PT1847106E - Notificação de chamadas controlada pelo sistema emissor de chamadas - Google Patents

Notificação de chamadas controlada pelo sistema emissor de chamadas Download PDF

Info

Publication number
PT1847106E
PT1847106E PT67096784T PT06709678T PT1847106E PT 1847106 E PT1847106 E PT 1847106E PT 67096784 T PT67096784 T PT 67096784T PT 06709678 T PT06709678 T PT 06709678T PT 1847106 E PT1847106 E PT 1847106E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
call notification
call
data
notification
receiving system
Prior art date
Application number
PT67096784T
Other languages
English (en)
Inventor
Tom Weiss
Matthew Karas
Jonathan Ellis
Simon Waterfall
Toby Russell Constantine
Original Assignee
Psygnificant Services Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0502581A external-priority patent/GB0502581D0/en
Priority claimed from GB0525249A external-priority patent/GB0525249D0/en
Application filed by Psygnificant Services Ltd filed Critical Psygnificant Services Ltd
Publication of PT1847106E publication Critical patent/PT1847106E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/42025Calling or Called party identification service
    • H04M3/42034Calling party identification service
    • H04M3/42042Notifying the called party of information on the calling party
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/42025Calling or Called party identification service
    • H04M3/42034Calling party identification service
    • H04M3/42042Notifying the called party of information on the calling party
    • H04M3/42051Notifying the called party of information on the calling party where the notification is included in the ringing tone
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q3/00Selecting arrangements
    • H04Q3/72Finding out and indicating number of calling subscriber
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/57Arrangements for indicating or recording the number of the calling subscriber at the called subscriber's set
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/42136Administration or customisation of services
    • H04M3/42153Administration or customisation of services by subscriber

Description

DESCRIÇÃO EPÍGRAFE: "NOTIFICAÇÃO DE CHAMADAS CONTROLADA PELO SISTEMA EMISSOR DE CHAMADAS"
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um sistema e método de notificação de chamadas e é particularmente aplicável a personalização de notificação de chamadas em telefones móveis, sistemas de comunicações com base em computadores e semelhantes.
Antecedentes da Invenção
Diversos mecanismos diferentes são usados nas vidas de hoje em dia para a comunicação. Uma comunicação feita utilizando um destes mecanismos é aqui referida como uma chamada. Os mecanismos utilizados incluem chamadas de telefone padrão de linha fixa e móvel, chamadas via internet ou com base em redes usando tipicamente voz sobre Protocolo de Internet, VoIP, video-chamadas telefónicas, sessões de chat baseadas em textos ou não, e as sessões de partilha de aplicação quando uma aplicação numa única máquina pode ser controlada por dois utilizadores, um dos quais se encontra numa máquina remota. Este tipo de mecanismos pode ser observado através da utilização do MSN Messenger e outras aplicações similares.
Todos os mecanismos têm pelo menos três fases que ocorrem em sequência: 1
Fase de iniciação;
Fase de comunicação e,
Fase de terminação.
Embora as fases de iniciação e terminação irão incluir a transmissão de dados que poderiam ser considerados "comunicação", a fase de comunicação referida no presente documento destina-se a referir a interacção (tipicamente síncrona) entre os utilizadores, uma vez que uma chamada foi iniciada por uma parte e aceite pela outra. A fase de terminação inclui a recuperação de recursos, facturação e afins. Esta fase não é particularmente relevante para a presente invenção e por isso não é descrita mais adiante. A fase de iniciação é desencadeada por uma parte que solicita a chamada (referida daqui por diante como o "emissor") e aceite por pelo menos uma outra parte (referido daqui em diante como um "receptor") . Normalmente, uma vez que o emissor pede ao seu sistema para iniciar uma chamada, é estabelecida uma conexão com o sistema do receptor através de comunicação de dados referida como um "aperto de mão". Os apertos de mão são tipicamente transparentes para o autor e receptor e controlados pelos mecanismos de comunicação subjacentes. Durante o aperto de mão, os sistemas do autor e do receptor, e quaisquer sistemas intermediários necessários trocam dados necessários para o início da fase de comunicação. Em comunicações orientadas para a conexão, a fase de aperto de mão pode também incluir a negociação de aplicações necessárias, tais como a largura de banda com sistemas intermediários para apoiar e encaminhar os dados durante a fase de comunicação. 2
Quando o sistema do receptor recebe um aperto de mão, é normalmente fornecida uma notificação adequada para alertar o receptor da chamada solicitada. 0 destinatário aceita a chamada de forma adequada para o sistema de comunicação (pegando no telefone, pressionando um botão, aceitando um pedido de uma interface do utilizador, etc.) A forma de notificação depende tipicamente da natureza e as aplicações do sistema do receptor e qualquer personalização ou customização que tenha sido aplicada. Por exemplo, o sistema do receptor pode escolher um toque particular quando uma chamada é recebida, um ícone a ser exibido, uma acção a ser executada, como o vibrar em telefones móveis, ou algumas combinações destes. A fase de iniciação de chamadas de voz de linha fixa padrão, executada através dos sistemas PSTN ou ISDN, envolve o envio de um pacote de dados para estabelecimento de chamadas geralmente referida como a Identificação da Linha Chamadora CLI, embora contenha mais informações do que apenas o número de telefone do sistema de origem, para o sistema do receptor. Durante a transmissão da CLI, interruptores dentro da rede telefónica são configurados para estabelecer uma ligação de ponta-a-ponta. Existem variações para o formato dos dados de configuração de chamadas, em sistemas diferentes, embora estes sejam amplamente interoperáveis.
Redes de telefones móveis, tais como as baseadas nos sistemas GSM, CDMA ou UMTS, usam os mesmos formatos CLI que as linhas fixas. No entanto, devido à tecnologia necessária para estabelecer uma conexão sem fios, os telefones móveis tendem a ser muito mais sofisticados do que os telefones fixos. Utiliza-se o telefone móvel para permitir que um receptor associe um tipo de notificação particular com uma ou mais CLIs do emissor, por 3 exemplo, para que uma chamada de um emissor seja notificada com um toque diferente do de outro emissor.
Os sistemas VoIP são muito variados na forma como são implementados, mas a abordaqem habitual tem uma fase de iniciação, na qual os sistemas de emissores e receptores trocam uma pequena quantidade de dados num formato definido por um conjunto de regras, muitas vezes utilizando o Protocolo de Iniciação de Sessão SIP padronizado. A tecnoloqia IP permite o chat baseado em texto, video-chamadas e o uso de ambientes qráficos partilhados. No que diz respeito ao inicio da sessão, estes são todos implementados do mesmo modo que a VoIP. A Patente US 2004/223605 descreve um sistema e método para a personalização de alertas de chamada.
Declaração da Invenção
De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema de acordo com a reivindicação N°.l. O sistema emissor e receptor podem ser cada um de entre estes: um telefone móvel, uma aplicação correndo num computador, um cliente de telefonia IP, telefone de linha fixa, telefone com video, ou um sistema de teleconferência.
Os dados de iniciação podem incluir um ou mais dos seguintes tipos: dados de notificação de chamadas, dados de notificação de chamada codificados, um link para os dados de notificação de chamada ou um identificador exclusivo referenciando os dados de chamadas armazenados num local pré-determinado, estando o sistema do receptor disposto para gerar a notificação da chamada na dependência dos dados de notificação de chamadas. 4
Os dados de notificação de chamada pode incluir um ou mais dos seguintes: um ringtone, um link para os dados de notificação de chamadas, uma definição da notificação de chamada a ser gerada no sistema receptor, um conjunto de dados de contacto de imagem, instruções sobre a acção a ser realizada pelo sistema receptor, uma referência a uma fonte a partir da qual os dados devem ser obtidos, instruções sobre como gerar, pelo menos, os aspectos da notificação de chamada, ou dados que necessitam de codificação, descodificação, tradução ou interpretação pelo sistema receptor antes da emissão. 0 sistema receptor pode estar disposto para armazenar, pelo menos, os aspectos da notificação de chamada mediante pedido.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um método de acordo com a reivindicação N°.15. 0 método pode ainda incluir o armazenamento de, pelo menos, os aspectos da notificação de chamadas mediante pedido no sistema receptor.
As modalidades da presente invenção podem ser implementadas em software, firmware, hardware ou alguma combinação dos mesmos. As modalidades da presente invenção podem ser pré-instaladas e/ou integradas em sistemas ou podem estar disponíveis como programas complementares instaláveis.
Modalidades seleccionadas da presente invenção são direccionadas para um sistema de notificação de comunicação em que a notificação e outros dados associados com uma comunicação de entrada é personalizável pela parte que inicia a comunicação.
Usando uma modalidade da presente invenção, uma pessoa que recebe uma chamada durante uma reunião em que está ocupada, podem-lhe ser fornecidos meios adicionais (como uma bandeirola de 5 urgente, ringtone ou sobreposição do modo silencioso) referindo se uma chamada é de natureza urgente.
Modalidades da presente invenção de preferência permitem aos utilizadores armazenar e actualizar dados de perfil através de uma interface do utilizador sobre a world wide web, uma rede de telefones móveis ou qualquer outro sistema de comunicação. Os dados de perfil podem ser utilizados como dados de notificação de chamadas e podem incluir: • Um ringtone (ou um link para/definição de um ringtone) • Uma imagem associada com o utilizador • endereço do utilizador/dados de contacto • Uma acção a ser realizada pelo hardware receptor (por exemplo, um PC pode ser instruído a correr um programa particular)
Por exemplo, os dados de notificação de chamadas podem ser: • anexados a, ou codificados dentro do cabeçalho ou corpo do aperto de mão ou de dados de configuração da chamada; • acessíveis através de um link no cabeçalho ou no corpo do aperto de mão/dados de configuração de chamada; • associados com uma ID única no cabeçalho ou no corpo do aperto de mão/dados de configuração da chamada de forma a que um receptor compatível saiba como obter os dados de notificação de chamada.
Independentemente do tipo de comunicação, uma aplicação do utilizador no sistema receptor (que pode ser software, hardware, firmware ou alguma combinação dos mesmos) interpreta os dados de notificação de chamada fornecidos e/ou obtidos para os exibir ou accionar. Além disso, o sistema receptor pode estar disposto para conectar ao sistema de origem ou a uma fonte de dados remota para 6 obter dados adicionais, por exemplo, para reter/actualizar as informações de endereço. O estilo e conteúdo da notificação são independentes de qualquer pré-confiquração no sistema receptor para que o remetente (sender) possa realmente personalizar as suas comunicações. Muitos benefícios podem surgir disso, por exemplo: • as empresas podem impor a sua marca/estilo tendo um ringtone específico e um gráfico exibido sempre que uma chamada ou e-mail é recebido; • os utilizadores de telefones móveis podem actualizar os seus livros de endereços com dados enriquecidos, com uma opção de mantê-los automaticamente actualizados; • uma bandeirola de urgência poderia permitir ao receptor de uma chamada de telemóvel verificar se a chamada recebida precisava realmente de resposta, ou se era apenas alguém a tentar iniciar uma sessão de chat. • os dados de notificação num sistema de telefone móvel poderiam exibir um resumo do tema pretendido da chamada.
Como o uso da largura de banda tem um custo, os sistemas tipicamente não trocam mais dados na fase de iniciação para além do que é essencial para estabelecer a chamada e iniciar a fase de comunicação. A possibilidade de dados definidos pelo utilizador serem enviados nesta fase é limitada à identificação do emissor ou a um pequeno campo de texto apenas.
As modalidades da presente invenção permitem ao emissor definir os atributos da notificação de uma chamada que está a ser fornecida a um receptor. Durante a inicialização de uma chamada, o sistema receptor é fornecido com, ou é accionado para obter dados e gera uma notificação na dependência dos dados e os atributos definidos pelo emissor. 7
Exemplos de aspectos de notificações que podem ser definidos incluem ringtones, informações de contacto pessoal e imagens fotográficas.
Modalidades da presente invenção permitem que qualquer tipo de dados sejam enviados pelo emissor e usados como parte da notificação de chamada antes que a fase de comunicação inicie.
Para simplificar, a maior parte do presente documento refere-se à comunicação entre duas partes, embora seja apreciado que os princípios e os exemplos descritos também poderiam ser aplicados a comunicações com várias partes.
Em modalidades preferidas da presente invenção, os dados de notificação de chamada são obtidos durante a fase de iniciação para definir aspectos da notificação a serem produzidos para o receptor. Os dados recebidos pelo sistema do receptor durante a fase de iniciação podem constituir um trigger para fazer podem despoletar a obtenção de dados de notificação do sistema emissor ou outro intermediário por parte do sistema receptor.
Um segundo canal de comunicação pode ser aberto durante a fase de iniciação para o sistema receptor para aceder aos dados de notificação de chamada, sendo a fase de iniciação prolongada de modo a reter a notificação até que os dados de notificação de chamada sejam recebidos.
Isso permite que os dados a serem utilizados para notificação, por exemplo, a substituição de um ringtone com um alerta de áudio fornecido pelo emissor, ou exibição de uma imagem do emissor, ou um especificamente relevante para a chamada.
Como as modalidades da presente invenção permitem com que comunicação substancial possa ser efectuada dentro do mecanismo de notificação da chamada, em modalidades seleccionadas, é 8 possível utilizar a notificação de chamada para comunicar sem a notificação resultando numa chamada.
Numa modalidade preferida da presente invenção, um método de publicidade de bens ou serviços compreende: A criação de uma notificação de chamada num sistema receptor em resposta à recepção de dados de iniciação numa chamada a partir de um sistema emissor, em que, pelo menos, os aspectos da notificação de chamada anunciam os bens ou serviços; e, A conexão de uma chamada de um representante dos bens ou serviços para o sistema receptor, no caso de aceitação da notificação de chamada no sistema receptor.
Breve Descrição dos Desenhos
Os exemplos da presente invenção serão agora descritos com referência aos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 é um diagrama esquemático de um sistema de comunicações que incorpora uma modalidade da presente invenção; A Figura 2 é um diagrama que ilustra o fluxo de dados em modalidades da presente invenção; A Figura 3 é um diagrama esquemático de um sistema de comunicações que incorpora uma modalidade da presente invenção;
As Figuras de 4 a 12 são diagramas que ilustram aspectos do fluxo de dados em modalidades da presente invenção; e
As Figuras 13 e 14 ilustram aplicações utilizando formas de modalidades da presente invenção.
Descrição Detalhada A Figura 1 é um diagrama esquemático de um sistema de comunicações que incorpora uma modalidade da presente invenção. 9 0 sistema de comunicação inclui um sistema emissor 3, um sistema receptor 2, interligados por uma rede 4.
Tipicamente, o sistema emissor 3 desencadeia uma fase de iniciação de uma chamada através da emissão de um pedido para a rede 4, para uma conexão com o sistema receptor 2. A rede estabelece dados de identidade no sistema receptor 2, com base na informação de identificação fornecida pelo sistema emissor 3. Os dados de identidade podem incluir a localização, a identidade e/ou outra informação necessária do sistema receptor 2. No caso de telefonia móvel, estes dados de identidade incluem MSIDN (número de rede digital com integração de serviços de terminal móvel), conhecido geralmente como um número de telefone. Para mensagens instantâneas ou outros serviços pode ser um endereço IP mais geral e/ou "id do utilizador".
Uma vez que a rede 4 tenha estabelecido os dados de identificação para o sistema receptor 2, envia os dados de inicio de sessão para o sistema receptor 2. Os dados de início da sessão incluem detalhes técnicos da sessão de comunicação, como informações sobre o codec para uma chamada de vídeo ou áudio, ou páginas de códigos para comunicações de texto. A dado momento, durante a fase de iniciação (ou quando completada), é gerada uma notificação da chamada no sistema receptor 2. Várias modalidades diferentes da presente invenção são discutidas a seguir em mais detalhe, mas o elemento comum é que, pelo menos, as propriedades da notificação da chamada gerada no sistema receptor 2 são controláveis pelo emissor.
Em modalidades seleccionadas, o sistema receptor é activado para obter os dados de notificação de chamada para utilização na criação da notificação da chamada. Em alternativa, ou além disso, os dados de notificação de chamadas podem ser fornecidos ao 10 sistema receptor 2, directa ou indirectamente. Numa modalidade, os dados de notificação de chamada podem ser acrescentados a, ou codificados dentro do identificador de linha de chamada.
Será apreciado que isto é diferente dos sistemas anteriores, tais como os descritos acima, nos quais o emissor não tem qualquer controlo sobre os propriedades de uma notificação de chamada gerados no sistema receptor 2 - tais propriedades são controlados pelo receptor. A fase de iniciação não é normalmente considerada completa com sucesso até que o utilizador do sistema receptor 2 concorde em aceitar a chamada, altura em que a fase de comunicação começa. No entanto, em algumas modalidades da presente invenção, a fase de iniciação pode ser considerada completa numa fase precoce. Nessas modalidades, uma fase de notificação é introduzida entre a fase de iniciação e a fase de comunicação de modo que uma vez que a fase de iniciação está completa, a fase de notificação começa e a fase de comunicação começa apenas quando a fase de notificação tenha sido concluída e a chamada aceite. A notificação de chamada pode ser gerada utilizando os recursos que já existem no sistema receptor 2 (tais como a seleção de um ringtone existente especifico ou uma reprodução de um ringtone personalizado utilizando um gerador de ringtone no sistema receptor 2).
Em modalidades da presente invenção, o sistema emissor 3 introduz dados no sistema receptor 2, quer directa ou indirectamente, que são usados para gerar uma notificação de chamada personalizada, seja um ringtone especial, uma imagem de video, ou a visualização duma mensagem curta, no sistema receptor 2. 11
Será apreciado que o sistema emissor e o sistema receptor não precisam de ser do mesmo tipo. Modalidades da presente invenção são aplicáveis enquanto o mecanismo de comunicação subjacente usado seja compatível com ambos os sistemas. Por exemplo, um telefone móvel será capaz de desencadear uma notificação de chamada controlada do emissor numa linha de telefone fixo, um telefone móvel também pode ser capaz de desencadear uma notificação de chamada controlada pelo emissor num cliente VOIP num computador. Nesta situação, a chamada telefónica móvel pode ser tratada como uma chamada telefónica padrão e tratada por um portal de entrada VoIP entre a rede de telefone móvel e rede VOIP. Alternativamente, se o telefone puder suportar VOIP nativamente então nenhum portal de entrada seria necessário. Se uma chamada é passada através de um portal de entrada, preferencialmente o portal de entrada inclui recursos que permitem que os dados de notificação de chamadas controlada pelo emissor dentro dos dados de iniciação sejam traduzidos para qualquer formato que o sistema receptor necessite.
Os dados de notificação de chamada não precisam de ser independentes (ou prontos para emissão), e podem incluir: referências a outras fontes a partir das quais devem ser obtidos dados; instruções sobre como produzir uma notificação de chamada (usando recursos do sistema receptor ou obtidos em qualquer luqar); e, dados que requerem codificação, interpretação ou semelhantes pelo sistema receptor antes da emissão.
Em versões premium das modalidades descritas, ao sistema emissor pode ser dada a opção de enviar uma notificação de 12 comunicação utilizando um dos mecanismos aqui descritos sem a progressão para a fase de comunicação.
Noutras modalidades, a notificação da chamada pode não ser inicialmente associada a uma única origem, mas pode, em vez disso, ser associada com um número ou centro de chamadas a ser conectado a, caso um utilizador no sistema receptor aceite a notificação da chamada. Desta forma, notificações de chamadas publicitárias enriquecidas podem ser enviadas consultando o interesse do utilizador. Só no caso de um utilizador aceitar a notificação da chamada é que a chamada se liga a um sistema emissor. Como tal, não é necessário um mapeamento 1:1 de emissor:receptor, como na maioria das chamadas padrão e um emissor pode, potencialmente, consultar vários receptores ao mesmo tempo, ligando apenas para aqueles que aceitam positivamente a notificação de chamada. A Figura 2 é um diagrama que ilustra o fluxo de dados em modalidades da presente invenção.
Uma vez que a rede 4 estabeleceu os dados de identificação para o sistema receptor 2, um pedido de inicio 10 é enviado pelo sistema emissor 3 para o sistema receptor 2.
Após o receber do pedido de inicio 10, é realizada uma verificação no sistema receptor 2, para determinar se uma notificação de chamada gerada pelo emissor é suportada e permitida na etapa 20. A detecção de que a chamada suporta a notificação gerada pelo emissor pode ser conseguida através da comparação da identidade emissora ou da sessão com os dados constantes numa lista ou base de dados, que pode ser armazenada no sistema receptor, ou em qualquer outro dispositivo remoto. 13
Se é suportada e activada uma notificação de chamada gerada pelo emissor, os dados do pedido de inicio são utilizados pelo sistema receptor 2 para obter os dados necessários para gerar a notificação da chamada no passo 30.
Uma vez que os dados são obtidos pelo sistema receptor 2 no passo 40, é gerada uma notificação de chamada e emitida pelo sistema receptor 2 no passo 50.
Quando o receptor 2 aceita a chamada, a notificação de chamada termina e inicia-se a fase de comunicação 60.
Como uma alternativa para o sistema receptor 2 fazendo uma auto-avaliação para determinar se a notificação de chamada gerada pelo emissor é suportada, o sistema receptor 2 pode, em alternativa, registar a aceitação com uma entidade dentro da rede 4, que é verificada antes do envio do pedido de inicio 10 ao sistema receptor 2. Se a entidade não tiver um registo de aceitação para um sistema receptor identificado 2, um pedido de inicio padrão é, em vez disso, transmitido ao sistema receptor 2, resultando no accionamento de uma notificação de chamada padrão do sistema receptor em vez de uma gerada pelo emissor.
Numa concretização, tal como está ilustrado na Figura 3, um repositório remoto, sob a forma de um servidor 1 pode estar disposto para armazenar dados e, opcionalmente, os atributos de notificação para os sistemas emissores 3. Em tais modalidades, o sistema receptor 2 pode ser accionado para comunicar com o servidor na etapa 40 para a obtenção dos dados e quaisquer configurações de atributos para o sistema emissor 3. A identidade do sistema emissor 3 pode ser obtida a partir de uma CLI (Calling Line Identifier) ou de um identificador similar dentro do pedido de inicio. Um identificador, IP ou endereço Web do servidor 1 também pode ser incluído no pedido de início. 14 O servidor 1 inclui, preferencialmente, uma interface que permite ao utilizador do sistema emissor 3 registar-se a si mesmo, armazenar ou seleccionar os dados a serem utilizados para notificações de chamadas e definir quaisquer atributos de notificação. 0 pedido de inicio pode conter informação especial a ser utilizada pelo sistema emissor para identificar as chamadas que apoiam as notificações de chamadas geradas pelo emissor. Para ligações telefónicas normais isso pode ser uma extensão para o ID de linha chamadora, para a SIP (Session Initiation Protocol) pode ser um código especial na linha do assunto, com abordagens semelhantes para outros mecanismos de inicio de sessão. 0 servidor 1 pode fazer parte de um proxy de rede ou um router. Em vez de (ou em adição a) carregamento ou selecção de dados muito antes de uma chamada, o sistema emissor 3 pode carregar ou fornecer dados ao servidor 1 ou fornecer ao servidor 1 uma indicação dos dados a serem utilizados para uma notificação da chamada antes, ou durante a fase de iniciação.
Numa modalidade alternativa, o sistema receptor 2 pode obter os dados e, opcionalmente, quaisquer atributos de notificação directamente do sistema emissor 3. Isso pode ser efectuado através de uma conexão peer-to-peer, ou qualquer outra forma de conexão.
Modalidades da presente invenção podem lidar com o sistema receptor obtendo dados de notificação de chamada de diferentes formas e/ou em momentos diferentes. Várias modalidades exemplares são discutidas abaixo, embora sejam possíveis outras variações.
Numa modalidade ilustrada na Figura 4, o sistema receptor recebe uma notificação de que os dados de notificação de chamada 15 estão disponíveis e acede aos mesmos durante a fase de iniciação padrão 110, antes da fase de comunicação 120 começar. A fase de iniciação 110 é prolongada para assegurar que a fase de comunicação 120 não começa até que os dados de notificação de chamada sejam recebidos, e, se for caso disso, é realizada ou processada pelo sistema receptor 2. A notificação de que o sistema emissor 3 tem os dados de notificação de chamada acessíveis ao sistema receptor 2 pela comunicação peer-to-peer, está contida dentro do aperto de mão de iniciação 100. Em seguida, o aperto de mão de iniciação termina no passo 105, mas antes da fase de comunicação 120 começar, os dados de notificação de chamada são enviados no passo 130, a partir do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2. Isto é denominado uma "fase de iniciação prolongada" 140 e é diferenciada da fase de comunicação 120, em que a comunicação síncrona total entre os utilizadores não é permitida nesta fase, apenas a transferência de dados de notificação de chamada para a notificação de chamadas.
Como uma alternativa para uma "fase de iniciação prolongada", na modalidade da Figura 5, uma sessão de comunicações separada 200 é estabelecida entre os dois dispositivos. O sistema receptor 2 solicita, no passo 205, a transferência dos dados de notificação de chamada, que são então transmitidos no passo 210 pelo sistema emissor 3. Só quando isso for concluído e a notificação de chamada apresentada ao utilizador, é que os sistemas consideram o aperto de mão de iniciação 100 completo e permitem que a fase de comunicação 120 comece.
Na concretização da Figura 6, o sistema emissor 3 notifica um servidor 1, como parte de uma sessão de comunicações separada 16 250, que os dados de notificação de chamada estão disponíveis. O aperto de mão de iniciação normal 100 é então iniciado pelo sistema emissor 3, e o sistema receptor 2 cria uma sessão de comunicações separada 260 adicional para verificar com o servidor 1 se os dados de notificação de chamada estão disponíveis. Ao estabelecer que os dados de notificação de chamada estão disponíveis, o sistema receptor 2 fecha o aperto de mão de iniciação no passo 105 e abre uma sessão de comunicação 270 com o sistema emissor 3, mas não permite que a fase de comunicações comece. Durante esta fase 280, os dados de notificação de chamada são transferidos do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2. Esta fase 280 só termina quando o receptor aceita a chamada no momento em que a fase de comunicação 120 é iniciada. Conforme ilustrado nas modalidades da Figura 7, o sistema receptor 2 pode utilizar a sessão actual para solicitar os dados de notificação de chamada a partir do sistema emissor 3 em vez de iniciar uma nova sessão.
Na modalidade ilustrada na Figura 8, uma vez que o aperto de mão de iniciação 100 tenha passado do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2, o sistema emissor 3 abre uma sessão de comunicação separada 300 e regista, no passo 310, que os dados de notificação de chamada estão disponíveis num servidor separado 1. O sistema receptor 2 abre, de forma similar, uma sessão de comunicação separada após receber o aperto de mão 100, e verifica, na etapa 320, se os dados de notificação de chamada estão disponíveis. Ao estabelecer que os dados de notificação de chamada estão disponíveis, o sistema receptor 2 fecha o aperto de mão de iniciação 100 e abre uma sessão de comunicação 330 com o sistema emissor 3, mas não permite que a fase de comunicação comece. Em seguida, tem lugar uma fase de iniciação prolongada 17 340, na qual os dados de notificação de chamada são transferidos do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2. Esta fase 340 só termina quando o receptor aceita a chamada, altura em que a fase de comunicação 120 é iniciada.
Numa outra modalidade ilustrada na Figura 9, a fase de iniciação 110 inicia-se uma vez que o aperto de mão de iniciação 100 tenha passado do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2. O sistema emissor 3 abre uma sessão de comunicação separada 400 e regista que estão disponíveis dados de notificação de chamada num servidor separado 1. 0 sistema receptor 2 abre, de forma similar, uma sessão de comunicação separada após ter recebido o aperto de mão 100 e verifica, na etapa 410, se os dados de notificação de chamada estão disponíveis. Ao estabelecer que os dados de notificação de chamada estão disponíveis o sistema receptor 2 utiliza a sessão actual para solicitar os dados de notificação de chamada do sistema emissor 3, na etapa 420. Na etapa 430, o sistema emissor 3, transmite, então, estes dados para o sistema receptor 2, que emite a notificação de chamada. Uma vez que o receptor 2 aceita a chamada, o aperto de mão 100 está concluído e a fase de comunicação 120 é iniciada.
Na modalidade da figura 10, a fase de iniciação 110 inicia-se uma vez que o aperto de mão de iniciação 100 tenha passado do sistema emissor 3 para o sistema receptor 2. O sistema emissor 3 abre uma sessão de comunicação separada 400 e carrega dados de notificação de chamada para um servidor separado 1, na etapa 510. O sistema receptor 2 abre, de forma semelhante, uma sessão de comunicação separada e, na etapa 520, solicita dados de notificação de chamada apropriados do servidor 1. Se os dados de notificação de chamada estão disponíveis, eles são carregados na etapa 530, do servidor para o sistema receptor 2, que, em 18 seguida, emite a notificação de chamada. Uma vez que o receptor aceita a chamada, o aperto de mão 100 é concluído, e é permitido que a fase de comunicação 120 comece. A Figura 11 ilustra uma alternativa à modalidade ilustrada na Figura 10, em que o carregamento de dados 510 ocorre antes do aperto de mão de início da sessão 100.
Numa modalidade, a notificação para um servidor quanto à presença de dados de notificação da chamada e o carregamento dos dados para o servidor pode, opcionalmente, ser realizada separadamente, respectivamente, antes e depois do início do aperto de mão 100, como está ilustrado na Figura 12.
No caso de uma implementação de telefone móvel, o telefone móvel emissor transmite o desencadear de uma notificação de chamada controlada pelo emissor para o telefone móvel do receptor durante o estabelecimento da chamada. O telefone móvel receptor processa o accionamento e destina-se a obter dados de notificação de chamada para gerar uma notificação de chamada para emissão para o utilizador receptor antes deste decidir se aceita a chamada ou não.
Os dados de notificação de chamadas podem incluir um número de diferentes tipos de dados, incluindo um ringtone definido pelo emissor, um ringtone gravado pelo emissor, uma bandeirola prioritária, uma mensagem de texto, uma imagem, etc. Os dados de notificação de chamada normalmente são seleccionados, criados ou fornecidos pelo autor e estão disponíveis para download e uso subsequente pelo telefone móvel receptor antes do receptor decidir se aceita ou não a chamada.
No telefone móvel emissor, o utilizador emissor é capaz de definir a informação a ser transmitida, a identidade do receptor, e iniciar a chamada com um fornecedor de rede. 19 O utilizador emissor é, preferivelmente, capaz de definir uma preferência adicional dentro de parâmetros padrão do seu telefone. Quando esta preferência está activada, todas as chamadas que são feitas a partir do telefone ligam uma notificação de chamada controlada pelo emissor pré-definido à chamada e fazem com que o emissor crie uma notificação de chamada em telefones móveis receptores compatíveis após a recepção de uma chamada. É provável que uma notificação de chamada controlada pelo emissor padrão inclua um item específico do utilizador, tal como uma imagem ou um ringtone em vez de um item específico chamada, tal como uma mensagem ou uma bandeirola prioritária.
Em alternativa, ou além disso, o utilizador pode preferivelmente especificar uma notificação da chamada controlada pelo emissor específico da chamada a ser ligada a uma chamada, antes de ser efectuada. Isto poderia ser feito seleccionando um botão de chamada alternativo ou uma combinação de teclas. Em cada caso, o utilizador terá que seleccionar o conteúdo de notificação de chamada relevante antes da chamada ser efectuada.
No caso de ambas as informações, específica de chamada e específica do utilizador, o processo de efectuar a chamada uma vez que a notificação da chamada controlada pelo emissor que tenha sido associada à chamada seja idêntica às funções de chamada existentes. Quando a chamada é marcada, o emissor ouve um ringtone ou sinal de chamada de volta, se configurado, até que o destinatário atenda a chamada. Ao autor podem, opcionalmente, ser fornecidas indicações sobre se o destinatário tenha recebido informação adicional ou não. A notificação de chamada controlada pelo emissor pode ser seleccionada de uma lista pré-definida de notificações de chamada ou tipos de notificação de chamadas que seja pré-instalado no 20 telefone móvel em caso de prioridades, emoticons e afins ou, mais provavelmente recebidos num servidor separado do telefone móvel para ringtones, fotos, etc. O emissor pode opcionalmente gerar informação pessoal que pode ser transmitida ao receptor antes da notificação da chamada ser gerada pelo telefone móvel receptor. Isto pode incluir mensagens textuais curtas (embora diferentes duma mensagem de SMS) fotos, ringtones, videos ou mesmo sons ou videos auto gravados.
Preferencialmente, quando apenas está disponível a largura de banda limitada no sistema emissor ou receptor, o sistema emissor ou a rede podem reduzir os dados a serem carregados pelo sistema receptor para gerar a notificação de chamada. Isso pode-se encontrar sob a forma de cópias de dados locais em cache, fotos ou videos de baixa resolução, audio down-sampled ou semelhante.
De preferência, não deve ser possível a um emissor enviar uma chamada com uma notificação de chamada controlada pelo emissor, se optar por suprimir ou suspender o seu número de telefone do receptor. 0 destinatário pode, preferivelmente, configurar se o seu telefone móvel aceita ou rejeita notificações de chamadas controladas do emissor. Como a maioria dos telefones móveis permitem vários perfis, é preferível que os perfis estejam a par das notificações de chamadas controladas pelo emissor e incluam configurações para permitir que certas notificações de chamadas controladas pelo emissor anulem as configurações de perfil. Por exemplo, um ringtone padrão pode ser tocado durante o perfil "silencioso" se a notificação de chamada controlada pelo emissor contém a marca de "prioridade alta". 21
Ao receber uma configuração de chamada com um aperto de mão que define uma notificação de chamada controlada pelo emissor, o telefone móvel do receptor verifica a sua configuração actual para estabelecer se a notificação de chamada controlada pelo emissor pode ser apresentada ao utilizador. Se assim for, o telefone móvel obtém os dados de notificação necessários e emite a notificação de chamada para o utilizador. 0 telefone móvel do receptor também pode enviar uma notificação à operadora de rede de que a notificação de chamada foi recebida e realizada com sucesso. No caso de sons, esta deve ser um substituto para o ringtone padrão.
Uma vez que o utilizador aceita ou rejeita a chamada, a notificação de chamada já não é realizada. Se a notificação de chamada inclui dados transmitidos tais como um ringtone ou um video, então a parte restante da informação não é transmitida ao receptor.
Preferencialmente, o telefone móvel receptor inclui uma opção que permite ao receptor salvar aspectos da notificação de chamada. Aspectos simples de uma notificação de chamada, tais como bandeiras prioritárias, mensagens textuais curtas, e imagens, podem ser armazenadas na memória do telefone móvel do receptor e exibidas no histórico de chamadas. Formas maiores de dados podem ser armazenadas a pedido do destinatário, possivelmente mediante o pagamento de uma taxa ao fornecedor de serviços ou operadora de rede. Os telefones móveis podem ser alterados para permitir todas as formas de dados de notificação de chamadas sejam armazenadas localmente e acessíveis no histórico de chamadas.
De preferência, a um telefone móvel receptor que se encontre a processar uma chamada deve ser fornecido o máximo de conteúdo 22 que for possível de uma notificação de chamadas controlada pelo emissor. 0 que é tecnicamente possível em termos de chamada em espera irá variar de rede para rede. De preferência, pelo menos bandeiras prioritárias, mensagens curtas e imagens são fornecidas a um telefone móvel receptor lidando com uma chamada existente.
Para evitar o abuso de notificações de chamadas por pessoas com chamadas inoportunas (por exemplo, o envio impróprio ou ameaçador de informações adicionais), o utilizador deve ter a capacidade de barrar certos emissores, de modo a nunca receber de novo informações adicionais desse emissor.
Será apreciado que existem muitas aplicações potenciais, em que podem ser utilizadas modalidades da presente invenção.
Uma aplicação potencial é a utilização de modalidades da presente invenção em publicidade. A notificação de chamada pode incluir uma propaganda ou oferta. Para aceitar a oferta ou ainda discutir o produto ou serviço publicitado com um operador humano ou sistema automatizado, o utilizador do sistema receptor necessita apenas de aceitar a chamada. Isto irá conecta-lo com a pessoa ou sistema relevante.
Se o utilizador não está interessado, só precisa ignorar a notificação.
Por exemplo, um utilizador pode optar por receber notificações de ringtones de telefones móveis ou wallpapers que estão a ser oferecidos para venda. A notificação pode incluir uma amostra de um ou mais ringtones ou wallpapers para visualização pelo utilizador (por exemplo, estes podem ser apresentados individualmente ou como uma apresentação de slides ou similar). Se o utilizador deseja comprar um determinado ringtone ou wallpaper, ele atende a chamada e é colocado através de um 23 representante de vendas humano ou automatizado para prosseguir com a compra.
De maneira similar, versões de qualidade inferior ou abreviadas de faixas de música, videos e afins podem também ser enviados como notificações, permitindo ao utilizador visualizar o conteúdo e comprar aceitando a chamada.
Uma aplicação de uma forma de implementação da presente invenção está ilustrada na Figura 13. Na aplicação ilustrada, um ambiente de call-center utiliza uma forma de implementação da presente invenção para tele-vendas.
Um call-center 1000 inclui uma série de terminais de operador 1010, um terminal de gestor do centro 1020 e um servidor de notificação 1030 interligados através de uma rede de dados 1040. O servidor de notificação 1030 está disposto para aceder a uma base de dados 1050 que contém dados nos sistemas receptores 2 que escolheram receber ofertas de tele-vendas. 0 terminal de gestor do centro 1020 está disposto para comunicar com os terminais do operador 1010 e servidor de notificação 1030 para obter dados de utilização do call-center 1000. Através do terminal de gestor do centro 1020, o servidor de notificação 1030 pode ser accionado para enviar notificações de chamadas para um número pré-determinado de sistemas receptores 2. Cada notificação de chamada inclui detalhes sobre uma oferta de tele-vendas. Após a recepção num sistema receptor 1100, a notificação é emitida para o utilizador de uma das formas acima referidas (por exemplo, como uma das, ou uma combinação de, um gráfico, um vídeo ou um ficheiro de som) . Se o utilizador do sistema receptor 2 aceitar a chamada, o servidor de notificação está disposto para ligar a chamada a um terminal de operador disponível 1010. 24
Desta forma, a capacidade do call-center pode ser gerida pelo terminal controlador do call-center e o número de notificações emitidas pode ser equilibrado com o número de terminais operadores 1010 em funcionamento. Em contraste com o marketing de mail directo e marketing baseado em SMS, as notificações podem ser controladas de tal modo que: um utilizador só será apresentado com a oportunidade de aceitar a oferta (a notificação), durante o horário de funcionamento do call-center; o volume limitado das ofertas (tais como lugares nos aviões, férias, etc) pode ser combinado com um número adequado de receptores de tal forma que as ofertas não sejam excedidas; e, os negócios tradicionais podem operar versões reduzidas do sistema acima para fornecer ofertas "just-in-time" baseadas na disponibilidade imediata (como mesas num restaurante).
Opcionalmente, pode ser fornecido a um utilizador a capacidade de registar um perfil de preferência no qual apenas podem ser aceites/rejeitados determinados tipos de anúncios. Um sistema pode também ou alternativamente ser fornecido o qual monitoriza o tipo de anúncios aceites e adapta os anúncios subsequentes de acordo com isso.
Podem ser previstas outras aplicações orientadas para eventos.
Por exemplo, um hotel pode ligar o seu equipamento de sinal de alarme com as suas instalações de serviços de quartos. Neste caso, a notificação seria pré-combinada na noite anterior e servir como sinal de alarme. Se o utilizador decidir levantar-se, então ele ou ela poderá responder à notificação de chamada e estar conectado ao serviço de quarto para pedir o seu pequeno-almoço. Alternativamente, se ele ou ela decide confiar no mesmo, 25 o sistema pode estar configurado para emitir uma notificação adicional depois de um período de tempo pré-determinado. Desta forma, o utilizador pode decidir quando acorda e ainda receber um pequeno-almoço quente/fresco.
Num cenário similar, para os passageiros pendulares, e semelhantes, poderá ser fornecida uma chamada de alarme para subscrever sistemas receptores 2 por uma empresa de informações de viagem. Se a chamada de alarme for aceite, podem ser fornecidas informações de viagens combinadas com a localização de um utilizador ou perfil pré-definido a uma taxa de carregamento pré-determinada.
Outro exemplo é ilustrado na Figura 14. Neste exemplo, um mecanismo de busca é oferecido aos utilizadores dos sistemas receptores 2.
Através de uma interface do utilizador, no sistema receptor 2, o utilizador insere palavras-chave apropriadas que são processadas através de um motor de busca remoto 1200. 0 motor de busca 1200 pesquisa uma base de dados de fornecedores subscritos para combinar com as palavras-chave. Anúncios para fornecedores correspondentes às palavras-chave são combinados numa notificação que é então enviada para o sistema receptor 2. Após o recebimento da notificação, o sistema receptor 2 produz a notificação como um slide-show 1210 de anúncios que podem ser navegados pelo utilizador através de chaves apropriadas 1220 no sistema receptor 2. Após a selecção de um anúncio, o utilizador pressiona uma tecla de chamada no sistema receptor 2, que desencadeia uma chamada (caso esteja disponível) ou, por outro lado, um pedido de chamada de volta com o respectivo fornecedor 1230.
Podem também estar previstas aplicações baseadas num local detectado de um sistema receptor 2. A detecção pode ser 26 determinada através de sistemas semelhantes ao GPS, detecção de localização baseada em células, ou outras tecnologias. Por exemplo, uma agência de encontros poderia oferecer um serviço por assinatura utilizando uma concretização da presente invenção. Nesse tipo de aplicação, sempre que um subscritor correspondente com um perfil pré-acordado de um utilizador se encontra dentro de um intervalo pré-determinado de telefone móvel do utilizador, uma notificação contendo detalhes, uma foto ou similares do subscritor correspondente poderá ser enviado para o telemóvel do utilizador. No caso de o utilizador estar interessado com base na informação enviada na notificação, ele ou ela pode optar por receber a chamada e ser ligado ao subscritor correspondente. Nota: neste caso nenhum utilizador decidiu iniciar a notificação de chamadas. Dependendo da configuração do sistema, nos casos em que uma terceira pessoa inicia uma notificação de chamada entre as outras duas partes, pode ser conveniente para ambas as partes receber notificações de chamadas da outra parte e fazer a aceitação por ambas as partes de uma pré-condição de colocação da chamada na fase de comunicação.
Particularmente no caso de notificações de chamadas baseadas em vendas (embora também se possam aplicar outras notificações de chamadas), pode ser apropriado para a notificação persistir por um período de tempo pré-determinado no sistema receptor 2, quando a notificação não é imediatamente aceite. Notificações de chamadas persistentes podem incluir uma série de fases pré-programadas na qual a própria notificação difere.
Por exemplo, após a sua recepção, a notificação de chamada pode chamar a atenção para um lembrete áudio e uma imagem ou vídeo que é emitido pelo sistema receptor 2 (assumindo que o sistema receptor 2 está num modo adequado para o fazer e esses 27 tipos de notificação não estão actualmente proibidos no sistema receptor) . Se a comunicação não for aceite dentro de um periodo de tempo pré-determinado (por exemplo 10 segundos), pode entrar numa segunda fase em que a imagem ou video podem ser produzidos sem qualquer som. Se a notificação não for aceite dentro de outro periodo de tempo pré-determinado, então pode ser removida do visor do sistema do receptor e gravado dentro de uma lista de notificações recentes. Depois de um tempo pré-determinado, a notificação pode expirar e ser apagada do sistema receptor 2 ou configurada de tal forma que a aceitação da chamada já não seja possível.
Preferencialmente, cada sistema receptor 2 inclui uma chave que permite que uma notificação recebida seja rejeitada, caso em que a notificação é interrompida e apagada do sistema receptor 2.
Opcionalmente, uma notificação pode estar disposta de modo a controlar que o sistema receptor 2 evite que um utilizador no sistema receptor 2 aceite a chamada até que toda a notificação, ou pelo menos uma parte pré-determinada, tenha sido produzida no sistema receptor. Desta forma, pode-se evitar que um utilizador salte informações importantes, tais como termos e condições a que o emissor pode estar legalmente obrigado a notificar o receptor. Como discutido acima, a notificação pode ser rejeitada a qualquer momento.
Dados de feedback podem, opcionalmente, ser fornecidos ao sistema emissor 3 para permitir que o emissor monitorize o estado de uma notificação. Por exemplo, podem ser utilizados ringtones diferentes para indicar quando uma notificação está a ser preparada e transmitida ao sistema receptor 2. O ringtone de rede padrão seria normalmente utilizado para indicar ao emissor que a notificação está a ser produzida no sistema receptor 2. 28
Por razões de capacidade, o canal de comunicação a ser estabelecido pela notificação de chamada é apenas passível de ser mantido aberto durante a fase inicial de uma notificação. Se não for aceite durante esse período, o canal de comunicação é susceptível de ser reciclado. Numa tal situação, uma notificação deve ser aceite quando já não existe um canal de comunicações associado, podendo o sistema receptor 2 ser configurado para ligar para o sistema emissor 3 ou, alternativamente, pedir uma chamada de retorno.
Ainda noutra modalidade, uma etiqueta RFID pode ser incorporada no sistema receptor 2. Quando a etiqueta passa dentro do alcance de um leitor de etiquetas RFID, uma notificação de chamadas pode ser iniciada para o sistema receptor. A etiqueta RFID pode incluir um identificador para o sistema receptor ou até para o telefone móvel do receptor (de preferência codificado para evitar abusos) para permitir que o leitor de etiquetas RFID identifique o sistema receptor 2. Uma aplicação de uma tal disposição seria incorporar ou associar o leitor de etiquetas com publicidade. Desta forma, a um utilizador em que se detectou ter passado um período de tempo pré-determinado na frente de um anúncio, pode ser enviada uma notificação de chamada com uma versão do anúncio que poderia ser seguida por uma chamada para obter mais informações, reservar bilhetes, etc. Alternativamente, a notificação pode incluir uma oferta associada com o que quer que seja que esteja a ser anunciado.
Podem prever-se várias estruturas de carregamento. Por exemplo, podem ser oferecidas chamadas gratuitas aos utilizadores que optarem por receber notificações baseadas em publicidade. Alternativamente, um utilizador pode ser pago ou, por outro lado, recompensado por receber notificações de chamadas de publicidade. 29
Ainda noutra variação, podem ser fornecidas funcionalidades de notificação, gratuitamente ou a um custo reduzido, se o emissor ou receptor permitir a exibição de publicidade antes ou depois da notificação, ou para banners, a ser incluidos na notificação. Para utilizadores empresariais, tais como call-centers, pode ser organizada uma taxa maior para as notificações com uma taxa preferencial para as chamadas subsequentes. Dependendo da aplicação, o receptor pode ou não ser cobrado para atender uma chamada na sequência de uma notificação. No caso de notificações de chamadas de iniciativa privada e chamadas publicitárias, o receptor não seria normalmente cobrado. No caso de produtos e serviços de informação fornecidos por intermédio de uma chamada, o receptor seria normalmente cobrado.
Também pode ser previsto o conteúdo patrocinado. Por exemplo, poderá ser fornecida publicidade implicando viagens ou informações de tempo diárias aos subscritores com uma opção para chamar o anunciante a aceitar qualquer produto ou serviço que seja oferecido. Os encargos para o receptor iriam ser reduzidos ou suprimidos em tais casos, devido às receitas de publicidade.
De preferência, o transportador deve realizar determinadas actividades nos dados de notificação gerados ou submetidos pelo emissor antes do uso numa notificação para garantir que é tecnicamente válido e não contém software nocivo, tal como vírus.
Durante a fase de iniciação de chamada, o transportador recebe um identificador para o receptor da chamada e uma indicação ou link para uma notificação de chamada controlada pelo emissor. 0 transportador estabelece que o sistema receptor existe na rede local e verifica para garantir que o receptor está registado para utilizar o serviço. 30
Desde que o receptor esteja registado para usar o serviço, o transportador reencaminha a chamada para o referido ID adequado na rede, e fornece o receptor com ambos, o ID de chamada e a indicação ou link para a notificação de chamada controlada pelo emissor. Se o receptor aceitar a chamada, em seguida, o transportador abre uma chamada entre o emissor e o receptor.
No caso de um receptor com base numa rede estrangeira (não local), uma vez que o transportador tenha estabelecido que o receptor existe numa rede estrangeira, pode verificar para assegurar que a rede estrangeira suporta a notificação da chamada controlada pelo emissor. Dependendo da implementação e acordos entre transportadores, quaisquer dados de notificação necessários podem ser transferidos de um servidor ou recurso na rede de origem para um na rede estrangeira para simplificar o acesso pelo receptor.
Os controles podem ser colocados em funcionamento para evitar notificações de chamadas controladas pelo emissor quando o autor ou o receptor estiver numa rede em roaming ou no estrangeiro.
Notificações de chamadas controladas pelo emissor podem atrair além da carga da chamada para o emissor ou o receptor, ou ambos. No caso dos telefones móveis, contratos de serviços, que incluem uma série de notificações de chamadas controladas pelo emissor gratuitas podem ser previstos da mesma forma que tais contratos que actualmente fornecem minutos de chamadas ou mensagens SMS gratuitos. Um carregamento pode estar dependente da própria notificação da chamada (por exemplo, a quantidade de dados de notificação de chamada transmitida para o receptor). Um carregamento também pode ser colocado sob o uso de notificações de chamadas controladas pelo emissor, independentemente da 31 quantidade de dados de notificação de chamada que contém para evitar o uso da comunicação qratuita de notificações de chamadas controladas pelo emissor sem chamadas de atendimento pelo receptor. A facturação pode ser realizada pelo sistema existente de facturação da operadora de rede, muito provavelmente através da produção de registos de dados de chamada de CDR adicionais para clientes pós-pagos.
Chamadas desviadas são tratadas exactamente da mesma forma que as chamadas normais, com a verificação completa nas redes locais ou estrangeiras e no aprovisionamento de utilizadores para receber informações adicionais. Considerações práticas utilizadas em muitas redes móveis podem significar que o serviço terá que ser desactivado para chamadas desviadas, mas isto irá variar de rede para rede.
Apesar das normas estarem continuamente a convergir e os sistemas a expandir para lhes permitir suportar diferentes formatos de dados, é bastante provável que o formato de alguns tipos de dados tenha de ser alterado para ser adequado para ser produzido através de um sistema receptor. Por exemplo, formatos de codificação de música, imagens ou vídeo podem necessitar de serem alterados para um formato (e/ou tamanho) adequado para o sistema receptor. Modalidades da presente invenção incluem um sistema de transcodificação através do qual os dados de notificação de chamada são convertidos antes de serem transmitidos ao receptor.
As várias modalidades descritas acima divulgam características que podem opcionalmente ser combinadas numa variedade de formas, dependendo da implementação desejada. Uma vez que as características descritas são modulares, também são 32 possíveis outras modalidades com base em diferentes combinações de exc rea característ Nenhuma lusivas, e lizar as fu icas . das características qualquer combinação nções acima descritas. descritas pode ser são mutuamente implantada para
Lisboa, 23 de
Julho de 2013 33

Claims (28)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Um sistema de notificação de chamada disposto para gerar uma notificação de chamada num sistema receptor (2), em resposta à recepção dos dados de iniciação numa chamada a partir de um sistema emissor (3), os dados de iniciação sendo concebidos para accionar o sistema receptor (2) a abrir uma conexão peer-to-peer separada para o sistema emissor (3), para obter os dados de notificação de chamada do sistema emissor (3) para uso na geração da notificação de chamada através do que, pelo menos os aspectos da notificação de chamada são controláveis pelo sistema emissor (3), caracterizado por o sistema receptor (2) estar concebido para proporcionar dados de feedback sobre o estado da notificação de chamada para o sistema emissor (3), incluindo os dados de feedback uma indicação para o sistema emissor (3) de recepção ou não recepção dos dados de notificação de chamada por parte do sistema receptor (2).
  2. 2. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.l, caracterizado por o sistema emissor (3) ser um dos seguintes: um telefone móvel, uma aplicação em execucão num computador, um cliente de telefonia IP, telefone fixo, telefone de video, ou um sistema de teleconferência.
  3. 3. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.l, caracterizado por o sistema receptor (2) ser um dos seguintes: um telefone móvel, uma aplicação em execução num computador, um cliente de telefonia IP, telefone fixo, telefone de video, ou um sistema de teleconferência.
  4. 4. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por os dados de 1 iniciação incluírem um ou mais dos seguintes: dados de notificação de chamadas, dados de notificação de chamada codificados, um link para dados de notificação de chamadas ou um identificador exclusivo a ser usado como referência para dados de chamadas armazenados num local pré-determinado, o sistema receptor (2) estando concebido para gerar a notificação de chamada na dependência dos dados de notificação de chamada.
  5. 5. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por os dados de notificação de chamada incluirem um ou mais dos seguintes: um ringtone, um link para dados de notificação de chamadas, uma definição da notificação de chamada a ser gerada no sistema receptor, uma imagem, dados de contacto, instruções sobre a acção a ser realizada pelo sistema receptor, uma referência a uma fonte a partir da qual devem ser obtidos os dados, instruções sobre como gerar, pelo menos, os aspectos da notificação de chamada, ou dados que necessitam de codificação, descodificação, tradução ou interpretação pelo sistema receptor (2), antes da emissão.
  6. 6. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por o sistema receptor (2) estar disposto para armazenar, pelo menos, os aspectos da notificação de chamada sob pedido.
  7. 7. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por os dados de retorno incluirem um ringtone que indica o estado do sistema receptor (2) relativamente à notificação.
  8. 8. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.7, caracterizado por ringtones diferentes indicarem cada um , o estado de uma pluralidade de diferentes 2 estados do sistema receptor (2) no que diz respeito à notificação.
  9. 9. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por o sistema receptor estar concebido para enviar a notificação para um operador de rede sobre uma recepção e transmissão bem sucedidas da notificação de chamada.
  10. 10. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por o sistema receptor estar concebido para se conectar ao sistema emissor para obter outros dados para além dos dados de notificação de chamada.
  11. 11. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.10, caracterizado por os dados adicionais incluírem informações sobre o endereço, estando o sistema receptor concebido para actualizar uma lista de endereços no sistema receptor dependente das informações do endereço.
  12. 12. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por os aspectos da notificação de chamada, controláveis pelo sistema emissor, incluírem acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor.
  13. 13. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.12, caracterizado por as acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor incluírem a supressão do modo silencioso.
  14. 14. Um sistema de notificação de chamada, de acordo com a reivindicação N°.12, caracterizado por as acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor incluírem o impedir da aceitação da chamada no sistema receptor até que tenha sido emitida, pelo menos, uma parte pré-determinada da notificação. 3
  15. 15. Um método de produção de notificações de chamadas, caracterizado por compreender: a recepção de dados de iniciação numa chamada de um sistema emissor/de origem (3), num sistema receptor (2); a abertura de uma conexão peer-to-peer separada do sistema receptor (2) para o sistema emissor (3); a obtenção dos dados de notificação de chamada do sistema emissor (3); fornecimento de dados de retorno sobre o estado da notificação de chamada para o sistema emissor (3); e, gerar uma notificação de chamada no sistema receptor (2), com base nos dados de notificação de chamada obtidos, em que pelo menos os aspectos da notificação de chamada são predeterminados pelo sistema emissor (3), em que o passo de fornecimento de dados de retorno inclui o envio de uma indicação para o sistema emissor (3) de recepção ou não recepção dos dados de notificação de chamada por parte do sistema receptor (2).
  16. 16. Um método de acordo com a reivindicação N°.15, caracterizado por compreender ainda a obtenção de dados de notificação de chamada no sistema receptor (2) para utilização na criação da notificação de chamada.
  17. 17. Um método, de acordo com a reivindicação N°.15 ou N°.16, caracterizado por os dados de notificação de chamada incluirem uma ou mais dos seguintes: um ringtone, um link para os dados de notificação de chamada, uma definição dos dados de notificação de chamada a serem gerados no sistema receptor, uma imagem, dados de contacto, instruções sobre a acção a ser realizada pelo sistema receptor, uma referência a uma fonte da qual podem ser obtidos os dados, instruções sobre como criar, pelo menos, os aspectos da 4 notificação de chamada, ou dados que necessitam de codificação, descodificação, tradução ou interpretação pelo sistema receptor antes da emissão.
  18. 18. Um método, de acordo com qualquer das reivindicações N°.15 a N°.17, caracterizado por compreender ainda o armazenamento de, pelo menos, aspectos da notificação de chamada a pedido no sistema receptor (2).
  19. 19. Um método, de acordo com qualquer das reivindicações N°.15 a N°.18, caracterizado por o passo de fornecimento de dados de feedback incluir a emissão de um ringtone para o sistema emissor (3) que indica o estado do sistema receptor (2) no que diz respeito à notificação.
  20. 20. Um método, de acordo com a reivindicação N°.19, caracterizado por o passo de emissão incluir a emissão de um ringtone de uma pluralidade de ringtones diferentes com base no estado do sistema receptor (2) no que diz respeito à notificação.
  21. 21. Um método, de acordo com qualquer das reivindicações N°.15 a N°.20, caracterizado por compreender ainda o envio, pelo sistema receptor duma notificação a um operador de rede após a recepção bem sucedida e a emissão da notificação de chamada.
  22. 22. Um método de acordo com qualquer das reivindicações N°.15 a N°.21, caracterizado por compreender ainda a conexão do sistema receptor para o sistema emissor para obter dados adicionais, para além dos dados de notificação de chamada.
  23. 23. Um método de acordo com a reivindicação N°.22, caracterizado pelos dados adicionais incluírem informação de endereços, o método compreendendo ainda a actualização de uma lista de endereços no sistema receptor dependente das informações do endereço. 5
  24. 24. Um método, de acordo com qualquer das reivindicações N°.15 a N°.23, caracterizado por os aspectos da notificação de chamada, controláveis pelo sistema emissor, incluirem acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor.
  25. 25. Um método de acordo com a reivindicação N°.24, caracterizado por as acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor incluirem a substituição do modo silencioso.
  26. 26. Um método de acordo com a reivindicação N°.24, caracterizado por as acções de sobreposição de funcionalidades no sistema receptor incluirem o impedir da aceitação da chamada no sistema receptor até que, pelo menos, uma parte pré-determinada da notificação tenha sido emitida.
  27. 27. Um programa de computador, caracterizado por compreender meios de código de programas de computador para realizar todos os passos de qualquer uma das reivindicações N°.15 a N°.26, quando o referido programa é executado num computador.
  28. 28. Um programa de computador, de acordo com a reivindicação N°.27, caracterizado por ser incorporado num meio de leitura por computador. Lisboa, 23 de Julho de 2013 6
PT67096784T 2005-02-08 2006-02-08 Notificação de chamadas controlada pelo sistema emissor de chamadas PT1847106E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0502581A GB0502581D0 (en) 2005-02-08 2005-02-08 Communication notification system
US59405905P 2005-03-08 2005-03-08
GB0525249A GB0525249D0 (en) 2005-12-12 2005-12-12 Call notification system and method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1847106E true PT1847106E (pt) 2013-07-29

Family

ID=36119725

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT67096784T PT1847106E (pt) 2005-02-08 2006-02-08 Notificação de chamadas controlada pelo sistema emissor de chamadas

Country Status (4)

Country Link
US (3) US7864947B2 (pt)
ES (1) ES2422192T3 (pt)
GB (1) GB2422984C (pt)
PT (1) PT1847106E (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3296342B2 (ja) * 1999-09-21 2002-06-24 日本電気株式会社 通信端末
US7698169B2 (en) * 2004-11-30 2010-04-13 Ebay Inc. Method and system to provide wanted ad listing within an e-commerce system
US20060203802A1 (en) * 2005-03-14 2006-09-14 Hung-Lin Chou Method and system for dynamically specifying and instantly transmitting and representing/displaying call data
JP4571010B2 (ja) * 2005-05-16 2010-10-27 富士通株式会社 携帯電話機を節電できるip電話システム、情報処理端末および携帯電話機
KR100810320B1 (ko) * 2005-06-16 2008-03-04 삼성전자주식회사 디지털 방송 재생기가 방송 중에 제공되는 전화번호를이용하여 발신하는 방법 및 그 디지털 방송 시스템
US8908846B2 (en) * 2005-06-22 2014-12-09 Viva Group, Llc System to capture communication information
WO2007087553A2 (en) * 2006-01-24 2007-08-02 Envio Networks Inc. Methods for marketing digital content to mobile communication device users
JP4920277B2 (ja) * 2006-03-24 2012-04-18 株式会社東芝 情報処理装置
US20070280200A1 (en) * 2006-05-31 2007-12-06 Patel Mehul B System and method for controlling a voip client using a wireless personal-area-network enabled device
KR20080000719A (ko) * 2006-06-28 2008-01-03 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 화상통화 연결 장치 및 방법
US20080080502A1 (en) * 2006-09-28 2008-04-03 Scott Frank Methods, devices, and computer program products for providing urgent communications
US7831462B2 (en) * 2007-11-07 2010-11-09 International Business Machines Corporation Method and apparatus for distributing targeted audible advertisements as ringtones
US7844485B2 (en) * 2007-11-07 2010-11-30 International Business Machines Corporation Method and apparatus for playing audible advertisements on a communication device
KR101136730B1 (ko) * 2007-12-08 2012-04-19 에스케이플래닛 주식회사 광고 방법 및 그 sns 광고시스템
US8332481B2 (en) * 2008-10-31 2012-12-11 At&T Intellectual Property I, L.P. Systems and methods for transmitting subject line messages
US20100169198A1 (en) * 2008-12-30 2010-07-01 Ebay Inc. Billing a lister for leads received from potential renters within a lead threshold
US8112329B2 (en) 2008-12-30 2012-02-07 Ebay Inc. Consolidating leads received from potential renters for billing a lister
US8315606B2 (en) * 2009-02-27 2012-11-20 Research In Motion Limited System and method for intelligent call identification on a mobile communication device
US8843119B2 (en) * 2010-05-14 2014-09-23 Mitel Networks Corporation Method and apparatus for call handling
KR101522348B1 (ko) * 2011-02-08 2015-05-22 주식회사 케이티 통신호 수행 방법 및 그 시스템
US10552715B2 (en) 2011-10-15 2020-02-04 Jackson L. Crisp Personalized printed product and related method
US9628611B2 (en) 2015-07-15 2017-04-18 At&T Intellectual Property I, L.P. Call alert options
CN109391476B (zh) * 2017-08-03 2021-08-13 腾讯科技(深圳)有限公司 网络通话方法、装置及系统

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5513251A (en) * 1993-12-30 1996-04-30 At&T Corp. Method for providing call waiting service
JP3022929B2 (ja) * 1994-03-02 2000-03-21 ディジタル サウンド コーポレイション オーディオ及びファクシミリメッセージ格納検索システムの対する信頼性あるアクセスの方法及び装置
US6041103A (en) 1996-04-16 2000-03-21 Lucent Technologies, Inc. Interactive call identification
DE19623332A1 (de) 1996-06-12 1997-12-18 Sel Alcatel Ag Verbindungsaufbauverfahren sowie Vermittlungsstelle, Dienstrechner und Kommunikationsnetz
TW391092B (en) * 1996-12-27 2000-05-21 Hitachi Ltd Cellular mobile telephone apparatus and method for transmitting a response message to an caller
US5907604A (en) 1997-03-25 1999-05-25 Sony Corporation Image icon associated with caller ID
DE69834205T2 (de) 1997-12-04 2007-03-08 British Telecommunications P.L.C. Telekommunikationsnetz
US6138008A (en) 1998-01-16 2000-10-24 At&T Corp. Wireless telephone menu system
EP1024643A1 (en) * 1999-01-29 2000-08-02 International Business Machines Corporation Method, apparatus and communication system for setting up a communication session
US6891942B1 (en) 1999-09-16 2005-05-10 Mci, Inc. Method and system for using caller preferences to direct special call handling
US6687242B1 (en) 1999-12-22 2004-02-03 Bellsouth Intellectual Property Corporation Method and system for providing additional information to a subscriber based on a universal resource locator
JP2001197157A (ja) 2000-01-06 2001-07-19 Casio Comput Co Ltd 着信音報知方法、通信端末装置及び通信システム
US20070127645A1 (en) 2000-01-19 2007-06-07 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Technique for providing secondary information to a user equipment
US6922721B1 (en) 2000-10-17 2005-07-26 The Phonepages Of Sweden Ab Exchange of information in a communication system
US6977909B2 (en) 2000-01-19 2005-12-20 Phonepages Of Sweden, Inc. Method and apparatus for exchange of information in a communication network
US20070226240A1 (en) 2000-01-19 2007-09-27 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Technique for providing data objects prior to call establishment
US6996072B1 (en) 2000-01-19 2006-02-07 The Phonepages Of Sweden Ab Method and apparatus for exchange of information in a communication network
US6826270B1 (en) * 2000-10-25 2004-11-30 Nortel Networks Limited Calling name and customization in a telecommunications environment
US6603840B2 (en) 2000-12-06 2003-08-05 At&T Corp. Technique for linking telephony and multimedia information
US20020181681A1 (en) 2001-05-31 2002-12-05 Mani Babu V. Personalized calling party ID display service
US7177627B2 (en) * 2001-07-17 2007-02-13 Comverse, Inc. Method and apparatus for providing images for caller identification over a mobile network
US7164913B1 (en) 2001-07-18 2007-01-16 Cisco Technology, Inc. Method and system for providing supplementary services for a wireless access network
JP4171593B2 (ja) 2001-07-30 2008-10-22 株式会社アクティス データ送信・再生用プログラム
AUPR690701A0 (en) * 2001-08-10 2001-08-30 Redpoint Pty Ltd A system and method for customising call alerts
US20030195006A1 (en) 2001-10-16 2003-10-16 Choong Philip T. Smart vocoder
US20030133553A1 (en) 2002-01-15 2003-07-17 Khakoo Shabbir A. Method and apparatus for delivering enhanced caller identification services to a called party
US6757533B2 (en) 2002-01-23 2004-06-29 Nokia Corporation Rich calling line handling in call setup signalling
JP2003298680A (ja) 2002-03-29 2003-10-17 Sanyo Electric Co Ltd 携帯通信端末及び通信装置
JP4154184B2 (ja) 2002-07-29 2008-09-24 株式会社日立コミュニケーションテクノロジー 音声端末及び音声通信方法
US7876744B2 (en) 2002-11-14 2011-01-25 Ey-Taeg Kwon Method for collect call service based on VoIP technology and system thereof
GB0229778D0 (en) 2002-12-23 2003-01-29 Intellprop Ltd Telecommunications services apparatus
US20040137923A1 (en) 2003-01-07 2004-07-15 Lang Alexander C. Short text messaging-based incoming call termination control
AU2003283379A1 (en) 2003-11-11 2005-05-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method for providing multimedia information related to a calling party at call set up
US20050105705A1 (en) 2003-11-14 2005-05-19 General Instrument Corporation Personalized caller identification
US6977993B2 (en) 2004-04-30 2005-12-20 Microsoft Corporation Integrated telephone call and context notification mechanism
US7738861B2 (en) 2004-06-29 2010-06-15 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Caller identification using push-to-talk protocol for wireless communications devices
US20060105766A1 (en) 2004-10-26 2006-05-18 Azada Maria R Method for delivering a call to a dual-mode mobile unit using a single number
EP1689125A1 (de) 2005-02-08 2006-08-09 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum authentisierten Aufbau einer Verbindung

Also Published As

Publication number Publication date
US20060262924A1 (en) 2006-11-23
GB2422984A (en) 2006-08-09
ES2422192T3 (es) 2013-09-09
US7864947B2 (en) 2011-01-04
US20100061546A1 (en) 2010-03-11
GB0602544D0 (en) 2006-03-22
US20090154680A1 (en) 2009-06-18
US8315376B2 (en) 2012-11-20
GB2422984B (en) 2007-05-09
GB2422984C (en) 2015-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1847106E (pt) Notificação de chamadas controlada pelo sistema emissor de chamadas
US8223955B2 (en) Method and apparatus for delivering and tracking click/call information for PSTN and digital telephone networks
KR100964211B1 (ko) 통신 시스템에서 멀티미디어 포탈 컨텐츠 및 부가 서비스제공 방법 및 시스템
KR100810253B1 (ko) 통신 시스템에서 서비스 메뉴 제공 방법 및 시스템
US20060050686A1 (en) Software platform for developing, delivering and managing data-voice applications operating on an internet protocol (IP) phone
US20070053335A1 (en) Mobile device address book builder
EP2394421B1 (en) System and method for provisioning social networking services through ring back tones
KR20070038462A (ko) 향상된 접속 인식 시스템
AU2006212087B2 (en) Call notification controlled by call originating system
Vaughan-Nichols Presence technology: More than just instant messaging
WO2008076905A2 (en) Proxy-based communications architecture
WO2013076420A1 (fr) Procede de gestion de la mise en relation numerique
WO2020110141A1 (en) Notification system with user consent and control
CN101116318A (zh) 由呼叫发起系统控制的呼叫通知