PT1898009E - Dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de wc - Google Patents
Dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de wc Download PDFInfo
- Publication number
- PT1898009E PT1898009E PT07113427T PT07113427T PT1898009E PT 1898009 E PT1898009 E PT 1898009E PT 07113427 T PT07113427 T PT 07113427T PT 07113427 T PT07113427 T PT 07113427T PT 1898009 E PT1898009 E PT 1898009E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- drive device
- pressure plate
- control element
- cover
- rotatable support
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E03—WATER SUPPLY; SEWERAGE
- E03D—WATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
- E03D1/00—Water flushing devices with cisterns ; Setting up a range of flushing devices or water-closets; Combinations of several flushing devices
- E03D1/01—Shape or selection of material for flushing cisterns
- E03D1/012—Details of shape of cisterns, e.g. for connecting to wall, for supporting or connecting flushing-device actuators
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E03—WATER SUPPLY; SEWERAGE
- E03D—WATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
- E03D5/00—Special constructions of flushing devices, e.g. closed flushing system
- E03D5/02—Special constructions of flushing devices, e.g. closed flushing system operated mechanically or hydraulically (or pneumatically) also details such as push buttons, levers and pull-card therefor
- E03D5/028—Pusher plates and actuating mechanisms for built-in cisterns
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Hydrology & Water Resources (AREA)
- Public Health (AREA)
- Water Supply & Treatment (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
- Toilet Supplies (AREA)
- Bidet-Like Cleaning Device And Other Flush Toilet Accessories (AREA)
- Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)
- Vehicle Waterproofing, Decoration, And Sanitation Devices (AREA)
- Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
- Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE ACIONAMENTO PARA UM OBJETO SANITÁRIO, SOBRETUDO PARA UM AUTOCLISMO DE WC" A invenção refere-se a um dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de WC, que engloba uma cobertura para uma abertura de controlo com elementos de fixação, um elemento de comando suportado, de forma movivel, na cobertura e, pelo menos, um elemento de mola, em que o elemento de comando é dotado de um primeiro elemento de suporte rotativo que roda à volta de um primeiro eixo rotativo, e pode ser deslocado contra a força do, pelo menos um, elemento de mola de uma posição normal para uma posição de acionamento.
Um dispositivo destes é apresentado em EP-A-1 191 453.
Os autoclismos de WC interiores são normalmente acionados por placas de acionamento, localizadas no revestimento da parede que cobre o autoclismo interior. As tradicionais placas de acionamento são compostas por um resguardo com um elemento de comando integrado e suportado, de forma movivel, no resguardo e que é por exemplo concebido como botão de pressão simples ou rotativo. 0 resguardo cobre normalmente em abundância a abertura de controlo, que serve para a manutenção e, eventualmente, a reparação de componentes internos do autoclismo interior, como p. ex. de válvulas e vedações.
Relativamente às dimensões deste tipo de placas de acionamento, muitos clientes desejam placas de acionamento mais pequenas. 0 tamanho minimo deste tipo de placas de acionamento é, porém, determinado pelo tamanho da abertura 2 de controlo, através da qual tem de ser possível desmontar os componentes do autoclismo interior. Além disso, pretende-se geralmente na área sanitária placas de acionamento convenientemente higiénicas. É ainda conhecida, nos autoclismos de WC, a chamada "Técnica de descarga dupla", que serve para reduzir o consumo de água. É neste sentido que se utilizam, nos autoclismos de WC, as placas de acionamento, que apresentam um botão de descarga grande para fazer uma descarga completa e um botão de descarga pequeno para fazer uma descarga reduzida. A quantidade da descarga reduzida está, normalmente, predefinida; a descarga completa pode, em contrapartida, ser regulada de forma variável na válvula de dreno para uma determinada quantidade de descarga.
Em alternativa à técnica de descarga dupla existe a técnica de paragem da descarga, na qual o processo de descarga é ativado - como habitualmente - por um botão de descarga, mas em que o processo de descarga pode ser interrompido por um botão de paragem antes de descarregar a quantidade total de água.
Perante isto, a presente invenção tem por objetivo disponibilizar um dispositivo de acionamento do tipo inicialmente mencionado, que seja adequado tanto à técnica de descarga dupla como à técnica de paragem de descarga, que possua dimensões exteriores visíveis relativamente pequenas e possa, mesmo assim, ser facilmente utilizado.
Em conformidade com a invenção, este objetivo é resolvido por um dispositivo de acionamento com as características indicadas na reivindicação 1. 0 dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção engloba essencialmente uma cobertura para uma 3 abertura de controlo do objeto sanitário com elementos de fixação, pelo menos um elemento de mola e um elemento de comando suportado, de forma movivel, na cobertura, que possui um primeiro elemento de suporte rotativo que roda à volta de um primeiro eixo rotativo e que pode ser deslocado contra a força do, pelo menos um, elemento de mola desde uma posição normal até uma posição de acionamento. 0 elemento de comando é ainda dotado de, pelo menos, um segundo elemento de suporte rotativo que roda à volta de um segundo eixo rotativo, que evolui afastado e paralelo em relação ao primeiro eixo rotativo, em que o primeiro elemento de suporte rotativo pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o primeiro eixo rotativo, quando o segundo elemento de suporte rotativo é rodado à volta do segundo eixo rotativo, e em que o segundo elemento de suporte rotativo pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o segundo eixo rotativo, quando o primeiro elemento de suporte rotativo é rodado à volta do primeiro eixo rotativo. 0 dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção corresponde a uma báscula de acionamento, com a qual é possivel ativar, opcionalmente, uma primeira função ou uma segunda função, na medida em que o elemento de comando - dependendo da função desejada - é rodado à volta do primeiro eixo rotativo ou do segundo eixo rotativo. 0 dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção pode, assim, ser aplicado tanto para acionar autoclismos de WC concebidos segundo a técnica de descarga dupla, como para acionar autoclismos de WC concebidos segundo a técnica de paragem da descarga. 4 A desvantagem no caso de uma báscula de acionamento com suporte rotativo médio é que ao acionar, o lado da báscula não pressionado roda para fora do nível, no qual se encontra a báscula de acionamento na sua posição normal. Neste caso, formam-se aberturas, que permitem visualizar áreas pouco estéticas atrás da báscula de acionamento. Para evitar isto, a báscula de acionamento com suporte rotativo médio teria de ser concebida tão alta que a sua parte traseira ficasse, durante o acionamento, sempre atrás da parte dianteira da orla que a envolve, como por exemplo um resguardo tipo armação. Isto requer relativamente muito espaço atrás do resguardo.
Em oposição a isto, o dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção pode, graças à sua constituição de suporte rotativo especial, ser concebido com uma frente relativamente plana, sem que o elemento de comando rode para fora da frente quando é acionado.
Com esta finalidade, o elemento de comando é, preferencialmente, constituído de forma essencialmente retangular, e o primeiro elemento de suporte rotativo encontra-se numa extremidade do elemento de comando e o segundo elemento de suporte rotativo encontra-se na extremidade oposta do elemento de comando. A presente invenção permite principalmente uma versão de um dispositivo de acionamento do tipo inicialmente mencionado com uma superfície frontal relativamente mais pequena e mais fácil de usar. Pois, o elemento de comando em conformidade com a invenção incorpora, através dos dois eixos rotativos afastados um do outro e que se aproximam paralelamente, dois braços de alavanca relativamente compridos para a respetiva ativação de uma de duas funções 5 diferentes, por ex. uma descarga reduzida e uma descarga completa.
Uma constituição vantajosa do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção é caracterizada pelo fato de entre o primeiro elemento de suporte rotativo e o segundo elemento de suporte rotativo existir, no minimo, um dispositivo guia que apresenta uma cavilha de guia alojada, de forma movivel, num alojamento, cujo eixo longitudinal evolui paralelamente ao primeiro eixo rotativo, bem como, ao segundo eixo rotativo. Esta constituição permite alcançar um modo de funcionamento muito fiável do dispositivo de acionamento. A cavilha de guia encontra-se, preferencialmente, centrada entre o primeiro elemento de suporte rotativo e o segundo elemento de suporte rotativo.
Segundo outra versão privilegiada, está previsto a cavilha de guia ser pressionada, pelo menos, por um elemento de mola. 0 modo de funcionamento seguro do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção é assegurado, nesta versão, já com apenas um elemento de mola. Daqui resulta, assim, uma montagem relativamente simples do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção.
Para uma montagem simples, bem como, uma função segura propõe-se ainda constituir o primeiro elemento de suporte rotativo e o segundo elemento de suporte rotativo em forma de munhão e dispor este como encosto nas reentrâncias formadas na cobertura.
Para efeitos de um bom tato no acionamento do elemento de comando, está previsto - segundo outra versão da invenção - equipar os elementos de suporte rotativo e/ou a 6 cobertura, que recebe o elemento de comando, com elementos de amortecimento de borracha elástica para amortecer o encosto.
Relativamente à produção e montagem do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção é vantajoso se, noutra versão da invenção, a cobertura possuir várias peças e englobar um suporte em forma de armação e uma armação de montagem que sustente o suporte, em que o elemento de comando é segurado, de forma movivel, no suporte em forma de armação e o suporte pode ser ligado, de forma amovível, à armação de montagem. 0 dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção é, de preferência, modularmente construído. Propõe-se, sobretudo que a cobertura seja dotada de um resguardo em forma de armação para adaptar facilmente o seu aspeto exterior aos diferentes desejos dos clientes. Neste sentido é também vantajoso se, conforme outra versão, o elemento de comando possuir frontalmente uma placa de pressão substituível. A placa de pressão é, para isso, preferencialmente colocada, de forma amovível, no elemento de comando. A união amovível pode ser, por exemplo, uma união roscada, uma união de engate ou uma união magnética. A placa de pressão e o resguardo podem ser de metal, cerâmica, madeira ou em plástico mais económico. 0 aspeto do dispositivo de acionamento pode ser, assim, facilmente alterado sem o uso de novas ferramentas caras. 0 resguardo e a placa de pressão apresentam, preferencialmente, um lado frontal plano e liso. É particularmente privilegiada uma versão, na qual a placa de pressão e/ou o resguardo são produzidos em placa de vidro ou de espelho, principalmente em placa de vidro ou de 7 espelho tratado, como por exemplo uma placa de vidro ou de espelho fosco. Tanto o vidro liso como o fosco oferecem uma superfície higienicamente otimizada, que pode ser facilmente limpa e evita o desenvolvimento de bactérias.
Uma versão privilegiada do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção consiste em que, na posição normal do elemento de comando, o lado frontal da placa de pressão preferencialmente plana se encontre essencialmente conciso em relação ao lado frontal do resguardo. No caso de um resguardo plano, o dispositivo de acionamento sobressai, no total, apenas ligeiramente, por exemplo apenas no máximo 10 mm do pavimento de tijoleira ou do revestimento da parede. Por isso, ele tem um aspeto muito elegante comparativamente com as tradicionais placas de acionamento relativamente grossas. O resguardo pode ser particularmente plano se, conforme outra versão privilegiada, a cobertura aplicável na abertura de controlo que suporta o resguardo puder ser diretamente fixada a uma unidade interior e o resguardo não for prendido como é habitual (o que pressupõe uma correspondente espessura do resguardo), mas se, em vez disso, for engatada ou unida por elementos de retenção, imanes, parafusos ou pinos de aperto retidos por fricção à cobertura, sendo para isso apenas colocada pela frente sobre esta.
Outra versão privilegiada do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção consiste no fato de existir um elemento distanciador entre o elemento de comando e a placa de pressão, em que a placa de pressão frente à superfície de revestimento do elemento distanciador sobressai lateralmente e, na posição normal do 8 elemento de comando, a distância dos lados estreitos da placa de pressão para a superfície de revestimento do elemento distanciador ser superior à distância do lado traseiro da placa de pressão para o lado frontal da cobertura ou o lado frontal do resguardo. A placa de pressão "paira" à frente do revestimento da parede e é, assim, muito fácil de utilizar. Além disso, isto facilita muito a limpeza do dispositivo de acionamento pelo fato da sua superfície de pressão ser de fácil acesso.
Nesta versão, o diâmetro ou a diagonal da superfície frontal da placa de pressão é, preferencialmente, igual ou é superior ao diâmetro ou à diagonal da cobertura ou de um resguardo aplicado na cobertura. 0 dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção oferece, relativamente ao tamanho da abertura de controlo definida, uma excelente superfície de pressão (área de comando).
Outra versão vantajosa do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção prevê que o elemento de comando seja acoplado com a cobertura através de um elemento amortecedor, principalmente um travão de silicone ou um batente de borracha. Deste modo, obtém-se um tato agradável no acionamento do dispositivo, em vez do frequente ruído tipo pancada nas tradicionais placas de acionamento.
Pode encontrar nas subreivindicações outras versões privilegiadas e vantajosas do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção.
Passamos a explicar em pormenor a invenção por meio de um desenho com dois exemplos de execução. Nomeadamente: 9 a Fig. 1 é uma vista frontal de um dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção, sem a respetiva armação de montagem, placa de pressão e resguardo em forma de armação, em que o elemento de comando se encontra na sua posição inicial (posição normal); a Fig. 2 é uma vista lateral do dispositivo de acionamento da Fig. 1, visto da esquerda; a Fig. 3 é uma vista de trás (vista de baixo) do dispositivo de acionamento da Fig. 1; a Fig. 4 é uma vista de trás de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1; a Fig. 5 é uma vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1, em que o seu elemento de comando se encontra numa posição de acionamento, que está atribuída a uma de duas funções diferentes; a Fig. 6 é uma vista frontal de perspetiva de uma armação de montagem pertencente ao dispositivo de acionamento da Fig. 1; a Fig. 7 é uma vista frontal do dispositivo de acionamento da Fig. 1 com a respetiva armação de montagem da Fig. 6; 10 a Fig. 8 é uma vista de trás (vista de baixo) do dispositivo de acionamento da Fig. 1 com a respetiva armação de montagem da Fig. 6; a Fig. 9 é uma vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1 com a respetiva armação de montagem da Fig. 6; a Fig. 10 é uma vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1 com a respetiva armação de montagem, um resguardo aí aplicado e uma placa de pressão aplicada no elemento de comando, em que o resguardo e a placa de pressão são apresentados parcialmente cortados; a Fig. 11 é outra vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1 correspondente à Fig. 10, em que o elemento de comando se encontra numa posição de acionamento; a Fig. 12 é outra vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 1, em que o elemento de comando se encontra numa posição de acionamento e em que o resguardo, a placa de pressão e a armação de montagem são apresentados parcialmente cortados; a Fig. 13 é uma vista lateral de um segundo exemplo de execução de um dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção, em que o elemento de 11 comando se encontra na sua posição inicial (posição normal); a Fig. 14 é uma vista frontal de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 13; e a Fig. 15 é uma vista lateral de perspetiva do dispositivo de acionamento da Fig. 13, em que o elemento de comando se encontra, porém, numa posição de acionamento. 0 dispositivo de acionamento apresentado no desenho destina-se particularmente ao acionamento de um autoclismo interior concebido segundo a técnica de dupla descarga e/ou técnica de paragem a descarga. 0 dispositivo de acionamento é modularmente construído. Apresenta primeiramente uma cobertura atribuída à abertura de controlo do autoclismo interior. A cobertura engloba um suporte em forma de armação (caixa) 1 e uma armação de montagem 2 que sustenta o suporte como plataforma (comp. as Figuras 1 a 6). A armação de montagem 2 apresenta uma secção 2.1 em forma de concha e um flange 2.2. circundante que se formou aí como peça inteira, que define o lado frontal da armação de montagem 2. Na área da secção em forma de concha 2.1 existem orifícios para passar parafusos de fixação ou outros meios de fixação. Através destes elementos de fixação (orifícios), a cobertura pode ser diretamente fixada numa unidade interior (não apresentada). A secção em forma de concha 2.1 possui uma estrutura tridimensional com concavidades (perfurações) 2.4 para 12 alojar elementos guia 1.1 formados no suporte 1. Os elementos guia em forma de cavilha 1.1 são cilíndricos e podem ser encaixados, por ligação positiva, nas concavidades redondas 2.4. Os elementos guia 1.1 possuem orifícios 1.12 que evoluem axialmente e que se destinam à fixação de um resguardo 3 em forma de armação (comp. Fig. 10). O resguardo 3 pode ser fixado, por exemplo, através de parafusos introduzidos pela parte de trás do suporte 1 para dentro dos orifícios 1.12.
Além disso, estão formados na parte de trás do suporte 1 elementos de clipe 1.2 em forma de linguetas de engate ranhuradas, que podem ser engatados na armação de montagem 2 em perfurações 2.5 essencialmente retangulares. As concavidades 2.4 para receber os elementos guia 1.1. em forma de cavilha encontram-se diretamente ao lado das perfurações 2.5 atribuídas aos elementos de clipe 1.2.
Além disso, existem na parede traseira da armação de montagem 2 perfurações 2.6, nas quais são montados elementos de transmissão de força, como por ex. barras de pressão ou bainhas do tipo Bowden, através dos quais é ativada uma válvula de dreno do autoclismo interior.
No suporte 1 que pode ser aplicado e, simultaneamente, unido (de forma amovível) por engate na armação de montagem 2, existe um elemento de comando 4 movível, que incorpora dois braços de alavanca e corresponde, consequentemente, a uma báscula. Ao contrário de uma báscula de acionamento tradicional, o elemento de comando 4 não é porém, no centro, rotativamente suportado, mas sim centralmente guiado e apoiado por mola. O elemento de comando 4 possui uns primeiros elementos de suporte rotativo 4.1, que podem ser rodados à volta de 13 um primeiro eixo rotativo 4.11; e possui uns segundos elementos de suporte rotativo 4.2, que podem ser rodados à volta de um segundo eixo rotativo 4.21, que evolui afastado e paralelo em relação ao primeiro eixo rotativo 4.11. Os elementos de suporte rotativo 4.1 e 4.2 situam-se em extremidades opostas do elemento de comando 4 e são constituídos em forma de munhões. Os munhões 4.1, 4.2 são concebidos nas extremidades de pernas 4.3, que sobressaem atrás no elemento de comando 4. Aos munhões 4.1, 4.2 estão atribuídos encostos, que são constituídos em forma de reentrâncias 1.3 redondas em travessas sobressaídas do lado de trás do suporte 1 em forma de armação.
Se o elemento de comando 4 essencialmente retangular for pressionado a partir da sua posição inicial (posição normal) na sua extremidade esquerda até à armação de montagem 2 contra a força dos elementos de mola 5, os elementos de suporte rotativo 4.1 na extremidade direita funcionam como suporte rotativo (comp. as Figuras 4 e 5) . Se largar o elemento de comando 4, os elementos de mola 5 repõem o elemento de comando 4 na sua posição inicial. Os elementos de mola 5 apoiam-se numa travessa central tipo ponte 1.5 do suporte 1 em forma de armação. Se pressionar agora o elemento de comando 4 na sua extremidade direita para a armação de montagem 2 ou o suporte 1, os elementos de suporte rotativo 4.2 na extremidade esquerda funcionam como suporte rotativo (comp. a Fig. 12).
Por outras palavras, o primeiro elemento de suporte rotativo 4.1 pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o primeiro eixo rotativo 4.11, quando o segundo elemento de suporte rotativo 4.2 é rodado, no encosto atribuído 1.3, à volta do segundo eixo rotativo 14 4.21; e, consequentemente, o segundo elemento de suporte rotativo 4.2 pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o segundo eixo rotativo 4.21, quando o primeiro elemento de suporte rotativo 4.1 é rodado, no seu encosto 1.3 atribuído, à volta do primeiro eixo rotativo 4.11.
Os elementos de mola 5 estão sintonizados de modo a que a báscula (elemento de comando) 4 seja sempre reposta na sua posição inicial, sem deixar que as necessárias forças de acionamento para ativar as possíveis funções, como por ex. o processo de descarga, se tornem demasiado grandes. É vantajoso se os elementos de mola 5 forem aplicados o mais possível fora do suporte 1, para impedir uma queda perpendicular em relação ao respetivo eixo rotativo (eixo giratório).
Para amortecer um impacto (amortecimento de encosto) nas respetivas posições finais estão previstos elementos de amortecimento 6 nos munhões 4.1, 4.2. Nos elementos de amortecimento pode, por exemplo, tratar-se de o-rings ou arruelas para mangueira de borracha elástica aplicados nos munhões 4.1, 4.2. Existem ainda, no lado interior da secção 2.1 em forma de concha da armação de montagem 2, elementos de amortecimento 2.8 de borracha elástica. 0 dispositivo guia disposto entre os elementos de suporte rotativo 4.1, 4.2 é composto por uma cavilha de guia (cavilha central) 7, que se encontra (de forma movível) num alojamento 10 em forma de bacia e é pressionada pelos elementos de mola 5. O eixo longitudinal da cavilha de guia 7 evolui paralelamente ao primeiro eixo rotativo 4.1, bem como, ao segundo eixo rotativo 4.2 do elemento de comando. Condicionado pela oscilação da cavilha 15 de guia 7 à volta do respetivo eixo rotativo 4.1 ou 4.2, começa a aumentar progressivamente a distância entre os flancos opostos do alojamento 10 a partir do arco de bacia. O elemento de comando 4 pode ser concebido como peça visível e apresenta, assim, por exemplo, um lado frontal plano e liso. Para variar facilmente o aspeto do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção, o elemento de comando 4 possui, porém, preferencialmente no lado frontal, uma placa de pressão 8 substituível. A placa de pressão 8 está ligada, de forma amovível, ao elemento de comando 4, por exemplo através de parafusos, elementos de clipe ou imanes. Com 11 e 12 são referenciadas perfurações para fixar parafusos ou elementos de clipe no elemento de comando 4.
Além disso, é possível alterar o aspeto do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção através da variação dos resguardos 3 igualmente substituíveis. O resguardo 3 em forma de armação apresenta um lado frontal, preferencialmente, plano e liso. O resguardo 3 cobre a área marginal do suporte 1 que sustenta o elemento de comando 4, bem como, a secção 2.2 em forma de flange da armação de montagem 2 (comp. as Figuras 10 até 12). O resguardo 3 possui um colar 3.1 a sobressair para trás, que envolve a área dos bordos no lado frontal do elemento de comando 4 para dentro até cobrir a vista atrás do suporte 1 e sobre a armação de montagem 2, mesmo nas posições de acionamento do elemento de comando 4.
No exemplo de execução apresentado nas Figuras 10 até 12, o lado frontal da placa de pressão 8 na posição normal do elemento de comando 4 encontra-se essencialmente unido ao lado frontal do resguardo 3. O lado frontal da placa de 16 pressão 8 é liso e plano. Reconhece-se ainda que a disposição dos munhões 4.1, 4.2 e dos encostos (reentrâncias) 1.3 que lhes são atribuídos 1.3 no suporte 1, é escolhida de modo que o bordo 8.1 da placa de pressão 8 quase se mantém no mesmo nível do lado frontal do resguardo.
As Figuras 13 até 15 mostram um segundo exemplo de execução do dispositivo de acionamento em conformidade com a invenção. Ao contrário do exemplo de execução apresentado nas Figuras 10 até 12, existe aqui entre o elemento de comando e a placa de pressão 8 um elemento distanciador 9. O lado frontal da placa de pressão 8 também é, neste exemplo de execução, lisa e plana. A espessura da placa de pressão 8 relativamente plana, que é preferencialmente produzida em placa de vidro ou de espelho, tem no máximo 10 mm. A diagonal da superfície frontal da placa de pressão 8 e a diagonal do resguardo 3 têm aproximadamente o mesmo comprimento. O elemento distanciador 9 é constituído, preferencialmente, como peça inteira no lado traseiro da placa de pressão 8 e apresenta uma superfície de revestimento fechada. O elemento distanciador 9 pode, porém, também ser um elemento produzido à parte, que está unido à placa de pressão 8, sendo esta união preferencialmente concebida como uma união amovível.
Nas Figuras 13 e 14 pode observar-se que a placa de pressão 8 sobressai lateralmente frente à superfície de revestimento do elemento distanciador 9, em que - na posição normal do elemento de comando (ou da placa de pressão 8) - a distância dos lados estreitos da placa de pressão 8 para a superfície de revestimento do elemento 17 distanciador 9 é superior à distância do lado traseiro 8.2 da placa de pressão 8 para o lado frontal 3.2 do resguardo 3 ou para o lado frontal da cobertura. Ao observador, a placa de pressão 8 parece, assim, pairar à frente da parede ou do resguardo 3. 0 elemento distanciador 9 deve ser dimensionado de modo a que, na posição de acionamento completamente recolhida, ainda permaneça à direita ou à esquerda uma pequena fenda S entre o lado traseiro 8.2 da placa de pressão 8 e o lado frontal 3.2 do resguardo 3 (comp. Fig. 15) . A versão da invenção da invenção não se limita aos exemplos de execução anteriormente descritos. São possíveis outras variantes diferentes, que fazem uso da invenção patente nas reivindicações, mesmo havendo desvios à constituição. Neste sentido, faz também parte do âmbito da invenção acoplar o elemento de comando com a cobertura não através de molas, mas através de um batente de borracha ou um outro elemento amortecedor. Podem também prever-se elementos de clipes ou imanes em vez dos parafusos para ligar, de modo amovível, o resguardo à cobertura. Além disso, a placa de pressão 8 pode também, em alternativa, ser aplicada no elemento de comando 4 ou no elemento distanciador 9, através de imanes. 18
DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento europeu da patente. Foi elaborada com o máximo cuidado; o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos da patente apresentados na descrição EP1191453A[0002]
Lisboa, 15.03.2011
Claims (23)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Um dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de wc, que engloba uma cobertura (1, 2) associada a uma abertura de controlo do objeto sanitário com elementos de fixação (2.3), um elemento de comando (4) suportado, de forma movível, na cobertura e, pelo menos, um elemento de mola (5), em que o elemento de comando (4) é dotado de um primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) que roda à volta de um primeiro eixo rotativo (4.11), e pode ser deslocado contra a força de, pelo menos, um elemento de mola (5) de uma posição normal para uma posição de acionamento, caracterizado por o elemento de comando (4) ser dotado de, pelo menos, um segundo elemento de suporte rotativo (4.2) que roda à volta de um segundo eixo rotativo (4.21), que evolui afastado e paralelo em relação ao primeiro eixo rotativo (4.11), em que o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o primeiro eixo rotativo (4.11), quando o segundo elemento de suporte rotativo (4.2) é rodado à volta do segundo eixo rotativo (4.21), e em que o segundo elemento de suporte rotativo (4.2) pode ser rodado para fora de uma posição coincidente com o segundo eixo rotativo (4.21), quando o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) é rodado à volta do primeiro eixo rotativo (4.11).
2. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por entre o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) e o segundo elemento de suporte rotativo 2 (4.2) existir, no minimo, um dispositivo guia que apresenta uma cavilha de guia (7) alojada, de forma movivel, num alojamento (10), cujo eixo longitudinal (7.1) evolui paralelamente ao primeiro eixo rotativo (4.11), bem como, ao segundo eixo rotativo (4.21).
3. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a cavilha de guia (7) se situar centralmente entre o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) e o segundo elemento de suporte rotativo (4.2).
4. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por a cavilha de guia (7) ser pressionada por, pelo menos, um elemento de mola (5).
5. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por o elemento de comando (4) ter essencialmente um formato retangular, em que o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) se encontra numa extremidade do elemento de comando (4) e o segundo elemento de suporte rotativo (4.2) se encontra na extremidade oposta do elemento de comando.
6. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por o primeiro elemento de suporte rotativo (4.1) e o segundo elemento de suporte rotativo (4.2) serem constituídos em forma de munhões, aos quais são 3 atribuídos, na cobertura, reentrâncias (1.3) formadas como encostos.
7. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado por os elementos de suporte rotativo (4.1, 4.2) e/ou a cobertura serem dotados de elementos amortecedores (6; 2.8) de borracha elástica para amortecer o encosto.
8. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por a cobertura (1, 2) ser composta por várias peças e englobar, no mínimo, um suporte (1) em forma de armação e uma armação de montagem (2) que sustenta o suporte, em que o elemento de comando (4) pode ser segurado, de forma movível, no suporte (1) em forma de armação e o suporte (1) pode ser ligado, de forma amovível, à armação de montagem (2).
9. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado por a cobertura (1, 2) possuir um resguardo (3) em forma de armação.
10. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o resguardo (3) possuir um colar (3.1) que sobressai do lado de trás, que envolve uma área do lado frontal do elemento de comando (4). 4
11. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o resguardo (3) possuir um lado frontal plano e liso.
12. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 1 a 11, caracterizado por o elemento de comando (4) ser dotado, no lado frontal, de uma placa de pressão (8).
13. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a placa de pressão (8) estar ligada, de forma amovível, ao elemento de comando (4).
14. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 12 ou 13 associado à reivindicação 9 ou 10, caracterizado por, na posição normal do elemento de comando (4), o lado frontal da placa de pressão (8) se encontrar essencialmente unido ao lado frontal do resguardo (3) .
15. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado por entre o elemento de comando (4) e a placa de pressão (8) se encontrar um elemento distanciador (9) .
16. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 15, 5 caracterizado por a placa de pressão (8) sobressair lateralmente frente à superfície de revestimento do elemento distanciador (9), em que - na posição normal do elemento de comando (4) - a distância entre os lados estreitos da placa de pressão (8) e a superfície de revestimento do elemento distanciador (9) é superior à distância do lado traseiro (8.2) da placa de pressão (8) e o lado frontal da cobertura (1, 2).
17. Dispositivo de acionamento de acordo com a reivindicação 15 ou 16, caracterizado por o elemento distanciador (9) no lado traseiro (8.2) da placa de pressão (8) ser formado como peça inteira.
18. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 15 a 17, caracterizado por o elemento distanciador (9) possuir uma superfície de revestimento fechada.
19. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 15 a 18, caracterizado por o diâmetro ou diagonal da superfície frontal da placa de pressão (8) ser igual ou superior ao diâmetro ou diagonal da cobertura (2) ou de um resguardo (3) aplicado na cobertura (2).
20. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 12 a 19, caracterizado por o lado frontal da placa de pressão (8) ser lisa e plana. 6
21. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 12 a 20, caracterizado por a placa de pressão (8) ser fabricada em placa de vidro ou de espelho.
22. Dispositivo de acionamento de acordo com uma das reivindicações de 12 a 21, caracterizado por a placa de pressão (8) ser plana e possuir uma espessura máxima de 10 mm.
23. Dispositivo de acionamento segundo uma das reivindicações de 1 a 22, caracterizado por a cobertura (1, 2) ter a forma de uma armação, de modo a poder ser diretamente fixada a uma unidade interior através dos seus elementos de fixação (2.3) . Lisboa, 15.03.2011
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE202006013850U DE202006013850U1 (de) | 2006-09-07 | 2006-09-07 | Betätigungsvorrichtung für einen Sanitärgegenstand, insbesondere für einen WC-Spülkasten |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1898009E true PT1898009E (pt) | 2011-03-22 |
Family
ID=38729044
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT07113427T PT1898009E (pt) | 2006-09-07 | 2007-07-30 | Dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de wc |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1898009B1 (pt) |
AT (1) | ATE497065T1 (pt) |
DE (2) | DE202006013850U1 (pt) |
ES (1) | ES2357974T3 (pt) |
PL (1) | PL1898009T3 (pt) |
PT (1) | PT1898009E (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2979928B1 (fr) * | 2011-09-09 | 2014-07-04 | Sanitaire Access Services S A S | Dispositif d'actionnement de chasse d'eau |
ITMI20120070A1 (it) * | 2012-01-23 | 2013-07-24 | Oliveira & Irmao Sa | Gruppo placca di comando di una cassetta di risciacquo |
EP2672030B1 (de) * | 2012-06-08 | 2017-11-01 | Geberit International AG | Betätigungsvorrichtung für ein Ablaufventil eines Spülkastens |
DK2672029T3 (da) * | 2012-06-08 | 2016-08-22 | Geberit Int Ag | Aktiveringsindretning til en afløbsventil i en wc-cisterne |
DK3098357T3 (en) * | 2015-05-28 | 2018-02-05 | Geberit Int Ag | Activation device for a drain valve in a rinse tank |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CH648422A5 (de) * | 1980-12-31 | 1985-03-15 | Geberit Ag | Steuereinrichtung zur elektrischen ausloesung einer wasserspeisung. |
DE19946542A1 (de) * | 1999-09-28 | 2001-04-12 | Franz Viegener Ii Gmbh & Co Kg | Betätigungseinrichtung |
IT1318908B1 (it) * | 2000-09-21 | 2003-09-19 | Oliveira & Irmao Sa | Dispositivo di comando della valvola di scarico dell'acqua di unavaschetta per apparecchiature sanitarie. |
DE10149729C2 (de) * | 2001-10-04 | 2003-08-21 | Bernhard Krause | Funktions-und Verkleidungselement |
-
2006
- 2006-09-07 DE DE202006013850U patent/DE202006013850U1/de not_active Expired - Lifetime
-
2007
- 2007-07-30 DE DE502007006351T patent/DE502007006351D1/de active Active
- 2007-07-30 EP EP07113427A patent/EP1898009B1/de active Active
- 2007-07-30 PT PT07113427T patent/PT1898009E/pt unknown
- 2007-07-30 ES ES07113427T patent/ES2357974T3/es active Active
- 2007-07-30 PL PL07113427T patent/PL1898009T3/pl unknown
- 2007-07-30 AT AT07113427T patent/ATE497065T1/de active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP1898009B1 (de) | 2011-01-26 |
EP1898009A3 (de) | 2010-03-31 |
DE502007006351D1 (de) | 2011-03-10 |
DE202006013850U1 (de) | 2008-01-10 |
ATE497065T1 (de) | 2011-02-15 |
ES2357974T3 (es) | 2011-05-04 |
EP1898009A2 (de) | 2008-03-12 |
PL1898009T3 (pl) | 2011-06-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1898009E (pt) | Dispositivo de acionamento para um objeto sanitário, sobretudo para um autoclismo de wc | |
ES2330582T3 (es) | Dispositivo para el accionamiento de un deposito de descarga de inodoro empotrado realizado en tecnica de lavado de dos cantidades. | |
EP2913450B1 (en) | Control plate assembly of a flushing tank, and assembling system and method thereof | |
WO2010025243A2 (en) | System and method for flushing a toilet | |
ES2330894T3 (es) | Dispositivo para el accionamiento manual de una cisterna sanitaria empotrada, de un aparato de descarga empotrado o de una valvula empotrada. | |
ES2564631T3 (es) | Dispositivo de accionamiento para un fluxor empotrado de urinario o para una cisterna empotrada de inodoro | |
EP1491690A1 (en) | Flush tank drain valve control device | |
EP2617906B1 (en) | Control plate assembly for a flushing tank, having an opening mechanism | |
PT1793052E (pt) | Tubo extravasor e de alimentação para banheiras | |
ES2332111T3 (es) | Dispositivo de accionamiento para un aparato de descarga empotrado para un urinario o una cisterna de wc empotrada. | |
EP2617905B1 (en) | Control plate assembly of a flushing tank | |
US20120054949A1 (en) | Toilet seat hand lifter | |
DK2672030T3 (en) | Activation device for a drain valve in a rinse tank | |
JP3124660U (ja) | 容器支持具 | |
ES2751933T3 (es) | Dispositivo de accionamiento para una cisterna de inodoro empotrada | |
KR200306743Y1 (ko) | 화장실용 유아 의자 겸용 기저귀 교환대 | |
JP6661382B2 (ja) | 便座装置 | |
JP2000070315A (ja) | 保育器および保育器用転落防止具 | |
JP4005082B2 (ja) | 水洗便器洗浄排水レバーの遠隔作動装置。 | |
KR200495219Y1 (ko) | 양변기용 풋 스위치 | |
KR102687892B1 (ko) | 양변기용 풋 스위치 | |
EP2775049B1 (en) | Control plate assembly of a flushing tank | |
JP2015002841A (ja) | トイレ用手すり | |
CN215777710U (zh) | 马桶盖及智能马桶 | |
KR200340831Y1 (ko) | 도마 케이스 |