PT1970481E - Equipamento de detecção de excesso de capacidade - Google Patents

Equipamento de detecção de excesso de capacidade Download PDF

Info

Publication number
PT1970481E
PT1970481E PT07104156T PT07104156T PT1970481E PT 1970481 E PT1970481 E PT 1970481E PT 07104156 T PT07104156 T PT 07104156T PT 07104156 T PT07104156 T PT 07104156T PT 1970481 E PT1970481 E PT 1970481E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tank
float
water
cap
equipment
Prior art date
Application number
PT07104156T
Other languages
English (en)
Inventor
Hasan Ugur
Mehmet Eldem
Erdal Haspolat
Original Assignee
Vestel Beyaz Esya Sanayi Ve Ticaret As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vestel Beyaz Esya Sanayi Ve Ticaret As filed Critical Vestel Beyaz Esya Sanayi Ve Ticaret As
Publication of PT1970481E publication Critical patent/PT1970481E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F39/00Details of washing machines not specific to a single type of machines covered by groups D06F9/00 - D06F27/00 
    • D06F39/08Liquid supply or discharge arrangements
    • D06F39/081Safety arrangements for preventing water damage
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/42Details
    • A47L15/421Safety arrangements for preventing water damage

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Level Indicators Using A Float (AREA)
  • Sink And Installation For Waste Water (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Air Bags (AREA)
  • Slot Machines And Peripheral Devices (AREA)
  • Automatic Disk Changers (AREA)

Description

ΡΕ1970481 -1 -
DESCRIÇÃO "EQUIPAMENTO DE DETECÇÃO DE EXCESSO DE CAPACIDADE"
Campo Técnico A presente invenção refere-se a um detector de excesso de capacidade utilizado na detecção de água em excesso em máquinas de lavar ou de derrames das suas ligações hidráulicas. Técnica Anterior
Os problemas, tais como excesso de água admitida ocasionalmente em máquinas de lavar, chão inclinado no qual assenta a máquina, derrames das ligações hidráulicas, fazem com que água da rede pública vaze para fora das máquinas. De modo a impedir o excesso de água, estas máquinas são dotadas com sistemas de detecção de excesso de capacidade. Na técnica anterior, o dispositivo que impede esse excesso divulgado no pedido de patente publicado com a referência TR200200809 e o seu pedido de patente equivalente W00207581 pode ser dado como um exemplo para estes sistemas. 0 dispositivo divulgado neste documento compreende uma bóia móvel interna no interior da bóia externa que está incorporada numa abertura de bóia. A água em excesso escoa-se por cima da bóia interna e enche a bóia externa. A água de enchimento eleva a bóia interna à qual aplica -2- ΡΕ1970481 pressão desde o seu lado de fundo e a bóia interna acciona, assim, um interruptor no seu lado de topo com esse movimento. Neste dispositivo, a água em excesso proveniente da máquina escoa-se, em primeiro lugar, sobre a bóia interna a partir das ranhuras na abertura de bóia e, depois, para dentro da bóia externa a partir das cavidades na borda da bóia interna. Este movimento da água prolonga o tempo que a água demora a entrar no dispositivo para, em primeiro lugar, movimentar a bóia interna e o accionamento do interruptor também é atrasado. Além disso, o rápido acesso da água, ocasionalmente, sobre a bóia interna, faz com que a água salte e atinja o interruptor. 0 equipamento inventivo divulgado em seguida foi desenvolvido para assegurar uma detecção mais rápida do excesso de água. 0 acesso da água ao interruptor também é impedido.
Divulgação Resumida da Invenção 0 equipamento de detecção de excesso de capacidade de acordo com a invenção compreende um tanque no qual se acumula a água em excesso, uma bóia que pode subir e descer com o movimento da água no interior do tanque, uma tampa que cobre o topo do tanque e tem orifícios de entrada que permitem que a água encha o tanque e um interruptor que é activado pelo contacto da bóia quando esta sobe. Proporciona-se, pelo menos, um tubo de admissão de água na tampa. 0 tubo de admissão é utilizado para dirigir a água em excesso da máquina para o tanque. 0 tubo de admissão estende-se mais ou menos desde o inicio do lado de topo da -3- ΡΕ1970481 tampa na direcção do lado de fundo da bóia. As bordas da bóia estão dotadas com, pelo menos, um furo. Cada furo foi formado para permitir que a água proveniente dos tubos de admissão de água na tampa se escoe directamente para o fundo da bóia. No equipamento montado, os tubos de admissão na tampa ficam posicionados de modo a engatarem-se nestes furos. Deste modo, a água em excesso da máquina é dirigida directamente para o fundo da bóia, i. e., na direcção das ranhuras no tanque, e assegura-se uma rápida subida da bóia à medida que se enche o tanque. Além disso, proporciona-se uma elevação mais rápida da água ao garantir que o reservatório no qual a água é recolhida no interior do tanque é mais pequeno que a área total do tanque. Além disso, ao dirigir directamente a água em excesso do tubo de admissão para baixo da bóia, impede-se que salpicos de água atinjam o interruptor.
Objectivos da Invenção É um objectivo da invenção construir um equipamento de detecção de excesso de capacidade em máquinas de lavar com o qual se detecta rapidamente água em excesso ao dirigir directamente a água em excesso, desde o tubo de admissão no equipamento, para o fundo da bóia.
Outro objectivo da invenção é impedir que a água atinja o interruptor ao saltar pelo facto de se dirigir directamente a água em excesso, desde o tubo de admissão no equipamento, para o fundo da bóia. -4- ΡΕ1970481
Ainda outro objectivo da invenção é assegurar uma elevação mais rápida da água ao manter o reservatório, no qual se recolhe a água no interior do tanque, mais pequeno que a área total do tanque e, assim, permitir uma detecção mais rápida.
Descrição dos Desenhos
As formas de realização exemplificativas referentes ao inventivo equipamento de detecção de excesso de capacidade são mostradas nos desenhos em anexo, em que: A Fig. 1 é uma vista em corte lateral do equipamento de detecção de excesso de capacidade. A Fig. 2 é uma vista em perspectiva lateral do equipamento de detecção de excesso de capacidade. A Fig. 3 é uma vista em perspectiva de fundo da bóia. A Fig. 4 é uma vista em perspectiva de topo da bóia. A Fig. 5 é uma vista em perspectiva de topo do tanque. A Fig. 6 é uma vista em perspectiva de topo do conjunto tanque e bóia. A Fig. 7 é uma vista em perspectiva de topo da tampa. -5- ΡΕ1970481 A Fig. 8 é uma vista em perspectiva de fundo da tampa. A Fig. 9 é uma vista em corte lateral do equipamento de detecção de excesso de capacidade.
As peças nas figuras são numeradas uma a uma e os termos correspondentes destes números são dados em seguida.
Equipamento de detecção de excesso de capacidade (A) Bóia (1)
Tanque (2)
Tampa (3)
Interruptor (4)
Protuberância (11)
Furo (12)
Canal (13)
Canal (14)
Projecção (15)
Ranhura (21)
Reservatório (22)
Furo (23)
Braços de ligação (24, 24') Elemento de encaixe à pressão (25) Guia (26)
Projecção (27)
Tubo de admissão (31)
Elemento de encaixe à pressão (35) -6- ΡΕ1970481
Guia (36)
Abertura (38)
Meio de ligação (39)
Divulgação da invenção A Fig. 1 proporciona uma vista em corte lateral do equipamento de detecção de excesso de capacidade (A) que é utilizado para detectar a água que é admitida em excesso em máquinas de lavar ou é derramada por ligações hidráulicas. 0 equipamento (A), cuja vista em perspectiva lateral é proporcionada na Fig. 2, compreende um tanque (2) no qual se acumula a água em excesso, uma bóia (1) que pode subir e descer com o movimento da água no interior do tanque (2), uma tampa (3) que cobre o topo do tanque (2) e tem tubos (31) de admissão que permitem que a água encha o tanque (2) e um interruptor (4) que é activado pelo contacto com a bóia (1) devido ao seu movimento de subida.
As Figs. 3-4 proporcionam as vistas em perspectiva de fundo e de topo da bóia (1) . Na superfície de topo da bóia (1) proporciona-se uma protuberância (11) que é construída para estabelecer contacto com o interruptor em resultado da elevação pela água. No topo da bóia (1) (mostrada na borda, nas figuras), proporciona-se, pelo menos, um furo (12). Cada furo (12) foi formado para permitir que a água proveniente dos tubos (31) de admissão de água (figura - 9) na tampa (3) se escoe directamente para o fundo da bóia (1). No equipamento (A) montado, os -7- ΡΕ1970481 tubos (31) de admissão na tampa (3) foram posicionados de modo a penetrarem nestes furos (12) . No lado de fundo da bóia (1), proporciona-se um canal (13) que parte de cada furo (12) e se estende para dentro (na direcção da parte central da bóia). Estes canais (13) desembocam num canal (14) comum que é formado de modo a deixar uma área sem obstáculos no seu interior. A utilização pretendida para estes referidos canais (13, 14) é servirem de guia para as paredes laterais que são formadas pelas ranhuras (21) de passagem de água no interior do tanque (2) . No lado de fundo da bóia (1), proporcionam-se projecções (15) que são construídas para minimizar o contacto da bóia (1) com as superfícies na qual assenta. Deste modo, impede-se que a superfície de fundo da bóia (1) fique colada ao tanque (2) devido à água em excesso. A Fig. 5 proporciona uma vista em perspectiva de topo do tanque. Proporciona-se, pelo menos, uma ranhura (21) de passagem de água que se estende para dentro desde a borda do tanque (2) . Cada ranhura (21) foi configurada de modo a ficar em frente do furo (12) e canal (13) da bóia (1) . A superfície interna da ranhura (21) é inclinada de modo a permitir que a água se escoe desde a borda na direcção do interior. Cada ranhura (21) desemboca no reservatório (22) de recolha na parte central do tanque (2) . 0 reservatório (22) de recolha é a parte onde a água se acumula. A água que se acumula aqui permite o movimento ascendente da bóia (1). De modo a descarregar a água que se acumula no reservatório (22), proporciona-se um furo (23) -8- ΡΕ1970481 que se encontra, normalmente, fechado. Quando este furo (23) é aberto, a água no interior do tanque (2) é descarregada para o exterior. No tanque (2), proporcionam-se braços (24, 24') de ligação que são utilizados para fixar o equipamento (A) a uma superfície (Estes braços (24, 24') de ligação também podem ser posicionados na tampa (3)). Entre os braços (24, 24') de ligação proporciona-se, pelo menos, uma projecção (27) estendida para fora desde o lado do tanque (2) (ou da tampa (3)). No caso de o equipamento (A) ser encaixado numa superfície com a ajuda dos braços (24, 24') de ligação, estas projecções (27) também ficam assentes na referida superfície e isto diminui o grau de oscilação do equipamento (A) devido a vários motivos (funcionamento da máquina, excesso de água, movimento da bóia, etc.). Utiliza-se, novamente, no lado de borda do tanque (2), pelo menos, um elemento (25) de encaixe à pressão de modo a assegurar a combinação com a tampa (3). De igual modo, de modo a que o encaixe da tampa (3) mantenha sempre a mesma posição em relação ao tanque (2), proporciona-se, pelo menos, uma guia (26) de posicionamento macho ou fêmea no tanque (2). Do mesmo modo, na tampa (3), proporciona-se, pelo menos, mais uma guia (36) de forma semelhante de modo a ficar em frente desta guia (mostrada na figura - 8). A Fig. 6 proporciona uma vista em perspectiva de topo do tanque (2) e da bóia (1) unidos entre si. Como também mostrado nesta figura exemplificativa, os furos (12) -9- ΡΕ1970481 na bóia (1) foram configurados para ficarem em frente das ranhuras (21) no tanque (2) .
As Figs. 7 e 8 proporcionam vistas em perspectiva do topo e do fundo da tampa (3). Nas bordas da tampa (3), proporciona-se, pelo menos, um elemento (35) de encaixe à pressão que é construído de modo a combinar com cada elemento (25) de encaixe à pressão no tanque (2) . No lado de topo da tampa (3), proporciona-se um meio (39) de ligação no qual se pode encaixar o referido interruptor (4). 0 interruptor (4), que é aplicado neste meio (39) é activado pelo contacto da protuberância (11) na bóia (1) que se movimenta no sentido ascendente com a elevação da água no tanque (2) . Por conseguinte, no lado de topo da tampa (3), proporciona-se uma abertura (38) de tamanho adequado através da qual pode passar a referida protuberância (11). Proporciona-se, pelo menos, um tubo (31) de admissão de água na tampa (3). Este tubo (31) é utilizado para dirigir a água em excesso na máquina para dentro do tanque (2). Como também mostrado na fig. 9, cada tubo (31) de admissão foi posicionado de modo a penetrar num furo (12) na bóia (1), no equipamento (A) montado. Além disso, o tubo (31) de admissão estende-se desde, mais ou menos, o início do lado de topo da tampa na direcção do lado de fundo da bóia (1) . Deste modo, a água em excesso proveniente da máquina é directamente dirigida para baixo da bóia (1), i. e., na direcção das ranhuras (21), no tanque (2), e é garantido que a bóia (1) se movimenta rapidamente no sentido ascendente quando o tanque (2) é -10- ΡΕ1970481 cheio (o sentido de movimento da água em excesso é mostrado pelas setas na figura - 9) . Além disso, o facto de a água em excesso ser dirigida directamente desde o tubo (31) de admissão para o fundo da bóia (1) impede que a água espirre para o interruptor. Devido à activação do interruptor (4) pela bóia (1), a informação de que a água em excesso proveniente da máquina de lavar atingiu o limite superior também é detectada por um circuito ligado ao interruptor (4), pelo que se impede a entrada de mais água na máquina e, assim, o derrame de água.
Lisboa, 17 de Novembro de 2010

Claims (17)

  1. -1- ΡΕ1970481 REIVINDICAÇÕES 1. Equipamento (A) de detecção de excesso de capacidade que é utilizado para detectar água em excesso em máquinas de lavar, compreendendo um tanque (2) no qual se acumula o excesso de água, uma bóia (1) que pode descer e subir com o movimento da água no interior do tanque (2), uma tampa (3) que cobre o topo do tanque (2) e tem tubos (31) de admissão que permitem que a água encha o tanque (2) e um interruptor (4) que é activado pelo contacto com a bóia (1) devido ao seu movimento ascendente, caracterizado por, de modo a permitir que a água, proveniente de, pelo menos, um tubo (31) de admissão de água na tampa (3), se escoe directamente na direcção do fundo da bóia (1), cada tubo (31) de admissão ser posicionado de modo a começar no lado de topo da referida tampa e penetrar em, pelo menos, um furo (12) na bóia (1).
  2. 2. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bóia (1) compreender uma protuberância (11) na sua superfície de topo de modo a activar o interruptor (4) ao estabelecer contacto com este devido à elevação da água.
  3. 3. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, de modo a impedir que a superfície de fundo da bóia (1) fique colada ao tanque (2) devido à água em excesso, no lado de fundo da bóia (1), se -2- ΡΕ1970481 proporcionarem projecções (15) que minimizam o contacto da bóia (1) com as superfícies nas quais assenta.
  4. 4. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, no lado de fundo da bóia (1), se proporcionar um canal (13) que se estende desde cada furo (12) na direcção da parte central da bóia.
  5. 5. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os referidos canais (13) desembocarem num canal (14) comum que é formado de modo a deixar uma área sem obstáculos no seu interior.
  6. 6. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se proporcionar, pelo menos, uma ranhura (21) de passagem de água que se estende para dentro desde a borda do tanque (2) e desemboca no reservatório (22) de recolha de água na parte central do tanque (2) .
  7. 7. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por cada ranhura (21) estar situada de modo a ficar em frente do furo (12) e do canal (13) na bóia (1) .
  8. 8. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a superfície interna da ranhura (21) ser inclinada de modo a permitir que a água se escoe desde a borda para o interior. -3- ΡΕ1970481
  9. 9. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, no reservatório (22) de recolha, se proporcionar um furo (23) de descarga que se encontra normalmente fechado.
  10. 10. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, no tanque (2), se proporcionarem braços (24, 24') de ligação que são utilizados para fixar o equipamento (A) numa superfície.
  11. 11. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, na tampa (3), se proporcionarem braços (24, 24') de ligação que são utilizados para fixar o equipamento (A) numa superfície.
  12. 12. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, para a combinação do tanque (2) com a tampa (3), se proporcionar, pelo menos, um elemento (25) de encaixe à pressão no lado de borda do tanque (2) e, pelo menos, um elemento (35) de encaixe à pressão que é construído de modo a engatar-se em cada elemento (25) de encaixe à pressão no tanque (2) nas bordas da tampa (3).
  13. 13. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, de modo a que o encaixe da tampa (3) mantenha sempre a mesma posição em relação ao tanque (2), se proporcionar, pelo menos, uma guia (26) de posicionamento macho ou fêmea no tanque (2) e, pelo menos, -4- ΡΕ1970481 uma guia (36) de forma semelhante de modo a ficar em frente desta guia na tampa (3).
  14. 14. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, no lado de topo da tampa (3), se proporcionar um meio (39) de ligação no qual se pode encaixar o referido interruptor (4).
  15. 15. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por, no lado de topo da tampa (3), se proporcionar uma abertura (38) com tamanho adequado através da qual pode passar a referida protuberância (11).
  16. 16. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por, entre os braços (24, 24') de ligação, se proporcionar, pelo menos, uma projecção (27) estendida para fora desde o lado do tanque (2).
  17. 17. Equipamento (A) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por, entre os braços (24, 24') de ligação, se proporcionar, pelo menos, uma projecção (27) estendida para fora desde o lado da tampa (3). Lisboa, 17 de Novembro de 2010
PT07104156T 2007-03-14 2007-03-14 Equipamento de detecção de excesso de capacidade PT1970481E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07104156A EP1970481B1 (en) 2007-03-14 2007-03-14 Overflow detection apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1970481E true PT1970481E (pt) 2010-11-24

Family

ID=38293119

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07104156T PT1970481E (pt) 2007-03-14 2007-03-14 Equipamento de detecção de excesso de capacidade

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1970481B1 (pt)
AT (1) ATE483845T1 (pt)
DE (1) DE602007009635D1 (pt)
ES (1) ES2352429T3 (pt)
PT (1) PT1970481E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104665738B (zh) * 2013-12-02 2017-11-10 海尔集团公司 一种洗碗机的溢水保护装置及洗碗机
CN108042084A (zh) * 2018-01-22 2018-05-18 佛山市顺德区美的洗涤电器制造有限公司 洗碗机的底座组件
CN109464046A (zh) * 2018-12-27 2019-03-15 宁波美高厨具有限公司 溢流保护装置及其水槽式果蔬清洗机

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3829636A (en) * 1973-02-27 1974-08-13 Westinghouse Electric Corp Overflow control dashpot-type float for a dishwasher switch assembly
US5365969A (en) * 1994-01-21 1994-11-22 White Consolidated Industries, Inc. Float with skirt to prevent leakage due to oversudsing
IT1298747B1 (it) * 1998-03-16 2000-02-02 Smeg Spa Macchina lavastoviglie o lavatrice con elemento di verifica della funzionalita' del dispositivo anti-allagamento
ATE385729T1 (de) * 2000-07-26 2008-03-15 Arcelik As Sicherheitsvorrichtung gegen überschwemmung
TR200606459T1 (tr) * 2004-05-25 2007-04-24 Arçeli̇k Anoni̇m Şi̇rketi̇ Suyun taşması önlenen bir yıkama makinası

Also Published As

Publication number Publication date
DE602007009635D1 (de) 2010-11-18
ATE483845T1 (de) 2010-10-15
ES2352429T3 (es) 2011-02-18
EP1970481A1 (en) 2008-09-17
EP1970481B1 (en) 2010-10-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2347114B1 (es) Maquina lavadora.
PT1970481E (pt) Equipamento de detecção de excesso de capacidade
TWI558013B (zh) 具有排水功能的插座
JP3155258U (ja) 逆止弁及び床排水トラップ
IT201800002351A1 (it) Dispositivo di protezione da perdite accidentali per cassetta di scarico wc
ES2652178T3 (es) Drenaje con sifón
JP6988037B2 (ja) トラップ
KR101059553B1 (ko) 차수 장치
JP4539601B2 (ja) 浴室の排水構造
JP6599175B2 (ja) 仮設トイレシステムおよびそれに用いる管継手
JP3911588B2 (ja) 吸気弁付き排水トラップ
JP5111781B2 (ja) 排水トラップ及び排水トラップの封水高さ調整部材
KR200280025Y1 (ko) 악취방지용 배수전
JP4203561B2 (ja) 排水口のカバー部材
JP5937654B2 (ja) 排水トラップ装置
JP6908839B2 (ja) 浴槽排水部構造
ES2547312T3 (es) Mecanismo de cierre ralentizado para tapaderas de inodoros
JP6040354B2 (ja) 排水装置
JP4539602B2 (ja) トラップ装置
KR200490896Y1 (ko) 배수 시스템
KR200492655Y1 (ko) 가습기용 급배수조
JP2011089343A (ja) 排水トラップ
JP7051534B2 (ja) 水栓装置
ES1279594U (es) Valvula anti-olores para botes sifonicos
ES1216089U (es) Valvula anti-olores para botes sifónicos