PT1434477E - Ferramenta para bater destinada à recolha de azeitonas com elevado rendimento - Google Patents
Ferramenta para bater destinada à recolha de azeitonas com elevado rendimento Download PDFInfo
- Publication number
- PT1434477E PT1434477E PT01982392T PT01982392T PT1434477E PT 1434477 E PT1434477 E PT 1434477E PT 01982392 T PT01982392 T PT 01982392T PT 01982392 T PT01982392 T PT 01982392T PT 1434477 E PT1434477 E PT 1434477E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- tool
- bars
- plate
- knocking
- power supply
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D46/00—Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
- A01D46/26—Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D46/00—Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
- A01D46/26—Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
- A01D2046/266—Portable devices to shake branches
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Harvester Elements (AREA)
- Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Catching Or Destruction (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
FERRAMENTA PARA BATER DESTINADA À RECOLHA DE AZEITONAS COM
ELEVADO RENDIMENTO A presente invenção refere-se a uma ferramenta para bater destinada à recolha de azeitonas construída de acordo com a breve descrição da Fig. 1: é composta por uma unidade de motor M, por um fio de energia E, por uma haste A que forma a
pega da ferramenta, por um compartimento C destinado a envolver o êmbolo de impulsão, uma placa oscilante P destinada a suportar um certo número de barras de extremidade B; durante o funcionamento, o movimento oscilante das barras de extremidade, em contacto com as plantas da vegetação, irá fazer com que as azeitonas se separem e caiam, quer devido aos impactos directos ou quer como resultado da acção de impacto transmitida aos ramos finos às quais se encontram presas.
As especificações principais da ferramenta de acordo com uma concepção básica são as seguintes:
Comprimento total: 2,5 metros.
Comprimento da barra: 40 centímetros. Número de barras: 6 dispostas em torno de uma circunferência com um diâmetro de 20 cm.
Consumo médio de energia: 50 Watt.
Peso: ligeiramente acima de 2 kg.
Uma unidade de bateria separada com um peso de cerca de 15 kg (com uma duração de cerca de 10 horas).
Como é óbvio, estas especificações são somente proporcionadas como indicadores e podem variar grandemente. 1
Ferramentas equivalentes e que se encontram em venda funcionam de acordo com um princípio mecânico totalmente diferente, um cilindro pneumático alimentado com ar comprimido coloca em movimento de reciprocidade um ou dois "ancinhos" formados por um certo número de "dedos" com um comprimento de cerca de quinze centímetros.
Esta solução implica uma série de inconvenientes importantes. - 0 funcionamento com ar comprimido requer o uso de um compressor de ar comprimido de 2,5 cavalos vapor em funcionamento contínuo para cada ferramenta, o qual é usado ao ar livre, e deste modo deve ser impulsionado por um motor de explosão, provocando deste modo uma pluralidade de desconfortos (elevado valor de compra, dificuldades no transporte do compressor, necessidades de reabastecimento e os seus custos diários, custos e tempos de manutenção, operadores a funcionarem durante todo o dia em condições de muito ruído, e gases de escape mal cheirosos, possíveis falhas no arranque). - As pontas dos ancinhos atingem a planta a uma velocidade relativamente elevada e, deste modo provocam, para além de outras possíveis consequências para a planta, vibrações consideráveis a serem transmitidas para as mãos e para os braços do operador que, quando acrescidos ao pelo da ferramenta que é de pelo menos 4 kg, provocam fadiga e exigem que a ferramenta seja usada por pessoal forte e treinado. - 0 cilindro pneumático encontra-se colocado na parte de cima da ferramenta pelo que a totalidade do peso da ferramenta se encontra concentrado na extremidade oposta da pega, sendo a referida pega também necessária devido à presença da alavanca de controlo de ar comprimido, a qual se destina a ser pressionada para baixo de um modo contínuo durante o 2 funcionamento. Tendo em conta o comprimento da ferramenta, esta distribuição do peso provoca uma fadiga adicional. - Os ancinhos têm de funcionar com uma inclinação adequada em relação à planta, pelo que as ferramentas têm de ter uma articulação na sua porção superior que seja ajustável de vez em quando, numa operação que é morosa, estando ainda exposta a falhas, a libertações e a rupturas. 0 tamanho, o formato e o movimento dos ancinhos não permitem o funcionamento de um modo aprofundado na planta mas somente à sua superfície, pelo que este tipo de ferramenta pode ser somente usada de um modo eficaz em plantas que tenham sido especialmente podadas tendo em vista um tal uso.
Uma outra ferramenta de bater é conhecida na Patente Europeia n° EP 1 116 432 Al, compreendendo um veio direito que faz parte de uma braçadeira e a partir da qual se prolongam de um modo integral os meios de bater. 0 veio é capaz de ser colocado num movimento ciclico de oscilação por acção de uma parte de impulsão que consiste por um veio rotativo com uma porção de extremidade inclinada, o qual pode rodar de um modo livre num suporte. 0 suporte encontra-se ligado à braçadeira por intermédio de um par de hastes de ligação. Esta solução é complexa e não é suficientemente leve e eficaz em termos de preços.
Os detalhes básicos de construção da presente invenção que resolve perfeitamente os problemas acima encontram-se esquematizados na Fig. 2.
Um pequeno motor M, impulsionado pela corrente de alimentação E, entra em rotação, através do seu veio de alimentação AM e possivelmente de uma engrenagem de redução R, uma alavanca de mudanças, suportados no interior da haste A por intermédio de 3 um número adequado de pequenos suportes S, feitos de preferência de um material de plástico resistente à fricção. 0 veio principal AP, suportado pelo seu suporte SA na extremidade superior da haste A, acolhe o movimento da alavanca de mudanças AT à qual se encontra directamente ligada e as suas extremidades encontram-se levemente inclinadas para o interior do suporte SP que faz parte integrante da placa oscilante P.
Os suportes SA e SP podem ser, cada um deles, feitos de um par de rolamentos adequadamente espaçados de um modo tal que possam suportar as tensões mecânicas em qualquer direcção.
Finalmente, as barras B fazem parte integrante da placa oscilante P.
Durante o funcionamento, a placa oscilante P que não pode ser posta em rotação pelo veio principal AP pois este está livre do suporte SP, será forçada a descrever um movimento oscilante e rotativo, simétrico na rotação de 360° do veio AP, graças à inclinação da sua porção de extremidade.
Quando se descreve uma meia volta por parte do veio AP, as barras B e a placa P estarão numa posição oposta uma à outra que se encontra ilustrada na Fig. 2, de acordo com o indicado nas linhas a tracejado; sem que haja rotação, as barras B irão descrever um trilho cónico, de acordo com o ilustrado com a vista em perspectiva da Fig. 3. A inércia das massas que participam no movimento de oscilação, mesmo quando minimizadas, iriam gerar, como reacção, uma vibração algo forte ao longo da superfície da ferramenta e, deste modo, o veio principal AP tem duas massas MR que, caso se encontrem dimensionadas e posicionadas de um 4 modo adequado, por exemplo da forma ilustrada, permitem equilibrar de um modo exacto, tanto de um modo estático como de um modo dinâmico, o sistema oscilante, removendo, deste modo, tais vibrações de um modo total.
As barras B terão de ser feitas de um material leve, rigido e forte adequado, por exemplo em fibra de carbono, de modo a minimizar a inércia e as caracteristicas de encurvamento, de modo a manter a eficácia inalterada e de modo a suportar as tensões provocadas principalmente pelo encurvamento às quais se encontram expostos durante o funcionamento.
Finalmente, o compartimento C, que faz parte integrante da haste A, tem a função de cobrir o veio principal AP e pode apresentar uma pequena junta G, por exemplo, feita de esponja de borracha que, para além de evitar a entrada de possíveis corpos estranhos impedindo que eles se infiltrem entre o compartimento e a orla posterior da placa P, podem ainda evitar que a última, ao ser sobre ela exercida uma leve fricção, rode de um modo espontâneo no interior do suporte DP como resultado da fricção, muito embora ligeira, entre a porção de extremidade rotativa inclinada do veio AP e a placa P. (Com este objectivo podem ser também proporcionadas disposições mais drásticas, como sejam o uso somente de um ou de mais dentes no compartimento C, e um número correspondente de sulcos coordenados na orla da placa oscilante P, permitindo deste modo que esta última oscile da forma desejada sem rodar.) A característica principal do sistema de impulsão que caracteriza a presente invenção assenta na sua eficácia mecânica que é elevada: parte do princípio que a extremidade de uma barra B carrega uma mola no seu caminho. Ao longo da porção em que a mola é comprimida a mesma irá absorver a energia mecânica do veio principal AP mas, na etapa seguinte, 5 quando a mola volta a alongar-se irá ocorrer exactamente o contrário, isto é, a mola irá devolver a energia acumulada ao veio principal AP, tornando deste modo mais fácil a sua rotação. Durante o funcionamento efectivo, a elasticidade considerável das pequenas ramificações que são contactadas pelas barras fazem com que, na sua essência, estas se comportem como uma mola ideal, pelo que mesmo uma acção de impacto suficientemente forte, cuja energia é efectivamente absorvida pela planta e que, deste modo, é consumida, é limitada; a grande simplicidade da solução mecânica aqui assumida implica que, mesmo durante o funcionamento em ponto morto, devido ao facto de somente pequenas fricções devidas a pequenas fricções devidas à rotação dos ramos terem sido ultrapassadas, o consumo de energia é efectivamente negligenciável (cerca de 10 watt como um todo).
Em frente dos defeitos dos sistemas que se encontram actualmente à venda, presente invenção apresenta vantagens consideráveis que podem ser resumidas de seguida: - Possibilidade de ser usada uma bateria portátil (custo muito baixo) que, se for carregada durante a noite, permite que a ferramenta seja usada durante a totalidade do dia útil seguinte de; - Possibilidade de ligação directa à bateria de um automóvel ou de um tractor; - Consumo de energia negligenciável: o custo de uma recarga completa da bateria para um dia inteiro de trabalho encontra-se actualmente estimado em cerca de 100 Liras. - Poise negligenciável e ausência de poluição. 6 0 contacto da ferramenta de encontro à planta não é violento e as vibrações transmitidas ao operador como reacção são muito limitadas o que - considerado ainda em conjunto com o pequeno peso da ferramenta, torna a invenção adequada para ser usada por qualquer um; mesmo a posição da unidade de motor, quando montada e de acordo com o preferido (mas sem limitação) na extremidade inferior da haste para deste modo, pelo menos em parte, compensar o peso das partes situadas na extremidade oposta, contribui para uma menor fadiga. - Graças à sua absorção muito limitada no funcionamento em ponto morto, e ao facto de não ser perigosa, a ferramenta pode ser sempre deixada em funcionamento, através do uso de um comutador articulado, e pode ser mantida em qualquer ponto intermédio da haste na posição mais confortável e não cansativa. - As barras B podem entrar em contacto com a planta em qualquer ângulo, ao mesmo tempo que mantém a mesma eficácia pelo que a ferramenta não necessita de qualquer articulação ou de qualquer ajuste. - 0 comprimento das barras B e o seu trilho permitem, conforme se encontra mostrado na Fig. 4, impulsionar a ferramenta de modo a afundar-se bem fundo na planta e, após passarem quaisquer ramos R que, como é evidente, não interferem com o movimento, alcançar ma posição z na qual se encontra completamente coberta; esta caracteristica diferencia ainda mais a invenção das soluções de acordo com as técnicas anteriores e torna-a universalmente adequada para ser usada com qualquer tipo de planta ou com qualquer tipo de poda.
Uma pequena alimentação de energia eléctrica pode ser ainda fornecida, de preferência entre a bateria e o cabo de 7 alimentação de energia, o que pode proporcionar os seguintes benefícios: - A possibilidade de uma alimentação universal de 12/ 24 Volt. - A possibilidade de aumentar a voltagem (por exemplo para o valor não perigoso de 48 volt) o que, ao mesmo tempo que diminui de um modo considerável as perdas do cabo de alimentação de energia, permite o uso de fios eléctricos mais compridos e/ ou mais finos. - A possibilidade de estabilizar o número de voltas do motor em condições óptimas de funcionamento, A possibilidade de limitar o momento mais elevado distribuído pelo motor para limitar a descarga acidental.
Pode ser introduzida uma outra melhoria que pode ser o fornecimento de um modo preferencial e na extremidade inferior do compartimento do motor M, um bocal extremidade que permite que a ferramenta possa ser encaixada no interior de uma extensão especial, se for usada Somente em plantas especialmente altas. A unidade de motor foi somente colocada na posição descrita para melhorar a distribuição do peso e, deste modo, ao abdicar-se deste benefício, não existe qualquer limitação relativamente à sua montagem na extremidade superior da haste A, em ligação directa com o veio principal AP, removendo deste modo a alavanca de mudanças AT e os suportes associados S. 8 0 veio principal AP permite ainda proporcionar diferentes disposições de construção em que, por exemplo, as massas em rotação são uma parte do mesmo.
Em especial, mesmo o número, a disposição, a simetria e o comprimento das barras B podem variar grandemente: as barras podem, por exemplo, ser alinhadas lado a lado ou apresentar- se com disposições mais ou menos semelhantes às que se encontram ilustradas, simétricas ou não, incluindo uma ou mais de entre elas na parte central, podendo 0 seu comprimento não ser uniforme. 06-03-2007 9
Claims (7)
- REIVINDICAÇÕES 1. Uma ferramenta para bater destinada em especial, mas não em exclusivo à recolha de azeitonas, compreendendo uma placa (P) a partir da qual se prolongam na sua totalidade e dela fazendo parte integrante barras de bater (B), e que pode ser colocada num movimento cíclico de oscilação, e compreendendo um impulsor que consiste por um veio rotativo (AP) em que o referido veio rotativo (AP) apresenta uma porção de extremidade inclinada, caracterizada por a referida porção de extremidade inclinada ser inserida num suporte (SP) que faz parte integrante da referida placa (P) e que pode rodar livremente em relação à referida placa (P), em relação às referidas barras (B) através do suporte (SP), para o referido movimento cíclico de oscilação.
- 2. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado na reivindicação 1, em que o veio de rotação (AP) é caracterizado por ter duas massas rotativas (MP) que fazem parte integrante da mesma ou que são seus acessórios, e que permitem que o impulsor seja equilibrado tanto sob o ponto de vista estático como sob o ponto de vista dinâmico.
- 3. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado em uma ou mais de entre as reivindicações precedentes, caracterizada por um certo número de barras, que fazem parte integrante da placa de oscilação (P), feitas (de preferência como pequenos tubos de um material composto) de um material leve e resistente adequado e tendo um comprimento e uma disposição seleccionados como sendo os mais eficazes para o uso pretendido como sejam, como simples exemplo de um uso geral, 6 barras tendo um comprimento de 40 centímetros dispostas de um modo simétrico sobre uma circunferência com 20 centímetros de diâmetro, de acordo com o ilustrado. 1
- 4. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado em uma ou mais de entre as reivindicações precedentes, caracterizada por um compartimento (c) que, para além de envolver o impulsor mecânico, evita, graças a um ou mais dentes especiais ou de preferência de um modo simples por intermédio da fricção provocada por uma junta (G), sendo qualquer rotação espontânea da placa de oscilação (P) devida a leves fricções inevitáveis que ocorrem no interior do suporte (SP).
- 5. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado em uma ou mais de entre as reivindicações precedentes, caracterizada por ser alimentada por um motor de impulsão simples e leve (o motor M+ e possivelmente uma engrenagem de redução R) disposto de um modo preferencial na extremidade inferior da ferramenta e legada ao sistema de impulsão por intermédio de uma alavanca de mudanças (AT) albergada no interior da haste (A) na qual se encontra presa pelos suportes (S) de modo a permitir uma melhor distribuição do peso.
- 6. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado na reivindicação precedente, em que a alimentação de energia é proporcionada por uma bateria, de preferência através de um pequeno adaptador electrónico que proporciona uma ou mais de entre as seguintes caracteristicas: - Alimentação universal de 12/ 24 Volt. - Aumentar a voltagem para diminuir as perdas do cabo de alimentação de energia, e permitir o uso de fios eléctricos mais compridos e/ ou mais finos. - Estabilizar o número de voltas do motor em condições óptimas de funcionamento, 2 - Limitar o momento mais elevado distribuído pelo motor para limitar a descarga acidental.
- 7. Uma ferramenta para bater de acordo com o reivindicado em uma ou mais de entre as reivindicações precedentes, caracterizada por ter, de preferência na zona posterior da unidade de motor (M), uma zona montada especial que permite que a ferramenta seja possivelmente montada numa extensão de modo a chegar ao topo de plantas particularmente altas. 06-03-2007 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/EP2001/011426 WO2003030625A1 (en) | 2001-10-03 | 2001-10-03 | High-yield olive picking beating tool |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1434477E true PT1434477E (pt) | 2007-03-30 |
Family
ID=8164610
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT01982392T PT1434477E (pt) | 2001-10-03 | 2001-10-03 | Ferramenta para bater destinada à recolha de azeitonas com elevado rendimento |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1434477B1 (pt) |
AT (1) | ATE347250T1 (pt) |
DE (1) | DE60125069D1 (pt) |
ES (1) | ES2277953T3 (pt) |
PT (1) | PT1434477E (pt) |
WO (1) | WO2003030625A1 (pt) |
Families Citing this family (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GR1005309B (el) * | 2005-07-27 | 2006-10-05 | Α.Α. Ραμπαλακος Ο.Β.Ε.Ε. | Ραβδιστικο μηχανημα ελαιοδενδρων για τη συλλογη ελαιοκαρπου |
EP1795064B1 (en) * | 2005-11-30 | 2008-02-13 | Campagnola S.R.L. | Device for harvesting olives, fruit or the like |
FR2909518B1 (fr) | 2006-12-11 | 2009-02-20 | Infaco Soc Par Actions Simplif | Appareil a main pour la recolte mecanique des fruits par gaulage |
ES2385365T3 (es) | 2006-12-11 | 2012-07-23 | Infaco S.A.S | Aparato manual para la cosecha mecánica de frutos por vareo |
FR2909517B1 (fr) * | 2006-12-11 | 2011-06-24 | Infaco | Appareil a main pour la cueillette mecanique des fruits par gaulage. |
IT1393237B1 (it) * | 2009-03-12 | 2012-04-12 | Nardicchia | Attrezzo multiutensile per la raccolta meccanica di frutti e bacche dalle rispettive piante |
IT1399719B1 (it) | 2010-05-04 | 2013-05-03 | Minelli Elettromeccanica | Apparecchiatura per la raccolta delle olive e di prodotti simili |
ITBO20110210A1 (it) | 2011-04-18 | 2012-10-19 | Minelli Elettromeccanica | Apparecchiatura per la raccolta delle olive e di prodotti simili |
ITMO20120270A1 (it) * | 2012-11-05 | 2014-05-06 | Andreoli Engineering S R L | Dispositivo di raccolta e macchina agricola per raccogliere frutti penduli. |
IT202000000184A1 (it) | 2020-01-08 | 2021-07-08 | Campagnola Srl | Attrezzo per la raccolta di olive |
Family Cites Families (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE1257476B (de) * | 1965-03-26 | 1967-12-28 | Fahr Ag Maschf | Vorrichtung zum Ernten von Baumfruechten, insbesondere Oliven |
US3389543A (en) * | 1965-08-31 | 1968-06-25 | Joseph C. Clark | Fruit picking apparatus |
SU1205811A1 (ru) * | 1983-12-20 | 1986-01-23 | Украинский Научно-Исследовательский Институт Садоводства | Встр хиватель плодовых деревьев |
US4611461A (en) * | 1984-05-04 | 1986-09-16 | Tyros James C | Olive picker with speed control and selected picker dimensions |
DE60000183D1 (de) * | 2000-01-13 | 2002-07-04 | Pellenc Sa | Tragbares Gerät zum Ernten von Kleinfrüchten wie Oliven, Mandeln, Kaffeekirschen |
-
2001
- 2001-10-03 DE DE60125069T patent/DE60125069D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2001-10-03 WO PCT/EP2001/011426 patent/WO2003030625A1/en active IP Right Grant
- 2001-10-03 PT PT01982392T patent/PT1434477E/pt unknown
- 2001-10-03 ES ES01982392T patent/ES2277953T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2001-10-03 AT AT01982392T patent/ATE347250T1/de not_active IP Right Cessation
- 2001-10-03 EP EP01982392A patent/EP1434477B1/en not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2003030625A1 (en) | 2003-04-17 |
DE60125069D1 (de) | 2007-01-18 |
EP1434477B1 (en) | 2006-12-06 |
ES2277953T3 (es) | 2007-08-01 |
EP1434477A1 (en) | 2004-07-07 |
ATE347250T1 (de) | 2006-12-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1434477E (pt) | Ferramenta para bater destinada à recolha de azeitonas com elevado rendimento | |
US2458200A (en) | Electric lawn mower and hedge clipper | |
CN106171297B (zh) | 一种手持式树枝振动果实采收装置 | |
ES2524350T3 (es) | Aparato para recoger aceitunas y similares | |
KR101160478B1 (ko) | 모터 구동식 예초기 | |
CN108476871A (zh) | 手持式吹风机 | |
US6050069A (en) | Wheeled support device for weed trimmers leaf blowers and the like | |
AU756616B2 (en) | Fruit harvesting machine | |
ES2341815T3 (es) | Gancho y sistema de soporte. | |
WO1999007203A1 (es) | Maquina agricola portatil con atenuacion de vibraciones y proteccion para el portador | |
KR100804365B1 (ko) | 예취기용 보조 장치 | |
JP2009072149A (ja) | 園芸工具 | |
CN206260363U (zh) | 一种多功能高枝剪 | |
US3212250A (en) | Tree limb shaker attachment for chain saws | |
ES2398295B1 (es) | Cabezal de sacudidor portátil para la recolección de frutos por movimiento helicoidal. | |
CN102084808B (zh) | 背负式桑树枝条伐机 | |
CN110352693A (zh) | 一种便携式电动割灌机 | |
ES2596557B1 (es) | Máquina para el clareo de flores excedentarias en árboles frutales y procedimiento para su montaje | |
JP4061356B2 (ja) | 作業機操作竿の中間ジョイント構造及び背負い式作業機 | |
US2475195A (en) | Lawn mower | |
US4799320A (en) | Apparatus for digging surface trenches in the ground | |
JPH11151684A (ja) | 高所用作業機、作業機用支持具、および高所用作業機セット | |
CN219803059U (zh) | 一种耐腐蚀割草机把手 | |
CN215648267U (zh) | 一种便于更换切割片的割草机 | |
JPH0324014Y2 (pt) |