PT1733111E - ''janela ou porta com mecanismo de bloqueio electromecânico'' - Google Patents

''janela ou porta com mecanismo de bloqueio electromecânico'' Download PDF

Info

Publication number
PT1733111E
PT1733111E PT05716555T PT05716555T PT1733111E PT 1733111 E PT1733111 E PT 1733111E PT 05716555 T PT05716555 T PT 05716555T PT 05716555 T PT05716555 T PT 05716555T PT 1733111 E PT1733111 E PT 1733111E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
locking
window
stop
door according
frame
Prior art date
Application number
PT05716555T
Other languages
English (en)
Inventor
Konrad Kaiser
Original Assignee
Schueco Int Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34963356&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1733111(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Schueco Int Kg filed Critical Schueco Int Kg
Publication of PT1733111E publication Critical patent/PT1733111E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B17/00Accessories in connection with locks
    • E05B17/20Means independent of the locking mechanism for preventing unauthorised opening, e.g. for securing the bolt in the fastening position
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/06Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with three or more sliding bars
    • E05C9/063Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with three or more sliding bars extending along three or more sides of the wing or frame
    • E05C9/066Locks for windows or doors specially adapted for tilt and turn
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T292/00Closure fasteners
    • Y10T292/08Bolts
    • Y10T292/096Sliding
    • Y10T292/1014Operating means
    • Y10T292/1021Motor

Description

DESCRIÇÃO "JANELA OU PORTA COM MECANISMO DE BLOQUEIO ELECTROMECÂNICO" A invenção refere-se a uma janela ou a uma porta, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1. A partir do documento DE 19514051, são conhecidas portas, bem como janelas giratórias ou janelas basculantes, cujos dispositivos de bloqueio para trancar o batente no caixilho falso são accionados de forma electromagnética. O deslocamento de um trinco giratório para a sua posição de fecho na qual ele engrena num desbaste no batente da porta, processa-se sob o efeito da força de mola sobre o trinco giratório, ao passo que a abertura ou a libertação do trinco giratório se processa de forma electromagnética, sob tensão simultânea da mola.
Além disso, são conhecidas portas em que vários elementos de bloqueio são accionados conjuntamente por um motor eléctrico, de modo que é necessária uma engrenagem que ligue os elementos de bloqueio.
Em portas, as exigências de estanqueidade são mais reduzidas do que em janelas uma vez que não existe qualquer plano de contorno periférico de estanqueidade na zona do solo, sendo que neste caso é suficiente um mero encosto da aresta vedante do batente às vedações do caixilho falso.
Em janelas, pelo contrário, colocam-se exigências de estanqueidade mais elevadas, devido à montagem num local exposto 1 (arranha-céus, cumes, etc.), isto é, sobre vedações dispostas em contorno periférico, entre caixilhos falsos e batentes, deve ser exercida uma determinada pressão de compressão.
Esta pressão de compressão tem de ser superada aquando do fecho o batente da janela, o que não é possível com os meios descritos no estado da técnica, em particular, no documento DE 19514051. A compressão de vedação é indispensável para preencher a condição prévia de disposição das janelas, segundo a norma relativa à estanqueidade e à segurança contra a chuva batida. A invenção tem como objectivo conceber uma janela ou uma porta com uma função de bloqueio electromecânica melhorada. A invenção soluciona este objectivo através do objecto da reivindicação 1.
As configurações vantajosas inferem-se das reivindicações dependentes.
De acordo com a característica da reivindicação 1, cada elemento de bloqueio apresenta um dispositivo de accionamento electromecânico próprio e/ou os elementos de bloqueio estão configurados de tal modo que, aquando do fecho da janela, se deslocam, um em relação ao outro, na perpendicular em relação ao plano da vidraça, premindo neste caso o batente contra o caixilho falso, com uma força de compressão predeterminada.
Um accionamento electromecânico próprio em cada um dos elementos de bloqueio representa uma solução de custo favorável, possibilitando prescindir de ligações de engrenagens entre cada um dos dispositivos de bloqueio. 2
Esta característica é complementada, de forma vantajosa, através de uma variante a ser igualmente encarada como autónoma e com a qual é assegurado, de uma maneira simples, que um batente, aquando do bloqueio, se desloque na perpendicular em relação ao plano da vidraça e do batente e seja premido contra o caixilho falso, com uma força de compressão predeterminada, sendo que, todavia, de acordo com esta variante, a janela ou a porta não apresenta qualquer accionamento próprio para deslocar o batente aquando da abertura ou fecho da janela mas antes, simplesmente, um bloqueio que se inicia quando o fecho manual do batente (ou, noutras circunstâncias, também o fecho que se processa de forma electromecânica separada) já tenha ocorrido, processando-se uma correspondente ordem de bloqueio a um elemento de utilização.
De um modo preferido, os elementos de bloqueio estão concebidos de tal modo que o tempo para o bloqueio após o fecho do batente é mais longo do que o tempo para o desbloqueio antes da abertura do batente, facto esse que se repercute de forma muito vantajosa durante o manuseamento da janela.
De facto, podem ser colocados quaisquer elementos de manuseamento. No entanto, afigura-se particularmente conveniente, segundo uma outra variante, colocar, como elemento de manuseamento, um puxador disposto no batente que apresenta uma peça de preensão susceptivel de ser movida no batente - em particular, de uma forma rotativa - para diferentes posições de preensão que correspondem a posições diferentes de utilização do batente, sendo que o puxador apresenta elementos de comutação e/ou sensores e em que o puxador está ligado sem fios ou através de linhas eléctricas aos elementos de bloqueio electromecânicos, 3 entre o batente e o caixilho falso e/ou aos elementos funcionais electromagnéticos ou electromecânicos, em particular, aos elementos de acoplamento para pelo menos uma ou mais ferragens. É particularmente preferido que o puxador não esteja ligado aos elementos de bloqueio e/ou às ferragens através de elementos mecânicos, tais como uma engrenagem e esteja concebido para a abertura e fecho manuais do batente.
Cada elemento de bloqueio apresenta, de um modo preferido, um cursor de bloqueio accionado de forma electromecânica - de um modo preferido, no caixilho falso ou no batente - que está concebido para engatar por detrás de um contraforte de bloqueio correspondente, no batente ou no caixilho falso. 0 contraforte pode estar concebido como rolo de fecho ou como haste fixa.
Neste caso, afigura-se conveniente, para conseguir uma força de fecho predeterminada, prover pelo menos um dos cursores de bloqueio com uma curva de comando, em particular, uma chanfradura de impulsionamento, concebida para, aquando do movimento de saida do cursor de bloqueio movivel, deslocar o contraforte de bloqueio fixo e, por conseguinte, o batente em direcção ao caixilho falso e para o bloquear no caixilho falso com uma força predeterminada.
De acordo com uma outra variante, no cursor de bloqueio está configurado um ressalto com uma extensão predeterminada e o cursor de bloqueio movivel pode ser deslocado até uma distância em que o contraforte de bloqueio fixo alcança uma posição na qual desliza ao longo do ressalto, de modo a que o batente nesta posição possa soltar-se do caixilho falso, de forma particularmente rápida. 4
De acordo com uma outra variante vantajosa, que deverá permitir um desbloqueio particularmente rápido, o dispositivo de accionamento electromecânico apresenta uma mola de desbloqueio.
De um modo preferido, o dispositivo de accionamento electromecânico está concebido para deslocar o cursor de bloqueio e esticar a mola de desbloqueio. A tensão da mola de desbloqueio pode processar-se, de uma forma simples, juntamente com o deslocamento do cursor de bloqueio mediante uma disposição excêntrica.
De acordo com uma variante simples de ser realizada, em termos de construção, a disposição excêntrica apresenta uma haste excêntrica que se move numa órbita circular. 0 dispositivo de accionamento compreende, de um modo preferido, uma caixa de accionamento a qual acomoda um motor eléctrico e uma engrenagem e, de um modo preferido, a mola de desbloqueio, em particular, uma mola helicoidal.
Por conveniência, a mola de desbloqueio contorna o cursor de bloqueio e apoia-se em dois batentes.
De acordo com uma variante vantajosa, a haste excêntrica actua sobre um batente radial no ou em torno do cursor de bloqueio, de modo que, durante um movimento na sua órbita circular, ele avança em primeiro lugar o cursor de bloqueio para o exterior, para fora da caixa de accionamento, visando o bloqueio, até que, durante o percurso subsequente da órbita 5 circular seja alcançada uma posição aquando do desbloqueio no qual a mola de desbloqueio possa afrouxar.
Neste caso apresenta-se uma concepção vantajosa de tal forma que a posição de bloqueio é alcançada desde logo, após ter sido percorrida menos metade da órbita circular da haste excêntrica em torno do ponto central e que, aquando da passagem subsequente pela órbita circular, o cursor de bloqueio movivel continua a deslocar-se até alcançar uma posição na qual, por sua vez, o batente pode soltar-se, de forma particularmente rápida, do caixilho falso. A invenção proporciona a realização de um bloqueio do batente encadeado electricamente, ponto a ponto e também, de um modo preferido, um tipo de utilização da ferragem na qual pelo menos a fixação das ferragens visando uma posição rotativa, basculante e/ou de fecho e a fixação dos bloqueios visando uma posição de fecho, se processa por accionamento de força, isto é, de forma motora. 0 desbloqueio, ou seja, a libertação das ferragens pode processar-se igualmente de forma motora ou com o auxilio de mola.
As inversões cinemáticas, por exemplo, com curvas de comando nos contrafortes de bloqueio também são susceptíveis de serem realizadas. De igual modo, o accionamento electromecânico pode ser colocado no batente e o contraforte no caixilho falso.
Em seguida, a invenção, tendo como referência o desenho, é descrita mais pormenorizadamente, com base em exemplos de realização. Mostra: 6
Fig. 1 uma vista esquemática de uma janela basculante giratória com um primeiro puxador; Fig. 2 uma vista esquemática de um outro puxador para uma janela basculante giratória, em várias posições de preensão; Fig. 3 um corte através de um espaço rebaixado de uma janela, representado em esquema; Fig. 4a -d uma vista esquemática de um dispositivo de bloqueio para uma janela, accionado de forma electromecânica, em diversas posições de funcionamento; e Fig. 5a -d uma vista esquemática de um outro dispositivo de bloqueio para uma janela, accionado de forma electromecânica, em diversas posições de funcionamento. A figura 1 mostra uma janela 1 basculante giratória com um caixilho 2 falso e um batente 23 que, neste caso, apresenta um caixilho 3 do batente e acomoda uma vidraça 24. A janela basculante giratória pode bascular em torno de um primeiro eixo X alinhado na horizontal, na posição de montagem comum e, neste caso, está disposta de forma rotativa em torno de um segundo eixo Y vertical.
Para esta finalidade, entre o caixilho 2 falso e o caixilho 3 do batente, a janela 1 apresenta, como ferragens para o deslocamento do batente, um mancai 4 basculante articulado, um 7 mancai 5 basculante retráctil e um mancai 6 articulado configurado como correia articulada a qual está presa ao caixilho 3 do batente e fixada de forma removível no caixilho 2 falso. Paralelamente, existe ainda um dispositivo 7 de montagem.
Consoante a janela é basculada ou rodada ou está fechada, estas ferragens, ou seja, neste caso estes mancais estarão, ou não, na sua posição de funcionamento. Assim, em movimentos basculantes, o mancai 5 basculante está na sua posição de funcionamento e o mancai 6 articulado não. Em movimentos rotativos, pelo contrário, o mancai 6 articulado encontra-se na posição de funcionamento e o mancai 5 basculante não. A correia 6 articulada, dependendo do tipo de construção, está acoplada de forma removível, na situação de fechada da janela e na situação de rotação em torno do eixo Y no caixilho falso ou no caixilho do batente e correspondentemente disposta, de forma inamovível, no caixilho do batente ou no caixilho falso. No último caso, o mancai 6 articulado e um dispositivo 7 de montagem formam uma unidade.
Além disso, na janela basculante giratória, representada na figura 1, a uma das partes das ferragens que são necessárias para a realização da mobilidade entre o caixilho do batente e o caixilho falso - neste caso, entre o mancai 5 basculante e o mancai 6 articulado, bem como entre o dispositivo 7 de montagem - está respectivamente atribuído pelo menos um elemento 10, 11 ou 12 de funcionamento electromecânico, mediante o qual as ferragens 5, 6 e 7, dependendo do comando, são desacopladas na sua posição de funcionamento para dentro ou para fora, de modo a poder mover o batente 23 ou para a sua posição basculante ou para a sua posição giratória, ou para poder bloquear o batente 23 no caixilho 2 falso, na sua posição de fecho. A "colocação em funcionamento" ou a "colocação fora de funcionamento" do mancai 5 basculante ou do mancai 6 articulado processa-se através dos elementos 10, 11 de acoplamento que actuam de forma electromecânica. O elemento 10 electromecânico comanda, ou seja, engata o mancai 5 basculante entre a posição de fecho do batente e a posição giratória do batente em torno do eixo X, por um lado, e entre a posição de libertação visando a posição giratória do batente, em torno do eixo Y.
Por um lado, o elemento 11 electromecânico ocupa-se da fixação do mancai 6 articulado, que está disposto no batente 23, ao caixilho 2 falso na posição do batente e em movimento giratório em torno do eixo Y e, por outro, liberta o mancai 6 articulado quando o batente 23 está posicionado no eixo X.
No caixilho da janela está ainda previsto, entre o caixilho 2 falso e o caixilho 3 do batente, o dispositivo 7 de montagem como ferragem movível adicional que serve para estremar a posição basculante do batente em relação ao caixilho 2 falso. O dispositivo 7 de montagem também pode estar ligado à correia 6 articulada, sendo que então a correia 6 articulada está fixada ao caixilho 2 falso, podendo ser engatada no batente 23 através do dispositivo 7 de montagem. O dispositivo 7 de montagem pode ainda ser utilizado, opcionalmente, para a abertura e o fecho da janela basculante giratória, dentro ou fora da posição basculante, através de elementos que não estão aqui representados, tais como um motor eléctrico e uma engrenagem -em particular, uma corrente ou um cabo aplicados no dispositivo de montagem. 9 0 elemento 11 funcional ocupa-se de uma libertação do mancai 6 articulado no batente 23, durante os movimentos de rotação em torno do eixo Y na sua posição de funcionamento. Em movimentos basculantes, o mancai articulado é colocado, em contrapartida, na sua posição desactivada, fora de funcionamento. São análogas as funções dos restantes elementos 10, 12 funcionais, no que se refere ao mancai 5 basculante e ao dispositivo 7 de montagem, cujos movimentos, por exemplo, através de elementos de acoplamento accionáveis de forma electromecânica com pinos moviveis ou com algo semelhante ou são colocados fora de funcionamento e/ou são bloqueados ou libertados.
Entre o caixilho 2 falso e o caixilho 3 do batente, dentro ou junto ao espaço rebaixado existente entre eles, estão dispostos elementos 8, 9 de bloqueio, afastados entre si, em determinados pontos ou apenas em zonas do espaço rebaixado fazendo a ponte sobre este, os quais fazendo a ponte sobre o espaço rebaixado, servem para bloquear o batente 23 no caixilho 2 falso, na posição de fecho da janela. Neste caso, a titulo de exemplo, estão dispostos três elementos de bloqueio no bordo do batente sobre o lado da correia 6 articulada e no bordo do caixilho 3 do batente que se situa no lado oposto ao da correia 6 articulada. Também é concebível preverem-se outros elementos 8, 9 de bloqueio nos restantes lados, em particular, nos lados superior e inferior da janela e/ou uma outra quantidade de elementos 8, 9 de bloqueio. Neste caso, os elementos 8, 9 de bloqueio podem ser comandados sem fios ou através de linhas eléctricas (aqui não perceptíveis) e apresentam um elemento de fecho que actua de forma electromecânica. É preferido um elemento de fecho electromecânico tal como um cursor de bloqueio de modo a gerar uma força de fecho suficientemente elevada, 10 eventualmente, em ligação com elementos adicionais multiplicadores, tais como chanfraduras de impulsionamento, excêntricos, cunhas de expansão ou algo semelhante. Neste caso, o bloqueio deve processar-se, de um modo preferido, mediante o accionamento electromecânico e o desbloqueio, de acordo com uma variante, deve processar-se mediante uma mola de desbloqueio, dado que, em geral, aquando da abertura de uma janela se dispõe de menos tempo do que aquando do fecho e bloqueio subsequente.
Como elemento de manuseamento para o batente 23 serve um puxador 13 disposto no caixilho 3 do batente, puxador esse que apresenta um manipulo 25 - neste caso, susceptivel de ser rodado - em diferentes posições de preensão, num veio em relação ao caixilho 3 falso.
As posições de preensão do puxador 13 podem ser diferenciadas óptica e directamente, umas das outras, por um utilizador. Nas posições de preensão diferentes, entre si, previstas aqui, a titulo de exemplo, para uma janela basculante giratória, de ângulos diferentes, e aqui com um ângulo de 90°, ou o batente está bloqueado, ou pode ser basculado ou rodado. O puxador 13 é utilizado, neste caso, quer para bascular a janela quer para a rodar, por conseguinte, para aplicar a força mecânica, de modo a deslocar o batente 23 em relação ao caixilho falso. Todavia, o puxador 13 não serve, como é comum, também para accionar os elementos de bloqueio e/ou as ferragens através de uma mecânica. Neste caso, esta função é antes realizada sem uma ligação mecânica às ferragens 4, 5, 6, 7, através de linhas eléctricas ou sem fios, na medida em que a posição de comutação do puxador 13 é registada através de um dispositivo de registo tal como contactos de comutação ou sensores (por exemplo, 11 contactos Reed) e utilizada para o comando dos elementos funcionais e de bloqueio que actuam de forma electromagnética ou electromecânica, de modo a utilizar as ferragens na posição de funcionamento basculante ou na posição de funcionamento giratório ou para fechar a janela.
Na figura 1, o puxador 13 está concebido de tal maneira que a posição de preensão, que aponta no sentido descendente, corresponde à posição de fecho da janela na qual todos os elementos 8, 9; 10 - 12 de bloqueio e funcionais se encontram na posição de bloqueio ou na posição de fecho. A posição 16 de preensão corresponde, em contrapartida, à possibilidade de deslocar o batente 23 para a sua posição giratória, sendo que, nesta posição de preensão, os elementos 8, 9 de bloqueio e o elemento 10 funcional estão desbloqueados para o mancai 5 basculante.
Na posição giratória - neste caso, na posição de preensão do puxador em sentido ascendente - em compensação, o batente 23 pode ser rodado, de modo que nesta posição de preensão os elementos 8, 9 de bloqueio e o elemento 11 funcional estão desbloqueados para o mancai 6 articulado. 0 puxador 13 não está ligado aos elementos 8, 9 de bloqueio ou às ferragens através de quaisquer elementos mecânicos tal como uma engrenagem, em particular, uma disposição de bielas. Devido à inexistência de uma ligação de engrenagem mecânica, entre o puxador e os elementos de bloqueio e as ferragens, é diminuído o custo de fabrico da janela e, por outro lado, gera-se também a possibilidade de transmitir a posição de preensão registada a um dispositivo de controlo agregado - aqui não 12 representado - através de uma ligação sem fios ou qualquer outra do manipulo, ou seja, através dos elementos de comutação e/ou sensores atribuídos ao manipulo, de modo que se torna possível, por exemplo, registar e controlar centralmente a posição das janelas de um edifício sem sensórica adicional entre o caixilho falso e o caixilho do batente.
Os elementos de comutação e/ou sensores do puxador 13, bem como eventualmente outros componentes eléctricos ou electrónicos, tais como os componentes de interface destinados a um transmissor de dados e/ou de energia de um sistema de automação de edifícios podem ser acomodados, de acordo com uma variante vantajosa da invenção, numa caixa 14 de preensão -neste caso, configurada como roseta em direcção ao exterior -sem que a impressão óptica em relação aos puxadores tradicionais actuantes de forma puramente mecânica seja alterada negativamente.
Em alternativa, também é concebível - aqui não representado - incorporar um circuito eléctrico para o puxador 13 no interior ou na proximidade do puxador 13, por exemplo, no espaço rebaixado, numa câmara ou num desbaste do caixilho do batente. 0 puxador 13 permite por um lado, o manuseamento habitual da janela e, por outro, - consoante a concepção - é instalado como módulo de comutação e/ou de informação devido à sua electrónica com elementos de comutação e/ou sensores. A figura 2 mostra um outro exemplo de um puxador 18 para uma janela basculante giratória. 0 puxador mostrado na figura 2 apresenta um punho 19 em forma de laço que pode ser rodado ou basculado em diferentes posições de preensão, ao jeito de um 13 baloiço, em relação a uma caixa 22 de preensão fixada no batente 23. Na posição de preensão marcada com o número de referência 19, a janela está fechada, na posição marcada com 20 pode ser deslocada para a sua posição basculante e na posição do puxador 18 marcada com 21 pode ser deslocada para a sua posição giratória.
Numa configuração como janela basculante ou giratória são apenas necessárias respectivamente duas posições de preensão. 0 número de elementos 8, 9 de bloqueio varia consoante a dimensão do batente.
Numa janela basculante giratória, de construção mais pequena, é necessário pelo menos um dos elementos 8, 9 de bloqueio. Prioritariamente, um dos elementos 8, 9 de bloqueio está previsto no dormente 29 vertical do caixilho do lado do punho. Em batentes de janela maiores e tendo em consideração as condições de montagem das janelas, podem estar previstos nos quatro dormentes 29 - 32 do caixilho 3 do batente outros elementos de bloqueio que bloqueiam o batente sensivelmente em pontos determinados ou por zonas. A ligação de cada um dos elementos 8, 9 de bloqueio, bem como dos elementos 7, 8 e 9 electromecânicos para o accionamento das ferragens 4 e 5 processa-se exclusivamente através de ligações eléctricas, partindo de um elemento de comando de comutação para a respectiva selecção de função da janela em posição de fecho, giratória ou basculante no caso de janelas giratórias ou basculantes, ou seja, em posição de fecho ou giratória no caso de janelas giratórias, basculantes ou articuladas. 14 A figura 3 mostra um corte através de um caixilho de uma janela com caixilho 2 falso e caixilho 3 do batente, sendo que no espaço 26 rebaixado de um dos elementos 8, 9 de bloqueio está representado esquematicamente qual deles é susceptivel de ser accionado de forma electromecânica. Os elementos 8, 9 de bloqueio compreendem respectivamente um cursor 27 de bloqueio movivel, accionado de forma electromecânica que, na direcção do plano da vidraça, pode ser deslocado na direcção do caixilho 23 do batente e que na sua posição de bloqueio engata por detrás num contraforte 28 de bloqueio inamovível, concebido como rolo de fecho ou como haste fixa, fixado ao batente, ou seja, em relação ao batente 23. A figura 4 mostra uma representação esquemática de um dispositivo 8' de bloqueio deste tipo, em posições de funcionamento diferentes. A figura 4 mostra um dispositivo 33 de accionamento electromecânico representado puramente de forma esquemática o qual apresenta um motor eléctrico e, de um modo preferido, uma engrenagem agregada a este (não representada aqui em detalhe). Este dispositivo 33 de accionamento é disposto, de um modo preferido, no caixilho falso (ou, em alternativa, no batente).
De acordo com a figura 4, os cursores 27 de bloqueio estão providos de curvas de comando, em particular, de chanfraduras 34 de impulsionamento de tal modo que o batente 23, ao bloquear é impulsionado com uma força predeterminada através de um trajecto "c" na direcção do caixilho 2 falso, para que o batente 23 com uma força predeterminada, encoste, de forma estanque, ao caixilho 2 falso. 15 A engrenagem permite o deslocamento linear do cursor 2 de bloqueio na sua direcção axial, ou seja, na direcção da parte da janela correspondente - neste caso do batente 3 - bem como na direcção do contraforte 28 de bloqueio fixado no batente movivel - aqui não representado.
No lado do cursor 27 de bloqueio voltado para o contraforte 28 de bloqueio está configurada uma curva de comando, neste caso, uma chanfradura 34 de impulsionamento que também pode estar configurada num ressalto 35 conformado radialmente na verdadeira haste de bloqueio e que se estende apenas ao longo de uma parte, em particular, ao longo de uma zona terminal do cursor 27 de bloqueio. A função desta disposição é como se segue.
Aquando do fecho da janela, o cursor 27 de bloqueio é conduzido de uma posição de chegada (figura 4a), saindo do caixilho 2 falso em direcção ao caixilho 3 do batente até que o cursor 27 de bloqueio com a sua chanfradura 34 de impulsionamento encoste ao raio exterior do contraforte 28 de bloqueio (figura 4b) . Caso o cursor 27 de bloqueio continue a ser conduzido para fora, então o contraforte 28 de bloqueio no batente 3, bem como também o próprio batente 3 são puxados na perpendicular em relação ao plano da vidraça na direcção do caixilho 2 falso até que seja alcançada uma posição de bloqueio, na qual o trajecto da chanfradura 34 de impulsionamento é completamente percorrido, de modo que a posição de fecho pode ser mantida mesmo num motor não sujeito à corrente (posição de bloqueio da figura 4c). 16
De acordo com uma alternativa, para o desbloqueio o trajecto de fecho pode ser percorrido de volta, ao longo da chanfradura 34 de impulsionamento (não representado).
No entanto, de modo a poder realizar o mais rápido possível a abertura do batente, também é concebível continuar a conduzir para fora o cursor 27 de bloqueio até que este alcance uma posição na qual ele deslize ao longo do ressalto 35 com a chanfradura 34 de impulsionamento, de modo a que o batente 23 se possa soltar de forma especialmente rápida do caixilho 2 falso (figura 4d). 0 trajecto "a" a ser percorrido linearmente pelo cursor 27 de bloqueio na sua direcção de deslocamento, aquando do bloqueio da janela, é claramente mais longo do que o trajecto "b" a ser percorrido aquando do desbloqueio anterior à abertura (a relação de a/b é particularmente superior a 2/1), de modo que também o tempo que é necessário até que a janela esteja desbloqueada e possa ser aberta, após o accionamento do elemento de manuseamento, em particular, após a rotação do puxador 13 é mais curto do que o tempo que o accionamento necessita para bloquear a janela após, por exemplo, o fecho manual e uma rotação subsequente do puxador 13. Isto afigura-se vantajoso, dado que, em particular, a abertura deve processar-se sempre rapidamente, enquanto que, em contrapartida, um tempo mais longo para o bloqueio após o fecho da janela, ou seja, após o encosto do batente ao caixilho 2 falso não incomoda o utilizador. A figura 5 mostra uma configuração alternativa. Neste caso, o bloqueio processa-se de forma análoga à da figura 4, embora o desbloqueio se processe mediante uma mola 36 de desbloqueio. 17
Uma caixa 37 de accionamento para o motor eléctrico e para uma engrenagem está concebida, neste caso, de maneira a acomodar também a mola 36 de desbloqueio, em particular, uma mola helicoidal. A mola 36 de desbloqueio contorna o cursor 27 de bloqueio e apoia-se em dois batentes 38, 39 os quais contornam o cursor 27 de bloqueio de forma concêntrica, sendo que um dos batentes 38 contorna o cursor 27 de bloqueio em forma de folha e está fixado axialmente a este e sendo que o outro está configurado como parede 40 da caixa 34 de accionamento, parede essa que o cursor 27 de bloqueio atravessa em movimento. Num ressalto 41, que sobressai da caixa 37 de accionamento, está configurada uma parte 42 superior de comprimento predeterminado provida, por sua vez, da chanfradura 34 de impulsionamento. O bloqueio processa-se tal como na figura 4, embora na caixa 37 de accionamento, na extremidade do cursor 27 de bloqueio esteja configurado um dispositivo excêntrico com uma haste 43 excêntrica que se move numa órbita 44 circular e que aquando do fecho actua sobre um batente 45 radial no cursor 27 de bloqueio ou em torno deste e que está ligado de forma fixa ao cursor 27 de bloqueio, de modo que a haste excêntrica projecta o cursor 27 de bloqueio para fora da caixa de accionamento, através do batente 45 (até à posição de bloqueio da figura 5c).
Caso a haste excêntrica continue a ser deslocada, então ela desliza ao longo do bordo do batente 45, de modo que, por sua vez, o contraforte 28 de bloqueio é libertado, de modo que a mola 46 de desbloqueio pode afrouxar. 18
De acordo com a figura 5b, pelo contrário, a órbita 44 circular da haste 43 excêntrica está dimensionada e definida de tal maneira que desde logo a menos de metade da órbita 44 circular é alcançada a posição de fecho e que na continuação do percurso da órbita 44 circular o cursor 27 de bloqueio continua a sair até que alcance, por sua vez, uma posição na qual a parte 42 superior seja libertada, de modo a que o batente 23, por sua vez, possa soltar-se rapidamente do caixilho 2 falso (figura 5d) . Números de referência
Janela basculante giratória 1 Caixilho falso 2 Caixilho do batente 3 Mancai basculante articulado 4 Mancai basculante 5 Correia articulada 6 Dispositivo de montagem 7 Elementos de bloqueio 8,9 Elementos de acoplamento 10, Puxador 13 Caixa de preensão 14 Posição de fecho 15 Posição giratória 16 Posição basculante 17 Puxador 18 Batente 23 Vidraça 24 Manipulo 25 Espaço rebaixado 26 Cursor de bloqueio 27 19
Contraforte de bloqueio 28 Dormentes do caixilho 29 - 32 Dispositivo de accionamento 33 Chanfradura de impulsionamento 34 Ressalto 35 Trajectos a, b Mola de desbloqueio 36 Caixa de accionamento 37 Batentes 38, 39 Parede da caixa 40 Ressalto 41 Parte superior 42 Haste excêntrica 43 Órbita circular 44 Batente 45 Eixos x. y Trajectos a, b, c
Lisboa, 30 de Agosto de 2007 20

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Janela ou porta com a) um caixilho (2) falso, de um modo preferido, de contorno periférico e um batente (23) com um elemento (24) plano, susceptível de rodar, em relação ao caixilho falso, em torno de um ou de mais eixos (eixo X, eixo Y) , b) ferragens (4 - 7) entre o batente (23) e o caixilho (2) falso para mover o batente (23) em relação ao caixilho (2) falso, c) elementos (8, 9) de bloqueio accionados de forma electromecânica para o bloqueio do batente (23) no caixilho (2) falso após um fecho do batente (23), em particular, manual ou electromecânico separado, caracterizada por d) cada elemento (23) de bloqueio apresentar um dispositivo (33) de accionamento electromecânico próprio, e/ou e) por os elementos (8, 9) de bloqueio estarem configurados de tal modo que, aquando do fecho da janela, se deslocam, um em relação ao outro, na perpendicular em relação ao plano da vidraça, premindo neste caso o batente (23) contra o caixilho (2) falso, com uma força de pressão predeterminada.
  2. 2. Janela ou porta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os elementos (8, 9) de bloqueio estarem concebidos de tal modo que o tempo para o bloqueio após o fecho do batente (2) é mais longo do que o tempo para o desbloqueio antes da abertura do batente. 1
  3. 3. Janela ou porta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por os elementos funcionais electromagnéticos ou electromecânicos, em particular, os elementos (10 - 12) de acoplamento estarem previstos para pelo menos uma ou mais ferragens (5, 6, 7), visando o deslocamento do batente (23) em relação ao caixilho (2) falso.
  4. 4. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por um puxador (13) , disposto no batente (23) e que apresenta uma peça de preensão, a qual pode ser movida no batente (23) - em particular, de uma forma rotativa - para diferentes posições de preensão que correspondem a posições diferentes de utilização do batente (23), sendo que o puxador (13) apresenta elementos de comutação e/ou sensores e em que o puxador (13) está ligado sem fios ou através de linhas eléctricas aos elementos (8, 9) de bloqueio electromecânicos, entre o batente (23) e o caixilho (2) falso e/ou aos elementos funcionais electromagnéticos ou electromecânicos, em particular, aos elementos (10 - 12) de acoplamento para pelo menos uma ou mais ferragens (5, 6, 7) .
  5. 5. Janela ou porta, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o puxador (13) não estar ligado aos elementos (8, 9) de bloqueio e/ou às ferragens através de quaisquer elementos mecânicos, tal como uma engrenagem, e por o puxador (13) estar concebido para a abertura e fecho manuais do batente.
  6. 6. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por cada elemento 2 de bloqueio apresentar, de um modo preferido, no caixilho (2) falso ou no batente (3) um cursor (27) de bloqueio movível accionado de forma electromecânica, que está concebido para engatar por detrás de um contraforte (28) de bloqueio inamovível correspondente, no batente ou no caixilho (2) falso.
  7. 7. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por pelo menos um dos cursores (27) de bloqueio ou o contraforte (28) de bloqueio apresentar uma curva de comando, em particular, uma chanfradura (34) de impulsionamento, concebida para, aquando do movimento de saída do cursor (27) de bloqueio, deslocar o contraforte (28) de bloqueio inamovível e, por conseguinte, o batente em direcção ao caixilho falso e para o bloquear no caixilho falso com uma força predeterminada.
  8. 8. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por no cursor (27) de bloqueio estar configurado um ressalto com uma extensão predeterminada e por o cursor (27) de bloqueio movível poder ser deslocado em direcção axial até uma distância em que o contraforte (28) de bloqueio inamovível alcança uma posição na qual desliza ao longo do ressalto (35), de modo a que o batente (3) possa soltar-se do caixilho falso.
  9. 9. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o dispositivo de accionamento electromecânico apresentar uma mola (36) de desbloqueio. 3
  10. 10. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o dispositivo (8, 9) de accionamento electromecânico estar concebido para deslocar o cursor (27) de bloqueio, aquando do bloqueio, colocando em tensão, neste caso, a mola (36) de desbloqueio.
  11. 11. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o bloqueio do cursor de bloqueio e a tensão da mola (36) de desbloqueio se processarem mediante uma disposição excêntrica.
  12. 12. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a disposição excêntrica apresentar uma haste (43) excêntrica que se move numa órbita circular.
  13. 13. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por estar prevista uma caixa (37) de accionamento na qual estão acomodados um motor eléctrico e uma engrenagem e, de um modo preferido, a mola (36) de desbloqueio, em particular, uma mola helicoidal.
  14. 14. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a mola (36) de desbloqueio circundar o cursor (27) de bloqueio e se apoiar em dois batentes (38, 39) que se movem um em relação ao outro, um dos quais está fixado no cursor (27) de bloqueio. 4
  15. 15. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a haste (43) excêntrica actuar sobre um batente (45) no cursor (27) de bloqueio, de modo que, durante um movimento na sua órbita (44) circular, ele avança em primeiro luqar este cursor de bloqueio para o exterior, para fora de uma caixa (37) de accionamento, visando o bloqueio, até ser alcançada uma posição no qual a mola (36) de desbloqueio possa afrouxar para desbloquear.
  16. 16. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por uma concepção tal que a posição de bloqueio é alcançada desde logo após ter sido percorrida menos de metade da órbita (44) circular da haste (43) excêntrica e por, durante a passagem subsequente pela órbita (44) circular, o cursor (27) de bloqueio movivel continuar a deslocar-se até alcançar uma posição na qual desliza ao longo de uma parte (42) superior no cursor (27) de bloqueio, com a chanfradura de impulsionamento, de modo que o batente pode soltar-se do caixilho (2) falso.
  17. 17. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por pelo menos um dos elementos (8, 9) de bloqueio estar previsto num dormente (29) vertical do caixilho no lado estriado.
  18. 18. Janela ou porta, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por num ou nos demais dormentes (29 - 32) do caixilho (3) do batente 5 que estarem previstos outros elementos de bloqueio bloqueiam o batente em determinados pontos ou zonas. Lisboa, 30 de Agosto de 2007 6
PT05716555T 2004-04-08 2005-04-07 ''janela ou porta com mecanismo de bloqueio electromecânico'' PT1733111E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200410018062 DE102004018062A1 (de) 2004-04-08 2004-04-08 Fenster oder Tür mit elektromechanischer Verriegelung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1733111E true PT1733111E (pt) 2007-09-12

Family

ID=34963356

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05716555T PT1733111E (pt) 2004-04-08 2005-04-07 ''janela ou porta com mecanismo de bloqueio electromecânico''

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7770943B2 (pt)
EP (1) EP1733111B1 (pt)
CN (1) CN1942643B (pt)
AT (1) ATE368161T1 (pt)
CY (1) CY1106855T1 (pt)
DE (2) DE102004018062A1 (pt)
DK (1) DK1733111T3 (pt)
EA (1) EA008333B1 (pt)
ES (1) ES2289700T3 (pt)
HK (1) HK1101045A1 (pt)
PL (1) PL1733111T3 (pt)
PT (1) PT1733111E (pt)
WO (1) WO2005098174A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007007456B4 (de) 2007-02-15 2012-06-21 Roto Frank Ag Verriegelungseinrichtung
DE102009045738A1 (de) * 2009-10-15 2011-04-21 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Überwachungseinrichtung zur Überwachung eines in einem Rahmen liegenden Flügels eines Fensters
DE102011013730B4 (de) * 2011-03-12 2013-11-28 Heike Bedoian Einrichtung zur Veränderung eines Verriegelungszustandes
DE102014226794A1 (de) * 2014-12-22 2016-06-23 Roto Frank Ag Beschlag zum Einbau zwischen einem Flügel und einem festen Rahmen eines Fensters, einer Tür oder dergleichen sowie Fenster, Tür oder dergleichen mit einem derartigen Beschlag
US10829977B2 (en) 2016-10-18 2020-11-10 Pella Corporation Powered sliding door operator
US11692371B2 (en) 2017-04-06 2023-07-04 Pella Corporation Fenestration automation systems and methods
US11268308B1 (en) * 2017-10-10 2022-03-08 Andersen Corporation Fenestration lock assemblies and methods
DE102018217171A1 (de) 2018-10-08 2020-04-09 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Treibstangenbeschlag für einen gegen einen Rahmen schwenkbaren Flügel eines Fensters
DE102019118537A1 (de) * 2019-07-09 2021-01-14 Maco Technologie Gmbh Verschlusssystem für ein fenster, eine tür oder dergleichen
GB2587336B (en) * 2019-09-17 2023-09-20 Mighton Products Ltd Casement window locking bar sensor

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1323885U (pt) *
DE6947415U (de) * 1969-12-05 1970-03-05 Eltreva Ag Wende- oder schwingfenster
US3745842A (en) * 1971-11-02 1973-07-17 J Brems Force transferring and multiplying system
AT371202B (de) * 1982-01-26 1983-06-10 Mayer & Co Riegel Beschlag Verschluss fuer ein fenster oder eine tuer
US4680891A (en) * 1986-06-27 1987-07-21 Monarch Aviation, Inc. Door hydraulic arrangement
US5226256A (en) * 1989-05-12 1993-07-13 Aug. Winkhaus Gmbh & Co., Kg Window system for a building
US5369911A (en) * 1993-09-16 1994-12-06 Fortunato; Nick Automobile door opening apparatus
US5427420A (en) * 1994-01-10 1995-06-27 Schlage Lock Company Latchbolt assembly, with fusibly-actuated deadlocking
AT402424B (de) * 1994-04-13 1997-05-26 Topic Gmbh Verriegelungsvorrichtung für flügel von türen, fenstern od.dgl.
JP3479410B2 (ja) * 1996-05-14 2003-12-15 シャープ株式会社 扉開閉機構
DE19603768A1 (de) * 1996-02-02 1997-08-07 Winkhaus Fa August Fenster, Tür oder dergleichen, gegebenenfalls mit Schwenkantrieb
US5715712A (en) * 1996-06-03 1998-02-10 West; Marlon Vehicle door safety and theft resistant lock
JP3407244B2 (ja) * 1996-09-30 2003-05-19 ワイケイケイエーピー株式会社 窓のグレモン錠取付構造
US6139070A (en) * 1997-04-10 2000-10-31 Truth Hardware Corporation Integrated power window lock
US5987818A (en) * 1998-10-21 1999-11-23 Dabideen; Pooran Remotely controlled door locking and opening system
EP1295001B1 (en) * 2000-06-29 2005-05-11 Millard, Paul, Stefanus Locking device for a door
DE10105845A1 (de) * 2001-02-07 2002-08-22 Metall U Kunststoff Verarbeitu Verschlusssystem und -vorrichtung
DE10113784A1 (de) * 2001-03-21 2002-10-02 Micro Mechatronic Technologies Fenster- oder Türaufbau
JP3614789B2 (ja) * 2001-03-28 2005-01-26 株式会社ホンダロック 車両のアウトハンドル装置
US7073827B2 (en) * 2002-04-14 2006-07-11 Southco, Inc. Electromechanical latching system
DE10254537A1 (de) * 2002-11-21 2004-06-03 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Fenster oder Tür
DE102004018066A1 (de) * 2004-04-08 2005-10-27 SCHÜCO International KG Drehkippfenster

Also Published As

Publication number Publication date
DE502005001113D1 (de) 2007-09-06
ATE368161T1 (de) 2007-08-15
CN1942643B (zh) 2010-05-05
US7770943B2 (en) 2010-08-10
EA008333B1 (ru) 2007-04-27
US20070089370A1 (en) 2007-04-26
WO2005098174A2 (de) 2005-10-20
PL1733111T3 (pl) 2007-12-31
ES2289700T3 (es) 2008-02-01
EP1733111A2 (de) 2006-12-20
DE102004018062A1 (de) 2005-10-27
EP1733111B1 (de) 2007-07-25
EA200601857A1 (ru) 2007-02-27
CN1942643A (zh) 2007-04-04
WO2005098174A3 (de) 2006-03-09
HK1101045A1 (en) 2007-10-05
CY1106855T1 (el) 2012-05-23
DK1733111T3 (da) 2007-11-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1733111E (pt) ''janela ou porta com mecanismo de bloqueio electromecânico''
JP5393794B2 (ja) 自動車用錠
EP3115529B1 (en) Vehicle door look control
US6915608B2 (en) Motorized operator for casement windows
CN110582614B (zh) 嵌装式把手控制装置
JPS62101782A (ja) 自動車用ドアロツク制御装置
JPH0718935A (ja) ラッチ装置
GB2470108A (en) An apparatus providing assisted opening of a door
ATE381768T1 (de) Antriebsvorrichtung eines elektischen schaltgerätes mit schaltsperre
EA008821B1 (ru) Поворотно-откидное окно
EP2019180B1 (en) An operating device for windows
JP2000186445A (ja) リモートコントロール装置
KR20190025864A (ko) 미닫이창용 열림 보조장치
JPH02178481A (ja) 窓障子用控え具
KR200479683Y1 (ko) 초기 개폐 기능을 갖는 미닫이문용 잠금장치
KR101598961B1 (ko) 설치가 용이한 범용 디지털 도어록용 모티스락
ES2198017T3 (es) Abridor de puerta.
KR100748712B1 (ko) 건물용 출입문개폐장치
CA2439358A1 (en) Device for locking a separative element
JPH0427979Y2 (pt)
KR100675347B1 (ko) 전동창문용 구동장치
US2969566A (en) Rotatable and tiltable casement window
KR20070008237A (ko) 인사이드 핸들 모듈
JP2001020579A (ja) チャイルドロック機構付車両ドアラッチ装置
RU210016U1 (ru) Привод фалевой защёлки