PT1624420E - Mecanismo de moedas para três moedas. - Google Patents

Mecanismo de moedas para três moedas. Download PDF

Info

Publication number
PT1624420E
PT1624420E PT04381027T PT04381027T PT1624420E PT 1624420 E PT1624420 E PT 1624420E PT 04381027 T PT04381027 T PT 04381027T PT 04381027 T PT04381027 T PT 04381027T PT 1624420 E PT1624420 E PT 1624420E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coin
control unit
coins
coin mechanism
recesses
Prior art date
Application number
PT04381027T
Other languages
English (en)
Inventor
Miguel Fernandez Munoz
Original Assignee
Miguel Fernandez Munoz
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Miguel Fernandez Munoz filed Critical Miguel Fernandez Munoz
Publication of PT1624420E publication Critical patent/PT1624420E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F5/00Coin-actuated mechanisms; Interlocks
    • G07F5/02Coin-actuated mechanisms; Interlocks actuated mechanically by coins, e.g. by a single coin

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Pinball Game Machines (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)

Description

5133
DESCRIÇÃO
MECANISMO DE MOEDAS PARA TRÊS MOEDAS
ÂMBITO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um mecanismo de moedas para três moedas, dentre os mecanismos que funcionam com moedas, utilizados para a venda automática de produtos, e que estão preparados para a inserção de três moedas. A presente invenção é caracterizada pelo facto de ser concebida e configurada de forma a operar com três moedas, de modo que a restante estrutura do conjunto é concebida em conformidade, devido às dificuldades técnicas que poderiam surgir no seu funcionamento devido do ao facto de serem necessárias três moedas para o seu funcionamento. O objecto da presente invenção compreende as melhorias introduzidas no sistema de funcionamento, que tem uma embraiagem que impede os mecanismos das moedas de se partirem. O objecto desta invenção compreende também uma melhoria introduzida no mecanismo de aperto da moeda, assim como as melhorias que se destinam a permitir a remoção de qualquer moeda que tenha sido introduzida na máquina por engano. A presente invenção situa-se, por conseguinte, no âmbito dos mecanismos que funcionam com moedas, também conhecidos por mecanismos de moedas, e que são utilizados 1 5133 na distribuição de produtos através de máquinas de venda automática.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Até agora, os mecanismos disponíveis no mercado têm necessitado da inserção prévia de uma ou duas moedas para funcionarem correctamente.
Nalguns casos, e tendo em vista o preço do produto, os mecanismos de moedas têm de permitir a inserção de três moedas.
Esta circunstância não foi até agora tida em conta por nenhum fabricante, pelo menos tanto quanto o requerente tem conhecimento, entre outras, por razões de carácter técnico. A implementação dos mecanismos de moedas que operam com três moedas envolve uma série de dificuldades.
Por um lado, é necessário conceber a máquina de modo que se, por qualquer razão, for introduzida uma moeda errada numa das ranhuras, a unidade de controlo permita o retorno do mecanismo, de modo a que a moeda introduzida erradamente possa ser retirada.
Por outro lado, a situação está por vezes relacionada com os mecanismos de uma ou duas moedas, em que as moedas não foram introduzidas no local correcto, ficando assim a rotação do mecanismo de funcionamento obstruída e podendo mesmo partir as peças das moedas. Esta situação terá mais probabilidades de ocorrer no mecanismo de moedas abrangido pela presente invenção, pelo que é necessário equipar a unidade de controlo com uma embraiagem, de forma a impedir que seja exercido um 2 5133 binário excessivo sobre a referida unidade de controlo, o que poderia ter como resultado a quebra das peças do mecanismo de moedas.
Além disso, os apalpadores incorporados são responsáveis pela determinação da altura da moeda. Estes apalpadores estão alojados em recessos num disco rotativo. Uma das dificuldades existentes é a protrusão destes apalpadores a partir dos recessos onde encaixam as moedas, pelo que é necessário existirem meios que permitam a protrusão dos apalpadores a partir dos referidos recessos, em especial quando não existe nenhuma moeda no recesso. São já conhecidos os mecanismos de moedas descritos na patente norte-americana 5657848, assim como o mecanismo descrito no modelo de utilidade espanhol ES1030441U em que, em ambos os casos, é apresentado um mecanismo de moedas que opera com duas moedas e que apresenta meios para receber e verificar o diâmetro e a espessura correcta das moedas, assim como meios para prevenir a remoção de uma das moedas, no avanço da unidade de controlo.
No entanto, nenhum destes mecanismos de moedas possui meios que limitem o binário exercido sobre a unidade de controlo de modo a que, quando excedido um determinado binário, a moeda seja libertada sem que nenhuma das peças do mecanismo de moedas se parta, para além dos meios que facilitam a protrusão dos apalpadores dispostos nos recessos de recepção das moedas. Estes mecanismos de moedas também não foram concebidos para facilitar a remoção de uma moeda que tenha sido introduzida incorrectamente. 3 5133
Por conseguinte, um dos objectivos da presente invenção consiste no desenvolvimento de um mecanismo de três moedas, que apenas permite o funcionamento da unidade de controlo depois de terem sido introduzidas três moedas e em que todas as peças estruturais que constituem o mecanismo de moedas foram adaptadas de modo a facilitar a rotação, a permitir a remoção de uma moeda introduzida incorrectamente e a prevenir a avaria das peças do mecanismo de moedas no caso de ser exercido um binário excessivo na unidade de controlo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A invenção deste mecanismo de moedas para três moedas consiste num mecanismo operado com moedas, dentre os que são utilizados nas máquinas de venda automática de produtos, e caracteriza-se pelo facto de ser concebido para três moedas, graças a uma série de adaptações estruturais que foram introduzidas a par das necessidades técnicas ou de funcionamento que podem surgir devido ao facto de a máquina funcionar com três moedas. 0 mecanismo de moedas consiste basicamente numa placa frontal em que existem três ranhuras para introduzir as moedas. Além disso, a face interna da placa apresenta primeiro um disco rotativo, seguido de uma série de aberturas semi-circulares, estando a referida placa munida de apalpadores, existindo finalmente uma outra placa rotativa, através de uma das faces da qual sobressai uma roda em coroa dentada, contra a qual é fixada uma lingueta que impede o retorno do conjunto do mecanismo, enquanto a outra face deste segundo disco rotativo apresenta uma pá circular que faz mover uma placa de fecho para que a moeda de menor diâmetro possa ser removida enquanto o mecanismo está a rodar. 4 5133 A face frontal do mecanismo de moedas apresenta três ranhuras ou aberturas, dispostas regularmente, onde devem ser introduzidas as moedas necessárias.
Além disso, e conjugando-se com as ranhuras da face frontal do mecanismo de três moedas e numa das faces do disco rotativo em contacto com a parte de trás da face frontal do mecanismo de moedas, existem três recessos circulares, maquinados, que se conjugam com as aberturas da face frontal e que formam os encaixes para as moedas.
Em cada um destes alojamentos em recesso existem pequenos recessos maquinados que permitem a projecção dos apalpadores quando o disco roda e não existe qualquer moeda nesse espaço.
Além disso, e tendo em conta o binário excessivo exercido sobre a unidade de controlo, mesmo quando as moedas tenham sido introduzidas correctamente na respectiva ranhura mas não estejam no seu local correcto, as peças podem partir, havendo por isso uma embraiagem de libertação do eixo na unidade de controlo. A embraiagem da unidade de controlo consiste em dispor no eixo ranhuras de perfil semi-circular, equipadas com cilindros metálicos. Além disso, no interior da unidade de controlo existe uma estrutura de encaixe, constituída por duas ranhuras diametralmente opostas, que sobressaem lateralmennte a partir da cavidade circular central.
As referidas ranhuras acomodam cilindros plásticos, que estão em contacto com os cilindros de metal dispostos nas ranhuras finais do eixo, de modo a que, em caso de ser exercido um binário excessivo sobre a unidade de 5 5133 controlo, os cilindros de plástico ficam deformados pelos cilindros de metal, libertando o sistema de funcionamento do eixo e não transmitindo a força exercida ao resto da estrutura.
Na roda de coroa dentada obliqua, numa das faces do segundo disco rotativo, o número de dentes foi reduzido num sector substancial da coroa para facilitar o retorno para a ejecção de uma moeda incorrecta.
Por outro lado, o mecanismo de moedas que é objecto da presente invenção possui um sistema de aperto para o resto da estrutura, o qual se baseia na utilização de uma lingueta basculante, que é mantida em protrusão sob a acção de uma mola, de modo que o mecanismo de moedas possa ser removido do seu lugar de aperto, bastando simplesmente introduzir a mão por trás da estrutura e rodar a lingueta de fecho, de modo que o mecanismo de moedas possa ser extraído da sua estrutura de aperto.
EXPLICAÇÃO DOS DESENHOS
Como suplemento à presente descrição e tendo em vista proporcionar uma melhor compreensão das características desta invenção, junta-se um conjunto de desenhos, que fazem parte integrante da presente memória, e nos quais estão representados os pormenores mais significativos da invenção, meramente com fins ilustrativos e nunca com fins restritivos. A figura 1 mostra as faces da frente e de trás da placa frontal do mecanismo de moedas. 6 5133 A figura 2 representa ambas as faces do primeiro disco rotativo, que está em contacto directo com a placa frontal do mecanismo de moedas. A figura 3 representa uma perspectiva frontal e lateral do eixo. A figura 4 mostra o interior do mecanismo de funcionamento, em que uma das extremidades do eixo está encaixada. A figura 5 mostra um mecanismo de moedas, visto a partir da sua face posterior, com destaque dos meios de fecho e de aperto do sistema de moedas em relação ao resto da estrutura. A figura 6 mostra as faces frontal e posterior do segundo disco rotativo que equipa o sistema de moedas em questão.
FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL DA INVENÇÃO
Com base nas figuras acima, descrevemos agora um modo preferencial de incorporação da invenção proposta.
Na figura 1 observa-se a placa frontal (1) do mecanismo de moedas, na qual existem três ranhuras (2, 3 e 4), maquinadas para a inserção de três moedas, sendo todo o conjunto atravessado por um eixo (5), numa das extremidades do qual se encontra o sistema de funcionamento (6), responsável pela rotação e accionamento do mecanismo de moedas uma vez que as moedas sejam introduzidas através das ranhuras e colocadas nos respectivos encaixes (13). 7 5133
Na parte de trás (7) da placa frontal (1) observamos áreas (8) e (9) para acomodar as linguetas dos apalpadores que verificam se as moedas inseridas são do diâmetro correcto. As referidas linguetas (8) e (9) actuam contra a força de molas inseridas nos espaços marcados (10) e (11) .
Na figura 2 observa-se que na face do primeiro disco rotativo (12), que não está em contacto com a face posterior da placa frontal, existem três alojamentos (13), maquinados com o tamanho das moedas que neles vão ser introduzidas, recessos (14) maquinados e especialmente concebidos para facilitar a projecção do apalpador quando o conjunto rodas
Na figura 3 observa-se que o eixo (5) apresenta, numa das suas extremidades, a que está alojada e fixada no interior do sistema de funcionamento (6), recessos de perfil semi-circular, onde se encontram os cilindros de metal (16) .
Na figura 4, onde se vê o interior da unidade de controlo (6), observa-se um alojamento circular central, que apresenta alargadores de diâmetro circular (17), em que cada um deles define os alojamentos onde se encontram os cilindros de plástico (18) .
Quando o eixo é montado em conjunto com os cilindros de metal (16), estes ficam em contacto com os cilindros de plástico (18) de modo que, se a força que for exercida sobre a unidade de controlo exceder a resistência à deformação dos cilindros de plástico (18), estes serão deformados sob a acção dos cilindros de metal, fazendo libertar a unidade de controlo e impedindo que qualquer outra parte do conjunto possa partir; assim, podemos 8 5133 considerar que a unidade de controlo está equipada com uma embraiaqem.
Na figura 5, observa-se a totalidade da parte posterior do conjunto do mecanismo de moedas, cuja caracteristica mais notória é o meio utilizado para a fixação do mecanismo de moedas à estrutura envolvente e o modo como o mesmo se liberta desta estrutura. Para este fim, existe uma lingueta no sistema de moedas (19), que é puxada por uma mola (20), que faz com que a lingueta bascule em relação a um eixo (21), o que significa que esta lingueta está normalmente saliente, impedindo assim que o mecanismo de moedas seja removido do seu ponto de instalação.
Para remover o mecanismo de moedas basta introduzir a mão na parte de trás da estrutura de apoio e fazer bascular a lingueta na direcção oposta, de modo a permitir que o mecanismo de moedas seja retirado do resto da estrutura. A natureza essencial desta invenção não será alterada por variações nos materiais, na forma, no tamanho e na disposição das partes que a compõem, e é descrita de uma forma não restritiva, mas com informação suficiente para que possa ser reproduzida por um especialista.
Lisboa, 24 de Agosto de 2007 9

Claims (3)

  1. 5133 REIVINDICAÇÕES 1. Mecanismo de moedas para três moedas, dentre os mecanismos de moedas que apresentam uma placa frontal, que está equipada, antes de mais, com um disco rotativo (12) alojado na face posterior da placa frontal (1), depois com uma placa com uma série de aberturas semicirculares, placa essa que está munida de apalpadores, e apresentando finalmente um outro disco rotativo, através de uma das faces do qual sobressai uma roda de coroa dentada, contra a qual está fixada uma lingueta, que impede o retorno do conjunto do mecanismo, ao mesmo tempo que a outra face deste segundo disco rotativo apresenta um recesso circular que faz mover uma placa de fecho, de modo a permitir a remoção da moeda de menor diâmetro enquanto o disco roda, sendo todo o conjunto operado por uma unidade de controlo que se liga às outras partes do mecanismo de moedas através de um eixo, e cuja caracteristica é o facto de o sistema ser operado por três moedas, de modo que: -na placa frontal (1) há três ranhuras (2, 3 e 4) -numa das faces do primeiro disco (12) existem alojamentos (13) do tamanho das moedas que neles vão ser introduzidas -no rebordo dos referidos encaixes (13) existem recessos (14) que auxiliam a projecção do apalpador desse encaixe (13) quando o apalpador roda e não há nenhuma moeda no encaixe - na unidade de controlo existem meios de embraiagem que libertam a acção da unidade de controlo quando é excedido um certo limiar do binário de rotação 1 5133 - no segundo disco de rotação e na roda de coroa dentada em ângulo, parte destes foram retirados, de modo a facilitar o retorno para ejecção de uma moeda introduzida erradamente, o que sucede com bastante frequência dado que têm de ser introduzidas três moedas - a parte posterior do conjunto é munida de uma lingueta de desengate
  2. 2. Mecanismo de moedas para três moedas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de os meios de embraiagem existentes na unidade de controlo (6) constituírem uma das extremidades do eixo (5), aquela que se aloja na unidade de controlo (6), com recessos de secção semi-circular (15), onde estão encaixados cada um dos cilindros de metal (16), enquanto a unidade de controlo (6) possui um encaixe circular central, que apresenta alargadores circulares (17), cada um deles definindo o encaixe onde se encontram os cilindros de plástico (18) de modo que, se por qualquer razão a força exercida sobre a unidade de controlo exceder a resistência à deformação dos cilindros de plástico (18), estes são deformados pela acção dos cilindros de metal, desengatando assim a unidade de controlo, e não havendo o risco de nenhuma das outras partes do conjunto partir, razão pela qual podemos considerar que existe uma embraiagem na unidade de controlo.
  3. 3. Mecanismo de moedas para três moedas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de os meios para a fixação do mecanismo das moedas ao resto do conjunto consistirem numa lingueta (19) existente na placa posterior do conjunto; esta lingueta (19) é puxada por uma mola (20), que faz com que a lingueta bascule em 2 5133 relação a um eixo (21), o que significa que esta lingueta está normalmente saliente, impedindo assim que o mecanismo de moedas seja removido do seu ponto de instalação. Lisboa, 24 de Agosto de 2007 3
PT04381027T 2004-08-06 2004-08-06 Mecanismo de moedas para três moedas. PT1624420E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04381027A EP1624420B1 (en) 2004-08-06 2004-08-06 Three-coin coin system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1624420E true PT1624420E (pt) 2007-09-06

Family

ID=34931916

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04381027T PT1624420E (pt) 2004-08-06 2004-08-06 Mecanismo de moedas para três moedas.

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1624420B1 (pt)
AT (1) ATE365958T1 (pt)
DE (1) DE602004007259D1 (pt)
ES (1) ES2286581T3 (pt)
PT (1) PT1624420E (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3010557A (en) * 1958-11-12 1961-11-28 Oak Mfg Co Inc Multiple coin receiver
US3620342A (en) * 1969-08-25 1971-11-16 Universal Coin Meter Co Inc Mechanical rotary coin acceptor
US4363393A (en) * 1981-02-23 1982-12-14 Mcdonald Winford G Coin controlled mechanism for vending machine
CA2120904C (en) * 1994-04-08 1999-01-05 Josef W. Schwarzli Double coin mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
EP1624420A1 (en) 2006-02-08
ES2286581T3 (es) 2007-12-01
EP1624420B1 (en) 2007-06-27
DE602004007259D1 (de) 2007-08-09
ATE365958T1 (de) 2007-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2920235C (en) Dogging security indicator for exit device
BRPI0707309A2 (pt) freio de disco e lona de freio para um freio de disco, particularmente para um veìculo utilitário
BRPI0614342A2 (pt) lingüeta de fechadura que pode ser destravada, particularmente, para um mecanismo de fechadura de veìculo a motor
ES2629213T3 (es) Cerradura antipánico con dispositivo de selección en la caja de cerradura
MX2010013734A (es) Conjunto de cilindro de cerradura reconfigurable.
US9518415B2 (en) Unidirectional centrifugal mechanism of door operator
ES2534194T3 (es) Dispositivo de rodillos de rodadura
BRPI0619222A2 (pt) unidade de travamento
JP4278578B2 (ja) 遊技機
PT1624420E (pt) Mecanismo de moedas para três moedas.
ES2265831T3 (es) Retractor de cinturon de seguridad y limitador de fuerza.
PT103775A (pt) Fechadura magnética para portas
PT943761E (pt) Fechadura com tranquetas planas e codigo alteravel
CN105275376B (zh) 卷门机用方向设定总成
PT92847A (pt) Agrafador com dispositivo de libertacao de bainha
PT1681413E (pt) Cercadura para folha secundária de porta corta-fogo
ES2576874T3 (es) Sistema de bloqueo
JP2007270447A (ja) 建築用シャッターにおける落下防止装置
JP2008220578A (ja) パチンコ遊技機
JP5297984B2 (ja) 錠前のこじ開け防止装置
BR202019028270U2 (pt) Conjunto de atuador para fechadura de veículo
JP5398281B2 (ja) 遊技機のヒンジ機構
PT10904U (pt) Cobertura para aberturas de acesso a construções subterrâneas
ES2490991T3 (es) Sistema que comprende una cerradura de cilindro programable y llaves para su operación
ES2555962T3 (es) Mecanismo de Bloqueo