PT1550379E - Processo e instalação para preparar cabeças de hortaliça - Google Patents

Processo e instalação para preparar cabeças de hortaliça Download PDF

Info

Publication number
PT1550379E
PT1550379E PT04300925T PT04300925T PT1550379E PT 1550379 E PT1550379 E PT 1550379E PT 04300925 T PT04300925 T PT 04300925T PT 04300925 T PT04300925 T PT 04300925T PT 1550379 E PT1550379 E PT 1550379E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
article
station
cutting
stem
support
Prior art date
Application number
PT04300925T
Other languages
English (en)
Inventor
Laurent Savary
Original Assignee
Florette Soc Par Actions Simpl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Florette Soc Par Actions Simpl filed Critical Florette Soc Par Actions Simpl
Publication of PT1550379E publication Critical patent/PT1550379E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N15/00Machines or apparatus for other treatment of fruits or vegetables for human purposes; Machines or apparatus for topping or skinning flower bulbs
    • A23N15/003Machines or apparatus for other treatment of fruits or vegetables for human purposes; Machines or apparatus for topping or skinning flower bulbs for trimming cauliflowers, broccoli or cabbages

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO E INSTALAÇÃO PARA PREPARAR CABEÇAS DE HORTALIÇA" Dominio da invenção [0001] A presente invenção respeita a um processo e a uma instalação para preparar cabeças de hortaliça, com meios para remover o talo da cabeça antes de cortar a mesma. A invenção aplica-se, de um modo geral, a artigos tais como cabeças de hortaliça ou legumes desse tipo, em que é necessário separar o talo da parte útil antes de tratar esta, em particular de a cortar.
Estado da técnica [0002] Já é conhecido extrair o talo das cabeças de hortaliça antes de as cortar, ver por exemplo US 2003/0170350. Tais operações fazem-se de um modo quase automático numa instalação que recebe as cabeças de hortaliça. Tal instalação comporta meios de transporte munidos de garras que se fixam na cabeça de hortaliça ao nivel do talo. De seguida, a cabeça passa num posto de extracção de talos no qual a parte do talo é cortada à volta para ser separada da parte útil. Ainda que interessante, esta instalação apresenta contudo o inconveniente do carregamento manual do artigo ou "cabeça de hortaliça" que é necessário apresentar com o fundo virado para cima e aplicar contra um elemento de transporte, com eixo inclinado, cujas garras se encontram abertas. Após a apresentação da cabeça de hortaliça, as garras fecham-se em torno do talo para segurar a cabeça e a transportar até ao nivel da lâmina que corta à volta do talo. 2 [0003] Esta instalação tem igualmente o inconveniente de não poder dar seguimento automaticamente ao tratamento das partes úteis dos artigos, após a remoção do talo.
Objectivos da invenção [0004] A presente invenção tem por fim desenvolver uma instalação do tipo supra, bem como um processo para facilitar a colocação posicionada do artigo que vai sofrer a extracção do talo, designadamente uma cabeça de hortaliça, e ainda permitir recolher a parte útil do artigo para a prossecução automática das operações sobre esta, melhorando as condições de segurança de trabalho no momento da colocação posicionada do artigo na instalação.
Exposição das vantagens da invenção [0005] Para esse efeito, a invenção respeita a um processo de preparação de artigos e designadamente de cabeças de hortaliça ou legumes análogos, cujo talo é para extrair, caracterizado por se formar uma linha de mira luminosa, visível, na zona de colocação posicionada do artigo sobre um suporte de posicionamento, definindo tal linha a orientação do artigo, colocando-se depois o artigo posicionadamente no suporte bloqueando-o e transportando-se o artigo assim posicionado com o suporte até ir contra o dispositivo de aprisionamento para tomar automaticamente o artigo e o aprisionar com vista a transportá-lo para lhe ser extraído o talo.
[0006] A invenção respeita igualmente a uma instalação para a preparação de artigos cujo talo é para extrair, designadamente de cabeças de hortaliça do tipo acima definido, caracterizada por a mesma compreender 3 um posto de posicionamento dos artigos (cabeças de hortaliça) segundo uma orientação determinada, um posto de aprisionamento que toma os artigos posicionados no posto de posicionamento, para os transportar em posição suspensa, e um posto de extracção de talos no qual se remove o talo do artigo em posição suspensa, um conjunto de módulos de suporte dotados, cada um, de um suporte de recepção e bloqueamento para receber e bloquear os artigos e transportá-los, percorrendo tais módulos um caminho de posicionamento que atravessa o posto de posicionamento, um conjunto de elementos de transferência munidos de órgãos de aprisionamento para se fixarem no artigo ao nivel do talo, circulando tais elementos de transferência num caminho de transferência que se liga ao caminho de posicionamento e atravessa o posto de aprisionamento e o posto de extracção de talos, • compreendendo o posto de posicionamento um gerador que forma uma linha de mira, luminosa, numa posição definida em relação ao módulo de suporte, que atinge o posto de posicionamento para definir a posição de colocação posicionada do artigo em relação ao suporte de recepção, • recebendo o posto de aprisionamento os artigos orientados, trazidos pelo suporte dos módulos de suporte, • comportando o posto de extracção de talos um dispositivo de corte munido de uma lâmina e recebendo sucessivamente os elementos de transferência para extrair o talo dos artigos cujo talo cortado fica preso aos 4 elementos de transferência.
[0007] Assim, segundo a invenção, a colocação posicionada dos artigos cujo talo é para extrair faz-se de um modo extremamente simples e sem risco para o operador. Este serve--se da linha de mira de luz visível, formada por cima do suporte de recepção, para instalar o artigo de pernas para o ar, com o fundo, isto é, a parte do talo, virado para cima, e de modo alinhado com a linha de mira. Como esta linha de mira é um feixe de luz, ela pode ser cortada pelo artigo mantendo-se materializada no espaço. Isso facilita consideravelmente a colocação posicionada do artigo e sobretudo a boa orientação, à vista, da parte superior do artigo. A linha de mira é preferencialmente vertical de modo que basta baixar naturalmente o artigo a instalar sobre o suporte e não, como na instalação conhecida, levantá-lo e apresentá-lo segundo uma dada inclinação. 0 gesto é natural e portanto muito mais fácil, mais preciso e menos cansativo. Adicionalmente, o operador não corre o risco de se aleijar contra as garras de um órgão de aprisionamento, que são necessariamente compridas e curvas para bem se cravarem na matéria do artigo, ao nível do talo.
[0008] A colocação posicionada do artigo nos espetos do suporte não apresenta esse risco pois os espetos são relativamente curtos já que servem unicamente para reter o artigo durante o seu transporte, e não aquando do corte em torno do talo, e sobretudo encontram-se situados do lado oposto ao talo.
[0009] Esta colocaçao posicionada e tanto mais facil quanto o módulo de suporte se compõe de um corpo com um suporte de recepção munido de espetos nos quais se enfia um artigo para o posicionar, sendo tal suporte móvel em translação vertical em 5 relação ao corpo, comandado por um actuador em função da posição do módulo no seu caminho, • numa posição rebaixada para a colocação posicionada do artigo no posto de posicionamento e • numa posição elevada para levar o artigo sob um elemento de transferência no posto de aprisionamento.
[0010] Estando os espetos erguidos verticalmente em relação à superfície de suporte, isto é, paralelamente à linha de mira, o operador posiciona o artigo por cima dos espetos do suporte de recepção e orienta-o convenientemente. Depois, por um simples movimento de descida, ele enfia nos espetos a parte de baixo do artigo assim voltado de pernas para o ar. Estes bloqueiam a posição do artigo durante o seu transporte até ao nivel dos órgãos de aprisionamento do elemento de transferência. Assim, o artigo é não só correctamente posicionado, como permanece, durante todas as operações antes e durante a extracção do talo, de modo a garantir que a extracção se faça no local correcto, isto é, em torno do talo.
[0011] Segundo uma outra caracteristica vantajosa, o gerador de feixe posiciona o seu feixe formando uma linha de mira luminosa no módulo de suporte que chega ao posto de posicionamento, para o seguir durante a colocação posicionada do artigo.
[0012] Como a linha de mira se mantém durante a colocação posicionada do artigo isso permite não somente dispor de tempo suficiente para colocar o artigo no suporte de recepção, como também verificar, durante todo o tempo, a sua boa orientação.
[0013] Com efeito, qualquer defeito de orientação, sensível, traduzir-se-ia numa má extracção do talo, isto é, na remoção de apenas uma parte do talo e no corte da parte útil do 6 artigo, o que obrigaria à rejeição da parte útil.
[0014] Segundo uma outra caracteristica vantajosa, o elemento de transferência comporta garras accionadas para se cravarem no talo do artigo deixando o contorno desimpedido para a passagem da lâmina de extracção de talos.
[0015] Segundo uma outra caracteristica vantajosa, o posto de extracção de talos compreende um dispositivo de corte munido de uma lâmina, sendo o dispositivo fixo e a lâmina móvel entre uma posição retraida e uma posição de corte enterrada no artigo a ser alvo da extracção de talo, um dispositivo de accionamento em rotação do elemento de transferência na posição de corte.
[0016] A instalação segundo a invenção é vantajosamente completada por um posto de corte a jusante do posto de extracção de talos, posto este munido de uma lâmina para dividir o artigo, já sem o talo, em várias partes, e um conjunto de módulos de corte que circulam, num caminho de corte que atravessa o posto de extracção de talos e se encontra com o caminho de transferência, para se fixarem, cada um, a um artigo aprisionado a um elemento de transferência e o conjunto passar pelo dispositivo de extracção de talos que corta o talo aprisionado ao elemento de transferência para o separar da parte útil do artigo que fica fixada ao seu modulo de corte para ser transportada para o posto de corte.
[0017] A transferência para o posto de corte faz-se automaticamente, tal como a operação de corte.
[0018] Aproveitando a orientação correcta do artigo no elemento de transferência, é vantajoso associar imediatamente o artigo ao módulo de corte, antes mesmo de se extrair o talo 7 ao artigo. Retoma-se assim a boa orientação do artigo que servirá para a operação ulterior, o corte, em particular, pois ele também deve ser feito de modo preciso em relação à forma do artigo ou mais precisamente da parte útil previamente alvo de extracção do talo. Este corte pode fazer-se às metades ou aos quartos. Os bocados assim obtidos podem ser fornecidos tal e qual às lojas ou divididos de seguida em bocados mais reduzidos para serem acondicionados sob a forma de lotes de hortaliças descascadas e limpas.
[0019] De modo vantajoso, o módulo de corte compreende um corpo que recebe um suporte de corte móvel em translação entre uma posição rebaixada e uma posição elevada, uma agulha suportada pelo suporte, móvel entre uma posição saliente, para se cravar no artigo, e uma posição retraída, um primeiro e um segundo macacos comandando respectivamente o deslocamento do suporte, em relação ao corpo, e o da agulha.
[0020] Assim, a lâmina do posto de corte encontra-se numa posição fixa e a parte útil do artigo, levada pelo módulo de corte, é deslocada em relação à lâmina, por exemplo levantada, tanto mais que o módulo de corte já comporta os meios para efectuar tal movimento.
[0021] Ainda que segundo um modo vantajoso de concretização, o módulo de corte comporta uma agulha em posição central ou ligeiramente descentrada para que a lâmina do posto de corte possa estar em posição central, esta posição não tem de ser respeitada de um modo tão estrito quanto a precisão industrial já que a forma do artigo, isto é, da cabeça de hortaliça, pode ela própria variar; a precisão do corte ao meio, em quartos ou 8 outros deve ser precisa mas pode sofrer de um ligeiro desfasamento entre a agulha e a lâmina que deve necessariamente passar ao lado da agulha.
[0022] Também é possivel utilizar uma lâmina móvel que, por uma descida vertical, cortaria a hortaliça fixada pela agulha.
[0023] Também é possivel multiplicar o número de agulhas, por exemplo prever duas agulhas colocadas numa posição simétrica em relação à linha de mira segundo a qual o artigo foi colocado, e a lâmina pode então passar no intervalo entre as duas agulhas. Após o corte, a retracção das agulhas liberta as partes do artigo cortado.
Desenhos [0024] A presente invenção será seguidamente descrita de modo mais detalhado com a ajuda de um modo de concretização representado nos desenhos anexos nos quais: a figura 1 é uma vista, sob a forma de diagrama de blocos, de uma instalação segundo a invenção; - a figura IA é uma vista lateral simplificada de uma concretização de uma parte da instalação segundo a invenção; - as figuras 2A, 2B mostram as diferentes partes da instalação segundo a invenção, seguindo uma apresentação desenvolvida; - a figura 3 é uma vista em corte do módulo de posicionamento; - a figura 4 é uma vista em corte do módulo de corte.
Descrição do modo de concretização [0025] Segundo a figura 1, um modo de concretização de uma 9 instalação para preparar cabeças de hortaliça ou produtos desse tipo, doravante denominados artigos P no resto da descrição, extraindo-lhes os talos, compõe-se de meios de circulação e de transporte que equipam, por exemplo um tambor rotativo TR ou uma das correntes de transporte que passam nos diferentes postos. À entrada, a instalação comporta um posto de posicionamento PP no qual um operador posiciona os artigos a processar P segundo uma orientação determinada. Os artigos P são assim posicionados sobre os módulos de suporte MS para serem transportados para um posto de aprisionamento PA. Neste, os artigos P são tomados dos módulos de suporte MS por elementos de transferência ET munidos de órgãos de aprisionamento que se cravam no artigo P ao nivel do talo T. 0 artigo assim em posição suspensa, vertical, é transferido pelo elemento de transferência ET para um posto de extracção de talos PE equipado de um dispositivo de corte DC que recorta o talo de cada artigo. 0 talo é evacuado e a parte útil do artigo é recuperada.
[0026] Segundo um desenvolvimento desta instalação, a jusante do posto de extracção de talos PE, está previsto um posto de corte PC e módulos de corte MC são fixados ao artigo P, antes mesmo de a este ser extraído o talo, para retomar o artigo na sua orientação correcta. Depois, após a extracção do talo, o módulo de corte MC evacua a parte útil do artigo para a transportar para o posto de corte PC enquanto o elemento de transferência ET retém o talo e o evacua regressando depois à entrada do posto de aprisionamento PA. A parte útil PU é então cortada de modo preciso no posto de corte PC e os bocados M-PU são evacuados para serem tratados ou acondicionados.
[0027] A figura 1 mostra os diferentes caminhos de posicionamento C-MS, de transferência C-ET e de corte C-MC seguidos, respectivamente, pelos módulos de suporte MS, 10 elementos de transferência ET e módulos de corte MC. O caminho de posicionamento C-MS entra no posto de posicionamento PP para sair do posto de aprisionamento PA. O caminho de transferência C-ET, seguido pelos elementos de transferência ET, penetra no posto de aprisionamento PA para o atravessar assim como ao posto de extracção de talos PE e regressar, de seguida, à entrada do posto de aprisionamento PA. O caminho C-MC dos módulos de corte entra no posto de extracção de talos PE para o atravessar, assim como ao posto de corte PC, e sair para regressar à entrada do posto de extracção de talos PE.
[0028] A figura IA mostra em vista lateral, e de modo esquemático, uma parte da instalação. O posto de preparação PP comporta uma chegada 100 em forma de tronco de cone com um bordo externo 101 para receber os produtos P representados por bolas. Tais produtos, despejados sobre o cone 100, são retidos pelo rebordo 101 ficando facilmente acessíveis. A instalação mostra igualmente o gerador de feixe 1, tal como um laser, que gera o feixe de posicionamento 2. Os módulos de suporte MS, sobre os quais se posicionam de modo orientado os produtos P, são realizados como se descreverá de seguida, com a ajuda das figuras 2A, 2B. Tais módulos são suportados por um rotor 102 munido de braços 103, radiais, sendo o conjunto accionado em rotação por um motor 104, sincronizado, suportado por uma estrutura 105.
[0029] A figura IA mostra igualmente o posto de aprisionamento PA com os elementos de transferência ET comportando um actuador 10 que suporta as garras 11 por intermédio de um macaco 12. Tal posto de aprisionamento é igualmente constituído por um rotor 106 accionado em rotação por um motor 107, sincronizado com o movimento geral da instalação.
[0030] As diferentes operações serão descritas de modo mais 11 detalhado com a ajuda dos esquemas das figuras 2A e 2B.
[0031] Tais figuras mostram, respectivamente, e por ordem, o posto de posicionamento PP seguido do posto de aprisionamento PA, e depois o posto de extracção de talos PE e o posto de corte PC.
[0032] O posto de posicionamento PP dos artigos P comporta um gerador 1 que forma um feixe luminoso 2 que define uma linha de mira luminosa (em luz visivel) por exemplo o feixe de um laser de muito fraca potência trabalhando em luz visivel vermelha ou verde. Tal linha de mira 2 é orientada de modo preciso e designadamente na direcção vertical. Ela é fixa mas pode igualmente deslocar-se no posto de posicionamento PP por razões explicadas ulteriormente.
[0033] 0 gerador 1 é directamente instalado no local indicado ou comporta um meio de deslocamento óptico da linha de mira, tal como um espelho móvel, ficando o gerador 1 numa posição fixa (não se encontrando esta variante representada).
[0034] 0 posto de posicionamento PP coopera com um conjunto de módulos de suporte MS. Tais módulos de suporte compõem-se, cada um, de um corpo 3 que recebe um suporte de recepção 4 comandado por um macaco 5 associado ao corpo 3. 0 suporte de recepção 4 é móvel verticalmente ou, mais genericamente, na direcção da linha de mira 2, sendo o movimento comandado pelo macaco 5. 0 suporte de recepção 4 é constituído muito esquematicamente por uma placa 41 cuja face superior é guarnecida com alguns espetos 42 verticais. Tais espetos 42 são fixos em relação à placa 41.
[0035] Os módulos de suporte MS circulam segundo o caminho de circulação C-MS através de uma parte da instalação; eles podem fazer parte de um tambor ou de uma corrente transportadora.
[0036] Segundo o modo de funcionamento da instalação, os módulos de suporte MS tanto podem deter-se em posição de 12 carregamento, no posto de carregamento, como circular neste, se a instalação trabalhar parcial ou globalmente segundo o principio da cinemática continua.
[0037] Nos dois casos, segundo o esquema da figura 2A, o módulo de suporte MS que chega ao posto de posicionamento PP encontra, num dado momento, a linha de mira 2 formada pelo gerador de feixe 1. Tal linha de mira 2 é orientada de modo preciso em relação ao suporte de recepção 4, para servir de mira ao operador para que este possa instalar o artigo P no, ou sobre o, suporte de recepção 4. Para isso, ele agarra o artigo P, vira-o de modo a que o seu talo T fique voltado para cima e sobretudo alinha-o com a linha de mira 2. Uma vez realizada tal orientação, ele enfia nos espetos 42 a parte inferior do artigo virado de pernas para o ar. Os espetos 42 são suficientemente compridos, consoante a natureza do artigo P, para que este fique bloqueado em posição. 0 módulo de suporte MS transporta de seguida o artigo P para o posto de aprisionamento PA. 0 caminho de circulação dos módulos de suporte C-MS é representado por uma linha a traço descontínuo.
[0038] 0 posto de aprisionamento PA não comporta meios fixos.
Ele é atravessado pelo caminho C-MS seguido pelos módulos de suporte MS e pelo caminho C-ET dos elementos de transferência ET. Tais caminhos C-MS/C-ET coincidem um com o outro, no posto de aprisionamento PA. Os elementos de transferência ET são constituídos por um corpo que aloja um actuador 10 e suporta as garras 11, rotativas entre uma posição aberta e uma posição fechada. Elas são accionadas por um macaco 12 ou por um mecanismo desse tipo que as faz passar de uma posição à outra. O elemento de transferência ET pode comportar um sensor 13 que detecta a chegada do artigo P, por exemplo contra a extremidade do suporte das garras 11. Ele desencadeia então, directamente ou de modo temporizado, o accionamento das garras 13 11 que se cravam no artigo P.
[0039] Segundo o modo de concretização representado, os elementos de transferência ET chegam ao posto de posicionamento PP e seguem um trajecto horizontal. 0 mesmo acontece com os módulos de suporte MS que seguem o seu caminho no posto de aprisionamento PA.
[0040] À entrada, o movimento dos elementos de transferência ET e dos módulos de suporte MS é sincronizado de modo a que o eixo de um elemento de transferência ET e o de um módulo de suporte MS coincidam. Depois o módulo de suporte MS comanda o levantamento do suporte de recepção 4, carregado com o artigo P, para encontrar o elemento de transferência ET. A entrada em contacto do artigo e do corpo do elemento de transferência desencadeia o accionamento das garras 12 do elemento de transferência. Tais garras 12 rodam e espetam-se no artigo P no sitio correspondente ao talo T (se o artigo tiver sido correctamente posicionado).
[0041] O elemento de transferência ET assim carregado com o artigo P prossegue o seu caminho de transferência C-ET adentrando-se no posto de extracção de talo PE. Sendo o eixo de orientação vertical, tal como foi precisado no inicio da descrição, o artigo P é assim aprisionado em posição suspensa ao elemento de transferência ET. Uma vez realizado o aprisionamento, o suporte de recepção 4 é comandado de modo a desprender-se do artigo P. Ele rebaixa para dentro do módulo de suporte MS enquanto este prossegue o seu caminho para sair do posto de aprisionamento PA e regressar à entrada do posto de posicionamento PP.
[0042] Segundo a figura 2B, o posto de extracção de talos PE compõe-se de parte do caminho de transferência C-ET seguido pelos elementos de transferência ET carregados com um artigo P. O mesmo comporta igualmente um dispositivo de corte DC 14 munido de uma lâmina 21. Tal dispositivo DC é fixo. Ele encontra-se colocado sobre o trajecto do artigo P suspenso do elemento de transferência ET. A lâmina 21 é móvel entre uma posição retraída e uma posição estirada, ancorada no artigo P ao nível da superfície a cortar à volta para separar o talo T da parte útil PU do artigo P. Tal lâmina 21 é comandada em função da posição do elemento de transferência ET carregado com o artigo. A lâmina 21 pode ser fixa, à excepção do seu movimento de libertação e retracção, mas pode também ser accionada com um movimento de vibração para facilitar o corte. Tal lâmina 21 é dirigida em posição inclinada pois o talo, ou mais geralmente a parte do talo T a remover do artigo, corresponde a uma forma sensivelmente cónica, alargada.
[0043] 0 dispositivo de corte DC comporta igualmente um dispositivo de accionamento em rotação 22 que comanda o elemento de transferência ET na posição de corte, para o accionar em rotação em relação à lâmina 21.
[0044] Foi indicado que o dispositivo de corte DC seria fixo. Essa imobilidade é relativa. Tal dispositivo DC, ou pelo menos a sua lâmina 21, é fixo em relação ao elemento de transferência ET e ela efectua em torno deste um movimento de rotação relativa para cortar à volta o talo T.
[0045] Se o dispositivo de corte DC for fixo em relação à instalação, isso pressupõe que o elemento de transferência ET se imobiliza, durante o tempo necessário ao corte, no posto de extracção de talos PE. Mas é igualmente possível prever uma operação efectuada com cinemática contínua, acompanhando, o dispositivo de corte DC, o movimento do elemento de transferência ET ao longo do corte.
[0046] Esta operação pode igualmente fazer-se por rotação relativa do dispositivo de corte durante a transferência do elemento de transferência. 15 [0047] Após o corte à volta do talo T, a parte útil PU do artigo solta-se, ficando o talo aprisionado nas garras 11 do elemento de transferência ET que prossegue o seu caminho C-ET, deixa cair o talo T num receptáculo e regressa à entrada do posto de aprisionamento PA.
[0048] A figura 2B mostra uma extensão da instalação com o posto de corte PC a jusante do posto de extracção de talos PE, assim como um meio de transferência da parte útil PU do artigo já sem o talo, para o posto de corte PC.
[0049] Este meio de transferência compõe-se, como já acima evocado, de um conjunto de módulos de corte MC que circulam entre o posto de extracção de talos PE e o posto de corte PC. Tais módulos de corte MC compõem-se de um corpo 30 que aloja um suporte de corte 31, móvel em translação entre uma posição rebaixada e uma posição elevada, assim como uma agulha 32 levada pelo suporte 31, móvel entre uma posição saliente, para se fixar no artigo, e uma posição retraída.
[0050] O corpo 30 comporta um primeiro macaco 33, que comanda o movimento do suporte de corte 31, e um segundo macaco 34, no interior do suporte de corte 31, para comandar a deslocação da agulha 32.
[0051] De facto, no caso mais simples, está prevista apenas uma agulha 32, preferencialmente em posição central. Mas pode--se igualmente prever, consoante a natureza dos artigos a fixar, duas ou três agulhas em posição simétrica.
[0052] 0 módulo de corte MC, com o seu suporte de corte 31, é alinhado com o elemento de transferência ET associado, à entrada do posto de extracção de talos PE, para, de seguida, se fixar no artigo P. Para isso, o suporte de corte MC é conduzido até ir contra a parte de baixo do artigo P aprisionado ao elemento de transferência ET. Depois, a agulha 32 é enterrada no artigo P, por debaixo, numa extensão 16 suficiente para segurar bem o artigo sem contudo prejudicar o trabalho de corte em torno do talo T.
[0053] 0 conjunto assim formado pelo elemento de transferência ET e pelo módulo de corte MC de um lado e do outro (em posição "diametralmente oposta") do artigo P, passa então no dispositivo de recorte 20. À saida deste dispositivo, a parte útil PU do artigo não se solta do talo antes mantendo--se segura pela agulha 32. Baixa-se de seguida o suporte de corte 31 para dentro do módulo de corte MC sem retrair a agulha 32 de modo a segurar a parte útil PU do artigo P. O módulo de corte MC prossegue o seu caminho C-MC para chegar ao posto de corte PC. Este posto de corte PC compõe-se de uma lâmina 40, de preferência fixa, que ocupa uma posição diametral, ou, se se tratar de várias lâminas, uma posição radial em relação ao eixo de corte do artigo P/PU. Tal lâmina 40 pode estar em posição fixa ou acompanhar o módulo de corte MC se este continuar o seu movimento, sem deter-se, para trabalhar em cinemática continua.
[0054] 0 corte faz-se então comandando o suporte de corte 31 que eleva o artigo PU e o aplica contra a lâmina 40 para o dividir. Depois desta operação, quando o artigo está dividido, o módulo de corte MC transporta o artigo cortado para um posto de acondicionamento ou retrai a sua agulha de modo a libertar completamente os bocados cortados que são então recolhidos de um modo não representado para serem acondicionados ou tratados. Segundo uma variante, não representada, a lâmina é móvel.
[0055] A figura 3 é uma vista em corte do módulo de suporte MS. Tal figura mostra não somente o módulo mas igualmente o macaco de accionamento 5 alojado no corpo 3 do módulo representado pelas suas partes de guiamento e de fixação 31. O módulo de posicionamento compõe-se de uma peça cilíndrica cuja 17 parte de cima forma o suporte 41 que suporta os espetos 42 destinados a enfiar-se no artigo a transferir para o posto de aprisionamento. 0 guiamento do suporte de posicionamento 41 é assegurado pelo meio 31 e o seu comando quanto a estiramento ou retracção é feito pelo macaco de duplo efeito 5.
[0056] A figura 4 é uma vista em corte de um módulo de corte MC de construção próxima, ou mesmo idêntica, no essencial, à do módulo de suporte MS, salvo que o suporte de corte 31 comporta uma agulha 32 e um macaco 34 para accionar a agulha 32 nas condições já explicadas. O conjunto formado pelo suporte de corte MC e pela agulha 32 é comandado em translação por um primeiro macaco 33 e o movimento de estiramento ou retracção da agulha é comandado por um segundo macaco 34.
Porto, 5 de Agosto de 2010

Claims (11)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para preparar cabeças de hortaliça com meios para remover o talo da cabeça antes de cortar a mesma, segundo o qual se forma uma linha luminosa, visivel, sobre um módulo de suporte, colocando-se depois o artigo posicionadamente no suporte e transportando-se o artigo assim posicionado no módulo para lhe extrair o talo, caracterizado por se formar a linha de mira luminosa (2), visível, na zona de colocação posicionada do artigo (P) sobre o suporte de recepção (4), definindo tal linha a orientação do artigo (P) , colocando-se depois o artigo posicionadamente no suporte (4) bloqueando-o e transportando-o assim posicionado com o suporte (4) até ir contra um meio de aprisionamento (ET) para tomar automaticamente o artigo (P) e o aprisionar com vista a transportá-lo para lhe ser extraído o talo.
2. Instalação para preparar cabeças de hortaliça comportando meios para remover o talo da cabeça antes de a cortar, compreendendo - um posto de posicionamento dos artigos, - um posto de extracção de talos no qual se remove o talo dos artigos, - um conjunto de módulos para recepção e transporte dos artigos, módulos esses (MS) que percorrem um caminho de posicionamento que atravessa o posto de posicionamento, 2 caracterizada por - um conjunto de módulos de suporte (MS) dotados, cada um, de um suporte de recepção e bloqueamento (4) para receber e bloquear os artigos e transportá-los, percorrendo tais módulos (MS) um caminho de posicionamento (C-MS) que atravessa o posto de posicionamento (PP), o posto de posicionamento (PP) compreender um gerador (1) que forma uma linha de mira (2), luminosa, numa posição definida em relação ao módulo de suporte (MS) , que atinge o posto de posicionamento para definir a posição de colocação posicionada do artigo (P) em relação ao suporte de recepção (4), - um posto de aprisionamento (PA) tomar os artigos (P) posicionados nos suportes de recepção (4), para os transportar em posição suspensa, e - o posto de extracção de talos (PE) remover o talo (T) do artigo em posição suspensa, um conjunto de elementos de transferência (ET) munidos de órgãos de aprisionamento (11) para se fixarem no artigo (P) ao nivel do talo (T) , circulando num caminho de transferência (C-ET) que se liga a um caminho de posicionamento (C-MS) e atravessa o posto de aprisionamento (PA) e o posto de extracção de talos (PE), * o posto de aprisionamento (PA) receber os artigos orientados (P) , trazidos pelos módulos de suporte (MS), * o posto de extracção de talos (PE) comportar 3 um dispositivo de corte (DC) munido de uma lâmina (21) e receber sucessivamente os elementos de transferência (ET) para extrair o talo dos artigos (P) cujo talo cortado fica preso aos elementos de transferência (ET) .
3. Instalação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por compreender, adicionalmente, um posto de corte (PC) a jusante do posto de extracção de talos (PE), posto este munido de uma lâmina (40) para dividir o artigo, já sem o talo (PU), em várias partes, e um conjunto de módulos de corte (MC) que circulam, num caminho de corte (C-MC) que atravessa o posto de extracção de talos (PE) e se encontra com o caminho de transferência (C-ET), para cada módulo (MC) se fixar a um artigo (P) aprisionado a um elemento de transferência (ET) e o conjunto (MC/P/ET) passar pelo dispositivo de extracção de talos (ET) que corta o talo (T) aprisionado ao elemento de transferência (ET) para o separar da parte útil (PU) do artigo (P) que fica fixada ao seu modulo de corte (MC) para ser transportada para o posto de corte (PC).
4. Instalação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o módulo de suporte (MS) se compor de um corpo (3) com um suporte de recepção (4, 41) munido de espetos (42) nos quais se enfia um artigo (P) para o posicionar, sendo tal suporte (4) móvel em translação vertical em relação ao corpo (3) , comandado por um actuador (5) em 4 função da posição do módulo (MS) no seu caminho (C-MS), * numa posição rebaixada para a colocação posicionada do artigo (P) no posto de posicionamento (PP) e * numa posição elevada para levar o artigo (P) sob um elemento de transferência (ET) no posto de aprisionamento (PA).
5. Instalação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o gerador de feixe (1) dirigir o seu feixe formando uma linha de mira luminosa (2) no módulo de suporte (MS) que chega ao posto de posicionamento (PP) , para o seguir durante a colocação posicionada do artigo (P).
6. Instalação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o elemento de transferência (ET) comportar garras (11) accionadas para se cravarem no talo (T) do artigo (P) deixando o contorno desimpedido para a passagem da lâmina de extracção de talos (21) .
7. Instalação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o posto de extracção de talos (PE) compreender - um dispositivo de corte (DC) munido de uma lâmina (21), móvel entre uma posição retraída e uma posição de corte enterrada no artigo a ser alvo da extracção de talo, 5 - um dispositivo de accionamento (22) em rotação do elemento de transferência(ET)na posição de corte.
8. Instalação de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por a lâmina (21) efectuar um movimento vibratório durante o corte.
9. Instalação de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o módulo de corte (MC) compreender um corpo (30) que recebe - um suporte de corte (31) móvel em translação entre uma posição rebaixada e uma posição elevada, - uma agulha (32) suportada pelo suporte (31), móvel entre uma posição saliente, para se cravar no artigo (P), e uma posição retraída, um primeiro e um segundo macacos (33, 34) comandando respectivamente o deslocamento do suporte (31), em relação ao corpo (30), e o da agulha (32).
10. Instalação de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por a lâmina (40) do posto de corte (PC) ser fixada desfasada em relação ao trajecto da agulha (32) do módulo de corte (MC) .
11. Instalação de acordo com a reivindicação 3, 6 caracterizada por a lâmina do posto de corte (PC) ser móvel desfasadamente em relação à agulha (32) do módulo de corte(MC) Porto, 5 de Agosto de 2010
PT04300925T 2003-12-30 2004-12-20 Processo e instalação para preparar cabeças de hortaliça PT1550379E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0315562A FR2864427B1 (fr) 2003-12-30 2003-12-30 Procede et installation pour preparer des tetes de salade

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1550379E true PT1550379E (pt) 2010-08-16

Family

ID=34566361

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04300925T PT1550379E (pt) 2003-12-30 2004-12-20 Processo e instalação para preparar cabeças de hortaliça

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20050145113A1 (pt)
EP (1) EP1550379B1 (pt)
AT (1) ATE466495T1 (pt)
CA (1) CA2491291A1 (pt)
DE (1) DE602004026989D1 (pt)
ES (1) ES2344838T3 (pt)
FR (1) FR2864427B1 (pt)
MX (1) MXPA04012909A (pt)
PT (1) PT1550379E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITRM20070415A1 (it) * 2007-07-31 2009-02-01 Tecnofrutta Di Ferragonio Mari Apparato per la lavorazione di prodotti ortofrutticoli
EP2084976A1 (de) 2008-01-31 2009-08-05 Fresh Food Services GmbH Vorrichtung zum Bearbeiten eines Gemüsekopfs
EP2404511B1 (fr) 2010-07-06 2013-01-16 Mécanique et Chaudronnerie de l'Atlantique Dispositif et procédé de découpe du trognon de salades
CN107495436A (zh) * 2017-09-08 2017-12-22 魏建宇 一种辣椒去蒂装置
IT201900000196A1 (it) * 2019-01-08 2020-07-08 Fox Mecc Srl Macchina per la lavorazione di ortaggi
CN115349378A (zh) * 2022-08-26 2022-11-18 河海大学常州校区 一种茎秆类作物试验用高效固定装置

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU1321404A1 (ru) * 1985-04-01 1987-07-07 Н.И.Тихонов Устройство дл послеуборочной доработки кочанов капусты
JPH10146181A (ja) * 1996-11-15 1998-06-02 Okabe Lock:Kk 果菜物茎切り機
JPH11300693A (ja) * 1998-04-23 1999-11-02 Suzuyo Kogyo Kk 農作物の切断加工機
GB0119857D0 (en) * 2001-08-14 2001-10-10 Aem Machinery Ltd Vegetable core removal apparatus
FR2834620B1 (fr) * 2002-01-15 2005-08-19 Cotentin Legumiere Procede et installation pour la preparation de tetes de salade

Also Published As

Publication number Publication date
FR2864427A1 (fr) 2005-07-01
DE602004026989D1 (de) 2010-06-17
US20050145113A1 (en) 2005-07-07
ATE466495T1 (de) 2010-05-15
EP1550379B1 (fr) 2010-05-05
CA2491291A1 (fr) 2005-06-30
ES2344838T3 (es) 2010-09-08
EP1550379A1 (fr) 2005-07-06
MXPA04012909A (es) 2005-07-26
FR2864427B1 (fr) 2007-01-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4769872A (en) Poultry carcass and wings processor
RU2552060C2 (ru) Способ и устройство для обвалки ножки с костями
US4773324A (en) Broccoli trimming machine
US5470602A (en) Broccoli head trimming apparatus and method
JPH05153901A (ja) 屠殺した動物の半身体の骨を取り除く方法及び装置
PT1550379E (pt) Processo e instalação para preparar cabeças de hortaliça
CN102325607A (zh) 用于预备玉米穗以供自动化处理、定位和定向的方法
US4467500A (en) Bird opening method and apparatus
US4536919A (en) Breast processor
CN109941493A (zh) 一种全自动水果发泡网带包装机
US5411434A (en) Poultry shoulder and breast severing machine
ES2163299T3 (es) Maquina para pelar peras, extraer sus corazones y cortarlas en segmentos.
US4249285A (en) Poultry killing method and machine
JPH0541498B2 (pt)
PT93408A (pt) Processo e dispositivo para o corte de aves
US2649880A (en) Mechanism for processing fruit
CN204686531U (zh) 一种凸轮轴机加过程中的上料装置
JPH06181633A (ja) 自動接木装置
US4706797A (en) Apple orientation apparatus and method
JP3047041B1 (ja) キノコの自動収穫装置
US5996277A (en) Automatic plant trimming apparatus
CN218995214U (zh) 一种便于观测的凝点试验机
JP2549323Y2 (ja) 野菜の周回式枝打ち装置
JP4117833B2 (ja) 植物収穫方法および装置
WO2002013635A1 (en) Trimming apparatus