PT1887137E - Sistema de drenagem de canal largo - Google Patents

Sistema de drenagem de canal largo Download PDF

Info

Publication number
PT1887137E
PT1887137E PT07121155T PT07121155T PT1887137E PT 1887137 E PT1887137 E PT 1887137E PT 07121155 T PT07121155 T PT 07121155T PT 07121155 T PT07121155 T PT 07121155T PT 1887137 E PT1887137 E PT 1887137E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
channel
projections
section
sections
drainage
Prior art date
Application number
PT07121155T
Other languages
English (en)
Inventor
David Charles Albone
Andrew William Young
Martin Fairley
Peter Alexander Jennings
Walter Summerhill Mcintyre
Robert James King
Original Assignee
Ahlmann Aco Severin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9940188&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1887137(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ahlmann Aco Severin filed Critical Ahlmann Aco Severin
Publication of PT1887137E publication Critical patent/PT1887137E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F3/00Sewer pipe-line systems
    • E03F3/04Pipes or fittings specially adapted to sewers
    • E03F3/046Open sewage channels
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C11/00Details of pavings
    • E01C11/22Gutters; Kerbs ; Surface drainage of streets, roads or like traffic areas
    • E01C11/224Surface drainage of streets
    • E01C11/227Gutters; Channels ; Roof drainage discharge ducts set in sidewalks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Sewage (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)
  • Farming Of Fish And Shellfish (AREA)
  • Cyclones (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Water Treatment By Electricity Or Magnetism (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)

Description

ΡΕ1887137 - 1 -
DESCRIÇÃO "SISTEMA. DE DRENAGEM DE CANAL LARGO" Enquadramento da invenção A presente invenção refere-se a sistemas de drenagem de canal, e mais especificamente a canais de elevada capacidade, tipicamente referidos como sistemas de drenagem de canal largo.
Antecedentes da invenção
Os canais de drenagem robustos com elevada capacidade hidráulica são requeridos em grandes áreas, tais como centros de distribuição, parques de estacionamento e aeroportos.
Um sistema de drenagem de tal tipo é proporcionado por Hodkin & Jones Sheffield e é descrito no documento GB- -A2 229 212. Este proporciona um membro de canal aberto feito de betão reforçado com fibra de vidro, que está ancorado num enchimento de betão, rodeando o canal que é usado, por meio de barras de reforço de uma armação. Este tipo de membro de canal é vocacionado para ser usado com uma tampa separada. Como descrito nos documentos GB-A-2 316 428 e GB-A-2 347 707 (Hodkin & Jones), a tampa proporciona um número de projeções que terminam em ranhuras -2- ΡΕ1887137 estendendo-se transversalmente à direção do canal na superfície. A água entra no canal através destas ranhuras transversais. Não é grande a eficiência hidráulica das ranhuras transversais largas na recolha da água a partir da superfície. Em situações de tempestade a água pode ser arrastada sobre as ranhuras.
Numerosos problemas técnicos são encontrados na instalação de tais sistemas.
No sistema de Hodkin & Jones os problemas são criados pela necessidade de alinhar as tampas sobre os canais, e assegurar que o topo da tampa fica alinhado com o nivel da superfície acabada. 0 documento GB-A-2 316 428 sugere que, formando-se a tampa e o canal numa única unidade, os problemas de localização da tampa relativamente ao canal in situ são evitados. Contudo, para além de sugerir que a tampa de cimento e o canal separados sejam unidos em conjunto, não existe qualquer ensinamento de como uma tal unidade pode ser concebida.
Este tipo de canal de drenagem é vocacionado para utilização em áreas onde existe uma superfície muito sobrecarregada de veículos. É portanto necessário proporcionar reforços na placa de betão que cobre o canal. No sistema proposto por Hodkin & Jones Sheffield a placa de reforço é proporcionada por uma barra com rede de reforço, especialmente desenhada, fornecida pelo fabricante, que é -3- ΡΕ1887137 conformada por cooperar com as projeções na tampa. Isto é uma solução relativamente dispendiosa.
Um sistema de drenagem de desenho alternativo é descrito no documento GB-A-1 456 021 (Chatham De Leeuw Ltd.) . Este documento descreve uma conduta que tem uma série de tubos, cada um disposto para se projetar para cima a partir da conduta até um ponto acima do nível da superfície, e abrindo para dentro da conduta para drenagem do fluído. O material é então vertido sobre a conduta com as extremidades superiores dos tubos projetando-se da superfície. Os tubos são moldados com extremidades fechadas, que são depois cortadas para expor os furos de drenagem. 0 sistema comercial deste tipo genérico é vendido por Marshalls Mono Ltd com a marca registada PORCUPIPE®. Isto proporciona uma secção de canal de drenagem compreendendo uma conduta que se estende longitudinalmente, e uma pluralidade de projeções ocas espaçadas longitudinalmente, comunicando com a porção de conduta, e que forma a base do preâmbulo das reivindicações. Tal como no desenho de Hodkin & Jones isto proporciona pontos de entrada de água discretos, e proporciona uma eficiência hidráulica limitada. Contudo, os pequenos tubos que se projetam da conduta apresentam uma interferência relativamente pequena com a necessária placa de reforço. É do conhecimento geral que uma linha de drenagem é mais eficiente do que arranjos de drenagem pontuais. Soluções deste tipo são propostas por Zurn Industries, Inc. -4- ΡΕ1887137 no documento US-A 6 000 881, que mostra uma secção de canal em plástico, incluindo uma drenagem de garganta estreita. São proporcionadas protuberâncias para manter a secção de canal no material no qual está encastrado. Podem também ser usadas varas de suporte e varas de reforço para fixar a secção.
Um sistema semelhante de metal é produzido por Elkington Gatic e é descrito mais em detalhe no documento GB-A-2 311 549. 0 sistema proporciona uma ranhura de drenagem compreendendo um canal poligonal e uma porção de garganta, a porção de garganta consistindo de duas paredes que se estendem para cima a partir da porção de canal para criar uma ranhura de drenagem.
Em ambos os desenhos existe uma eficiência hidráulica melhorada relativamente a Hodkin & Jones, ou relativamente a Chatham de Leeuw com os seus sistemas de drenagem pontuais. Contudo, as placas de betão de ambos os lados da ranhura ficam em consola sobre secção de canal, e isto resulta num risco significativo de danificação, sob a ação das cargas nesta área, especialmente no caso de secções de canal em plástico que são claramente incapazes de suportar qualquer carga significativa. O documento AU-B2 733361 divulga uma secção de canal de drenagem de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, e reivindicação 3, respetivamente. -5- ΡΕ1887137
Solução da invenção
De acordo com a presente invenção é proporcionada uma secção de canal de drenagem de acordo com a reivindicação 1, e de acordo com a reivindicação 3, respetivamente. 0 suporte de uma ranhura de drenagem sobre uma série de projeções proporciona um meio conveniente de permitir que o reforço da placa passe entre as projeções, e se assegure que é fornecido um reforço contínuo quando as secções de canal estão encastradas. Este sistema portanto tem as vantagens de elevada capacidade hidráulica e eficiência dos sistemas de Zurn e Elkington Gatic, sem criar a fraqueza da placa que suporta a carga. 0 sistema é fácil de instalar sem os problemas de alinhamento do sistema de Hodkin & Jones, com os canais em duas partes.
Nas formas de realização em que o canal longitudinal tem intervalos entre secções adjacentes, ou é ranhurado entre pelo menos algumas projeções, pode fazer-se deslizar uma teia de reforço através do canal. Isto permite que a placa de cobertura da secção de canal tenha um reforço bidimensional. Quando o canal é contínuo são preferidas varas de reforço instaladas através das aberturas em arco, definidas entre as projeções. -6- ΡΕ1887137
Outras características e aspetos da invenção são definidos nas reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos
Em ordem a melhor entender a invenção algumas formas de realização da mesma serão agora descritas, apenas a titulo de exemplo, com referência aos desenhos esquemáticos acompanhantes, nos quais: A figura 1 mostra uma vista em perspetiva de uma secção de canal de acordo com a invenção; A figura 2 mostra uma vista em perspetiva de uma secção de canal proporcionada com meios para criar uma ligação lateral e com uma calhe metálica encaixada; A figura 3 mostra uma vista em perspetiva de um detalhe de um canal de ranhura longitudinal, e as projeções de suporte da secção de canal das figuras 1 ou 2; A figura 4 mostra uma vista em detalhe de uma extremidade do canal ranhurado e das projeções das figuras 1 a 2; A figura 5 mostra uma vista em planta de um canal ranhurado e das projeçoes da figura 3; -Ί ΡΕ1887137 α figura 6 mostra uma vista lateral de um canal ranhurado e das projeções das figuras 1 ou 2; A figura 7 mostra uma secção através do canal ranhurado e das projeções mostradas na figura 6; A figura 8 mostra uma vista em perspetiva de uma segunda forma de realização da secção de canal; e A figura 9 mostra uma vista em perspetiva de uma segunda forma de realização de uma secção de canal, proporcionada com meios para criar uma ligação lateral.
Descrição da forma de realização preferencial
Um sistema de drenagem de elevada capacidade é vocacionado para ser construído a partir da interligação de secções de canal 2 em plástico, que são assentadas numa configuração apropriada, antes de serem encastradas no cimento. As secções de canal servem como um revestimento quando em utilização. A carga é suportada por uma placa superior reforçada, incorporada durante a instalação do sistema.
Cada secção de canal 2 pode ser moldada rotativamente a partir de polietileno de média densidade (MDPE). Dois desenhos básicos da secção de canal são oferecidos nas ilustrações das figuras 1 e 2. Estes podem ser proporcionados em diferentes tamanhos de secção - 8- ΡΕ1887137 transversal, dependendo da capacidade de drenagem requerida. As secções de canal são de preferência construídas com forma ovoide tendo um tamanho médio de 900 mm de profundidade, por 600 mm de largura. Pode ser proporcionado um sistema mais pequeno, com um tamanho de 600 mm por 400 mm. A secção de canal básica está ilustrada na figura 1 e de preferência tem um comprimento padrão de dois metros. A figura 2 mostra uma secção de canal de inserção para apoio com um metro, cuja variante possui uma embocadura 4 com três encaixes, permitindo ligações com tubagens de plástico, cerâmica ou betão, com diâmetros de 150 mm, 225 mm e 300 mm.
Cada secção de canal 2 compreende uma porção de conduta genericamente ovoide 6, tendo extremidades abertas 8 e 10, de maneira que as secções 2 podem ser unidas umas às outras. São proporcionadas flanges 12 que se estendem lateralmente em ambos os lados das faces de extremidade 8 e 10. Estas flanges definem um nivel de base 14, e são proporcionadas com furos 16, de maneira que as secções de canal podem ser niveladas por meio de vulgares pés de fixação, por meio de parafusos passando através dos furos 16 para repousar sobre uma base de uma vala, durante a instalação. São formadas nervuras 20 em torno da porção de tubo 6 na sua superfície externa em ordem a proporcionar uma maior rigidez estrutural à secção de canal 2, e de forma a agarrar o cimento envolvente quando a secção de -9- ΡΕ1887137 canal 2 é encastrada. A face da extremidade 8 tipo fêmea é concebida para proporcionar uma ranhura profunda 60, enquanto a face externa 10 do tipo macho tem um lábio 62 que encaixa no interior da ranhura 60, ambas as faces de extremidade 8 e 10 sendo formadas com duas varas asas finas 50. As faces de extremidade 8 e 10 são descritas mais em detalhe e reivindicadas no pedido de patente UK 031 2464.1 depositado em 30 de maio de 2003. Outras formas de ligação podem contudo, ser empregues entre as secções.
As porções de tubagem 6 serão de preferência produzidas com comprimentos de um e dois metros.
Como mostra a figura 1 as secções 2 mais compridas têm uma nervura 54 longitudinal, ao longo do comprimento da porção do tubo 6, posicionada aproximadamente a 200 mm da inversão da secção de canal ovoide, em ordem a aumentar a rigidez longitudinal, e a atuar como uma guia para o nivelamento de um vazamento de cimento inicial.
Ao longo da superfície superior da porção de conduta 6 estão proporcionadas uma série de projeções ocas 22 que suportam um canal de ranhura longitudinal 24, que termina numa ranhura 26 aberta, adaptada para ser colocada num plano de superfície horizontal, quando em utilização, de maneira que a água que entra na ranhura 26 passa para baixo através das projeções 22 para o interior da porção de conduta 6. - 10- ΡΕ1887137
Cada projeção 22 tem uma base 30 que mergulha no interior de uma parede da porção de conduta 6, como é melhor ilustrado na figura 3. A base 30 estende-se circunferencialmente em torno da porção de conduta ovoide 6, numa secção vertical transversal à direção longitudinal da secção de canal, a projeção oca 22 estendendo-se a partir da sua base 30 e afunilando em direção ao canal longitudinal mais estreito 24. O canal 24 tem paredes laterais 32 que combinam com as paredes laterais 34 de cada projeção. A base do canal 24 é eficientemente definida por aberturas nas projeções ocas 22 e por secções de arco intermédias 38 que ligam os intervalos entre as projeções adjacentes. Esta configuração direciona o fluxo da água para o interior das projeções ocas 22.
Cada projeção 22 tem duas faces transversais paralelas 40 em que, cada uma afunila desde a base 30 da projeção em direção ao canal 24. Estas faces transversais 40 combinam com as secções 38 em arco de maneira que entre cada par de projeções 22 é definida de forma efetiva uma abertura em arco 42 como é melhor observado nas figuras 6 e 7.
De forma idêntica, é proporcionado um canal 24 de ranhura mais pequeno, suportado em algumas projeções 22 na secção de conduta da figura 2. A secção mais pequena da figura 2 é proporcionada com uma embocadura para - 11 - ΡΕ1887137 proporcionar encaixe lateral de tubagens de diferentes diâmetros.
Nas secções de conduta 6 de maiores comprimentos, dois pares de suportes de barras de reforço 56 estão dispostos externamente em ambos os lados da base 30 das projeções ocas 22. Estes suportes de barras de reforço 56 asseguram que barras de reforço longitudinal podem ser fixadas paralelamente ao canal 24 e ser posicionadas na localização de projeto correta. Os suportes 56 de barras de reforço são posicionados de maneira que as barras de reforço mantidas pelos mesmos são também suportadas sobre superfícies superiores das asas 50, e são portanto retidas a um nível correto ao longo do comprimento do canal. A ranhura 26 pode também suportar uma calha 58 ou uma estrutura perfilada metálica, particularmente em aplicações de aeroportos, para uma segurança adicional. A calha 58 compreende fixações 52 para ancoragem da calha no cimento envolvente, durante a instalação.
Quando o sistema é projetado para ser usado num parque de estacionamento de viaturas, com asfalto ou pavimento em blocos, pode ser montada sobre a ranhura uma estrutura de grade de proteção.
Um vedante (não mostrado) configurado em forma de anel, para vedação das águas, é encaixado entre as extremidades 8 e 10 das secções de conduta 2, para formar - 12- ΡΕ1887137 uma junta estanque. 0 vedante de água é colocado no interior da ranhura 60 proporcionada na face de extremidade fêmea 8, o lábio 62 na face de extremidade 10 macho da porção de conduta adjacente 6 encaixando no interior da ranhura, e encostando contra o vedante de água. O vedante pode ser fabricado de borracha, neoprene, ou de um monómero de etileno-propileno-dieno (EPDM) o qual é altamente resistente à água. O vedante é de preferência conformado com uma secção em forma de anel, com um centro oco para permitir a fácil compressibilidade para absorver as variações de tolerância no comprimento. Em alternativa, os meios de vedação usados podem ser diferentes.
Pela moldagem da secção de conduta 2 em uma única peça completa com projeções 22 e com um canal de ranhura 24, minimiza-se a contagem dos componentes, e os itens perdidos no local de obra, bem como é criada rigidez na estrutura monolítica integrada. Os problemas de alinhamento durante a instalação são também evitados. Contudo, a invenção também compreende uma construção de fabrico em duas partes, como é descrito abaixo.
Instalação 0 sistema de canal largo é genericamente instalado pelo método que é delineado no texto abaixo, apesar que podem ser feitas variações pelos construtores para se ajustarem às circunstâncias particulares. - 13- ΡΕ1887137
As valas são escavadas e as cintas de fixação do canal são dispostas no interior da vala, com as extremidades livres estendendo-se para ambos os lados. Os canais são, de preferência, pendurados a partir do topo da vala por meio de cintas ou outros arranjos de suporte, através das partes metálicas ranhuradas, em ordem a que não fiquem em repouso sobre a base da vala. Estas bandas são tiras de tela plástica que são presas com laços para permitir que as mesmas sejam apertadas em torno das secções de canal. Em alternativa, contudo, são proporcionados furos 16 através dos quais parafusos vulgares podem passar em ordem a ajustar e nivelar a montagem contra a base das valas. As bandas são também passadas através das aberturas em arco 42 para manter o canal em posição, em ordem a impedir a flutuação durante o vazamento final do cimento. Uma camada de base de cimento é então vazada na vala para segurar as bandas. A nervura 54 proporciona um guiamento de profundidade para este vazamento inicial do cimento. Os excesso do cimento vazado neste estágio, iria conduzir a problemas na inserção do reforço e/ou a uma força para cima excessiva, devido à excessiva flutuação do canal produzida pelo cimento fresco, durante o primeiro vazamento. As secções de canal 2 são montadas topo a topo, para proporcionar uma configuração de canal de drenagem requerida, e são dispostas no interior da vala.
Uma teia de reforço é então posicionada em torno do canal e das barras soltas que passam através das aberturas 42, de modo que a placa de betão formada sobre a - 14- ΡΕ1887137 secção de canal é reforçada em contínuo. Uma haste de cobertura é colocada no interior do canal 24 para impedir o ingresso do cimento fresco no interior do canal e no interior oco da secção de canal 2 durante a instalação.
Variações
Uma segunda forma de realização das secções de canal 2 das figuras 1 e 2 é mostrada nas figuras 8 e 9. Números de referência semelhantes são usados para designar partes semelhantes.
Nesta variante, o canal 24 é ranhurado num ponto central de cada secção 38 em arco, para proporcionar um pequeno intervalo 46 através do qual pode ser colocado um tecido de reforço em teia sobre a secção de canal, para repousar no interior das aberturas 42 em arco. Os intervalos 46 permitem que a teia deslize através dos mesmos enquanto, ao mesmo tempo, permitem deixar uma ranhura contínua 26 na superfície a ser drenada. Isto pode requerer a colocação de uma haste de cobertura no interior do canal 24, durante o vazamento final, para impedir que o cimento flua para o interior do canal 24 através dos intervalos 46 . Se os intervalos forem suficientemente finos de maneira que eles possam efetivamente fechar de novo quando a teia foi empurrada através dos mesmos, a haste de cobertura pode não ser necessária. - 15- ΡΕ1887137
Esta segunda forma de realização da secção de canal 2 pode também ser usada com reforços de vara soltos, tal como na primeira forma de realização. Contudo estes reforços podem ser empurrados através dos intervalos 46, em vez de deslizarem através das aberturas em arco transversais à direção longitudinal da secção do canal 2.
Em instalações de aeroportos, é imperativo que não haja componentes soltos ou fragmentos de pavimento e/ou produtos de drenagem que possam ser arrastados para o interior dos reatores dos aviões, que se encontram sobre a superfície. Portanto, tal como é mostrado na figura 2 uma calha 58 ranhurada, de aço inoxidável ou de aço galvanizado, é aplicada por cima da ranhura plástica 26. Esta calha 58 é fixada tal como uma sela sobre o canal (que pode ser ranhurado como descrito acima) logo que o reforço tenha sido colocado no lugar, e mantido usando fixações apropriadas, para manter o alinhamento mecânico. A calha 58 possui ranhuras para permitir o acesso do fluido para o interior das projeções 22. Em alternativa, pode compreender duas secções de cantoneira de aço, trabalhadas a quente ou a frio, colocadas costas com costas, com espaçadores apropriados, soldadas no local para manter a geometria da ranhura. A calha 58 ou as secções em aço podem ser montadas na secção de canal 2 na fábrica, de maneira que elas encostam umas nas outras quando as secções estão montadas. Para ultrapassar o problema do alinhamento da - 16- ΡΕ1887137 continuidade da ranhura 26, a calha 58 pode ser fixada nas secções montadas no local, por meio de um mecanismo de aperto apropriado. Desta maneira as secções de calha 58 podem ser mais longas do que as secções de canal 2 e irão ajudar no alinhamento apropriado das secções 2. São proporcionados meios de ancoragem no cimento para grandes esforços, a aproximadamente 500 metros, centralmente, nos lados da chapa quinada não voltados para a ranhura 26 e por baixo da superfície. A calha 58 de aço ou a peça de fabrico equivalente de segurança pode ser galvanizada a quente para uma proteção contra a corrosão. Quando o cimento final é vazado, os meios de ancoragem no cimento são enterrados fundo no interior da base de cimento, para assegurar que a montagem permanece no lugar, definitivamente. Uma tal calha 58 ou perfil de aço, é suscetível de melhor aguentar as exigências colocadas sobre a superfície, em que tratores que rebocam aviões podem atingir cargas de mais de 30 toneladas, e em que a propulsão dos aviões pode agravar as condições da superfície pavimentada.
Outros acessórios ou grades podem também ser suportadas sobre o topo da ranhura quando tal for requerido. - 17- ΡΕ1887137
Construção fabricada
As formas de realização descritas são moldadas em plástico como uma única peça moldada. É também possível de fabricar as secções 2 em duas partes, superior e inferior. A parte inferior pode ter qualquer forma apropriada em U, para a secção do canal de drenagem, feita de cimento, material plástico, aço galvanizado ou construção de cerâmica. A parte superior requer o arranjo com a inserção em arco, e é de preferência moldada em material plástico, com uma formação de parede inferior apropriada para combinar com a parte inferior. De preferência as partes são fabricadas em conjunto, fora do local de obra.
Lisboa, 9 de Fevereiro de 2012

Claims (15)

  1. ΡΕ1887137 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Secção de canal de drenagem (2) compreendendo uma porção de conduta que se estende longitudinalmente (6), uma pluralidade de projeções (22) ocas espaçadas longitudinalmente, que comunicam com a porção de conduta (6) e um canal longitudinal (24), em que o referido canal longitudinal (24) comunica com as projeções (22) e define uma ranhura longitudinal contínua (26) que repousa, quando em utilização, numa superfície a ser drenada, e em que a base do canal longitudinal (24) é definida por aberturas para o interior das projeções ocas (22) caracterizada por o referido canal (24) ser suportado pelas referidas projeções, e por a base do canal longitudinal ser ainda definida por secções de arco (38) intermédias, pelo menos ligando substancialmente os intervalos entre as projeções adjacentes (22).
  2. 2. Secção de canal de drenagem como reivindicado na reivindicação 1 caracterizado por o canal longitudinal (24) ser ranhurado entre pelo menos algumas das projeções (22), a ranhura (24) proporcionando um intervalo (48) numa secção de arco (38) disposta para permitir que uma teia de reforço ou barras soltas sejam deslizadas através do canal (24).
  3. 3. Secção de canal de drenagem (2) compreendendo uma porção de conduta que se estende -2- ΡΕ1887137 longitudinalmente (6), uma pluralidade de projeções (22) ocas espaçadas longitudinalmente comunicando com a porção de conduta (6), e uma pluralidade de secções de canal (24) resistente estendendo-se longitudinalmente, em que a referida pluralidade de secções de canal (24) que se estendem longitudinalmente comunicam com as projeções (22), em ordem a definir, quando instalados sobre uma superfície a ser drenada, uma ranhura longitudinal contínua (26) que repousa em uma superfície a ser drenada, e em que a base das secções de canal (24) que se estendem longitudinalmente estão definidas por aberturas para as projeções (22) ocas, caracterizada por a referida pluralidade de secções de canal (24) que se estendem longitudinalmente serem suportadas pelas referidas projeções (22), e por a base das secções de canal que se estendem longitudinalmente serem ainda definidas por secções de arco intermédias (38), pelo menos substancialmente ligando os intervalos entre as projeções adjacentes (22).
  4. 4. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizada por ser fabricada de uma parte superior e uma parte inferior.
  5. 5. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por as projeções ocas (22) terem, cada uma, uma base (30) que combina com a porção de conduta (6) e se estenderem circunferencialmente em torno da porção de -3- ΡΕ1887137 conduta (6), cada projeção (22, 40) afunilando em direção ao canal suportado (24).
  6. 6. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes em que numa secção vertical transversal à direção longitudinal da secção de canal, a projeção oca (22) estender-se a partir da sua base (30) afunilando em direção ao canal longitudinal mais estreito.
  7. 7. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a porção de conduta (6) ter uma secção transversal ovoide.
  8. 8. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes que compreende flanges (12) dispostas para definir uma base de nivelamento (14).
  9. 9. Secção de canal de drenagem como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes na qual as projeções ocas (22) são de igual comprimento.
  10. 10. Secção de canal de drenagem de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes moldada de plástico como uma única unidade. -4- ΡΕ1887137
  11. 11. Secção de canal de drenagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9 fabricada de uma parte superior e de uma parte inferior, as partes superior e inferior sendo fabricadas de plásticos apropriados.
  12. 12. Secção de canal de drenagem de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes compreendendo ainda uma calha aplicada por cima da secção ou secções de canal longitudinal, ou um acessório ou gradeamento, suportados sobre o topo da ranhura.
  13. 13. Secção de canal de drenagem de acordo com a reivindicação 12 em que a calha, acessório ou gradeamento são metálicos.
  14. 14. Sistema de drenagem de elevada capacidade construído a partir da interligação de secções de canal (2) em plástico de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, que são dispostas numa configuração apropriada, antes de serem encastradas no cimento.
  15. 15. Sistema de drenagem de canal compreendendo secções de canal de drenagem (2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13. Lisboa, 9 de Fevereiro de 2012
PT07121155T 2002-07-10 2003-06-06 Sistema de drenagem de canal largo PT1887137E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0215979A GB2390630B (en) 2002-07-10 2002-07-10 Wide channel drainage system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1887137E true PT1887137E (pt) 2012-02-20

Family

ID=9940188

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03101666T PT1380691E (pt) 2002-07-10 2003-06-06 Sistema de drenagem de canal largo
PT07121155T PT1887137E (pt) 2002-07-10 2003-06-06 Sistema de drenagem de canal largo

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03101666T PT1380691E (pt) 2002-07-10 2003-06-06 Sistema de drenagem de canal largo

Country Status (7)

Country Link
EP (2) EP1887137B1 (pt)
AT (1) ATE541093T1 (pt)
DE (2) DE20321869U1 (pt)
DK (1) DK1887137T3 (pt)
ES (2) ES2384561T3 (pt)
GB (1) GB2390630B (pt)
PT (2) PT1380691E (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2402152B (en) * 2003-05-30 2005-08-17 Aco Technologies Plc Drain sealing
GB2406351B (en) * 2003-09-23 2008-04-02 Aco Technologies Plc Surface drainage arrangement
GB2438269A (en) * 2003-10-03 2007-11-21 Aco Technologies Plc Drainage channel section
GB2406602B (en) * 2003-10-03 2008-05-14 Aco Technologies Plc Surface drainage
GB2411194B (en) * 2004-02-17 2006-06-21 Aco Technologies Plc Drainage system flow regulation
DE202005004634U1 (de) 2005-03-22 2005-06-09 Hauraton Betonwarenfabrik Gmbh & Co Kg Retentionsrinnenmodul
EP2520728A1 (de) * 2011-05-02 2012-11-07 Hauraton GmbH & Co. KG Einlaufmodul und Verfahren zum Aufbau eines Linieneinlaufs einer Entwässerungsvorrichtung
GB2577100B (en) * 2018-09-14 2021-03-17 Tubosider United Kingdom Ltd Slot drain
US11933034B2 (en) 2019-02-21 2024-03-19 Aco Ahlmann Se & Co. Kg Drainage system, drainage units, and methods
US11235850B2 (en) * 2019-12-06 2022-02-01 The Boeing Company Arched horizontal pressure deck to rear spar gutter

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL18536C (pt) 1928-04-30
GB1456021A (en) * 1973-11-05 1976-11-17 Chatham De Leeuw Ltd Method of making a drained floor
US4490067A (en) * 1981-12-17 1984-12-25 Quaker Plastic Corporation Modular drain system
GB8617668D0 (en) * 1986-07-18 1986-08-28 Austin G E Surface water slot drain throat
DE3700883A1 (de) * 1987-01-14 1988-07-28 Bonex Epitoeipari Koezoes Vall Verfahren zur erneuerung von begehbaren oder bekriechbaren geschlossenes profil aufweisenden linienfoermigen bauwerken untertage, insbesondere abwasserkanaelen sowie bauelementensatz aus kunststoff zur verwirklichung des verfahrens
GB2222624B (en) * 1988-09-07 1992-08-12 Cidar Limited Surface drainage and the like
GB8903741D0 (en) 1989-02-18 1989-04-05 Hodkin & Jones Sheffield Ltd Reinforced structural elements
GB2311549B (en) 1996-03-26 1999-07-14 Elkington Gatic Limited A slot drain
GB9611761D0 (en) 1996-06-05 1996-08-07 Hodkin & Jones Sheffield Ltd Drainage assemblies
GB2347707B (en) 1996-06-05 2000-11-29 Hodkin & Jones Drainage system
AU733361B2 (en) * 1997-08-04 2001-05-10 John Joseph Creighton Drainage channel and pipe assembly
US6000881A (en) * 1998-02-17 1999-12-14 Zurn Industries, Inc. Trench drain

Also Published As

Publication number Publication date
EP1380691A3 (en) 2004-12-15
GB2390630A (en) 2004-01-14
GB0215979D0 (en) 2002-08-21
EP1380691B1 (en) 2007-11-21
ES2295512T3 (es) 2008-04-16
DE60317611D1 (de) 2008-01-03
PT1380691E (pt) 2007-12-11
EP1887137A3 (en) 2011-07-20
ATE541093T1 (de) 2012-01-15
GB2390630B (en) 2004-06-30
EP1887137B1 (en) 2012-01-11
EP1887137A2 (en) 2008-02-13
ES2384561T3 (es) 2012-07-09
EP1380691A2 (en) 2004-01-14
DE60317611T2 (de) 2008-10-23
DE20321869U1 (de) 2011-10-20
DK1887137T3 (da) 2012-02-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2749379T3 (es) Soporte de vía de ferrocarril o metro
JP2021004478A (ja) 排水金具及び排水ブロック、並びに排水金具付き排水ブロックの付設方法
PT1887137E (pt) Sistema de drenagem de canal largo
US6203245B1 (en) Culvert end guard
AP711A (en) Conduit for the circulation of fluid.
JP5388733B2 (ja) 簡易排水部材、簡易排水装置及びその施工方法
KR101784717B1 (ko) 슬래브 단부 시공 후 누수방지용 철도교 신축이음장치와 이의 시공방법
EP1520942B1 (en) Surface drainage
KR200423906Y1 (ko) 노견 측구 겸용 완화곡선 난형 프리캐스트 배수구조물
KR100281458B1 (ko) 조립식 암거
KR101153717B1 (ko) 다웰바를 구비하고 배수홈을 갖는 프리캐스트 콘크리트 받침슬래브를 이용한 콘크리트 슬래브의 이음구조 및 이를 이용한 콘크리트 슬래브 이음시공방법
GB2315792A (en) Kerb drainage system
KR20060118381A (ko) 패널 옹벽에 플라스틱재의 보강재 결합구조
JP4596177B2 (ja) 路面用水路施設の形成方法及びその中継用水路ブロック、暗渠型水路ブロック
KR100756664B1 (ko) 터널배수공법
KR102360446B1 (ko) 교량 집수관 및 상부 개방 트렌치 오픈 직결 선배수 시스템 및 그 시공공법
JP7432234B2 (ja) 排水溝
EP1520943A2 (en) Surface drainage system
JP4366216B2 (ja) 側溝
JP2018197460A (ja) 透水舗装道路の排水口構造
KR20230166470A (ko) 수생태계 저영향개발(lid)을 위한 경사배수공 빗물받이 덮개 수로관 시스템
GB2438269A (en) Drainage channel section
KR20240066631A (ko) 우수 저류성이 향상되고 다변형이 가능한 측구 저류관로
JP3074307U (ja) 側溝用ブロック
KR20220157174A (ko) 회전 가능한 무소음 트렌치 커버