PT1517797E - Melhorias em processos de impressão utilizando tintas metálicas. - Google Patents

Melhorias em processos de impressão utilizando tintas metálicas. Download PDF

Info

Publication number
PT1517797E
PT1517797E PT03727638T PT03727638T PT1517797E PT 1517797 E PT1517797 E PT 1517797E PT 03727638 T PT03727638 T PT 03727638T PT 03727638 T PT03727638 T PT 03727638T PT 1517797 E PT1517797 E PT 1517797E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ink
color
process according
printing process
metallic
Prior art date
Application number
PT03727638T
Other languages
English (en)
Inventor
Andrew Ainge
Original Assignee
Ciba Sc Holding Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0210367A external-priority patent/GB0210367D0/en
Priority claimed from GB0219232A external-priority patent/GB0219232D0/en
Application filed by Ciba Sc Holding Ag filed Critical Ciba Sc Holding Ag
Publication of PT1517797E publication Critical patent/PT1517797E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M3/00Printing processes to produce particular kinds of printed work, e.g. patterns
    • B41M3/14Security printing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M1/00Inking and printing with a printer's forme
    • B41M1/14Multicolour printing
    • B41M1/18Printing one ink over another
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N1/00Scanning, transmission or reproduction of documents or the like, e.g. facsimile transmission; Details thereof
    • H04N1/46Colour picture communication systems
    • H04N1/54Conversion of colour picture signals to a plurality of signals some of which represent particular mixed colours, e.g. for textile printing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Printing Methods (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
MELHORIAS EM PROCESSOS DE IMPRESSÃO UTILIZANDO TINTAS
METÁLICAS
Esta invenção refere-se a melhorias em processos de impressão metálica e, mais especificamente, ela refere-se a um processo de impressão metálica que resulta no facto de as cores metálicas serem imediatamente visíveis em um substrato impresso final, após somente uma única passagem por uma impressora a cores tradicional.
Compreender-se-á a partir da descrição que se segue que esta invenção está principalmente relacionada com a impressão de cores metálicas utilizando técnicas litográficas convencionais, embora os peritos entendam que a técnica de impressão particular poderá não ser essencial para a invenção. Na verdade, a requerente considera que o processo de impressão melhorado aqui descrito poderá ser aplicável a outros métodos de impressão, como sejam os métodos de rotogravura ou de serigrafia, ou mesmo a qualquer método de impressão em que a imagem final a imprimir inclua pelo menos uma região que é de natureza metálica.
Embora uma explicação completa das técnicas litográficas normalizadas e convencionais esteja para lá do âmbito deste documento, uma breve descrição ajudará o leitor a compreender a invenção. A impressão litográfica pode ser realizada por meio de um de dois métodos. No primeiro método, produz-se uma máscara da maquete total que será impressa por um único cilindro de chapa, a qual é desenvolvida fotograficamente sobre uma chapa 1 litográfica subsequentemente instalada no cilindro de chapa. Assim, uma imagem completa é transferida para o papel por um cilindro de blanqueta que está em contacto tanto com o papel (ainda que de forma intermitente) como com o cilindro de chapa, seja numa cor única ou com uma vinheta de cores. Este método é actualmente muito utilizado na impressão de documentos com elementos de segurança. 0 segundo método é aplicável à construção de uma chapa de impressão litográfica a partir de maquetes originadas em computador e envolve a criação das denominadas imagens "bitmap" da maquete de computador. A imagem gerada por computador é processada linha a linha (em que a espessura das linhas depende da resolução desejada da trama resultante da chapa litográfica) por um processador de imagem raster (RIP), que envia a informação bitmap para um definidor de imagens. A partir da imagem de computador original, quatro máscaras pixelizadas compreendendo inúmeros pontos serão produzidas a partir do definidor de imagens, estando cada uma delas relacionada com uma das cores ciano (Cyan-C), amarelo (Yellow-Y) e magenta (Magenta-M), em que estas cores são o inverso das cores primárias lógicas vermelho, verde e azul e a partir delas qualquer cor desejada poderá ser produzida através da mistura de diferentes quantidades de cada uma delas, e uma para preto (K) . 0 objectivo da impressão de imagens litograficamente consiste em produzir as chapas de impressão amarela, magenta e ciano, que são os registos negativos das quantidades de azul, verde e vermelho na imagem original. 0 preto é adicionado para ajustar o contraste da imagem impressa resultante nas regiões desejadas.
Por conseguinte, estas quatro máscaras pixelizadas são utilizadas na criação de chapas litográficas instaladas nos 2 cilindros de chapa. Contudo, neste método, é aplicada apenas uma cor a cada cilindro de chapa, em que a prensa de impressão possui pelo menos quatro unidades de impressão dispostas consecutivamente, cada uma delas contendo um cilindro de chapa pelo qual o papel passa. Assim, por exemplo, um primeiro cilindro de chapa transferirá um motivo de pontos ciano para o papel, um segundo cilindro de chapa aplicará um motivo diferente de pontos magenta ao papel e um terceiro cilindro de chapa transferirá ainda um outro motivo diferente de pontos amarelos, em que os diferentes motivos de pontos são aplicados ao papel num registo preciso uns com os outros, de forma a resultar uma imagem completa idêntica à imagem originada por computador. (Um quarto cilindro de chapa aplica ao papel um motivo ou imagem em preto conforme desejado).
As diferentes cores utilizadas na imagem gerada por computador são reproduzidas no papel em resultado da sobreposição marginal ou da justaposição extremamente próxima dos pontos de diferentes tintas, o que faz com que as cores dos referidos pontos se misturem e criem, assim, a cor desejada. Obviamente, quando qualquer uma das cores ciano, magenta ou amarelo é explicitamente pedida na imagem, os pontos de diferentes cores não se sobreporão.
Na maioria dos processos litográficos, a interacção da cor, do tamanho dos pontos e do ângulo da trama afecta a qualidade da reprodução e, no geral, estabeleceram-se determinados ângulos de trama (o ângulo ao qual a lineatura de uma trama de meio-tom (impressão da trama de 99% ou menos) é definida ao produzir imagens na trama), nomeadamente 45° para o magenta, 75° para o ciano, 90° para o amarelo e 105° para o preto. 3
Embora o método litográfico acima seja muito flexível para a produção de imagens a cores, sendo o número de cores limitado apenas pela tecnologia actualmente disponível, foi difícil, no passado, imprimir um substrato com determinadas regiões que necessitavam ter uma cor metálica, por exemplo, que requeriam uma cor prateada ou dourada. A impressão de cores metálicas levanta o problema de serem necessárias uma ou duas passagens adicionais pela máquina caso se pretenda aplicar ao substrato tintas metálicas douradas ou prateadas, carecendo, assim, de uma impressora de 5 ou 6 cores em oposição à impressora de 4 cores convencional. Evidentemente, é sempre possível utilizar uma cor metálica particular numa prensa de impressão se apenas for necessária uma única cor metálica no substrato. Contudo, o leitor compreenderá imediatamente a total inadequação de um método de impressão em que um substrato tem que passar por uma prensa cada vez que é necessário imprimir uma cor diferente. Por exemplo, um fabricante de carros que deseje imprimir uma brochura constituída por uma única página na qual são oferecidas todas as amostras de cores metálicas de um modelo de carro teria que efectuar a impressão utilizando, para cada amostra, tintas metálicas separadas pré-misturadas do esquema de referência de cores metálicas Pantone. A brochura teria então que passar pela prensa de impressão um determinado número de vezes, correspondente ao número de amostras de cores metálicas fornecidas na página. Este procedimento é demorado e caro.
Um problema adicional dos métodos convencionais de impressão de cores metálicas consiste no facto de, apesar de ser possível produzir uma cor metálica em um substrato, não existir qualquer controlo sobre o aspecto exacto da cor 4 metálica, nem existir qualquer referência que possa ser utilizada para permitir que impressoras de diferentes regiões do mundo produzam a mesma cor metálica. Como tal, as cores metálicas em brochuras referentes ao mesmo produto podem variar de impressora para impressora, o que é indesejável. 0 esquema de referência de cores metálicas Pantone fornece fórmulas pré-definidas para produzir um grande número de cores pré-definidas, que também incluem cores não metálicas. Contudo, o problema com este esquema de referência é o facto de cada cor metálica necessitar da mistura de um certo número de outras cores ou tintas em quantidades pré-definidas. Como tal, um utilizador não pode simplesmente produzir uma prova de uma brochura ou de outra matéria impressa destinada a conter uma cor metálica, uma vez que cada uma das tintas teria que ser primeiro constituída, o que é igualmente não só demorado como caro. É pelas razões mencionadas acima que a litografia CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto) está actualmente tão difundida - ela não apresenta qualquer dificuldade para o utilizador em termos da impressão de uma imagem possuidora de um número potencialmente infinito de cores utilizando somente as cores primárias de CMYK, em comparação com a impressão de cores metálicas.
Um processo conhecido para a impressão integrada de cores metálicas (MIPP), que foi desenvolvido por Pós e Pigmentos Metálicos Eckart-Werke de Furth, Bayern, Alemanha, requer uma avaliação subjectiva da imagem fotográfica original que será produzida, para determinar quais as áreas da referida imagem que é necessário imprimir com uma cor metálica e se o ciclo de impressão deve ser conduzido utilizando uma tinta dourada 5 ou prateada. Caso seja escolhida uma tinta prateada, então esta substituirá a separação da imagem ciano ou preta na prensa de impressão; se for seleccionada uma tinta dourada, então uma separação dourada substituirá tradicionalmente a separação amarela na prensa de impressão. Uma suavização das arestas das máscaras/separações de cor pode ser efectuada para reduzir quaisquer efeitos acentuados de recorte que possam surgir na imagem impressa final.
Contudo, um problema do método MIPP é o facto de um dos ângulos de trama convencionais ter de ser libertado para cada uma das tintas metálicas utilizadas, de forma a evitar problemas de conflito de tramas e os efeitos moiré que poderão surgir se duas tramas diferentes possuindo o mesmo ângulo de trama forem aplicadas ao substrato. Além disso, a avaliação subjectiva ainda permite a variação entre cores metálicas fornecida por diferentes impressoras no mundo. Adicionalmente, o método MIPP trabalha apenas com uma aplicação de software normalizada da indústria, nomeadamente o Adobe Photoshop, para a criação e a edição de fotografias digitais e é incompatível com qualquer outro programa. Como tal, o método mipp tem apenas uma utilização limitada. A patente US 5370976 (Williamson et al.) descreve um processo que poderá ser utilizado para imprimir litograficamente imagens a cores, em que determinadas porções da imagem requerem cores metálicas e outras requerem cores simples. Esta patente US oferece uma técnica de impressão alternativa, na qual uma certa quantidade de tinta metálica dourada ou prateada é aplicada ao substrato num motivo de pontos, de uma forma semelhante às outras tramas de meio-tom, no final do processo da prensa de impressão. A invenção disponibiliza um processo de 5/6 cores, nomeadamente unidades de impressão 6 CMYK, com a adição de unidades de impressão para o prateado e/ou o dourado, de forma que a substituição de uma das cores CMYK convencionais não é necessária como acontece com o método MIPP. Contudo, neste processo, os ângulos de trama do dourado e do prateado são os mesmos que para o ciano e o magenta, respectivamente, pelo que continua a ser possível obter os indesejáveis conflitos de tramas e efeitos moiré. Esta técnica só foi igualmente aplicada à digitalização de imagens fotográficas para criar uma "máscara amarela" e não funciona em quaisquer outras aplicações, sendo também portanto de uso limitado.
Além disso, continua a existir um elemento de subjectividade no processo descrito na patente, na medida em que ainda é necessário um operador qualificado para fazer uma avaliação das separações da imagem. Especificamente, as quatro separações de cor originais, obtidas a partir de uma cópia digitalizada electronicamente da imagem original, são editadas, uma vez que uma "máscara amarela" é criada por revisão de uma versão electrónica da imagem, a quantidade de contraste entre as regiões metálicas pesada e leve na imagem é determinada (este passo é completado por uma pessoa possuidora de uma perícia e de uma experiência relevantes nesta técnica) e, subsequentemente, a informação sobre o contraste é enviada para o scanner para criar a máscara amarela que isola as áreas onde é desejado um efeito metálico.
Este método não só envolve um certo elemento de subjectividade (que, consequentemente, introduz a possibilidade de duas imagens impressas nunca virem a ser iguais), como também, embora a imagem impressa resultante inclua certamente imagens com cores metálicas claramente 7 definidas, existe uma certa pureza e nitidez das imagens que pode ser visualmente ofensiva e irrealista.
Um objectivo da presente invenção consiste, assim, em disponibilizar um processo de impressão, segundo o qual uma pluralidade de cores metálicas presentes numa imagem original pode ser reproduzida realisticamente utilizando uma impressora a cores convencional, como seja uma impressora de 5/6 cores, e que evita os efeitos moiré e de conflito de tramas que são normalmente um problema penetrante dos métodos da técnica anterior.
Um objectivo adicional da presente invenção consiste em disponibilizar um processo de impressão, em que uma imagem compreendendo um determinado número de diferentes cores metálicas pode ser fiel e repetidamente reproduzida, sem necessidade da avaliação e do ajuste especializados de qualquer uma das separações intermédias (CMYK) que são necessários para o processo de impressão convencional.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é disponibilizado um processo de impressão para imprimir uma imagem possuindo uma ou mais regiões metálicas, em que o referido processo inclui as etapas que consistem em aplicar, sobre um substrato, um motivo predeterminado de pontos de tinta de uma primeira cor, etapa opcionalmente seguida pela aplicação, sobre o substrato, de motivos predeterminados de pontos de tinta de uma ou de várias outras cores, onde a combinação de motivos de pontos da referida primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta resulta em pelo menos uma parte da imagem, e segundo o qual uma camada de base contendo uma tinta metálica é inicialmente colocada sobre o substrato segundo um motivo predeterminado, antes da aplicação, sobre 8 este substrato, da primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta para formar a imagem, caracterizado pela camada de fundo e a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta serem impressas a ângulos de trama diferentes. 0 processo de impressão da presente invenção permite produzir milhões de diferentes cores metálicas, que podem ser impressas sobre o substrato após uma única passagem por uma prensa de impressão, tal como uma prensa de impressão a cinco cores, poupando, assim, tempo e dinheiro. A(s) região(ões) metálica(s) resultante(s) também são mais nítidas e fornecem um efeito metálico mais realista.
Preferencialmente, os níveis de pegajosidade da tinta metálica da camada de base e/ou da primeira cor de tinta e/ou das outras cores de tinta são ajustados para permitir a aderência da primeira cor e/ou das outras cores à camada de base de tinta metálica. Tipicamente, o nível de pegajosidade da tinta metálica é reduzido, e o nível de pegajosidade da primeira cor de tinta e/ou das outras cores de tinta é aumentado a partir de níveis convencionais. A redução da diferença entre os níveis de pegajosidade das diferentes tintas permite uma melhor aderência das diferentes camadas de tinta umas às outras e ao substrato. Como tal, a tinta metálica pode ser incluída numa camada de base em vez de numa camada superior, como havia sido anteriormente o caso devido à falta de aderência das camadas de tinta metálica às camadas de tinta inferiores.
Mais preferencialmente, as tintas utilizadas no processo de impressão de acordo com a invenção possuem níveis de pegajosidade correspondentes entre si e, mais preferencialmente, o índice de pegajosidade de todas as 9 tintas nas várias separações impressas durante o processo é substancialmente semelhante ou igual. Efectivamente, é particularmente preferido que o indice de pegajosidade das tintas utilizadas no processo seja igual a aproximadamente 5.
Preferencialmente, a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são substancialmente transparentes, permitindo, assim, que a tinta metálica na camada de base seja visível através delas. Com a aplicação da primeira cor de tinta e/ou das outras cores de tinta sobre a camada de tinta metálica da base, as primeiras tintas actuam para selar a camada de base, evitando, assim, que as partículas metálicas sejam arrastadas e/ou que a camada seja manchada, como acontece actualmente com as impressões metálicas da técnica anterior que são aplicadas sobre a primeira tinta e/ou as outras tintas.
Em uma forma de realização, a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta consistem em uma ou mais das tintas de impressão normalizadas convencionais representadas por ciano, magenta, amarelo e/ou preto (CMYK).
Em uma forma de realização adicional, a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta consistem em uma ou mais das tintas de impressão normalizadas alteradas baseadas em CMYK, como o ciano fluorescente, o magenta fluorescente e/ou cores similares.
De preferência, a prensa de impressão utilizada no processo de impressão inclui uma unidade de impressão para imprimir, sobre o substrato, a camada de base de tinta metálica e pelo menos quatro unidades de impressão sucessivas adicionais para imprimir, sobre o substrato, as cores CMYK normalizadas ou 10 CMYK alteradas, em que estas unidades de impressão adicionais estão tipicamente localizadas a jusante da unidade de impressão da tinta metálica. É possível disponibilizar uma ou mais unidades de impressão suplementares na prensa de impressão, para fornecer uma camada de selante ou outra camada necessária sobre o substrato. A camada de selante actua normalmente para proteger a matéria de tinta impressa que é impressa sobre o substrato.
Preferencialmente, a camada de base que contém a tinta metálica é impressa num arranjo compacto ou como uma região de cor sólida, num motivo predeterminado (isto é, em oposição a fornecer a tinta metálica como uma denominada cor especial ("spot colour"), em que uma pluralidade de cores especiais produz um motivo de pontos). Contudo, a camada de base pode ser fornecida num arranjo de motivo de pontos se necessário. Este último arranjo proporciona a formação de uma gradação de prateado, permitindo, desta forma, a constituição de uma imagem fotográfica mais realista e a conservação de regiões destacadas (áreas de pixels brancos) em que surge pouca ou nenhuma cor prateada.
De preferência, a camada de base metálica pode ser uma tinta metálica prateada e/ou uma tinta metálica dourada. Em uma forma de realização preferida, é utilizada apenas uma tinta metálica prateada, uma vez que é possível produzir um conjunto completo de cores metálicas utilizando prateado, incluindo a produção de uma série de cores metálicas douradas. 11
As percentagens da tinta metálica e da primeira tinta e/ou das outras tintas aplicadas ao substrato podem ser variadas para obter as diferentes cores na imagem resultante. A percentagem de cada cor de tinta constituinte pode ser variada em incrementos predeterminados, para produzir os milhões de diferentes cores metálicas associadas à presente invenção. Como tal, a presente invenção permite a produção de uma paleta de cores metálicas, que pode ser reproduzida com confiança em qualquer parte do mundo, permitindo, assim, aos clientes garantir que os produtos de impressão produzidos por diferentes impressoras serão substancialmente idênticos. A cada cor da paleta é atribuído um código de referência único, que é universalmente reconhecido. A percentagem das tintas, incluindo a tinta metálica, pode variar entre 0-100%. Mais preferencialmente, a tinta metálica é variada entre 60-100%. O requisito da camada de base e da primeira cor e/ou das outras cores serem impressas a diferentes ângulos de trama evita a ocorrência de efeitos moiré e de um possível conflito de tramas, sem ser necessário remover, ou ajustar de outra forma, as separações de cores do processo, como acontece na Patente US acima referida. É possível utilizar técnicas de tramagem convencionais, como seja a tramagem AM, em que a tinta metálica da camada de base ou a primeira cor e/ou as outras cores são impressas a ângulos de trama que sofreram um desvio dos ângulos de trama convencionais.
Os ângulos de trama convencionais podem sofrer um desvio de ±7,5° por rotação. 12
Mais preferencialmente, as tramas de cor do processo convencional CMYK ou as tramas de cor CMYK ajustadas são impressas utilizando ângulos de trama desviados, em que os ângulos de trama convencionais para estas cores foram desviados por rotação em ± 7,5°. Por exemplo, os ângulos de trama convencionais são normalmente:
Ciano: 15° ou 105° Magenta: 75° Amarelo: 0o ou 90° Preto: 45° e os ângulos de trama desviados são tipicamente: Ciano: 112,5° Magenta: 67, 5° Amarelo: 97, 5° Preto: -37,5°. A tinta metálica da camada de base possui tipicamente um ângulo de trama que é um dos ângulos de trama convencionais de 0o, 15°, 45°, 75°, 90° e 105°, ou outro ângulo divisível por 15, e que a requerente constatou que eliminava os padrões moiré na impressão.
Mais preferencialmente, a camada de base de tinta metálica é impressa a um ângulo de trama de 45°. Contudo, a requerente verificou que é preferível imprimir a camada de base metálica na separação de cor que possui o menor valor de cor e área de pixels.
Em uma forma de realização alternativa da invenção, a camada de base de tinta metálica pode ter um ângulo de trama que é 13 seleccionado para ser um dos ângulos de trama desviados, o qual se desvia dos ângulos de trama convencionais em ± 7,5°, em que a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são aplicadas ao substrato aos ângulos de trama convencionais.
Dependendo de considerações particulares sobre a imagem, é possível trocar os ângulos de trama desviados do preto e do magenta para fornecer um melhor resultado de impressão, dependendo da temática da imagem; por exemplo, uma imagem possuindo um predomínio de áreas pretas seria melhor impressa com a separação do preto possuindo um ângulo de trama de -37,5°, enquanto uma imagem em que os tons cor de carne predominam seria melhor impressa com a separação do magenta a um ângulo de trama de -37,5°. É ainda preferido que uma ou mais das tintas utilizadas no processo possuam um brilho elevado, de forma que a imagem resultante também possua um brilho elevado. 0 brilho é substancialmente uniforme, fornecendo, desta forma, a imagem com um lustro ou uma luminosidade esteticamente apelativos, o que também contribui para a qualidade da imagem impressa, em particular das regiões metálicas dessa imagem.
Em uma forma de realização da presente invenção, também é possível utilizar técnicas acromáticas para remover áreas de tonalidade preta indesejada de dentro do intervalo (UCR-"Under Cover Removal") de forma a libertar o ângulo do preto, uma vez que o preto pode ser obtido através de uma mistura de ciano, magenta e amarelo.
Em um aspecto adicional da presente invenção, um elemento de segurança poderá ser impresso sobre um substrato por meio da 14 impressão, no interior de uma região metálica, de uma imagem com um motivo textual ou outro motivo informativo, utilizando uma quantidade ou um motivo predeterminado de tinta metálica diferente daquele da área metálica circundante, isto é, 70% prateado rodeado por 100% prateado, para que o motivo informativo possa ser visto a aparecer e a desaparecer sob as condições de luz correctas.
Ainda em um outro aspecto da presente invenção, um elemento de segurança poderá ser impresso sobre um substrato por meio da impressão, no interior de uma região metálica, de uma imagem com um motivo textual ou outro motivo informativo, utilizando a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta, por exemplo, imprimindo a referida primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta numa região do substrato com 0% de prateado, que está rodeada por uma região que possui uma grande área predeterminada de prateado (isto é, 100%), para que se possa ver o motivo informativo mudar de uma cor ou tonalidade clara para uma cor ou tonalidade mais escura sob as condições de luz correctas. Isto deve-se à monotonia inerente de uma área metálica quando a luz não está a incidir sobre ela, o que faz com que a área que contém a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta (isto é, a área CMYK) pareça muito brilhante. Assim, quando o substrato é movido e a luz incide sobre a área metálica, esta torna-se muito mais brilhante que a área CMYK, fazendo assim parecer que a área CMYK muda de cor de uma tonalidade clara para uma tonalidade escura.
Ainda em um outro aspecto alternativo da invenção, uma imagem holográfica metálica simulada poderá ser impressa por meio da impressão de uma série de cores metálicas numa cor de fundo geralmente metálica, em que as referidas cores metálicas são 15 aquelas normalmente vistas numa holografia. 0 efeito holográfico também pode incluir técnicas de impressão retiradas dos elementos de segurança mencionados acima, para adicionar dimensões e/ou cores que parecem mudar de tom com a luz. As séries de cores metálicas são impressas de acordo com o processo de impressão da presente invenção. 0 termo tinta metálica refere-se a uma tinta que possui uma qualidade metálica quando está seca. 0 termo imagem inclui qualquer matéria gráfica ou textual, caracteres desenhados, figuras, fotografias e/ou similares, ou qualquer combinação destes. 0 termo tinta inclui qualquer substância de tipo fluido, incluindo pinturas ou outro fluido pigmentado colorido.
De acordo ainda com outros aspectos da presente invenção, é disponibilizada uma paleta de cores produzida de acordo com qualquer um dos processos de impressão acima referidos. É possível produzir um conjunto completo de paletas de cor, utilizando o processo de impressão da presente invenção, para a maioria das aplicações dominantes, contendo amostras codificadas por meio de uma referência única para Quark Xpress®, Adobe Illustrator®, Adobe Indesign®, Adobe Pagemaker®, Adobe Photoshop®, Macromedia Freehand® e Artpro®.
De acordo ainda com um outro aspecto da presente invenção, é disponibilizado um livro de amostras de cores contendo uma pluralidade de amostras de cores, em que cada amostra de cor 16 contém um código de referência único e as referidas amostras de cor são produzidas de acordo com qualquer um dos processos de impressão mencionados acima. A presente invenção permite traçar o perfil ICC, o que concede essencialmente que todas as cores criadas pela invenção sejam reproduzidas com precisão num sem-número de plataformas de impressão, algo que não pode ser feito com as cores convencionais Spot Metallic de Pantone. Assim, a realização do perfil permite a reprodução precisa do livro de amostras de cores e/ou da paleta de cores de forma consistente através de qualquer plataforma de impressão, uma vez que um gráfico de teste das cores pode ser preparado e comparado utilizando um espectrofotómetro (um dispositivo de medição que mede os valores da cor) . A comparação entre o perfil criado para o livro de amostras e/ou a paleta de cores e o perfil impresso em outras prensas de impressão permite a criação de uma curva de compensação. Isto não é actualmente possivel com as cores Spot Metallic de Pantone, dado que não é possivel medir uma cor metálica pois as partículas metálicas na tinta reflectem a fonte de luz do espectrofotómetro a diferentes ângulos, fornecendo falsas leituras. Este problema é evitado na presente invenção, uma vez que a tinta metálica é fornecida na camada de base e, assim, o espectrofotómetro mede a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta fornecidas no topo da camada de base metálica.
Um perfil ICC pode ser criado para utilização num sistema First Check e/ou Approval Proofing da Kodak, de forma que, na etapa de prova, todas as amostras de cores metálicas criadas a partir da paleta de cores possam ser reproduzidas com precisão numa prova antes da impressão. Isto não é possivel 17 com as tintas metálicas Pantone convencionais, uma vez que estas são fabricadas utilizando outras misturas de tintas especiais que não podem ser reproduzidas com precisão nos dispositivos de prova.
Uma vantagem do processo de acordo com a presente invenção consiste na ausência de qualquer avaliação humana subjectiva de qualquer uma das separações de cores de tintas do processo/motivos de pontos predeterminados antes da impressão. A única intervenção humana no processo é o processo de correspondência da primeira cor, que é uma técnica normalizada de reprografia, e uma que é amplamente praticada. A presente invenção evita ainda a necessidade da vasta série de tintas metálicas da referência PANTONE®, que estão disponíveis como cores metálicas predefinidas e pré- misturadas para impressão, dado que é extremamente simples disponibilizar agora uma amostra contendo folhas impressas em que as percentagens das cores do processo e das cores especiais variam ao longo de um intervalo, por exemplo, 0-100%, e em intervalos discretos, talvez 5%. Como tal, a presente invenção permite efectuar uma prova fácil dos documentos antes de um ciclo de impressão, o que antes não era possível com a técnica anterior.
Cada página pode ser impressa com potencialmente milhões de cores metálicas diferentes, todas numa única passagem por uma prensa de impressão convencional de 5 ou 6 cores, e as páginas resultantes podem ser utilizadas como cartões de amostra de cores de uma forma semelhante às amostras convencionais, com a excepção de, no último caso, as amostras serem individual e separadamente impressas um determinado 18 número de diferentes vezes com cada uma das várias tintas metálicas diferentes ai representadas. A presente invenção permite que uma qualquer imagem seja convertida num sem-número de cores metálicas, pelo que não deve ser vista como estando limitada a uma imagem que possui originalmente qualidades metálicas/áreas metálicas. Isto contrasta com outros processos de impressão convencionais, como MIPP®, WISE® ou WIMS®, que apenas permitem a aplicação de tinta metálica nas áreas em que uma imagem possuía originalmente qualidades prateadas ou douradas. Adicionalmente, os processos de impressão convencionais acima referidos apenas podem ser aplicados a imagens fotográficas e estão restringidos ao Adobe Photoshop como um conjunto de acções básicas de Photoshop. A presente invenção pode ser aplicada a imagens fotográficas, desenhos a traço incluindo texto, margens, áreas de cores uniformes, fundos e áreas que não contêm imagens bitmap, e pode ser utilizada em todas as aplicações normalizadas conhecidas pelo requerente, como Quark Xpress, Adobe Illustrator, Adobe Indesign, Adobe Pagemaker, Adobe Photoshop, Macromedia Freehand e Artpro e/ou aplicações semelhantes.
As formas de realização da presente invenção serão agora descritas em referência à figura anexa e à descrição abaixo. A Figura 1 é uma perspectiva simplificada de uma prensa de impressão utilizada na presente invenção.
Relativamente à Figura 1, está ilustrada uma prensa de impressão de cinco cores, 2, para utilizar na presente invenção. A prensa de impressão, 2, inclui uma extremidade de entrada, 4, para colocar um substrato, que neste exemplo é o 19 papel, sobre o qual serão impressas várias imagens na prensa, e uma extremidade de saída, 6, para extrair o papel da prensa de impressão depois de as imagens terem sido impressas neste. A prensa de impressão comporta um grande número de cilindros, 8, para transportar o papel através dela (somente alguns cilindros 8 foram ilustrados na Figura 1 para efeitos de clareza). Várias unidades de impressão 10, 12, 14, 16 e 18 são fornecidas na prensa de impressão, as quais correspondem a quatro separações de cores convencionais (CMYK) e a uma separação da cor prateada metálica, respectivamente. Cada unidade de impressão contém um cilindro de chapa através do qual o papel passa e sobre o qual uma máscara das imagens a imprimir é instalada. De acordo com a presente invenção, o papel passa primeiro através da unidade de impressão 18, para permitir que a tinta prateada seja aplicada ao substrato antes de o papel prosseguir para as unidades de impressão 16, 14, 12, 10.
Assim, a unidade de impressão 18 aplica a tinta prateada ao papel num motivo predeterminado, a tinta ciano é depois aplicada ao papel, via a unidade de impressão 16, num motivo de pontos predeterminado, a tinta magenta é depois aplicada ao papel, via a unidade de impressão 14, num motivo de pontos predeterminado, a tinta amarela é aplicada ao papel, via a unidade de impressão 12, num motivo predeterminado e, finalmente, a tinta preta é aplicada ao papel, via a unidade de impressão 10, num motivo predeterminado. A combinação dos diferentes motivos de pontos no papel forma as imagens a cores resultantes, em que uma ou mais regiões delas parecerão metálicas. 20
Uma unidade de impressão 20 adicional pode ser fornecida para aplicar uma camada de selante no topo das imagens impressas no papel, de forma a proteger o mesmo.
Os peritos compreenderão que as unidades de impressão 10, 12, 14, 16 podem ser providenciadas em qualquer ordem na unidade de impressão, podem conter qualquer cor de tinta conforme necessário e podem variar em termos de número se necessário. A percentagem de tinta aplicada ao papel por meio das unidades de impressão pode ser variada entre 0-100%, para se obter a cor final requerida da imagem ou de porção da imagem. O valor percentual representa a percentagem do substrato ou da imagem fornecida com o motivo de pontos de tinta. É preferido que a tinta prateada (ou qualquer outra tinta metálica) seja variada entre 60-100%, uma vez que abaixo de 60% a tinta prateada vai perder gradualmente o seu aspecto metálico. A cor prateada pode ser fornecida como uma camada de base sólida ou pode ser fornecida num arranjo de motivo de pontos consoante necessário.
Por exemplo, é possível disponibilizar as seguintes combinações de separações de cores:
Exemplo 1: qualquer combinação de cores entre 0-100% de uma ou mais das cores ciano, magenta, amarelo, preto + uma separação prateada e/ou dourada sólida, isto é, 14% ciano + 21% magenta + 67% amarelo + 6% preto + prateado e/ou dourado sólido.
Exemplo 2: qualquer combinação de cores entre 0-100% de uma ou mais das cores ciano, magenta, amarelo, preto + uma separação prateada e/ou dourada variável, isto é, 14% ciano + 21 21% magenta + 67% amarelo + 6% preto + prateado variável (por exemplo, 80%) e/ou dourado variável (por exemplo, 70%). O método acima pode ser utilizado para imprimir imagens combinadas metálicas, painéis matizados, ilustrações e/ou composições semelhantes sobre um substrato, utilizando qualquer uma das cores prateado, dourado, magenta, preto, ciano e amarelo, ou qualquer combinação delas. As requerentes constataram que um número e um intervalo praticamente infinito de cores metálicas poderiam ser impressos utilizando apenas o prateado como componente metálico, ao passo que nem todas as cores metálicas num intervalo podem ser impressas utilizando uma tinta dourada como o único elemento metálico na imagem impressa.
Evidentemente, é possível utilizar, na presente invenção, apenas uma única cor especial ("spot colour") de prateado ou dourado, ou utilizar duas cores especiais, prateado e dourado, no processo de impressão. Um software de edição e de manipulação de imagem como Adobe® Photoshop é capaz de apresentar uma imagem metálica em várias separações diferentes, sejam elas as separações de cores do processo normalizado CMYK ou uma ou mais separações de cores especiais, sendo prateado e/ou dourado. É também de referir que as cores especiais de prateado e de dourado metálico poderão ser impressas com ângulos de trama idênticos, sem um risco significativo de padrões de interferência moiré na imagem impressa resultante, pois as duas tintas de cor não se sobreporiam uma à outra. O processo de impressão da presente invenção pode ser utilizado com qualquer pacote de software convencional, e um 22 processo de produção de uma imagem contendo uma região metálica será agora descrito em pormenor.
Numa primeira etapa do processo de impressão, uma imagem digital é analisada para determinar o efeito metálico necessário e em que regiões da imagem esse efeito deverá ser reproduzido. Utilizando uma combinação de uma ou mais das máscaras alfa (máscaras relacionadas com os motivos de pontos para cada cor de tinta necessária), separações de canais, separações invertidas e selecções de imagens num programa de manipulação de imagens, por exemplo, Adobe® Photoshop, é criado um quinto ou sexto canal/separação. As áreas que não necessitam do efeito metálico são aerografadas/eliminadas do canal alfa, e a camada é depois desgastada/atenuada/desfocada para evitar bordas pronunciadas, dando um aspecto mais natural à imagem impressa resultante.
Para obter o efeito metálico necessário, as áreas coloridas das imagens com 4 separações de cores poderão ser ajustadas para compensar a adição de uma tinta prateada e/ou dourada. Isto é conseguido utilizando ajustes normalizados da imagem, isto é, matiz, saturação, correcção selectiva de cor, tonalidades, curvas de cor, etc., até à obtenção da cor exigida.
Em alternativa, o prateado ou o dourado poderão ser reduzidos proporcionalmente, em valor percentual, para alcançar uma cor metálica mais pura na imagem impressa final. Ao ajustar a quantidade de prateado e/ou de dourado de 100% para 60% (percentagem variáveis dentro deste intervalo), o efeito metálico ainda está presente, mas é possível obter um matiz de cor metálica mais puro. 23
Uma vez terminada a manipulação da imagem no computador, o ficheiro de imagem é depois gravado como um ficheiro DCS2 (o único formato de ficheiro que suporta múltiplos canais de cores especiais), permitindo que o ficheiro seja importado para um programa de composição de páginas. Se for necessária uma imagem digital metálica como recorte, é criado um percurso de recorte no Adobe Photoshop. Em geral, como os programas de manipulação de imagem apenas suportam percursos de recorte em ficheiros do tipo JPEG ou EPS, poderá ser necessário um programa de terceiros para editar a informação de recorte. Ao utilizar o Quark® Xpress 4.1 ou superior como aplicação de composição de páginas, é possível tirar partido da função dentro desse programa para detectar um percurso de recorte atribuído, a partir do ficheiro DCS2 importado que foi criado mais cedo.
Quando se deseja criar ilustrações, texto e painéis matizados, o que se segue é relevante. É de referir que o processo de impressão metálica não está restringido ao processo de imagens digitais. Qualquer elemento de cor pode ser transformado numa região metálica, na imagem impressa resultante, consoante necessário ou desejado. Todos os elementos da imagem poderão ser coloridos para corresponder a uma cor metálica requerida ou pré-seleccionada (as percentagens das cores são retiradas das grelhas principais produzidas para o espectro completo de cor) . Por exemplo, no caso em que é tirada uma fotografia a um carro metálico, embora o carro só possa ser de uma cor metálica, a imagem captada resultante terá regiões mais claras e mais escuras dependendo da forma como as luzes incidem sobre o carro. Por consequência, no processo de impressão digital, é possível contabilizar automaticamente as 24 regiões mais claras e mais escuras na imagem, que em uma interpretação consistem em uma série de cores metálicas infinitesimamente diferentes na imagem impressa.
Um duplicado da informação é depois produzido directamente sobre o topo da imagem existente a 4 cores, obtida pelo processo normalizado, e é colorido com prateado ou dourado. Esta camada prateada e/ou dourada é depois depositada para sobreimpressão (para que ao rasterizar o ficheiro, o prateado seja sobreimpresso com CMYK - criando as separações de cores 5/6) .
Todas as ilustrações, imagens digitais e texto são depois compiladas para criar a maquete, utilizando um programa de composição de páginas, isto é, Quark® Xpress.
Uma vez criada, a maquete é traduzida para um ficheiro PostScript (PS) e transferida para um rip digital. 0 RIP traduz depois o ficheiro PS em CT e LW, como é prática habitual na indústria da impressão digital. Cada CT e LW é uma separação de 5 ou de 6 cores. Estas separações são depois representadas num ficheiro, sendo preparada uma prova Cromalin ou, preferencialmente, a maquete é impressa num dispositivo First Check Desktop Proofer da Kodak, que não necessita de filme e pode ser sujeito a prova em termos das cores metálicas, utilizando o seguinte processo: prateado/ dourado/ciano/magenta/amarelo/preto. 0 ficheiro também pode ser fornecido digitalmente - de forma a sair para um sistema de chapa CTP (computador à chapa), evitando, assim, a necessidade de filme. 25
Os vários ângulos de trama mencionados acima continuam a aplicar-se neste processo, tal como acontece com o requisito de a tinta metálica estar localizada como camada de base. Várias técnicas de tramagem também podem ser utilizadas, por exemplo, a tramagem "diamond", a tramagem estocástica, a tramagem "mega dot", etc., e assim o processo não está restringido a ângulos de trama/filme convencionais.
Em geral, utilizam-se ângulos de trama com um desvio de -7,5 graus em relação aos ângulos convencionais normalizados para as tramas das 4 cores, e utiliza-se um ângulo de trama convencional normalizado para a separação prateada e/ou dourada. Isto elimina o conflito entre tramas e, deste modo, não restringe os ângulos. 03-07-2007 26

Claims (27)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo de impressão para imprimir uma imagem possuindo uma ou mais regiões metálicas, em que o referido processo inclui as etapas que consistem em aplicar, sobre um substrato, um motivo predeterminado de pontos de tinta de uma primeira cor, etapa opcionalmente seguida pela aplicação, sobre um substrato, de motivos predeterminados de pontos de tinta de uma ou de várias outras cores, onde a combinação de motivos de pontos da referida primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta resulta em pelo menos uma parte da imagem, e segundo o qual uma camada de base contendo uma tinta metálica é inicialmente colocada sobre o substrato, segundo um motivo predeterminado, antes da aplicação, sobre este substrato, da primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta para formar a imagem, caracterizado pela camada de fundo e a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta serem impressas a ângulos de trama diferentes.
  2. 2. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a imagem é produzida após uma única passagem por uma prensa de impressão.
  3. 3. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que os niveis de pegajosidade de qualquer uma, ou de qualquer combinação, da tinta metálica, da primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta são ajustados para permitir à primeira cor de tinta e/ou às outras cores de tinta aderir à camada de tinta metálica de base.
  4. 4. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 3, em que o nivel de pegajosidade da tinta metálica é 1 sensivelmente igual aos niveis de pegajosidade da primeira cor de tinta e/ou das outras cores de tinta.
  5. 5. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 4, em que os niveis de pegajosidade da tinta metálica, da primeira cor de tinta e/ou das outras cores de tinta são iguais a aproximadamente 5.
  6. 6. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são sensivelmente transparentes.
  7. 7. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são qualquer uma, ou qualquer combinação, das tintas de impressão normalizadas ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK).
  8. 8. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são qualquer uma, ou qualquer combinação, das tintas de impressão normalizadas ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK) modificadas.
  9. 9. Processo de impressão de acordo com as reivindicações 7 ou 8, onde é utilizada uma prensa de impressão que inclui uma unidade de impressão para tintas metálicas e quatro outras unidades de impressão sucessivas para a impressão com as tintas CMYK normalizadas e/ou modificadas.
  10. 10. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 9, em que a prensa de impressão compreende, além disso, uma 2 unidade de impressão para a aplicação, sobre o substrato, de uma ou de mais camadas de selante.
  11. 11. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a tinta metálica é aplicada sobre o substrato sob a forma de uma ou de mais regiões de cor sólida, em um motivo predeterminado.
  12. 12. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a tinta metálica é aplicada ao substrato segundo um motivo de pontos predeterminado.
  13. 13. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a tinta metálica é uma tinta metálica prateada e/ou dourada.
  14. 14. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que se faz variar as percentagens de cobertura de uma região predeterminada do substrato da tinta metálica, da primeira tinta e/ou de outras tintas, segundo incrementos predeterminados, para produzir uma paleta de cores.
  15. 15. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 14, em que cada uma das cores da paleta de cores possui uma referência única que lhe está associada.
  16. 16. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 14, em que a percentagem de cobertura das tintas varia entre 0 e 100%.
  17. 17. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 16, em que a percentagem de cobertura da tinta metálica varia entre 60 e 100%. 3
  18. 18. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que qualquer uma, ou qualquer combinação, da tinta metálica, da primeira cor de tinta e/ou de outras cores de tinta são impressas a ângulos desviados em relação aos ângulos de trama convencionais de 0o, 15°, 45°, 75°, 90°, 105° .
  19. 19. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 18, em que os ângulos de trama convencionais são desviados de ± 7,5° por rotação.
  20. 20. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a tinta metálica é impressa a um ângulo de trama convencional e a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são impressas a ângulos de trama desviados.
  21. 21. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 20, em que a tinta metálica é impressa a um ângulo de trama divisível por 15.
  22. 22. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 20, em que a tinta metálica é impressa a um ângulo de trama de 45° .
  23. 23. Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, em que a tinta metálica é impressa a um ângulo de trama desviado, e a primeira cor de tinta e/ou as outras cores de tinta são impressas a ângulos de trama convencionais.
  24. 24. Paleta de cores produzida por meio do processo de impressão da reivindicação 1. 4
  25. 25. Livro de amostras de cores produzido por meio de um processo de impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23.
  26. 26. Elemento de segurança produzido por meio de um processo de impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23.
  27. 27. Elemento holográfico simulado produzido por meio de um processo de impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23. 03-07-2007 5
PT03727638T 2002-05-07 2003-05-06 Melhorias em processos de impressão utilizando tintas metálicas. PT1517797E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0210367A GB0210367D0 (en) 2002-05-07 2002-05-07 Improvements in metallic printing processes
GB0219232A GB0219232D0 (en) 2002-08-17 2002-08-17 Improvements in metallic printing processes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1517797E true PT1517797E (pt) 2007-07-13

Family

ID=29422103

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03727638T PT1517797E (pt) 2002-05-07 2003-05-06 Melhorias em processos de impressão utilizando tintas metálicas.

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1517797B1 (pt)
AT (1) ATE359182T1 (pt)
AU (1) AU2003233876A1 (pt)
DE (1) DE60313171T2 (pt)
DK (1) DK1517797T3 (pt)
PT (1) PT1517797E (pt)
WO (1) WO2003095217A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7491424B2 (en) * 2003-05-19 2009-02-17 Ecole polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL) Reproduction of security documents and color images with metallic inks
US20070003747A1 (en) 2005-06-30 2007-01-04 Gnatowski Marek J Composite wood product, methods for manufacturing the same and methods for determining organic biocide concentration in a composite wood product
GB2432136A (en) * 2005-09-21 2007-05-16 Field Group Plc Printing method

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5549774A (en) * 1992-05-11 1996-08-27 Avery Dennison Corporation Method of enhancing the visibility of diffraction pattern surface embossment
US5370976A (en) 1992-05-22 1994-12-06 Williamson Printing Corporation Metallic color printing process
EP0763926A3 (en) * 1995-09-13 1998-01-07 Dainippon Screen Mfg. Co., Ltd. Method and apparatus for preparing special color separation

Also Published As

Publication number Publication date
DE60313171T2 (de) 2008-03-20
ATE359182T1 (de) 2007-05-15
EP1517797A1 (en) 2005-03-30
AU2003233876A1 (en) 2003-11-11
WO2003095217A1 (en) 2003-11-20
EP1517797B1 (en) 2007-04-11
DE60313171D1 (de) 2007-05-24
DK1517797T3 (da) 2007-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE69400830T2 (de) Charakterisierverfahren für lichtempfindliche Farbprobeabdrucksysteme
JP3011907B2 (ja) 印刷機制御用の設定値検出方法
EP0836556B1 (en) Colour print standardisation
DE2556834A1 (de) Verfahren fuer mehrfarbendruck auf textilien
KR940001079B1 (ko) 개선된 칼라복사법
MXPA04000987A (es) Sistema y metodo de un sistema de compensacion de mezclado.
US6262808B1 (en) Multicolor printing process, especially a multicolor grid screen printing process for textile substrates
PT1517797E (pt) Melhorias em processos de impressão utilizando tintas metálicas.
US5429047A (en) Method of printing color images on textured surfaces
Kuznetsov Principles of Image Printing Technology
DE4221323C2 (de) Tonkonversionsverfahren für verblichene Photofarbvorlagen
RU2500544C2 (ru) Печатное изделие и способ его изготовления
JP2004525564A (ja) カラー画像の印刷方法
JP4491919B2 (ja) 網点面積率の算出方法、印刷物の品質検査・制御装置及び印刷物の品質検査・制御方法
Lawler Official Adobe Print Publishing Guide: The Essential Resource for Design, Production, and Prepress, The
JP4281172B2 (ja) 印刷方法
JP4374255B2 (ja) 複数の2値ビットマップからハーフトーンカラープルーフを印刷する方法
JPH04248767A (ja) 多色製版用墨版カーブの設定法
Schönhut Document imaging: computer meets press
KR940007682B1 (ko) 다색 제판용 장치에 있어서의 색판과 먹판의 제작방법
Parraman et al. The Impact of Paper on Ink: From the Photomechanical Printer's Perspective
Field Color approval in the graphic arts
Parraman et al. Customizing digital printing for fine art practice
WO2001066353A1 (en) Image processing for colour control
JPH08201174A (ja) 製版用肌色カラーチャート