PT1570964E - Plaina e desengrossadora - Google Patents

Plaina e desengrossadora Download PDF

Info

Publication number
PT1570964E
PT1570964E PT05001772T PT05001772T PT1570964E PT 1570964 E PT1570964 E PT 1570964E PT 05001772 T PT05001772 T PT 05001772T PT 05001772 T PT05001772 T PT 05001772T PT 1570964 E PT1570964 E PT 1570964E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting cylinder
top table
aperture
planer
frame
Prior art date
Application number
PT05001772T
Other languages
English (en)
Inventor
Marcello Bettacchini
Original Assignee
Black & Decker Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Black & Decker Inc filed Critical Black & Decker Inc
Publication of PT1570964E publication Critical patent/PT1570964E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27GACCESSORY MACHINES OR APPARATUS FOR WORKING WOOD OR SIMILAR MATERIALS; TOOLS FOR WORKING WOOD OR SIMILAR MATERIALS; SAFETY DEVICES FOR WOOD WORKING MACHINES OR TOOLS
    • B27G21/00Safety guards or devices specially designed for other wood-working machines auxiliary devices facilitating proper operation of said wood-working machines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27CPLANING, DRILLING, MILLING, TURNING OR UNIVERSAL MACHINES FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL
    • B27C1/00Machines for producing flat surfaces, e.g. by rotary cutters; Equipment therefor
    • B27C1/06Machines for smoothing and subsequent thicknessing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27CPLANING, DRILLING, MILLING, TURNING OR UNIVERSAL MACHINES FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL
    • B27C1/00Machines for producing flat surfaces, e.g. by rotary cutters; Equipment therefor
    • B27C1/12Arrangements for feeding work
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27CPLANING, DRILLING, MILLING, TURNING OR UNIVERSAL MACHINES FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL
    • B27C1/00Machines for producing flat surfaces, e.g. by rotary cutters; Equipment therefor
    • B27C1/14Other details or accessories

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Milling, Drilling, And Turning Of Wood (AREA)
  • Fuel Cell (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Golf Clubs (AREA)
  • Slot Machines And Peripheral Devices (AREA)
  • Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO EPÍGRAFE: "PLAINA E DESENGROSSADORA" A presente invenção refere-se a uma plaina e desengrossadora.
Uma plaina e desengrossadora típica inclui uma estrutura em caixa que inclui uma mesa superior horizontal rectangular e uma base ligadas uma à outra nos lados mais compridos por duas paredes laterais. A mesa superior horizontal está localizada directamente por cima da base rectangular. Uma primeira abertura é formada por uma das extremidades mais curtas da mesa superior e pela base e uma extremidade de cada uma das duas paredes laterais. De forma semelhante, uma segunda abertura é formada no lado oposto da estrutura em caixa rectangular pela outra extremidade mais curta da mesa superior e a outra extremidade da base, juntamente com as outras extremidades de cada uma das paredes laterais. Uma abertura de passagem liga as duas aberturas uma à outra. A mesa superior é constituída por duas secções rectangulares, uma secção frontal e uma secção traseira. As duas secções da mesa superior são construídas a partir de folhas de metal rectangulares inteiras com superfícies superiores suaves. A superfície superior da secção frontal é paralela à superfície superior da secção traseira. Ambas as superfícies superiores são suaves de forma a que a peça de trabalho possa ser deslizada pelas superfícies. A altura da secção frontal pode ser ajustada em relação à altura da secção traseira. As duas secções são separadas por uma ranhura. 1
Uma mesa horizontal inferior está localizada de modo a poder ser movida dentro da abertura de passagem. 0 plano da mesa inferior é paralelo ao da mesa superior. A mesa inferior é constituída por uma única folha de metal rectangular com uma superfície superior suave. A mesa inferior estende-se através de todo o comprimento da abertura de passagem desde a primeira abertura até à segunda abertura. A largura da mesa é ligeiramente inferior à largura da abertura de passagem. A mesa é montada de forma a poder ser movida verticalmente para cima ou para baixo, permanecendo a superfície superior da mesa sempre horizontalmente durante este processo.
Um cilindro de corte é montado de modo a poder ser rodado entre as duas paredes laterais de maneira que o seu eixo de rotação é perpendicular ao plano das paredes laterais e paralelo aos planos das mesas superior e inferior. 0 cilindro de corte pode ser rodado por um motor eléctrico montado dentro da base. O eixo de rotação do cilindro de corte está localizado por baixo da mesa superior.
Uma parte do contorno exterior do cilindro de corte ao longo do seu comprimento estende-se para cima através da ranhura entre as secções frontal e traseira da mesa superior.
Cada uma das duas lâminas de corte que percorre o cilindro de corte de uma forma bem conhecida paralelamente ao eixo de rotação. As lâminas de corte do cilindro de corte podem ser utilizadas para cortar peças de trabalho de uma forma bem conhecida que são deslizadas através da mesa superior numa direcção, ou deslizadas através da mesa inferior na direcção contrária. 0 cilindro de corte está localizado de forma a que, à medida que o cilindro de corte roda, a altura máxima da lâmina de corte montada dentro do cilindro de corte através da ranhura é aproximadamente a mesma da altura da secção traseira da mesa 2 superior, sendo a altura da secção traseira fixa em relação à estrutura.
Dois rolos propulsores são montados em cada lado do cilindro de corte entre as paredes laterais, de forma que os seus eixos de rotação sejam paralelos ao do cilindro de corte. Os dois rolos propulsores são accionados rotativamente pelo mesmo motor eléctrico que é utilizado para accionar o cilindro de corte. A função dos dois rolos propulsores é forçar quaisquer peças de trabalho introduzidas na abertura de passagem rectangular para deslizarem através da mesa inferior e engatarem nas lâminas de corte no ponto mais baixo enquanto o cilindro de corte rotativo roda.
Uma plaina e desengrossadora pode ser utilizada de dois modos de operação diferentes.
No primeiro modo de funsionamento, uma peça de trabalho é deslizada através da mesa superior para remover a superfície da peça de trabalho adjacente à superfície superior suave da mesa superior. A altura da secção frontal da mesa superior determina a quantidade de material a ser removido da peça de trabalho. Primeiro, a altura da secção frontal é ajustada de forma que a acção de corte do cilindro rotativo remova a espessura certa de material da superfície inferior da peça de trabalho. Segundo, o cilindro de corte é então accionado rotativamente pelo motor eléctrico. Enquanto o cilindro de corte roda, a peça de trabalho é deslizada através da secção frontal da mesa superior até engatar na lâmina de corte do cilindro de corte à medida que este roda, que repetidamente passa através da ranhura entre as secções frontal e traseira. Em seguida é empurrada para a secção traseira da mesa superior através do cilindro de corte rotativo. À medida que a peça de trabalho passa por cima das lâminas rotativas do cilindro de 3 corte, as lâminas de corte removem material da parte inferior da peça de trabalho.
No segundo modo de operação, uma peça de trabalho é deslizada através da superfície suave da mesa inferior, de modo a remover a superfície superior da peça de trabalho. A altura da mesa inferior dentro da abertura de passagem determina a quantidade de material que será removido da superfície superior da peça de trabalho à medida que este passa através da abertura de passagem. Primeiro, a altura da mesa inferior é ajustada de forma que a acção de corte do cilindro rotativo remova a espessura certa de material da superfície superior da peça de trabalho. Segundo, o cilindro de corte é então accionado rotativamente pelo motor eléctrico. Enquanto o cilindro de corte roda, a peça de trabalho é deslizada através da mesa inferior, até que a superfície superior da peça de trabalho engate nas lâminas de corte rotativas do cilindro de corte à medida que o cilindro de corte roda. À medida que uma peça de trabalho passa por baixo das lâminas de corte, estas removem material do lado superior da peça de trabalho. Os dois rolos propulsores, que são igualmente accionados rotativamente pelo motor eléctrico, forçam a peça de trabalho através da abertura de passagem.
Porém, existem inúmeros problemas associados aos desenhos existentes de plainas e desengrossadoras. A patente DE U 9109890.3 revela uma plaina e desengrossadora de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. O objecto da presente invenção é melhorar o desenho e construção da plaina e desengrossadoras.
De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, é fornecida uma plaina e desengrossadora que inclui as características da reivindicação 1. 4
Uma configuração da invenção será agora descrita com referência aos desenhos anexos dos quais: A figura 1 mostra um esbosso de uma vista em perspectiva de um contorno de uma plaina e desengrossadora; A figura 2 mostra uma vista em perspectiva da cobertura da ranhura que pode ser utilizada, através da qual se projectam o bordo do cilindro de corte rotativo e as lâminas de corte na mesa superior quando o cilindro de corte está a rodar; A figura 3 mostra o mecanismo de ajuste da altura da cobertura da figura 2; A figura 4 mostra uma extensão da mesa inferior; A figura 5 mostra o conjunto da barreira lateral; A figura 6 mostra uma vista lateral do mecanismo de inclinação do conjunto da barreira lateral com a protecção a um primeiro ângulo de inclinação; A figura 7 mostra uma vista lateral do mecanismo de inclinação do conjunto da barreira lateral com a protecção a um segundo ângulo de inclinação;
As figuras 8 e 9 mostram uma vista lateral do mecanismo de deslizamento do conjunto da barreira lateral; A figura 10 mostra uma guia de deslizamento; A figura 11 mostra o mecanismo propulsor para controlar o movimento da secção frontal da mesa superior; A figura 12 mostra o mecanismo propulsor dos dois rolos e cilindro de corte; A figura 13 mostra os dois rolos;
As figuras 14 e 15 mostram o mecanismo de ajuste de altura da mesa inferior;
As figuras 16 e 17 mostram o mecanismo de montagem da secção traseira da mesa superior; 5 A figura 18 mostra uma vista em perspectiva superior do aspirador;
As figuras 19 e 20 mostram, respectivamente, o aspirador por cima e por baixo da mesa superior; A figura 21 mostra uma vista de trás da plaina e desengrossadora; A figura 22 mostra uma vista frontal para baixo da plaina e desengrossadora; A figura 23 mostra uma vista frontal da plaina e desengrossadora; A figura 24 mostra uma vista lateral da plaina e desengrossadora; A figura 25 mostra uma vista do outro lado da plaina e desengrossadora; A plaina e desengrossadora inclui uma estrutura 2 em forma de caixa rectangular que inclui uma mesa superior 4 rectangular horizontal e uma base rectangular 6 ligadas entre si pelas suas faces mais longas através de duas paredes laterais verticais 8,10. A mesa superior 4 horizontal está localizada directamente por cima e é paralela à base rectangular 6. Uma primeira abertura rectangular 12 é formada por uma das extremidades mais curtas da mesa superior 4 e pela base e uma extremidade de cada uma das duas paredes laterais 8,10. De forma semelhante, uma segunda abertura rectangular é formada no lado oposto da estrutura em caixa rectangular 2 pelas outras duas extremidades mais curtas da mesa superior 4 e base rectangular 6 e pelas outras extremidade de cada uma das paredes laterais. Uma abertura de passagem 22, de corte rectangular, liga as duas aberturas rectangulares 12 uma à outra, sendo as duas aberturas rectangulares 12 substancialmente paralelas. 6 A mesa superior 4 é constituída por duas secções rectangulares, uma secção frontal 14 e uma secção traseira 16. As duas secções 14,16 da mesa superior são construídas a partir de folhas de metal rectangulares inteiras com superfícies superiores suaves. A superfície superior da secção frontal é paralela à superfície superior da secção traseira. Ambas as superfícies são suaves para que a peça de trabalho possa ser deslizada pelas superfícies. A altura da secção frontal 14 pode ser ajustada em relação à altura da secção traseira 16. 0 mecanismo pelo qual a altura é ajustada será descrito detalhadamente abaixo. As duas secções 14,16 são separadas por uma ranhura 18.
Uma mesa horizontal inferior 20 está localizada de modo a poder ser movida dentro da abertura de passagem rectangular 22. O plano da mesa inferior é paralelo ao da mesa superior. A mesa inferior 20 é constituída por uma única folha de metal rectangular com uma superfície superior suave. A mesa inferior 20 estende-se através de todo o comprimento da abertura de passagem 22 desde a primeira abertura 12 até à segunda abertura. A largura da mesa 20 é ligeiramente inferior à largura da abertura de passagem 22. A mesa é montada de forma a poder ser movida verticalmente para cima ou para baixo como indicado pela seta A na figura 1, permanecendo a superfície superior da mesa 20 sempre horizontalmente durante este processo. O mecanismo pelo qual a mesa inferior 20 é movida para cima e para baixo é descrito detalhadamente abaixo.
Um cilindro de corte 24 é montado de modo a poder ser rodado entre as duas paredes laterais 8,10 de maneira que o seu eixo de rotação é perpendicular ao plano das paredes laterais 8,10 e paralelo aos planos das mesas superior e inferior 4,20. O cilindro de corte 24 pode ser accionado rotativamente por um motor eléctrico (não mostrado) montado dentro da base 6 da 7 estrutura em caixa rectangular 2. 0 mecanismo através do qual o cilindro de corte 24 é accionado rotativamente pelo motor eléctrico é descrito detalhadamente abaixo.
Uma parte 26 do contorno exterior do cilindro de corte ao longo do seu comprimento estende-se para cima através da ranhura entre as secções frontal 14 e traseira 16 da mesa superior 4.
Duas lâminas de corte 28 são montadas dentro de uma ranhura do cilindro de corte 24 que corre ao longo do comprimento do cilindro de corte 24 de uma forma bem conhecida paralelamente ao eixo de rotação. As lâminas corte 28 do cilindro de corte podem ser utilizadas para cortar peças de trabalho de uma forma bem conhecida que são deslizadas através da mesa superior 4 numa direcção, ou deslizadas através da mesa inferior 20 na direcção contrária. O cilindro de corte 24 está localizado de forma a que, à medida que o cilindro de corte 24 roda, a altura máxima das lâminas de corte 28 montadas dentro do cilindro de corte 24 através da ranhura 18 é a mesma da altura da secção traseira 16 da mesa superior, sendo a altura da secção traseira 16 fixa.
Dois rolos propulsores 30,32 são montados em cada lado do cilindro de corte entre as paredes laterais, de forma que os seus eixos de rotação sejam paralelos ao do cilindro de corte 24. Os dois rolos propulsores 30,32 são accionados rotativamente pelo mesmo motor eléctrico que é utilizado para accionar o cilindro de corte 24. O mecanismo através do qual o motor eléctrico acciona rotativamente os dois rolos propulsores 30,32 é descrito detalhadamente abaixo. A função dos dois rolos propulsores 30,32 é forçar quaisquer peças de trabalho introduzidas na abertura de passagem rectangular 22 para deslizarem através da mesa inferior 20 e engatarem nas 8 lâminas de corte 28 enquanto passam por baixo do eixo de rotação do cilindro de corte 24 enquanto este roda no seu ponto mais baixo. A plaina e desengrossadora pode ser utilizada de dois modos de funcionamento diferentes.
No primeiro modo de funcionamento, uma peça de trabalho é deslizada através da mesa superior 4 para remover a superfície da peça de trabalho adjacente à superfície superior suave da mesa superior 4. A altura da secção frontal 14 da mesa superior 4 determina a quantidade de material a ser removido da peça de trabalho. A altura da secção frontal 14 é ajustada de forma que a acção de corte do cilindro rotativo 24 remova a espessura certa de material da superfície inferior da peça de trabalho. 0 cilindro de corte 24 é então accionado rotativamente pelo motor eléctrico. Enquanto o cilindro de corte 24 roda, a peça de trabalho é deslizada através da secção frontal 14 da mesa superior até engatar na lâmina de corte 28 do cilindro de corte 24 à medida que este roda, que repetidamente passa através da ranhura 18 entre as secções frontal 14 e traseira 16. Em seguida, desliza para a secção traseira 16 da mesa superior através do cilindro de corte 24 rotativo. À medida que a peça de trabalho passa por cima das lâminas 28 rotativas do cilindro de corte 24, as lâminas de corte 28 removem material da parte inferior da peça de trabalho.
No segundo modo de funcionamento, uma peça de trabalho é deslizada através da superfície suave da mesa inferior 20, de modo a remover a superfície superior da peça de trabalho. A altura da mesa inferior 20 dentro da abertura de passagem 22 determina a quantidade de material que será removido da superfície superior da peça de trabalho à medida que este passa através da abertura de passagem 22. A altura da mesa 9 inferior é ajustada de forma que a acção de corte do cilindro rotativo 24 remova a espessura certa de material da superfície superior da peça de trabalho. 0 cilindro de corte 24 é então accionado rotativamente pelo motor eléctrico. Enquanto o cilindro de corte 24 roda, a peça de trabalho é deslizada através da mesa inferior 20, até que a superfície superior da peça de trabalho engate nas lâminas de corte rotativas 28 do cilindro de corte 24 à medida que o cilindro de corte 24 roda. À medida que uma peça de trabalho passa por baixo das lâminas de corte 28, estas removem material do lado superior da peça de trabalho. Os dois rolos propulsores 30,32, que são igualmente accionados rotativamente pelo motor eléctrico, forçam a peça de trabalho através da abertura de passagem 22. Quando a plaina e desengrossadora é utilizada no segundo modo de funcionamento, é preferível colocar uma cobertura por cima da ranhura 28 na mesa superior através da qual se projectam o bordo do cilindro de corte rotativo 24 e lâminas de corte 28. A construção dessa cobertura de acordo com a presente configuração da presente invenção será agora descrita com referência às figuras 2 e 3. A cobertura inclui um escudo rectangular curvo 34 que se estende através da largura da plaina e desengrossadora por cima da mesa superior 4. O escudo curvo 34 tem um comprimento ligeiramente superior à largura das duas secções 14,16 da mesa superior 4. A largura do escudo curvo 34 é suficiente para cobrir completamente a ranhura 18 entre as secções frontal e traseira 14,16 da mesa superior 4, e para permitir que as bordas mais compridas 36 do escudo curvado 34 engatem nas secções frontal e traseira 14,16, respectivamente, da mesa superior. O escudo 34 é curvo para que, quando for colocado contra a mesa superior 4, com as bordas longitudinais 36 do escudo curvado a engatarem nas secções frontal e traseira 10 14.16 da mesa superior, ele rodeie a parte 26 do cilindro de corte 24, que é circular, ou lâminas de corte 28 que saem através da ranhura 18 entre as secções frontal e traseira 14.16 sem, porém, entrar em contacto com as lâminas de corte 28 ou o cilindro de corte 24, permitindo que este rode livremente quando o escudo 34 é colocado por cima da ranhura. 0 escudo curvo 34 é apoiado por baixo de um apoio 38 de modo a poder ser deslizado. 0 escudo curvo 34 consegue deslizar dentro do apoio 38 numa direcção paralela à do eixo de rotação do cilindro de corte 24 e eixo longitudinal da ranhura 18, i.e. em toda a largura da mesa superior 4. Isto permite ao escudo curvo 34 ser deslizado para fora da ranhura 18, de modo a permitir que a mesa superior 4 seja utilizada quando a plaina e desengrossadora está a ser utilizada no seu primeiro modo de funcinamento. Numa das extremidades do escudo curvo 34 existe um ponto de paragem 40 que evita que o escudo curvo deslize demasiado através do apoio 38. Um parafuso roscado (não mostrado) enrosca no apoio, de modo que a rotação do parafuso faça o parafuso entrar ou sair verticalmente do apoio 38. Quando o parafuso está enroscado no apoio 38, a extremidade inferior do parafuso engata na superfície superior do escudo curvo 34 para bloquear o escudo curvo 34 em posição em relação ao apoio 38, para evitar que deslize dentro do apoio. Um botão 42 está ligado à extremidade superior oposta do parafuso roscado para permitir que o utilizador enrosque ou desenrosque o parafuso no apoio 38. O apoio 38 está ligado a uma parede lateral 10 da plaina e desengrossadora através de uma estrutura telescópica. A estrutura permite a um utilizador ajustar a altura do apoio 38 e, dessa forma, o escudo curvo 34 por cima da mesa superior 4. A estrutura inclui duas secções, uma secção de estrutura inferior 44 que é constituída por um tubo metálico inferior de 11 corte quadrado montado na parede lateral 10 da plaina e desengrossadora, de forma que o eixo longitudinal do tubo metálico inferior é substancialmente vertical, e uma secção de estrutura superior 46 que é constituída por um tubo metálico superior de forma semelhante ao corte quadrado, e uma barra metálica. O tubo metálico superior 46 tem uma área de corte inferior para permitir que deslize para dentro ou fora do tubo metálico inferior 44. Um orificio (não mostrado) é formado num lado da secção de estrutura inferior 44, o qual é roscado para permitir enroscar ou desenroscar um parafuso 50 no tubo metálico inferior 44. Uma pega 52 está ligada a uma extremidade do parafuso 50. O parafuso 50 é utilizado para fixar a posição do tubo metálico superior 46 dentro do tubo metálico inferior 44 pela extremidade do parafuso 50 dentro do tubo metálico inferior 44 que engata na lateral do tubo metálico superior 46. A barra metálica 48, que se estende lateralmente do tubo metálico superior 46 da secção de estrutura superior, liga o apoio 38 ao tubo metálico superior 46.
Em utilização, um operador pode baixar ou elevar o apoio 38, dessa forma baixando ou elevando o escudo curvo 34 desenroscando o parafuso 50 utilizando a pega 50, de forma que a extremidade do parafuso desengate da lateral do tubo metálico superior 46, deslizando o tubo metálico superior para dentro ou para fora do tubo metálico inferior 44 e, em seguida, enroscando o parafuso 50 para dentro do tubo metálico inferior 44, de forma que a extremidade engate na lateral do tubo metálico superior 46, dessa forma bloqueando-o numa posição predefinida, e bloqueando-o juntamente com o apoio 38 numa altura predefinida.
Uma ranhura alongada vertical 54 é formada noutra parede do tubo metálico inferior. Um segundo parafuso 56 é enroscado na 12 lateral do tubo metálico superior 46, a cabeça do qual passa através da ranhura 54. A função da ranhura 54 e do parafuso 56 é a de limitar o alcance de movimentos verticais do tubo metálico superior 46 dentro do tubo metálico inferior 44 e, igualmente, para evitar que seja removido do tubo metálico inferior 44.
Através dos ajustes da altura do apoio 38 e dos movimentos deslizantes do escudo curvo 34 dentro do apoio 38, um operador consegue mover o escudo curvo 34 para uma posição onde este cobre a parte 26 do cilindro de corte rotativo 24 e lâminas 28 que se projectam para cima através da ranhura 18, para uma posição em que está fora do caminho da parte 26 do cilindro de corte 24 e lâminas de corte 28 que se projectam para cima através da ranhura 18 para permitir que a mesa superior 4 seja utilizada livremente no primeiro modo de operação da plaina e desengrossadora. A construção de uma extensão da mesa inferior 20 para a presente configuração da presente invenção será agora descrita com referência à figura 4. A extensão é constituída por duas barras de extensão 58,60 com a mesma forma, que são ligadas à extremidade 62 da mesa inferior 20, e que se estendem horizontalmente e em paralelo entre si no plano da mesa inferior 20 para fora da mesa inferior 20 através de uma das aberturas 12 e para longe da estrutura em caixa rectangular 2. Duas varas de extensão 64,66 fazem a ligação entre as duas barras de extensão 58,60. As duas varas de extensão 64,66 são fixas em paralelo, uma delas 64 sendo ligada entre as duas extremidades das barras de extensão 58,60, a outra 66 sendo ligada entre as duas barras 58,60 a meio do comprimento das duas barras.
Ambas as secções frontal 14 e traseira 16 da mesa superior 4 da plaina e desengrossadora estão ligadas firmemente à 13 estrutura em caixa rectangular 2 (apesar de a altura da secção frontal 14 poder ser ajustada em relação à estrutura em caixa rectangular) . Dessa forma, o acesso à mesa inferior 20 pelo operador é dificultado. Isto tem como resultado o operador ter dificuldade em introduzir a peça de trabalho na abertura 12 antes de esta ter passado através da abertura de passagem 22. Ao fornecer uma extensão para a mesa inferior 20, é possibilitado ao operador introduzir mais facilmente a peça de trabalho na plaina e desengrossadora quando esta está em utilização no segundo modo de operação. A construção do conjunto de barreira lateral de acordo com a presente configuração da presente invenção será agora descrita com referência às figuras 5 a 9.
Montado na lateral da estrutura em caixa rectangular 2 adjacente à lateral da mesa superior 4 está um conjunto de barreira lateral. O conjunto de barreira lateral inclui uma placa de protecção 68 que se estende ao longo de uma parte substancial do comprimento da mesa superior 4. A placa de protecção 68 tem uma superfície suave 70 ao longo da qual uma peça de trabalho pode ser deslizada à medida que é passada por cima da mesa superior 4. A função do conjunto de barreira lateral é ajudar o operador a guiar a peça de trabalho por cima da mesa superior 4 quando estiver a ser removido material da superfície inferior da peça de trabalho. O operador pode empurrar a peça de trabalho contra a superfície suave 70 da placa de protecção 68 e, em seguida, deslizar a peça de trabalho ao longo da superfície 70 da placa de protecção, bem como por cima da superfície superior da mesa superior para controlar o movimento da peça de trabalho. A superfície suave 70 da placa de protecção 68 pode ser inclinada em relação ao plano da superfície da mesa superior em várias posições em ângulo. Estas várias posições em ângulo 14 incluem colocar a superfície suave 70 da placa de protecção perpendicularmente em relação à mesa superior 4, tal como mostrado na figura 6, ou em um ângulo no qual a placa de protecção se aproxima dos 45 graus em relação ao plano da mesa superior 4, tal como mostrado na figura 7. O mecanismo através do qual a placa de protecção 68 pode ser inclinada em relação ao plano da mesa 4 é referido nesta documentação como o mecanismo de inclinação. O mecanismo de inclinação apenas permite que a superfície 70 da placa de protecção 68 seja inclinada sobre um eixo horizontal. Para além disso, a placa de protecção 68 pode ser deslizada para trás e para a frente através da largura da superfície da mesa superior numa direcção que é paralela ao eixo de rotação do cilindro de corte rotativo 24. O mecanismo pelo qual a placa de protecção 68 é deslizada em relação à mesa superior 4 é referido como mecanismo de deslizamento. O mecanismo de deslizamento não permite que a placa de protecção 68 se incline de qualquer forma. O mecanismo de inclinação será agora descrito detalhadamente com referência às figuras 5, 6 e 7.
Com referência à figura 5, dois apoios 72 são ligados à traseira da placa de protecção 68. Os apoios 72 são montados lado a lado, em paralelo entre si, e projectam-se para trás a partir da placa de protecção 68. Cada apoio 72 é fabricado a partir de uma folha de metal. Uma ranhura arqueada 74 é formada em cada um dos apoios 72 que corre da parte de cima do apoio até à base do apoio de uma maneira curva, tal como mostrado. A ranhura arqueada 74 em cada apoio 72 está localizada numa posição correspondente à da ranhura arqueada 74 no outro apoio de uma forma simétrica. O mecanismo de deslizamento, que é descrito detalhadamente abaixo, compreende uma peça de deslizamento 76. A peça de 15 deslizamento é feita em metal fundido. É formada numa extremidade da peça de deslizamento de dois apoios integrais 78 que se estendem para cima e em paralelo entre si. Uma abertura é formada em cada um dos apoios que é alinhada com a abertura no outro apoio 78. Os dois apoios 78 da peça de deslizamento 76 estão localizados entre os dois apoios 72 ligados à traseira da placa de protecção 68, cada um dos apoios 78 na peça de deslizamento sendo rente ao apoio 72 correspondente montado na traseira da placa de protecção 68, tal como mostrado.
Um parafuso (não visível) passa através da ranhura arqueada 74 de um dos apoios 72 ligado à traseira da placa de protecção 68, através da abertura formada em um dos apoios 78 na peça de deslizamento 76 que é rente a esse apoio 72, através do intervalo entre os dois apoios integrais 78 na peça de deslizamento 76, através da abertura do outro apoio 78 na peça de deslizamento 76, através da ranhura arqueada 74 do segundo apoio 72 montado na traseira da placa de protecção 68 rente a esse apoio 78. Uma pega 80 está ligada a uma extremidade do parafuso e uma porca 82 está enroscada na outra extremidade. Entre a pega 80 e a lateral do apoio 72 na placa de protecção 68 adjacente à pega 80 existe uma anilha 84 com um diâmetro exterior que é superior à largura das ranhuras arqueadas 74, mas que tem um diâmetro interior inferior ao da base da pega 80. Localizada na outra extremidade do parafuso entre a porca 82 e o outro apoio 72 montado na traseira da placa de protecção 68 adjacente à porca 82, existe uma segunda anilha (não visível) que também tem um diâmetro superior ao tamanho da ranhura arqueada 74 nesse apoio 72 e um diâmetro interior inferior ao diâmetro exterior da porca 82. O parafuso passa através do comprimento de um tubo de metal 84 que está localizado entre os dois apoios formados na peça de 16 deslizamento 76. 0 diâmetro do tubo 84 é superior ao diâmetro dos orifícios formados através dos apoios 78 na peça de deslizamento 76. 0 comprimento do tubo 84 é igual ao tamanho do intervalo entre os apoios 78 na peça de deslizamento 76. 0 mecanismo de inclinação é operado apertando o parafuso e porca 82 utilizando a pega 80, o que causa que cada par de apoios 72,78 adjacentes montados na traseira da placa de protecção 68 e a peça de deslizamento 76 sejam apertados entre a extremidade adjacente do tubo 84 que rodeia o parafuso e a anilha localizados no lado oposto do par adjacente de apoios 72,78. Para soltar o mecanismo de inclinação, o parafuso e porca 82 desenroscado utilizando a pega 80, soltando a pressão de aperto exercida sobre os dois pares de apoios 72,78 permitindo que a aplaca de protecção 68 seja inclinada a um ângulo adequado. A placa de protecção 68 é inclinada deslizando o parafuso dentro da ranhura arqueada 74 até que a placa de protecção esteja na posição correcta. Uma vez colocada no ângulo adequado, o parafuso e a porca 82 são apertados novamente, reaplicando a força de aperto sobre os dois apertos adjacentes 72,78, evitando qualquer movimento posterior da placa de protecção 68. A figura 6 mostra uma placa de protecção 68 numa posição vertical, enquanto a figura 7 mostra uma placa de protecção numa posição em ângulo com o parafuso localizado numa parte diferente das ranhuras arqueadas 74. O mecanismo de deslizamento será agora descrito detalhadamente com referência às figuras 5, 8 e 9. O mecanismo de deslizamento compreende a peça de deslizamento 76 e um apoio-guia 86 O apoio-guia 86 é montado na lateral da estrutura 2 da plaina e desengrossadora adjacente à lateral da mesa superior 4 através da utilização de dois parafusos 88 que 17 ligam o apoio-guia 86 à parede lateral da estrutura em caixa rectangular 2. 0 apoio-guia 86 compreende um canal 40 com uma secção em corte uniforme que se estende em paralelo ao eixo de rotação do cilindro de corte 24 O canal 90 compreende duas paredes laterais 92 que estão em ângulo em relação à vertical, a largura do canal 90 expandindo-se para longe da base que o utilizador pode fazer deslizar. A base 94 do canal 90 é plana e horizontal. Duas arestas 96 correm ao longo do comprimento do canal, tal como mostrado, de uma forma simétrica paralela ao eixo longitudinal do canal 90. Um orifício é formado verticalmente através do apoio-guia 86, a entrada do qual está localizada centralmente na superfície da base 94 do canal 90. Um parafuso 98 está localizado dentro da abertura, a cabeça do parafuso (não mostrada) sendo localizada abaixo do apoio-guia 86, a outra extremidade projectando-se verticalmente para cima a partir da entrada da abertura para dentro do canal 90, tal como mostrado nas figuras 7 e 8. O apoio-guia é feito de metal fundido. A forma do lado inferior da peça de deslizamento 76 corresponde à forma do canal 90 no apoio-guia 86. A peça de deslizamento 76 está localizada dentro do canal e consegue deslizar dentro do canal ao longo do seu comprimento. Uma ranhura alongada 100 é formada centralmente ao longo de uma parte substancial do comprimento da peça de deslizamento 76, tal como mostrado na figura 5. O comprimento da ranhura é superior ao do diâmetro do parafuso 98. Quando a peça de deslizamento 76 está montada no apoio-guia, o parafuso 98 estende-se através da ranhura 100, tal como mostrado. Uma porca (não mostrada) que tem um diâmetro superior à largura da ranhura 100 é enroscada no parafuso 98. Uma pega 102 rodeia a porca e é utilizada para rodar a porca de forma a enroscá-la 18 no parafuso 98. 0 parafuso 98 é impedido de rodar. Quando a porca é enroscada firmemente no parafuso 98, ela aperta a peça de deslizamento 76 e o apoio-guia 86 um contra o outro, impedindo qualquer movimento relativo. De forma semelhante, quando a porca é desenroscada do parafuso 98, a força de aperto é removida, permitindo que a peça de deslizamento 76 deslize dentro do apoio-guia 86.
Em utilização, um operador soltaria a porca no parafuso 98 rodando a pega 102 e, em seguida, fazendo deslizar a peça de deslizamento 76 dentro do apoio-guia 86, dessa forma movendo a placa de protecção 68 lateralmente através da mesa superior 4. Assim que a placa de protecção 68 estiver na posição correcta em relação à largura na mesa superior, a pega é rodada enroscando a porca no parafuso 98 apertando a peça de deslizamento 76 e o apoio-guia 86 um contra o outro. A construção do mecanismo de ajuste da altura da secção frontal da mesa superior da presente configuração da presente invenção será agora descrita com referência às figuras 10 e 11. A secção frontal 14 da mesa superior pode ter a altura ajustada. A secção frontal 14 é montada na estrutura em caixa rectangular 2 utilizando duas guias de deslizamento, tal como mostrado na figura 10. As guias de deslizamento são montadas em ambos os lados da secção frontal 14. As guias de deslizamento permitem à secção frontal ser movida linearmente a um ângulo em relação à horizontal para ajustar a altura da secção frontal 14. O objectivo de a mover em ângulo é o de compensar o facto de o cilindro de corte 24 e, desse modo, o caminho percorrido pelas lâminas de corte 28 quando o cilindro de corte 24 é rodado, ser redondo. Assim, à medida que a altura da secção frontal 14 aumenta, o bordo frontal da secção frontal, que forma o bordo da ranhura 18, necessita de se 19 mover na direcção da secção traseira 16, estreitando a ranhura 18 se se pretender manter a distância entre o bordo da secção frontal 14 e do cilindro de corte 24. Um mecanismo de propulsor é incorporado para permitir que um operador ajuste a altura da secção frontal. A descrição da construção de um dos apoios-guia será agora apresentada. 0 desenho de ambos é igual.
Ligado a um lado da secção frontal 14 está um molde em metal 110, tal como mostrado na figura 10. O molde em metal está ligado à secção frontal pelos dois parafusos 112 Formada numa extremidade do molde em metal está uma protrusão 114 que tem uma cavidade (não mostrada) para receber a extremidade de um tubo metálico 116 de corte circular. O tubo metálico 116 está fixo rigidamente dentro da cavidade e o movimento entre os dois é impedido. Um segundo tubo metálico 118, igualmente de corte circular, mas de diâmetro inferior ao do primeiro, é montado de forma a se encontrar parcialmente dentro do primeiro tubo metálico 116, com a sua porção superior a estender-se para dentro da extremidade do primeiro tubo metálico 116. O segundo tubo metálico mais pequeno 118 está em posição coaxial e é-lhe permitido mover-se telescopicamente para dentro e para fora do primeiro tubo metálico 116. O segundo tubo metálico 118 estende-se a partir da extremidade do primeiro tubo metálico e, em seguida, atravessa um orifício formado num apoio 120, que é parte integrante do molde em metal 110. O segundo tubo metálico 118 pode deslizar livremente dentro do orifício do apoio metálico 120.
Um primeiro parafuso e porca 122 ligam rigidamente o segundo tubo metálico 118 à extremidade superior da estrutura em caixa rectangular 2. O parafuso 122 impede o movimento do segundo tubo metálico 118 em relação à estrutura em caixa rectangular 2. A altura do segundo tubo metálico 118 por cima da estrutura 20 em caixa pode ser alterada ajustando a porca no parafuso para elevar ou baixar o segundo tubo metálico 118.
Um segundo parafuso 124 atravessa uma ranhura alongada formada através das laterais do primeiro tubo metálico 116. 0 segundo parafuso 124 pode deslizar livremente dentro da ranhura alongada. 0 segundo parafuso 124 age como uma guia para o primeiro tubo metálico 116, permitindo que este deslize axialmente enquanto o impede de se mover lateralmente. As porcas enroscadas no parafuso juntamente com anilhas fornecem uma maneira de guiar o tubo. A altura do primeiro tubo metálico 116 por cima da estrutura em caixa pode ser alterada ajustando a porca no parafuso 124 para elevar ou baixar o primeiro tubo metálico.
Os dois tubos metálicos agem como uma guia para a direcção do movimento da secção frontal 14 da mesa superior quando esta é movida. A secção frontal desloca-se numa direcção que é paralela aos eixos longitudinais dos dois tubos 116,118.
Quando a secção frontal é empurrada ou puxada para a esquerda ou para a direita, o segundo tubo de metal 118 move-se telescopicamente para dentro ou para fora do primeiro tubo metálico 116, sendo a direcção do movimento restringida pela interacção dos dois tubos metálicos 116,118. 0 ângulo dos dois tubos metálicos pode ser ajustado ajustando as porcas nos dois parafusos 122,124, dessa forma elevando ou baixando as alturas do primeiro e segundo tubos.
Foi adicionada uma escala pintada 126 ao segundo tubo metálico 118 de uma das guias de deslizamento. Foi adicionado um apontador metálico 128 ao molde em metal correspondente 110, o qual aponta para a escala 126 e indica a altura da secção frontal 14. O mecanismo propulsor através do qual a secção frontal da mesa superior é movida será agora descrito. 21
Rigidamente ligado à extremidade frontal da secção frontal 14 da mesa superior 4 encontra-se um deflector plástico 130. Uma barra metálica 132 atravessa o deflector plástico 130. A barra 132 está concebida para que possa rodar livremente dentro do deflector plástico 130, mas não pode deslizar axialmente através do deflector plástico 130. Um botão 134 está ligado à extremidade da barra 132. Rodar o botão 134 resulta na rotação da barra 132.
Um orifício é formado na extremidade 136 da barra 132 que é oposta ao botão 134. O orifício é coaxial relativamente à barra 132. A parede interior do orifício é roscada.
Ligada entre as duas paredes 8,10 da estrutura em caixa rectangular 2 está uma segunda barra metálica 138. Um parafuso roscado 144 atravessa um orifício formado no centro da segunda barra 138, tal como mostrado na figura 11. Uma porca 140 juntamente com a cabeça 142 do parafuso 144 prende o parafuso metálico 144 em posição em relação à segunda barra 138. A extremidade 136 da primeira barra 132 com o orifício é enroscada na secção roscada do parafuso 144. Rodar a primeira barra 132 resulta no enroscamento da primeira barra 132 no parafuso 144, o que provoca que a barra 132 se mova juntamente com o deflector de plástico 130 à medida que é enroscada no parafuso 144. Rodar o botão 134 num primeiro sentido resulta na barra 132 e deflector plástico 130 e botão 134 moverem-se numa primeira direcção, e rodar o botão 134 no sentido oposto resulta na barra 132 e deflector plástico 130 e botão 134 moverem-se na segunda direcção. Uma vez que uma primeira secção 14 da mesa superior está ligada ao deflector plástico 130, o movimento do deflector resulta em movimento da secção frontal 14 da mesa superior 4.
Uma porca de bloqueio 146 está ligada por rosca à barra entre o botão 134 no deflector plástico 130. Rodar a porca de 22 bloqueio faz com que ela engate no deflector plástico 130 e tente puxar a barra 132 através do deflector plástico 130. Porém o deflector plástico 130 e a barra 132 estão dispostos de modo a não permitir movimento axial entre eles, apenas rotativo, isto faz com que a porca de bloqueio 146 bloqueie a barra 132 e impeça a rotação da mesma. O mecanismo propulsor é utilizado para mover a secção frontal 14 para trás e para a frente através da rotação do botão 134. A guia de deslizamento é utilizada para controlar a direcção do movimento, sendo o movimento restringido ao eixo longitudinal dos dois tubos metálicos 116,118. O mecanismo propulsor da plaina e desengrossadora será agora descrito com referência às figuras 12 e 13.
Um motor eléctrico (não mostrado) é montado dentro da base 6 da estrutura em caixa 2. Dois parafusos 150 são utilizados para ligar o motor eléctrico à lateral da estrutura que pode ser solta para ajustar a posição do motor eléctrico. O eixo 152 do motor eléctrico projecta-se através de uma abertura na parede lateral da estrutura em caixa rectangular 2.
Duas rodas 154 são montadas rigidamente de forma adjacente no eixo 152, tal como mostrado na figura 12.
Duas roldanas 156,158, tal como mostradas na figura 13, são montadas em cada lado do cilindro de corte para que os seus eixos de rotação sejam paralelos entre si e entre o eixo de rotação do cilindro de corte 24. A primeira roldana 156 é feita de uma barra metálica de corte circular com uma superfície serrilhada. A segunda roldana 158 é feita de uma barra metálica de corte circular, sendo revestida por borracha. Montados numa das extremidades das duas roldanas existem dentes de roda 160,162, tal como mostrado na figura 12. 23
Montada de forma rotativa na lateral da parede da estrutura em caixa rectangular existe uma primeira roda dentada 164. Integralmente formada com a primeira roda dentada existe um dente de roda que é coaxial em relação ao eixo de rotação da primeira roda dentada 164. Uma corrente 166 envolve os dentes de roda da primeira engrenagem e os dois dentes de roda 160,162 nas extremidades das duas roldanas 156,158. Rodar a primeira roda dentada 164 resulta na rotação dos dentes de roda da primeira roda dentada que, por sua vez, faz com que os dois dentes de roda 160,162 e, dessa forma, as duas roldanas 156,158, rodem. Um dente de roda de ajuste 168 é montado rotativamente no braço 170, que é ligado articuladamente à primeira roda dentada 164, e o qual pode girar sobre o eixo de rotação da primeira roda dentada 164. A mola 172 inclina os dentes de roda 168 a engatarem na corrente 166, o que faz com que a corrente 166 seja esticada. Os dentes de roda de ajuste 168 são utilizados para assegurar que a corrente 166 é mantida na tensão correcta.
Uma segunda roda dentada 174 engrena na primeira roda dentada 164. A segunda roda dentada 170 é montada rotativamente na parede lateral da estrutura em caixa rectangular 2. A segunda roda dentada 174 é formada integralmente com uma roda 176. Uma fita de borracha 178 passa à volta da roda 176 e à volta de uma das rodas 154 montadas no eixo 152 do motor. Rodar o eixo do motor eléctrico origina a rotação da roda 176 devido à fita de borracha 178. Isto resulta na rotação da segunda roda dentada 174 que, por sua vez, acciona a primeira roda dentada 164. Desta forma, a rotação do motor eléctrico resulta na rotação das duas roldanas 156,158.
Uma segunda fita de borracha 180 faz a ligação entre a outra roda 154 montada no eixo 152 do motor e o eixo 182 no qual o cilindro de corte 24 é montado dentro da estrutura em caixa 24 rectangular leve 2. Dessa forma, rodar o eixo do motor eléctrico resulta na rotação do cilindro de corte 24. 0 tamanho das várias rodas é combinado de forma a alcançar as velocidades correctas para os dois rolos e para o cilindro de corte através da rotação do motor eléctrico. 0 mecanismo de ajuste de altura da mesa inferior será agora descrito com referência às figuras 1,4,14 e 15. A mesa inferior 20 tem quatro aberturas formadas através de quatro cantos da mesa 20, sendo os eixos longitudinais das quatros aberturas verticais. O corte de cada uma das quatro aberturas é circular, sendo as paredes interiores da abertura roscadas ao longo do comprimento da abertura. Uma barra roscada 190 atravessa cada uma das quatro aberturas, a rosca da barra 190 engata na rosca da abertura. Cada uma das quatro barras 190 é montada verticalmente de modo a poder ser rodada dentro da estrutura em caixa leve 2, e pode ser rodada sobre o seu eixo longitudinal. Rodar cada uma das quatro barras 190 resulta no movimento da mesa inferior 20 ao longo do comprimento da barra 190 devido à interacção das roscas em cada uma das barras 190 e das paredes da abertura. Montados na extremidade inferior de cada uma das barras existem dentes de roda 192, tal como mostrado nas figuras 14 e 15. Uma corrente 194 envolve todos os quatros dentes de roda de forma que a rotação de um dente de roda resulta na rotação de todos os quatro dentes de roda 190. Isto assegura que a mesa inferior 20 move-se para cima e para baixo de uma forma uniforme em todos os cantos. Quando a plaina e desengrossadora é montada, a mesa inferior é montada nas quatro barras 190 de forma que esteja horizontal.
Uma barra 190 estende-se do interior da estrutura rectangular através da superfície superior da estrutura. Uma pega 196 está montada na parte superior dessa barra 190 e um operador roda a 25 pega 196 fazendo com que a barra ligada à pega rode, o que, por sua vez, roda todas as barras devido à corrente. À medida que as barras 190 rodam, a mesa inferior é elevada ou baixada enquanto a mesa inferior é enroscada para cima ou para baixo.
Os suportes da secção traseira serão agora descritos com referência às figuras 16 e 17. A secção traseira 16 da mesa superior 4 é montada rigidamente na parte superior da estrutura em caixa rectangular 2 da plaina e desengrossadora. A secção traseira 116 é ligada à estrutura utilizando dois suportes, cada um localizado num lado da secção traseira. Cada suporte compreende um molde em metal 200, uma chapa metálica 202, quatro porcas de suporte 204, parafusos 206 e anilhas 208 e dois parafusos 210 e anilhas 212.
Cada molde de metal compreende uma parede vertical 214 ligada a uma base horizontal 216, tal como mostrado na figura 16. A parede vertical 214 do molde em metal 200 compreende dois orifícios. O molde em metal 200 está ligado à lateral da secção traseira 16 utilizando dois parafusos de ligação 210 que atravessam dois orifícios na parede vertical 214, através das anilhas 212, e depois são enroscados na lateral da secção traseira 16.
Quatro orifícios são formados através da base horizontal através da qual passam os parafusos de montagem 206.
Formadas na parte superior de uma das paredes laterais 8,10 da estrutura em caixa rectangular 2 encontram-se duas ranhuras 218, que servem para receber a cabeça 220 de uma das porcas de montagem 206, tal como mostrado na figura 17.
As chapas metálicas 202 compreendem dois orifícios através dos quais irão passar os parafusos de montagem 206, que têm as suas cabeças 220 localizadas dentro das ranhuras 218 nas paredes laterais 8,10. Quando o molde de metal 200 é ligado à 26 parte superior da parede 8,10, a chapa metálica 202 é apertada entre a superfície inferior do molde em metal 200 e a superfície superior da parede 8,10. As cabeças 220 dos dois parafusos de montagem 206 estão localizadas nas ranhuras 218 formadas na parede superior, o veio dos parafusos atravessando as aberturas na chapa metálica 202 e, em seguida, atravessando duas aberturas na base do molde em metal 200. Os dois outros parafusos 206 atravessam as duas aberturas restantes na base do molde em metal, as cabeças desses parafusos sendo apertadas entre a superfície inferior do molde em metal 200 e a superfície superior da chapa metálica 202. Porcas de montagem 204 são então enroscadas nas extremidades dos parafusos 206 apertando as anilhas 208 contra a superfície superior da base 216 do molde, tal como mostrado na figura 16.
Ao ajustar o aperto das porcas 204 nos parafusos de montagem 206, as posições das cabeças dos parafusos podem ser ajustadas ligeiramente, fornecendo a chapa metálica uma força de inclinação à medida é forçada a flexionar ligeiramente devido às posições das cabeças dos parafusos 206. Isto permite um ligeiro movimento da chapa metálica 200 em relação à parede lateral 8,10 da estrutura. Portanto, ao ajustar os parafusos 206, a chapa metálica 200 pode ser inclinada correctamente para permitir que a secção traseira 16 da mesa superior 2 seja ajustada de forma a ficar horizontal. O aspirador será agora descrito com referência às figuras 18,19 e 20. O aspirador compreende uma caixa de plástico 250 tendo na sua superfície superior numa extremidade uma abertura rectangular 252 formada através da parede superior ao longo da largura da caixa. Localizado na outra extremidade da caixa de plástico na superfície inferior da caixa existe um tubo 254 de corte circular que se estende para baixo. O tubo 254 está alinhado 27 com uma abertura circular dentro da parede da caixa 250, de forma que seja possível passar ar e detritos incorporados através do tubo e para dentro da caixa. Dois braços 256 montados na lateral da caixa estendem-se para cima a partir da caixa 250. Duas ranhuras horizontais 258,260 são formadas dentro dos braços 256, tal como mostrado nas figuras 18,19 e 20. O aspirador pode ser ligado à parte superior da desengrossadora e plaina ou à parte de baixo, dependendo do modo de operação da plaina e desengrossadora em utilização.
No primeiro modo de operação, o aspirador é ligado à parte de baixo da secção traseira 16 da mesa superior, tal como mostrado na figura 20. Parafusos 262 enroscados na lateral da secção traseira 16 atravessam as ranhuras superiores 258 dos braços 266. Os parafusos 262 são utilizados para apertar e segurar o braço 266 contra a lateral da secção traseira 16. A abertura rectangular 252 é alinhada com o lado inferior do cilindro de corte rotativo 24. Em seguida liga-se um aspirador ao tubo 254. À medida que a peça de trabalho é cortada na mesa superior 4, as lascas formadas passam através da abertura rectangular 252 e para dentro da caixa e são, em seguida, sugadas para fora através do tubo circular 254.
Quando a plaina e desengrossadora é utilizada no segundo modo de funcionamento, o aspirador é colocado por cima da secção frontal 14 da mesa superior 4, os parafusos 262 que atravessam as ranhuras inferiores 260 dos braços são utilizados para apertarem os braços 256 contra as laterais da mesa superior 4 são mostrados na figura 19. Uma vez mais, a abertura rectangular 252 é alinhada com o cilindro de corte 24. À medida que a peça de trabalho passa por cima da mesa inferior, quaisquer lascas removidas pelo cilindro de corte 24 passam através da abertura rectangular 252 e entram na caixa 250. O 28 aspirador é ligado ao tubo circular 254 para remover as lascas da caixa 250.
Lisboa, 27 de Setembro de 2007 29

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Uma plaina e desengrossadora que compreende uma estrutura (2) com uma abertura de passagem (22), que se estende através da estrutura a partir de uma abertura (12) numa parede da estrutura até outra abertura numa parede da estrutura; uma mesa superior (4) com secções frontal (14) e traseira (16) montadas na estrutura de modo a formarem uma ranhura (18) entre as secções frontal e traseira da mesa superior; um cilindro de corte (24) montado dentro da estrutura de maneira a poder ser rodado, em que uma secção superior longitudinal da parte periférica do cilindro de corte se projecta para cima através da ranhura, e uma secção inferior longitudinal da parte periférica do cilindro de corte se projecta para baixo para dentro da abertura de passagem; uma mesa inferior (20), substancialmente paralela à mesa superior, montada dentro da abertura de passagem ou formando a base da abertura de passagem, por baixo do cilindro de corte; uma cobertura (34), montada por cima da mesa superior, possível de ser movida de uma primeira posição, na qual está colocada adjacente à mesa superior e cobre a secção longitudinal do contorno exterior do cilindro de corte que se projecta para cima através da ranhura, até uma segunda posição na qual está por cima e afastada da mesa superior, caracterizada por a cobertura poder ser movida perpendicularmente em relação ao plano da mesa superior desde a primeira posição para a segunda posição, e está montada na estrutura utilizando uma estrutura telescópica (44, 46) .
  2. 2. Uma plaina e desengrossadora, de acordo com a reivindicação N°.l, caracterizada por a cobertura poder 1 ser movida adicionalmente numa direcção paralela à do plano da mesa superior.
  3. 3. Uma plaina e desengrossadora, de acordo com a reivindicação N°.2, caracterizada por a cobertura estar montada de modo a poder ser deslizada dentro de um suporte (38) ligado à estrutura telescópica.
  4. 4. Uma plaina e desengrossadora, de acordo com qualquer uma das reivindicações N°.l a N°.3, caracterizada por a estrutura telescópica incluir um primeiro tubo (46) ligado à cobertura, a qual é ligada telescopicamente a um segundo tubo (44) montado na estrutura. Lisboa, 27 de Setembro de 2007 2
PT05001772T 2004-03-02 2005-01-28 Plaina e desengrossadora PT1570964E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0404557A GB2411619A (en) 2004-03-02 2004-03-02 Planer and thicknesser

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1570964E true PT1570964E (pt) 2007-10-10

Family

ID=32088484

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05001772T PT1570964E (pt) 2004-03-02 2005-01-28 Plaina e desengrossadora

Country Status (11)

Country Link
US (4) US7527080B2 (pt)
EP (4) EP2033750A3 (pt)
CN (6) CN101648289B (pt)
AT (2) ATE365613T1 (pt)
AU (1) AU2005200726A1 (pt)
DE (1) DE602005001458T2 (pt)
DK (1) DK1570964T3 (pt)
ES (1) ES2288277T3 (pt)
GB (1) GB2411619A (pt)
PL (1) PL1570964T3 (pt)
PT (1) PT1570964E (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2411619A (en) * 2004-03-02 2005-09-07 Black & Decker Inc Planer and thicknesser
EP1785244B1 (en) 2005-11-11 2008-03-26 BLACK & DECKER INC. Planer and/or thicknesser comprising a guard for a cutting tool
US7503357B2 (en) * 2006-04-25 2009-03-17 Bor-Yann Chuang Swiftly adjusting device for a blade shaft of a planer
GB0710034D0 (en) * 2007-05-25 2007-07-04 Gmca Pty Ltd Improved planer
US20100006179A1 (en) * 2008-07-10 2010-01-14 Lee-Cheng Chang Combined base assembly and granite jointer table for hand jointer
US10215529B2 (en) * 2009-01-16 2019-02-26 Prototype Productions Incorporated Ventures Two, Llc Accessory mount for rifle accessory rail, communication, and power transfer system—accessory attachment
GB201005537D0 (en) 2010-04-01 2010-05-19 Black & Decker Inc Dust extractor for planer thicknesser
GB201005539D0 (en) 2010-04-01 2010-05-19 Black & Decker Inc Power tool
PL2617849T3 (pl) * 2010-09-16 2017-07-31 Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation Walcowana na zimno blacha stalowa o dużej wytrzymałości z doskonałą ciągliwością i podatnością na wywijanie kołnierza, ocynkowana blacha stalowa o dużej wytrzymałości, oraz sposób ich wytwarzania
CN103537911B (zh) * 2013-10-21 2015-09-09 芜湖鼎恒材料技术有限公司 一种可无限延长的机床
CN105291202B (zh) * 2015-11-23 2017-10-27 四川省青城机械有限公司 侧向链式输送机构
CN113976972B (zh) * 2021-10-29 2024-04-26 佛山市顺德区富豪木工机械制造有限公司 一种刨床及其刨削方法

Family Cites Families (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1001391A (en) * 1906-05-31 1911-08-22 Frederick W Hall Hand-guard for planing-machines.
US941427A (en) * 1909-01-08 1909-11-30 Per Georg Carl Lundberg Protecting arrangement for rotary tools.
DE457185C (de) * 1923-09-20 1928-03-09 Marius Tetard Kombinierte Abricht-, Zapfenschneid-, Sims- und Dicktenhobelmaschine mit einstellbarem Dicktenhobeltisch
FR583282A (fr) * 1924-07-03 1925-01-09 Commande hydraulique des machines à bois
FR690421A (fr) * 1930-02-22 1930-09-19 Appareil amovible pour la fabrication des joints de douves ou pièces analogues
GB405392A (en) * 1932-09-26 1934-02-08 Joseph Trendall Improvements in guards for protection against the cutters of wood planing machines
US2140322A (en) * 1936-02-10 1938-12-13 Central Specialty Co Woodworking machine
US2099519A (en) * 1936-03-05 1937-11-16 Duro Metal Prod Co Woodworking tool
GB519187A (en) * 1938-09-16 1940-03-19 Thomas Robinson & Son Ltd Improvements in and relating to fences for wood-working machinery
DE895057C (de) * 1948-10-01 1953-10-29 Karl M Reich Fa Abricht- und Dicktenhobelmaschine
CH307721A (de) * 1954-05-08 1955-06-15 Mawera Maschinen Werkzeuge App Einrichtung für Flachhobelmaschinen zum Bestossen einer Seitenfläche beim Abrichten von Breitseiten von Werkstücken.
US2872957A (en) * 1956-12-24 1959-02-10 Yates American Machine Co Table and fence adjusting means for a jointer
US2913021A (en) * 1957-03-15 1959-11-17 Fred D Warren Multiple woodworking tool
FR2276907A1 (fr) * 1974-07-01 1976-01-30 Retiere Paul Dispositif pour l'aspiration des copeaux d'une degauchisseuse-raboteuse en operation de degauchissage
JPS52135498A (en) * 1976-05-08 1977-11-12 Shinko Kogyo Kk Reciprocating cutting type automatic planer for use in woodworking
US4356851A (en) * 1980-12-01 1982-11-02 The Singer Company Jointer-planer fence mounting
FR2520286A1 (fr) * 1982-01-26 1983-07-29 Dementhon Armande Dispositif de protection sur degauchisseuse
DE8602800U1 (de) * 1986-02-04 1986-03-27 Mafell Maschinenfabrik Rudolf Mey Gmbh & Co Kg, 78727 Oberndorf Dicken- und Abrichthobelmaschine
GB2190876B (en) * 1986-05-27 1989-12-06 Wadkin Public Ltd Co Woodworking router
DE3642152A1 (de) * 1986-12-10 1988-06-23 Bosch Gmbh Robert Winkelanschlag
US4757849A (en) * 1987-10-19 1988-07-19 Morris James S Work bench work surface extension apparatus
US4915148A (en) * 1989-02-27 1990-04-10 Tfc Corporation Jointer attachment for multipurpose power tool
FR2645066B1 (fr) * 1989-03-28 1993-05-28 Lurem Sa Protecteur de porte-outil degauchisseur
DE9107890U1 (de) * 1991-06-27 1991-08-22 Leonhard Hofmann Maschinenfabrik GmbH, 8532 Bad Windsheim Kombinierte Abricht- und Dickenhobelmaschine
CN2096460U (zh) * 1991-07-20 1992-02-19 洪志焜 高速竹条自动成型机
US5255724A (en) * 1992-11-12 1993-10-26 Butke Gregory F Adjustable extension assembly
US5533557A (en) * 1995-01-10 1996-07-09 Emerson Electric Co. Jointer/planer machine
US5662019A (en) * 1995-05-03 1997-09-02 Denman; Paul M. Safety device for woodworking tools
US5595227A (en) * 1995-05-25 1997-01-21 American Machine & Tool Company, Inc. Of Pennsylvania Adjustable fence assembly used with jointer-planer machines
DE19526125A1 (de) * 1995-07-18 1996-03-21 Patrice Peitzmeyer Rollenauflage für Dicktenhobelmaschine
CN2230213Y (zh) * 1995-09-25 1996-07-03 彭永辉 小型木工刨床
CN2275931Y (zh) * 1996-09-03 1998-03-11 张木水 木工立轴机的安全防护装置
IT1305909B1 (it) * 1998-04-23 2001-05-21 Cps S R L Dispositivo per sollevare autonomamente apparecchiature di protezioneper macchine utensili.
US6899004B1 (en) * 1998-08-14 2005-05-31 Delta International Machinery Corp. Sawing apparatus and saw fence system
US6026870A (en) * 1998-11-30 2000-02-22 Liu; Ming-Huang Workpiece supporting assembly of carpenter's plane
US6446687B1 (en) * 1999-01-14 2002-09-10 Peter Jukoff Combination workpiece positioning/hold-down and anti-kickback device for a work table
US6250349B1 (en) * 2000-03-22 2001-06-26 Grizzly Industrial, Inc. Jointer fence systems and methods
US6502475B2 (en) * 2001-02-13 2003-01-07 Delta International Machinery Corp. Multiple-speed gear arrangement for portable planer and other power tools
TW488373U (en) * 2001-03-21 2002-05-21 Ruei-Sen Liau Bits and pieces discharging device for hand pressing wood planning machine
FR2823464B1 (fr) * 2001-04-12 2003-07-25 Lurem Machines A Bois Machine outil integrant une degauchisseuse et une mortaiseuse
TW506334U (en) 2001-06-20 2002-10-11 Ruei-Sen Liau Retaining device for guiding board of manually pressed wood planning machine
TW500043U (en) * 2001-07-18 2002-08-21 Ruei-Sen Liau Speed adjusting apparatus for feeding roller of wood planing machine
DE20112509U1 (de) * 2001-07-28 2001-11-15 Aigner, Georg, 94419 Reisbach Vorrichtung zur Vergrößerung eines Maschinentisches
TW516493U (en) * 2001-12-04 2003-01-01 Ruei-Sen Liau Adjustment apparatus for guiding board of hand held wood planing machine
TW567983U (en) * 2001-12-31 2003-12-21 Ruei-Sen Liau Apparatus for adjusting cutting amount of hand-pressed wood planing machine
GB2411619A (en) * 2004-03-02 2005-09-07 Black & Decker Inc Planer and thicknesser

Also Published As

Publication number Publication date
ATE365613T1 (de) 2007-07-15
US20050194063A1 (en) 2005-09-08
US20080105333A1 (en) 2008-05-08
CN100595010C (zh) 2010-03-24
ATE542652T1 (de) 2012-02-15
CN101112724A (zh) 2008-01-30
EP2206587B1 (en) 2012-01-25
CN101648291A (zh) 2010-02-17
CN101648290B (zh) 2012-09-05
US7527080B2 (en) 2009-05-05
EP2206587A1 (en) 2010-07-14
EP2033750A3 (en) 2009-07-08
GB0404557D0 (en) 2004-04-07
CN1663720A (zh) 2005-09-07
EP1570964B1 (en) 2007-06-27
CN100406176C (zh) 2008-07-30
DE602005001458T2 (de) 2008-03-06
ES2288277T3 (es) 2008-01-01
CN101648289A (zh) 2010-02-17
US20090211664A1 (en) 2009-08-27
EP1570964A2 (en) 2005-09-07
PL1570964T3 (pl) 2007-11-30
US7588063B2 (en) 2009-09-15
CN101648289B (zh) 2013-04-17
EP1818145A2 (en) 2007-08-15
AU2005200726A1 (en) 2005-09-22
CN101648292A (zh) 2010-02-17
EP1818145A3 (en) 2007-10-31
US7913728B2 (en) 2011-03-29
DK1570964T3 (da) 2007-10-29
GB2411619A (en) 2005-09-07
CN101648290A (zh) 2010-02-17
DE602005001458D1 (de) 2007-08-09
US20110139305A1 (en) 2011-06-16
US8127808B2 (en) 2012-03-06
CN101648291B (zh) 2013-04-24
EP1570964A3 (en) 2005-11-23
EP2033750A2 (en) 2009-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1570964E (pt) Plaina e desengrossadora
DE60305836T2 (de) Fliessensäge
US9586335B2 (en) Blade guard with dust collection
US20120006167A1 (en) Rip fence device for table saw
CN103124610A (zh) 可移动的工件夹持机构
US11213971B2 (en) Adjustable blade guard with dust collection
US20090288533A1 (en) Air deflector assemblies for miter saws
US20070137456A1 (en) Vertical saw machine
US4354410A (en) Straight line insulation cutter assembly
US7337701B2 (en) Sliding table for workbench
PT1502719E (pt) Plaina eléctrica
US5540130A (en) Saw machine
CA2496324A1 (en) Planer and thicknesser
US4551047A (en) Router device
CN219616848U (zh) 一种锯切设备
CN216543158U (zh) 一种内饰件装配工作台
JPH072321B2 (ja) テーブルソー
EP0045730A2 (en) Electric hand plane
GB2300238A (en) Adjustable safety shield for lathe
DE9300153U1 (de) Entgratmaschine