PT1514713E - Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal - Google Patents

Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal Download PDF

Info

Publication number
PT1514713E
PT1514713E PT04292024T PT04292024T PT1514713E PT 1514713 E PT1514713 E PT 1514713E PT 04292024 T PT04292024 T PT 04292024T PT 04292024 T PT04292024 T PT 04292024T PT 1514713 E PT1514713 E PT 1514713E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
door
pin
housing
vehicle according
column
Prior art date
Application number
PT04292024T
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Vincenti
Original Assignee
Peugeot Citroen Automobiles Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Peugeot Citroen Automobiles Sa filed Critical Peugeot Citroen Automobiles Sa
Publication of PT1514713E publication Critical patent/PT1514713E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J5/00Doors
    • B60J5/04Doors arranged at the vehicle sides
    • B60J5/042Reinforcement elements
    • B60J5/0456Behaviour during impact
    • B60J5/0458Passive coupling of the reinforcement elements to the door or to the vehicle body
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D21/00Understructures, i.e. chassis frame on which a vehicle body may be mounted
    • B62D21/15Understructures, i.e. chassis frame on which a vehicle body may be mounted having impact absorbing means, e.g. a frame designed to permanently or temporarily change shape or dimension upon impact with another body
    • B62D21/157Understructures, i.e. chassis frame on which a vehicle body may be mounted having impact absorbing means, e.g. a frame designed to permanently or temporarily change shape or dimension upon impact with another body for side impacts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Description

Descrição
Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal A presente invenção diz respeito a um veiculo automóvel, nomeadamente do tipo com o tecto amovível, com pelo menos uma porta lateral, e uma coluna sobre a qual é articulada a dita porta lateral.
Foi constatado, que em caso de choque frontal que ultrapasse uma certa intensidade, e mais em particular quando o ponto de impacto é lateralmente deslocado em relação ao eixo do veículo, pelo menos uma das portas laterais pode ser projectada para o exterior separando-se do veículo.
Em tal caso, a porta assim projectada não desempenha o seu papel na absorção do choque, e falha na preservação da integridade do habitáculo no decorrer do acidente.
Esse problema coloca-se numa maneira particularmente regular para os veículos do tipo cabriolet, ou seja, que têm um tecto amovível rígido ou flexível. Com efeito, num veículo cabriolet privado de tecto rígido, e em caso de ejecção das portas, a energia do choque não pode ser absorvida tanto na secção longitudinal do veículo que corresponde ao habitáculo, como ao nível da face inferior do piso. É revelada uma solução em WO02/34557. A invenção tem como objectxvo resolver esse inconveniente, e propor um veiculo automóvel do tipo acima mencionado, dotado de meios que permitam uma melhor preservação da integridade do 1/8 habiláculo, em caso de choque frontal.
Para esse efeito, um veículo de acordo com a invenção, que compreende por um lado pelo menos um par de órgãos de bloqueio complementares, incorporados respectivamente na porta e na coluna, o que forma um alojamento, e por outro uma saliência axial, e são susceptíveis de passar de uma posição livre para uma posição de encaixe axial mútuo definindo uma ligação rígida, evitando assim a ejecção da porta, sob o efeito de uma deformação axial e/ou de uma deslocação relativa axial da porta e da coluna, no momento de um choque frontal em que é excedida uma intensidade pré-determinada.
Graças a essa disposição, os riscos de ejecção da porta no momento de um choque frontal são reduzidos, de maneira que a porta possa assegurar a sua função de absorção do choque, e assim de protecção dos ocupantes do veículo contra os destroços. 0 veículo automóvel de acordo com a invenção, pode por outro lado apresentar uma ou várias das seguintes características: - o dito alojamento é formado na coluna, e a dita saliência é uma cavilha axial rigidamente fixa na porta; - a cavilha é fixa na porta através de soldadura; a porta compreende pelo menos um estabilizador que se estende essericialmente de maneira axial, e ao qual está ligado rigidamente a cavilha; - a cavilha estende-se perto do dito estabilizador; 2/8 - a porta é formada por uma estrutura em forma de caixa, na qual está alojada parcialmente a cavilha, esta última fazendo parcialmente saliência na estrutura em forma de caixa através de uma janela formada na estrutura em forma de caixa, frente a frente do dito alojamento; a cavilha, do lado da sua extremidade voltada para o alojamento, é adelgaçada e de forma adaptada para que as tolerâncias de fabrico da cavilha e do alojamento não comprometam o seu encaixe mútuo no momento do choque; e o veículo é constituído por um veículo do tipo coupé-cabriolet.
Um modo particular da realização da invenção vai agora ser descrito com mais detalhes com referência aos desenhos em anexo, nos quais: - a figura 1 é uma vista esquemática lateral da parte frontal da estrutura e da carroçaria de um veículo automóvel de acordo com a invenção; - a figura 2 é uma vista parcial em perspeetiva, em grande escala, de uma porta e de uma coluna correspondendo ao qual ela é articulada, de um veículo da figura 1; e a figura 3 é uma vista em corte, no plano horizontal passando pela cavilha de bloqueio, da parte do veículo representado na figura 2.
Na figura 1? está representada a parte frontal de uma carroçaria de um veiculo automóvel, do tipo coupé cabriolet, tendo unicamente duas portas laterais de acesso ao habitáculo, 3/8 Μ •gçj?« exed θ exngie e exed aquauixexouassa sexou§Ties uioo 'sxejagex χχ οηλ ap seunxoo senp 'apepxnuxquoo ens eu a gi seunxoo 'aqueuieAxqoedsaa sepeorodorooux 'opei o;ono jod equasojde I exxeo ¥ •eunioo eqxp e θρυθίιίΒρχβτα: exxi 'aaseq4l ap epeureqo '(2 BjnÔTj) οχ epxõxx eòad eum ap oxppuixaqux xod g sequod se 'ÇAxpoedeaj ejxsueui ap 'sepexnoiqje oes sxenb seu gx sxejaqex seunroo senp ' xequojp ορρχ op 'Θ oxnoeqxqeq op oquauixq.saAaj o opuemuoj XI osxd op joijbjui aoej euin epaeseide χ exxeo γ •x exxeo e g xequoxj aoej e opueõxx % sxeuaqei seuxxeõuoi senp e χ sanboqo-exed op esssAeuq euin 'eiieseix aoej eu sopejodxooux 'opei oxgno xod apuaaxduioo οτποτθλ o •g xequoxj aoej euin 0 g sxexaqex seqxod senp ΌχηοχθΛ op oxnoeqxqeq o aquauuoxjaqux opuxuxjap χ exxeo euin apuaauduioo opequasaudau oçôezxxeax θρ opoui o uioo opjooe ap οτποτθλ ο 'χ exnõxj eu ορρ.ιχεηχτ ouioq •χ xeuxpnqxbuox oxxa op 'exaxexed aguaiuiaAxsuas no 'exerexed oçòoexxp euin orno o opxpuaqua 9 uxexxeu ornorao o 'xexnoxqjed uia • xeuxpngxbuox oxxa essa e oeôejaj uia oe-as-aepuaqsa oeóequaxxo ap 0 oeôxsod ap soueraq so 'anões as anb oeôxxosap e epoq mg •eqoxeui ep opxauas oe oeóexax uia aauaxj e' exed sexq ep opeguajuo 'οτποτθλ op χ xeuxpnqxõuoi oxxa o opequasaudaj egsa 'ejnõxj essax x0Aeaqomeose oaoaa o opuas 'euxaqoosap opôxsod tua epequasaxdax eqsa exxeo ep aq.ied e 'exnõxj essag 'τθλχλοιιιβ ogoap uin ouioo mxsse A porta 3 é realizada sob a forma de uma estrutura em forma de caixa, como será melhor visto posteriormente, especialmente na figura 3, tendo um bordo superior 31. Nessa estrutura em forma de caixa estão dispostos dois estabilizadores longitudinais 33 e 34 sob a forma de cavilhas de reforço que se estendem da frente para trás sensivelmente em todo o comprimento da porta. Um 33 desses estabilizadores está disposto perto do bordo superior da porta 31, e de maneira paralela a esse último.
Na figura 1, está ilustrado o facto de que um esforço F, aplicado na travessa do pára-choques 7 do veículo no decorrer de um choque frontal, é transmitido para a traseira do veículo, progredindo pelas longarinas 9, e repartindo essencialmente de acordo com os dois componentes Fl, F2, respectivamente entre a face inferior do piso 11 e o estabilizador 33 (ou estabilizadores 33,34).
Compreende-se assim o interesse de evitar a ejecção da porta no momento de um choque frontal, afim de conservar uma tal repartição dos esforços. As disposições da invenção que visam evitar a ejecção da porta estão visíveis nas figuras 2 e 3, as quais são referidas neste momento.
Nas figuras 2 e 3, está representado especialmente a zona de ligação entre a porta 3 por um lado, e a coluna 13 e a base 15 correspondentes por outro, do lado direito do veículo.
Note-se que por preocupação relativamente à clareza do desenho, os estabilizadores da porta 33, 34 não foram representados na figura 2.
De maneira clássica, a porta 3 é articulada através de rotação na coluna 13, do lado frontal, através de dobradiças ao eixo 5/8 sensivelmente vertical que não foram representados. Vê-se nas figuras 2 e 3 que a porta 3 tem uma forma de estrutura em forma de caixa côncava, delimitada do lado interior do habitáculo por uma parede interior 43, e exteriormente por um revestimento 41 (não representado na figura 2). No interior da estrutura em forma de caixa assim delimitada, estão fixos os estabilizadores longitudinais 33,34.
Como pode ser observado na figura 3, a coluna 13 é igualmente côncava e contém um estabilizador tubular 45. Esse estabilizador 45 estende-se por outro lado, interiormente sobre o essencial do comprimento da coluna de vão 17.
Uma parte traseira do revestimento do guarda-lamas direito 47, é fixa exteriormente na coluna 13 por intermédio da base 15.
Numa face voltada para a traseira, a coluna 13 e a base 15 que apresenta um orifício 51, desobstrui o volume interior 50 da coluna 13. A porta 3 é dotada de uma cavilha de bloqueio 52 fixa do lado da extremidade, frente de um estabilizador 33, com respeito ao dito orifício 51. A cavilha 52 tem uma forma essencialmente cilíndrica, com a sua extremidade frontal 53 esguia em forma de ogiva, e que se estende axialmente com respeito ao orifício 51, essencialmente no interior da estrutura em forma de caixa definida pela porta 3. A extremidade dianteira ou ponta 53 da cavilha 52, faz saliência do volume interior da estrutura em forma de caixa, para a frente, através de urna janela 55 formada numa face antes do forro 43. 6/8
Quando a porta é fechada, como foi representado nas figuras, e na ausência de deformação do veículo, a ponta 53 da cavilha estende-se perto do orifício 51, sem penetrar nesse último.
Compreende-se que a cavilha 52 seja susceptível de se encaixar no volume interior 50 da coluna 13, formando alojamento com o orifício 51, através desse último, no momento de uma deformação em compressão da caixa 1 e dos elementos de carroçaria, no seguimento de um choque frontal sofrido pelo veiculo.
Noutros termos, quando num choque frontal se ultrapassa uma intensidade pré-determinada, que provoca uma deformação axial e/ou uma deslocação relativa axial da porta 3 e da coluna 13, a cavilha 52 é susceptível de passar de uma posição livre do alojamento 50, 51 formado por uma coluna 13, e cujo acesso é definido pelo orifício 51, para uma posição de encaixe axial mútuo. Essa posição de encaixe mútuo define uma ligação rígida entre a cavilha 52, por conseguinte a porta 3, e a coluna 13. É assim que os órgãos de bloqueio definidos pelo alojamento 50, 51 por um lado, e a cavilha 52 por outro, impedem a ejecção lateral da porta 3 no momento de um choque frontal.
Será notado que a geometria da cavilha 52 e especialimente da ponta 53 virada para o orifício 51, é prevista para que as tolerâncias de fabrico da cavilha 52 e do alojamento 50,51 não comprometam o encaixe da cavilha 52 no orifício 51 no momento de um choque.
Será igualmente notado, que a cavilha 52 se estende na proximidade do estabilizador 33, na ocorrência de maneira adjacente, para aumentar a sua eficácia a transmitir os 7/8 esforços ao estabilizador no momento do choque. Lisboa, 27 de Novembro de 2006 8/8

Claims (7)

  1. Reivindicações 1. Veiculo automóvel, especialmente do tipo com tecto amovível, que compreende pelo menos uma porta lateral (3), uma coluna (13) na qual é articulada a dita porta lateral, e pelo menos um par de órgãos de bloqueio complementares (50, 51, 52), incorporados respect ivamente na porta (3) e na coluna (13), a qual por um lado forma um alojamento (50, 51) e por outro uma saliência axial (52), e são susceptíveis de passar de uma posição livre para uma posição de encaixe axial mútuo definindo uma ligação rígida, e assim impedir a ejecçâo da porta (3), sob o efeito de uma deformação axial e/ou de uma deslocação relativa axial da porta (3) e da coluna (13), no momento de um choque frontal, ultrapassando uma intensidade pré-determinada, o dito alojamento (50, 51) sendo formado na coluna (13), e caracterizado pelo facto de que a dita saliência é uma cavilha axial (52) fixa rigidamente à porta (3) .
  2. 2. Veículo automóvel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que a cavilha (52) é fixa na porta através de soldadura.
  3. 3. Veículo automóvel de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que a porta (3) compreende pelo menos um estabilizador (33) que se estende essencialmente de maneira axial (X), e ao qual está ligado rigidamente a cavilha (52) .
  4. 4. Veículo automóvel de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de que a cavilha (52) se estende perto do dito estabilizador (33). 1/2
  5. 5. Veículo automóvel de acordo com qualquer uma < p.3 reivindicações 1 à 4, caracterizado pelo facto de que a porta (3) é formada numa estrutura em forma de caixa, na qual está alojada parcialmente a cavilha (52), essa última fazendo parcialmente saliência da estrutura em forma de caixa através de uma janela (55) formada na estrutura em forma de caixa, frente a frente do dito alojamento (50, 51).
  6. 6. Veículo automóvel de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 5, caracterizado pelo facto de que a cavilha (52), do lado da sua extremidade (53) voltada para o alojamento (50, 51), é adelgaçada e de forma adaptada para que as tolerâncias de fabrico da cavilha (52) e do alojamento (50, 51) não comprometam o seu encaixe mútuo no momento do choque.
  7. 7. Veículo automóvel de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 6, caracterizado pelo facto de que é constituído por um veículo do tipo coupé-cabriolet. Lisboa, 27 de Novembro de 2006 2/2
PT04292024T 2003-09-10 2004-08-10 Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal PT1514713E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0310662A FR2859441B1 (fr) 2003-09-10 2003-09-10 Vehicule automobile, notamment de type cabriolet, pourvu d'un dispositif de securite empechant l'ejection laterale des portes lors d'un choc frontal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1514713E true PT1514713E (pt) 2007-01-31

Family

ID=34130788

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04292024T PT1514713E (pt) 2003-09-10 2004-08-10 Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1514713B1 (pt)
AT (1) ATE342818T1 (pt)
DE (1) DE602004002822T2 (pt)
ES (1) ES2273184T3 (pt)
FR (1) FR2859441B1 (pt)
PT (1) PT1514713E (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2888554B1 (fr) * 2005-07-13 2007-09-07 Peugeot Citroen Automobiles Sa Dispositif de maintien en position de la porte d'un vehicule automobile en cas de choc frontal
FR2917336B1 (fr) * 2007-06-14 2013-03-01 Peugeot Citroen Automobiles Sa Agencement d'un pion anti-echappement dans un ouvrant d'un vehicule automobile
GR20080100172A (el) * 2008-03-17 2009-10-31 Βασιλειος Αθανασιου Κασσιανος Μεθοδος και συστημα βελτιωσης της ακαμψιας δια της χρησιμοποιησης των θυρων του αυτοκινητου ως φεροντων στοιχειων του πλαισιου του
FR2934233B1 (fr) * 2008-07-28 2010-09-03 Peugeot Citroen Automobiles Sa Element de renfort lateral de l'avant d'une caisse de vehicule automobile.
DE102016203339B4 (de) * 2016-03-01 2023-10-19 Volkswagen Aktiengesellschaft Karosserie-Seitenstruktur für ein Fahrzeug
CN108602417B (zh) 2016-03-01 2021-08-10 大众汽车有限公司 机动车上的具有碰撞型材和负载传递元件的布置结构、负载传递元件和机动车或者车门
DE102017217095A1 (de) 2017-09-26 2019-03-28 Volkswagen Aktiengesellschaft Fahrzeug, insbesondere Kraftfahrzeug, mit einem einer Seitentür zugeordneten Blockiermittel

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19828444A1 (de) * 1998-06-25 1999-12-30 Oliver Horsky Seitenaufprallschutzsystem für Fahrzeuge aller Art
FR2815925B1 (fr) * 2000-10-27 2003-01-17 France Design Dispositif de renforcement d'un vehicule notamment equipe d'un toit retractable
US6601910B1 (en) * 2002-05-31 2003-08-05 Kevin G. Duggan Expandable ram system

Also Published As

Publication number Publication date
ES2273184T3 (es) 2007-05-01
DE602004002822T2 (de) 2007-08-23
EP1514713B1 (fr) 2006-10-18
ATE342818T1 (de) 2006-11-15
FR2859441B1 (fr) 2006-12-15
FR2859441A1 (fr) 2005-03-11
EP1514713A1 (fr) 2005-03-16
DE602004002822D1 (de) 2006-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8899662B2 (en) Vehicle-body front structure
ES2239111T3 (es) Vehiculo ferroviario con cabina de conductor que comprende una estructura absorbente de energia durante una colision sobre el chasis del vehiculo.
ES2488398T3 (es) Forro de capó de un vehículo automóvil y sus combinaciones con algunas partes del vehículo
WO2015122276A1 (ja) 車体前部構造
JP4810234B2 (ja) 自動車の前部車体構造
ES2299009T3 (es) Bastidor deformable para la cabina de un vehiculo.
PT1514713E (pt) Veículo automóvel do tipo cabriolet com um sistema de segurança que evita a ejecção lateral das portas em caso de choque frontal
US7695018B2 (en) Method and apparatus for a shared crumple zone
KR20110062110A (ko) 차량의 전방 차체구조
BRPI0909604B1 (pt) Membro de reforço lateral para a dianteira de uma carroceria de veículo automotivo
KR101855750B1 (ko) 차체 보강 유닛
KR20120056431A (ko) 차량용 외장형 에어백장치
ES2444127T3 (es) Puerta para una cabina de un vehículo industrial y cabina que comprende tal puerta.
JP2005022598A (ja) バンパ装置
JP2007501727A (ja) 多用途車用の運転室
KR101035314B1 (ko) 자동차의 프런트 필러 구조체
JP2009179198A (ja) 車両の前部構造
ES2949613T3 (es) Pie delantero reforzado de vehículo
JP5212784B2 (ja) 車両の前部構造
JP5101056B2 (ja) ドアビーム支持構造
JP5024670B2 (ja) 車両の前部構造
JP5229452B2 (ja) 車両の前部構造
KR100598683B1 (ko) 보행자 보호를 위한 가스리프터 장착구조
JP5212616B2 (ja) 車両の前部構造
JP4964088B2 (ja) 車両