PT2009157006W - Processo de preparação de ebastina - Google Patents

Processo de preparação de ebastina Download PDF

Info

Publication number
PT2009157006W
PT2009157006W PT2008000504A PT2008000504A PT2009157006W PT 2009157006 W PT2009157006 W PT 2009157006W PT 2008000504 A PT2008000504 A PT 2008000504A PT 2008000504 A PT2008000504 A PT 2008000504A PT 2009157006 W PT2009157006 W PT 2009157006W
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ebastine
process according
organic solvent
reaction
compound
Prior art date
Application number
PT2008000504A
Other languages
English (en)
Inventor
Thirupalu M Reddy
N Chittibabu
Srinivasa P Reddy
Phanikumar B Reddy
Cheluvaraju
Madhusudana G Rao
Original Assignee
Micro Labs Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Micro Labs Ltd filed Critical Micro Labs Ltd
Publication of PT2009157006W publication Critical patent/PT2009157006W/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D211/00Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings
    • C07D211/04Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom
    • C07D211/06Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having no double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • C07D211/36Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having no double bonds between ring members or between ring members and non-ring members with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to ring carbon atoms
    • C07D211/40Oxygen atoms
    • C07D211/44Oxygen atoms attached in position 4
    • C07D211/48Oxygen atoms attached in position 4 having an acyclic carbon atom attached in position 4

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Hydrogenated Pyridines (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE EBASTINA
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se a um novo processo para a preparação de ebastina. A invenção também se refere ao processo de preparação de 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-1-ona (composto II), um intermediário ou preparação de ebastina.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1-[4-(1,1-Dimetiletil)-fenil]-4-[4-(difenilmetoxi)-1-piperidinil]-1-butanona, geralmente conhecida como Ebastina. A ebastina foi descoberta e desenvolvida por Fordonal. A estrutura da ebastina é dada adiante.
A ebastina é, em geral preparada a partir de 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona e brometo de difenil metilo. Vários métodos para a preparação de ebastina são conhecidos na literatura. 1 A Patente dos Estados Unidos N° 4,550,116, que é aqui dada como integralmente incorporada por citação, revela a síntese de ebastina de acordo com os seguintes esquemas. O primeiro esquema é como a seguir:
xocx- ;0 I HOOC -Ct+3 CHj
No processo para a preparação de fumarato de ebastina (IV) no esquema acima, foi feito o refluxo de 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (II) com brometo de difenilmetilo (III) na presença de carbonato de sódio e metil isobutil cetona como solvente. O esquema acima revelado tem várias desvantagens, que são como a seguir: O composto (II) é purificado na forma de sal de fumarato e depois reage com o composto (III) . O composto (III) é muito instável e sensível à humidade. Além disso, o composto (III) é mais caro. Além disso, o processo requer levar a refluxo a mistura de reacção durante mais de 36 horas com a adição do composto (III) a cada intervalo de tempo de 12 horas. A Patente dos Estados Unidos N° 4,550,116 também revela o segundo esquema que é como a seguir: 2
£r
C2H5OH t Ácido fiimáríco N%C<VMBK
;COQH |V W CHj
No segundo esquema foi levado a cabo um processo para preparar fumarato de ebastina (IV), levando a refluxo uma mistura de a 4-difenilmetoxi piperidina com l-(4-terc- butilfenil)-4-clorobutan-l-ona na presença de carbonato de sódio e metil isobutil cetona como solvente.
No esquema acima a preparação de l-etoxicarbonil-4- dif enilmetoxipiperidina é muito cara e não é viável do ponto de vista comercial por causa dos seus baixos rendimentos.
Assim, há necessidade de um processo simples de preparação de ebastina que seja económico e menos demorado e que seja comercialmente viável.
OBJECTIVOS DA INVENÇÃO
Um objectivo da presente invenção é proporcionar um processo para a preparação de ebastina.
Outro objectivo da presente invenção é proporcionar um processo para a preparação de ebastina, em que o processo necessite um tempo de cerca de 6 horas. 3
Ainda outro objectivo da presente invenção é proporcionar um processo para a preparação de ebastina, que tenha um mínimo de etapas de processamento.
Ainda outro objectivo da presente invenção é proporcionar um processo económico para a preparação de ebastina com um rendimento melhorado de ebastina.
Um outro objectivo da presente invenção é proporcionar um processo de preparação de ebastina pura com pureza não inferior a 99,6%.
Outro objectivo é proporcionar um processo para a preparação do composto II que é um intermediário para a formação de ebastina.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com um aspecto da presente invenção é proporcionado um processo para a preparação de ebastina, o referido processo compreendendo a reacção de 1- [4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona composto (II) e difenil metanol na presença de agente de desidratação em sistema solvente orgânico para obter o sal de fumarato de ebastina (composto IV) em solvente orgânico.
De acordo com outro aspecto da presente invenção é proporcionado um processo para a preparação de 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona composto (II), o referido processo compreendendo uma reacção de acoplamento entre o composto (I) e 4-hidroxi piperidina na presença de uma base em sistema solvente orgânico, destilar o solvente sob vácuo, dissolver o resíduo resultante em acetato de etilo e água, lavar a camada aquosa em pH ácido com solvente orgânico para obter o composto II a 4 partir de uma mistura de acetato de etilo e n-hexano directamente sem qualquer purificação adicional.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um método eficiente e económico de síntese de ebastina que, num aspecto, compreende a preparação de 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-1-il)butan-l-ona fazendo reagir 1-(4-terc-butilfenil)-4-clorobutan-l-ona e 4-hidroxi piperidina em sistema de solvente orgânico em condição básica, e noutro aspecto levar a refluxo a 1-[4-(1,1-dimetil etil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona assim obtida com difenil metanol na presença de agente de desidratação por meio da remoção da água gerada como um azeótropo. A ebastina em bruto é purificada fazendo sal de fumarato. 0 sal de fumarato de ebastina é suspenso em solvente orgânico na presença de base, agitado por 30 minutos e a camada orgânica é separada. Eliminar completamente o solvente por destilação sob vácuo e cristalizar o resíduo resultante do álcool. A presente invenção refere-se a um novo processo para preparar ebastina que elimina as desvantagens dos processos da técnica anterior para a síntese de 1-[ 4-(1,1-dimetil etil) fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (II) e também elimina as exigências de purificação extensas.
De acordo com uma forma de realização, a presente invenção proporciona um processo para preparar a ebastina, que tem o seguinte esquema sintético: 5
De acordo com a presente invenção a reacção de acoplamento entre o composto (I) e a 4-hidroxi piperidina é levada a cabo na presença de uma base em sistema solvente orgânico, em que o solvente orgânico é seleccionado de solvente miscivel em água, tal como acetronitrilo, dioxano, Ν,Ν-dimetil formamida, acetona etc., e solvente imiscível em água como por exemplo tolueno, metil isobutil cetona, diclometano, xileno, clorofórmio, ciclo-hexano e misturas desses. Preferencialmente, a reacção é levada a cabo na presença de tolueno. A base utilizada pode ser seleccionada de bases orgânicas e inorgânicas. A base orgânica pode ser seleccionada de carbonato ou bicarbonato de metal alcalino tal como carbonato de sódio, carbonato de potássio, bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio e hidróxidos de metais tais como hidróxido de litio, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. A base orgânica pode 6 ser seleccionada de trietilamina, diisopropil etilamina ou piridina. A base preferida é bicarbonato de sódio. A reacção pode ser levada a cabo desde a temperatura ambiente até a temperatura de refluxo do solvente e, em geral, leva 6 a 12 horas para o término. Tipicamente, a reacção é levada a cabo à temperatura de refluxo do solvente durante cerca de 6 a 8 horas. Depois da reacção ter prosseguido até uma etapa desejada, conforme avaliado por análise por HPLC, o solvente é destilado sob vácuo e o resíduo resultante é dissolvido em acetato de etilo e água. O pH da camada orgânica é ajustado até ácido com ácidos minerais tais como ácido clorídrico, ácido sulfúrico ou ácido acético. 0 pH preferido é 2-3 e o ácido preferido é HC1. A um pH ácido a camada aquosa é lavada com solvente orgânico para remover impurezas, o produto desejado é obtido a partir de uma mistura de acetato e n-hexano directamente sem qualquer purificação adicional. A presente invenção proporciona novos métodos para a preparação de ebastina. De acordo com a literatura da técnica anterior a ebastina pode ser preparada levando a refluxo o composto (II) com brometo ou cloreto de difenil metilo na presença de carbonato de sódio. De acordo com a presente invenção, o composto (II) e o difenil metanol são feitos reagir na presença de agente de desidratação em sistema solvente orgânico, em que o solvente orgânico pode ser seleccionado de solvente com alto ponto de ebulição, tal como tolueno, xileno, metil isobutil cetona ou dicloroetano. 0 solvente preferido é tolueno. 0 agente de desidratação pode ser seleccionado de ácido p-tolueno sulfónico mono-hidratado (PTSA), ácido sulfúrico, ácido metano sulfónico, pentóxido fosforoso, tetracloreto de titânio ou diciclo-hexilcarbodiimida (DCC), etc. 0 agente de desidratação preferido é o ácido p-tolueno sulfónico mono-hidratado. A reacção pode ser levada a cabo à temperatura de refluxo do solvente para remover 7 água como um azeótropo durante cerca de 6 a 16 horas. Preferencialmente 6 a 8 horas. Depois da reacção ter prosseguido até uma etapa desejada, conforme avaliado por análise por HPLC, o composto (IV) desejado é isolado na forma de sal de fumarato em solvente orgânico. 0 solvente orgânico pode ser seleccionado de álcoois tais como metanol, etanol ou isopropanol; nitrilos tais como acetonitrilo ou propionitrilo; ésteres tais como acetato de etilo, acetato de propilo ou acetato de butilo; tolueno, metil isobutil cetona e misturas desses. 0 solvente preferido é acetato de etilo.
Em outra forma de realização dessa invenção, uma ebastina pura é obtida rompendo o sal de fumarato de ebastina (IV) usando uma base. A base é seleccionada de hidróxidos de metais alcalinos, carbonatos ou bicarbonatos, amoníaco, aminas terciárias e misturas desses. A base preferida é hidróxido de sódio.
Em outra forma de realização dessa invenção, uma ebastina pura é cristalizada a partir do resíduo resultante obtido da ruptura do sal de fumarato de ebastina (IV) na presença de solvente orgânico a uma temperatura de -5 a +25 °C. 0 solvente orgânico é seleccionado de álcoois Ci-C6, tais como metanol, etanol e propanol; hexanos, ciclo-hexano; éter diisopropílico e misturas desses. Desse modo, a pureza da ebastina obtida é superior a 96,6% por HPLC. A presente invenção pode ser ilustrada numa das suas formas de realização pelos seguintes exemplo não limitativos. 8 EXEMPLO 1:
Preparação de 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4-hidroxi piperidin-l-il)butan-l-ona:
Uma mistura de 4-hidroxi piperidina (50 g, 0,49 mol), l-(4-terc-butilfenil)-4-clorobutan-l-ona (118,5 g, 0,49 mol) e bicarbonato de sódio (83,5 g, 0,8 mol) em tolueno (500 mL) é levada a refluxo por 6 a 8 hrs. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Destilar completamente o solvente sob vácuo; o resíduo resultante é dissolvido em acetato de etilo (500 mL) e água (500 mL). Separar a camada de acetato de etilo e lavar a camada orgânica com água. Ajustar o pH da camada de acetato de etilo para 2-3 com uma solução de HCL 3N, lavar a camada aquosa com acetato de etilo e tornar a solução aquosa alcalina com hidróxido de sódio aquoso e extrair com acetato de etilo. A camada orgânica é seca com sulfato de sódio e o solvente é removido completamente sob vácuo. O composto em epígrafe é isolado de uma mistura de 1:5 de acetato de etilo e n-hexano.
Rendimento: 105 g (70%); Ponto de fusão: 63-65 °C. EXEMPLO 2:
Preparação de 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4-hidroxi piperidin-l-il)butan-l-ona:
Uma mistura de 4-hidroxi piperidina (10,2 g, 0,1 mol), l-(4-terc-butilfenil)-4-clorobutan-l-ona (24,1 g, 0,1 mol) e trietil amina (20,2 g, 0,2 mol) em metil isobutil cetona (100 mL) é levada a refluxo por 6 a 8 horas. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. A massa da reacção é arrefecida à temperatura ambiente e lavada com água. O pH da camada orgânica é ajustado a 2-3 com uma solução de HC1 3N; a camada aquosa é lavada com metil isobutil cetona e torna a solução alcalina com hidróxido de sódio aquoso e é extraída com acetato de etilo. A camada orgânica é seca com sulfato 9 de sódio e o solvente é removido completamente sob vácuo. 0 composto em epígrafe é isolado de uma mistura de 1:5 de acetato de etilo e n-hexano.
Rendimento: 18 g (58%); Ponto de fusão: 63-65 °C. EXEMPLO 3:
Preparação de 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4-hidroxi piperidin-l-il)butan-l-ona:
Uma mistura de 4-hidroxi piperidina (14,2 g, 0,14 mol), l-(4-terc-butilfenil)-4-clorobutan-l-ona (33,5 g, 0,14 mol) e carbonato de sódio (29,68 g, 0,8 mol) em acetonitrilo (100 mL) é levada a refluxo por 10-14 horas. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Destilar completamente o solvente sob vácuo; o resíduo resultante é dissolvido em acetato de etilo (100 mL) e água (100 mL). Separar a camada de acetato de etilo e lavar a camada orgânica com água. Ajustar o pH da camada de acetato de etilo para 2-3 com uma solução de HCL 3N, lavar a camada aquosa com acetato de etilo e tornar a solução aquosa alcalina com hidróxido de sódio aquoso e extrair com acetato de etilo. A camada orgânica é seca com sulfato de sódio e o solvente é removido completamente sob vácuo. O composto em epígrafe é isolado de uma mistura de 1:5 de acetato de etilo e n-hexano.
Rendimento: 14 g (33%); Ponto de fusão: 61-64 °C EXEMPLO 4:
Preparação de Ebastina:
Uma mistura de 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4- hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (150 g, 0,49 mol) e ácido p-tolueno sulfónico mono-hidratado (103,5 g, 0,54 mol) em tolueno (500 mL) é levada à ebulição a uma temperatura de 100 a 110 °C. Adicionar uma solução de difenil metanol (60 g, 0,32 mol) em 10 tolueno (80 mL) a uma mistura de reacção durante 1 hora à temperatura de refluxo removendo continuamente água como azeótropo. Manter a temperatura de refluxo por 1,5 horas e depois adicionar outra solução de difenil metanol (60 g, 0,32 mol) em tolueno (80 mL) à mistura de reacção durante 1 hora à temperatura de refluxo removendo continuamente água como azeótropo, a mistura é levada à ebulição sob refluxo durante 1,5 horas. Outra solução de difenil metanol da mesma quantidade é adicionada em condições similares. A mistura de reacção é levada a refluxo por 4-5 horas. 0 progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Destilar completamente o solvente sob vácuo, o resíduo resultante é dissolvido em acetato de etilo (750 mL) e solução de hidróxido de sódio a 10% (600 mL) a 45 a 50 °C. Separar a camada orgânica e lavar com água. Lavar a camada orgânica com uma solução de HC1 3N e com uma solução a 10 % de bicarbonato de sódio. A camada de acetato de etilo é seca com sulfato de sódio e levada a refluxo com ácido fumárico (85 g, 0,73 mol). O fumarato de ebastina resultante é filtrado, lavado com acetato de etilo e seco a uma temperatura de 80 a 85 °C. O sal de fumarato de ebastina (240 g) é suspenso em acetato de etilo (900 mL) e uma solução de hidróxido de sódio a 10% (800 mL), agitado durante 0,5 horas à temperatura ambiente para obter-se uma solução límpida. Separar a camada orgânica e lavar com água até que o pH fique neutro. Destilar o solvente completamente sob vácuo e cristalizar o resíduo resultante a partir de metanol. O sólido de ebastina pura obtido é filtrado e seco a uma temperatura de 60 a 65 °C.
Rendimento: 150 g (64%); Ponto de fusão: Cerca de 86 °C. Pureza por HPLC: 99,9% 11 EXEMPLO 5:
Preparação de Ebastina:
Uma mistura de 1-[ 4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4- hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (150 g, 0,49 mol), ácido p-tolueno sulfónico mono-hidratado (103,5 g, 0,54 mol) e difenil metanol (180 g, 0,98 mol) em tolueno (600 mL) é levada a refluxo por 12-15 horas removendo continuamente água como azeótropo. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Destilar completamente o solvente sob vácuo; dissolver o resíduo resultante em acetato de etilo (750 mL) e uma solução de hidróxido de sódio a 10% (600 mL) a uma temperatura de 45 - 50 °C. Separar a camada orgânica e lavar com água. Lavar a camada orgânica com uma solução de HC1 3N e com uma solução de bicarbonato de sódio a 10%. A camada de acetato de etilo é seca com sulfato de sódio e levada a refluxo com ácido fumárico (85 g, 0,73 mol). O fumarato de ebastina resultante é filtrado, lavado com acetato de etilo e seco a uma temperatura de 80 a 85 °C. O sal de fumarato de ebastina (200 g) é suspenso em acetato de etilo (800 mL) e uma solução de hidróxido de sódio a 10% (700 mL) , agitado por 0,5 horas à temperatura ambiente para obter uma solução límpida. Separar a camada orgânica e lavar com água até que o pH fique neutro. Destilar o solvente completamente sob vácuo e cristalizar o resíduo resultante a partir de metanol. O sólido de ebastina pura obtido é filtrado e seco a uma temperatura de 60 a 65 °C.
Rendimento: 118 g (51%); Ponto de fusão: Cerca de 86 °C.
Pureza por HPLC: 99,85% 12 EXEMPLO 6:
Preparação de Ebastina:
Uma mistura de 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4- hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (25 g, 0,08 mol), ácido sulfúrico (24,2 g, 0,25 mol) e difenil metanol (30 g, 0,16 mol) em tolueno (100 mL) é levada a refluxo por 8-10 horas removendo continuamente água como azeótropo. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Arrefecer a mistura de reacção à temperatura ambiente e lavar com água até que o pH fique neutro. Secar a camada orgânica com sulfato de sódio e remover o solvente completamente sob vácuo. O resíduo resultante é levado a refluxo com acetato de etilo e ácido fumárico (14,3 g, 0,12 mol). O sal de fumarato de ebastina obtido é filtrado, lavado com acetato de etilo e seco a uma temperatura de 80 a 85 °C. 0 sal de fumarato de ebastina (25 g) é suspenso em acetato de etilo (150 mL) e uma solução de hidróxido de sódio a 10% (100 mL), agitado por 0,5 horas à temperatura ambiente para obter-se um solução límpida. Separar a camada orgânica e lavar com água até que o pH fique neutro. Destilar o solvente completamente sob vácuo e cristalizar o resíduo resultante a partir de metanol. 0 sólido de ebastina pura obtido é filtrado e seco a uma temperatura de 60 a 65 °C.
Rendimento: 12 g (31%); Ponto de fusão: Cerca de 86 °C.
Pureza por HPLC: 99,7% EXEMPLO 7:
Preparação de Ebastina:
Uma mistura 1-[ 4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4-hidroxi piperidin-l-il)butan-l-ona (100 g, 0,33 mol) e ácido p-tolueno sulfónico mono-hidratado (69,0 g, 0,36 mol) em metil isobutil 13 cetona (500 mL) é levada à ebulição a uma temperatura de 100-110 °C. Adicionar numa porção difenil metanol (120 g, 0,65 mol) à mistura de reacção durante 3 horas à temperatura de refluxo removendo continuamente água como azeótropo. Manter a temperatura de refluxo por 6-8 horas. O progresso da reacção é monitorizado por HPLC. Arrefecer a mistura de reacção a uma temperatura de 50-55 °C, carregar com uma solução de hidróxido de sódio a 10% (500 mL) e agitar por 30 minutos à mesma temperatura. Separar a camada orgânica e lavar com água. Lavar a camada orgânica com uma solução de HC1 3N e com uma solução de bicarbonato de sódio a 10%. A camada de acetato de etilo é seca com sulfato de sódio e levada a refluxo com ácido fumárico (56 g, 0,486 mol). O fumarato de ebastina resultante é filtrado, lavado com acetato de etilo e seco a uma temperatura de 80 a 85 °C. 0 sal de fumarato de ebastina (140 g) é suspenso em acetato de etilo (500 mL) e uma solução de hidróxido de sódio a 10% (350 mL) , agitado por 0, 5 horas à temperatura ambiente para obter-se uma solução límpida. Separar a camada orgânica e lavar com água até que o pH fique neutro. Destilar o solvente completamente sob vácuo e cristalizar o resíduo resultante a partir de metanol. O sólido de ebastina pura obtido é filtrado e seco a uma temperatura de 60 a 65 °C.
Rendimento: 75 g (48%); Ponto de fusão: Cerca de 86 °C.
Pureza por HPLC: 99,9%.
Lisboa, 10 de Agosto de 2011. 14

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a preparação de ebastina, caracterizado por compreender os passos de acordo com o seguinte esquema:
    em que, no passo a) a reacção entre 1-(4-terc-butilfenil)-4-clorobutan-l-ona (composto I) e 4-hidroxi piperidina se desenvolve em sistema de solvente orgânico e em condição básica; 1 no passo b) a reacção entre 1-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-4-(4-hidroxipiperidin-l-il)butan-l-ona (composto II) e difenil metanol se desenvolve na presença de agente de desidratação em sistema solvente orgânico com solventes com ponto de ebulição superior a 80°C e em que o o agente de desidratação é seleccionado de entre ácido p-toluenossulfónico mono-hidratado (PTSA), ácido sulfúrico, ácido metano sulfónico, pentóxido fosforoso, tetracloreto de titânio ou diciclo-hexilcabodiimida (DCC), com uma etapa final de isolamento do fumarato de ebastina (composto IV) na forma de sal em solvente orgânico. no passo c) se fazer reagir o fumarato de ebastina na forma de sal com uma base.
  2. 2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por adicionalmente se incluir um passo d) em que se procede à cristalização da ebastina obtida no passo c) na presença de solvente orgânico a uma temperatura de -5 a 25°C.
  3. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o solvente orgânico usado no passo b) ser seleccionado de entre tolueno, xileno, metil isobutil cetona ou dicloroetano.
  4. 4. Processo, de acordo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o agente de desidratação usado no passo b) ser o ácido p-toluenossulfónico mono-hidratado.
  5. 5. Processo, de acordo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a reacção do passo b) decorrer à temperatura de refluxo do solvente para remover água como um azeótropo durante cerca de 6 a 16 horas. 2
  6. 6. Processo, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a reacção do passo b) decorrer durante 6 a 8 horas.
  7. 7. Processo, de acordo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o solvente orgânico no qual o (composto IV) é isolado na forma de sal de fumarato de ebastina, no passo b) , ser selecionado de entre álcoois, nitrilos, ésteres, tolueno, metil isobutil cetona e misturas desses.
  8. 8. Processo, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o álcool ser selecionado de entre metanol, etanol ou isopropanol.
  9. 9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o nitrilo ser selecionado de entre acetonitrilo ou propionitrilo.
  10. 10. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o éster ser selecionado de entre acetato de etilo, acetato de propilo, acetato de butilo ou acetato de butilo.
  11. 11. Processo, de acordo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a base usada no passo c) ser selecionada de entre hidróxidos de metais alcalinos, carbonatos, bicarbonatos, amoníaco, aminas terciárias ou misturas desses, preferencialmente hidróxido de sódio.
  12. 12. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o solvente orgânico ser selecionado de entre álcoois C1-C6, hexanos, ciclo-hexano, diisopropilo ou misturas desses.
  13. 13. Processo, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o álcool ser selecionado de metanol, etanol e propanol, preferencialmente metanol. 3 reivindicações da ebastina ser
  14. 14. Processo de acordo com qualquer uma das anteriores, caracterizado por a pureza obtida superior a 96,6% por HPLC. Lisboa, 12 de Setembro de 2012. 4
PT2008000504A 2008-06-26 2008-08-11 Processo de preparação de ebastina PT2009157006W (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN1560CH2008 2008-06-26

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2009157006W true PT2009157006W (pt) 2012-10-17

Family

ID=40151546

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT2008000504A PT2009157006W (pt) 2008-06-26 2008-08-11 Processo de preparação de ebastina

Country Status (2)

Country Link
PT (1) PT2009157006W (pt)
WO (1) WO2009157006A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2371817A1 (en) 2010-04-01 2011-10-05 Arevipharma GmbH Process for the preparation of 1-[4-(1,1-dimethylethyl)phenyl]-4-[4-(diphenylmethoxy)-1-piperidinyl]-1-butanone and acid addition salts thereof
WO2012076919A1 (en) * 2010-12-11 2012-06-14 Micro Labs Limited Process of preparing ebastine
CN104101663B (zh) * 2014-08-01 2015-10-14 江苏联环药业股份有限公司 用高效液相色谱法测定依巴斯汀有关物质的方法
CN114671802B (zh) * 2022-04-14 2024-05-17 江苏联环药业股份有限公司 一种高纯度依巴斯汀的制备方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8321157D0 (en) 1983-08-05 1983-09-07 Fordonal Sa Piperidine derivatives
US5190959A (en) * 1991-08-08 1993-03-02 Kaken Pharmaceutical Co. Ltd. Piperidine compounds which have useful pharmaceutical activity
BRPI0409938A (pt) * 2003-05-01 2006-04-25 Vernalis Res Ltd derivados de azetidinacarboxamida e seu uso em terapia

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009157006A1 (en) 2009-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4795435B2 (ja) エソメプラゾール及びその塩の製造方法
EP1844036B1 (en) Process for the preparation of aripiprazole
EA018227B1 (ru) Способ получения дабигатрана и его промежуточные соединения
JP4667691B2 (ja) ナプロキセンのニトロキシアルキルエステルの製造法
PT2009157006W (pt) Processo de preparação de ebastina
US5130482A (en) Process for producing optically active atenolol and intermediate thereof
CN111825737A (zh) 胆烷酸共轭物的纯化
JP5585822B2 (ja) 光学活性ニペコチン酸誘導体の製造方法
TW201406748A (zh) 貝他斯汀或其苯磺酸鹽之製法及其使用之中間體
JP5384504B2 (ja) シキミ酸からオセルタミビルリン酸エステルへの方法
US7915421B2 (en) Method for preparing phenyl acetic acid derivatives
EP0141408B1 (en) Process for the preparation of l(-)carnitine hydrochloride and of l(-)carnitine inner salt
EP1673365B1 (en) Process for the preparation of z-flupentixol
CN114845991B (zh) 合成美法仑的方法
EP3115358A1 (en) Method of preparation and chiral inversion of chiral-1-t-butoxycarbonyl-3-hydroxy piperidine
US6521758B2 (en) Tosylate salts of 4-(p-fluorophenyl)-piperidine-3-carbinols
WO1999042460A9 (en) Process for the production of optically enriched (r)- or (s)-albuterol
WO2005118524A1 (fr) Procede de preparation de derives de [(s)-(-)-alpha-methylamino phenylacetone]2 (2r,3r)-acide tartrique
US7838700B2 (en) Recovery and recycling of chiral tartaric acid resolving agents
WO2011161646A2 (en) Process for the preparation of alvimopan or its pharmaceutically acceptable salt or solvate thereof
JP2004521942A (ja) 高純度医薬中間体である4−(シクロプロピルカルボニル)−α,α−ジメチルフェニル酢酸の製造方法
EP1341762A1 (en) Process for resolving racemic mixtures of piperidine derivatives
KR100928776B1 (ko) (r)-1-[(4-클로로페닐)페닐메틸]피페라진 또는 이의 염의제조방법
JP4093608B2 (ja) 光学活性2−フェノキシプロピオン酸の製造方法
EP0179031B1 (en) Method for the synthesis of pharmacologically active aryloxypropanol amine compounds