BRPI0715498A2 - nova composiÇço antiféngica - Google Patents

nova composiÇço antiféngica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715498A2
BRPI0715498A2 BRPI0715498-4A BRPI0715498A BRPI0715498A2 BR PI0715498 A2 BRPI0715498 A2 BR PI0715498A2 BR PI0715498 A BRPI0715498 A BR PI0715498A BR PI0715498 A2 BRPI0715498 A2 BR PI0715498A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
natamycin
composition according
phosphite
composition
bulbs
Prior art date
Application number
BRPI0715498-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Ferdinand Theodorus Josef Rijn Van
Der Krieken Wilhelmus Maria Van
Lucas Henricus Stevens
Jacobus Stark
Original Assignee
Dsm Ip Assets Bv
Plant Res Int Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dsm Ip Assets Bv, Plant Res Int Bv filed Critical Dsm Ip Assets Bv
Publication of BRPI0715498A2 publication Critical patent/BRPI0715498A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/26Phosphorus; Compounds thereof

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

NOVA COMPOSIÇçO ANTIFUNGICA. A presente invenção relaciona-se a um processo para o tratamento de um produto agrícola que compreende a adição de uma composição que compreende fosfito e natamicina ao produto agrícola em que a composição compreende preferivelmente menos de 0,1 g de lignosulfonato, mais preferivelmente menos de 0,1 g de polifenol, por grama de natamicina e é ainda mais preferivelmente livre de lignosulfonato e mais preferivelmente livre de polifenol.

Description

NOVA COMPOSIÇÃO ANTIFÚNGICA Campo da invenção
A presente invenção relaciona-se às novas composições antifúngicas para o tratamento de culturas agrícolas, tais como bulbos de flores, tubérculos, raízes tuberosas, reservas de raiz, cebolas e semente de batatas. Fundamentos da invenção
O cultivo de plantas bulbosas e tuberosas é um processo difícil. Na maior parte após a colheita os bulbos ou tubérculos são armazenados por períodos prolongados de diversos meses antes que sejam plantados na terra outra vez. Após a re-plantação, a maioria leva diversas semanas até diversos meses antes que a planta se desenvolva. Além disso, a maioria dessas culturas é crescida em ambiente aberto, onde todo o tipo de influências negativas determina o desenvolvimento da colheita, por exemplo mofos, insetos, parasitas e condições de tempo, tal como umidade muito elevada. Também, durante o armazenamento e transporte a qualidade dos bulbos ou tubérculos pode ser afetada em uma maneira negativa. Para evitar a deterioração dos bulbos ou tubérculos, são na maioria armazenados sob circunstâncias ambientais mais ou mais menos controladas.
Embora os bulbos e tubérculos sejam submetidos às várias ameaças bióticas e abióticas, o desenvolvimento de mofos durante o armazenamento e após o plantio pode ser considerado como um dos principais problemas. Somente nos Países Baixos as perdas econômicas devido à cobertura de mofo de bulbos de flor são estimadas em 200 milhões de euros por ano, isso apesar do uso extensivo de fungicidas sintéticos. Nos bulbos de flor dos quais tulipa e lírio são as culturas mais importantes, as espécies de Fusarium (por exemplo, Fusarium oxysporum) e Penicillium são conhecidos por causar a maioria dos problemas. Entretanto, nestes e em outros bulbos também outros mofos, tais como espécies de Botrytis, espécie de Stagnospora, espécie de Rhizoctonia e espécie de Pythium podem ocorrer. Na semente de batatas espécie de Fusarium (por exemplo, Fusarium solani) , Rhizoctonia solani, Helminthosporium solani, espécie de Phoma e espécie Penicillium são exemplos de mofos patogênicos conhecidos.
Desde que devido ao regulamento recente da EU é esperado que alguns dos fungicidas sintéticos freqüentemente usados sejam banidos, os problemas futuros a respeito de mofos são esperados de se tornarem piores. Para prevenir perdas econômicas consideráveis para a indústria no futuro próximo, há uma necessidade para fungicidas naturais ambientalmente ecológicos. Também, de um ponto ambiental e saudável de vista é importante obter alternativas para os fungicidas sintéticos prejudiciais que são aplicados hoje em dia.
Por muitas décadas o antimicótico de macrolídeo de polieno natamicina tem sido usado para prevenir o crescimento fúngico em produtos alimentares, tais como queijos e lingüiças. Esse conservante natural, que é produzido por fermentação usando Streptomyces natalensis, é usado extensamente por todo o mundo como um conservante de alimento e tem um longo histórico de uso seguro na indústria alimentícia. É muito eficaz contra todos os mofos de degradação de alimento conhecidos. Embora a natamicina seja aplicada por muitos anos, por exemplo, na indústria de queijo até agora o desenvolvimento de espécies resistentes a mofo nunca foi observado.
Os queijos e lingüiças são tratados por imersão ou pulverizados com uma suspensão de natamicina em água. Os queijos podem também ser cobertos por uma emulsão de um revestimento plástico de na maior parte acetato de polivinila em água contendo natamicina. As embalagens aplicadas em lingüiças podem ser embebidas em uma suspensão saturada de natamicina. No caso das bebidas, tal como sucos de fruta, a natamicina é simplesmente dissolvida no produto final.
A natamicina tem uma solubilidade baixa em uma água de 3 0 a 50 ppm; somente a fração dissolvida tem atividade antifúngica. Desde que a natamicina tem uma MIC (concentração inibitória mínima) de menos de 10 ppm para a maioria dos fungos, a concentração dissolvida é na maioria dos casos suficiente para prevenir o desenvolvimento de mofo. Sob condições higiênicas normais a desnaturação de 2 0 natamicina dissolvida é compensada pela dissolução de natamicina a partir de cristais e difusão sobre a superfície ao local de contaminação.
Já nos anos 70 descobriu-se que a natamicina (pimaricina) poderia ser de valor para o controle de doenças de planta fúngicas em bulbos de flor (ver Dekker e Langerak (1979)). Demonstrou-se que a natamicina era tão eficaz quanto mercúrio orgânico ou formalina para prevenir a propagação de Fusarium oxysporum nos banhos de água em que os bulbos eram mergulhados por duas horas em 43,50C para eliminar nematóides, insetos e ácaros. A natamicina eliminou eficazmente o mofo Fusarium prevenindo a contaminação cruzada de bulbos doentes para saudáveis no banho de água.
Entretanto, apesar desses resultados positivos de trinta anos atrás e a observação que sob condições de laboratório a natamicina era eficaz em combater espécies fúngicas ocorrendo em culturas tais como bulbos de flor, tubérculos e sementes de batata, na prática o tratamento dessas culturas com concentrações mais elevadas de natamicina não era eficaz em prevenir o desenvolvimento de mofo. Portanto, até agora esse agente antifúngico ecologicamente correto nunca foi aplicado na prática, por exemplo, em bulbos de flor e em culturas sensíveis a mofo comparáveis, tais como tubérculos, cebolas e sementes de batata.
No pedido de patente WO 2004/067699 é divulgado que uma composição contendo lignosulfonatos junto com uma seleção ampla de outros compostos pode proteger culturas agrícolas contra as ameaças, tais como ervas daninhas, estresses bióticos e abióticos, insetos, nematóides e micro-organismos patogênicos, tais como mofos, bactérias e vírus. Os polifenóis e especialmente os lignosulfonatos são aplicados para melhorar a eficácia de outros compostos ativos, tais como pesticidas, fungicidas, herbicidas e compostos de proteção de planta. A natamicina é mencionada como um exemplo de um fungicida apropriado, enquanto o fosfito de potássio é mencionado como um exemplo de um composto de proteção de planta. No exemplo 3 de WO 2004/067699 é demonstrado que a combinação natamicina- lignosulfonato foi eficaz contra o desenvolvimento de Botrytis em pontas de folha. No exemplo 11 um experimento é descrito em que o lignosulfonato e natamicina foram usados para proteger tulipas contra o mofo Fusarium. É observado que o crescimento de folhas dos bulbos de tulipa tratados com natamicina e lignosulfonato não mostrou nenhum ponto amarelo de mofo comparado com os bulbos mergulhados em natamicina sozinha onde alguns pontos amarelos foram observados. Entretanto, nesse experimento a qualidade dos bulbos não foi relatada. Sumário de invenção
A presente invenção relaciona-se a um processo para o tratamento de um produto agrícola que compreende a adição de uma composição que compreende fosfito e um fungicida de polieno ao produto agrícola. Preferivelmente, a composição compreende 0,1 g ou menos de lignosulf onato, mais preferivelmente 0,1 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno e é ainda mais preferivelmente livre de lignosulfonato e mais preferivelmente livre de polifenol.
A presente invenção fornece também uma composição
compreendendo fosfito e natamicina. A relação de fosfito para natamicina (em peso) na composição é em geral entre 2:1 a 500:1 (p/p), preferivelmente entre 3:1 a 300:1 (p/p) e mais preferivelmente entre 5:1 a 200:1 (p/p). Preferivelmente, na composição 10 vezes (ou mais de 10 vezes) menos (em grama) de lignosulfonato, mais preferivelmente 10 vezes (ou mais de 10 vezes) menos (em grama) de polifenol, está presente do que natamicina e ainda mais preferivelmente a composição é livre de lignosulfonato e mais preferivelmente é livre de polifenol. Essa composição pode ser usada para tratar produtos agrícolas.
Descrição detalhada da invenção
A presente invenção fornece um processo para o tratamento de um produto agrícola que compreende a adição de uma composição que compreende fosfito e um fungicida de polieno ao produto agrícola, em que a composição compreende 0,1 g ou menos de lignosulfonato, preferivelmente 0,1 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. Mais preferivelmente, a composição compreende 0,05 g ou menos de lignosulfonato, preferivelmente 0,05 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. Mais preferivelmente, a composição compreende 0,01 g ou menos de lignosulfonato, preferivelmente 0,01 g ou menos de polifenol, por grama de fungicida de polieno. Em uma modalidade preferida, a composição da invenção é livre de lignosulfonato e mais preferivelmente livre de polifenol.
Inesperadamente os presentes inventores descobriram que a proteção de, por exemplo, bulbos, tubérculos e
2 0 sementes de batata contra os mofos é perceptivelmente
melhorada quando um fungicida de polieno, por exemplo, natamicina, é combinado com um composto natural de proteção de colheita natural pertencendo ao grupo dos fosfitos, por exemplo, KH2PO3 ou K2HPO3 ou uma mistura de ambos sais de fosfito. Além disso, descobriu-se que o crescimento e desenvolvimento das culturas são melhorados e o rendimento é aumentado. Também descobriu-se que o lignosulfonato não tem ou mesmo tem um efeito positivo na formação de mofo em produtos agrícolas, tal como bulbos de flor. Portanto,
3 0 substancialmente nenhum polifenol, tal como lignosulfonatos estão presentes na composição da invenção ou estão presentes no processo de acordo com a presente invenção para proteger produtos agrícolas contra os mofos.
A presente invenção fornece uma preparação ou uma composição para o tratamento de produtos agrícolas, tais como bulbos de flor, tubérculos, raízes tuberosas, reservas de raiz, cebolas e sementes de batata, compreendendo uma quantidade de fungicida de polieno e uma quantidade de um composto de fosfito eficaz para prevenir o desenvolvimento de mofos. Preferivelmente, a atividade antifúngica consiste na atividade de um fungicida de polieno combinado com um
sal de fosfito.
Os exemplos apropriados de fungicidas de polieno aplicados na composição da invenção são natamicina, nistatina, anfotericina B, filipina e lucensomicina. O fungicida de polieno preferido é natamicina. Em uma modalidade da invenção as composições podem também conter dois ou mais fungicidas de polieno diferentes. Deve ser compreendido que os derivados de fungicidas de polieno
2 0 incluindo, mas não limitado a, sais ou solvatos de
fungicidas de polieno ou formas modificadas de fungicidas de polieno podem também ser aplicadas nas composições da invenção. Os produtos comerciais que contêm a natamicina, tal como Delvocid® podem ser incorporados em uma composição da invenção. Delvocid® é o nome comercial de um produto comercial produzido por DMS Food Specialties (Holanda) . Delvocid® contém 50% (p/p) de natamicina.
Os exemplos apropriados de compostos de fosfito são fosfitos de potássio, tais como KH2PO3 e K2HPO3, fosfitos de
3 0 sódio, fosfitos de amônia, fosfonato de hidrogênio etila, complexos de fosetil-alumínio, ácido fosforoso ou seus sais alcalinos ou alcalinos terrosos, ou misturas desses compostos. Uma mistura de, por exemplo, KH2PO3 e K2HPO3 pode facilmente ser obtida por, por exemplo, adicionando KOH ou K2HPO3 a um pH final de 5,0-6,0 a uma solução de KH2PO3. Os compostos do tipo precursor que no bulbo, semente-batata, a ciltivo ou planta são metabolizados em compostos de fosfito podem também ser incluídos nas composições da presente invenção. Tais composições e seus usos no processo como descrito aqui são um outro aspecto da presente invenção. Os exemplos são fosfonatos, tais como o complexo fosetil- alumínio. Em, por exemplo, em uma planta a parte fosfonato de etila dessa molécula é metabolizada em um fosfito. Um exemplo de tal composto no produto de fosfonato de hidrogênio etila comercial chamado Aliette® (Bayer, Alemanha).
Uma composição da presente invenção pode ser um sólido, por exemplo, um pó, ou um líquido. Geralmente, será um líquido que possa ser usado para a imersão ou pulverização, por exemplo, dos bulbos de flor, tubérculos, cebolas e sementes de batata. Uma composição da presente invenção geralmente compreenderá 0,05 g/l a 100 g/l e pref erivelmente 0,1 g/l a 50 g/l de um fungicida de polieno. Preferivelmente, a quantidade é de 0,1 g/l a 3 g/l. Preferivelmente, o fungicida de polieno é natamicina. A composição geralmente compreenderá 0,5 g/l a 100 g/l e preferivelmente 1 g/l a 50 g/l de fosfito de potássio. Mais preferivelmente, a quantidade de fosfito de potássio é de 2 g/l a 30 g/l. De acordo com a presente invenção também 3 0 outros fosfitos podem ser usados em quantidades equimolares ao fosfito de potássio.
A composição da invenção pode opcionalmente conter um agente de aderência, que melhora a aderência do composto antifúngica à superfície de, por exemplo, bulbo de flor, tubérculo, corte, cebola ou semente-batata. Exemplos de tais agentes de aderência são produtos à base de látex como Prolong® (Holland Fyto B.V., Holanda) e Bond® (Loveland Industries Ltd), produtos à base de pinoleno/terpeno como Nu-film® (Hygrotech Saad) e Spray-Fast® (Mandops) e os polissacarídeos de cadeia longa como a goma xantana e a goma guar. Alternativamente, os agentes de aderência podem ser polímeros ou copolímeros dos tipos de polímeros, tais como poliacrilato e polietileno.
Para tratar objetos com uma superfície hidrofóbica, tal como, por exemplo, bulbos de flor, a adição de um tensoativo pode ser vantagem. A adição opcional dos referidos compostos é também incluída nessa invenção. Os exemplos de tensoativos úteis são tensoativos aniônicos, tais como lauril sulfato de sódio ou éteres de alquil polietileno ou polioxietiléteres, por exemplo, Tween® 60, 61 ou 65. Outros exemplos de tensoativos úteis são organo silicones, sulfosuccinatos, etoxilados de álcool, etoxilados de ácido graxo, propoxilados de ácido graxo e o produto comercial Zipper® (Asepta BV, Holanda). Além disso, as composições podem também conter veículos e adjuvantes apropriados empregados ordinariamente na tecnologia de formulação, incluindo, mas não limitados a, substâncias minerais, solventes, dispersantes, agentes umidificantes, estabilizantes, agentes antiespuma e antioxidantes. 3 0 Para melhorar a eficácia e o uso prático da presente invenção os compostos também para combater insetos, nematóides, ácaros e bactérias podem ser adicionados à composição antifúngica. Exemplos de tais compostos são Admire® (Bayer), formalina e Actellic® (Syngenta, Suíça). Além disso, a composição dessa invenção pode também conter outros compostos antifúngicos, tais como, por exemplo Captan (fungicida de ftalimida não sistêmica), Prochloraz (N-propil-N- [2- (2,4,6-triclorofenóxi)etila]imidazol-1- carboxamida e formalina e produtos comerciais conhecidos sob o nome Topsin® M (Cerexagri Inc, ingrediente ativo tiofanaat-metila) , Jet-5® (Certis Europa BV, Holanda, ingrediente ativo ácido e hidrogenoperóxido peracético) e Shirlan® (Syngenta, Suíça, ingrediente ativo fluazinam).
As composições da presente invenção também incluem o suspensões/soluções de matéria-prima concentrada e produtos secos concentrados, tais como, por exemplo pós, granulados e comprimidos. Podem ser usados para preparar composições para a imersão ou pulverização dos produtos agrícolas.
Além disso, a invenção fornece produtos agrícolas tratados com uma composição da presente invenção. Os produtos agrícolas tratados podem conter um revestimento compreendendo uma composição da invenção. Os exemplos de tais produtos agrícolas são bulbos, especialmente bulbos de flor, tais como tulipa, lírio, narciso, crocus ou jacinto; outras culturas bulbosas, tais como, por exemplo cebolas; tubérculos, raízes tuberosas e matérias-primas de raiz, tais como sementes de batata e dália.
As referidas culturas podem ser tratadas após a colheita antes do armazenamento, por exemplo, pela imersão ou pulverização com uma composição da presente invenção. Quando tratado apenas, por exemplo, diretamente após colheita, o mofamento, por exemplo crescimento de mofo de, por exemplo, bulbos de flor durante o armazenamento será prevenido. Por exemplo, os bulbos de tulipas são geralmente colhidos no verão e plantados em Outubro-Novembro. Outros exemplos são bulbos de lírio e as sementes de batata, essas culturas são colhidas no verão ou outono e plantadas na primavera.
Alternativamente, os bulbos, tubérculos ou sementes de batata podem também ser tratados com uma composição da presente invenção logo antes de plantar. Isso dará uma proteção extra às culturas durante a germinação na terra.
Até agora os bulbos, tais como bulbos de flor foram tratados com fungicidas logo antes de plantar. De forma surpreendente, descobrimos que quando os bulbos são tratados com um agente antifúngico antes do armazenamento, preferivelmente diretamente após a colheita, um controle ótimo de mofos é conseguido. Diretamente após a colheita, como usado aqui meios durante a lavagem/limpeza, logo após a lavagem antes da primeira etapa de secagem (antes de descascar) ou após descascar antes da segunda etapa de secagem, por exemplo, dentro dos primeiros 14 dias, preferivelmente dentro dos primeiros 12 dias, mais preferivelmente dentro dos primeiros 10 dias, particularmente dentro dos primeiros 7 dias e mai particularmente dentro dos primeiros 5 dias após a colheita. Assim, um aspecto adicional da presente invenção pertence a um processo para a prevenção e/ou tratamento de bulbos da mofagem, isto é crescimento de mofo/fungo e/ou 3 0 infecção de mofo/fungo, o referido processo compreendendo a
s etapa de aplicação de um agente antifúngico ou uma composição antifúngica aos bulbos diretamente após A colheita dos bulbos. Em uma modalidade preferida, a composição antifúngica compreende natamicina. As composições antifúngica apropriadas incluem, mas não são limitadas a, composições compreendendo compostos, tais como, por exemplo Captan (fungicida de ftalimida não sistêmica), Prochloraz (N-propil-N-[2-(2,4,6-
triclorofenoxi)etila]imidazol-l-carboxamida e formalina e produtos comerciais conhecidos sob nome de Topsin® M (Cerexagri Inc, ingrediente ativo tiofanaat-metila), Jet-5® (Certis Europe BV, Holanda, ingredientes ativos ácido e hidrogenoperóxido peracético) e Shirlan® (Syngenta, Suíça, ingrediente ativo fluazinam). Em uma modalidade preferida as composições da presente invenção estão sendo aplicadas no processo. Uma pessoa hábil na técnica apreciará que as composições antifúngicas podem compreender agentes antifúngicos diferentes e podem ainda compreender outros agentes/compostos apropriados para o uso pretendido. Além disso, as composições da presente invenção podem
ser usadas em cortes ou enxertos, tais como geralmente aplicados para multiplicar plantas de flor, plantas em interiores ou culturas; sementes para o crescimento de plantas novas e o tratamento de sementes que são armazenadas como alimento (por exemplo, milho e trigo) . Exemplos de cortes ou enxertos são cravo, fuchsia, crisantemo, rosas, plantas de fruta como tomate, melão, pepino, e beringela e plantas crescidas em estufas.
A composição da invenção pode também ser usada para 3 0 prevenir o crescimento de mofo/fungo e/ou infecção de mofo/fungo em produtos agrícolas armazenados, tais como grão, milho, café, feijões, grãos de cacau, grãos de soja, bagas, tais como, por exemplo morangos, frutas cítricas, tais como por exemplo, laranjas, grapefruits e limões, uvas, pêssegos, ameixas e cerejas. Naturalmente, a composição da invenção pode também ser usada durante o processo de secagem e/ou fermentação de grãos de café e cacau.
Finalmente, a composição da presente invenção pode também ser usada para o tratamento de culturas em crescimento no campo incluindo, mas não limitado a, cultivos de cereal, tais como grão e milho, vegetais, plantas de café, planta de cacau, árvores frutíferas, plantas videiras, morangos, plantas de pepino e plantas de tomate.
A presente invenção é também referida com o uso de uma composição de acordo com a invenção para prevenir os produtos agrícolas do mofo e/ou tratar produtos agrícolas contra mofagem, isto é o crescimento de mofo/fungo e/ou infecção de mofo/fungo. Exemplos Exemplo 1
Tratamento de bulbos de tulipa
Nesse exemplo os bulbos de tulipa da variedade Prominence foram tratados com uma mistura de 1:1 de esporos de mofos patogênicos Fusarium oxysporum f. sp. tulipae CBS116591 e Fusarium oxysporum f. sp. tulipae Tu4 67 submergindo os bulbos por 3 0 minutos em uma suspensão contendo 50.000-100.000 esporos por ml. Os esporos de mofo foram obtidos usando métodos bem conhecidos. Deve-se observar que nesse teste desafio o efeito das composições foi testado sob circunstâncias muito severas, porque um número muito elevado de esporos de mofo foi usado. Na realidade, a pressão de doença será mais menos severa.
Após a inoculação com esporos de mofo os bulbos foram secos seguindo métodos bem conhecidos. 40-60 minutos após a secagem os bulbos foram tratados com composições diferentes descritas na tabela 1. As composições foram preparadas de acordo com as instruções descritas no rótulo. Todas as composições continham 0,1% (v/v) do agente de aderência Prolong® (Holland Fyto, Holanda) e do tensoativo Zipper® (Asepta BV, Holanda) em uma concentração de 1 ml/l. Subseqüentemente, os bulbos foram plantados em terra em potes (10 bulbos por pote) e incubados sob condições padrão conhecidas para o crescimento de tulipas.
A tabela 1 mostra a porcentagem de bulbos infectados para cada tratamento. Os bulbos foram examinados para infecção de mofo quando as flores estavam em pleno florescimento. Para cada incubação a observação média de 60 bulbos é dada. A análise estatística foi realizada após uma transformação ASIN. A LSD em P=5% foi 6,50.
Os resultados na tabela 1 demonstram claramente que a composição dessa invenção (natamicina + fosfito de potássio) dá uma proteção muito melhor contra mofos do que a natamicina ou o fosfito de potássio sozinho. De forma surpreendente, a aplicação combinada de natamicina e fosfito de potássio conduzem à uma redução sinérgica forte na infecção. Os resultados apresentados na tabela 1 demonstram também que o lignosulfonato de cobre puro ou em combinação com natamicina não conduziu à redução de mofos, mas nivelam à um pequeno aumento na infecção de mofo. Aparentemente, o lignosulfonato de cobre tem um efeito negativo na atividade de aplicação combinada de fosfito de potássio e/ou natamicina quando aplicado em bulbos de flor.
Exemplo 2
Tratamento de bulbos de tulipa
Este exemplo descreve os resultados de um experimento realizado como descrito no exemplo 1. Como no experimento realizado no exemplo 1, o pH de todas as soluções foi ajustado para 5,7 com KOH ou K2CO3 que resultam em uma mistura de dois fosfitos, KH2PO3 e K2HPO3.
Os resultados obtidos com uma composição compreendendo 25% de um coquetel padrão que é geralmente aplicado na prática são incluídos. Esse coquetel padrão contém os produtos comerciais 0,5% (v/v) de Captan (546 gramas de ingrediente ativo por litro), 0,3% (v/v) de Prochloraz (450 g/l) e 1% (v/v) de Topsin M (500 g/l) . 0 número de bulbos infectados foi classificado e agrupado usando o método estatístico bem conhecidos ANOVA (LSD em P=5% foi 6,50). A tabela 2 mostra que a composição dessa invenção é
classificada no mesmo grupo que a combinação de natamicina e coquetel padrão, significando que a composição ecologicamente correta de natamicina e fosfito de potássio poderia substituir uma combinação de natamicina com o coquetel padrão de fungicidas. Esse exemplo ilustra também que a composição dessa invenção dá uma proteção muito melhor contra mofos do que o coquetel padrão, natamicina ou fosfito de potássio sozinhos. "D" é o controle, de bulbos não tratados. Exemplo 3 Tratamento de bulbos de tulipa
Neste experimento os bulbos de tulipa da variedade Prominence foram infectados logo após a colheita com uma suspensão de esporo de Fusarium oxysporum f. sp. tulipae CBS 116593 e tratados com as composições antifúngicas apresentadas na tabela 3. Desta vez, os bulbos não foram plantados, mas armazenados. Nesse experimento a eficácia da composição antifúngica durante o armazenamento dos bulbos foi estudado.
Após a colheita, a pele seca exterior dos bulbos foi
removida e os bulbos foram desinfectados aplicando um tratamento com 4% (v/v) de Glorix® por 5 minutos. Os bulbos foram secos e uma lesão de alguns milímetros foi feita na superfície do bulbo usando uma faca. A ferida foi infectada com 15 μΐ de uma suspensão de esporo de Fusarium oxysporum f. sp. tulipae desse modo aproximadamente 10.000 esporos de mofo infectaram a ferida depois do que os bulbos foram tratados com 3 0 μΐ das composições descritas na tabela 3. Vinte bulbos foram tratados por composição. Em um experimento o tratamento com a composição antifúngica foi aplicado 12 horas após a infecção. Os bulbos foram incubados por 15 dias em uma temperatura de 240C depois de que os bulbos foram examinados visualmente no crescimento de mofo. Os resultados são apresentados na tabela 3. Os resultados demonstram claramente que a composição
dessa invenção protege bulbos de flor contra a infecção de mofo durante o armazenamento. Demonstra também que quando o tratamento é aplicado 12 horas após a infecção, a composição dessa invenção previne inteiramente o mofo dos 3 0 bulbos. Esses resultados demonstram também que o tratamento de bulbos com uma composição antifúngica diretamente após a colheita dos bulbos e antes de armazenamento previne o mofo dos bulbos.
Exemplo 4
Tratamento de sementes de batata
Este exemplo ilustra o efeito antifúngico de uma composição compreendendo natamicina e fosfito de potássio em sementes de batata contra o mofo Helminthosporium solani que está causando a bem conhecida doença escamosa de prata em batatas.
As sementes de batata recentemente colhidas contaminadas naturalmente com escama de prata foram selecionadas para esse experimento. As sementes de batata foram tratadas com as composições descritas na tabela 4. Todas as composições continham 0,1% (v/v) de agente de aderência Prolong® (Holland Fyto, Holanda) e o tensoativo Zipper® (Asepta BV, Holanda) em uma concentração de 1 ml/l. As referidas composições foram pulverizadas nas sementes de batata usando métodos bem conhecidos depois de que as sementes de batata foram armazenadas sob condições padrão. Para cada composição 9 χ 25 de sementes de batata foram usadas; de cada conjunto um triplo de composição de sementes de batata (3 χ 25) foi julgado visualmente em crescimento de mofo após 1 mês de armazenamento (t=l), após 3 meses de armazenamento (t=3) e após 6 meses de armazenamento (t=6). 0 crescimento de mofo é relatado como aumento de superfície coberta com os mofos (em porcentagem). Adicionalmente a esporulação dos mofos nas 3 0 sementes de batata foi examinado e classificado em uma escala de 0 a 4 (0 = nenhuma esporulação; 4 = alta esporulação). Esses resultados são apresentados na tabela 5.
Os resultados apresentados nas tabelas 4 e 5 demonstram claramente que a composição dessa invenção é muito eficaz em inibir o mofo de escama de prata durante o armazenamento por seis meses das sementes de batata. Demonstra-se também que a composição compreendendo natamicina e fosfito de potássio previne quase completamente a esporulação do mofo durante o armazenamento e desse modo previne uma contaminação adicional durante o armazenamento das sementes de batata.
Tabela 1: Porcentagem de bulbos de tulipa infectados de mofo após tratamentos diferentes.
Ingrediente ativo % de bulbos infectados Controle 100 Natamicina (0,2 g/l) 88 Natamicina (0,5 g/l) 90 Fosfito de potássio (20 g/l) 87 Lignosulfonato de cobre (2 g/l) 97 Mistura de natamicina (0,2 g/l) e lignosulfonato de cobre (2 g/l) 100 Mistura de natamicina (0,5 g/l) e lignosulfonato de cobre (2 g/l) 95 Mistura de natamicina (0.5 g/l) e fosfito de potássio (20 g/l) 42
Tabela 2: Avaliação estatística de infecção de mofo de bulbos de tulipa tratados com as composições antifúngicas diferentes. Componente 1 Componente 2 Classificação Grupo Controle (não tratado) - 90, 0 D 120 mM fosfito - 72, 9 C 2 00 ppm natamicina - 76,0 C 500 ppm natamicina - 75, 0 C Coquetel padrão - 51,5 B 200 ppm natamicina Coquetel padrão 38,5 A 500 ppm natamicina Coquetel padrão 38, 9 A 2 00 ppm natamicina 120 mM fosfita 43, 3 A 500 ppm natamicina 120 mM fosfita 39,9 A
Tabela 3: Inf ecção de bulbos de tulipa após 15 dias de armazenamento.
Composição Quantidade de bulbos com mofos visíveis (em %) Quantidade de bulbos não infectados (em %) Controle (não tratado) 60 40 120 mM fosfito 50 50 500 ppm natamicina 40 60 500 ppm natamicina e 120 mM fosfito 30 70 500 ppm natamicina e 120 mM fosfito (12 horas a.i.) 0 100
Tabela 4: Aumento na porcentagem da superfície de sementes de batata cobertas com mofo. Tratamento t=l t=3 t=6 Água (controle) 3,8 3,4 7,8 Fosfito 120 mM 2,5 4,0 6,9 Natamicina 2000 ppm 1,5 3,0 3,8 Natamicina 5000 ppm 0,8 2,6 3,5 Natamicina 2000 ppm e fosfito 120 mM 0,8 2,5 1,2 Natamicina 5000 ppm e fosfito 120 mM 1,2 2,5 1,5
Tabela 5: Esporulação mofos de escama de prata em sementes de batata.
Tratamento t=1 t=3 t=6 Água (controle) 2,7 1,8 2,4 Natamicina 2000 ppm 0,8 1,1 1,8 Natamieina 5000 ppm 0,6 1,2 0,7 Fosfito 120 mM 1,3 1,0 1,3 Natamicina 2000 ppm e fosfito 120 mM 0,3 0,3 0,1 Natamicina 5000 ppm e fosfito 120 mM 0,3 0,2 0,1
Referências
Dekker J and Langerak CJ (1979) , Use of antifungal antibiotics in agriculture, with special reference to control of narcissus bulb rot with pimaricin. Abh. Akadamie. Wissenschaft. DDR, Abt. Math., Naturwiss., Tech. 2N:63-74.

Claims (14)

1. Composição caracterizada pelo fato de compreender fosfito e natamicina.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a razão de natamicina ao fosfito é 1:2 a 1:500 (p/p).
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o fosfito é selecionado do grupo consistindo de fosfito de potássio, fosfito de sódio, fosfito de amônia, fosfonato de hidrogênio etila, complexo fosetil-alumínio, ácido fosforoso ou seus sais alcalinos ou alcalinos terrosos, ou uma mistura dos mesmos.
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que tem 10 vezes ou mais de 10 vezes menos (em grama) de lignosulfonato do que natamicina.
5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que tem 10 vezes ou mais de 10 vezes menos (em grama) de polifenol do que natamicina.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizada pelo fato de que é livre de lignosulfonato.
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que é livre de polifenol.
8. Composição, de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que ainda compreende um composto selecionado do grupo que consiste de um agente de aderência, um tensoativo, e/ou um composto para combater insetos, nematóides, ácaros e/ou bactérias.
9. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que ainda compreende uma substância mineral, um solvente, um dispersante, um agente umidificante, um estabilizante, um agente antiespuma ou um antioxidante.
10. Processo para o tratamento de um produto agrícola caracterizado pelo fato de que compreende a adição de uma composição de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 ao produto agrícola.
11. Produto agrícola caracterizado pelo fato de ser tratado com uma composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9.
12. Produto agrícola, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o produto é selecionado do grupo consistindo de bulbos, tubérculos, raízes tuberosas, sementes de batata, matérias-primas de raiz, cortes, enxertos, cebolas, grão, milho, trigo, grãos de café, grãos de cacau, grãos de soja, sementes, bagas, frutas cítricas, tais como laranjas, grapefruits e limões, uvas, pêssegos, ameixas, cerejas, culturas de cereal, vegetais, plantas de café, plantas de cacau, árvores frutíferas, plantas de videira, morangos, plantas de pepino, e plantas de tomate.
13. Uso de uma composição das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de ser para fabricação de um medicamento para prevenir e/ou tratar os produtos agrícolas de mofar.
14. Processo para a prevenção, o tratamento ou ambos de crescimento de mofo em um bulbo caracterizado pelo fato de que compreende a adição de uma composição antifúngica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 ao bulbo diretamente após a colheita do bulbo.
BRPI0715498-4A 2006-07-17 2007-07-16 nova composiÇço antiféngica BRPI0715498A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06117331.6 2006-07-17
EP06117331 2006-07-17
PCT/EP2007/057330 WO2008009657A2 (en) 2006-07-17 2007-07-16 A new antifungal composition

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715498A2 true BRPI0715498A2 (pt) 2013-03-19

Family

ID=37510076

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715498-4A BRPI0715498A2 (pt) 2006-07-17 2007-07-16 nova composiÇço antiféngica

Country Status (24)

Country Link
US (1) US8524635B2 (pt)
EP (1) EP2053921B1 (pt)
JP (1) JP5162794B2 (pt)
CN (1) CN101489392B (pt)
AP (1) AP2568A (pt)
AT (1) ATE452535T1 (pt)
AU (1) AU2007275161B8 (pt)
BR (1) BRPI0715498A2 (pt)
CA (1) CA2658392A1 (pt)
CO (1) CO6150091A2 (pt)
CR (1) CR10569A (pt)
CY (1) CY1110896T1 (pt)
DE (1) DE602007003994D1 (pt)
DK (1) DK2053921T3 (pt)
EA (1) EA014045B1 (pt)
ES (1) ES2338181T3 (pt)
IL (1) IL196557A (pt)
MX (1) MX2009000613A (pt)
NZ (1) NZ574946A (pt)
PL (1) PL2053921T3 (pt)
PT (1) PT2053921E (pt)
SI (1) SI2053921T1 (pt)
WO (1) WO2008009657A2 (pt)
ZA (1) ZA200901130B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PE20091532A1 (es) * 2007-12-19 2009-10-03 Dsm Ip Assets Bv Tratamiento de plantas de platano y papa con una nueva composicion antifungica
MX2009002351A (es) * 2008-03-07 2009-09-25 Plant Protectants Llc Metodos para proteger cultivos de la descomposicion microbiana de post cosecha.
JP2011522851A (ja) * 2008-06-12 2011-08-04 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 殺菌剤の有効性を増大させるための亜リン酸のカルシウム塩
CA2750501A1 (en) 2009-02-17 2010-08-26 Dsm Ip Assets B.V. Polyene antifungal compositions
MX351034B (es) * 2011-08-09 2017-09-28 Rhodia Operations Musgo de turba no lixiviable, humectable, metodo de preparacion y metodo de uso.
CN104010495B (zh) 2011-12-22 2016-01-06 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 种子处理组合物
EP2836073A1 (en) 2012-03-05 2015-02-18 Ceradis B.V. Polyelectrolyte complexes for biocide enhancement
WO2014085565A1 (en) * 2012-11-29 2014-06-05 Bayer Cropscience Lp Methods of controlling fungal pathogens using polyene fungicides
MD719Z (ro) * 2013-06-11 2014-08-31 Институт Зоологии Академии Наук Молдовы Procedeu de tratare a cartofului contra nematodului Ditylenchus destructor
EP3041367B1 (en) 2013-09-04 2017-10-25 Ceradis B.V. Processed edible product comprising a polyelectrolyte complex and an antimicrobial compound
US10056522B2 (en) 2014-12-05 2018-08-21 Solarcity Corporation System and apparatus for precision automation of tab attachment for fabrications of solar panels
WO2024094628A2 (en) * 2022-11-02 2024-05-10 Syngenta Crop Protection Ag Method of controlling, limiting or preventing oomycetes

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4148891A (en) * 1974-07-03 1979-04-10 Gist-Brocades N.V. Antifungal preparations
RO80510B1 (ro) 1979-07-30 1983-02-28 Institutul De Cercetari Pentru Protectia Plantelor Preparat pentru combaterea putregaiurilor tuberculilor, bulbilor si tuberobulbilor
AU666415B2 (en) * 1993-01-27 1996-02-08 Dsm Ip Assets B.V. A fungicide composition to prevent the growth of mould on foodstuff and agricultural products
EP0608575A1 (en) * 1993-01-27 1994-08-03 Dsm N.V. A composition which is cured by exposure to ultraviolet light in the absence of solvent
DE69514403T2 (de) * 1994-04-11 2004-01-15 Dsm Nv Stabile Natamycin-Suspensionen
US6150143A (en) * 1996-02-09 2000-11-21 Gist-Brocades B.V. Natamycin recovery
AU3257397A (en) * 1996-06-07 1998-01-07 Gist-Brocades B.V. Antifungal compositions
PT867124E (pt) * 1997-03-18 2004-10-29 Dsm Ip Assets Bv Composicao antifungica
US6655081B1 (en) * 1999-07-01 2003-12-02 Dsm N.V. Mushrooms
FR2819992B1 (fr) * 2001-01-31 2007-05-11 Jean Louis Soyez Composition fongicide a base de phosphite acide de potassium pour la lutte contre les maladies cryptomatiques des plantes, et procede de traitement
AU2003303847A1 (en) * 2003-01-27 2004-08-23 Plant Research International B.V. Compositions comprising lignosulfonates for improving crop yields and quality
CA2527120C (en) * 2003-06-02 2011-11-08 Dsm Ip Assets B.V. Stable aqueous solution of natamycin fungicide
US20070202192A1 (en) * 2003-11-27 2007-08-30 Basf Aktiengesellschaft Fungical Mixtures For Controlling Rice Pathogens
ES2397927T3 (es) * 2004-09-23 2013-03-12 Dsm Ip Assets B.V. Composición antimicrobiana
PL1846566T3 (pl) * 2004-10-28 2013-08-30 Dsm Ip Assets Bv Stabilne kryształy natamycyny o kształcie igiełkowatym
KR101335148B1 (ko) * 2005-06-21 2013-12-02 바이엘 크롭사이언스 아게 인산 유도체, 만델아미드 유형 화합물 및 추가적인 살진균화합물을 함유하는 살진균 조성물
US8187844B2 (en) * 2005-10-04 2012-05-29 Dsm Ip Assets B.V. Anti-fungal composition
WO2008068308A2 (en) * 2006-12-08 2008-06-12 Dsm Ip Assets B.V. Post-harvest treatment of fruits with an antifungal composition
CN103349645A (zh) * 2007-03-15 2013-10-16 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 稳定的微粒化颗粒
WO2009010547A1 (en) * 2007-07-19 2009-01-22 Dsm Ip Assets B.V. Improved method for the treatment of food, feed and agricultural products with a polyene antifungal compound
EP2407030A2 (en) * 2007-10-12 2012-01-18 DSM IP Assets B.V. Packaging for foil ripening of cheese
PE20091532A1 (es) * 2007-12-19 2009-10-03 Dsm Ip Assets Bv Tratamiento de plantas de platano y papa con una nueva composicion antifungica
EP2398336B1 (en) * 2009-02-17 2016-04-13 DSM IP Assets B.V. Process for foil ripening of cheese
CA2750501A1 (en) * 2009-02-17 2010-08-26 Dsm Ip Assets B.V. Polyene antifungal compositions

Also Published As

Publication number Publication date
US20100050512A1 (en) 2010-03-04
CN101489392B (zh) 2013-08-21
CY1110896T1 (el) 2013-09-04
EP2053921B1 (en) 2009-12-23
CN101489392A (zh) 2009-07-22
US8524635B2 (en) 2013-09-03
PL2053921T3 (pl) 2010-05-31
AU2007275161A1 (en) 2008-01-24
ATE452535T1 (de) 2010-01-15
EA200900194A1 (ru) 2009-06-30
NZ574946A (en) 2010-11-26
EP2053921A2 (en) 2009-05-06
CA2658392A1 (en) 2008-01-24
AU2007275161B2 (en) 2011-09-01
AP2568A (en) 2013-01-21
CO6150091A2 (es) 2010-04-20
CR10569A (es) 2009-06-01
ES2338181T3 (es) 2010-05-04
WO2008009657A2 (en) 2008-01-24
ZA200901130B (en) 2009-12-30
PT2053921E (pt) 2010-03-04
DE602007003994D1 (de) 2010-02-04
AP2009004739A0 (en) 2009-02-28
EA014045B1 (ru) 2010-08-30
IL196557A0 (en) 2009-11-18
WO2008009657A3 (en) 2008-04-17
AU2007275161B8 (en) 2011-12-22
JP5162794B2 (ja) 2013-03-13
SI2053921T1 (sl) 2010-04-30
DK2053921T3 (da) 2010-04-19
JP2009543848A (ja) 2009-12-10
MX2009000613A (es) 2009-07-02
IL196557A (en) 2014-01-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715498A2 (pt) nova composiÇço antiféngica
Singh et al. Postharvest diseases of fruits and vegetables and their management
CN101917841B (zh) 使用3-环丙-1-烯基-丙酸盐阻断植物中乙烯反应的组合物及方法
RU2582368C2 (ru) Способ стимулирования роста растения
KR20120115255A (ko) 식물의 온도 스트레스 경감 방법
EA014424B1 (ru) Синергические фунгицидные комбинации биологически активных веществ
FR2529755A1 (en) Crop protection method by means of cinnamaldehyde
UA125927C2 (uk) Спосіб зменшення шкоди, завданої цільовій живій рослині та продукту рослинного походження сільськогосподарським шкідником
HU203272B (en) Compositions for killing moth and fitotoxic fungi containing hydroxy-methyl-phosphonium salts as active components
RU2499386C2 (ru) Способ повышения толерантности сельскохозяйственных культур к похолоданию и/или заморозкам
JP7076343B2 (ja) 有害生物の防除方法
PT2099301E (pt) Tratamento pós-colheita de frutos com uma composição antifúngica
BE1026779A9 (nl) Samenstelling omvattende een cholinezout van een vetzuur en het gebruik daarvan als fungicide
CN108260593B (zh) 一种杀菌组合物
CN105431044A (zh) 微生物农业
JPH0324002A (ja) 植物成長調節剤
UA70327C2 (uk) Спосіб боротьби з фітопатогенними хворобами сільськогосподарських рослин та фунгіцидна композиція
WO2018210880A1 (en) Stilbenes for pre-harvest treatment and crop protection
CN114097802B (zh) 一种含氟环唑和稻瘟灵的乳油剂型
CN115104613B (zh) 一种含二苯醚的吡唑酰胺类化合物的农药组合物
WO2018011046A1 (en) Process to improve crop yield
Sharma et al. Effect of pre-harvest spray and storage conditions on shelf life of marigold cv.‘Pusa Narangi Gainda
AU2020331753A1 (en) A mucilage based plant protection product and method thereof
US20150223465A1 (en) Composition containing 3-cyclopropyl-1-enyl-propanoic acid salts and a carrier
EP3484292A1 (en) Process to improve crop yield

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DSM IP ASSETS B.V. (NL) , STICHTING DIENST LANDBOU

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DSM IP ASSETS B.V. (NL) , CERADIS B.V. (NL)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]