PT1568822E - Dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via - Google Patents

Dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via Download PDF

Info

Publication number
PT1568822E
PT1568822E PT05360010T PT05360010T PT1568822E PT 1568822 E PT1568822 E PT 1568822E PT 05360010 T PT05360010 T PT 05360010T PT 05360010 T PT05360010 T PT 05360010T PT 1568822 E PT1568822 E PT 1568822E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
connector
elastic
rail
cavity
elastic connector
Prior art date
Application number
PT05360010T
Other languages
English (en)
Inventor
Francesco Barresi
Original Assignee
Vossloh Cogifer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34746449&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1568822(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Vossloh Cogifer filed Critical Vossloh Cogifer
Publication of PT1568822E publication Critical patent/PT1568822E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B7/00Switches; Crossings
    • E01B7/02Tongues; Associated constructions
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B7/00Switches; Crossings
    • E01B7/22Special sleepers for switches or crossings; Fastening means therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Bearings For Parts Moving Linearly (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Rolling Contact Bearings (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)

Description

ΡΕ1568822 1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO ELÁSTICA DE CARRIS DE APARELHOS DE VIA" O presente invento diz respeito a aparelhos de via para rede ferroviária, e tem mais particularmente como objecto um dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via, em particular de um carril contra-agulha posicionado numa palmeta de deslizamento.
Os dispositivos deste tipo são conhecidos, por exemplo, através dos documentos DE-A-21 53 534, DE-A-32 30 612, EP-A-0 275 604, assim como do documento DE-A-24 09 138.
As agulhas das redes ferroviárias são habitualmente constituídas, para cada fila de carris, por um carril contra-agulha fixo com o qual coopera um carril de agulha móvel que se desloca transversalmente ao eixo da via e que pode ser, conforme se deseje, aplicado ao carril contra-agulha adjacente ou separado deste último.
Uma agulha é designada por "agulha alta" no caso em que o carril de agulha apresenta a mesma altura que o carril contra-agulha e por "agulha baixa" no caso em que o carril de agulha é de altura inferior à do carril contra- 2 ΡΕ1568822 agulha.
No caso de uma agulha de "agulha baixa", o carril de agulha assenta através da sua parte móvel sobre palmetas de deslizamento. A fim de fazer com que o carril contra-agulha se vá manter elasticamente do lado interior da via, é geralmente utilizada uma palmeta de deslizamento com características especiais, que comporta uma cavidade que permite a inserção de um ligador elástico sensivelmente em forma de "U", indo a cabeça desse ligador assentar sobre o patim interno do carril contra-agulha. 0 esforço de apoio sobre o patim, que é da ordem de 1.200 daN, é obtido pela colocação desse ligador sob tensão mediante a disposição das duas extremidades das suas pernas em dois alojamentos sobrelevados que foram previstos para esse efeito e que se acham situados na extremidade da palmeta.
No entanto, os dispositivos de fixação elástica de carris deste tipo que existem actualmente apresentam ainda numerosos inconvenientes.
Esses inconvenientes são devidos em particular ao facto do ligador elástico ser uma peça sensível do dispositivo e dever por isso ser posicionado de uma maneira precisa e sem sofrer nenhum estrago por ocasião da sua colocação em posição, a fim de se evitar uma degradação prematura que iria dar origem a um aumento dos riscos de ruptura, que iria pôr em causa a segurança. 3 ΡΕ1568822
Com os dispositivos conhecidos actualmente, a montagem efectua-se, em principio, em cinco etapas, a saber, a inserção do ligador no alojamento, a colocação de uma perna em posição intermédia, o seu deslocamento até à posição final, seguida pela colocação da outra perna em posição intermédia e pelo seu deslocamento até à posição final.
Na prática, esta sucessão de operações efectua-se com algumas dificuldades. Com efeito, na sua posição intermédia, a perna do ligador acha-se já sob tensão, sem que no entanto se encontre na sua posição final estável. Esta situação instável pode provocar um regresso violento da referida perna à sua posição inicial, o que é nefasto para o seu desempenho ao longo do tempo e para o seu bom funcionamento.
Além disso, nas disposições conhecidas, o posicionamento longitudinal do ligador na cavidade é bastante aleatório e não pode ser garantido de maneira repetivel e rigorosa devido ao facto do ligador ser montado numa armação e dessa montagem dever ser efectuada com folga. Dai resulta que o esforço de aplicação se torna variável, não podendo portanto ser conhecido e não podendo por isso ser garantido.
Quando o conjunto do aparelho de via se encontra em funcionamento produzem-se vibrações que fazem com que o ligador tenha tendência a avançar, de maneira que a folga 4 PE1568822 aumenta e o esforço de aplicação evolui e pode chegar a ter uma diminuição da ordem de 50%. Daí resulta que o ligador se pode desmontar inteiramente sob o efeito das trepidações e que deixa de ser assegurada a manutenção do carril, o que pode ter graves consequências sob o ponto de vista da segurança. Este inconveniente existe igualmente quando se está em presença de uma palmeta dotada de um batente, que corre o risco de se desgastar prematuramente devido aos deslocamentos provocados pelas vibrações. O objectivo do presente invento consiste em remediar esses inconvenientes ao propor um dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via, em particular de um carril contra-agulha posicionado numa palmeta de deslizamento permitindo um posicionamento preciso desta última e evitando qualquer risco de desgaste rápido.
Para esse efeito, o dispositivo para a fixação elástica de um carril contra-agulha fixo, que coopera com um carril de agulha móvel que pode deslocar-se transversalmente à via, compreende uma palmeta que constitui um apoio para o carril contra-agulha e uma palmeta de deslizamento para o carril de agulha, indo o carril contra-agulha ser, em posição de utilização, mantido, por um lado, do lado exterior da via, por uns meios de fixação, e, por outro lado, do lado interior da via, por um ligador elástico sensivelmente em forma de "U", achando-se a referido ligador elástico disposto numa cavidade da palmeta, indo as 5 PE1568822 extremidades respectivas das pernas do ligador penetrar, quando o referido ligador elástico é posto sob tensão, por intermédio de um batente destinado a assegurar o esforço de aplicação do carril contra-agulha sobre a palmeta, nuns alojamentos sobrelevados previstos para esse efeito na referida palmeta, e é caracterizado por o ligador elástico comportar, junto da extremidade de cada perna do "U" de que ele é formado, um elemento saliente, em forma de protuberância ou de dente, formado integralmente com a referida extremidade, indo os referidos elementos salientes ser aplicados contra um rebordo superior da cavidade da palmeta, numa posição de introdução máxima do ligador na referida cavidade. 0 invento será melhor compreendido através da leitura da descrição que irá ser feita a seguir, que diz respeito a um modo de realização preferido, apresentado apenas a titulo de exemplo não limitativo e explicado com referência aos desenhos esquemáticos anexos, em que: a Figura 1 é uma vista em alçado e em corte de um dispositivo de fixação de acordo com o invento; a Figura 2 é uma vista parcial, em planta, da palmeta de deslizamento; e a Figura 3 é uma vista em planta apenas do ligador elástico. 6 PE1568822
As Figuras 1 e 2 dos desenhos anexos representam um dispositivo para a fixação elástica de um carril contra-agulha fixo 1 que coopera com um carril de agulha móvel que pode deslocar-se transversalmente à via, o dispositivo compreendendo uma palmeta 2 que constitui um apoio para o carril contra-agulha 1 e uma palmeta de deslizamento 2 para o carril de agulha, indo o carril contra-agulha 1 ser, em posição de utilização, mantido, por um lado, do lado exterior da via, por uns meios de fixação, e, por outro lado, do lado interior da via, por um ligador elástico 3 sensivelmente em forma de "U", achando-se a referido ligador elástico 3 disposto numa cavidade 4 da palmeta 2, indo as extremidades respectivas das pernas 5 do ligador penetrar, quando o referido ligador elástico 3 é posto sob tensão, por intermédio de um batente 6 destinado a assegurar o esforço de aplicação do carril contra-agulha 1 sobre a palmeta 2, nuns alojamentos sobrelevados 7 previstos para esse efeito na referida palmeta 2.
De acordo com o invento e como é mostrado pelas Figuras 1 a 3 dos desenhos anexos, o ligador elástico 3 comporta, junto da extremidade de cada perna 5 do "U" de que ele é formado, um elemento saliente 8, em forma de protuberância ou de dente, formado integralmente com a referida extremidade, indo os referidos elementos salientes ser aplicados contra um rebordo superior 4' da cavidade 4 da palmeta 2, numa posição de introdução máxima do ligador na referida cavidade. 7 PE1568822
De preferência, os elementos salientes 8 do ligador elástico 3, em forma de protuberâncias ou de dentes, são realizados por forjamento.
Estes elementos salientes 8, previstos junto da extremidade de cada perna 5 do ligador elástico 3, são concebidos para assegurar a inserção do ligador elástico 3 até à sua posição longitudinal normal na cavidade 4 da palmeta 2, com obtenção de um posicionamento longitudinal perfeito do referido ligador elástico 3.
Deste modo é possível realizar um bom posicionamento longitudinal do ligador elástico 3, ao mesmo tempo que se impede uma introdução demasiado profunda do referido ligador elástico 3 na cavidade 4 da palmeta 2, impedindo-se assim qualquer risco de imobilização desta em posição de serviço graças ao facto dos elementos salientes 8 com que as extremidades das pernas 5 do ligador elástico 3 se acham equipadas se irem aplicar contra o rebordo superior 4' da cavidade 4 da palmeta 2, numa posição de introdução máxima.
Daí resulta que, quando é inserido totalmente longitudinalmente na cavidade 4, o ligador elástico 3 posiciona-se na referida cavidade, eventualmente sem que os seus elementos salientes 8 entrem em contacto com o rebordo superior 4'. As vibrações que se produzem por ocasião do funcionamento normal da agulha, que têm por efeito fazer com que o ligador elástico 3 tenha tendência para se deslocar na cavidade 4, só podem provocar um tal desloca- ΡΕ1568822 mento apenas numa medida muito limitada, a saber, numa distância correspondente à diferença entre o comprimento da abertura da cavidade 4 e a distância entre a extremidades das pernas 5 do ligador elástico 3 e o bordo distai dos elementos salientes 8, sendo essa distância ligeiramente inferior ao comprimento da abertura da cavidade 4.
Por ocasião da construção é perfeitamente possivel controlar essa distância de maneira a que o ligador elástico 3 só se possa deslocar dentro de limites perfeitamente precisos, definidos e conhecidos, e a que a sua posição fique perfeitamente garantida. Dai resulta que se conseguem evitar os inconvenientes inerentes aos ligadores conhecidos até ao presente momento.
Graças ao invento é possivel realizar um dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via, em particular de carris contra-agulha, que permite um posicionamento preciso destes últimos, evitando-se assim qualquer risco de dessolidarização entre estes e a palmeta.
Evidentemente que o invento não se acha limitado ao modo de realização descrito e representado nos desenhos anexos. São possíveis modificações, nomeadamente sob o ponto de vista da constituição dos diversos elementos ou por substituição de equivalentes técnicos, sem por isso se sair do âmbito de protecção do invento tal como definido ΡΕ1568822 pelas reivindicações anexas
Lisboa, 9 de Março de 2007

Claims (3)

  1. ΡΕ1568822 1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para a fixação elástica de um carril contra-agulha fixo (1) que coopera com um carril de agulha móvel que pode deslocar-se transversalmente à via, o dispositivo compreendendo uma palmeta (2) que constitui um apoio para o carril contra-agulha (1) e uma palmeta de deslizamento (2) para o carril de agulha, indo o carril contra-agulha (1) ser, em posição de utilização, mantido, por um lado, do lado exterior da via, por uns meios de fixação, e, por outro lado, do lado interior da via, por um ligador elástico (3) sensivelmente em forma de "U", achando-se a referido ligador elástico (3) disposto numa cavidade (4) da palmeta (2), indo as extremidades respecti-vas das pernas (5) do ligador penetrar, quando o referido ligador elástico (3) é posto sob tensão, por intermédio de um batente (6) destinado a assegurar o esforço de aplicação do carril contra-agulha (1) sobre a palmeta (2), nuns alojamentos sobrelevados (7) previstos para esse efeito na referida palmeta (2), caracterizado por o ligador elástico (3) comportar, junto da extremidade de cada perna (5) do "U" de que ele é formado, um elemento saliente (8), em forma de protuberância ou de dente, formado integralmente com a referida extremidade, indo os referidos elementos salientes ser aplicados contra um rebordo superior (4') da cavidade (4) da palmeta (2), numa posição de introdução máxima do ligador na referida cavidade. 2 ΡΕ1568822
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos salientes (8) do ligador elástico (3), em forma de protuberâncias ou de dentes, serem realizados por forjamento.
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a distância entre a extremidade das pernas (5) do ligador elástico (3) e o bordo distai dos elementos salientes (8) ser ligeiramente inferior ao comprimento da abertura da cavidade (4). Lisboa, 9 de Março de 2007
PT05360010T 2004-02-26 2005-02-25 Dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via PT1568822E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0401964A FR2866906B1 (fr) 2004-02-26 2004-02-26 Dispositif de fixation elastique de rails d'appareils de voie, en particulier d'un rail contre-aiguille d'aiguillage positionne dans un coussinet de glissement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1568822E true PT1568822E (pt) 2007-03-30

Family

ID=34746449

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05360010T PT1568822E (pt) 2004-02-26 2005-02-25 Dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1568822B1 (pt)
AT (1) ATE351944T1 (pt)
DE (1) DE602005000447T2 (pt)
ES (1) ES2279496T3 (pt)
FR (1) FR2866906B1 (pt)
PL (1) PL1568822T3 (pt)
PT (1) PT1568822E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101914879B (zh) * 2010-07-29 2011-12-21 中国铁建重工集团有限公司道岔分公司 一种道岔可动心轨辙叉垫板
CN102979012B (zh) * 2012-11-20 2015-10-07 中铁宝桥集团有限公司 楔形调整块定位装置及定位方法
EA201300656A1 (ru) * 2013-07-01 2015-01-30 Воссло Кожифер С.А. Система крепления рамного рельса в железнодорожном стрелочном переводе, способы ее изготовления, установки и крепления
FR3047015B1 (fr) 2016-01-22 2018-01-12 Vossloh Cogifer Mecanisme de gestion au niveau de rail de voie d'un ecartement d'elements de structure d'un ouvrage d'art
CN107780310B (zh) * 2017-12-05 2024-01-19 中国铁建重工集团股份有限公司 一种铁路道岔滑床板

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE255758C (pt)
DE7112578U (de) * 1971-04-01 1971-09-16 Markmann & Moll Kg Spannbuegel insbesondere zur befestigung einer backenschiene in weichen
DE2409138C3 (de) 1971-10-27 1984-09-27 Schwihag Gesellschaft für Eisenbahnoberbau mbH, Gottlieben, Thurgau Vorrichtung zum Befestigen von Backenschienen in Weichen
DE2153534C3 (de) 1971-10-27 1979-07-19 Gesellschaft Fuer Eisenbahnoberbau Mbh Gottlieben Schwihag (Schweiz) Vorrichtung zum Befestigen von Backenschienen in Weichen
DE3230612A1 (de) 1982-08-18 1984-02-23 Schwihag Gesellschaft für Eisenbahnoberbau mbH, 8274 Gottlieben, Thurgau Vorrichtung zum befestigen von backenschienen oder fahrschienen in weichen
BE898562A (fr) * 1983-12-27 1984-04-16 Schwihag G Fur Eisenbahnoberba Dispositif de fixation de contre-aiguilles ou de rails de roulement dans des aiguillages.
DE3643742A1 (de) 1986-12-20 1988-06-30 Schwihag Gmbh Unterlagsplatte fuer die befestigung der schienen von eisenbahngleisen und -weichen auf holzschwellen
DE9211526U1 (de) * 1992-09-02 1994-01-13 Wbg Weichenwerk Brandenburg Gmbh, 14774 Brandenburg Vorrichtung zum Befestigen einer Schiene

Also Published As

Publication number Publication date
ES2279496T3 (es) 2007-08-16
ATE351944T1 (de) 2007-02-15
DE602005000447T2 (de) 2007-11-08
EP1568822A1 (fr) 2005-08-31
FR2866906A1 (fr) 2005-09-02
PL1568822T3 (pl) 2007-05-31
FR2866906B1 (fr) 2006-04-28
DE602005000447D1 (de) 2007-03-08
EP1568822B1 (fr) 2007-01-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1568822E (pt) Dispositivo de fixação elástica de carris de aparelhos de via
BR112013021197A2 (pt) lâmina de limpador e capa extrema
ES2614952T3 (es) Sistema para fijar un riel y grapa de tensión para un sistema de este tipo
BR112013021969A2 (pt) componente de andaime com pelo menos uma cabeça de conexão e processo para fixação de pelo menos um componente de andaime que apresenta uma cabeça de conexão em um elemento de andaime vertical
BRPI0710998B1 (pt) disco de freio, pastilha de freio e placa de pressão
KR20130079516A (ko) 케이블 작동 윈도우 리프터를 위한 케이블 디플렉팅 피스
BR112012011681B1 (pt) lâmina limpadora em forma de construção de viga achatada com um elemento de suporte
US10260202B2 (en) Railway points, railway points operating apparatus and railway track crossing
ES2547078T3 (es) Placa de guía angular y sistema para fijar un raíl
BRPI1014926B1 (pt) Montagem de aplicador de trilho e aplicador de trilho
BR112020025378A2 (pt) Dispositivo deslizante para um assento de veículo fornecido com um arranjo de travamento aprimorado
BRPI0506612B1 (pt) conjunto conector de chave ferroviária
ES2713072T3 (es) Un accionador de freno de un vehículo ferroviario con un portazapatas de freno
BR102013026779A2 (pt) Ferramenta de esmerilhar
BR102012033379A2 (pt) Suporte de guarnição para um rolo de abertura mancalizado rotacionalmente ao redor de um eixo de giro, de um dispositivo de fiação de extremidade aberta (open end) com partes de um fecho rápido, no qual o suporte de guarnição é fixável de modo solúvel a um corpo base do rolo de abertura, rolo de abertura para um dispositivo de fiação de extremidade aberta (open end) com um corpo base e um suporte de guarnição, os quais são rotacionáveis ao redor de um eixo de giro comum e estão conectados entre si de modo solúvel por um fecho rápido e dispositivo de fiação de extremidade aberta (open end) com pelo menos uma caixa de fiação, que possui um rolo de abertura
BR102015018523A2 (pt) dispositivo de rolamento para comutação de uma agulha de chave
BR102015015100A2 (pt) dispositivo de suporte de um trilho de lingueta de uma agulha
US20120103158A1 (en) Web cutting device
ES2229581T3 (es) Freno de retencion para un ascensor de polea de traccion.
BRPI0817109B1 (pt) dispositivo de solda para soldagem conjunta de dois trilhos de uma via
BR112013027112B1 (pt) Unidade-guia de placa de desgaste para viga de frenagem
ES2628379T3 (es) Puerta corredera de cristal
BRPI0309471B1 (pt) dispositivo de rolo para uma ponta de peça de cruzamento móvel
SI20218B (sl) Osnovna plosca za sarnir
ES2358277T3 (es) Sistema para un montaje de aguja sin lubricante.