PT2085538E - Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau - Google Patents

Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau Download PDF

Info

Publication number
PT2085538E
PT2085538E PT09305048T PT09305048T PT2085538E PT 2085538 E PT2085538 E PT 2085538E PT 09305048 T PT09305048 T PT 09305048T PT 09305048 T PT09305048 T PT 09305048T PT 2085538 E PT2085538 E PT 2085538E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
module
modules
face
series
profile
Prior art date
Application number
PT09305048T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean Lermite
Jacques Lermite
Original Assignee
Lermite S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lermite S A filed Critical Lermite S A
Publication of PT2085538E publication Critical patent/PT2085538E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H4/00Swimming or splash baths or pools
    • E04H4/14Parts, details or accessories not otherwise provided for
    • E04H4/144Means for facilitating access, e.g. step units or slides
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/022Stairways; Layouts thereof characterised by the supporting structure
    • E04F11/035Stairways consisting of a plurality of assembled modular parts without further support
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/104Treads
    • E04F11/1043Treads with an upper layer of organic plastics with or without reinforcements or filling materials
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/104Treads
    • E04F11/116Treads of stone, concrete or like material or with an upper layer of stone or stone like material, e.g. ceramics, concrete; of glass or with an upper layer of glass
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/104Treads
    • E04F11/16Surfaces thereof; Protecting means for edges or corners thereof
    • E04F11/163Protecting means for edges or corners

Description

PE 2 085 538
Descrição “Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau” O presente invento refere-se, de um modo geral, à realização de escadas. O invento refere-se, mais especificamente, a uma escada modular, de preferência para piscina, incluindo pelo menos um e, preferencialmente, uma série de módulos acopláveis por justaposição e/ou sobreposição para formar pelo menos um degrau, apresentando cada módulo - realizado de preferência num material que possa ser cortado com uma serra - a forma de um bloco paralelepipédico, delimitado por quatro faces laterais, uma face superior e uma face inferior, dispondo o referido bloco pelo menos de um alojamento transverso que liga as faces superior e inferior do módulo e serve para receber um material de enchimento, como seja o betão, geralmente por vazamento.
Escadas modulares do tipo acima descrito fazem parte do estado da técnica. Nestas escadas, o material de enchimento vazado nos módulos aflora à face superior dos módulos que formam o degrau. Resulta assim que a face superior de cada um destes módulos fica pouco protegida face às repetidas solicitações a que é sujeita, devido às subidas e descidas dos utilizadores. Neste caso, os degraus da escada podem deteriorar-se rapidamente. Está também previsto a aplicação de um perfil saliente no espelho do degrau. Este perfil provoca a formação de relevos a nível do espelho, que causam marcas visíveis no revestimento denominado “liner". A DE1509522 descreve uma escada modular, na qual a face superior de cada módulo se encontra protegida apenas com um revestimento protector aplicado. A DE2921457 descreve uma escada metálica incluindo módulos ocos formando degraus ligados entre si por meio de cantoneiras. A EP-A-1.707.706 descreve uma peça de ligação de um elemento de obra, como os degraus de uma escada de piscina, destinada a cooperar com uma peça de ligação similar por meio de primeiros e segundos meios de engate formando uma junção macho-fêmea, de modo a criar volumes de vazamento correspondendo pelo menos a dois degraus da referida escada. O presente invento tem por objectivo propor uma escada de piscina cuja concepção permite reforçar cada degrau face às solicitações exteriores, permitindo simultaneamente um acabamento do revestimento denominado “liner" sobre o degrau, sem causar marcas ou relevos.
Um outro objectivo do invento consiste em permitir uma montagem estável e precisa dos módulos entre si, nomeadamente dos módulos que delimitam um espelho de degrau.
Um outro objectivo do invento consiste em permitir a realização fácil de diferentes formas de escadas, nomeadamente escadas denominadas de ângulo, a partir de módulos idênticos. Uma escada dita de ângulo é uma escada em que pelo menos um degrau apresenta uma direcção longitudinal inclinada, geralmente de 45°, em relação ao plano de uma parede contra a qual esse degrau está aplicado.
Para o efeito, o invento refere-se a uma escada modular, de preferência para piscina, incluindo pelo menos um e, preferencialmente uma série de módulos acopláveis por justaposição e/ou sobreposição para formar pelo menos um degrau, apresentando cada módulo - realizado de preferência num material que possa ser cortado com uma serra - a forma de um bloco paralelepipédico, delimitado por quatro faces laterais, uma face superior e uma face inferior, dispondo o referido bloco pelo menos de um alojamento transverso que liga as faces superior e inferior do módulo e serve para receber um material de enchimento, como seja o betão, geralmente por vazamento, caracterizada pelo facto de a mesma incluir ainda pelo menos um perfil acoplável por encaixe com a face superior do módulo ou da série de módulos justapostos que constituem um degrau da referida escada, formando uma parte do perfil o bordo do degrau, situando-se esta parte, no estado de acoplada ao referido módulo ou série de módulos, no prolongamento e no alinhamento de uma face lateral que forma o espelho do degrau do referido módulo ou série de módulos e formando, no estado acoplado, um bordo elevado do referido módulo ou série de módulos apto a conter o material de enchimento constitutivo do degrau situado por cima da face superior do referido módulo ou série de módulos. O perfil da escada segundo o invento permite conter o material de enchimento no volume delimitado entre o referido perfil e o espelho formado pelo degrau superior ou por uma parede, o que permite obter uma superfície de desgaste do degrau inferior de espessura apreciável. Por outras palavras, o uso de um perfil deste tipo permite aumentar a espessura do material de enchimento situado por cima da face superior de cada módulo que delimita um espelho, reforçando assim a face superior do degrau correspondente. O perfil serve também de elemento de ligação entre os vários módulos alinhados e justapostos que delimitam um espelho.
Por outro lado, o facto de uma parte do perfil se situar no prolongamento e no alinhamento de uma face lateral que forma o espelho permite que o perfil aumente a altura do degrau sem criar zonas de descontinuidade entre a face lateral do módulo e a parte do perfil que forma o rebordo do degrau. O revestimento denominado “liner” pode então ser aplicado na superfície de desgaste (obtida após vazamento do material de enchimento) do degrau e na face lateral destes módulos prolongados pelo perfil, sem formação de relevos ou marcas.
De acordo com um modo de realização específico da escada segundo o invento, do tipo formado por uma série de degraus obtidos por sobreposição e justaposição de módulos idênticos e após vazamento do material de enchimento nos mesmos, o degrau inferior tem uma altura superior à dos restantes.
Graças ao emprego de um perfil que prolonga a face dianteira formando o espelho de um ou vários módulos, o volume delimitado entre este perfil e os módulos que delimitam o espelho do degrau superior pode ser preenchido com o material de enchimento. Os módulos que formam o degrau superior ficam assim parcialmente encobertos pelo volume do material de enchimento situado por cima da face superior dos módulos que formam o degrau inferior. Deste modo, o primeiro degrau tem uma altura superior à dos restantes.
Por outro lado, o emprego de um modelo único de módulo permite simplificar a concepção e reduzir o custo da escada. PE 2 085 538
De acordo com uma outra característica vantajosa da escada segundo o invento, para acoplar por encaixe a face superior do módulo ou da série de módulos com o perfil, a face superior de cada módulo inclui pelo menos uma ranhura que se desenvolve em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio de uma face lateral do módulo que forma espelho e se prolonga desde outra face lateral até à face lateral oposta, estando a referida ranhura aberta em ambas as extremidades e formando um alojamento para encaixe parcial do perfil. A execução de uma ranhura é um meio de fixação que é fácil de realizar e não forma saliências na face superior. Este tipo de meio não aumenta portanto as dimensões do módulo.
Quando os módulos estão alinhados e justapostos para delimitar um espelho, a abertura das extremidades de cada ranhura permite encaixar um perfil contínuo no alinhamento das mesmas.
De acordo com uma outra característica vantajosa da escada segundo o invento, a face superior de cada módulo inclui pelo menos quatro ranhuras que se cruzam em ângulo recto para formar um quadrilátero, desenvolvendo-se pelo menos duas delas, paralelas entre si, em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio de uma face lateral do módulo e prolongando-se desde outra face lateral até à face lateral oposta, estando a referida ranhura aberta em ambas as extremidades e formando um alojamento para encaixe parcial do perfil. A existência de ranhuras ao longo de cada uma das faces laterais do módulo permite, independentemente da orientação deste, aplicar o perfil na face que forma espelho. Esta concepção permite realizar diferentes formas de escadas e reduzir os custos de fabrico das mesmas. No caso de as duas outras ranhuras, paralelas entre si, não se encontrarem abertas nas extremidades e se pretender colocar o perfil ao longo das mesmas, é aconselhável traçar uma linha corte para prolongar a referida ranhura, de modo a que esta vá de uma face lateral até à outra e fique aberta nas suas extremidades.
De acordo com outro módulo de realização específico da escada segundo o invento, do tipo incluindo uma série de módulos montados por justaposição e, eventual mente, por sobreposição para formar pelo menos um degrau, o referido perfil é um elemento contínuo que liga entre si vários módulos justapostos que servem para delimitar um espelho.
Os módulos de uma fiada podem assim ser alinhados e mantidos com precisão entre si pelo perfil contínuo.
De acordo com uma outra característica vantajosa do invento, o perfil inclui um corpo de base de secção transversal em forma geral de L, cujo braço vertical forma o rebordo elevado da face do módulo ou da série de módulos que formam o espelho e o braço horizontal - destinado a ficar aplicado na face superior do referido módulo ou série de módulos - dispõe de um órgão macho em forma de asa para fixação do perfil ao dito módulo ou série de módulos.
De acordo com uma outra característica vantajosa do invento, cada módulo comporta pelo menos duas faces laterais opostas, designadas faces de fixação, cada uma delas equipadas pelo menos com um órgão de tipo macho ou fêmea e sendo as referidas faces laterais opostas de formas complementares.
De acordo com uma outra característica vantajosa do invento, cada face de fixação inclui pelo menos um órgão macho e um órgão fêmea de formas complementares.
De acordo com uma outra característica vantajosa do invento, o referido alojamento transverso está dividido em quatro compartimentos por duas divisórias verticais que se cruzam formando uma cruz entre si, passando cada divisória pelo plano médio vertical de cada face de um par de faces laterais opostas.
De acordo com uma outra característica vantajosa do invento, a face superior de cada módulo comporta pelo menos uma secção de goteira com bordos longitudinais descontínuos, que se prolonga desde uma face lateral até à face lateral oposta correspondente e, de preferência, numa direcção paralela ao plano médio vertical das duas faces opostas.
De acordo com o modo de realização específico da escada segundo o invento, do tipo formado por uma série de degraus obtidos por sobreposição e justaposição de módulos idênticos, cada módulo de um degrau superior assenta num módulo de um degrau inferior.
Esta montagem dos módulos entre si, formando vários degraus, dispensa a colocação de quaisquer outras peças para além dos próprios módulos para posicionamento destes, contrariamente ao que se verifica com a escada do estado da técnica, em que os módulos podem ser montados a diferentes alturas sobre estacas. Este tipo de montagem permite ainda uma economia significativa em termos de material de enchimento.
De igual modo, no caso de uma escada constituída pelo menos por um degrau obtido por justaposição de módulos geralmente idênticos, esse degrau pode ser formado por uma série de fiadas de módulos justapostos, para formar um degrau tipo prateleira. O invento será melhor compreendido com a leitura da descrição que se segue de exemplos de realização do invento, com referência aos desenhos anexos, em que: - a figura 1 representa uma vista em perspectiva de um módulo da escada segundo o invento; - a figura 2 representa uma vista em perspectiva do perfil da escada segundo o invento; - a figura 3 representa uma vista da secção recta do perfil segundo o invento; - a figura 4 representa uma vista em perspectiva de um primeiro modo de realização da escada segundo o invento; - as figuras 4 a 4e representam vistas esquemáticas da parte superior de diferentes formas de realização de escadas segundo o invento; - a figura 5a representa uma vista em perspectiva de um segundo modo de realização da escada segundo o invento, antes do corte das caudas de andorinha das faces dianteiras dos módulos que formam espelho de um lado da escada; - a figura 5b representa uma vista da escada da figura 5A, após o corte das caudas de andorinha, a fim de obter faces dianteiras planas de módulos formando espelho e - a figura 5c representa uma vista em perspectiva de uma variante de realização da escada da figura 5a, antes do corte das caudas de andorinha de cada módulo formando canto de degrau. PE 2 085 538
Reportando-nos às figuras, a escada modular segundo o invento inclui pelo menos um e de preferência uma série de módulos 1 montados por justaposição e/ou sobreposição para formar pelo menos um degrau 2.
No exemplo ilustrado nas figuras, a referida escada é uma escada para piscina, que inclui uma série de módulos 1 montados por justaposição e sobreposição para formar os degraus 2, 21 da mesma. Os módulos de um degrau superior 21 assentam numa sapata 2’ formada pelos módulos de um degrau inferior 2 (ver figura 4).
De preferência, cada módulo 1 é realizado num material que pode ser cortada com uma serra, como por exemplo poliestireno. Cada módulo apresenta a forma de um bioco paralelepipédico, geralmente cúbico, delimitado por quatro faces laterais 7A, 7B, 7C, 7D, uma face superior 4 e uma face inferior 5. As quatro faces laterais7A, 7B, 7C, 7D têm sensivelmente as mesmas dimensões. Cada módulo dispõe pelo menos de um alojamento transverso 3 que liga a face superior 4 e a face inferior 5 do módulo 1 e serve para receber um material de enchimento, geralmente por vazamento, neste caso o betão.
Tal como ilustrado na figura 4 e de maneira característica do invento, a face superior de cada série de módulos justapostos que formam um degrau 2, 21 da referida escada está acoplada por encaixe a um perfil 6, uma parte do qual forma o bordo do degrau. Quando acoplada à série de módulos 1, a parte do referido perfil 6 que forma o bordo do degrau apresenta-se no prolongamento e no alinhamento da face lateral 70 que forma o espelho do degrau da referida série de módulos 1 e forma igualmente um bordo elevado da referida série de módulos 1 apto a conter o material de enchimento (não representado) constitutivo do degrau 2 situado por cima da face superior da referida série de módulos 1.
Para acoplar por encaixe a face superior de cada série de módulos delimitando um espelho com o perfil 6, a face 4 superior de cada módulo 1 inclui pelo menos uma ranhura 8A que se desenvolve em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio da face 7A lateral do módulo 1 que forma espelho e se prolonga desde a face lateral 7B até à face lateral 7D oposta. Por plano médio de uma face, entende-se o plano que passa pelas arestas laterais da mesma. A referida ranhura 8A está aberta em ambas as extremidades e forma um alojamento para encaixe parcial do perfil 6.
No exemplo ilustrado nas figuras e, nomeadamente, na figura 1, a face 4 superior de cada módulo 1 inclui quatro ranhuras 8A, 8B, 8C e 8D que se cruzam em ângulo recto para formar um quadrilátero. As ranhuras 8A e 8C, paralelas entre si, desenvolvem-se em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio das faces 7A e 7C laterais do módulo 1, prolongando-se desde outra face lateral 7B até à face lateral 7D oposta correspondente. Cada ranhura 8A e 8C está aberta em ambas as extremidades e forma um alojamento para encaixe parcial do perfil 6. Tal como se especifica em seguida e se ilustra nas figuras 5a, 5b e 5c, a existência das ranhuras 8B e 8D ortogonais em relação às ranhuras 8A e 8C permite executar escadas com várias zonas de subida e descida. No exemplo ilustrado na figura 1, as extremidades destas ranhuras 8B e 8D não se encontram abertas nas faces laterais 7A e 7C para não fragilizar os cantos do módulo. É apenas ao executar a escada e caso seja necessário acoplar um perfil à ranhura 8B ou 8D, que esta é aberta nas suas extremidades através de linhas de corte. Como variante, pode prever-se que cada ranhura 8A, 8B, 8C e 8D seja aberta em cada uma das suas extremidades, aquando do fabrico do módulo
Tal como ilustrado mais especificamente nas figuras 2 e 3, o perfil inclui um corpo de base de secção transversal em forma geral de L. No estado de acoplamento do perfil 6 à série de módulos 1, o braço vertical 15 do referido L forma o rebordo elevado da face da série de módulos que formam espelho de degrau e o braço horizontal 14 fica aplicado na face superior da referida série de módulos. Este braço horizontal 14 dispõe de um órgão macho em forma de asa para fixação do perfil à dita série de módulos. A asa 13, que é sensivelmente perpendicular ao braço horizontal 14, pode ser obtida por dobragem em ângulo recto do bordo longitudinal do mesmo. Este braço horizontal 14 fica posicionado em sentido sensivelmente perpendicular à asa 13 e num comprimento correspondente à distância entre a ranhura do módulo em que deve ser inserida e a face do módulo que forma o espelho do degrau.
Por outro lado, o bordo livre superior do braço vertical 15 inclui um cotovelo 16 virado para a asa 13 e o braço horizontal 14, ou seja virado para o volume delimitado pelo perfil 6 e o espelho 71 do degrau superior 21, no estado montado dos módulos e do perfil correspondente (ver figura 4). Este cotovelo 16 destina-se à fixação do perfil 6 no betão, quando este é vazado nos módulos e enche o espaço delimitado pelo perfil e o espelho do degrau superior. Como se ilustra na figura 3, a asa 13 está posicionada paralelamente ao braço vertical 15, ficando a parte do cotovelo 16 que forma o bordo superior do perfil 16 paralela ao braço horizontal 14.
No exemplo ilustrado na figura 4, os módulos estão justapostos e alinhados para formar uma fiada dita dianteira que delimita um espelho de degrau 70. São posicionadas outras fiadas por trás da fiada dianteira para formar a sapata 2’ (ou suporte) na qual assentam os módulos do ou dos degraus 21 superiores. Quando o betão é vazado nos módulos montados, o volume delimitado entre o referido perfil 6 e o espelho 71 do degrau superior 21 é preenchido com betão. O degrau 2 mais baixo, ou seja, o que assenta directamente no solo e não em outros módulos tem uma altura superior à dos restantes degraus 21.
De preferência, como se ilustra na figura 4, o perfil 6 é um elemento continuo que liga entre si uma série de módulos justapostos 1 que servem para delimitar um espelho 70, tendo o referido perfil 6 um comprimento sensivelmente igual à do degrau 2. O perfil 6 está inserido em cada ranhura da face dianteira da fiada de módulos 1 delimitando o espelho do degrau 70. O perfil inserido nas ranhuras dos módulos permite manter alinhados os módulos 1 entre si. Como variante, pode prever-se que o perfil seja formado por várias secções unidas topo a topo.
Cada módulo 1 inclui pelo menos duas faces laterais opostas 7B e 7D, designadas faces de fixação, cada uma delas equipadas pelo menos com um órgão macho ou fêmea, sendo as referidas faces laterais opostas 7B e 7D de formas complementares. Como se ilustra mais especificamente na figura 1, cada face de fixação inclui de preferência um órgão macho 10B, 10D, como uma cauda de andorinha e um órgão fêmea 9B, 9D, como uma abertura, de forma complementar a 10B, 10D, permitindo a união entre uma face lateral de um módulo e a face PE 2 085 538 lateral oposta correspondente de outro módulo idêntico. Deste modo, é possível realizar uma escada por união de módulos idênticos. Após o corte, o órgão macho de cada face de fixação fica pronto a ser alojado no órgão fêmea da dita face de fixação.
Os órgãos macho 10B, 10D e fêmea 9B, 9D das faces de fixação 7B, 7D estão dispostos simetricamente em relação ao eixo A1 do paralelepípedo e as outras duas faces laterais 7A, 7C de cada módulo 1 são lisas, de modo a formar um espelho. O eixo A1 é definido como o eixo que passa pelo centro da secção quadrada do módulo e que se prolonga paralelamente ao eixo do alojamento 3, ou seja, na vertical. Assim, cada módulo 1 pode ser indiferentemente rodado 180° em torno deste eixo A1 para ser montado em módulos idênticos.
Por outro lado, como ilustrado na figura 1, a face superior 4 de cada módulo 1 apresenta meios de fixação 11 de tipo macho complementares de meios de fixação de tipo fêmea (não representados) executados na face inferior 5 de cada módulo 1. No exemplo apresentado na figura 1, os meios de fixação de tipo macho 11 são formado pelo rebordo do alojamento 3 saliente da face superior 4 e pela divisória 17 (a seguir descrita) que fica também saliente em relação à face superior 4. Como variante, pode prever-se que as faces inferior 4 e superior 5 sejam de geometria idêntica, de modo a permitir um posicionamento fácil e rápido dos módulos 1 entre si, sem necessidade de diferenciar a face superior da inferior. O referido alojamento transverso 3 está dividido em quatro compartimentos por duas divisórias verticais 17, 18, perpendiculares entre si, que se cruzam formando uma cruzeta. Cada divisória17, 18 passa pelo plano médio vertical de cada face de um par de faces 7A, 7C ou 7B 7D laterais opostas, A configuração geométrica destas divisórias 17, 18 permite o corte simples do módulo segundo uma diagonal da sua secção quadrada. Além disso, após o corte em diagonal do dito módulo, o operador obtém duas peças de secção triangular e as partes restantes da divisória de cada peça formam nervuras de rigidificação desta. Este corte em diagonal dos módulos é especialmente utilizado para execução de uma escada de ângulo, como se descreve em seguida e se ilustra nas figuras 4A e 4b. A fim de facilitar o corte do módulo, se tal for necessário, a face superior 4 e, eventualmente, a face inferior do mesmo apresentam linhas de corte 19, 20, que constituem marcas de corte. Como se ilustra na figura 1, estão previstas linhas de corte 20 orientadas segundo as diagonais da face superior 4 de cada módulo.
Estão igualmente previstas linhas de corte 19 orientadas segundo um plano de corte paralelo às faces laterais de fixação 7B, 7D, para ajustar, se necessário, o comprimento do módulo em função das dimensões da piscina.
Por outro lado, a face superior 4 de cada módulo 1 comporta uma secção de goteira 12 de bordos longitudinais descontínuos, que se estende desde a face lateral 7B até à face lateral oposta correspondente 7D.
De preferência, cada secção de goteira 12 é centrada, ou seja, é paralela ao plano médio vertical das duas faces opostas 7B, 7D. Deste modo, as secções de goteira dos módulos de uma fiada paralela ao espelho podem ser alinhadas para formar uma goteira. Quando o betão é vazado nos módulos, escorre assim ao longo das goteiras, de maneira a ligar os referidos módulos entre si. Graças ao perfil, o betão vazado espalha-se por cima da face superior dos módulos correspondentes até ao bordo livre superior do primeiro. Depois de endurecido, o betão contido na goteira forma uma barra solidária com a fiada de módulos. Assim sendo, quando é necessário modificar a estrutura da escada, pode extrair-se com facilidade uma fiada de módulos. Por outro lado, esta barra de betão garante a coesão entre si dos módulos de uma mesma fiada.
As figuras 4, 4a a 4e e 5a, 5b e 5c apresentam diferentes formas de realização de escadas a partir dos módulos segundo o invento. A escada ilustrada na figura 4 é uma escada de tipo clássico, em que todos os degraus têm o mesmo comprimento e cada um apresenta uma única face formando espelho.
Na escada ilustrada nas figuras 5a e 5b, cada degrau apresenta duas faces 70, 70’ ortogonais formando espelho, pelo que a referida escada inclui duas zonas de subida e descida. Cada degrau 21 superior a outro degrau 2 denominado inferior está colocado em posição recuada relativamente aos módulos do degrau 2 que delimitam as duas faces 70, 70’ formando espelho. A execução de ranhuras na periferia da face superior de cada um dos módulos permite obter uma face superior do degrau 2 com duas longas ranhuras de acoplamento a um perfil, ao longo de cada uma das faces 70, 70’ formando espelho, sendo cada uma das referidas ranhuras de acoplamento obtidas por justaposição das ranhuras de diferentes módulos. Tal como mencionado acima, se as ranhuras 8C ou 8D dos módulos que delimitam a face 70 formando espelho não tiverem as suas extremidades abertas (como acontece no módulo ilustrado na figura 1), o operador realiza linhas de corte para uma das ranhuras 8C ou 8D, a fim de permitir a inserção do perfil 6’ na referida ranhura. As duas ranhuras longas de acoplamento assim obtidas na face superior do degrau 2 recebem dois perfis 6, 6’, cujas extremidades de fixação apresentam um corte oblíquo, de modo a permitir uma fixação adequada dos perfis 6, 6' entre si. A escada ilustrada na figura 5c é uma variante de realização da escada ilustrada nas figuras 5a e 5b. De acordo com esta variante, os módulos que delimitam a face 70’ formando espelho estão orientadas de modo a que as respectivas secções de goteira fiquem posicionadas paralelamente ao perfil 6’. Assim, contrariamente às secções de goteira dos módulos da escada segundo as figuras 5a e 5b, que são todas paralelas entre si, as secções de goteira dos módulos que delimitam a face 70 são ortogonais relativamente ás secções de goteira dos módulos que delimitam a face 70'.
Segundo uma variante não ilustrada, pode prever-se que cada degrau apresente uma goteira contínua em forma de L, ao longo das faces 70, 70' formando espelho, substituindo o módulo de canto dos referidos espelhos por um conjunto de duas peças de secção triangular resultantes do corte de dois módulos em diagonal. Um destes dois módulos é cortado segundo uma das suas diagonais, sendo o outro módulo cortado segundo a outra diagonal. Basta então fixar uma das peças cortadas de um módulo a uma das peças cortadas do outro para se obter um módulo com uma secção de goteira em forma de L. PE 2 085 538
As figuras 4a e 4b ilustram diferentes formas de escada angular para piscina realizáveis a partir dos módulos segundo o invento. Tal como atrás explicado, as partes angulares destas escadas são obtidas por corte em diagonal dos módulos. A figura 4a apresenta uma escada com dupla zona de subida e descida, disposta num canto truncado de uma piscina. A figura 4b ilustra uma escada com zona de subida e descida simples, igualmente posicionada num canto truncado de uma piscina. Visto de cima, cada degrau desta escada forma, nomeadamente, um trapézio isósceles. A figura 4e representa uma vista de uma escada em que cada degrau visto de cima tem a forma de um quadrilátero, que apresenta três zonas de subida e descida em direcções formando um ângulo de 90° entre si. A figura 4d ê uma escada apresentando uma única zona de subida e descida e em que um dos degraus (o mais alto) apresenta uma superfície de desgaste formada pela face superior de duas fiadas de módulos, ao passo que a superfície de desgaste dos restantes degraus é constituída por uma única fiada de módulos.
Lisboa, 19 de Outubro de 2010

Claims (10)

  1. PE 2 085 538 Reivindicações I. Escada modular, de preferência para piscina, incluindo pelo menos um e, preferencialmente, uma série de módulos (1) acopláveis por justaposição e/ou sobreposição para formar pelo menos um degrau (2), apresentando cada módulo (1) - realizado de preferência num material que possa ser cortado com uma serra - a forma de um bloco paralelepipédico, delimitado por quatro faces laterais (7A, 7B, 7C, 7D), uma face superior (4) e uma face inferior (5), dispondo o referido bloco pelo menos de um alojamento transverso (3) que liga as faces superior (4) e inferior (5) do módulo (1) e serve para receber um material de enchimento, como seja o betão, geralmente por vazamento, caracterizada pelo facto de a mesma incluir ainda pelo menos um perfil (6) acoplável por encaixe com a face superior (4) do módulo (1) ou da série de módulos justapostos que constituem um degrau (2) da referida escada, formando uma parte do perfil o bordo do degrau, situando-se esta parte, no estado de acoplada ao referido módulo (1) ou série de módulos (1) , no prolongamento e no alinhamento de uma face lateral (7A, 7B, 7C, 7D) que forma o espelho do degrau do referido módulo (1) ou série de módulos (1) e formando, no estado acoplado, um bordo elevado do referido módulo (1) ou série de módulos (1) apto a conter o material de enchimento constitutivo do degrau (2) situado por cima da face superior (4) do referido módulo (1) ou série de módulos (1).
  2. 2. Escada de acordo com a reivindicação 1, do tipo formado por uma série de degraus (2, 21) obtidos por sobreposição e justaposição de módulos (1) idênticos, caracterizada pelo facto de após vazamento do material nos mesmos, o degrau inferior (2) ter uma altura superior á dos restantes degraus (21).
  3. 3. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de para acoplar por encaixe a face superior (4) do módulo (1) ou da série de módulos (1) com o perfil (6), a face superior (4) de cada módulo (1) incluir pelo menos uma ranhura (8A, 8C) que se desenvolve em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio de uma face lateral (7A, 7C) do módulo (1) que forma o espelho e se prolonga desde outra face lateral até à face lateral oposta, estando a referida ranhura (8A, 8C) aberta em ambas as extremidades e formando um alojamento para encaixe parcial do perfil (6).
  4. 4. Escada de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo facto de a face superior (4) de cada módulo (1) incluir pelo menos quatro ranhuras (8A, 8B, 8C, 8D) que se cruzam em ângulo recto para formar um quadrilátero, desenvolvendo-se pelo menos duas delas (8A, 8C), paralelas entre si, em sentido sensivelmente paralelo ao plano médio de uma face lateral (7A, 7C) do módulo (1) e prolongando-se desde outra face lateral até à face lateral oposta, estando a referida ranhura (8A, 8C) aberta em ambas as extremidades e formando um alojamento para encaixe parcial do perfil (6).
  5. 5. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, do tipo incluindo uma série de módulos (1) montados por justaposição e, eventualmente, por sobreposição para formar pelo menos um degrau (2), caracterizada pelo facto de o referido perfil (6) ser um elemento continuo que liga entre si vários módulos (1) justapostos que servem para delimitar um espelho.
  6. S. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o perfil (6) incluir um corpo de base de secção transversal em forma geral de L, cujo braço vertical (15) forma o rebordo elevado da face do módulo (1) ou da série de módulos que formam o espelho e o braço horizontal (14) -destinado a ficar aplicado na face superior (4) do referido módulo (1) ou série de módulos - dispõe de um órgão macho em forma de asa (13) para fixação do perfil (6) ao dito módulo ou série de módulos.
  7. 7. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de cada módulo (1) comportar pelo menos duas faces laterais opostas (7B, 7D), designadas faces de fixação, cada uma delas equipadas pelo menos com um órgão de tipo macho ou fêmea e sendo as referidas faces laterais opostas (7B, 7D) de formas complementares.
  8. 8. Escada de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo facto de cada face de fixação (7B, 7D) incluir pelo menos um órgão macho (10B, 10D) e um órgão fêmea (9B, 9D)de formas complementares.
  9. 9. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o referido alojamento transverso (3) estar dividido em quatro compartimentos por duas divisórias verticais (17,18) que se cruzam formando uma cruz entre si, passando cada divisória (17,18) pelo plano médio vertical de cada face de um par de faces laterais opostas (7A, 7C e 7B, 7D).
  10. 10. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de a face superior (4) de cada módulo (1) comportar pelo menos uma secção de goteira (13) com bordos longitudinais descontínuos, que se prolonga desde uma face lateral (7B) até à face lateral oposta correspondente (7D) e, de preferência, numa direcção paralela ao plano médio vertical das duas faces opostas (7B, 7D). II. Escada de acordo com uma das reivindicações anteriores, do tipo formado por uma série de degraus (2, 21) obtidos por sobreposição e justaposição de módulos (1) idênticos, caracterizada pelo facto de cada módulo de um degrau superior (21) assentar num módulo de um degrau inferior (2) Lisboa, 19 de Outubro de 2010
PT09305048T 2008-01-29 2009-01-20 Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau PT2085538E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0800465A FR2926834B1 (fr) 2008-01-29 2008-01-29 Escalier modulaire equipe d'au moins un profile formant nez de marche

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2085538E true PT2085538E (pt) 2010-11-04

Family

ID=39936683

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09305048T PT2085538E (pt) 2008-01-29 2009-01-20 Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2085538B1 (pt)
AT (1) ATE478216T1 (pt)
DE (1) DE602009000103D1 (pt)
ES (1) ES2350720T3 (pt)
FR (1) FR2926834B1 (pt)
PT (1) PT2085538E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2972211B1 (fr) * 2011-03-03 2013-03-29 Arbatax Bloc modulaire formant element de coffrage perdu pour la construction d'une partie d'une piscine notamment des escaliers
FR2979929B1 (fr) * 2011-09-09 2014-02-14 Tout Pour L Eau Prat Bloc de construction prefabrique pour la realisation de marches d'escalier, notamment pour la construction de piscines
FR3033176B1 (fr) * 2015-02-27 2022-01-14 Piscines Desjoyaux Sa Bloc modulaire a bancher

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1509522A1 (de) * 1962-07-20 1969-06-12 Ferdinand Klinger Kunststeinstufe
DE2921457C2 (de) * 1979-05-26 1981-10-01 Bohn, geb. Köhnlein, Irmgard, 7100 Heilbronn Treppe
US6202787B1 (en) * 1998-11-13 2001-03-20 Skyller Associates L.L.C. Multipiece interfitting steps for a swimming pool
US6428726B1 (en) * 1999-11-15 2002-08-06 King's Material, Inc. Method for constructing block for staircase
FR2883317B1 (fr) * 2005-03-15 2007-06-08 Mondiale Piscine Soc Par Actio Piece a bancher un element d'ouvrage tel que des marches d'un escalier, en particulier pour une piscine

Also Published As

Publication number Publication date
FR2926834A1 (fr) 2009-07-31
EP2085538A1 (fr) 2009-08-05
ATE478216T1 (de) 2010-09-15
FR2926834B1 (fr) 2010-02-26
ES2350720T3 (es) 2011-01-26
DE602009000103D1 (de) 2010-09-30
EP2085538B1 (fr) 2010-08-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2253967B1 (es) Sistema de union rigida atornillada para estructuras metalicas.
ES2383317T3 (es) Tarima de transporte reforzada
PT82797B (pt) Matriz para assentamento de ladrilhos
PT1644592E (pt) Cofragem com resistência elevada para um muro de betão
ES2219897T3 (es) Construccion modular de paredes.
BR112014031277B1 (pt) Conjunto compreendendo um membro estrutural e um painel fixado ao membro estrutural, conjunto para estrutura de armação e estrutura de armação
PT2085538E (pt) Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau
JP5389854B2 (ja) 土台用スペーサ
ES2833362T3 (es) Vehículo con un componente en forma de placa tipo sándwich
ES2288441B1 (es) Plantilla para montaje de aligeramientos en forjados reticulares.
BR112019017708B1 (pt) Elemento de construção híbrida de concreto aerado
US8931220B2 (en) Insulating ICF window buck with integrated fastening and anchors
JP6951192B2 (ja) 支柱の支持構造
BR112017018144B1 (pt) Bloco modular para cofragem, montagem constituída por uma pluralidade superposta de blocos modulares para cofragem e escada de piscina
BRPI0616244B1 (pt) Assembly member set
PT8704U (pt) Prancha de andaime
JP2006057440A (ja) 土台用スペーサ及び土台構造
JPS585801Y2 (ja) 仮設用通路または階段の手摺
ES2900202T3 (es) Elemento de construcción plano, particularmente para realizar estructuras de construcción horizontales
ES2311669T3 (es) Contruccion de un forjado para suelo fabricado con elementos en forma de placa y un accesorio para el forjado para ser utilizado con el mismo.
BRPI1004610A2 (pt) blocos de encaixe e processo para construÇço de edificaÇÕes empregando esse blocos
JPS6018483Y2 (ja) 屋根パネル載設用接合部材
ES2928414T3 (es) Miembro de unión para paneles
JP7463897B2 (ja) 斜め梁接合金物および梁の接合構造
ES1070956U (es) Estructura de soporte para captadores solares.