PT1552046E - Tecido aveludado anelado - Google Patents

Tecido aveludado anelado Download PDF

Info

Publication number
PT1552046E
PT1552046E PT02722457T PT02722457T PT1552046E PT 1552046 E PT1552046 E PT 1552046E PT 02722457 T PT02722457 T PT 02722457T PT 02722457 T PT02722457 T PT 02722457T PT 1552046 E PT1552046 E PT 1552046E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
velvety
fibers
yarn
turkish
blend
Prior art date
Application number
PT02722457T
Other languages
English (en)
Inventor
David Eccles
Original Assignee
Christy Uk Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Christy Uk Ltd filed Critical Christy Uk Ltd
Publication of PT1552046E publication Critical patent/PT1552046E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03DWOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
    • D03D27/00Woven pile fabrics
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/23907Pile or nap type surface or component
    • Y10T428/23993Composition of pile or adhesive

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Ultra Sonic Daignosis Equipment (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Heat Treatment Of Steel (AREA)

Description

ΕΡ 1 552 046/PT
DESCRIÇÃO "Tecido aveludado anelado" O presente invento refere-se a um tecido turco aveludado e a produtos fabricados em tecido turco. Já são bem conhecidos os tecidos turcos aveludados; os mesmos compreendem um tecido de base que é coberto numa ou nas suas duas faces com um aveludado anelado saliente. Os tecidos são normalmente de tecido entrançado e o aveludado que forma o fio é normalmente um fio de urdidura. A função principal de um tecido turco é secar a pele de um utilizador ao esfregar o tecido turco sobre a pele. Esta função principal de um tecido turco é referida aqui como a 'função de turco'. O desempenho da função de turco é principalmente função de dois critérios, a saber: a capacidade do tecido turco remover fisicamente gotas de água da pele e a capacidade do tecido para absorver a água que foi removida. Assim, quanto maior for a capacidade para remover fisicamente gotas de água da pele e quanto maior for a capacidade para absorver água, maior será então o desempenho da função de turco. A capacidade de um tecido turco para remover fisicamente gotas de água da pele é função do grau a que os anéis aveludados são mantidos levantados e também da macieza do aveludado anelado. A este respeito, os anéis mais levantados são os melhores para 'capturar' gotas de água durante o esfregar do tecido turco sobre a pele. Também em relação à macieza, quanto menos macio ou escorregadio for o anel aveludado melhor. Por exemplo, se os anéis aveludados forem demasiado escorregadios, existirá uma tendência para o tecido turco, quando dobrado sobre si próprio, deslizar sobre si próprio em vez de deslizar através da pele quando um utilizador tenta esfregar o tecido sobre a sua pele. Assim, se o aveludado anelado for demasiado escorregadio o mesmo diminui a função de turco do tecido.
Um material utilizado de forma habitual para tecidos turcos é o algodão. Isto deve-se ao facto de o algodão ser 2 ΕΡ 1 552 046/ΡΤ suficientemente rígido para proporcionar anéis aveludados levantados que não deslizem demasiado e, deste modo, proporcionar uma boa capacidade para remover fisicamente gotas de água da pele. Além disso, o algodão tem boas características de absorção de água. Assim, em geral, um tecido turco fabricado em 100% de algodão tem uma boa função de turco.
Foi reconhecido pelos presentes requerentes que um certo sector de mercado de utilizadores necessita de um tecido turco que tenha certas qualidades de luxo que tornem o mesmo altamente desejável embora com uma boa função de absorção subjacente.
Este sector de mercado associa um teor de seda natural com o tornar o tecido turco altamente atractivo. Quanto maior o teor de seda natural, maior a atracção exercida. A presença de um teor de seda natural no tecido turco é percepcionada por este sector de mercado como munindo o tecido turco com certas qualidades daqui em diante referidas como 'qualidades atractivas'.
Infelizmente, a seda natural não é muito adequada para incorporar num tecido turco uma vez que, principalmente devido à sua natureza escorregadia, a mesma diminui a função de turco do tecido. Assim, apesar da presença de um elevado teor de seda natural poder contribuir para a qualidade atractiva do tecido turco, quanto maior o teor de seda natural mais pobre a função de turco do tecido turco.
Também, os presentes requerentes reconheceram que o sector de mercado referido acima associa uma elevada aparência lustrosa a uma indicação da quantidade de seda natural contida no tecido. Assim, uma importante qualidade atractiva é a aparência visual lustrosa do tecido turco, i.e., o grau de brilho e reflexo do tecido. Os presentes requerentes reconheceram que para um tecido turco, uma aparência pouco atractiva (tal como habitualmente associada a tecidos turcos fabricados em 100% de algodão) diminui a qualidade atractiva do tecido. 3 ΕΡ 1 552 046/ΡΤ
Um objectivo geral do presente invento consiste em proporcionar um tecido turco aveludado que incorpore um teor suficientemente elevado de seda natural para dar ao mesmo uma elevada qualidade atractiva mantendo, no entanto, uma boa função de turco.
De acordo com o presente invento é proporcionado um tecido turco aveludado com uma estrutura de tecido de base da qual se projecta um aveludado, sendo o aveludado formado num fio fiado com origem numa mistura de fibras descontinuas que consiste numa combinação de um primeiro constituinte da mistura que compreende uma fibra de ligação absorvente de humidade e um segundo constituinte da mistura que inclui fibras de seda natural. A fibra de ligação é, de preferência, altamente absorvente de humidade e, de preferência, contém algodão. Qualquer variedade de algodão pode ser utilizada.
De preferência, o segundo constituinte da mistura compreende seda natural apenas ou uma combinação de fibras de seda natural e fibras de um material macio e lustroso, tal como uma celulose regenerada, por exemplo modal, tendo as fibras lustrosas, de preferência, um grau de lustro maior do que a seda natural. 0 teor de seda natural no fio fiado, de preferência, situa-se entre 1 a 50% do peso, mais preferivelmente entre 5 a 30% do peso, e ainda mais preferivelmente de 10 a 25% do peso do fio fiado. A presença de fibras de seda natural no segundo constituinte da mistura do fio fiado mune o tecido turco com uma aparência de seda lustrosa, uma 'aderência' ou cair fluido e/ou absorção adicional de humidade. A presença de fibras lustrosas no segundo constituinte da mistura proporciona absorção adicional de humidade para o fio fiado e contribui para a sensação macia do aveludado e do cair fluido do tecido. 4
ΕΡ 1 552 046/PT
De preferência o fio de fibra de celulose regenerada é modal, no entanto podem ser utilizadas outras fibras de celulose regenerada tais como Lyocell. O modal pode ser micro modal com um valor dtex de 1,0 ou inferior; ou, em alternativa, pode ser um modal não micro com um valor dtex de cerca de 1,5 dtex. De preferência, o modal tem um valor dtex de 2 dtex ou menos. Micromodal é preferido na medida em que o mesmo aumenta a sensação de macieza e melhora a capacidade de torção do fio aveludado. O teor de fibra lustrosa está, de preferência, entre 20% a 40% do peso do fio fiado, mais preferivelmente entre 25 a 35% do peso do fio fiado.
De preferência, o segundo constituinte da mistura constitui 50% ou mais do peso do fio fiado.
De preferência, a percentagem do peso do primeiro constituinte da mistura no fio fiado é escolhida para garantir que estão presentes fibras de ligação suficientes para fixar as fibras de seda natural, e se for o caso, as fibras lustrosas do segundo constituinte da mistura no fio fiado. A este respeito, as fibras de seda natural e lustrosas do segundo constituinte da mistura tendem a ser macias e predispostas para se separarem do fio fiado. O primeiro constituinte da mistura é composto, de preferência, por fibras que facilmente se engatam durante a fiação, i.e., as fibras estendem-se numa forma entrelaçada e/ou são pilosas. Estas fibras, por conseguinte, tendem a engatar-se ou ligar-se efectivamente entre si.
No fio misturado fiado do presente invento, as fibras do primeiro constituinte da mistura engatam com a seda natural macia e, se for o caso, com as fibras lustrosas do segundo constituinte da mistura e a quantidade do primeiro constituinte da mistura em relação ao segundo constituinte da mistura é escolhida de forma a ser suficientemente grande para garantir que as fibras do segundo constituinte da mistura sejam enroladas no fio fiado. 5
ΕΡ 1 552 Ο46/PT
Também ο peso percentual do primeiro constituinte no fio aveludado fiado é, de preferência, escolhido para garantir que os anéis aveludados formados a partir do fio fiado fiquem levantados.
De preferência, o aveludado é definido pelos anéis aveludados. Os anéis, de preferência, têm um comprimento que fica entre 10 a 20 mm, mais preferivelmente entre 12 a 18 mm. A estrutura do tecido de base é, de preferência, formada a partir de um fio altamente absorvente de humidade, tal como o algodão, a fim de melhorar a capacidade global de absorção da toalha. Foi determinado que o fio fiado do presente invento exibe boas capacidades de torção e, deste modo, garante que a humidade seja transmitida para o tecido de base para ai ser absorvida.
De preferência, a quantidade de fio do algodão utilizada para formar a estrutura de base é escolhida de modo a ser suficientemente fina para não obrigar o tecido turco a esticar para mascarar as qualidades de queda transmitidas pelo aveludado anelado.
De preferência, a quantidade de fio de fio de algodão utilizado para formar o tecido de base é de cerca de 12 ne.
De preferência, a quantidade de fio aveludado fiado que forma o fio é de cerca de 16 ne.
De preferência, o tecido é um tecido entrançado. O fio misturado é, de preferência, penteado antes de ser fiado a fim de originar um fio mais macio, mais lustroso que também tem menos tendência a separar-se de fibras curtas.
Exemplos específicos de um tecido aveludado de acordo com o presente invento são dados abaixo.
Tipo de tecido: Tecelagem Terry de 3 fios de trama Fio aveludado misturado: Mistura penteada que consiste em 48% do peso de algodão/30% do peso micromodal e 22% do peso de seda; quantidade de fio de 16 ne. 6
ΕΡ 1 552 046/PT
Urdidura de base: Algodão cardado; quantidade de fio de 12 ne Trama de corpo: Algodão fiado de extremidade aberta; quantidade de fio de 12 ne.
Dimensão (cm): 33 x 33 50 x 76 50 x 100 75 x 137 90 x 178 Peso/Unidade (g): 65, 4 243 330 678 1024 Peso/M2 (g) : 600 640 660 660 640 Extremidades/cm: 26,9 27, 2 27, 2 27, 2 26,9 Pente: 58 58 58 58 58 Fios de trama/cm: 16,9 18,5 19,3 19, 7 19,3 Relação Terry: 8, 15 9, 95 10, 4 10,6 10, 4 Comprimento de anel (mm): 14, 4 16,1 16,2 16,2 16,2
Nos exemplos acima, o constituinte de algodão no fio aveludado fiado proporciona absorção de humidade e ligação do modal e da seda natural no fio aveludado. O constituinte modal proporciona uma relação aumentada de absorção de humidade devido às suas capacidades de torção, uma sensação de macieza e aparência lustrosa. O constituinte de seda proporciona principalmente durabilidade, aparência lustrosa e mais cair fluido. O fio aveludado do exemplo acima exibe boa capacidade de torção para transferir humidade para o tecido de base pelo que a humidade também é absorvida. Assim, no geral, todo o tecido turco (i.e., o tecido de base e os anéis aveludados) exibe boa absorção de água.
Também foi observado de forma surpreendente que no exemplo acima a 'sensação táctil de turco' do tecido turco, i.e., a natureza táctil do tecido turco quando um utilizador toca ou esfrega a superfície aveludada, é melhorada em relação à das características de sensação táctil de turco dos constituintes individuais. Isto é percepcionado pelo utilizador para reflectir a presença de seda natural no tecido e melhorar, de forma notória, a sua qualidade atractiva. A este respeito, a sensação táctil de turco de um tecido turco aveludado com aveludado fabricado em 100% de algodão tem uma sensação macia devido à natureza volumosa do algodão mas tende a parecer áspero quando esfregado devido ao algodão que 7 ΕΡ 1 552 046/ΡΤ define anéis aveludados levantados relativamente duros/rígidos.
Um tecido turco com aveludado fabricado em fibras de seda 100% natural apresenta uma sensação dura devido à falta de volume evidenciada pelas fibras de seda natural e tende a apresentar uma sensação escorregadia e húmida quando esfregado. Os anéis aveludados ficam levantados (num grau inferior quando com algodão) e devido à natureza rígida/dura das fibras de seda natural os anéis aveludados individuais podem ser sentidos (de forma semelhante a dedos a esfregar ao longo dos pêlos).
Um tecido turco fabricado em 100% modal também dá a impressão de dureza devido à falta de volume e novamente dá a impressão de ser escorregadio e húmido quando esfregado. Os anéis aveludados também ficam planos e deste modo também contribuem para uma impressão de dureza quando o aveludado é esfregado.
Em contraste, um tecido turco aveludado formado num fio misturado fiado com 48% do peso em algodão, 22% do peso em fibras de seda natural e 30% do peso modal, exibe excelente sensação táctil de turco por o fio aveludado produzir um aveludado com anéis levantados e um aveludado volumoso que é macio ao toque e também apresenta uma impressão macia quando esfregado.
Deve ser apreciado que uma redução ou aumento nas proporções relativas do algodão, seda natural e fibras modais nos primeiro e segundo constituintes no fio terão diferentes efeitos sobre a função de turco do tecido turco, na sua aparência visual e na sua sensação táctil de turco.
Assim um fio aveludado de acordo com o presente invento pode ter um teor relativamente baixo de seda natural e modal mas ainda proporcionar um tecido turco com qualidades atractivas superiores (do que um tecido turco fabricado nos ditos 100% de algodão) ao melhorar a sensação táctil de turco e a aparência visual do tecido turco. 8
ΕΡ 1 552 Ο46/PT
Por exemplo, um tecido turco deste tipo pode ser proporcionado através da formação dos anéis de aveludado a partir de um fio fiado com cerca de 80% do peso em algodão, 10% do peso em seda natural e 10% do peso em modal.
Como indicado acima, a quantidade das fibras lustrosas no segundo constituinte melhora a aparência visual do tecido turco por dar ao tecido um grau maior de lustro do que o possível com algodão e seda natural apenas e, além disso, proporciona uma impressão mais macia ao fio misturado do que a sentida quando o fio fiado compreende algodão e seda natural apenas.
No entanto, é considerado que, apesar de preferida, a presença das fibras lustrosas no segundo constituinte é opcional. A este respeito, um fio fiado aveludado proveniente de uma mistura de fibras de algodão e seda natural ainda proporciona sensação táctil de turco melhorado e melhor aparência visual do que quando comparado com um fio aveludado formado quer de algodão quer de seda natural apenas. A este respeito é considerado que para conseguir os benefícios de sensação táctil de turco e aparência visual, o teor de seda natural pode ficar no intervalo entre 1 a 50% do peso do fio embora o restante do fio seja constituído de algodão. O tecido turco aveludado do presente invento é particularmente útil para fazer toalhas de qualquer dimensão e para ser colocado em peças de vestuário tais como roupões.
Lisboa,

Claims (12)

  1. ΕΡ 1 552 046/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Tecido turco aveludado com uma estrutura de base da qual se projecta um aveludado, sendo o aveludado formado a partir de um fio fiado a partir de uma mistura de fibras descontínuas que consiste numa combinação de um primeiro constituinte da mistura que compreende uma fibra de ligação absorvente de humidade e um segundo constituinte da mistura que inclui fibras de seda natural.
  2. 2 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 1, em que a fibra de ligação compreende algodão.
  3. 3 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o segundo constituinte da mistura constitui 50% ou mais do peso do fio fiado.
  4. 4 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, em que o segundo constituinte da mistura compreende uma combinação de seda natural e fibras de um material lustroso.
  5. 5 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 4, em que as fibras lustrosas são fabricadas a partir de uma celulose regenerada.
  6. 6 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 4 ou 5, quando dependente da reivindicação 1 ou 2, em que as fibras de seda natural constituem 1 a 50% do peso do fio fiado.
  7. 7 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 6, em que as fibras de seda natural constituem cerca de 22% do peso do fio fiado.
  8. 8 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 4, 5, 6 ou 7, em que as fibras lustrosas constituem entre 20-50% do peso do fio fiado.
  9. 9 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 5 ou qualquer das reivindicações 6 a 8, quando dependentes da reivindicação 5, em que as fibras lustrosas compreendem fibras modais. ΕΡ 1 552 046/ΡΤ 2/2
  10. 10 - Tecido aveludado de acordo com a reivindicação 9, em que as fibras modais têm um valor dtex inferior a cerca de 2 dtex.
  11. 11 - Tecido aveludado de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que a mistura de fibras descontínuas é combinada antes da fiação.
  12. 12 - Tecido aveludado de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que o tecido é de uma construção de tecelagem Terry de três fios de trama. Lisboa,
PT02722457T 2001-04-30 2002-04-30 Tecido aveludado anelado PT1552046E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0110487.6A GB0110487D0 (en) 2001-04-30 2001-04-30 Loop pile fabric

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1552046E true PT1552046E (pt) 2007-11-08

Family

ID=9913685

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02722457T PT1552046E (pt) 2001-04-30 2002-04-30 Tecido aveludado anelado

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20020197445A1 (pt)
EP (1) EP1552046B1 (pt)
AT (1) ATE369449T1 (pt)
AU (1) AU2002253337B2 (pt)
DE (1) DE60221720T2 (pt)
DK (1) DK1552046T3 (pt)
GB (1) GB0110487D0 (pt)
PT (1) PT1552046E (pt)
WO (1) WO2002088442A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1015380A6 (en) * 2004-01-09 2005-02-01 Santens Nv Looped fabric structure with base weave largely comprised of cotton, is complemented by looped pile structure composed of bamboo fibers
AT503271B1 (de) * 2006-02-23 2008-05-15 Chemiefaser Lenzing Ag Frottierware
EP1992725B1 (en) * 2006-03-03 2011-06-15 Uchino Co., Ltd. Towel product
GB2516387B (en) * 2010-05-05 2015-05-13 Drew Brady & Co Ltd Clothing
WO2013177746A1 (zh) * 2012-05-28 2013-12-05 Zhu Yulan 透气性能优异的家纺用布
CN103849984A (zh) * 2012-12-01 2014-06-11 丹东市振安区繁荣丝绸厂 一种柞蚕长丝纤维机织搓澡巾及其制造方法
US20150167210A1 (en) * 2013-12-16 2015-06-18 Linen Holdings LLC Woven towel
AT518970B1 (de) * 2016-07-28 2019-10-15 Beck Gerald Textiles Erzeugnis zur Herstellung von Bekleidung, insbesondere Sportbekleidung, oder dgl. und Bekleidung aus einem derartigen textilen Erzeugnis
US11982027B2 (en) * 2020-03-11 2024-05-14 Vikram Krishna DEVARAJ Terry fabric with non-uniform/differential pick density and method thereof

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB238671A (en) * 1924-07-12 1925-08-27 Richard Herbert Shiers Improvements in the manufacture of velvets, velveteens, cords and other weft pile fabrics
GB345432A (en) * 1930-02-15 1931-03-26 Horrockses Crewdson And Compan An improved woven cloth or fabric
GB1030147A (en) * 1964-05-13 1966-05-18 Strattwell Developments Ltd Improvements in looped pile fabrics
DE2507054B2 (de) * 1975-02-19 1977-03-10 Josef Rudnick Gmbh & Co, 4440 Rheine Mischgarn mit baumwolle und verfahren zu seiner herstellung
US4512049A (en) * 1984-07-13 1985-04-23 Jill Henry Recreational towel

Also Published As

Publication number Publication date
EP1552046B1 (en) 2007-08-08
WO2002088442A3 (en) 2005-04-28
US20020197445A1 (en) 2002-12-26
DE60221720T2 (de) 2008-04-30
DE60221720D1 (de) 2007-09-20
ATE369449T1 (de) 2007-08-15
WO2002088442A2 (en) 2002-11-07
AU2002253337B2 (en) 2007-08-16
GB0110487D0 (en) 2001-06-20
EP1552046A2 (en) 2005-07-13
DK1552046T3 (da) 2007-12-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708181B1 (pt) Felpudo tissue product
EP1704272A1 (en) Looped fabric comprising bamboo loops and terry made there from
PT1552046E (pt) Tecido aveludado anelado
EP2992796B1 (en) Towel product
JP2020171719A (ja) 洗浄タオル地
ES2720434T3 (es) Paño de limpieza
AU2002253337A1 (en) Loop pile fabric
CN203307523U (zh) 涤粘防羽面料
JP2697151B2 (ja) タオル地およびその製造方法
JP2009068128A (ja) 衣料用布帛
CN110306282A (zh) 一种服装面料
JP2005052201A (ja) タオルハンカチ
CN214927729U (zh) 一种高密度多层结构浴巾
JP3426486B2 (ja) ポリエステル清涼織物および衣服
JP4559022B2 (ja) 保水性編地
CN207837352U (zh) 一种防翘边地毯
JP3179365U (ja) パイル地
ES2712966T3 (es) Artículo para limpieza de la piel
CN216032930U (zh) 一种旅行用抗菌防螨儿童毛巾
CN208978371U (zh) 一种含有竹纤维的丝绸
CN215560945U (zh) 一种不掉毛强吸水双面毛巾
CN215590153U (zh) 一种冰丝凉感防蚊虫复合面料
CN211307715U (zh) 一种针织乱麻粗针布
JP3160179U (ja) 体洗浄用タオル
JP2000300413A (ja) 詰め綿構造体