PT1722710E - Método e elemento marcador para determinar a posição de um implante dentário - Google Patents

Método e elemento marcador para determinar a posição de um implante dentário Download PDF

Info

Publication number
PT1722710E
PT1722710E PT57088437T PT05708843T PT1722710E PT 1722710 E PT1722710 E PT 1722710E PT 57088437 T PT57088437 T PT 57088437T PT 05708843 T PT05708843 T PT 05708843T PT 1722710 E PT1722710 E PT 1722710E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
implant
marker element
jaw
holder
image
Prior art date
Application number
PT57088437T
Other languages
English (en)
Inventor
Rene De Clerck
Original Assignee
Dental Vision Bvba
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34916918&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1722710(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Dental Vision Bvba filed Critical Dental Vision Bvba
Publication of PT1722710E publication Critical patent/PT1722710E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C8/00Means to be fixed to the jaw-bone for consolidating natural teeth or for fixing dental prostheses thereon; Dental implants; Implanting tools
    • A61C8/0001Impression means for implants, e.g. impression coping
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B6/00Apparatus or devices for radiation diagnosis; Apparatus or devices for radiation diagnosis combined with radiation therapy equipment
    • A61B6/50Apparatus or devices for radiation diagnosis; Apparatus or devices for radiation diagnosis combined with radiation therapy equipment specially adapted for specific body parts; specially adapted for specific clinical applications
    • A61B6/51Apparatus or devices for radiation diagnosis; Apparatus or devices for radiation diagnosis combined with radiation therapy equipment specially adapted for specific body parts; specially adapted for specific clinical applications for dentistry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B90/00Instruments, implements or accessories specially adapted for surgery or diagnosis and not covered by any of the groups A61B1/00 - A61B50/00, e.g. for luxation treatment or for protecting wound edges
    • A61B90/39Markers, e.g. radio-opaque or breast lesions markers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Prosthetics (AREA)
  • Apparatus For Radiation Diagnosis (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"MÉTODO E ELEMENTO MARCADOR PARA DETERMINAR A POSIÇÃO DE UM IMPLANTE DENTÁRIO" A invenção refere-se a um método para determinar a posição de um implante dentário, o qual está fixo ao osso do maxilar de uma pessoa, relativamente ao referido maxilar, pelo qual é formada uma imagem do maxilar ou de um modelo de reprodução deste maxilar com o elemento protético por meio de raios X ou ressonância magnética (RMN).
Mais particularmente, ao fabricar próteses dentárias que são montadas num implante na cavidade oral de um doente, o implante deve ser posicionado com precisão relativamente ao maxilar. Este é particularmente o caso quando se deseja fabricar uma superestrutura para uma prótese dentária por fresagem desta, por exemplo, a partir de um pedaço de metal.
Porém, as técnicas conhecidas não permitem determinar a posição tridimensional de um implante no maxilar de uma pessoa de uma maneira simples e precisa. Não é possível, por exemplo, formar uma imagem nítida com suficiente contraste de um implante num maxilar por meio de raios X. A partir desta imagem obtida com raios X, a orientação e a posição de um implante não podem ser derivadas com grande precisão.
Os implantes divulgados no documento US 5989258 têm elementos de marcação e, assim, permitem detectar a presença do 1 implante dentro do dente ou da mandíbula de um doente, mas isto não permite determinar com muita exactidão e precisão a posição do implante. 0 documento EP 0231838 A2 divulga um implante endósseo e um implante endodôntico que têm elementos de marcação integrados de modo a permitir a detecção ou a identificação do implante. Porém, não é possível determinar com elevada precisão a posição ou a orientação de tal implante. Nem este documento EP 0231838 divulga um método para determinar a posição ou a orientação angular de um implante que careça de elementos de marcação e que esteja presente no maxilar. A invenção visa proporcionar um método que torne possível determinar a orientação e a posição de um implante dentário, relativamente a um maxilar no qual este elemento está fixo, com muito elevada precisão.
Para tal, um suporte com um elemento marcador é fixo no referido implante dentário. Este elemento marcador produz um contraste forte ao realizar raios X. A posição do elemento marcador relativamente ao maxilar é, deste modo, determinada com base na imagem que é formada com os referidos raios X. Em seguida, a posição do referido implante é derivada da posição observada do referido elemento marcador.
Na prática, é proporcionado um suporte feito de um material que é transparente aos raios X, em que o referido elemento marcador é fixo ao referido implante de uma maneira destacável.
De acordo com uma forma de realização preferida do método de 2 acordo com a invenção, o referido suporte que, de um modo preferido, possui uma forma de barra e é destacável, é fixo na extremidade livre do referido implante, de tal modo que este suporte se estende de modo coaxial com o implante.
De um modo vantajoso, é utilizado um elemento marcador esférico que é, de um modo preferido, feito de tântalo, platina ou tungsténio.
De acordo com uma forma de realização interessante do método de acordo com a invenção, a referida imagem é formada por meio de tomografia computorizada.
Outras particularidades e vantagens do método e do suporte de acordo com a invenção tornar-se-ão claras a partir da seguinte descrição de algumas formas de realização especiais da invenção; esta descrição é dada apenas como um exemplo e não restringe o âmbito da protecção reivindicada de nenhuma maneira; os números de referência utilizados daqui em diante referem-se aos desenhos em anexo. A figura 1 representa esquematicamente uma vista em perspectiva com partes desmontadas de um implante com elementos marcadores e um suporte de acordo com a invenção. A figura 2 é uma representação esquemática da imagem, formada por meio de raios X, de um implante com um elemento marcador e um suporte deste elemento.
Nos diferentes desenhos, iguais números de referência referem-se a elementos iguais. 3 A invenção refere-se, de um modo geral, a um método para determinar a posição de implantes que são proporcionados no maxilar de um doente. Esta determinação da posição torna possível fabricar uma prótese dentária que deve ser fixa aos referidos implantes. Uma tal prótese dentária pode compreender o que é chamado uma superestrutura, sobre a qual são proporcionados, de um modo em si conhecido, um ou vários dentes artificiais.
Um implante é normalmente cilíndrico e é colocado no osso de um maxilar, pelo que uma extremidade livre deste implante se estende até à gengiva. Nesta extremidade livre, que forma a cabeça do implante, deve portanto ser fixa uma prótese dentária.
Habitualmente, após o implante ter sido proporcionado, uma prótese dentária não é imediatamente fixa sobre a sua cabeça de modo a permitir que o osso cresça em torno do implante, de tal modo que fique ancorado no maxilar de um modo suficientemente firme e inamovível. Ao mesmo tempo, a gengiva em torno da cabeça do implante pode recuperar da operação.
De acordo com as técnicas conhecidas, é feito um molde do maxilar com o implante, de modo a poder fazer um seu modelo de reprodução. Este modelo de reprodução compreende igualmente uma cópia do implante, pelo que a posição desta cópia relativamente ao modelo é idêntica à posição do implante relativamente ao maxilar.
Com base neste modelo de reprodução é feita uma superestrutura com os respectivos dentes artificiais. 4
De acordo com desenvolvimentos recentes na prostodontia, tentou fazer-se uma destas próteses dentárias através do que se denomina técnicas de "prototipagem rápida", pelo que, por exemplo, a superestrutura é feita directamente a partir de um pedaço de metal por meio de uma fresadora totalmente automática. Para tal, um modelo tridimensional digital do maxilar deve ser feito antecipadamente, com a posição exacta do implante.
Um tal modelo digital tridimensional é obtido, por exemplo, fazendo um varrimento TC (varrimento por tomografia computorizada) do maxilar ou do modelo de reprodução acima mencionado. Naturalmente, outras técnicas de imagiologia são igualmente possíveis. As técnicas de imagiologia utilizadas utilizam raios X, de tal modo que os implantes, que habitualmente são feitos de titânio, não são claramente discerníveis e produzem um contraste de imagem que é insuficiente para poder determinar a posição com precisão.
No método de acordo com a invenção, um suporte com um elemento marcador é fixo no implante. Este elemento marcador é caracterizado por produzir um bom contraste e é discernível de modo muito nítido e claro na imagem formada no caso dos raios X.
Deste modo, este elemento marcador é formado de um material tendo uma elevada absorção a raios X, tal como, por exemplo, tântalo. Naturalmente, outros materiais são igualmente apropriados para serem utilizados como elemento marcador. Supõe-se, entre outros, que os materiais tendo uma massa atómica elevada e uma grande densidade produzem bons resultados, como por exemplo tungsténio, platina, ouro, etc. 0 elemento marcador 5 tem, de um modo preferido, uma densidade que é superior a 10 g/cm3 a 25°C e uma massa atómica que é, pelo menos, igual a 100. De acordo com uma forma de realização específica da invenção, a massa atómica do elemento marcador é superior a 150 e a sua densidade é superior a 15 g/cm3.
Mais particularmente, o elemento marcador integrado num suporte é fixo no implante numa determinada posição e a uma determinada distância relativamente a este último. A posição do elemento marcador relativamente ao implante é, deste modo, determinada inequivocamente.
Para este fim, este elemento marcador é proporcionado, por exemplo, num suporte com forma de uma barra, de um modo preferido cilíndrica, que é roscada numa extremidade, com a qual é fixa à cabeça do implante de uma maneira separável. Deste modo, a barra estende-se, após a montagem no implante, de modo coaxial ao último. A outra extremidade afastada da barra compreende o referido elemento marcador. O último é, de um modo preferido, esférico com, por exemplo, um diâmetro entre 1 e 3 mm, pelo que o seu ponto médio está praticamente situado sobre o eixo longitudinal da barra cilíndrica. A distância entre o elemento marcador e a extremidade afastada da barra, a qual deve ser fixa ao implante, é, deste modo, conhecida com exactidão.
De uma maneira vantajosa, a distância entre este elemento marcador e a extremidade afastada do suporte é medida, extremidade afastada que deve ser ligada ao implante quando é fixa àquele. 6 0 referido suporte é, de um modo preferido, feito de um material que é, em grande medida, transparente aos raios X.
De modo a assim determinar a posição do implante relativamente ao maxilar na qual é colocado, o referido suporte é fixo com o elemento marcador na extremidade livre do implante que se estende relativamente ao osso do maxilar. Em seguida, é feito um raio X, em particular uma imagem tridimensional, do maxilar com o implante e o elemento marcador, por exemplo fazendo um varrimento TC como mencionado acima. A imagem tridimensional assim obtida produz uma representação muito nítida do elemento marcador, visto que este último tem uma boa absorção a raios X. A representação formada do próprio implante, porém, é menos nítida.
Quando a referida imagem é digitalizada, a orientação do eixo do referido suporte é determinada, por exemplo, calculando o centro de gravidade dos diferentes pixéis formados pelo suporte, mais particularmente pela referida barra. 0 centro da imagem do elemento marcador ou o ponto médio, quando este último é esférico, e o centro de gravidade do suporte, estão situados no eixo do último. Assim, determinando a posição do centro de gravidade da barra e do ponto central do elemento marcador, o eixo central do implante será conhecido, uma vez que este eixo coincide com o eixo da barra.
Numa variante do método de acordo com a invenção, é possível, por exemplo, determinar o centro de gravidade da imagem formada pelo próprio implante, em vez do da referida 7 barra. Para o centro de gravidade da imagem do implante está igualmente situado no eixo comum do implante e da referida barra. Esta variante é particularmente interessante quando a barra é muito transparente aos raios X. 0 eixo da barra acima mencionada é, de um modo preferido, determinado, desenhando uma linha recta imaginária paralela a um bordo da imagem formada da referida barra. Este último bordo estende-se de acordo com a direcção longitudinal da barra. De modo a obter uma determinação precisa da posição do implante, é necessário assegurar que a linha recta selecionada passe através do ponto central do elemento marcador. A linha recta assim determinada coincide com o eixo da barra e, deste modo, igualmente com o eixo longitudinal do implante.
Consequentemente, desta maneira é conhecida a posição e a orientação do eixo longitudinal do implante e, portanto, do suporte acima mencionado, relativamente ao maxilar. Em seguida, a posição exacta do implante sobre este eixo longitudinal é calculada com base na distância anteriormente determinada entre o elemento marcador e a extremidade do suporte que está fixo à extremidade livre do implante. Consequentemente, quando é formado o suporte de uma barra que está ligada a uma superfície de apoio da referida extremidade livre do implante, a posição desta superfície de apoio e, portanto, do implante, pode ser calculada de uma maneira simples. 0 método acima descrito pode ser igualmente aplicado ao modelo de produção acima referido. Assim evita-se que os referidos elementos marcadores tenham de ser proporcionados na cavidade oral de um doente. A Figura 1 representa esquematicamente a cabeça 1 de um implante 2, em conjunto com um elemento 3 marcador que é proporcionado num suporte 4 cilíndrico. Além disso, esta figura representa uma peça de ligação cilíndrica com um segundo elemento 6 marcador que é formado de uma manga 5 cujo diâmetro corresponde ao do suporte 4. A face 7 superior da cabeça 1 do implante 2 tem uma reentrância 8 triangular. 0 implante 2 tem um orifício 9 cilíndrico, cujo eixo corresponde ao eixo 10 longitudinal do implante. Este orifício 9 é roscado internamente e abre no fundo da referida reentrância 8.
De modo a determinar a posição e a orientação do implante 2 num maxilar, o referido elemento 3 marcador é fixo no implante 2 de acordo com a invenção. Para tal, este elemento 3 marcador é integrado num suporte 4 cilíndrico. 0 elemento 3 marcador consiste, por exemplo, numa pequena bola de tântalo com um diâmetro de 1 a 3 mm, e é proporcionado no eixo 10' longitudinal do suporte 4 sobre a extremidade livre deste suporte 4. Esta extremidade livre está situada em oposição à extremidade afastada do suporte 4 com a qual o último tem que ser fixo ao implante 2. A extremidade afastada do suporte 4, oposta à extremidade livre onde o elemento 3 marcador está integrado, é ligada a um pino 11 de fixação cilíndrico que é coaxial com o suporte 4. Este pino 11 de fixação é roscado exteriormente, de tal modo que pode ser montado no referido orifício 9 do implante 2. 9
Quando o suporte 4 é enroscado deste modo no implante 2 através do referido pino 11 de fixação, o eixo 10' longitudinal do suporte coincide com o do implante 2, de tal modo que o ponto médio ou o ponto central do referido elemento 3 marcador fique igualmente situado no eixo 10 longitudinal do último.
Quando a posição e a orientação do implante 2 relativamente ao maxilar no qual está fixo têm de ser determinadas, será feito um raio X tridimensional, por exemplo, do maxilar com o implante 2 e do referido suporte 4 que está montado no último. Deste modo, é assegurado que o suporte 4 com a sua extremidade 12 afastada que está dotada do pino 11 de fixação acima mencionado, se apoie sobre a face 7 superior da cabeça 1 do implante 2.
Para maior clareza, a figura 2 representa uma imagem bidimensional de um raio X do implante 2 e do suporte 4. Nesta imagem, o suporte 4 e o elemento 3 marcador são claramente discerníveis. 0 implante 2, que é fixo no osso de um maxilar 13, não produz, porém, uma imagem nítida. Assim, de modo a determinar a posição e a orientação do implante, é traçada uma linha recta imaginária através do ponto médio do elemento 3 marcador e paralela ao bordo 14 da imagem do suporte 4 cilíndrico. Consequentemente, esta linha recta imaginária coincide com o eixo 10 longitudinal do implante 2, de tal modo que a orientação do implante 2 relativamente ao maxilar 13 é conhecida.
Com base na distância (d) anteriormente determinada entre o elemento 3 marcador e a extremidade afastada do suporte 4, que se apoia sobre a cabeça 1 do implante 2, a posição do implante 2 é calculada, em seguida, relativamente ao maxilar 13. 10
Quando se deseja determinar igualmente a posição angular do implante 2 relativamente ao seu eixo 10 longitudinal, a manga 5 acima mencionada é proporcionada entre o implante 2 e o suporte 4. A manga 5 está dotada de uma saliência 15 cujas forma e dimensões correspondem praticamente às da reentrância 8 acima mencionada, de tal modo que esta saliência 15 pode ser colocada na reentrância 8 de um modo praticamente encaixado.
Além disso, a manga 5 tem uma reentrância 16, de um modo preferido cilíndrica, a qual se estende através de toda a sua espessura e através da referida saliência 15, de tal modo que o pino 11 de fixação possa ser passado através da referida reentrância 16 e possa ser fixo no referido orifício 9. 0 comprimento do pino 11 de fixação é, portanto, superior à espessura da manga 5 com a saliência 15 na direcção do eixo da referida reentrância 16. A manga 5 é, deste modo, apertada entre a cabeça 1 do implante 2 e a referida extremidade 12 afastada do suporte 4. Consequentemente, o suporte 4 é coaxial com o implante 2. A própria manga 5 apoia-se, como já mencionado acima, sobre a face 7 superior da cabeça 1 do implante 2. A distância entre o lado 12' da manga 5, concebida para ser ligada à cabeça 1 do implante 2, e o referido elemento 3 marcador, que está integrado no suporte 4, é, deste modo, determinada antecipadamente de modo a calcular, como já descrito acima, a posição tridimensional do implante 2 com base na referida distância. 11 0 referido segundo elemento 6 marcador está integrado na manga 5 a uma determinada distância do eixo 10 longitudinal do implante 2. A posição do segundo elemento 6 marcador relativamente à referida reentrância 8 na cabeça do implante 2 é, deste modo, determinada e, de um modo preferido, de igual modo relativamente ao seu eixo 10 longitudinal.
Quando uma imagem é assim formada, por exemplo por meio de raios X, do maxilar com o implante 2, a manga 5 com o segundo elemento 6 marcador e o suporte 4, a posição angular da referida reentrância 8, ou da saliência 15 relativamente ao eixo 10 longitudinal, é determinada com base na posição observada da imagem do segundo elemento 6 marcador. Consequentemente, a posição angular do implante 2 relativamente ao seu eixo 10 pode ser determinada desta maneira, de tal modo que a sua posição completa seja conhecida.
Embora a referida reentrância 8 nesta forma de realização do implante 2 tenha uma secção triangular de acordo com uma direcção transversal relativamente ao eixo 10 longitudinal, esta reentrância 8 pode assumir formas muito diferentes. Assim, a referida secção pode, igualmente, ser elíptica, quadrada ou poligonal.
Além disso, o referido suporte 4 não tem necessariamente de ter uma secção circular, mas esta secção pode ser igualmente elíptica ou poligonal. A invenção não está limitada às formas de realização descritas acima do método de acordo com a invenção. 12
Naturalmente, é possível proporcionar dois ou vários elementos marcadores num mesmo suporte, os quais são colocados a uma determinada distância uns dos outros ou a partir do seu lado que é concebido para ser ligado ao implante. Estes elementos marcadores podem não ser esféricos. Além disso, quando são utilizados dois elementos marcadores esféricos, situados no eixo de um mesmo suporte cilíndrico, aqueles podem ter diâmetros diferentes. Deste modo, a posição do implante é determinada inequivocamente pela distância relativamente a estes elementos marcadores e pela orientação e posição da linha de ligação ligando os pontos médios dos elementos marcadores.
Lisboa, 23 de Outubro de 2013 13

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método para determinar a posição de um implante (2) dentário para montar uma prótese dentária, em que o implante (2) é fixado no osso do maxilar (13) de uma pessoa, em que é formada uma imagem do maxilar ou de um modelo de reprodução deste maxilar por meio de raios X ou ressonância magnética, cujo maxilar que é dotado do implante (2), caracterizado por, pelo menos, um elemento (3) marcador que produz um forte contraste em técnicas de imagiologia ser fixo a uma extremidade (1) livre do referido implante (2), que é fixo no maxilar, de uma maneira separável, pela qual o elemento (3) marcador é situado a uma distância (d) desta extremidade (1) livre, em que a posição do elemento (3) marcador relativamente ao maxilar é determinada com base na imagem que é formada com os referidos raios X ou através da referida ressonância magnética, e em que a posição do referido implante (2) relativamente ao maxilar é, em seguida, derivada da posição observada do elemento (3) marcador.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um suporte (4) com o referido elemento (3) marcador ser fixo ao referido implante (2) de uma maneira separável.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido suporte (4) ser feito de um material que é transparente a raios X.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado 1 por o referido suporte (4) com o elemento (3) marcador ser fixo à extremidade (1) livre do referido implante (2), de tal modo que este suporte (4) se estenda no prolongamento do implante (2).
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, para um implante (2) com um eixo (10) central, a orientação e posição deste eixo (10) central serem determinadas por meio de uma linha recta através de um ponto central do referido elemento (3) marcador que é paralela a um lado (14) longitudinal da imagem formada do referido suporte (4).
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a orientação e posição do eixo (10) central do implante (2) serem definidas determinando o centro de gravidade dos pixéis do último ou do referido suporte (4), assim como o centro de gravidade da imagem do referido elemento (3) marcador, em que estes centros de gravidade são, em seguida, mutuamente ligados por meio de uma linha recta.
  7. 7. Método de acordo com qualquer das reivindicações 4 a 6, caracterizado por, com base na orientação e na posição do eixo (10) do implante (2) e da distância (d) anteriormente determinada entre o referido elemento (3) marcador e a referida extremidade (1) livre do implante (2), ser determinada a posição do implante (2) relativamente ao maxilar.
  8. 8. Método de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por um segundo elemento (6) marcador ser fixo relativamente ao implante (2), com um ponto central que não está situado sobre o eixo (10) central do referido 2 implante (2), em que, com base na posição observada deste segundo elemento (6) marcador, é determinada a posição angular do implante (2) relativamente ao seu eixo (10) central.
  9. 9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por ser utilizado um elemento (3, 6) marcador esférico.
  10. 10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por ser utilizado um elemento (3, 6) marcador que contém, pelo menos, tântalo, platina ou tungsténio.
  11. 11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a referida imagem ser formada por meio de tomografia computorizada.
  12. 12. Kit compreendendo um implante dentário e um suporte com um primeiro elemento (3) marcador para determinar a posição do referido implante (2) dentário após este ser fixo ao maxilar (13) de uma pessoa, relativamente a este maxilar (13), em que o referido primeiro elemento (3) marcador produz um forte contraste em técnicas de imagiologia em comparação com o próprio referido implante (2), caracterizado por o referido kit compreender, ainda, uma peça de ligação formada de uma manga (5) com um segundo elemento (6) marcador, em que este segundo elemento (6) marcador produz igualmente um forte contraste em técnicas de imagiologia em comparação com o referido implante (2), e por esse referido suporte (4) ter meios numa extremidade afastada para ser fixo ao referido implante (2) de um modo separável, ao passo que a outra extremidade 3 afastada do suporte (4) compreende o referido primeiro elemento (3) marcador, em que o referido meio para fixar o suporte ao implante (2) compreende um pino (11) de fixação, estando o referido segundo elemento (6) marcador integrado na referida manga (5) a uma determinada distância do seu eixo (10) longitudinal, em que a referida manga (5) tem uma saliência (15) cujas dimensões correspondem às de uma reentrância (8) proporcionada na cabeça (1) do implante (2) no qual o referido suporte deve ser fixo, de tal modo que a referida saliência (15) pode ser colocada de por encaixe na referida reentrância (8).
  13. 13. Kit de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a manga (5) ter uma reentrância (16) que se estende através de toda a sua espessura, de tal modo que o pino (11) de fixação possa ser passado através da referida reentrância (16) para fixar o suporte ao implante (2).
  14. 14. Kit de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado por a referida reentrância (8) na cabeça (1) do implante (2) ter uma secção triangular, elíptica, quadrada ou poligonal de acordo com uma direcção transversal, relativamente ao referido eixo (10) longitudinal.
  15. 15. Kit de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 14, caracterizado por os referidos elementos (3, 6) marcadores conterem, pelo menos, um dos metais do grupo formado por tântalo, platina, ouro e tungsténio. Lisboa, 23 de Outubro de 2013 4
PT57088437T 2004-02-25 2005-02-25 Método e elemento marcador para determinar a posição de um implante dentário PT1722710E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE2004/0104A BE1015916A3 (nl) 2004-02-25 2004-02-25 Werkwijze en markeerelement voor het bepalen van de positie van een dentaal implantaat.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1722710E true PT1722710E (pt) 2013-10-31

Family

ID=34916918

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT57088437T PT1722710E (pt) 2004-02-25 2005-02-25 Método e elemento marcador para determinar a posição de um implante dentário

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8632337B2 (pt)
EP (1) EP1722710B1 (pt)
JP (1) JP5236284B2 (pt)
BE (1) BE1015916A3 (pt)
CA (1) CA2557564A1 (pt)
DK (1) DK1722710T3 (pt)
ES (1) ES2431313T3 (pt)
PL (1) PL1722710T3 (pt)
PT (1) PT1722710E (pt)
SI (1) SI1722710T1 (pt)
WO (1) WO2005084576A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2507071T3 (es) * 2005-11-30 2014-10-14 3Shape A/S Escaneado de impresión para fabricar reparaciones dentales
DE102007056820A1 (de) * 2007-11-23 2009-06-18 Sirona Dental Systems Gmbh Messkörper für ein Implantat und Verfahren zur Erstellung einer 3D-Messaufnahme
CA2735406A1 (en) * 2008-08-29 2010-03-04 Rene De Clerck Method and transfer element for manufacturing a superstructure and a corresponding template
IT1399379B1 (it) * 2010-03-16 2013-04-16 Simbiosi S R L Dispositivo e metodo per la realizzazione di una protesi dentale.
BE1019273A3 (nl) 2010-04-02 2012-05-08 Clerck Rene De Werkwijze voor het vervaardigen voor een boormal voor het plaatsen van dentale implantaten in een kaak.
GB2486413B (en) * 2010-12-13 2013-06-19 Mordechi Shahak Dental implant detector
JP5937401B2 (ja) * 2012-03-29 2016-06-22 株式会社ジーシー スキャニングジグ
US9549790B2 (en) 2012-06-26 2017-01-24 Gc Corporation Scanning jig
EP2922492B1 (en) * 2012-11-20 2021-11-03 Advanced Implant Intellectual Properties, LLC Universal aligning adaptor system
US8905757B2 (en) 2012-12-03 2014-12-09 E. Kats Enterprises Ltd. Method and apparatus for measuring a location and orientation of a plurality of implants
WO2014128054A1 (en) 2013-02-20 2014-08-28 Gc Europe Precalibrated dental implant aid
US20140295374A1 (en) 2013-03-28 2014-10-02 Dentsply International Inc. Integrated dental implant component and tool for placement of a dental implant component
JP5710677B2 (ja) * 2013-04-11 2015-04-30 昌義 古谷 インプラント用トライアルゲージ
ES2534810B1 (es) * 2013-05-31 2015-11-10 Josep Soler Cegarra Implante dental
US20150011866A1 (en) * 2013-06-11 2015-01-08 Adventist Health System/Sunbelt, Inc. Probe for Surgical Navigation
US20150037757A1 (en) * 2013-08-05 2015-02-05 Norman Kwan Method for attaching a dental prosthesis having multiple abutments
US20170056132A1 (en) 2013-08-05 2017-03-02 Norman Ho Kwong Kwan Method for simultaneously installing a monolithic dental prosthesis on multiple dental implants
EP2907474B1 (en) * 2014-02-18 2017-08-02 Accurate Fit, S.L. Post for modelling dental implants by means of a radiologic test.
ES2558788A1 (es) * 2014-11-24 2016-02-08 Josep Soler Cegarra Método para la realización de prótesis dentales
DE102015213682A1 (de) * 2015-07-21 2017-01-26 Sirona Dental Systems Gmbh Planung einer Reparatur oder Anpassung einer dentalen Teilprothese
EP3364911B1 (en) * 2015-10-21 2020-11-25 Biomet 3I, LLC Attachment members with internally located radiopaque information markers for ct scan
ES2612308B1 (es) 2015-11-12 2018-05-04 I2 Implantología, S.L. Férula y procedimiento para la planificación de la cirugía de implantes dentales y/o colocación guiada de prótesis sobre implantes
DE202016104885U1 (de) * 2016-09-05 2016-09-29 Karl Bloier Scanbody
ES2676437B1 (es) * 2017-01-19 2019-04-29 Delgado Oscar Ruesga Guía bifásica de precisión y su método para fijar en un hueso maxilar de baja altura un trípode con función de implante dental corto.
PT3769715T (pt) 2019-07-23 2022-08-16 Accurate Fit S L Sistema, método e programas informáticos para localizar implantes dentários
CN114340549A (zh) * 2019-07-23 2022-04-12 精确拟合公司 用于放置牙齿植入物的系统、方法和计算机程序
WO2021074475A1 (es) * 2019-10-19 2021-04-22 Luengo Soler, Luis Sistema para la autolocalización de un módulo en posición, orientación y rotación a partir de una tomografía computerizada
ES2779503R1 (es) * 2019-10-19 2020-08-19 Cegarra Jose Soler Sistema para la autolocalizacion de un modulo en posicion, orientacion y rotacion a partir de una tomografia computerizada

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4349498A (en) * 1981-01-16 1982-09-14 Carbomedics, Inc. Radio-opaque markers for pyrolytic carbon prosthetic members
DE3602721A1 (de) * 1986-01-30 1987-08-20 Feldmuehle Ag Implantat
US5208845A (en) * 1992-02-04 1993-05-04 Gelb David A Radiographic depth gauge
US5359637A (en) * 1992-04-28 1994-10-25 Wake Forest University Self-calibrated tomosynthetic, radiographic-imaging system, method, and device
US5551429A (en) * 1993-02-12 1996-09-03 Fitzpatrick; J. Michael Method for relating the data of an image space to physical space
DE69425512T2 (de) * 1993-04-14 2001-04-19 Pharmacyclics Inc Medizinische vorrichtungen und materialien mit erhöhter sichtbarkeit bei magnetischer bildgebung
US6333971B2 (en) * 1995-06-07 2001-12-25 George S. Allen Fiducial marker
CA2244655A1 (en) * 1997-08-06 1999-02-06 Jeneric/Pentron Incorporated Radiopaque dental composites
US5989258A (en) * 1997-09-16 1999-11-23 Hattori; Morihiro Apparatus for and method of bone drilling
DE19746735C2 (de) * 1997-10-13 2003-11-06 Simag Gmbh Systeme Und Instr F NMR-Bildgebungsverfahren zur Darstellung, Positionsbestimmung oder funktionellen Kontrolle einer in ein Untersuchungsobjekt eingeführten Vorrichtung und Vorrichtung zur Verwendung in einem derartigen Verfahren
US5967777A (en) * 1997-11-24 1999-10-19 Klein; Michael Surgical template assembly and method for drilling and installing dental implants
US6168435B1 (en) * 1998-10-26 2001-01-02 Implant Innovations, Inc. Ceramic dental abutments with a metallic core
JP3720221B2 (ja) * 1999-08-10 2005-11-24 株式会社モリタ製作所 再構成画像による歯科実習方法、歯科実習システム、この方法を実現するプログラムを記録した記録媒体、及び、再構成画像による歯科表示システム、このシステムを実現するプログラムを記録した記録媒体
DE10019331B4 (de) * 2000-04-19 2005-09-01 Heraeus Kulzer Gmbh Vorrichtung mit einem Stabelement und einem pfostenförmigen Element
CN1469721A (zh) * 2000-10-11 2004-01-21 �����ɷ� X射线图像的分析方法和装置
JP2003245289A (ja) * 2002-02-22 2003-09-02 Univ Nihon 歯科用インプラント施術支援装置
US6925339B2 (en) * 2003-02-04 2005-08-02 Zimmer Technology, Inc. Implant registration device for surgical navigation system
US7458977B2 (en) * 2003-02-04 2008-12-02 Zimmer Technology, Inc. Surgical navigation instrument useful in marking anatomical structures
US7662157B2 (en) * 2003-08-21 2010-02-16 Osteomed L.P. Bone anchor system
US8070785B2 (en) * 2003-09-16 2011-12-06 Spineco, Inc. Bone anchor prosthesis and system

Also Published As

Publication number Publication date
US8632337B2 (en) 2014-01-21
ES2431313T3 (es) 2013-11-26
JP2007527284A (ja) 2007-09-27
JP5236284B2 (ja) 2013-07-17
WO2005084576A1 (en) 2005-09-15
EP1722710B1 (en) 2013-07-24
BE1015916A3 (nl) 2005-11-08
DK1722710T3 (da) 2013-10-28
EP1722710A1 (en) 2006-11-22
US20070141531A1 (en) 2007-06-21
CA2557564A1 (en) 2005-09-15
SI1722710T1 (sl) 2013-12-31
PL1722710T3 (pl) 2014-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1722710E (pt) Método e elemento marcador para determinar a posição de um implante dentário
US6634883B2 (en) Device for designing and further implanting a dental implant, method for planning correct implantation of a dental implant using said device, and pre-tomographic guide and surgical template obtained with said method
US5769636A (en) System for diagnosis, placement and prosthetic restoration of root form implant
US5800168A (en) Adjustable guiding device for positioning dental implants, implantation system comprising it and method employing same
ES2210737T3 (es) Sistema para preparar la colocacion de un implante dental.
US5556278A (en) Method for making and using a template for a dental implant osteotomy and components relating thereto
US7845943B2 (en) Method for making and using a template for locating a dental implant and components relating thereto
KR101279332B1 (ko) 골밀도 칼리브레이션 방법 및 시스템
EP2072018A1 (en) Implantation guide making method and guide block
JP2010142537A (ja) 歯科インプラント手術用のサージカルガイド
US20050287492A1 (en) Device for determining dynamically the orientation of surgical stents on reference templates
Modica et al. Radiologic-prosthetic planning of the surgical phase of the treatment of edentulism by osseointegrated implants: an in vitro study
KR102215068B1 (ko) 임플란트 진단용 영상 정합을 위한 장치 및 방법
Kim et al. Effect of mandibular positioning on preimplant site measurement of the mandible in reformatted CT.
CA2484475A1 (en) Adjustable dental implant drill guide apparatus
US20140356805A1 (en) Radiographic guide with radio-opaque features
US20130065195A1 (en) Method for manufacturing a template for providing dental implants in a jaw and scan prosthesis for applying this method
JP6063523B1 (ja) サージカルガイドの製造法
US20220079533A1 (en) Radiographic Dental Jigs and Associated Methods
Goel et al. A preliminary assessment of cephalometric orthodontic superimposition
Chutimanutskul et al. Validity and reliability of ear landmarks as reference points for cephalometric analysis.
JP3172370U (ja) 口腔内空間距離測定器具
BRPI0804268A2 (pt) suporte referencial para implante dentário, montador de suporte referencial radiográfico e/ou tomográfico e guia de sondagem da coroa protética
BR202018013177U2 (pt) dispositivo de diagnóstico do plano oclusal
PT108184A (pt) Método para determinação da posição e orientação tridimensional de implantes em imagens médicas