PT1754834E - Estrutura de acesso de poço com alojamento para auxiliar de acesso - Google Patents

Estrutura de acesso de poço com alojamento para auxiliar de acesso Download PDF

Info

Publication number
PT1754834E
PT1754834E PT06016279T PT06016279T PT1754834E PT 1754834 E PT1754834 E PT 1754834E PT 06016279 T PT06016279 T PT 06016279T PT 06016279 T PT06016279 T PT 06016279T PT 1754834 E PT1754834 E PT 1754834E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
well
access
access structure
housing
structure according
Prior art date
Application number
PT06016279T
Other languages
English (en)
Inventor
Ralf Hilkmann
Original Assignee
Ralf Hilkmann
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37085766&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1754834(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ralf Hilkmann filed Critical Ralf Hilkmann
Publication of PT1754834E publication Critical patent/PT1754834E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/12Manhole shafts; Other inspection or access chambers; Accessories therefor
    • E02D29/14Covers for manholes or the like; Frames for covers
    • E02D29/1445Tools for positioning or removing cover frames

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Underground Structures, Protecting, Testing And Restoring Foundations (AREA)
  • Sewage (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "ESTRUTURA DE ACESSO DE POÇO COM ALOJAMENTO PARA AUXILIAR DE ACESSO" A presente invenção refere-se a uma estrutura de acesso de poço de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1 e a uma cobertura de poço de acordo com a reivindicação 9.
Os poços desempenham importantes tarefas de técnica hidráulica, desde a extracção de água até à estação de bombeamento de águas residuais. Assim, estas construções são um componente decisivo de um sistema fiável de abastecimento de água e eliminação de águas residuais. Neste caso pretende-se, na maioria das vezes, uma duração de utilização por longos anos. Em distâncias regulares são necessários locais de inspecção para trabalhos de controlo ou de manutenção. Para a protecção do pessoal de serviço existem regras e especificações inequívocas. Porém, os poços antigos frequentemente falham já nos princípios básicos mais importantes. Não só os perigos de acidente espreitam, também o próprio funcionamento ou até a substância da construção é frequentemente posta em perigo. Na maioria das vezes o acesso verifica-se na vertical, a partir de cima. Aqui os legisladores impõem um chamado auxiliar de acesso. Neste o trabalhador pode segurar-se para dar o primeiro passo para dentro do poço. Em instalações técnicas de águas residuais devem existir dispositivos de fixação adequados, situados acima dos pontos de acesso, para passagens de acesso ou escadas de acesso ao poço. Uma escada de acesso ao poço deste género, no entanto 1 sem dispositivo de fixação adicional, é conhecida, por exemplo, a partir do documento DE 10005688 Cl.
No caso de poços tradicionais de via pública, não existem quaisquer dispositivos de fixação adequados. Por conseguinte, no interior dos poços são instaladas posteriormente, na maioria das vezes, as chamadas mangas de encaixe, nas quais o trabalhador no poço pode depois encaixar um género de auxiliar de acesso, sob a forma de uma barra com punho. Um auxiliar de acesso deste género é conhecido, por exemplo, a partir dos documentos DE 29019374 Ul ou JP 10159116 A. Estas mangas devem ser fixadas à parede interior do poço. Mesmo quando as mangas são relativamente acessíveis, através da sua montagem resultam frequentemente custos muitíssimo mais elevados, uma vez que, na maioria das vezes, é difícil ancorar com segurança as mangas nas paredes muitas vezes desgastadas dos poços. Os custos de montagem podem, por conseguinte, perfazer facilmente o triplo ou até o quádruplo dos custos da manga de encaixe. Em alternativa, existem, por conseguinte, auxiliares de acesso transportáveis, que podem ser utilizados sem um suporte fixo, aquando da inspecção de um poço. Estes correspondem, nas suas dimensões exteriores, à cobertura do poço, uma vez que são encaixados no poço e apertados às suas paredes interiores. Os auxiliares de acesso deste género são extremamente caros e volumosos. Ocupam tanto espaço que a abertura de acesso torna-se muitas vezes demasiado pequena. Além disso, é necessário relativamente muito tempo até que o auxiliar de acesso propriamente dito esteja montado e desmontado para cada utilização. A invenção ocupa-se, por conseguinte, do problema de criar aqui medidas de solução. 2 0 problema de acordo com a invenção é resolvido através de uma estrutura de acesso de poço com as características da reivindicação 1, bem como através de um poço de inspecção de via pública com as características da reivindicação 8.
Uma vez que as coberturas dos poços de inspecção de via pública estão sujeitas a um nítido desgaste e, por conseguinte, de qualquer modo, têm de ser substituídas com certos intervalos, a invenção prevê um alojamento fixo para a fixação de um auxiliar de acesso, directamente junto ou no interior da estrutura de acesso do poço. 0 alojamento está ligado, de modo inseparável, ao corpo estrutural de base e já integrado na sua geometria. É especialmente vantajoso se o alojamento está configurado de modo que os auxiliares de acesso habituais até agora possam continuar a ser utilizados, sob a forma de barras providas de punhos. A configuração de acordo com a invenção, com alojamento para um auxiliar de acesso, não está limitada nem a um material especial, nem a uma forma especial da estrutura de acesso do poço. Pode ter utilização quer com estrutura de acesso do poço puramente de ferro fundido, quer também com uma de betão/ferro fundido. Também as estruturas de acesso do poço podem estar configuradas quer circulares, quer angulares.
Outras vantagens e particularidades resultam das reivindicações dependentes e dos exemplos de realização representados nos desenhos, que são explicados em seguida; mostram:
Fig. 1 uma estrutura de acesso de poço de acordo com a invenção, em vista de cima, 3
Fig. 2 um auxiliar de acesso tradicional, Fig. 3 a extremidade inferior de um auxiliar de acesso, noutra configuração, Fig. 4 uma ampliação do pormenor IV da fig. 1, Fig. 5 um corte na direcção V-V através do objecto da fig. 1, Fig. 6 um corte na direcção VI-VI através do objecto da fig. 1, Fig. 7 um corte na direcção vil-vil através do objecto da fig. 1, Fig. 8 uma configuração alternativa correspondente à fig. 7, Fig. 9 uma outra configuração de uma estrutura de acesso de poço de acordo com a invenção, em representação tridimensional, Fig. 10 uma vista de cima sobre a zona de pormenor X na fig. 9 e Fig. 11 um corte na direcção XI-XI através do objecto da fig. 10. A estrutura de acesso de poço representada na fig. 1 é constituída por um corpo 1 estrutural de base, que termina com um rebordo 2, nivelado com a superfície da rua ou da calçada e 4 que mergulha no poço de vistoria com paredes 3. Por baixo das paredes 3 encontra-se a parede do poço não representada ou, eventualmente, anéis de compensação. Nesta parede do poço ou nos anéis de compensação foram montadas as mangas para a fixação do auxiliar de acesso, em poços de inspecção de via pública equipados de modo tradicional. Correspondendo à invenção, em contrapartida, a estrutura propriamente dita de acesso do poço apresenta um alojamento 4 para fixação de um auxiliar de acesso.
Um auxiliar de acesso habitual está representado na fig. 2. É constituído por uma barra 5 com quatro punhos 6 de fixação. Na extremidade inferior da barra 5 o auxiliar de acesso apresenta dois pernos 7 salientes, por meio dos quais o auxiliar de acesso pode ser fixado ou bloqueado contra uma remoção involuntária. Na fig. 3 está representada a extremidade inferior de um outro auxiliar de acesso, sendo que, por cima dos pernos 7, um disco 8 de encosto está ligado de forma fixa à barra 5, de modo que a barra 5 não pode deslizar para baixo mais do que o pretendido, no alojamento correspondente. A configuração mais precisa do alojamento 4 está representada nas figs. 4 a 6. É constituído por um entalhe 10, no essencial de forma cilíndrica, que se prolonga verticalmente para baixo, numa zona mais espessa da parede 3 do corpo 1 estrutural de base. Na parede interior do entalhe 10 estão abertos canais 11 de guia, que alojam os pernos 7 do auxiliar de acesso. Os canais 11 de guia têm um trajecto no essencial vertical, com uma secção 11' intermédia, que se prolonga, no essencial, na horizontal. O auxiliar de acesso pode ser colocado com os seus pernos 7 nos canais 11 de guia mostrados na fig. 4 com linhas cheias. Nesta posição é possível baixar o auxiliar de acesso numa profundidade de cerca de 40 mm. Depois o auxiliar de 5 acesso é rodado em 60 graus no sentido dos ponteiros do relógio, de modo que os seus pernos 7 seguem as secções 11' intermédias horizontais dos canais 11 de guia. Em seguida, o auxiliar de acesso baixa com os seus pernos 7, seguindo, uma vez mais, os canais 11 de guia, em cerca de 40 mm. Os pernos 7 encontram-se, neste caso, na posição representada a tracejado na fig. 4. O auxiliar de acesso está assim fixado com segurança e pode ser utilizado pelo pessoal de vistoria.
Como está representado nas figs. 5 a 7, o alojamento 4 tem na extremidade inferior do entalhe 10 uma abertura 12, que se prolonga através da parede 3 do corpo 1 estrutural de base. Através desta abertura 12 pode, eventualmente, ser escoada sujidade e água infiltrada no alojamento 4, de modo que o alojamento se mantém operacional e é protegido de apodrecimento e de uma aglutinação. A fig. 8 mostra uma configuração alternativa da estrutura de acesso de poço, na qual, adicionalmente à abertura 12, estão produzidas duas outras aberturas 13, no corpo 1 estrutural de base. Neste caso trata-se, de um modo preferido, de furos abertos previamente, que, em caso de necessidade, são alargados para a dimensão necessária e podem estar providos de uma rosca interior, à qual pode ser depois acrescentada uma escada de acesso. Isto aumenta consideravelmente a capacidade de utilização flexível da estrutura de acesso do poço para diversas realidades locais. Se no poço propriamente dito não existirem quaisquer degraus ou escadas, estas podem agora ser fixadas facilmente à estrutura de acesso do poço, de forma duradoura mas podendo ser substituídas, através de uma escada de acesso. 6
Nas figs. 9 a 11 está representada uma outra variante da estrutura de acesso de poço de acordo com a invenção. A fig. 9 mostra uma estrutura de acesso de poço correspondente, em representação em perspectiva. Neste caso trata-se de uma estrutura de acesso de betão/ferro fundido, que, tal como representado, é constituída parcialmente por betão 15. No caso desta estrutura de acesso de poço, o alojamento 4 não está situado num local separado no interior do corpo estrutural de base, como na forma de realização anterior, mas antes integrado num dos quatro entalhes 16 de apoio, que servem para o alojamento de um colector de impurezas. 0 colector de impurezas, não representado, corresponde, no essencial, a um grande "crivo" redondo, que pode ser instalado nos entalhes 16 de apoio, com quatro suportes soldados em posições lateralmente opostas, respectivamente. Para tornar possível utilizar o entalhe 16 de apoio, correspondendo ao mesmo tempo à invenção, como alojamento para um auxiliar de acesso, são suprimidos das paredes 17 laterais de um dos entalhes 16 de apoio alguns canais 11 de guia, que podem corresponder, na sua configuração e geometria, aos do anterior exemplo de realização da invenção.
Em resumo, a estrutura de acesso de poço de acordo com a invenção ou uma cobertura de poço correspondente, com tampa e, eventualmente, colector de impurezas, torna possível equipar a totalidade dos poços de vistoria ainda não equipados de acordo com as especificações, com dispositivos de fixação para auxiliares de acesso, correspondendo sucessivamente às especificações, sempre que, de qualquer modo, a estrutura de acesso de poço tem de ser substituída. As estruturas de acesso de poço de acordo com a invenção oferecem assim uma possibilidade de fixação segura para auxiliares de acesso, sem que se distinga significativamente no preço relativamente a 7 podem acesso estruturas de acesso de poço tradicionais. Também continuar a ser utilizadas as barras de auxiliares de habitualmente existentes em cidades e municípios.
Lisboa, 16 de Março de 2010

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Estrutura de acesso de poço com um corpo (1) estrutural de base e um alojamento (4) para a fixação de um auxiliar de acesso, caracterizada por o alojamento (4) estar ligado, de modo inseparável, ao corpo (1) estrutural de base da estrutura de acesso de poço e integrado na geometria do corpo (1) estrutural de base.
  2. 2. Estrutura de acesso de poço de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (4) estar situado num dos entalhes (16) de apoio, previstos no corpo (1) estrutural de base para um colector de impurezas.
  3. 3. Estrutura de acesso de poço de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (4) apresentar na sua zona inferior pelo menos uma abertura (12) para descarga de impurezas e de água.
  4. 4. Estrutura de acesso de poço de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o alojamento (4) apresentar pelo menos um canal (11) de guia, que tem um trajecto no essencial vertical e uma secção (11') intermédia, com um trajecto no essencial horizontal e que serve para o alojamento de um perno (7) saliente do auxiliar de acesso.
  5. 5. Estrutura de acesso de poço de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o alojamento (4) apresentar de ambos os lados canais (11) de guia deste género, nos quais o 1 auxiliar de acesso pode ser fixado por dois pernos (7) salientes, à maneira de um fecho tipo baioneta.
  6. 6. Estrutura de acesso de poço de acordo com uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizada por as zonas do canal (11) de guia no essencial verticais terem aproximadamente o mesmo comprimento.
  7. 7. Estrutura de acesso de poço de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o corpo (1) estrutural de base apresentar na sua parede (3) interior pelo menos duas aberturas (13) para a fixação de uma escada de acesso.
  8. 8. Cobertura de poço de inspecção de via pública, com uma estrutura de acesso de poço, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores e uma tampa de poço. Lisboa, 16 de Março de 2010 2
PT06016279T 2005-08-15 2006-08-04 Estrutura de acesso de poço com alojamento para auxiliar de acesso PT1754834E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005038710A DE102005038710A1 (de) 2005-08-15 2005-08-15 Schachtrahmen mit Aufnahme für Einstiegshilfe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1754834E true PT1754834E (pt) 2010-03-23

Family

ID=37085766

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06016279T PT1754834E (pt) 2005-08-15 2006-08-04 Estrutura de acesso de poço com alojamento para auxiliar de acesso

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1754834B1 (pt)
AT (1) ATE452247T1 (pt)
DE (3) DE102005038710A1 (pt)
ES (1) ES2338447T3 (pt)
PT (1) PT1754834E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202008007917U1 (de) 2008-06-16 2008-10-09 Trauthwein Entwässerungs- und Abscheidetechnik Industrievertretungen GmbH Schachtabdeckung aus Gußeisen
DE202011003655U1 (de) 2011-03-08 2011-11-02 Trauthwein Entwässerungs- und Abscheidetechnik Industrievertretungen GmbH Schachtabdeckung aus Gußeisen
DE202011003859U1 (de) 2011-03-11 2011-05-05 Hilkmann, Ralf Schachtabdeckung
DE102011013715A1 (de) 2011-03-11 2012-09-13 Ralf Hilkmann Schachtabdeckung
DE202012000593U1 (de) 2012-01-20 2012-02-27 Schachtguss-Ht Gmbh Schachtrahmen und Schachtabdeckung mit einer austauschbaren Aufnahme zur Befestigung einer Einstiegshilfe sowie System aus Schachtrahmen und Einstiegshilfe
DE202020101621U1 (de) 2020-03-26 2020-05-07 Hans-Jürgen Trauthwein Schachtdeckel für eine Schachtabdeckung eines Abwasser-Regenwasserkanals und Schachtabdeckung

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH10159116A (ja) * 1996-11-27 1998-06-16 Maeta Concrete Ind Ltd マンホール用転落防止具付梯子及びマンホール
DE10005688C1 (de) * 2000-02-09 2001-06-28 Romold Gmbh Schachtelement
DE20019374U1 (de) * 2000-11-15 2001-01-18 Bg Edelstahl Und Kunststofftec Haltevorrichtung als Einstiegshilfe für Schachtbauwerke
JP2002339386A (ja) * 2001-05-15 2002-11-27 Chuo Concrete Kogyo Kk 可搬式ステップ
JP4057957B2 (ja) * 2003-06-13 2008-03-05 株式会社 シンワ マンホール用の梯子取付具
DE202005010486U1 (de) * 2005-06-29 2006-08-24 Rehau Ag + Co. Schachtoberteil

Also Published As

Publication number Publication date
EP1754834B1 (de) 2009-12-16
ATE452247T1 (de) 2010-01-15
DE102005038710A1 (de) 2007-05-24
EP1754834A1 (de) 2007-02-21
DE202005021846U1 (de) 2010-09-02
ES2338447T3 (es) 2010-05-07
DE502006005642D1 (de) 2010-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1754834E (pt) Estrutura de acesso de poço com alojamento para auxiliar de acesso
KR200469555Y1 (ko) 케이블 배선용 입상트레이 슬리브
KR101389285B1 (ko) 단부 격벽 일체형 교대 흉벽 pc블록을 이용한 거더교의 교대 단부 일체화 방법
KR101317938B1 (ko) 공동구 시공 및 유지관리용 조립식 난간
KR101387296B1 (ko) 교량의 점검 및 보수 유지관리를 위한 레일 걸이식 점검통로
KR20200092593A (ko) 방호벽일체형 프리캐스트 캔틸레버슬래브로 제작된 교량슬래브 및 그 시공방법
KR20170036919A (ko) 작업 발판을 구비하는 원형 강관 버팀보
US20090151297A1 (en) Method for attaching a cabinet to a ground surface
CN109750825A (zh) 基坑悬挂式马道的施工方法
JP2007169937A (ja) ホーム設備の取付構造
ES2253481T3 (es) Procedimiento y cerco de insercion para la instalacion de una puerta de caja de una instalacion de ascensor.
CN218117453U (zh) 一种建筑工程用安全围栏
KR20100129877A (ko) 배선 설비가 매립된 경량 콘크리트 패널, 이를 설치하기 위한 런너부재 및 이를 이용한 벽체설치구조
JP3117786U (ja) フリューム嵩上げブロック
CN214460655U (zh) 一种地下室外墙后浇带施工结构
JP3703461B2 (ja) コンクリートブロックおよびその設置方法
JP2019183431A (ja) 腰壁およびその施工方法
JP2006307506A (ja) 足場
CN209958573U (zh) 一种剪力墙结构
JP3909561B2 (ja) 住宅のピロティ壁
KR20090060032A (ko) 교량 구조물 및 그 시공방법
JPH11247308A (ja) カーテンウォールにおける横目地構造
JPH10102928A (ja) 出入口サッシの支持装置
JP2011252362A (ja) 高欄支柱の付け替え方法、高欄支柱付替用スペーサ及び高欄支柱
KR200317313Y1 (ko) 엘리베이터 통로의 시공장비