PT93408A - Processo e dispositivo para o corte de aves - Google Patents

Processo e dispositivo para o corte de aves Download PDF

Info

Publication number
PT93408A
PT93408A PT93408A PT9340890A PT93408A PT 93408 A PT93408 A PT 93408A PT 93408 A PT93408 A PT 93408A PT 9340890 A PT9340890 A PT 9340890A PT 93408 A PT93408 A PT 93408A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bird
carcass
carriage
support
thighs
Prior art date
Application number
PT93408A
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Villemin
Janusz Plusa
Daniel Guilbaud
Jean Leclere
Paul Romand
Original Assignee
Arrive Sa
Union F Pour Le D De L E C Uni
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arrive Sa, Union F Pour Le D De L E C Uni filed Critical Arrive Sa
Publication of PT93408A publication Critical patent/PT93408A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry
    • A22C21/003Filleting poultry, i.e. extracting, cutting or shaping poultry fillets
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Description

-2- 70 654 PHM/DG/6
MSMÓRIA DESCRITIVA O presente invento tem como ©bjectivo ma processo e ura dispositivo para corte de aves, sendo o termo corte utilizado para designar a separação da carne e dos membros dum animal em relação ao seu esqueleto ósseo.
As aves grandes, e nomeadamente os perus, que são raramente vendidos inteiros, são cortados depois de abatidos em vários bocados.
Os bocados provenientes deste corte são apresentados e vendidos separadamente ou em grupos, podendo o valor de cada ura deles, ser muito diferente.
No caso dum perú, por exemplo, depois das vísceras terem sido retiradas por um orifício natural ou por uma incisão disposta na parte posterior do animal, este é sangrado, depois suspenso numa cadeia cuja deslocação assegura o transporte da carcaça a diversos postos, onde os vários bocados são separados e desossados manualmente por operadores. Este tratamento necessita duma mão-de-obra considerável, apresentando no entanto o inconveniente da qualidade da carne cortada depender da habilidade do operador, e por uma qualidade de carne não desperdi sável ficar agarrada à carcaça no final do tratamento, o que constitui uma perda para o acondicionador. De facto, é preciso considerar que o esqueleto ósso duma ave não tem uma superfície exterior perfeitamente convexa, mas que tem igualmente, tendo em conta a morfologia do animal, partes côncavas, das quais não é fácil tirar a carne aí alojada. A morfologia geral duma ave pode ser definida da seguinte maneira: a extremidade frente do tórax, tem uma arquitectura óssea determinada pela coluna vertebral na base do pescoço do animal, as clavículas e as coracóides. A parte central da carcaça é delimitada pela coluna vertebral, as costelas e o externo. A parte posterior da bacia com uma forma rnais ou menos -3- 70 654 PHM/BG/6 côncava, e que termina no pigóstilo e o isquion inclui as zonas de articulação dos fémures, bem como os orifícios ilíacos» A complexidade desta estrutura explica as dificuldades que existem com a separação da carne da estrutura óssea.
Tendo em conta esta complexidade, as máquinas de corte de aves presentemente no mercado, separam independentemente as asas, as costelas e as postas de carne. Vários bocados grandes não são cortados de maneira rigorosa; por exemplo, uma parte da carne que constitui uma posta de carne, pode ficar na costela correspondente, o que não permite valorizar cada um dos bocados em função do seu valor intrínseco. Isto resulta num rendimento de matéria muito fraco, tanto sob o ponto de vista quantitativo como qualitativo.
Por outro lado, certos processos, ou máquinas, conhecidos manuais ou automáticos, que aliás para os segundos são limitados ao corte do frango; - não permitem o corte perfeito das aves, porque o seu suporte é assegurado pelo interior com a ajuda duma haste que atravessa a carcaça dum lado ao outro, o que não constitui dificuldade para o corte, pois impede nomeadamente o corte das coracoides e do pigóstilo; - necessitam do corte automático das postas de carne numa máquina independente; - no caso das máquinas, não estão adaptadas a uma grande variedade de tamanho das aves. 0 presente invento tem como objectivo remediar estes inconvenientes, proporcionando um processo e um dispositivo de corte que permite, num encadeamento de várias fases, automatizar o corte, separando o máximo de carne do esqueleto.
Com este efeito, o processo a que faz referência consiste em realizar; - o corte das postas de carne, para as separar da carcaça, - a separação das asas e/ou dos coracoides, -4- 70 654 PHM/DG/6 - a luxação das coxas, - e o arrancamento frente-a-frente da carcaça,de ua conjunto constituído pela coxas, postas de carne e asas.
Certas fases deste processo podem.ser invertidas. 0 presente processo permite obter por um lado, um conjunto ou dois meios-conjuntos reagrupando a totalidade da carne que é seguidamente tratada para ser condicionada em formas diferentes, tais como as coxas, postas de carne, carne para assar, escalopes, etc. ; permitindo ao acondicionador escolher a linha de corte entre dois bocados, para adaptar da melhor maneira possível ao trabalho a efectuar, e por outro lado, a carcaça nua separada de qualquer pedaço grande.
De acordo com um modo de funcionamento, este processo consistir na realização de: - o corte a partir do esterno de duas postas de carne numa parte da altura destas, para as separar da carcaça, - corte dos coracoides, - o arrancamento dos coracoides, bem como a separação das asas e das partes das postas de carne já cortadas, - o fim do corte das postas de carne para as separar da carcaça, - a luxação de duas coxas, - o arrancamento frente-a-frente da carcaça, de um conjunto constituído pelas coxas, postas de carne e asas, - e o arrancamento do pigóstilo.
Este processo permite deixar apenas o mínimo de carne na carcaça, a ordem das diferentes operações, e nomeadamente o corte das partes de carne em dois tempos, por um lado, com o corte intermediário dos coracoides, e por outro, o arrancamento intermédio da parte da frente do conjunto, assegurando uma passagem dos aparelhos o mais perto possível da carcaça.
Vantajosamente, este processo consiste em realizar a fixação -5- 70 654 PHM/DG/6 da carcaça pelo seu interior num dispositivo de suporte, sobre o qual a carcaça permanece numa posição de referência determinada durante todo o processo de corte.
Neste caso, a cabeça e o pescoço do animal não servem, como pode ser o caso, para suspender o animal a uma cadeia de suspensão, procede-se ao corte do pescoço e dos tendões na base deste, imediatamente após a fixação da carcaça no dispositivo de suporte.
De acordo com este modo de realização, o processo consiste e® executar antes do primeiro corte das postas de carne, uma incisão dupla da pele ao longo do esterno, de um lado ao outro deste. Isto facilita o início das operações de separação da carne e da parte óssea da carcaça. Na medida que se deseja obter dois meios conjuntos, procede-se igualmente a uma incisão da pele ao longo da coluna vertebral.
Este processo consiste igualmente em realizar, após o corte dos coracoides, uma fenda vertical de cada lado do isquion, depois uma segunda operação de fenda horizontal e depois a parte traseira que inicia o descolamento da carne das coxas. Finalmente, após a separação da abertura e a separação do pigóstilo, a carcaça é ejactada automaticamente do dispositivo de suporte sobre o qual está fixada.
Um dispositivo para a realização deste processo compreende, por um lado uma coluna vertebral, na qual está montada rotativamente uma igesa, sendo o transporte rotativo desta última realizado por intermédio duia motor, ao qual está associado um meeani smo de indexação assegurando uma rotação passo a passo da mesa de acordo com um ângulo de valor determinado, estando a mesa equipada com dois braços radiais com formação entre os dois braços vizinhos, com um ângulo igual ao ângulo correspondente ao passo de rotação da mesa, sendo cada braço equipado na sua extremidade livre com um dispositivo de suporte pelo interior, uma carcaça de ave, e por outro lado, por um certo número de postos de trabalho cada um destinado à realização dum passo da operação de corte, dispostos em círculo com o mesmo eixo da -6- 70 654 PHM/DG/6 coluna vertical, na proximidade das extremidades dos braços suportes das aves, e montados sensivelmente de acordo com a mesma repartição angular dos ditos braços, meios previstos para comandarem o funcionamento de cada posto depois do posicionamento na sua frente, duma carcaça de ave.
Assim, é possível realizar simultaneamente o corte de várias aves, encontrando-se cada uma num estado de corte mais ou menos avançado, de acordo com a posição do posto ao nível do qual se encontra. Uma tal solução permite então beneficiar ritmos de produção muito elevados.
Conforme a possibilidade, as incisões da pele ao longo do esterno e da coluna vertebral são realizadas num posto que inclui um carro deslocável radialmente em relação à mesa, possuindo urna coluna, na extremidade superior da qual são montados, sobrepostos e articulados em redor de eixos horizontais e perpendiculares à direcção de deslocamento do carro, dois braços ligados um ao outro através dum macaco, accionando-os num sentido de aproximação ou separação como um compasso, sendo cada braço equipado, na sua extremidade livre, com uma serra circular, simples ou dupla, sendo os meios de comando tais que, partindo duma posição na qual o carro está recuado, procede-se sucessivamente à detecção da presença duma ave no seu suporte, ao avanço do carro, ao contacto com a ave duma espera montada na coluna, à rotação das serras, ao fecho dos braços para pôr as serras para o contacto com a pele, ao deslocamento em sentido inverso do carro com incisão da pele, à paragem da rotação das serras, à abertura dos braços.
Segundo uma outra característica do invento, os meios de corte dos coracoides são constituídos por um posto de trabalho compreendendo um carro deslocável radialmente em relação à mesa, cuja extremidade situada ao lado desta, está equipada com uma serra circular montada num eixo perpendicular ao eixo de deslocamento do carro, uma espera limitando o deslocamento do carro até à ave, e um suporte que sendo destinado a tomar apoio no dorso da carcaça virado para baixo, é deslocável segundo uma direcção sensivelmente vertical, sendo os meios de comando tais, que se -7- ' ..-- 70 654 PHM/DG/6 procede sucessivamente à detecção da presença duma ave, ao transporte do suporte dorsal em contacto co® esta, ao avanço do carro com o funcionamento da serra, ao corte dos coracoides até ao apoio da espera na ave, que comanda o retorno do carro, à paragem da serra e ao retorno até â posição baixa do suporte dorsal.
Os meios de realização de cada lado do isquion, duma fenda que inicia o descolamento da carne da coxa, são constituídos por um posto de trabalho que inclui por um lado, uma espera superior tomando apoio na face ventral e do lado das coxas da ave, e por outro lado, por ura dispositivo móvel verticalmente, disposto abaixo do plano de deslocamento das aves pelo braço, equipado com duas facas sensivelmente paralelas e com orientação vertical, destinadas a fazerem duas fendas na ave, dum lado e doutro do isquion»
Para seguir da melhor maneira o perfil da carcaça, as facas são auto-orientáveis, quer dizer, montadas de modo rotativo verticalmente em contacto com as guias perfiladas.
De acordo com uma outra característica do invento, os meios de realização de cada lado do isquion duma fenda que completa a separação da carne de cada coxa, são constituídos por duas lâminas montadas num suporte deslocável radialmente em relação à mesa rotativa, dispostas de modo simétrico em relação ao plano médio longitudinal do suporte, perfiladas longitudinalmente desde a sua extremidade dianteira voltada do lado da mesa até à sua extremidade traseira e incorporadas lateralmente para formarem duas meias conchas.
De acordo com uma outra característica do invento, os meios de luxação das duas coxas são constituídos por um posto de trabalho que inclui uma coluna, na extremidade superior da qual está montada, rotativamente em volta dum eixo horizontal e perpendicular ao eixo dum braço suporte da ave imobilizada em frente deste posto, e accionável com a ajuda dum macaco, um garfo cujos dois dentes paralelos são susceptíveis de se apoiarem na parte de cima das duas coxas, e um suporte dorsal deslocável de -8- 70 654 PHM/DG/β bnixo a cima por um macaco, sendo os meios de comando tais, que se procede sucessivamente à detecção da presença duma ave, ao apoio do suporte dorsal contra a ave, à oscilação da faca para baixo e depois para cima, e ao retorno à posição baixa, do suporte dorsal.
Depois da luxação das coxas procede-se ao arrancamento do conjunto completo com a ajuda de meios constituídos por um posto de trabalho, compreendendo um suporte no qual estão montadas sobre um carro deslocável horizontalmente e radialmente duas pinças dispostas abaixo do plano dos braços de suporte das aves e cujas aberturas estão viradas para o exterior e são suscept-íveis de conter cada coxa, sendo os meios de comando tais, que se procede sucessivamente à detecção da presença duma ave no posto, ao deslocamento das pinças em direcção às asas, ao aperto das pinças nas coxas, à continuação do avanço do carro com o arrancamento das coxas, do conjunto da cobertura completo e de duas meias coberturas, à abertura das pinças, e depois ao retorno do carro até à posição de partida.
Vantajosamente, este posto inclui por um lado, uma espera apoiando-se no pigóstilo destinada a assegurar uma blocagem axial da carcaça quando do arranque da cobertura completa e por outro lado, uma espera apoiando-se na secção da coluna vertebral no local onde o pescoço foi cortado.
Os meios de separação do pigóstilo são constituídos por um posto que compreende uma armação sobre a qual estão articuladas, em volta dos eixos horizontais e transversais ao eixo do braço suporte da ave imobilizada neste posto, duas hastes paralelas, com um comprimento correspondente à distância entre os eixos s o pigóstilo duma ave situada neste posto, cujas extremidades livres estão ligadas por uma biela tendo uma lâmina com uma abertura em V, tuna haste accionável em rotação por acção dum macaco, sendo os meios de comando tais que após a detecção da presença duma ave, as hastes ficando inclinadas para o interior, procede-se ao basculamento destas para o exterior, durante o qual movimento, a lâmina cm V encaixa-se no pigóstilo e separa-o da carcaça, antes do retorno das hastes à posição de partida. -9- 70 654 PHM/DG/6
De qualquer modo , o invento será melhor compreendido com a ajuda da seguinte descrição com referência ao desenha esquenmtica anexo, representando a título de exemplo não limitativo, uma forma ou execução deste dispositivo? a Fig. 1 é uma vista muito esquemática de cima; a Fig. 2 é uma vista em corte transversal pela linha IX-II da figura 1; a Fig. 3 é uma vista de lado do posto de corte da pele? a Fig» 4 é unia vista de lado do posto de corte dcs coracoides; as Figs. 5 e 6 são duas vistas de lado e de cima do posto realizando uma fenda atrás vertical iniciando a separação da carne da coxa? as Figs. 7 e 8 são duas vistas respectivamente de lado e em corte transversal dum posto realizando um corte atrás horizontal completando a separação da carne das coxas; as Figs. 9 e 10 são duas vistas respectivamente de lado e de cima do posto de luxação das coxas; as Figs. 11 e 12 são duas vistas respectivamente de cima e de lado do posto de arrancamento da abertura de penas; a Fig. 13 é uma vista de lado do posto de corte do pigóstilo; a Fig. 14 é uma vista em planta da lâmina de corte do pigóstilo. O dispositivo representado no desenho compreende uma coluna central vertical 2 sobre a qual está montada de modo rotativo uma m.esa 3. 0 transporte em rotação desta mesa na coluna é realizado através dum motor, ao qual está associado um mecanismo de indexação, assegurando uma rotação em passos da mesa, segundo um ângulo com valor determinado. Esta mesa está equipada com seis braços radiais 4, dois braços adjacentes formando um ângulo igual ao ângulo correspondente, ao passo da rotação da mesa. Cada braço -10- 70 654 PM/DG/6 é equipado na sua extremidade livre com um dispositivo de suporte imobilizando a ave pelo interior da carcaça numa determinada posição de referência. Este dispositivo pode ser semelhante, por exemplo ao dispositivo da patente francesa 85 08275 em nome da requerente.
Na periferia da mesa 3 estão dispostos, nas zonas extremas dos braços 4 equipados com dispositivos de suporte 5, postos de trabalho em número de seis na forma de execução representada no desenho, numerados de I a XVI, estando dois postos vizinhos deslocados angularmente um do outro com um valor sensivelmente igual ao passo de avanço do prato durante a sua rotação. O posto I é o posto de carregamento duma carcaça de ave, tal como um perú, num dispositivo de suporte, ocorrendo este carregamento quando o animal tem o dorso virado para baixo, depois de ter apoiado o seu dorso num suporte 6. A fixação é realizada nomeadamente por afastamento das pequenas bielas 7 que incluem o dispositivo de suporte, que se encaixam nas covas ilíacas da ave, um pistão deslocáve! axialmente apoiando-se frente à caixa torácica. 0 posto II ao qual a carcaça é levada depois da rotação da mesa coro o valor do primeiro passo, destina-se a realizar o corte do pescoço do animal e o corte dos tendões dispostos na base do pescoço. Este posto compreende, por exemplo, o dispositivo descrito na patente francesa 89 00570 em nome da requerente. O posto III visa realizar o corte da pele do animal ao nível da coluna vertebral e ao nível do esterno. Este posto compreende, como mostra a figura 4, uma armação 8 fixada no solo, sobre a qual está montado de modo deslocável radialmente em relação à mesa, um carro 9 accionado por um macaco 10. Este carro 9 tem uma coluna 12 cuja extremidade superior tem a forma de pescoço de cisne. Nesta extremidade superior estão articulados dois braços sobrepostos 13 e 14, sendo a articulação destes braços realizada em redor dos eixos horizontais e perpendi.cula.res à direcção do deslocamento do carro. Estes dois braços 13 e 14 estão ligados um ao outro por um macaco e a sua liaste 15, os quais permitem a sua -11- 70 654 PEM/DG/6 aproximacão ou af astamento coio um compasso. Cada braço está equipado na sua extremidade livre com aia serra circular 16, montada nua eixo paralelo ao eixo de articulação do braço, estando o braço superior equipado com uma serra dupla, enquanto que o braço inferior está equipado com uma serra simples. Final-mente, a extremidade frente à coluna 12, está equipada com uma espera 17 destinada a apoiar-se na carcaça da ave. Â cinemática deste posto é a seguinte: partindo duma posição recuada representada por traços a cheio na Figura 3, procede-se à detecção da presença duma ave neste posto, ao avanço do carro em direcção à ave, até â espera 17 se apoiar nesta, à rotação das serras 16 e ao fecho dos braços 13, 14 para levar as serras em contacto com a pele. 0 carro 9 é então deslocado no sentido inverso, durante cujo movimento se realiza o corte da pele, pois as serras 16 estão em contacto com esta. Os dois braços 13 e 14 afastam-se ou aproximam-se tendo ea conta o perfil da ave e assegurando um contacto entre esta última e as serras, estando prevista uma espera em cada braço para limitar a profundidade de penetração das serras na pele, com um valor predeterminado e regulável. Quando o carro volta à posição atrás, procede-se à paragem de rotação das serras, e depois à abertura dos braços.
Os postos IV e V permitem realizar o corte duma parte das postas de carne a partir do esterno. Este corte é vantajosamente executado com a ajuda dum sistema pondo em funcionamento um fio de corte, tal como o descrito na patente francesa 85 08276 em nome da requerente, e um dispositivo de guia do fio, tal como descrito na patente francesa 89 00571 em nome da requerente. 0 posto VI representado na figura 4 permite realizar o corte dos coracoides. Este posto compreende uma armação 18 fixada no solo, na parte superior da qual está fixo, com possibilidade de regulação angular, um suporte 19. Neste suporte 13 está montado um carro 20, deslocável por um macaco 22, numa direcção radial à mesa. A extremidade frente ao carro 20 está equipada com uma serra circular 23 movimentada em rotação por um motor 24, em volta dum eixo perpendicular ao eixo de deslocamento do carro. O carro é também equipado com um dedo 25 associado a um detector 26 -12- 70 654 PHM/DG/6 que comanda a paragem do avanço do carro, quando o dedo fica em contacto com a ave. Este posto também compreende um suporte 27, deslocável sensivelmente no sentido vertical por usa macaco 28, destinado a apoiar-se sob o dorso da ave. O funcionamento deste posto é o seguinte* estando o carro 20 na posição recuada, procede-se à detecção da presença duma ave. 0 suporte dorsal 27 é então levado em contacto com a ave, depois procede-se ao avanço do carro 20 com funcionamento da serra 23. Durante este movimento de avanço, procede-se ao corte dos coracoides 29, sendo o movimento de avanço parado pelo apoio do dedo 25 na ave, o que provoca o deslocamento em sentido inverso do carro, a paragem da serra e o regresso à posição baixa do suporte dorsal. A posição da serra é regulável ao longo do seu eixo de rotação para permitir o corte dos coracoides ao nível desejado pelo utilizador. 0 posto Via, representado numa vista de lado da figura -5 e numa vista de cima da figura 6, permite realizar em cada lado do isquion uma fenda, iniciando a separação da carne da coxa correspondente.
Este posto compreende um dispositivo 32 móvel no sentido vertical, disposto abaixo do plano de deslocamento das aves pelos braços 4. Este dispositivo compreende um macaco 33, com eixo vertical cuja fiaste 34 está equipada comi uei suporte 35, por duas facas 36 sensivelmente paralelas e com orientação vertical susceptível duma auto-orientação pelo contacto da carcaça por rotação em volta dum eixo vertical.
Estando as facas na posição baixa durante a rotação da aesa, procede-se depois da detecção da presença duma ave, ao deslocamento vertical das facas 36 que fazem duas fendas na ave, dispostas num lado e noutro do isquion. Durante este movimento, as facas orientam-se automaticamente por ufa movimento de rotação em volta dum eixo vertical, para contactarem as guias perfiladas 37. 0 posto VII visa realizar o arrancanento das coracoides e -13- 70 654 PHM/DG/β das omoplatas, e a separação das asas e das partes da frente às postas de carne» Este posto é constituído, por exemplo, pelo dispositivo descrito na patente francesa 89 00569 em nome da requerente. Este permite a continuação do corte dos lombos pelos postos VIII e X, sendo o posto IX uai posto livre, podendo perfeiiamente seguir o perfil da carcaça, o que evita deixar a carne neste. Os postos VIII e X realizam o final do corte das postas de carne esquerda e direita, completam o. trabalho de corte começado pelos postos IV e V, poendo estes por exemplo, sereia idênticos aos postos VIII e X, mas coa regulações diferentes (patente francesa 89 00571 em nome da requerente). 0 posto XI representado nas figuras 7 e 8 visa realizar, a partir da parte traseira da ave, um corte dum lado ao outro do isquion, completando o descolamento da carne das coxas.
Este posto compreende uma armação 38 sobre a qual está montado de modo deslocável nas colunas 39, um carro 40 com a ajuda dum macaco não representado no desenho. O posto está situado no exterior da trajectória das extremidades dos braços 4, e a direcção de deslocamento do carro é radial à mesa central 3. 0 cerro 40 está equipado com duas lâminas 41, dispostas de modo simétrico em relação ao plano médio longitudinal do carro, perfiladas longitudinalmente desde a sua extremidade anterior da viragem do lado da mesa 3 para a sua extremidade traseira e iacurvadas lateralmente para formarem duas meias-conchas„ mantidas próximas através duma mola 41a ou semelhante, para agarrares da melhor maneira a carcaça. Quando uma ave está imobilizada numa ferramenta de suporte neste posto, procede-se a um movimento de deslocamento para o interior do carro 40, durante cujo movimento, as lâminas 41 asseguram a formação de fendas, que permitem a separação da carne de cada coxa, frente-a-frente à carcaça. 0 posto XII representado nas figuras 9 e 10 permite realizar a luxação de duas coxas da ave. Com este fim, o posto compreende uma coluna fixa vertical, na extremidade superior da qual está montada, de modo rotativo em volta dum eixo 42, horizontal e perpendicular ao eixo dum braço suporte da ave disposto neste -14- 70 054 PRM/DG/6 post-o, uis garfo 43 cujos dois dentes paralelos 44 são susceptlveis de se apoiarem na parte de cima das duas cosas, durante o movimento de rotação. Este movimento de rotação ê obtido através dum macaco 45. Este posto compreende igualmente um suporte dorsal 46 para a ave, accionado por um macaco 47.
Depois da detecção da presença duma ave neste posto, procede-se ao apoio do suporte 46 no dorso da ave,, depois do feasculasento do garfo 43 para baixo, cujos dentes 44 realizam a luxação das coxas. O garfo 43 é em seguida accionado em rotação para cima, e o suporte 46 escamoteado para baixo. 0 posto XIII representado nas figuras 11 e 12 permite a realização do arrancaaento da cobertura de penas constituída pelo conjunto das coxas, postas de carne e asas. Este posto compreende um raio horizontal 4-8 situado abaixo do plano de deslocamento dos braços 4, sobre o qual está montado de modo deslocável e radialmente à nesa 3, um carro 49. Este carro 49 inclui duas pinças 50 cujas respectivas aberturas estão viradas para o exterior-, estando cada pinça delimitada por uma ramificação central fixa e uma ramificação exterior rotativa. Estas duas pinças 50 estão conformadas para poderem rodear as duas coxas duma ave que se encontra neste posto. Este posto compreende igualmente uma espera 52, montada rotativamente em redor dum eixo horizontal, que se destina a apoiar-se atrás do pigóstilo da ave, bem como uma espera em frente 51, deslocável axialmente em relação ao braço 4 que tem a ave.
Na prática, depois da detecção da presença duma ave, procede-se à blocagem desta pela espera 51 e pela espera rotativa, 52, ac. deslocamento do carro 49 até as pinças 50 ficarem encaixadas nas duas coxas 53 da ave, ao fecho das pinças nas coxas 53, à continuação do avanço do carro 49 com arrancamento da cobertura de penas, a abertura das pinças, e depois ao regressso do carro à posição de partida e à defolocagem da carcaça por escamoteação da espera 52. Â cobertura de penas cai num tapete transportador que permite a sua evacuação para o seu tratamento no talho. -15- 70 654 PHM/DG/6 O posto XVI é um posto livre. 0 posto XV representado esquematicamente nas figuras 13 e 14 permite o arrancaaento do pigóstilo. Este posto compreende uma armação 55 sobre a qual estão articuladas, em volta de eixos transversais e horizontais ao eixo do braço suporte da ave imobilizada neste posto, duas hastes paralelas 56, com um comprimento correspondente à distância entre o eixo de articulação e o pigóstilo duma ave situada neste posto.
As extremidades livres das hastes 58 estão ligadas por uma pequena biela 57, delimitando cora estas últimas e a parte superior da armação 55, um paraielograma deformável. A pequena biela 57 tem uma lâmina 58, representada numa vista de cima na figura 14, tendo uma abertura em V 59.
Os meios de cornando deste posto são tais que, depois da deieeção da presença duma ave, estando as hastes viradas para o interior, procede por accionamento duma macaco 80 ao ssu basculamento para o exterior, movimento durante o qual, a lâmina era V encaixa-se no pigóstilo e separa-o da carcaça. As hastes 56 são em seguida re-basculadas na posição de partida. 0 posto XVI é ura posto de descarregamento da carcaça, que se encontra imediatamente a montante do posto seguinte. Este descarregamento é realizado automaticamente pela entrada do pistão e das pequenas bielas da ferramenta de suporte, seguido de vários accionaraentos sucessivos do pistão, uma porta abrindo a parte superior do pistão, favorecendo a ejecção da carcaça, impedindo que esta fique presa ao pistão.
Como sobressai do atrás mencionado, este processo, e o dispositivo para o seu funcionamento são particularraente vantajosos para o corte de aves, tais como perús, permitindo dessolidarizar o máximo de carne da parte óssea da carcaça. Por outro lado, o dispositivo para a realização deste processo é susceptivel de ritmos elevados, pois as diversas operações são efecluadas aura tempo disfarsável, sem qualquer intervenção manual, excepto no carregamento das aves. Os diferentes postos estão susceptíveis a uma latitude regulável, para permitirem a 70 654 PHM/DG/6 . -16- sua adaptação às diferentes categorias de taraanho de aves»
Coroo se vê, o invento não se limita apenas ao modo de realisar este processo, nem aos postos do dispositivo descritos acima a título de exemplo; pelo contrário, tar«d>ém compreende todas as variantes. É assim que, nomeadamente; ~ certas fases deste processo poderiam ser invertidas; - os postos IV e V poderiam realizar a totalidade do corte das postas direita e esquerda; - os postos IV e V conservando as suas funções, tais como definidas na descrição precedente, o posto XI poderia ser utilizado de modo a suprimir os postos VIII e X; - as funções dos postos VIII e X poderiam ser asseguradas por outros mecanismos além dos descritos acima, a título de exemp1o; - no caso em que o pescoço fosse cortado previamente ao carregamento dos perús na máquina; se o corte foi realizado no local acima descrito, o processo pode funcionar sem o posto II; - caso contrário este posto pode ser utilizado fazendo-o funcionar para cortar a restante parte do pescoço no lugar descrito acima, de modo a seccionar ao mesmo tempo os tendões; - o corte dos coracoides poderia ser assegurado, não pela serra, horizontal, tal como descrita na forma de execução acima, roas sim por duas serras verticais agindo dum lado e doutro do esterno, ao nível da articulação dos coracoides com este; - o processo e o dispositivo podem funcionar tanto a frio, como a morno ou quente.

Claims (16)

  1. -17- 70 654 PHM/DG/6 REIVINDICAC5ES 1 - Processo de corte de aves, caracterizado p0r consistir na realização des - o corte de postas de carne para as separar da carcaea. - a separação das asas, - a. luxação das coxas, - e a arrancamento frente-a-frente, da carcaea de vm conjunto constituído pelas coxas, postas de carne e asas.
  2. 2 - Processo de acordo co® a reivindicação 1, caracterizado por consistir na realização det - o corte a partir do esterno de duas postas de parte da altura destas para as separar da carcaea, - o corte dos coracóides, - o arrancamento dos caracóides, bea co*o a separação das asas e das partes das postas de carne já cortadas, ~ o fim do- corte para as separar da carcaça, - a luxação de duas coxas, ~ o arrancamento frente-a-frente da carcaça de ui conjunto constituído pelas coxas, postas de carne e as asas. ~ o arrancamento do pigóstilo.
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por consistir em realizar imediatamente a fixação da carcaça pelo interior desta num dispositivo de suporte, sobre o qual a carcaça permanece durante todo o processo de corte, e do qual ela é ejectada no fim d.o ciclo.
  4. 4 - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por consistir após a fixação da ave no dispositivo de suporte, em realizar o corte do pescoço desta na sua base, bem como dos tendões.
  5. 5 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 -18- 70 654 PFM/DG/6 4, caracterizado por consistir em realizar antes do primexro corte das postas de carne, uma incisão dupla da pele, ao 1ongu do esterno, e de ura lado ao outro deste.
  6. 6 - Processo de acordo com qualquer una das reivindicações 1 a 5, caracterizado por consistir ea$ realizar uma incisão na pele ao longo da coluna vertebral.
  7. 7 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por consistir em realizar após o corte dos coracóides de cada lado do isquion, uma fenda vertical, depois uma segunda fenda horizontal e depois na parte posterior o hio^o da separação da carne das coxas.
  8. 8 - Dispositivo para a realização do processo de acordo cora qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender, por um lado, uma coluna vertical {2) na qual é montado de modo rotativo uma iesa (3), sendo o accionamento ora rotação desta última realizado por intermédio dum motor ao qual está associado um mecanismo de indexação, assegurando uma rotação passo a passo da mesa de acordo com um ângulo de valor determinado, sendo a mesa equipada com braços radiais (4) com formação entre os dois braços vizinhos, dum ângulo igual ao ângulo correspondente ao passo de rotação da mesa, sendo cada braço equipado, na sua extremidade livre, com um dispositivo {5) de suporte pelo interior duma carcaça de ave, e por outro lado por um determinado número de postos de trabalho (I-XVI), cada um destinado à realização dum passo da operação de corte, dispostos era círculo, cora o mesmo eixo do da coluna vertical, na proximidade das extremidades dos braços (4) suportes de aves e montados sensivelmente de acordo com a mesma distribuição angular dos ditos braços, estando os ditos meios previstos para cí>mandareiB ° funcionamento de cada posto, depois do posicionamento em frente deste, duma carcaça de ave.
  9. 9 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8 , caracterizado por os meios de incisão da pele ao longo do esterno e da coluna vertebral serem realizados nua posto (χχΐ}, corapreendendo um carro (9) deslocável radialraente em relação â -19- * 70 654 PHM/DG/6 nsesa, possuindo «na coluna (12), na extremidade superior da qual estão Bioiitados, sobrepostos e articulados em redor de eixos horizontais e perpendiculares à direcção de deslocação do carro, dois braços {13, 14) ligados um ao outro por u® macaco (1.5) accíonando-os num sentido de aproximação ou afastamento como nm compassos sendo cada braço equipado na bus extremidade livre, cora «Bia serra circular (16) simples ou dupla, sendo os meios de comando tais, que partindo duma posição na qual o carro ê afastado, procede-se sucessivamente à detecção da presença duma ave no seu suporte, ao avanço do carro, à realização do contacto de uma espera (17) montada na coluna com a ave, à rotação das serras (16), ao fecho dos braços para levarem as serras para α contacto cora a pele, ao deslocamento no sentido inverso do carro (9) com incisão da pele, à paragem da rotação das serras (16), è abertura dos braços .
  10. 10 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterigado por os meios de corte dos coracóides serem constituídos por ua posto de trabalho (VI), compreendendo um carro (20), deslocável radialmente em relação à mesa (3), cuja extremidade situada no lado desta está equipada com uma serra circular (23) montada num eixo perpendicular ao eixo de deslocamento do carro, uma espera (25) limitando o deslocamento do carro para a ave, e um suporte (27) que apoiando-se no dorso da carcaça virado para baixo, é deslocável numa direcção sensivelmente vertical, sendo os meios de comando tais, que se proceoe sucessivamente à detecção da presença duma ave, à cc-.-cuçao do suporte dorsal (27) para o contacto deste, ao avanço oo carro (20) com o funcionamento da serra (23), ao corte dos coracóides (29) até ao apoio da espera (25) na ave, que comanda o retorno do carro, a paragem da serra e o retorno até à posição Anterior do suporte dorsal. --- - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, carac^erizado por os meios de realização, em cada. lado do isquion, de uma fenda que inicia o descolamento da carne e da coxa, serem constituídos por um posto de trabalho que compreende iffl dispositivo (32) móvel verticalmente, disposto abaixo do plano -20- 70 654 PHM/DG/8 de deslocamento das aves pelo braço (4), equipado com duas facas (36) sensivelmente paralelas e com orientação verticaa destinados a fazerem duas fendas verticais na ave, dum lado ao outro do isquion.
  11. 12 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caraoterizado por as facas (36) serem auto-orientaveis, quer dizer, montados de modo rotativo verticalmente em contacto com as guias perfiladas (37).
  12. 13 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 e 12, caraoterizado por os meios que completam a separação das coxas serem constituídos por duas laminas {41) montadas num suporte (40) deslocável radialraente era relaçao a aesa rotativa, dispostos de modo simétrico, era relaçao ao plano icédio longitudinal do suporte, perfiladas longitudinalraente desde a sus extremidade dianteira voltada do lado da raesa para a sua extremidade traseira, e encurvadas laterairaente para formarem duas meias conchas.
  13. 14 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8S caraoterizado por os meios de luxação das duas coxas serem constituídos por um posto de trabalho (XII) que compreende uma coluna, na extremidade superior da qual está montada, de modo rotativo era volta dum eixo horizontal e perpendicular ao eixo dum braço suporte da ave, imobilizado em frente deste posto e accionável cora a ajuda dum macaco (45), ura garfo (43), cujos dois ramos paralelos (44) são susceptíveis de virem a apoiar-se na parte superior de duas coxas, e um suporte dorsal (46) deslocável de cirna para baixo, por um macaco (47), sendo os meios de comando tais, que se procede sucessivamente à detecção da presença dunss ave, ao apoio do suporte dorsal na ave, ao bascu 1 araento do garfc para baixo e depois para cima, e ao retorno è posição inferior do suporte dorsal .·.
  14. 15 - Dispositivo de acordo com a reivindicação £ caracterizado por os meios de arrancamenio do dito conjunto de coxas, massa carnosa e asas serem constituídos por ura posto ds trabalho (XIII), que compreende um suporte no qual estão -21- 70 654 PHM/DG/6 montadas, sobre ura carro (49) deslocável horizontalraenie e radialmente, duas pinças (50) dispostas abaixo do plano dos braços de suporte das aves e cujas aberturas estão viradas par-a fora,, e sereia susceptíveis de cada uma rodear uma coxa (53}, sendo os meios de comando tais que se procede sucessivamente à •déiecçso da presença duma ave no poste, ao deslocamento das pinças em direcção às coxas, à união das pinças nas coxas, à continuação do avanço do carro com arrancamento das cosas, â abertura das pinças, e depois ao retorno do carro até à posição de partida.
  15. 16 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracter:lzado por compreender num lado, uma espera (52) apoiando--,?s c-.o pigóstilo destinado a assegurar ura foioqueamento axial da carcaça durante o arrancamento do pigóstilo, e por outro lado, uma espera {51) apoiando-se na secção da coluna vertebral no local onde o pescoço foi cortado.
  16. 17 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por os meios de separação do pigóstilo serem constituídos por um posto (XV) compreendendo uma armação (55} sobre a qual estão articuladas era redor aos eixos horizontais e transversais ao eixo do braço suporte da ave imobilizada neste posto, duas hastes (56) paralelas, com um comprimento correspondente â distância entre os eixos e o pigóstilo duma ave situada neste posto, cujas extremidades livres estão ligadas por r·"··;' biela 157) possuindo uma lâmina (58), tendo uma abertura em V f 59), sendo uma haste accionável em rotação por acção dum macaco í60), sendo os meios de comando tais que, após a deiecção da presença duma ave, estando as hastes inclinadas para o interior, procede-se ao basculamento destas para o exterior, e por durante c- referido movimento, a lâmina em V encaixar-se no pigóstilo e separar este da carcaça antes do retorno das hastes à posição de partida. 70 854 PHM/DG/β _οο_ £j ία 12. m. 1950 Li sboa- Por ETABLISSEMINTS ARRIVE S.A. e UEIOE FIMÁNCIÉRÉ POUB LE DEVELOPMEMT DE LPECQMOMIE CEREALIEEE -UNIGRAINS - O AGENTE OFICIAL -
PT93408A 1989-03-13 1990-03-12 Processo e dispositivo para o corte de aves PT93408A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8903709A FR2644041B1 (fr) 1989-03-13 1989-03-13 Procede et dispositif de decoupe de volailles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93408A true PT93408A (pt) 1990-11-07

Family

ID=9379925

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93408A PT93408A (pt) 1989-03-13 1990-03-12 Processo e dispositivo para o corte de aves

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5021024A (pt)
EP (1) EP0388331B1 (pt)
AT (1) ATE77921T1 (pt)
BR (1) BR9001194A (pt)
CA (1) CA2011989C (pt)
DE (1) DE69000178T2 (pt)
DK (1) DK0388331T3 (pt)
ES (1) ES2033165T3 (pt)
FR (1) FR2644041B1 (pt)
PT (1) PT93408A (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2714265B1 (fr) * 1993-12-24 1996-05-31 Alain Lafitte Procédé pour découper une volaille tel qu'un canard.
NL1001281C2 (nl) * 1995-09-26 1997-03-28 Meyn Maschf Werkwijze en inrichting voor het fileren van het borststuk van gevogelte.
NL1002831C2 (nl) * 1996-04-10 1997-10-14 Meyn Maschf Inrichting voor het fileren van het borststuk van geslacht gevogelte.
US6267661B1 (en) * 1996-10-03 2001-07-31 Richard Archer Melville Apparatus and process for meat packing
DE19848498A1 (de) * 1998-10-21 2000-05-04 Nordischer Maschinenbau Filetiervorrichtung
US8888569B2 (en) 2011-09-26 2014-11-18 Tyson Foods, Inc. Big poultry cut-up method
US8727840B2 (en) 2012-04-30 2014-05-20 Tyson Foods, Inc. Method of cutting a pork loin
US10244769B2 (en) 2014-08-07 2019-04-02 Tyson Foods, Inc. Method of cutting a pork loin and a boneless pork loin product
CN108850105A (zh) * 2018-08-20 2018-11-23 重庆文理学院 鸡爪剥离器

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3943600A (en) * 1974-05-06 1976-03-16 Campbell Soup Company Apparatus and process for cutting chicken
CA1017509A (en) * 1975-06-06 1977-09-20 Eric R.L. Baker Apparatus for cutting poultry carcass
US4373232A (en) * 1981-01-28 1983-02-15 Foster Poultry Farms Poultry cutting machine
US4385421A (en) * 1981-05-20 1983-05-31 Victor F. Weaver, Inc. Poultry leg/back processor
US4477942A (en) * 1983-05-12 1984-10-23 Victor F. Weaver, Inc. Poultry breast de-boning machine and processing method
US4503587A (en) * 1983-12-16 1985-03-12 Victor F. Weaver Holding Co., Inc. Automatic poultry breast processing machine and method
NL8402165A (nl) * 1984-07-06 1986-02-03 Meyn Pieter Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van borstvlees van een gevogeltekarkas.
US4589165A (en) * 1985-01-04 1986-05-20 Automated Packaging Systems, Inc. Apparatus and method for cutting slaughtered poultry into separate pieces
US4715092A (en) * 1985-01-04 1987-12-29 Automatic Packaging Systems, Inc. Apparatus and method for cutting slaughtered poultry into separate pieces
US4669148A (en) * 1985-01-23 1987-06-02 Simon-Johnson, Inc. Machine for cutting up poultry into a number of pieces
FR2581839B1 (fr) * 1985-05-20 1987-07-24 Arrive Sa Dispositif de contention de carcasses d'animaux
US4780930A (en) * 1987-08-31 1988-11-01 Fabricated Products Poultry cutter with a rotatable arbor and guide means
EP0310713B1 (en) * 1987-11-04 1991-07-03 Stork Pmt B.V. Method and apparatus for dividing the body of slaughtered poultry

Also Published As

Publication number Publication date
FR2644041A1 (fr) 1990-09-14
BR9001194A (pt) 1991-03-19
ES2033165T3 (es) 1993-03-01
DE69000178D1 (de) 1992-08-13
US5021024A (en) 1991-06-04
CA2011989C (fr) 1994-09-20
DE69000178T2 (de) 1993-01-07
EP0388331B1 (fr) 1992-07-08
FR2644041B1 (fr) 1991-06-07
ATE77921T1 (de) 1992-07-15
DK0388331T3 (da) 1992-08-24
CA2011989A1 (fr) 1990-09-13
EP0388331A1 (fr) 1990-09-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1769681B1 (en) Method and device for processing a cluster of organs from a slaughtered animal
DK2704581T3 (en) An apparatus for removing halskød from the poultry as well as process for the mechanical removal of poultry from halskød
JP5213877B2 (ja) 解体処理された家禽の胴体部分から背皮と背肉とを別々に採取するための方法および装置
EP1346639B1 (en) Method for filleting slaughtered poultry
EP1056347B1 (en) Methods and apparatus for performing processing operations on a slaughtered animal or part thereof
US4477942A (en) Poultry breast de-boning machine and processing method
EP1064848B1 (en) Apparatus for severing the vent of slaughtered poultry
BRPI0608515A2 (pt) método e dispositivo para processar partes de carcaça de ave doméstica abatida
DK2996481T3 (en) PROCEDURE, SYSTEM AND LEADING DEVICE FOR SEPARATION OF INGESTION KITS SELECTED FROM Slaughtered Poultry
US3879803A (en) Device for removing the internal parts from slaughtered poultry
HU189281B (en) Device for removing the innards of killed fowles
US5466185A (en) Removing breast meat from poultry
RU2653079C1 (ru) Направляющий элемент, направляющий узел, система и способ разделения набора внутренних органов, извлеченных из забитой домашней птицы
PT93408A (pt) Processo e dispositivo para o corte de aves
NO319404B1 (no) System for total benfjerning
US6450873B2 (en) Method and device for processing poultry
US7004830B2 (en) Method and device for processing poultry
JPH02177849A (ja) 回転式鶏腿などの骨除去方法及び装置
US3531825A (en) Apparatus for de-boning raw poultry meat
US4979268A (en) Method and apparatus for the mechanical cleaning of freshly caught roundfish
ES2769066T3 (es) Procedimiento, grupo de guía y sistema para separar conjuntos de vísceras evisceradas de aves sacrificadas
WO2005036973A1 (en) Process for evisceration of slaughtered poultry, slaughtering system for the treatment of viscera from slaughtered poultry and a viscera holder for a viscera conveyor in a slaughtering system
WO2025123078A1 (en) Apparatus and method of removing flesh from poultry

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19951211