PT2144522E - Artigo de vestuário - Google Patents

Artigo de vestuário Download PDF

Info

Publication number
PT2144522E
PT2144522E PT07817486T PT07817486T PT2144522E PT 2144522 E PT2144522 E PT 2144522E PT 07817486 T PT07817486 T PT 07817486T PT 07817486 T PT07817486 T PT 07817486T PT 2144522 E PT2144522 E PT 2144522E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
yarn
coating
skin
clothing
article according
Prior art date
Application number
PT07817486T
Other languages
English (en)
Inventor
Bodo W Lambertz
Original Assignee
X Technology Swiss Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by X Technology Swiss Gmbh filed Critical X Technology Swiss Gmbh
Publication of PT2144522E publication Critical patent/PT2144522E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B1/00Weft knitting processes for the production of fabrics or articles not dependent on the use of particular machines; Fabrics or articles defined by such processes
    • D04B1/14Other fabrics or articles characterised primarily by the use of particular thread materials
    • D04B1/16Other fabrics or articles characterised primarily by the use of particular thread materials synthetic threads
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D31/00Materials specially adapted for outerwear
    • A41D31/04Materials specially adapted for outerwear characterised by special function or use
    • A41D31/06Thermally protective, e.g. insulating
    • A41D31/065Thermally protective, e.g. insulating using layered materials
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D31/00Materials specially adapted for outerwear
    • A41D31/04Materials specially adapted for outerwear characterised by special function or use
    • A41D31/12Hygroscopic; Water retaining
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D2500/00Materials for garments
    • A41D2500/10Knitted
    • DTEXTILES; PAPER
    • D10INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
    • D10BINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
    • D10B2401/00Physical properties
    • D10B2401/04Heat-responsive characteristics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Details Of Garments (AREA)
  • Undergarments, Swaddling Clothes, Handkerchiefs Or Underwear Materials (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "ARTIGO DE VESTUÁRIO" A invenção diz respeito a um artigo de vestuário, em particular utilizável durante práticas desportivas, tais como corrida, patinagem, ciclismo ou semelhantes, o qual é produzido a partir pelo menos de um fio que possui um revestimento. São necessários diversos requisitos para os artigos de vestuário para actividades desportivas. Em primeiro lugar, deverão apresentar um peso relativamente reduzido para evitar qualquer carga suplementar sobre o atleta devido ao peso; em segundo lugar, o vestuário deverá ser baseado na função, isto é, deverá ser direcionado para os tipos específicos de actividades desportivas. Assim sendo, o vestuário é fornecido com elementos de enchimento e elásticos ou semelhantes, os quais garantem uma fiabilidade funcional óptima dirigida ao tipo respectivo de actividade desportiva (veja-se, por exemplo, o documento DE 79 14 614 Ul). Além do mais, o vestuário para actividades desportivas deverá alcançar um efeito regulador do clima. Para este propósito, são já conhecidos dispositivos de ventilação e de arejamento em artigos de vestuário (veja-se, por exemplo, US 6 263 510 Bl). A dissipação e condução de calor dirigida em determinados locais nos artigos de vestuário para melhorar as propriedades de aclimatização do vestuário também são conhecidas. No documento DE-U-20 2006 018 486 encontram-se descritos fios de prata que possuem um núcleo feito de poliamida. 2
Um factor, anteriormente não considerado, na concepção de artigos de vestuário para actividades desportivas é o ar ambiente que envolve o atleta no exterior. Em tipos de desporto de resistência, em particular, tais como corrida, patinagem, ciclismo ou semelhantes, o atleta é algumas vezes exposto a ar ambiente muito mais quente no verão. 0 ar quente é devido à luz do sol ou à radiação solar. No entanto, a luz solar também provoca o aquecimento da superfície da estrada, das paredes dos edifícios, etc..
Assim, o ar é ainda aquecido pelo calor que emana da estrada ou das paredes envolventes. 0 ar quente actua directamente sobre o corpo do atleta, uma vez que os artigos de vestuário não são concebidos para reflectir o calor ambiente, pelo que o ar quente contacta directamente com a pele do atleta. Tal provoca uma redução no desempenho do atleta visto que o seu corpo é exposto a calor suplementar devido à sua própria actividade desportiva mas também ao calor do ar ambiente. Tal provoca um aumento na temperatura do corpo. Uma vez que o corpo humano possui uma temperatura de conforto de 37°C, a qual representa, em simultâneo, a temperatura do desempenho máximo, um aumento na temperatura do corpo provoca normalmente uma redução no desempenho. Manter o ar ambiente quente longe do corpo pode assim resultar num aumento do desempenho em actividades desportivas de tipo de resistência.
Sabe-se que os artigos de vestuário podem ser produzidos para permitir que o calor, v.g., devido ao fogo, seja mantido longe do corpo e que por tal motivo possuam uma elevada estabilidade térmica, protegendo assim uma pessoa que vista um tal artigo de vestuário de temperaturas 3 elevadas. Em particular, tal é o caso de artigos de vestuário para pessoas que trabalham em fornalhas ou para bombeiros (veja-se, por exemplo, US 4 034 417) . Estes artigos de vestuários possuem normalmente diversas camadas, em que pelo menos uma delas possui resistência a temperaturas elevadas. Em simultâneo, estes artigos de vestuários são normalmente repelentes de água. São aqui utilizadas fibras sintéticas, mas também é possível utilizar outros materiais resistentes ao fogo, utilizando materiais de cerâmica, vidro ou semelhantes (veja-se, por exemplo, DD 247 637 Al) . Embora os artigos de vestuário possuam uma elevada estabilidade térmica e/ou um efeito de isolamento de calor, estes não são adequados para actividades desportivas, em particular, actividades desportivas de tipo resistência, tais como corrida, patinagem, ciclismo e semelhantes, visto que os artigos de vestuário produzidos a partir dos materiais conhecidos são pesados e permitem pouca liberdade de movimentos. No documento DE 20 2006 018 488 UI encontra-se descrito um revestimento para palmilhas constituído por fios, que se encontram colocados com a sua face para a pele e estão parcialmente cobertos por uma camada.
Assim sendo, constitui um objecto da presente invenção criar um artigo de vestuário que proporcione um aumento do desempenho devido ao facto de manter o ar ambiente quente longe do corpo em actividades desportivas. De acordo com a invenção, este objecto é alcançado pelo facto do revestimento ser reflector do calor, o fio é tecido com um outro fio, em que o outro fio está colocado com a superfície voltada para a pele e o fio está colocado com a superfície voltada para fora do lado da pele. 4
Em particular, a partir da presente invenção é possível criar um artigo de vestuário utilizável em actividades desportivas, o qual permite manter o ar ambiente quente longe do corpo. Fornecendo um fio que possui um revestimento reflector de calor, é possível deflectir o ar quente para o exterior, isto é, para longe do corpo, de forma a manter o ar quente manter o ar ambiente quente longe do corpo. Assim sendo, a pele do atleta não é ainda exposta ao calor do ar ambiente para além da produção aumentada de calor resultante do exercício por parte do atleta de modo que possa ser alcançado um aumento suplementar no desempenho.
De acordo com outra variante da invenção, o revestimento é feito de um metal nobre. Em testes, os metais nobres demonstraram ser adequados para reflectir o calor. Além do mais, os metais nobres apresentam a vantagem de permitir também a reflexão da luz solar, obtendo-se assim uma melhoria nas condições climáticas em torno do atleta. É vantajoso utilizar um revestimento feito de ouro. Nos testes do revestimento reflector de calor, os melhores resultados forma alcançados quando se utilizou ouro.
De acordo com uma outra variante da invenção, utiliza-se um outro fio, o qual é cozido ao primeiro fio. Deste modo é criado um artigo de vestuário com múltiplas camadas, de forma que, por meio da selecção do fio suplementar, seja possível um novo ajuste aos respectivos requerimentos.
De preferência, o fio suplementar é colocado voltado para a pele e o primeiro fio é colocado voltado para o lado contrário à pele. Esta variante garante que o fio reflector 5 de calor e reflector de luz está colocado no exterior para realizar a sua tarefa.
De acordo com uma variante da invenção, o primeiro fio é constituído por poliamida. A poliamida evita a absorção de humidade sob a forma de suor resultante da prática de desporto, fazendo com que o próprio artigo de vestuário não fique totalmente saturado com humidade, aumentando assim o seu peso. Por sua vez, a utilização de poliamida faz com que o suor seja distribuído uniformemente ao longo da superfície da pele. Devido a esta área larga de distribuição, observa-se um efeito de arrefecimento e o suor seca mais rapidamente, o que provoca também um aumento no desempenho.
Outras variantes da presente invenção são caracterizadas pelas restantes reivindicações anexas. Um variante exemplificativa da invenção encontra-se a seguir descrita mais minuciosamente e é ilustrada pelas figuras, em que a figura 1 mostra uma diagrama esquemático de um artigo de vestuário com o calor actuando sobre o artigo de vestuário e sendo reflectido por este e a figura 2 mostra um pormenor de um diagrama esquemático de um artigo de vestuário de dois fios processados em conjunto.
No caso do artigo de vestuário seleccionado como variante exemplificativa de acordo com a figura 1, este é uma t-shirt de mangas curtas 1, que é adequada para actividades desportivas. É constituída por um fio 3 que possui um revestimento 5, que é reflector de calor. Na variante exemplificativa de acordo com a figura 2, o artigo de vestuário 1 é produzido a partir de dois fios 2, 3 que 6 são processados em conjunto. 0 termo "processados" de acordo com a invenção designa que os dois fios 2 e 3 sã cozidos entre si ou então tricotados entre si. 0 material tecido confere uma elevada resistência, ao passo que o material tricotado confere uma elasticidade muito elevada. 0 fio 2 está voltado para a pele, aqui designada por 4. 0 fio 3 está voltado para o lado contrário da pele 4.
Na variante exemplificativa, o fio 2 é feito de poliamida. As poliamidas são polímeros que compreendem normalmente materiais sintéticos, v.g., materiais sintéticos termoplásticos, que podem ser utilizados à escala industrial. A poliamida aqui utilizada está em contacto com a pele, conforme ilustrado no diagrama esquemático da figura 2. Esta não absorve humidade, pelo que não absorve o suor. Em actividades desportivas, tal evita que o artigo de vestuário aumente de peso ao longo do tempo devido a uma possível absorção de suor, a qual iria resultar numa carga acrescida para o atleta. Pelo contrário, o fio 2 feito de poliamida provoca uma melhor distribuição de suor na pele. Assim, tal cria uma maior área superficial para evaporação, de modo que o suor possa evaporar rapidamente a partir da pele. Em simultâneo, tal permite criar uma grande área para se desenvolver um arrefecimento por evaporação, o qual confere um efeito de arrefecimento. Tal provoca uma diminuição da temperatura do corpo, pelo que o nível de desempenho do atleta é aumentado. Numa modificação desta variante exemplificativa, também é possível utilizar poliéster em vez de poliamidas para o fio 2. Por outro lado, numa modificação da variante exemplificativa, os fios tricotados entre si podem ser apresentados subsequentemente com um revestimento no lado 7 (interior) voltado para a pele para se alcançar um determinado efeito, v.g., um efeito antifúngico ou fúngico ou um efeito antibacteriano.
De acordo com esta variante exemplificativa, o fio 3 também é feito a partir de poliamida. No entanto, também é possível utilizar outros materiais para o fio 3. o fio 3 possui um revestimento 5, que é reflector de calor. 0 revestimento 5 na variante exemplificativa é constituído por um metal nobre, nomeadamente ouro no presente caso. Também é possível utilizar outros metais nobres, tais como prata. 0 revestimento 5 também pode ser formado por tintas ou vernizes. 0 revestimento 5 provoca a reflexão de incidência de calor e, em função do tipo de revestimento 5, também provoca a reflexão de luz solar incidente. 0 fio 3 actua como um espelho, no sentido figurativo, devido ao revestimento 5 aplicado a este fio. 0 calor ou a luz solar incidente que actuem sobre o artigo de vestuário 1 a partir do exterior são reflectidos, conforme ilustrado na figura 1 pelas setas 6 que representam a incidência de calor. No caso dos metais nobres, a reflexão é causada pela superfície brilhante. No caso de tintas e vernizes, este efeito é alcançado pela pigmentação. Uma superfície fechada e que não deixe entrar ar e/ou calor do artigo de vestuário 1 pode ser alcançada por meio de uma rede relativamente densa de fio 3.
Numa modificação da variante exemplificativa, também existe a possibilidade de utilizar camadas suplementares de fios, de forma a produzir um artigo tecido, por exemplo, com três ou quatro camadas. Por meio desta concepção em múltiplas camadas do artigo tecido, também é possível criar uma camada de separação 7 entre a camada voltada para a 8 pele 4-o fio 2 na variante de acordo com a figura 2 - e a camada voltada para o lado contrário da pele 4 - o fio 3 na variante de acordo com a figura 2. Na variante exemplificativa, a camada de separação é formada pelos fios arranjados entre os fios 2 e 3. Em situações de calor elevado e/ou de actividade desportiva, a humidade segregada sob a forma de suor é recolhida na camada de separação 7. Assim sendo, a área de evaporação está bastante aumentada, sendo possivel alcançar um arrefecimento por evaporação superior. Tal melhora ainda o efeito de climatização.
De acordo com a presente invenção, é apenas necessário que a camada reflectora de calor 5 constitua a camada voltada para o lado contrário à pele para permitir a reflexão da luz e do calor, alcançando assim os efeitos descritos antes. Assim sendo, é possivel obter uma melhoria no desempenho do atleta a temperaturas elevadas ou sob condições de elevada incidência de luz com o artigo de vestuário da invenção, visto que o corpo não é sobrecarregado pelo ar ambiente quente envolvente, mas, em vez disso, este é reflectido pelo fio revestido. Em simultâneo, o suor é distribuído numa área grande no lado voltado para a pele, em particular no caso da concepção em múltiplas camadas de material tecido, de forma que o arrefecimento por evaporação necessário para um desempenho de arrefecimento óptimo do corpo seja alcançado sobre uma grande área. 9
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO A presente listagem de referências citadas pela requerente é apresentada meramente por razões de conveniência para o leitor. Não faz parte da patente de invenção europeia. Embora se tenha tomado todo o cuidado durante a compilação das referências, não é possível excluir a existência de erros ou omissões, pelos quais o EPO não assume nenhuma responsabilidade.
Patentes de invenção citadas na descrição • DE 7914614 UI [0002] • US 6263510 BI [0002] • DE 202006018486 U [0002] • US 4034417 A [0005] • DD 247637 AI [0005] • DE 202006018488 [0005]

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Artigo de vestuário, em particular utilizável em práticas desportivas, tais como corrida, patinagem, ciclismo ou semelhantes, o qual é produzido a partir de, pelo menos, um fio (3) que possui um revestimento (5), caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser reflector de calor, o fio revestido (3) ser tecido com um outro fio (2), o outro fio (2) estar colocado no lado voltado para a pele (4) e o fio revestido (3) estar colocado no lado voltado para o lado contrário ao da pele (4) .
2. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser feito a partir de um metal nobre.
3. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser feito de ouro.
4. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser feito de prata.
5. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser feito de um verniz. 2
6. Artigo de vestuário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o revestimento (5) ser feito de uma tinta.
7. Artigo de vestuário de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se formar uma camada de separação (7) entre o fio (2) e o fio (3) .
8. Artigo de vestuário de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o fio (2) voltado para a pele ser feito de poliamida.
9. Artigo de vestuário de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o fio (2) voltado para a pele ser feito de poliéster.
PT07817486T 2007-04-10 2007-09-06 Artigo de vestuário PT2144522E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202007005259U DE202007005259U1 (de) 2007-04-10 2007-04-10 Bekleidungsstück

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2144522E true PT2144522E (pt) 2012-06-26

Family

ID=38268627

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07817486T PT2144522E (pt) 2007-04-10 2007-09-06 Artigo de vestuário

Country Status (17)

Country Link
US (1) US9032550B2 (pt)
EP (1) EP2144522B9 (pt)
JP (1) JP2010523836A (pt)
CN (1) CN101686737B (pt)
AT (1) ATE550960T1 (pt)
AU (1) AU2007350734B2 (pt)
BR (1) BRPI0721607B1 (pt)
CA (1) CA2683177C (pt)
DE (1) DE202007005259U1 (pt)
DK (1) DK2144522T3 (pt)
ES (1) ES2384532T3 (pt)
MX (1) MX2009010863A (pt)
PL (1) PL2144522T3 (pt)
PT (1) PT2144522E (pt)
RU (1) RU2478322C2 (pt)
SI (1) SI2144522T1 (pt)
WO (1) WO2008122254A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202010006499U1 (de) 2010-05-05 2010-08-05 X-Technology Swiss Gmbh Bekleidungsstück
DE202012013159U1 (de) 2012-01-20 2015-05-15 Lilian Haferkamp Gestrick sowie Strickmaschine zur Herstellung eines Gestricks
US10028550B2 (en) 2012-07-09 2018-07-24 Nike, Inc. Footwear with reflective outsole
US9719206B2 (en) 2012-09-14 2017-08-01 Under Armour, Inc. Apparel with heat retention layer and method of making the same
USD758745S1 (en) 2013-03-11 2016-06-14 Under Armour, Inc. Lower body garment with outer surface ornamentation
USD765427S1 (en) 2013-03-11 2016-09-06 Under Armour, Inc. Upper body garment with areas of interior surface ornamentation
USD766599S1 (en) 2013-03-11 2016-09-20 Under Armour, Inc. Lower body garment with inner surface ornamentation
US10160184B2 (en) * 2013-06-03 2018-12-25 Xefco Pty Ltd Insulated radiant barriers in apparel
US10492550B2 (en) 2014-01-28 2019-12-03 Under Armour, Inc. Article of apparel including thermoregulatory textile
US10391740B2 (en) 2015-02-19 2019-08-27 Nike, Inc. Adaptive material article system
CA3038795A1 (en) * 2016-11-28 2018-05-31 Granberg AS Three-dimensional, 3d, knitted fabric, and method of manufacturing same
US11684094B2 (en) 2018-08-30 2023-06-27 Nike, Inc. Flexible cooling garment system
US11425944B2 (en) 2018-08-30 2022-08-30 Nike, Inc. Flexible cooling garment system

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7914614U1 (de) 1979-08-23 Sportartikelfabrik Karl Uhl Gmbh, 7460 Balingen Gepolstertes Kleidungsstück für Sportler, insbesondere Torwarte
US3591400A (en) * 1967-10-06 1971-07-06 Minnesota Mining & Mfg Heat-reflective fabrics
GB1236470A (en) * 1968-12-31 1971-06-23 Frankenstein Group Ltd Improvements in or relating to protective garments
JPS5083151A (pt) * 1973-09-12 1975-07-05
US4034417A (en) 1975-06-09 1977-07-12 Can-Gard Protective Wear Ltd. Protective garments
GB1586766A (en) * 1976-09-02 1981-03-25 Iws Nominee Co Ltd Protective fabrics
JPS59137990U (ja) * 1983-02-28 1984-09-14 東洋紡績株式会社 二層構造編地
JPS60246804A (ja) * 1984-05-18 1985-12-06 旭化成株式会社 防暑衣服
US4664158A (en) * 1986-02-26 1987-05-12 C. M. Offray & Son, Inc. Grounding strap and fabric and method
DD247637A1 (de) 1986-03-03 1987-07-15 Wtz Baumwollindustrie Gegen hitzeeinwirkung schuetzendes asbestfreies flexibles flaechengebilde oder konfektionserzeugnis
FR2612948B3 (fr) * 1987-03-23 1989-04-21 Chavanne Paul Edouard Accessoires autonomes notamment a caractere vestimentaire isothermiques
US4994317A (en) * 1988-12-21 1991-02-19 Springs Industries, Inc. Flame durable fire barrier fabric
CN1044256A (zh) * 1989-01-20 1990-08-01 王平康 金属布料
RU2008044C1 (ru) * 1992-03-12 1994-02-28 Белицин Михаил Николаевич Огнезащитный волокнистый материал
AU2198595A (en) * 1994-04-01 1995-10-23 Minnesota Mining And Manufacturing Company Clothing bearing retroreflective appliques
GB2289839A (en) * 1994-05-16 1995-12-06 Esben Bruhn Heat insulating jacket or coat
DE19500254C2 (de) * 1995-01-05 1999-01-14 Gore W L & Ass Gmbh EMV-Ganzkörperschutzanzug
ES2173205T3 (es) * 1995-04-11 2002-10-16 Gore & Ass Revestimiento reflectante de infarrojos.
US5787503A (en) * 1996-09-04 1998-08-04 Murphy, Iii; Edward J. Multi-layer sweater
US5778702A (en) * 1996-09-06 1998-07-14 Wrightenberry; Jerry O. Double ply sock and method of making same
US5965223A (en) * 1996-10-11 1999-10-12 World Fibers, Inc. Layered composite high performance fabric
US6155084A (en) * 1996-10-11 2000-12-05 World Fibers, Inc Protective articles made of a composite fabric
FR2773178B1 (fr) * 1997-12-29 2000-04-21 Nylstar Sa Fils textiles multifilamentaires a section creuse - procede de fabrication de ces fils, et surfaces textiles obtenues avec ces fils
RU2127537C1 (ru) * 1998-03-05 1999-03-20 Брагин Вадим Игоревич Материал для тепло- и огнезащитной одежды и способ получения алюминийсодержащего наполнителя для него
US6185742B1 (en) * 1998-10-23 2001-02-13 Brian Doherty Cool garment
EP1164881A2 (en) * 1999-03-29 2002-01-02 N.V. Bekaert S.A. Heat-resistant garment
US6263510B1 (en) 2000-05-18 2001-07-24 Marco Distributing, Inc. Ventilating garment
US6499320B1 (en) * 2001-04-03 2002-12-31 Frederick S. Bernhardt Garment having antimicrobial properties and its associated method of manufacture
ITPD20010144A1 (it) * 2001-06-12 2002-12-12 Nottington Holding Bv Struttura di tessuto per capi di abbigliamento e calzature.
DE20112626U1 (de) * 2001-07-31 2001-10-25 Brand Factory Suisse Gmbh Cont Bekleidungsstück
WO2003065833A1 (de) * 2002-02-08 2003-08-14 Brand Factory Swiss Gmbh Klimaregulierendes kleidungsstück sowie verfahren zur entfeuchtung von hautbereichen
JP4227837B2 (ja) * 2003-05-21 2009-02-18 グンゼ株式会社 涼感付与繊維、涼感付与繊維の製造方法、及び、涼感付与繊維製品
JP2006348414A (ja) * 2005-06-15 2006-12-28 Toray Ind Inc 熱線反射布帛およびその製造方法
DE202006018486U1 (de) * 2006-12-05 2007-03-01 X-Technology Swiss Gmbh Überzug für Einlegesohlen in Schuhen
DE202007006958U1 (de) * 2007-05-11 2007-07-26 X-Technology Swiss Gmbh Kleidungsstück

Also Published As

Publication number Publication date
EP2144522B1 (de) 2012-03-28
RU2478322C2 (ru) 2013-04-10
EP2144522B9 (de) 2012-09-19
RU2009141353A (ru) 2011-05-20
CA2683177C (en) 2014-12-02
CN101686737B (zh) 2014-07-16
AU2007350734A1 (en) 2008-10-16
BRPI0721607A2 (pt) 2014-02-18
SI2144522T1 (sl) 2012-07-31
ATE550960T1 (de) 2012-04-15
JP2010523836A (ja) 2010-07-15
WO2008122254A1 (de) 2008-10-16
US9032550B2 (en) 2015-05-19
EP2144522A1 (de) 2010-01-20
DK2144522T3 (da) 2012-07-09
PL2144522T3 (pl) 2012-09-28
US20100058509A1 (en) 2010-03-11
CN101686737A (zh) 2010-03-31
CA2683177A1 (en) 2008-10-16
MX2009010863A (es) 2009-10-28
AU2007350734B2 (en) 2012-11-08
DE202007005259U1 (de) 2007-06-28
ES2384532T3 (es) 2012-07-06
BRPI0721607B1 (pt) 2018-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2144522E (pt) Artigo de vestuário
US8479322B2 (en) Zoned functional fabrics
KR101408385B1 (ko) 홀로그래픽 패턴형 열 관리 재료
US8453270B2 (en) Patterned heat management material
JP2017043880A (ja) パターン化された熱管理材料
CA2849772C (en) Zoned functional fabrics
JP2014237919A5 (pt)
JP2012526008A5 (pt)
PT1978836E (pt) Vestuário combinado para regulação da temperatura
ES2561617T3 (es) Prenda de vestir
IT8224272A1 (it) Indumento termico
CA2692103C (en) An article of manufacture for warming the human body and extremities via graduated thermal insulation
US20210112895A1 (en) Multilayered multifunctional heat-management material
TW201340899A (zh) 疊加穿著用衣服及疊加穿著用衣服組
JP5561633B2 (ja) 遮熱性を有する布帛
KR860002171B1 (ko) 흡한속건(吸汗速乾) 보온성 포지의 제조방법
JPS60246804A (ja) 防暑衣服
ES2458926T3 (es) Material con figuras geométricas para la gestión del calor
KR20140003794U (ko) 발열기능이 있는 보호대를 부착한 스키/스노보드 팬츠
Holmér Protective clothing for cold workplace environments