plank assembly
EP2321186B1 (de) Transportbehälter
EP1902969B1 (de) Trägereinsatz für Versandverpackungen
US11993315B2 (en) Vehicle underbelly structure
US20080073301A1 (en) Foldable Subdivision Element for Transport Containers and Frames
US7500336B2 (en) Molded panel
US20040187745A1 (en) Fiberboard pallet
DE102012017221B4 (de) Palette zum Transport von Gegenständen mit einem Kunststoffdeck
US5625985A (en) Dock plank assembly
GB2055751A (en) Pallet
DE59001838D1 (de) Bodenbelag, insbesondere fuer standflaechen des viehs in staellen.
US6598847B2 (en) Support beam
US6669161B2 (en) Support slat
GB2340818A (en) Knockdown pallet with a non slip surface
US20060216127A1 (en) Load assist block
WO2021186775A1 (ja) 畜舎用簀の子
KR20130033145A (ko) 합성목재를 이용한 컨테이너 바닥장치
SE529642C2 (sv) Lastbärande pall
DK201870281A1 (en) SECURING SYSTEM
US1047144A (en) Packing-case.
KR200296424Y1 (ko) 적재 화물용 상부 프레임
DE19858530A1 (de) Bodenwanne aus Kunststoff für Kühlfahrzeuge mit rutschsicheren Kühlgutbehältern
SU1199706A1 (ru) Обрешетка дощата