PT2053921E - Uma nova composição antifúngica - Google Patents

Uma nova composição antifúngica Download PDF

Info

Publication number
PT2053921E
PT2053921E PT07787596T PT07787596T PT2053921E PT 2053921 E PT2053921 E PT 2053921E PT 07787596 T PT07787596 T PT 07787596T PT 07787596 T PT07787596 T PT 07787596T PT 2053921 E PT2053921 E PT 2053921E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
natamycin
composition according
phosphite
bulbs
composition
Prior art date
Application number
PT07787596T
Other languages
English (en)
Inventor
Jacobus Stark
Ferdinand Theodorus Jozef Rijn
Der Wilhelmus Maria Va Krieken
Lucas Henricus Stevens
Original Assignee
Plant Res Int Bv
Dsm Ip Assets Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Plant Res Int Bv, Dsm Ip Assets Bv filed Critical Plant Res Int Bv
Publication of PT2053921E publication Critical patent/PT2053921E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/26Phosphorus; Compounds thereof

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "UMA NOVA COMPOSIÇÃO ANTIFÚNGICA"
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a novas composições antifúngicas para o tratamento de culturas agrícolas, tais como bolbos de flores, tubérculos, raizes-tubérculos, estacas enraizadas, cebolas e batatas de semente.
Antecedentes da Invenção 0 cultivo de plantas bolbosas e tuberculosas é um processo difícil. Na maioria dos casos, após a colheita, os bolbos e os tubérculos são armazenados por períodos prolongados de vários meses antes de serem plantados na terra outra vez. Depois de replantar, são necessários geralmente várias semanas até vários meses, até que a planta se desenvolva. Adicionalmente, a maioria destas culturas é desenvolvida ao ar livre, onde todos os tipos de influências negativas determinam o desenvolvimento da cultura, por exemplo, bolores, insectos, parasitas e condições atmosféricas tais como humidade demasiado elevada. Também durante o armazenamento e transporte, a qualidade dos bolbos e tubérculos pode ser afectada de forma negativa. Para evitar a deterioração dos bolbos ou tubérculos, estes são armazenados principalmente em condições ambientais mais ou menos controladas.
Apesar de os bolbos e tubérculos estarem sujeitos a vários perigos bióticos e abióticos, o desenvolvimento de bolores durante o armazenamento e depois da plantação, pode ser considerado como um dos problemas principais. Só na Holanda, as perdas económicas devidas ao desenvolvimento de bolores nos bolbos de flor são estimadas em 200 milhões de 2 euros por ano, mesmo apesar do vasto uso de fungicidas sintéticos.
Em bolbos de flor, entre os quais as culturas mais importantes são as de tulipas e lírios, sabe-se que as espécies de Fusarium (por exemplo Fusarium oxysporum) e Penicillium são as causadoras da maioria dos problemas. Contudo, outros bolores tais como espécies de Botrytis, espécies de Stagnospora, espécies de Rhizoctonia e espécies de Pythium podem também ocorrer nestes e noutros bolbos. Em batatas de semente, as espécies de Fusarium (por exemplo Fusarium solani), Rhizoctonia solani, Helminthosporium solani, espécies de Phoma e espécies de Penicillium, são exemplos de bolores patogénicos bem conhecidos.
Uma vez que, devido a regulação da UE a entrar em vigor em breve, se espera que alguns dos fungicidas sintéticos usados frequentemente sejam banidos, é de prever que os problemas relativos a bolores se agravem no futuro. Para prevenir perdas económicas consideráveis da indústria num futuro próximo, existe uma necessidade de fungicidas naturais amigos do ambiente.
Também sob um ponto de vista ambiental e de saúde, é importante arranjar alternativas para os fungicidas sintéticos prejudiciais que são aplicados actualmente.
Durante muitas décadas, o macrólido polieno antimicótico natamicina tem sido usado para prevenir o crescimento de fungos em produtos alimentares, tais como queijos e salsichas. Este conservante natural, o qual é produzido por fermentação usando Streptomyces natalensis, é amplamente usado no mundo inteiro como um conservante de alimentos e tem uma longa história de utilização segura na indústria alimentar. É muito eficaz contra todos os tipos de bolores responsáveis pela deterioração de alimentos conhecidos. Apesar de a natamicina já ser aplicada há 3 vários anos por exemplo na indústria do queijo, o desenvolvimento de espécies de bolores resistentes nunca foi observado até agora.
Os queijos e as salsichas são tratados por imersão ou aplicação de spray com uma suspensão de natamicina em água. Os queijos também podem ser cobertos por uma emulsão de um revestimento plástico, principalmente de acetato polivinilico em água contendo natamicina. As peles aplicadas nas salsichas podem ser embebidas numa suspensão saturada de natamicina. No caso de bebidas tais como sumos de frutas, a natamicina é simplesmente dissolvida no produto final. A natamicina tem uma solubilidade em água baixa, de 30-50 ppm; apenas a fracção dissolvida tem actividade antifúngica. Uma vez que a natamicina tem uma MIC (concentração inibitória mínima) de menos de 10 ppm para a maioria dos fungos, a concentração dissolvida é, na maioria dos casos, suficiente para prevenir o desenvolvimento de bolores. Sob condições de higiene normais, a desnaturação da natamicina dissolvida é compensada pela dissolução da natamicina dos cristais e difusão pela superfície para o local da contaminação. Já nos anos 70 se percebeu que a natamicina (pimaricina) pode ser utilizada para o controlo de doenças fúngicas de plantas em bolbos de flor (ver Dekker e Langerak (1979)). Foi demonstrado que a natamicina era tão eficaz como o mercúrio orgânico ou a formalina, na prevenção da propagação de Fusarium oxysporum nos banhos de água nos quais os bolbos eram mergulhados durante 2 horas a 43,5°C para eliminar nemátodes, insectos e ácaros. A natamicina eliminava eficazmente o bolor Fusarium, prevenindo contaminação cruzada de bolbos doentes para bolbos saudáveis no banho de água. 4
Contudo, apesar destes resultados positivos obtidos há trinta anos atrás e da observação que, em condições laboratoriais, a natamicina era eficaz no combate a espécies de fungos que ocorrem em culturas tais como bolbos de flores, tubérculos e batatas-semente, na prática, o tratamento destas culturas mesmo com concentrações elevadas de natamicina não se mostrou eficaz na prevenção do desenvolvimento de bolor. Por isso, até hoje, este agente antifúngico amigo do ambiente nunca foi aplicado na prática em, por exemplo, bolbos de flores e culturas igualmente sensíveis a bolor tais como tubérculos, cebolas e batatas de semente.
No pedido de patente WO 2004/067699 é descrito que a composição contendo lignosulfonatos juntamente com uma vasta selecção de outros compostos pode proteger culturas agrícolas contra ameaças tais como ervas daninhas, tipos de stress bióticos e abióticos, insectos, nemátodes e microorganismos patogénicos tais como bolores, bactérias e vírus. Os polifenois e especialmente lignosulfonatos são aplicados para aumentar a eficácia de outros compostos activos tais como pesticidas, fungicidas, herbicidas e compostos de protecção de plantas. A natamicina é nomeada como um exemplo de um fungicida adequado, enquanto o fosfito de potássio é mencionado como um exemplo de um composto de protecção de plantas. No exemplo 3 da WO 2004/067699, é demonstrado que a combinação de natamicina-lignosulfonato foi eficaz contra o desenvolvimento de Botrytis nas extremidades das folhas. No exemplo 11, é descrita uma experiência na qual lignosulfonato e natamicina foram usados para proteger tulipas contra o bolor Fusarium. É observado que as folhas que crescem de bolbos de tulipas tratados com natamicina e lignosulfonato não apresentaram nenhumas manchas de bolor amarelas, ao 5 contrário dos bolbos mergulhados em apenas natamicina, nos quais se observaram algumas manchas amarelas. Contudo, nesta experiência, a qualidade dos bolbos não foi reportada.
Sumário da Invenção A presente invenção refere-se a um processo para o tratamento de um produto agricola, o qual compreende a adição de uma composição que contém fosfito e natamicina a um produto agricola. A composição deve incluir 0,1 g ou menos de lignosulfonato, preferindo-se 0,1 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno e de preferência livre de lignosulfonato ou melhor, livre de polifenol. A presente invenção também fornece uma composição compreendendo fosfito e natamicina. A proporção de fosfito para natamicina (em peso) na composição é em geral entre 2:1 a 500:1 (peso/peso), de preferência entre 3:1 e 300:1 (peso/peso) e melhor ainda entre 5:1 e 200:1 (peso/peso). A composição deve conter 10 vezes (ou mais do que 10 vezes) menos (em gramas) lignosulfonato, de preferência 10 vezes (ou mais do que 10 vezes) menos (em gramas) polifenol, do que natamicina, e ainda preferencialmente a composição é livre de lignosulfonato e melhor ainda, livre de polifenol. Esta composição pode ser usada para tratar produtos agrícolas.
Descrição detalhada da Invenção A presente invenção fornece um processo para o tratamento de um produto agricola, o qual compreende a adição de uma composição que contém fosfito e natamicina a um produto agricola, em que a composição compreende 0,1 g ou menos de lignosulfonato, de preferência 0,1 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. De preferência ainda, a composição contém 0,05 g ou menos de 6 lignosulfonato, preferencialmente 0,05 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. Ainda melhor, a composição contém 0,01 g ou menos de lignosulfonato, preferencialmente 0,01 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. Numa forma de realização privilegiada, a composição da invenção não contém lignosulfonato e de preferência não contém polifenol.
Inesperadamente, os inventores presentes observaram que a protecção de, por exemplo, bolbos, tubérculos e batatas-semente contra bolores é substancialmente melhor quando a natamicina é combinada com um composto natural de protecção da cultura, pertencendo ao grupo dos fosfitos, por exemplo, KH2PO3 ou K2HPO3 ou uma mistura de ambos os sais fosfito. Adicionalmente, foi observado que o crescimento e desenvolvimento das culturas é melhorado e o rendimento é aumentado. Também foi observado que 0 lignosulfonato não tem efeito ou tem até um efeito positivo na formação de bolor em produtos agrícolas, tais como bolbos de flor. Assim, polifenois tais como lignosulfonatos não estão substancialmente presentes na composição da invenção, ou estão presentes no processo de acordo com a presente invenção para proteger produtos agrícolas contra bolores. A presente invenção fornece uma preparação ou uma composição para o tratamento de produtos agrícolas tais como bolbos de flor, tubérculos, raízes-tubérculos, estacas enraizadas, cebolas e batatas de semente, contendo uma quantidade de fungicida de polieno e uma quantidade de um composto fosfito eficaz para prevenir o desenvolvimento de bolores. A actividade antifúngica consiste, preferencialmente, na actividade de um fungicida de polieno combinado com um sal fosfito.
Deve ser entendido que derivados de natamicina incluindo, mas não limitados a, sais ou solvatos de 7 natamicina, também podem ser aplicados nas composições da invenção. Produtos comerciais que contêm natamicina, tais como Delvocid®, podem ser incorporados numa composição da invenção. Delvocid® é o nome de marca de um produto comercial produzido por DSM Food Specialties (Holanda). 0 Delvocid® contém 50% (peso/peso) de natamicina.
Exemplos adequados de compostos fosfito são fosfitos de potássio tais como KH2PO3 ou K2HPO3, fosfitos de sódio, fosfitos de amónio, etil-hidrogenofosfonato, complexos fosetil-aluminio, ácido fosfórico ou os seus metais alcalinos ou sais de metais alcalino-terrosos, ou misturas destes compostos. A mistura de, por exemplo, KH2PO3 e K2HPO3 pode ser facilmente obtida através de, por exemplo, adição de KHO ou K2C03 a um pH final de 5,0-6,0 a uma solução de KH2P03. Compostos do tipo precursor que são metabolizados a compostos fosfito, na cultura ou planta do bolbo e batata de semente, podem também ser incluídos nas composições da presente invenção. Tais composições e a sua utilização no processo tal como aqui descrito são outro aspecto da presente invenção. Exemplos são fosfonatos tais como o complexo fosetil-aluminio. Por exemplo, numa planta, a parte etil-fosfonato desta molécula é metabolizado a um fosfito. Um exemplo de um destes compostos é o produto etil-hidrogenofosfonato comercial chamado Aliette® (Bayer, Alemanha).
Uma composição da presente invenção pode ser um sólido, por exemplo um pó, ou um líquido. Geralmente, será um líquido que pode ser usado para imersão ou para aplicar por spray, por exemplo em bolbos de flor, tubérculos, cebolas e batatas de semente. Uma composição da presente invenção irá compreender, geralmente, de 0,05 g/L a 100 g/L, e preferencialmente de 0,1 g/L a 50 g/L de um fungicida de polieno. De preferência, a quantidade é de 0,1 g/L a 3 g/L. 8
De preferência, o fungicida de polieno é a natamicina. A composição irá compreender, geralmente, de 0,5 g/L a 100 g/L e preferencialmente de 1 g/L a 50 g/L de fosfito de potássio. Privilegia-se uma quantidade de fosfito de potássio de 2 g/L a 30 g/L. De acordo com a presente invenção, também podem ser usados outros fosfitos em quantidades equimolares ao fosfito de potássio. A composição da invenção pode, opcionalmente, conter um agente de adesão, o qual melhora a adesão do composto antifúngico à superfície, por exemplo, do bolbo de flor, tubérculo, enxerto, cebola ou batatas de semente. Exemplos dos referidos agentes de adesão são produtos baseados em látex, tais como Prolong® (Holland Fyto B.V., Holanda) e Bond® (Loveland Industries Ltd.), produtos baseados em pinoleno/terpeno, tais como Nu-film® (Hygrotech Saad) e Spray-Fast® (Mandops) e polissacarídeos de cadeia longa como goma xantana e goma guar. Alternativamente, os agentes de adesão podem ser polímeros ou co-polímeros de tipos de polímeros tais como poliacrilato e polietileno.
Para tratar objectos com superfícies hidrofóbicas, tais como por exemplo, bolbos de flor, a adição de um surfactante pode ser uma vantagem. A adição opcional dos referidos compostos também está incluída nesta invenção. Exemplos de surfactantes úteis são tensoactivos aniónicos, tais como o lauril sulfato de sódio ou éteres de polietileno-alquilo ou polioxietiléteres, por exemplo, Tween® 60, 61 ou 65. Outros exemplos de surfactantes úteis são organosilicones, sulfosuccinatos, etoxilatos de álcool, etoxilatos de ácidos gordos, propoxilatos de ácidos gordos e o produto comercial Zipper® (Asepta BV, Holanda). Em adição, as composições também podem conter transportadores adequados e adjuvantes normalmente empregues em tecnologia de formulação, incluindo mas não limitado a, substâncias 9 minerais, solventes, dispersantes, agentes molhantes, estabilizadores, agentes anti-espuma e antioxidantes.
Para melhorar a eficácia e o uso prático da presente invenção, também podem ser adicionados à composição antifúngica compostos para combater insectos, nemátodes, ácaros e bactérias. Exemplos de tais compostos são Admire® (Bayer), formalina e Actellic® (Syngenta, Suiça). Em adição, a composição desta invenção também pode conter outros compostos antifúngicos, tais como por exemplo captana (fungicida de ftalimida não-sistémico), procloraz (N-propil-N-[2-(2,4,6-triclorofenoxi)etil]imidazola-1-carboxamida) e formalina e produtos comerciais conhecidos sob o nome Topsin® M (Cerexagri Inc, ingrediente activo tiofanato-metilo), Jet-5® (Certis Europe BV, Holanda, ingredientes activos ácido paracético e peróxido de hidrogénio) e Shirlan® (Syngenta, Suiça, ingrediente activo fluazinam).
As composições da presente invenção também incluem suspensões/soluções de partida concentradas e produtos secos concentrados tais como por exemplo pós, granulados e pastilhas. Eles podem ser usados para preparar composições para imersão ou para aplicação por spray em produtos agrícolas.
Adicionalmente, a invenção fornece produtos agrícolas tratados com a composição da presente invenção. Os produtos agrícolas tratados podem conter um revestimento compreendendo a composição da invenção. Exemplos dos referidos produtos agrícolas são bolbos, especialmente bolbos de flor tais como tulipa, lirio, narciso, crocus ou jacinto; outras culturas bolbosas tais como por exemplo cebolas; tubérculos, raízes-tubérculo e estacas enraizadas, tais como batatas de semente e dália. 10
As referidas culturas podem ser tratadas após a colheita antes do armazenamento por exemplo por imersão em, ou aplicação de um spray com a composição da presente invenção. Quando tratadas apenas, por exemplo, directamente após a colheita, o desenvolvimento de bolores em por exemplo bolbos de flores durante o armazenamento será prevenido. Por exemplo, os bolbos de tulipas são geralmente colhidos no Verão e plantados em Outubro-Novembro. Outros exemplos são bolbos de lírio e batatas de semente, cujas culturas são colhidas no Verão ou Outono e plantadas na Primavera.
Alternativamente, os bolbos, tubérculos ou batatas de semente podem também ser tratadas com a composição da presente invenção antes de plantadas. Isto resultará numa protecção suplementar das culturas durante a germinação no solo.
Até à data, estes bolbos de flores eram tratados com fungicidas antes de serem plantados. Surpreendentemente, nós observámos que, quando os bolbos eram tratados com um agente antifúngico antes do armazenamento, preferencialmente directamente após a colheita, se obtinha um controlo dos bolores óptimo. Directamente após a colheita, tal como usado aqui, significa durante lavagem/limpeza, directamente após a lavagem e antes do primeiro passo de secagem (antes de descascar) ou depois de descascar antes do segundo passo de secagem, por exemplo, durante os primeiros 14 dias, preferencialmente dentro dos primeiros 12 dias, preferindo-se ainda dentro dos primeiros 10 dias, especialmente dentro dos primeiros 7 dias e ainda melhor dentro dos primeiros 5 dias após a colheita. Por isso, um aspecto adicional da presente invenção pertence a um processo para a prevenção e/ou tratamento de bolbos do crescimento de bolores/fungos e/ou infecção por 11 bolores/fungos, sendo que o referido processo compreende um passo que consiste na aplicação de um agente antifúngico ou uma composição antifúngica nos bolbos directamente após a colheita dos bolbos. Numa forma de realização preferida, a composição antifúngica contém natamicina. Composições antifúngicas adequadas incluem, mas não são limitadas a, composições contendo compostos tais como por exemplo captana (fungicida de ftalimida não-sistémico), procloraz (N-propil-N-[2-(2,4,6-triclorofenoxi)etil]imidazola-1-carboxamida) e formalina e produtos comerciais conhecidos pelo nome Topsin® M (Cerexagri Inc, ingrediente activo tiofanato-metilo), Jet-5® (Certis Europe BV, Holanda, ingredientes activos ácido paracético e peróxido de hidrogénio) e Shirlan® (Syngenta, Suiça, ingrediente activo fluazinam). Numa forma de realização preferida, as composições da presente invenção são aplicadas no processo. Um perito na especialidade reconhecerá que composições antifúngicas podem conter agentes antifúngicos diferentes e podem conter ainda outros agentes/compostos adequados à utilização pretendida.
Adicionalmente, as composições da presente invenção podem ser usadas em estacas ou enxertos tal como geralmente aplicado a múltiplas plantas com flor, plantas ou culturas de interior; sementes para o crescimento de plantas novas e tratamento de sementes que são armazenadas como alimento ou alimento (por exemplo milho e trigo). Exemplos de estacas ou enxertias são o cravo, a fúcsia, o crisântemo, as rosas, plantas com frutos como o tomate, melão, pepino e beringela e plantas cultivadas em estufas A composição da invenção também pode ser usada para prevenir o crescimento de bolores/fungos e/ou a infecção por bolores/fungos em produtos agricolas armazenados, tais como grão, milho, café, feijões, grão de cacau, feijões de 12 soja, frutos silvestres tais como por exemplo morangos, citrinos tais como laranjas, toranjas e limões, uvas, pêssegos, ameixas e cerejas. Obviamente, a composição da invenção também pode ser usada durante os processos de secagem e/ou fermentação de grãos de café e cacau.
Finalmente, a composição da presente invenção também pode ser utilizada para o tratamento de culturas em crescimento nos campos incluindo, mas não limitado a, culturas de cereais tais como grão e milho, vegetais, plantas de café, plantas de cacau, árvores de fruto, videiras, morangos, plantas de pepino e tomateiros. A presente invenção também diz respeito ao uso de uma composição de acordo com a invenção para prevenir o crescimento de bolores em produtos agrícolas e/ou tratar produtos agrícolas contra o crescimento de bolores/fungos e/ou infecção por bolores/fungos.
Exemplos
Exemplo 1
Tratamento de bolbos de tulipas
Neste exemplo, trataram-se bolbos de tulipas da variedade Prominence com uma mistura 1:1 de esporos dos bolores patogénicos Fusarium oxysporum f. sp. tulipae CBS116591 e Fusarium oxyzporum f. sp. tulipae Tu467, submergindo os bolbos numa suspensão contendo 50.000-100.000 esporos por mL, durante 30 minutos. Os esporos de bolor foram obtidos usando métodos bem descritos. Deve ser considerado que neste teste de estimulação, o efeito das composições foi testado sob circunstâncias muito severas, porgue uma quantidade de esporos muito elevada foi usada. Na prática, a pressão da doença será muito menos severa. 13
Após a inoculação com esporos de bolor, os bolbos foram secos, seguindo métodos bem descritos. 40-60 minutos depois da secagem, os bolbos foram tratados com as diferentes composições descritas na Tabela 1. As composições foram preparadas de acordo com as instruções descritas no rótulo. Todas as composições continham 0,1% (v/v) do agente de adesão Prolong® (Holland Fyto, Holanda) e o surfactante Zipper® (Asepta BV, Holanda) numa concentração de 1 mL/L. Subsequentemente, os bolbos foram plantados em terra, em vasos (10 bolbos por vaso) e incubados sob condições padrão bem conhecidas para o crescimento de tulipas. A Tabela 1 mostra a percentagem de bolbos infectados para cada tratamento. Os bolbos foram examinados para a infecção por bolor quando as flores estavam na máxima floração. Para cada incubação, é apresentada a observação média de 60 bolbos. A análise estatística foi realizada após uma transformação ASIN. A LSD a P=5% foi de 6,50.
Os resultados contidos na Tabela 1 demonstram claramente que a composição desta invenção (natamicina + fosfito de potássio) resulta numa protecção muito superior contra bolores do que natamicina ou fosfito de potássio usados isoladamente. Surpreendentemente, a aplicação combinada de natamicina e fosfito de potássio leva a uma redução sinergética forte da infecção. Os resultados apresentados na Tabela 1 também demonstram que lignosulfonato de cobre isoladamente ou em combinação com natamicina não resultou na redução de bolores, e até levou a um pequeno aumento na infecção por bolor. Aparentemente, o lignosulfonato de cobre tem um efeito negativo na actividade da aplicação combinada de fosfito de potássio e/ou natamicina quando aplicada em bolbos de flor.
Exemplo 2 14
Tratamento de bolbos de tulipa
Este exemplo descreve os resultados de uma experiência realizada como descrito no Exemplo 1. Tal como realizado no Exemplo 1, ajustou-se o pH de todas as soluções a 5,7 com KHO ou K2C03, o que resulta numa mistura de dois fosfitos, KH2P03 e K2HP03.
Os resultados obtidos com a composição contendo 25% de uma mistura padrão, que é geralmente aplicada na prática, são incluídos. Esta mistura padrão contém os produtos comerciais Captana 0,5% (v/v) (546 g de composto activo por litro), Procloraz 0,3% (v/v) (450 g/L) e Topsin M 1% (v/v) (500 g/L). O número de bolbos infectados foi registado e agrupado usando o bem conhecido método estatístico ANOVA (LSD a P=5% foi 6,5). A Tabela 2 mostra que a composição desta invenção é classificada no mesmo grupo que a combinação de natamicina e a mistura padrão, o que significa que a composição de natamicina e fosfito de potássio amiga do ambiente pode eventualmente substituir a combinação de natamicina com a mistura padrão ou fungicidas. Este exemplo também ilustra que a composição desta invenção confere uma protecção muito superior contra bolores do que a mistura padrão, natamicina ou fosfito de potássio isoladamente. "D" é o controlo, bolbos não tratados.
Exemplo 3
Tratamento de bolbos de tulipa
Nesta experiência, bolbos de tulipa da variedade Prominence foram infectados logo após a colheita, com uma suspensão de esporos de Fusarium oxyzporum f. sp. tulipae CBS 116593 e tratados com as composições antifúngicas 15 apresentadas na Tabela 3. Desta vez, os bolbos não foram plantados, mas sim armazenados. Nesta experiência, a eficácia da composição antifúngica durante o armazenamento dos bolbos foi estudada.
Após a colheita, a pele seca exterior dos bolbos foi removida e os bolbos foram desinfectados através da aplicação de um tratamento com Glorix® 4% (v/v) durante 5 minutos. Os bolbos foram secos e uma lesão com alguns milímetros foi feita na superfície do bolbo usando uma faca. A ferida foi infectada com 15 pL de suspensão de esporos de Fusarium oxysporum f. sp. tulipae; desta forma, aproximadamente 10.000 esporos infectaram a ferida, após o que se tratou os bolbos com 30 pL das composições descritas na Tabela 3. Foram tratados 20 bolbos por composição. Numa experiência, o tratamento com a composição antifúngica foi aplicado 12 horas após a infecção. Os bolbos foram incubados durante 15 dias a uma temperatura de 24°C, após o que se examinou os bolbos visualmente relativamente ao crescimento de bolores. Os resultados são apresentados na Tabela 3.
Os resultados mostram claramente que a composição desta invenção protege os bolbos de flor contra a infecção por bolores durante o armazenamento. Também mostram que quando o tratamento é aplicado 12 horas após a infecção, a composição desta invenção previne até completamente o aparecimento de bolores nos bolbos.
Estes resultados também demonstram que o tratamento dos bolbos com uma composição antifúngica directamente após a colheita dos bolbos e antes do armazenamento previne o aparecimento de bolores nos bolbos.
Exemplo 4 16
Tratamento de batatas de semente
Este exemplo ilustra o efeito antifúngico de uma composição contendo natamicina e fosfito de potássio em batatas de semente contra o bolor Helminthosporium solani, o qual causa a sarna prateada, uma doença bem conhecida em batatas.
Batatas de semente colhidas de fresco contaminadas naturalmente com sarna prateada foram seleccionadas para esta experiência. As batatas de semente foram tratadas com as composições descritas na Tabela 4. Todas as composições continham 0,1% (v/v) do agente de adesão Prolong® (Holland Fyto, Holanda) e o surfactante Zipper® (Asepta BV, Holanda) numa concentração de 1 mL/L. As referidas composições foram pulverizadas nas batatas de semente, usando métodos bem conhecidos após o que, as batatas de semente foram armazenadas sob condições padrão. Para cada composição, 9 x 25 batatas de semente foram usadas; de cada composição, uma série tripla de batatas de semente (3 x 25) foi avaliada visualmente relativamente ao crescimento de bolores após 1 mês de armazenamento (t=1), após 3 meses de armazenamento (t=3) e após 6 meses de armazenamento (t=6). O crescimento de bolor é apresentado como o aumento de superfície coberta com bolores (em percentagem). Em adição, a esporulação dos bolores nas batatas de semente foi examinada, e classificada numa escala de 0 a 4 (0 = ausência de esporulação; 4 = esporulação elevada). Estes resultados são apresentados na Tabela 5.
Os resultados apresentados nas Tabelas 4 e 5 demonstram claramente que a composição desta invenção é muito eficaz na inibição do bolor da sarna prateada, durante o armazenamento de batatas de semente durante 6 meses. Também é demonstrado que a composição contendo natamicina e fosfito de potássio previne, quase completamente, a 17 esporulação do bolor durante o armazenamento, e por isso, previne a contaminação adicional durante o armazenamento de batatas de semente.
Tabela 1: Percentagem de bolbos de tulipa infectados com bolor, após diferentes tratamentos.
Ingrediente activo % de bolbos infectados Controlo 100 Natamicina (0,2 g/L) 88 Natamicina (0,5 g/L) 90 Fosfito de potássio (20 g/L) 87 Lignosulfonato de cobre (2 g/L) 97 Mistura de natamicina (0,2 g/L) e lignosulfonato de cobre (2 g/L) 100 Mistura de natamicina (0,5 g/L) e lignosulfonato de cobre (2 g/L) 95 Mistura de natamicina (0,5 g/L) e fosfito de potássio (20 g/L) 42
Tabela 2: Avaliação estatística da infecção por bolor de bolbos de tulipa tratados com diferentes composições antifúngicas.
Componente 1 Componente 2 Classificação Grupo Controlo (não tratados) - 90,0 D 120 mM fosfito - 72,9 C 200 ppm natamicina - 76, 0 C 500 ppm natamicina - 75, 0 C Mistura Standard - 51,5 B 200 ppm natamicina Mistura Standard 38,5 A 500 ppm natamicina Mistura 38, 9 A 18
Standard 200 ppm natamicina 120 mM fosfito 43,3 A 500 ppm natamicina 120 mM fosfito 39, 9 A
Tabela 3: Infecção dos bolbos de tulipa após 15 dias de armazenamento.
Composição Quantidade de bolbos com bolores visíveis (em %) Quantidade de bolbos não-infectados (em %) Controlo (não tratado) 60 40 120 mM fosfito 50 50 500 ppm natamicina 40 60 500 ppm natamicina e 120 mM fosfito 30 70 500 ppm natamicina e 120 mM fosfito (12 horas a.i.) 0 100
Tabela 4: Aumento na percentagem de superfície de batatas de semente coberta com bolor.
Tratamento t=l t=3 t=6 Água (controlo) 3,8 3,4 7,8 Fosfito 120 mM 2,5 4,0 6,9 Natamicina 2000 ppm 1,5 3,0 3,8 Natamicina 5000 ppm 0,8 2,6 3,5 Natamicina 2 000 ppm e fosfito 120 mM 0, 8 2,5 1,2 Natamicina 5000 ppm e fosfito 120 mM 1,2 2,5 1,5 19
Tabela 5: Esporulação dos bolores da sarna prateada em batatas de semente.
Tratamento t=l t=3 t=6 Água (controlo) 2,7 1,8 2,4 Natamicina 2000 ppm O co 1,1 1,8 Natamicina 5000 ppm 0, 6 1,2 0,7 Fosfito 120 mM 1,3 1,0 1,3 Natamicina 2000 ppm e fosfito 120 mM 0,3 0,3 0,1 Natamicina 5000 ppm e fosfito 120 mM 0,3 0,2 0,1
Referências
Dekker J e Langerak CJ (1979), Use of antifungal antibiotics in agriculture, with special reference to control of narcissus bulb rot with pimaricin. Abh. Akademie. Wissenschaft. DDR, Abt. Math., Naturwiss., Tech. 2N:63-74.
Lisboa, 26 de Fevereiro de 2010

Claims (14)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma composição contendo fosfito e natamicina.
2. Uma composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por uma proporção de natamicina para fosfito de 1:2 a 1:500 (peso/peso).
3. Uma composição de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o fosfito é seleccionado do grupo consistindo em fosfito de potássio, fosfito de sódio, fosfito de amónio, etil-hidrogenofosfonato, complexos fosetil-aluminio, ácido fosfórico ou os seus metais alcalinos ou sais de metais alcalino-terrosos, ou misturas destes compostos.
4. Uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pela presença de 10 vezes ou mais do que 10 vezes menos (em gramas) lignosulfonato do que natamicina.
5. Uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pela presença de 10 vezes ou mais do que 10 vezes menos (em gramas) polifenol do que natamicina.
6. Uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a lignosulfonato. 5, caracterizada pela ausência de
7. Uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pela ausência de polifenol. 2
8. Uma composição de acordo com as reivindicações 1 a 7, compreendendo ainda um composto seleccionado a partir do grupo consistindo num agente de adesão, um surfactante, e/ou um composto para combater insectos, nemátodes, ácaros e/ou bactérias.
9. Uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, compreendendo ainda uma substância mineral, um solvente, um dispersante, um agente molhante, um estabilizador, um agente anti-espuma ou um antioxidante.
10. Processo para o tratamento de um produto agricola, o qual compreende a adição de uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9 ao produto agricola.
11. Um produto agricola tratado com a composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
12. Um produto agrícola de acordo com a reivindicação 11, em que o produto é seleccionado a partir do grupo consistindo em bolbos, tubérculos, raízes-tubérculo, batatas de semente, estacas enraizadas, estacas, enxertos, cebolas, grão, milho, trigo, grãos de café, grãos de cacau, feijões de soja, sementes, frutos silvestres, citrinos tais como laranjas, toranjas e limões, uvas, pêssegos, ameixas, cerejas, culturas de cereais, vegetais, plantas de café, plantas de cacau, árvores de fruto, videiras, morangos, plantas de pepino e tomateiros.
13. Uso de uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9 para prevenir e/ou tratar produtos agrícolas do desenvolvimento de bolores. 3
14. Um processo para a prevenção, tratamento ou ambos, do crescimento de bolor num bolbo, o qual compreende a adição ao bolbo de uma composição antifúngica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, directamente após a colheita do bolbo. Lisboa, 26 de Fevereiro de 2010
PT07787596T 2006-07-17 2007-07-16 Uma nova composição antifúngica PT2053921E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06117331 2006-07-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2053921E true PT2053921E (pt) 2010-03-04

Family

ID=37510076

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07787596T PT2053921E (pt) 2006-07-17 2007-07-16 Uma nova composição antifúngica

Country Status (24)

Country Link
US (1) US8524635B2 (pt)
EP (1) EP2053921B1 (pt)
JP (1) JP5162794B2 (pt)
CN (1) CN101489392B (pt)
AP (1) AP2568A (pt)
AT (1) ATE452535T1 (pt)
AU (1) AU2007275161B8 (pt)
BR (1) BRPI0715498A2 (pt)
CA (1) CA2658392A1 (pt)
CO (1) CO6150091A2 (pt)
CR (1) CR10569A (pt)
CY (1) CY1110896T1 (pt)
DE (1) DE602007003994D1 (pt)
DK (1) DK2053921T3 (pt)
EA (1) EA014045B1 (pt)
ES (1) ES2338181T3 (pt)
IL (1) IL196557A (pt)
MX (1) MX2009000613A (pt)
NZ (1) NZ574946A (pt)
PL (1) PL2053921T3 (pt)
PT (1) PT2053921E (pt)
SI (1) SI2053921T1 (pt)
WO (1) WO2008009657A2 (pt)
ZA (1) ZA200901130B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PE20091532A1 (es) * 2007-12-19 2009-10-03 Dsm Ip Assets Bv Tratamiento de plantas de platano y papa con una nueva composicion antifungica
MX2009002351A (es) * 2008-03-07 2009-09-25 Plant Protectants Llc Metodos para proteger cultivos de la descomposicion microbiana de post cosecha.
MX2010012844A (es) * 2008-06-12 2010-12-14 Basf Se Sales calcicas del acido fosforoso para aumentar la eficacia de fungicidas.
EP2398327B1 (en) * 2009-02-17 2012-12-19 DSM IP Assets B.V. Polyene antifungal compositions
CN103781347B (zh) * 2011-08-09 2016-08-17 罗地亚管理公司 可润湿且不可浸出的泥炭藓、制备方法及使用方法
EP2793570B1 (en) 2011-12-22 2016-04-13 DSM IP Assets B.V. Seed treatment composition
JP2015509530A (ja) 2012-03-05 2015-03-30 セラディス ベー.フェー. 殺生物剤強化のためのナタマイシン及び/又はホスファイトを含む多価電解質複合体
AR093625A1 (es) * 2012-11-29 2015-06-17 Bayer Cropscience Lp Metodos para controlar patogenos fungicos mediante fungicidas de polieno
MD719Z (ro) * 2013-06-11 2014-08-31 Институт Зоологии Академии Наук Молдовы Procedeu de tratare a cartofului contra nematodului Ditylenchus destructor
US20160213051A1 (en) 2013-09-04 2016-07-28 Ceradis B.V. Processed edible product comprising a polyelectrolyte complex and an antimicrobial compound
US10056522B2 (en) 2014-12-05 2018-08-21 Solarcity Corporation System and apparatus for precision automation of tab attachment for fabrications of solar panels
WO2024094628A2 (en) * 2022-11-02 2024-05-10 Syngenta Crop Protection Ag Method of controlling, limiting or preventing oomycetes

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4148891A (en) * 1974-07-03 1979-04-10 Gist-Brocades N.V. Antifungal preparations
RO80510B1 (ro) 1979-07-30 1983-02-28 Institutul De Cercetari Pentru Protectia Plantelor Preparat pentru combaterea putregaiurilor tuberculilor, bulbilor si tuberobulbilor
AU666415B2 (en) * 1993-01-27 1996-02-08 Dsm Ip Assets B.V. A fungicide composition to prevent the growth of mould on foodstuff and agricultural products
EP0608575A1 (en) * 1993-01-27 1994-08-03 Dsm N.V. A composition which is cured by exposure to ultraviolet light in the absence of solvent
ATE208133T1 (de) * 1994-04-11 2001-11-15 Dsm Nv Stabile natamycin-suspensionen
US6150143A (en) * 1996-02-09 2000-11-21 Gist-Brocades B.V. Natamycin recovery
CA2257864A1 (en) 1996-06-07 1997-12-18 Gist-Brocades B.V. Fungicidal composition for treatment of plant bulbs
PT867124E (pt) * 1997-03-18 2004-10-29 Dsm Ip Assets Bv Composicao antifungica
US6655081B1 (en) * 1999-07-01 2003-12-02 Dsm N.V. Mushrooms
FR2819992B1 (fr) 2001-01-31 2007-05-11 Jean Louis Soyez Composition fongicide a base de phosphite acide de potassium pour la lutte contre les maladies cryptomatiques des plantes, et procede de traitement
WO2004066730A1 (en) * 2003-01-27 2004-08-12 Plant Research International B.V. Compositions comprising lignosulfonates for improving crop yields and quality
CN100496245C (zh) 2003-06-02 2009-06-10 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 游霉素杀真菌剂的稳定水溶液
WO2005060752A1 (de) * 2003-11-27 2005-07-07 Basf Aktiengesellschaft Fungizide mischungen zur bekämpfung von reispathogenen
CN104273636A (zh) * 2004-09-23 2015-01-14 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 抗微生物组合物
US7727966B2 (en) * 2004-10-28 2010-06-01 Dsm Ip Assets B.V. Stable needle-shaped crystals of natamycin
CA2612106A1 (en) * 2005-06-21 2006-12-28 Bayer Cropscience Sa Fungicide composition comprising a phosphorous acid derivative, a mandelamide type compound and a further fungicide compound
DK1931206T3 (en) * 2005-10-04 2015-03-23 Dsm Ip Assets Bv Enhanced antifungal composition
WO2008068308A2 (en) * 2006-12-08 2008-06-12 Dsm Ip Assets B.V. Post-harvest treatment of fruits with an antifungal composition
DK2117512T3 (en) * 2007-03-15 2018-06-06 Dsm Ip Assets Bv STABILIZED MICRONIZED PARTICLES
CN101754683A (zh) * 2007-07-19 2010-06-23 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 用多烯抗真菌化合物处理食物、饲料和农业产品的改进方法
EA020188B1 (ru) * 2007-10-12 2014-09-30 ДСМ АйПи АССЕТС Б.В. Способ изготовления созревающего в упаковке сыра, упаковка для созревания сыра и сыр
PE20091532A1 (es) * 2007-12-19 2009-10-03 Dsm Ip Assets Bv Tratamiento de plantas de platano y papa con una nueva composicion antifungica
EP2398327B1 (en) * 2009-02-17 2012-12-19 DSM IP Assets B.V. Polyene antifungal compositions
NZ594632A (en) * 2009-02-17 2013-09-27 Dsm Ip Assets Bv Process for foil ripening of cheese

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008009657A3 (en) 2008-04-17
EA014045B1 (ru) 2010-08-30
NZ574946A (en) 2010-11-26
EP2053921B1 (en) 2009-12-23
CN101489392B (zh) 2013-08-21
MX2009000613A (es) 2009-07-02
AU2007275161B8 (en) 2011-12-22
ZA200901130B (en) 2009-12-30
JP2009543848A (ja) 2009-12-10
WO2008009657A2 (en) 2008-01-24
CN101489392A (zh) 2009-07-22
SI2053921T1 (sl) 2010-04-30
AU2007275161A1 (en) 2008-01-24
AP2009004739A0 (en) 2009-02-28
CY1110896T1 (el) 2013-09-04
ATE452535T1 (de) 2010-01-15
DK2053921T3 (da) 2010-04-19
CR10569A (es) 2009-06-01
ES2338181T3 (es) 2010-05-04
JP5162794B2 (ja) 2013-03-13
US8524635B2 (en) 2013-09-03
US20100050512A1 (en) 2010-03-04
CO6150091A2 (es) 2010-04-20
IL196557A0 (en) 2009-11-18
EP2053921A2 (en) 2009-05-06
PL2053921T3 (pl) 2010-05-31
BRPI0715498A2 (pt) 2013-03-19
EA200900194A1 (ru) 2009-06-30
IL196557A (en) 2014-01-30
AP2568A (en) 2013-01-21
DE602007003994D1 (de) 2010-02-04
AU2007275161B2 (en) 2011-09-01
CA2658392A1 (en) 2008-01-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2007275161B8 (en) A new antifungal composition
CN107920513A (zh) 含有百里香酚或香芹酚、表面活性剂和溶剂的用于控制害虫或调节植物生长的水性组合物
KR20030069803A (ko) 식물 병원체를 제어하기 위한 방법 및 조성물
JPWO2005112638A1 (ja) 植物または微生物への希少糖の使用
UA125927C2 (uk) Спосіб зменшення шкоди, завданої цільовій живій рослині та продукту рослинного походження сільськогосподарським шкідником
JP4757447B2 (ja) 植物のストレス緩和剤および生長促進剤
CN105431045A (zh) 微生物农业
BE1026779A9 (nl) Samenstelling omvattende een cholinezout van een vetzuur en het gebruik daarvan als fungicide
Manzoor et al. Impact of different biocidal compounds for improvement of vase life and quality of cut flowers: A review
CN108260593B (zh) 一种杀菌组合物
CN105431044A (zh) 微生物农业
CN103988843B (zh) 一种杀菌组合物
Enríquez-Castro et al. Innovation in food products using ozone technology: Impact on quality assurance
WO2018210880A1 (en) Stilbenes for pre-harvest treatment and crop protection
WO2018011046A1 (en) Process to improve crop yield
CN114097802B (zh) 一种含氟环唑和稻瘟灵的乳油剂型
Yousif et al. Evaluation of salicylic acid solution on fungus Botrytis cinerea that caused strawberry gray mold
Koley et al. Standardization of holding solution to enhance vase life and postharvest quality of cut stem of bird of paradise, Strelitzia reginae Ait
Ezz et al. Relationship between leaf mineral composition of Washington Navel orange and both productivity and storability under applied some materials.
US20170258096A1 (en) Compositions and methods to treat plant pathogens
JP2024054094A (ja) 地際部処理用植物糸状菌起因病害抑制剤、植物の糸状菌起因病害抑制方法、地際部処理用植物葉部シグナル伝達関連遺伝子発現促進剤、植物の葉部シグナル伝達関連遺伝子発現促進方法、地際部処理用植物主根部シグナル伝達関連遺伝子発現促進剤、及び、植物の主根部シグナル伝達関連遺伝子発現促進方法
EP3484292A1 (en) Process to improve crop yield
Pitblado The Development of Pest Management Strategies for Insect and Plant Diseases in Processing Vegetables-2000
HASSAN INFLUENCE OF 8-HYDROXYQUINOLINE SULPHATE AND SUCROSE TREATMENTS ON THE POSTHARVEST QUALITY OF Strelitzia reginae AND Hippeastrum vittatum CUT FLOWERS
US20150150264A1 (en) Alkali Metal Bisulfate Method