PT1434453T - Processo e sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações - Google Patents

Processo e sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações Download PDF

Info

Publication number
PT1434453T
PT1434453T PT3292821T PT03292821T PT1434453T PT 1434453 T PT1434453 T PT 1434453T PT 3292821 T PT3292821 T PT 3292821T PT 03292821 T PT03292821 T PT 03292821T PT 1434453 T PT1434453 T PT 1434453T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
traffic
data
network
computer system
representative
Prior art date
Application number
PT3292821T
Other languages
English (en)
Inventor
Fattouch Imad
Parniere Stéphane
Vincent François
Original Assignee
Soc Francaise Du Radio Telephone (Sfr)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Soc Francaise Du Radio Telephone (Sfr) filed Critical Soc Francaise Du Radio Telephone (Sfr)
Publication of PT1434453T publication Critical patent/PT1434453T/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/18Network planning tools

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"PROCESSO E SISTEMA DE CRIAÇÃO, GESTÃO E EXPLORAÇÃO DE MAPAS DE REPARTIÇÃO DO TRÁFEGO DE UMA REDE DE RADIOCOMUNICAÇÕES" A presente invenção refere-se a redes de radiotelefonia celular e, mais particularmente, para a melhoria da cobertura rádio numa rede gerida por um operador, um processo e um sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações semelhante ao tráfego de circuito GSM.
Uma rede de radiotelefonia celular é constituída por uma pluralidade de estações de base radioelétricas terrestres que asseguram a cobertura rádio de zonas definindo células respetivas. Para poder estabelecer as comunicações entre os terminais rádio móveis que circulam na zona de uma célula e a estação, deve existir na estação um circuito disponível. Para tal, um dimensionamento da rede rádio deve ser adequadamente realizado.
De modo conhecido, o dimensionamento de uma rede de acesso rádio, por exemplo, GSM, UMTS ou qualquer outra rede rádio, consiste: por um lado, em estimar o número e a configuração dos diferentes elementos de rede necessários ao fornecimento de um serviço móvel numa dada região (à escala nacional ou regional por exemplo), efetuando-se a implementação em várias fases, geralmente ao longo de vários anos, e por outro lado, em propor uma tipologia de rede de acesso rádio.
Qualquer que seja a fase do plano de implementação, os dados de partida são de três tipos: dados de cobertura, dados de tráfego e dados de qualidade de serviço. Os dados de cobertura correspondem às regiões a cobrir, cada região estando dividida em zonas que devem ser identificadas (por exemplo em quatro categorias: urbana densa, urbana, suburbana, rural). As condições de propagação podem ser deduzidas dos dados de cobertura. Os dados de tráfego correspondem à disponibilidade do espectro de frequência, à densidade de assinantes por zona (por exemplo, 500 assinantes por km2) e ao perfil de consumo dos assinantes. Finalmente os dados relativos à qualidade de serviço correspondem, por um lado, a probabilidades de cobertura (por exemplo 95% de probabilidade que a intensidade do sinal recebido seja superior a um determinado limiar), probabilidades de congestionamento, atraso máximo, debito mínimo e, por outro lado, a níveis de serviço considerados para as diferentes zonas.
Um inconveniente dos métodos de dimensionamento da técnica anterior é que a mobilidade dos assinantes não é verdadeiramente tida em conta. Os dados de tráfego, na melhor das hipóteses, não informam senão sobre uma densidade estática dos assinantes numa zona. No entanto, o dimensionamento poderia ser facilitado e melhor adaptado se pudesse ter em consideração um tráfego assinante que flui em cada local específico de uma região a cobrir, tendo igualmente em consideração as disparidades no interior de uma mesma zona. 0 documento WO 00/36863 divulga um método e um sistema de atribuição de bandas de frequência numa rede de radiocomunicações que comporta uma ferramenta de geolocalização e um motor de atribuição de frequência. A ferramenta de geolocalização está prevista, por um lado, para receber dados da rede constituída por uma pluralidade de zonas geolocalizadas e, por outro lado, estimar os parâmetros de larguras de banda para efetuar uma geolocalização baseada nos dados. Está previsto um sistema de planificação para trabalhar a partir de um sistema de geolocalização e a partir de mapas de tráfego. No entanto, este documento não ensina um processo de realização destes mapas de repartição representativos da realidade do tráfego. 0 documento US A 5293640 divulga um processo de planificação de frequências de células rádio, utilizando matrizes de interferência e atribuindo canais variando com a solicitação de tráfego e, portanto, utilizando mapas de tráfego. No entanto, este documento não ensina um processo de criação de mapas de tráfego. A presente invenção tem, portanto, por primeiro objetivo suprimir um ou vários dos inconvenientes da técnica anterior, definindo um processo de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego dos circuitos de telecomunicações móveis que permite, tendo em consideração estatísticas de tráfego medidas para o dimensionamento rádio, de fornecer para uma rede rádio um mapa de informações representativa das evoluções e disparidades de tráfego.
Um outro objetivo da invenção é permitir, através de exploração destes dados representativos de um mapa de informações sobre o tráfego real, a implementação ou a modificação de modo ótimo da cobertura rádio da rede.
Para tal, a invenção refere-se a um processo de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações móveis, destinada à implementação da cobertura rádio de uma rede de radiotelefonia celular, por meio de um sistema informático que memoriza dados representativos de zonas geográficas divididas numa pluralidade de pontos ou píxeis de acordo com a divisão da referida rede, dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicações dos assinantes da referida rede, caracterizado por os referidos dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicação compreenderem medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes na rede, as referidas medições correspondendo a pelo menos, uma parcela horária determinada, o comportamento referido processo os passos seguintes: seleção de, pelo menos, uma zona geográfica por meios interativos entre o utilizador e o referido sistema, recuperação e utilização pelo referido sistema de dados representativos do tráfego correspondente à referida zona geográfica selecionada e a uma parcela horária determinada para formar, por exploração destes dados pelo sistema informático, pelo menos, um mapa de repartição do tráfego da rede de radiocomunicações.
De acordo com uma outra particularidade da invenção, os dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicações compreendem dados fornecidos por meios de contagem e extraídos de, pelo menos, um centro de supervisão dos equipamentos por meios de extração e de colocação em tabela do referido sistema informático.
De acordo com uma outra particularidade da invenção, a cada zona geográfica memorizada no sistema informático, corresponde uma pluralidade de séries de medições quantitativas e qualitativas do tráfego, cada série de medições correspondendo a uma parcela horária diferente, a classificação das referidas séries de medições em função das zonas geográficas e das parcelas horárias sendo efetuada pelos referidos meios de extração e de colocação em tabela, em respetivas tabelas especificas armazenadas numa memória do sistema informático.
De acordo com uma outra particularidade, os referidos dados representativos do tráfego compreendem a disponibilidade do espectro de frequência para cada zona geográfica, as referidas medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes comportando, em particular, para cada zona geográfica, para uma parcela horária determinada: a densidade média do tráfego que flui em qualquer ponto da zona, a taxa de congestionamento de acesso à rede em qualquer ponto da referida zona. A invenção permite, assim, ter em consideração dados verdadeiramente representativos da solicitação de tráfego existente no interior da rede atual uma vez que o tráfego que realmente flui, assim como os congestionamentos, são tidos em consideração.
De acordo com uma outra particularidade, as referidas medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes compreendem, além disso, para cada zona geográfica, para uma parcela horária determinada, o número de inicios de chamada em qualquer ponto da zona.
De acordo com uma outra particularidade, o referido sistema informático calcula um nivel de valor do tráfego dos assinantes em qualquer ponto da zona geográfica selecionada, o referido nivel de valor de tráfego sendo expresso numa unidade de tráfego representativa da ocupação de recursos rádio, os píxeis sendo representados na referida zona de modo diferente de acordo com o nivel de valor do tráfego que flui para o pixel. A unidade de tráfego pode ser expressa em milliErlang/km2 (mE/km2) , para o tráfego circuito e em megabytes/hertz/km2 para o tráfego de dados.
De acordo com uma outra particularidade, um mapa de repartição do tráfego da rede de radiocomunicações memorizado pelo referido sistema informático é acoplado, em resposta a uma seleção efetuada por meios interativos entre o utilizador e o referido sistema, a uma primeira base de dados memorizada no referido sistema que compreende dados representativos da progressão estimada do tráfego no interior de cada um dos pixeis, o referido sistema seleciona na primeira base de dados, os dados correspondente ao referido mapa de repartição de tráfego selecionado para calcular, por meios de cálculo do referido sistema, o tráfego a fluir no interior de cada um dos pixeis.
De acordo com uma outra particularidade, os dados representativos da progressão estimada do tráfego correspondem para cada pixel a uma ponderação função, em particular, de probabilidades de serviço ligadas ao nível de campo na rede e do tipo de superfície do solo, o sistema informático atribuindo e memorizando por cada pixel esta ponderação.
De acordo com uma outra particularidade, um mapa de repartição do tráfego da rede de radiocomunicações memorizado pelo referido sistema informático é acoplado, em resposta a uma seleção efetuada por meios interativos entre o utilizador e o referido sistema, a uma segunda base de dados memorizada no referido sistema que compreende dados de geomarketing representativos de zonas geográficas para ponderar os píxeis reagrupados em limites, o coeficiente de ponderação no interior dos limites dependendo em particular de probabilidades de serviço, funções do nível de campo na rede e do tipo de superfície do solo.
De acordo com uma outra particularidade, um mapa do tráfego a fluir é gerado pelos referidos meios de cálculo a partir da exploração e do emparelhamento dos dados do referido mapa de repartição do tráfego com os dados de progressão de tráfego memorizados numa base de dados dos meios de memorização.
De acordo com uma outra particularidade, uma fase de modelação da cobertura rádio é parametrizada com o auxilio de dados, memorizados no sistema, representativos de, pelo menos, um tipo de estação rádio e compreende as etapas seguintes que se aplicam à zona geográfica previamente selecionada: seleção de dados e parâmetros de determinação da zona de cobertura rádio correspondente num ficheiro de cobertura dos meios de memorização do referido sistema, os referidos parâmetros compreendendo um passo de cálculo de cobertura, geração de grelha na referida zona geográfica selecionada das células de cobertura associadas à referida zona de cobertura rádio, de modo a determinar a capacidade em tráfego no interior de cada célula.
De acordo com uma outra particularidade, um passo de identificação de subzonas a densificar é efetuado pelos meios de cálculo do referido sistema informático, após a fase de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada pixel entre os dados de tráfego a escoar e os dados representativos da capacidade em tráfego.
De acordo com uma outra particularidade, um passo de identificação de subzonas de rede a densificar é efetuado pelos meios de cálculo do referido sistema informático após a fase de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada limite entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego, a diferença entre tráfego a fluir e capacidade em tráfego ultrapassando um limiar determinado no interior das referidas subzonas.
De acordo com uma outra particularidade, um passo de identificação de subzonas com capacidade excedentária é efetuado pelos meios de cálculo do referido sistema informático, após a fase de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada pixel entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego.
De acordo com uma outra particularidade, a diferença entre tráfego que flui e capacidade em tráfego numa subzona é reduzida por ajustamento, adição ou supressão pelo utilizador de, pelo menos, um equipamento de emissão receção situado na célula com melhor desempenho, referido servidor principal, para a referida subzona, desencadeando uma reconfiguração da modelação da rede sobre o sistema (1) informático e uma memorização da modificação correspondente.
Um outro objetivo da invenção é introduzir uma solução para um ou vários dos problemas encontrados na técnica anterior, definindo um sistema informático, especialmente adaptado ao processo de acordo com a invenção, para melhorar a cobertura rádio de uma rede de radiotelefonia celular.
Este objetivo é alcançado por um sistema informático para a implementação do método de acordo com a invenção, comportando meios de memorização, meios de seleção e meios de cálculo, os referidos meios de memorização comportando, numa primeira memória, dados representativos de zonas geográficas divididas numa pluralidade de pontos ou píxeis de acordo com a divisão da referida rede e, numa segunda memória, dados representativos do tráfego de uma rede de radiocomunicações em, pelo menos, uma parcela horária determinada à referida rede, o referido sistema sendo caracterizado por compreender: meios interativos entre o utilizador e o referido sistema, ligados aos meios de seleção para selecionar e exibir, pelo menos, uma das referidas zonas geográficas, meios de sobreposição à referida zona geográfica selecionada de dados representativos do tráfego numa parcela horária determinada para formar, pelo menos, um mapa de repartição do tráfego, exibido pelos referidos meios interativos. meios de extração e de colocação em tabela, a partir de dados fornecidos por meios de contagem e extraídos de, pelo menos, um centro de supervisão dos equipamentos, de séries de medições em função das zonas geográficas e das parcelas horárias.
De acordo com uma outra particularidade da invenção, os referidos dados representativos do tráfego compreendem as disponibilidades do espectro de frequência, medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes, as referidas medições incluindo: a densidade média do tráfego em qualquer ponto da zona, a taxa de congestionamento de acesso à rede em qualquer ponto da referida zona. o número de inícios de chamada em qualquer ponto da zona.
De acordo com uma outra particularidade, os referidos meios de cálculo estão ligados aos meios de memorização para calcular, a partir dos referidos dados representativos do tráfego, o valor do tráfego que flui em qualquer ponto de uma zona geográfica selecionada pelos referidos meios de seleção.
De acordo com uma outra particularidade, os referidos meios de memorização compreendem memórias para armazenar respetivamente, pelo menos, um ficheiro contendo dados de geomarketing, pelo menos, um ficheiro contendo dados de determinação da cobertura rádio da rede, pelo menos, um ficheiro de dados representativos da progressão estimada do tráfego em qualquer ponto ou pixel da rede e, pelo menos, um ficheiro de configuração compreendendo parâmetros de entrada introduzidos pelo utilizador por intermédio dos referidos meios interativos, os referidos dados de geomarketing compreendendo elementos de ponderação de cada um dos píxeis, em particular probabilidades de serviço, funções do nível de campo na rede e diferentes tipos de superfície do solo.
De acordo com uma outra particularidade da invenção, os referidos meios de cálculo estão ligadas a meios de extração dos dados do ficheiro de dados de marketing e/ou do ficheiro de dados de progressão do tráfego para calcular, em qualquer ponto da referida zona selecionada, o valor do tráfego a escoar, o conjunto dos valores do tráfego a escoar da zona selecionada que é armazenado nos meios de memorização.
De acordo com uma outra particularidade, os referidos dados de determinação da cobertura rádio da rede compreendem dados representativos de, pelo menos, um tipo de estação rádio, os referidos meios de seleção seleciona os dados representativos de zonas de cobertura rádio e os parâmetros de entrada correspondente à zona selecionada, para permitir aos meios de cálculo fornecer a capacidade em tráfego em qualquer ponto da referida zona.
De acordo com uma outra particularidade, os referidos meios de cálculo compreendem um módulo de comparação dos valores entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego, em qualquer ponto de uma zona selecionada pelos referidos meios de seleção, permitindo a determinação de subzonas de rede a densificar.
De acordo com uma outra particularidade, os parâmetros de entrada introduzidos por intermédio de uma interface utilizador/sistema dos meios interativos compreendem em particular um passo de cálculo de cobertura. A invenção, com as suas caracteristicas e vantagens, destacar-se-á com maior clareza pela leitura da descrição com referência aos desenhos em anexo, dada a titulo de exemplos não limitativos, nos quais: a figura 1 representa esquematicamente o sistema informático de acordo com a invenção e um mapa geográfico com repartição do tráfego obtido pelo processo de acordo com a invenção, a figura 2 representa um exemplo de processo em várias etapas implementado na invenção para a criação e a exploração de mapas de repartição do tráfego. 0 processo de acordo com a invenção intervém na fase de estabelecimento da rede rádio alvo numa zona geográfica e permite criar diferentes mapas de tráfego. 0 processo de acordo com a invenção consiste, em particular, em utilizar as informações de tráfego obtidas com a rede já existente para prever uma implementação judiciosa da cobertura rádio. A figura 1 mostra, num dispositivo (3) interativo de introdução e exibição de um sistema (1) informático, uma representação gráfica de um mapa (30) de repartição do tráfego circuito de radiocomunicações numa zona geográfica para a qual a rede alvo está em curso de definição. O mapa (30) representa graficamente uma sobreposição de dados entre, por um lado, primeiros dados de um mapa digital (CN), armazenados numa base (21) de dados de meios (2) de memorização do sistema (1) informático e, por outro lado, dados representativos do tráfego circuito de radiocomunicações dos assinantes da rede, armazenados numa outra base (22) de dados dos meios (2) de memorização. Os meios de tratamento ou de cálculo (11) ou unidade central, os meios (2) de memorização), assim como os meios de introdução por um teclado com rato ou um outro dispositivo e de apresentação de dados por um ecrã (3) de exibição interativo, não foram representados em pormenor.
Os primeiros dados digitais permitem especificar uma divisão da zona geográfica numa pluralidade de pontos ou píxeis de acordo com a divisão da rede. 0 processo implementado na invenção necessita de uma análise concreta do tráfego atual existente para estimar de modo fiável as necessidades em tráfego no interior da rede rádio já instalada. Deste modo, a análise da rede existente permite identificar os problemas encontrados na cobertura rádio de uma zona geográfica estudada. A rede chamada alvo a definir deve ter em consideração esta análise para eliminar a maior parte ou a totalidade destes problemas. Para tal, os dados representativos do tráfego dos circuitos de radiocomunicações na rede de radiocomunicações compreendem dados fornecidos por meios (4) de contagem e extraídos de, pelo menos, um centro de supervisão dos eguipamentos (OMC) por meios (10) de extração e meios de colocação em tabela explorados pelo sistema (1) informático. Estes dados extraídos podem consistir em meios de medições do tráfego ou em várias séries de medições guantitativas e qualitativas do tráfego, repartidas em diferentes pontos da zona geográfica estudada. Cada série de medições corresponde, por exemplo, a uma parcela horária diferente para uma mesma localização. Numa forma de realização da invenção, os meios (10) de extração e de colocação em tabela permitem classificar as medições em função dos mapas geográficos e das parcelas horárias. No exemplo não limitativo de uma rede GSM, a medição unitária do tráfego situa-se ao nivel da célula.
Numa forma de realização da invenção, os dados sobre o tráfego atual são fornecido por meios (4) contadores de tipo APIC (Análise do Desempenho a partir de Indicadores e Contadores). Estes meios (4) contadores permitem armazenar ao longo de várias semanas os contadores dos centros de supervisão (OMC) e podem fornecer indicadores complexos a partir da evolução destes contadores. Uma ferramenta de tipo APIC permite, por exemplo, consolidar ao nível nacional a extração dos contadores dos diferentes centros de supervisão (OMC). As medições são, por exemplo, médias calculadas a partir de medições tomadas, efetuadas em qualquer ponto ou pixel ao longo de uma semana e podem ser reagrupadas numa base (22) de dados dos meios (2) de memorização na forma de ficheiros ou tabelas (221, 222, 223) de tráfego. Um dos ficheiros (221) de tráfego corresponde, por exemplo, ao tráfego no período do final da semana, um outro ficheiro (222) corresponde ao tráfego semanal, e um último ficheiro (223) corresponde ao tráfego médio ao longo de quatro semanas. Cada destes ficheiros pode conter o conjunto dos píxeis de célula da rede nacional. O mapa digital (CN) corresponde, numa variante de realização, ao mapa geográfico nacional. Este mapa digital (CN) pode ser subdividido numa pluralidade de mapas de regiões, devendo o utilizador simplesmente selecionar inicialmente a região desejada com o dispositivo (3) de interface. Outros tipos de divisão de mapa podem naturalmente ser considerados.
Um mapa (30) de repartição do tráfego do circuito de radiocomunicações, pode, portanto, ser criado com a ajuda do sistema (1) informático de acordo com a invenção, por cálculo (52) em qualquer ponto geográfico da repartição do tráfego de radiocomunicações e em seguida representação neste ponto do mapa dos valores obtidos. Os meios (11) de cálculo estão ligados aos meios (2) de memorização do sistema (1) para utilizar os dados representativos do tráfego extraídos dos meios (4) contadores e calcular o valor do tráfego que flui em qualquer ponto geográfico do mapa selecionado. Pelo menos um dos ficheiros de tráfego é selecionado por meios (12) de seleção acoplados ao dispositivo (3) interativo de introdução/exibição e acionados pelo utilizador, em seguida, os dados de ficheiro são associados às informações do mapa geográfico digitalizado que é igualmente selecionado pelo utilizador, de modo semelhante. O sistema (1) informático compreende, por exemplo, meios de sobreposição dos dados de mapa digital (CN) e dados de tráfego para formar o mapa (30) de repartição do tráfego. Um passo de resolução podendo estar compreendido entre 5 e 500 metros, é introduzido como parâmetro por uma ação de seleção ou de introdução do utilizador com a ajuda do dispositivo (3) interativo, num ficheiro (25) de configuração armazenado nos meios (2) de memorização. Como ilustrado na figura 1, este mapa (30) de repartição do tráfego é exibido pelo dispositivo (3) interativo e representa píxeis (301, 302, 303) representativos do tráfego atual. Na forma de realização da figura 1, os pixeis (301, 302, 303) associam uma cor de identificação ou uma trama gráfica ou analógica em função de cada nivel de valor de tráfego (nvt), expresso em mE/km2 ou unidade equivalente de tráfego representativa da ocupação de recursos rádio. Por exemplo, os pixeis (301) correspondentes a um tráfego entre 10000 e 30000 mE/km2 estão representados em cor quente em trama escura, os píxeis (302) correspondentes a um tráfego mínimo superior a 500 mE/km2 são representados em cor quente clara e os píxeis (303) de tráfego reduzido com outra cor. De modo não limitativo, uma gradação muito mais estreita dos níveis de valor de tráfego (nvt) é considerado de modo preferencial para permitir uma melhor análise da rede. 0 mapa (30) de repartição do tráfego assim obtido apresenta a vantagem de ser independente do sistema ou da infraestrutura de radiocomunicações utilizada e da rede celular correspondente, o que permite prever eficazmente o tráfego quando se muda de sistema.
Numa variante de realização da invenção, os dados representativos do tráfego circuito de radiocomunicações compreendem em particular a disponibilidade do espectro de frequência para cada ponto de um mapa geográfico. Num modo de realização da invenção, as medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes, provenientes dos meios (4) contadores apresentados na figura 1, compreendem a densidade média do tráfego que flui (dmte) em qualquer ponto do mapa e a taxa de congestionamento de acesso à rede (tbar) em qualquer ponto da referida mapa. Assim, para cada zona geográfica, e para uma parcela horária determinada, o tráfego atualmente solicitado pode ser estimado, deste modo, o tráfego atualmente solicitado, resulta destas medições, já que é calculado do seguinte modo:
Tráfego atualmente solicitado = tráfego que flui x (1 + taxa de congestionamento/2)
De modo semelhante, as referidas medições quantitativas e qualitativas de tráfego podem também compreender o número de inícios de chamada (nda) em qualquer ponto do mapa. No processo de acordo com a invenção, o tráfego atualmente solicitado pode assim servir de base para estimar, em seguida, o tráfego alvo a escoar, na quadro da fase de estabelecimento da rede rádio alvo. Numa variante, o tráfego medido pode ser simplesmente um tráfego de dados ou uma combinação do tráfego circuito e do tráfego de dados.
De modo vantajoso, o processo de acordo com a invenção permite estimar o tráfego alvo a fluir a partir de informações provenientes do terreno, tal como as medições acima mencionadas. 0 dimensionamento da rede alvo pode ser por exemplo calculado com um tempo de antecipação de vários meses. Para antecipar igualmente a evolução correspondente do tráfego, um coeficiente multiplicador, daqui em diante denominado coeficiente de progressão de tráfego, é determinado e utilizado para ponderar o nível de valor dos píxeis. Numa primeira forma de realização da invenção, um mapa (30) de repartição do tráfego circuito de radiocomunicações, correspondente, por exemplo, a uma região, pode ser memorizado nos meios (2) de memorização pelo referido sistema (1) informático. Este mapa (30) de repartição pode, em seguida, ser acoplado, em resposta a uma seleção efetuada com a ajuda do dispositivo (3) interativo, a uma primeira base de dados memorizada no referido sistema (1), a uma primeira base de dados memorizada no referido sistema (1) que compreende dados representativos da progressão estimada do tráfego no interior de cada um dos píxeis. Os meios (12) de seleção do sistema (1) permitem recuperar (51) dados na referida primeira base de dados. Estes dados correspondem ao mapa de repartição de tráfego selecionado para calcular, com os meios (11) de cálculo do referido sistema (1), o tráfego a fluir no interior de cada um dos píxeis. Os dados representativos do coeficiente de progressão do tráfego estimado correspondente a uma ponderação função, em particular, de probabilidades de serviço ligadas ao nivel de campo na rede e do tipo de superfície do solo. 0 sistema (1) informático, após ter efetuado a ponderação para o conjunto do mapas píxeis do mapa selecionado, memoriza os novos níveis de valor de tráfego (nvt) para cada um dos píxeis. 0 sistema pode eventualmente ter em consideração uma probabilidade de recobrimento entre células. A ponderação devida à superfície do solo permite ter em consideração a distribuição real de tráfego que varia de acordo com a classe de superfície do solo e, eventualmente, o tipo de eixo de circulação. Esta ponderação é, por exemplo, obtida a partir de um ficheiro armazenado nos meios (2) de memorização que se apresenta na forma de uma matriz de ponderação, como representado em seguida.
Numa segunda forma de realização da invenção, um mapa de repartição do tráfego circuito de radiocomunicações memorizado na forma de ficheiro pelo referido sistema (1) informático é acoplado a uma segunda base de dados do referido sistema que compreende dados de geomarketing representativos de mapas geográficos marketing para ponderar os pixeis (301, 302, 303) reagrupados em limites, a ponderação no interior dos limites dependendo em particular de probabilidades de serviço, funções do nivel de campo na rede, e do tipo de superfície do solo. Em variantes de realização, o mapa digital (CN) especifica em particular os relevos naturais e artificiais, assim como a sua natureza, tal como floresta, imóveis e outros, o que permite calcular uma estimativa da atenuação rádio da ligação afetada pelos relevos. Os meios (11) de cálculo podem estar associados a meios (13) de extração e de seleção dos dados do ficheiro (23) de dados de marketing e/ou do ficheiro (24) de dados de progressão do tráfego, por intervenção do utilizador numa interface, para calcular em qualquer ponto do referido mapa selecionado o valor do tráfego a escoar. Num modo de realização da invenção, os coeficientes de progressão de tráfego são, em particular, funções de dados de marketing, eventualmente parametrizáveis pelo utilizador com o auxilio de uma interface interativa com o sistema (1) informático, armazenado no ficheiro marketing (23) dos meios (2) de memorização do sistema (1) informático. 0 conjunto dos valores do tráfego a fluir do mapa selecionado pode ser armazenado na base (22) de dados de tráfego dos referidos meios (2) de memorização.
De acordo com um modo de realização preferido, o funcionamento da invenção requer previamente a introdução de uma pluralidade de parâmetros de entrada no ficheiro (25) de configuração. Isto para que o sistema (1) informático leve em consideração determinados ficheiros memorizados nos meios (2) de memorização. Assim parâmetros, tais como o nome do ficheiro relativo à subdivisão em região do mapa digital (CN) , o nome do ficheiro relativo às especificações do marketing, o nome do ficheiro de tráfego, o nome e eventualmente o caminho do ficheiro de cobertura de referência, devem ser introduzidos. Numa variante de realização, vários traçados de limites que delimitam zonas definidas por classe de marketing podem ser associadas ao mapa de repartição de tráfego. Neste limites, todas as células pertencem a uma mesma classe de marketing. 0 operador fixa, por exemplo, a utilização do dispositivo (3) interativo do sistema (1) por diferentes valores de nivel de campo alvo que permitem diferenciar níveis de exigência entre classes marketing de limites. De acordo com o tipo de limite no qual se situa um pixel, a ponderação será mais ou menos elevada. Numa forma de realização da invenção, a disponibilidade do espectro de frequência pode constituir um parâmetro suplementar do ficheiro de configuração. 0 quadro seguinte ilustra uma possibilidade de classificação de limites que delimitam entidades geográficas de natureza diferente e atribuindo a cada uma destas entidades um valor tipo de limite VTC que varia de modo crescente entre um nível baixo, referenciado, em seguida, V27 de reduzido interesse marketing e um nível alto referenciado, em seguida, VI de grande interesse marketing. Estas entidades são portanto definidas de acordo com uma ordem de valores que é função do seu interesse marketing.
Numa terceira forma de realização da invenção, a ponderação pode ser idêntica para todas as células, sendo portanto utilizado um único coeficiente de progressão. 0 coeficiente de progressão pode ser muito simplesmente introduzido pelo utilizador como um dos parâmetros de entrada numa variante de realização. 0 processo de acordo com a invenção consiste então em utilizar (53) os dados representativos da progressão do tráfego para gerar um mapa (31) do tráfego alvo a escoar. Os meios (12) de cálculo do sistema (1) permitem associar o mapa (30) de repartição do tráfego com os dados de progressão de tráfego provenientes de informações de geomarketing. O mapa (31) assim obtido é exibido com a ajuda do meios de exibição do dispositivo (3) interativo e permite visualizar as zonas para as quais a densidade de tráfego ai aumentar.
Num modo de realização da invenção, uma fase de modelação da cobertura (61) rádio é parametrizada com a ajuda de dados representativos de, pelo menos, um tipo de estação rádio. Esta fase compreende a recuperação, por intermédio dos meios (12) de seleção, de dados e parâmetros (60) de determinação do mapa de cobertura rádio correspondente ao mapa geográfico previamente selecionado. O sistema (1) informático permite ter em consideração uma probabilidade de recobrimento entre células. Estes dados e parâmetros são memorizados num ficheiro (26) de cobertura dos meios (2) de memorização. Os parâmetros de entrada compreendem, em particular, um passo de cálculo de cobertura. Em seguida, uma grelha é gerada no mapa geográfico selecionado por células de cobertura associadas ao referido mapa de cobertura rádio de referência, de modo a determinar a capacidade em tráfego no interior de cada célula. Numa forma de realização da invenção, um ficheiro de tráfego que flui é criado repartindo de modo homogéneo os equipamentos de emissão receção nas células e definindo uma taxa de congestionamento determinada. Um mapa (32) de capacidade em tráfego pode então ser gerado. 0 processo de acordo com a invenção pode ser explorado de um modo vantajoso para conduzir a uma etapa de identificação de subzonas a densificar. A identificação de tais subzonas pode ser efetuada pelos meios (11) de cálculo do referido sistema (1) informático após a fase de modelação da cobertura (61) rádio. Para tal, os meios de cálculo associam (62) os dados de tráfego a escoar com os dados de cobertura modelada e comparam, por exemplo, para cada pixel (301, 302, 303) o valor de tráfego a escoar e a capacidade em tráfego da rede. Como ilustrado esquematicamente na figura 2, é assim possível criar facilmente um mapa (33) de tráfego restante, atribuindo a cada pixel exibido com a ajuda do meio de exibição do dispositivo (3) de interface um valor representativo de um tráfego restante para o ponto geográfico representado pelo pixel. Deste modo, o passo de identificação de subzonas de rede a densificar também pode ser efetuado para cada limite definida pelo marketing, por comparação entre o tráfego a escoar e a capacidade em tráfego. Num modo de realização da invenção, o sistema (1) pode permitir delimitar estas subzonas em função de um limiar de diferença positiva determinada entre tráfego a escoar e capacidade em tráfego. Estas subzonas, assim identificadas, correspondem a um subdimensionamento da rede que deve ser tido em consideração para a definição da rede alvo.
De modo semelhante, o processo de acordo com a invenção pode ser explorado de um modo vantajoso para conduzir a uma etapa de identificação de subzonas com capacidade excedentária.
Um mapa (34) de capacidade excedentária de tráfego pode ser assim criado para visualizar num meio de exibição do dispositivo (3) interativo todos os locais onde a rede está sobredimensionada relativamente à solicitação em tráfego real. Num modo de realização da invenção, a identificação destas zonas pode ser facilitada pelo emprego de uma representação gráfica diferente, por exemplo um nivel de cor elevado. Num mapa (34) de tráfego excedentário, as zonas subdimensionadas aparecem por exemplo em branco e as zonas sobredimensionadas surgirão tanto melhor quanto mais elevada for a diferença entre capacidade da rede e o tráfego a fluir. Numa variante, a comparação pode ser efetuada para cada limite entre o tráfego a escoar e a capacidade em tráfego. A diferença obtida entre tráfego a fluir e capacidade em tráfego deve, por exemplo, ultrapassar um limiar determinado no interior dos limites assim identificado como uma subzona de subdimensionamento. Pode suceder o mesmo para identificar subzonas de sobredimensionamento. Numa forma de realização, os meios (11) de cálculo do sistema (1) poderão compreender um módulo de comparação dos valores entre o tráfego a escoar e a capacidade em tráfego, em qualquer ponto de um mapa selecionado pelos referidos meios de seleção, para permitir a determinação de tais subzonas. A utilização de um limiar alto desta diferença para determinar as zonas de subdimensionamento, respetivamente de um limiar baixo de valor negativo para determinar as zonas de sobredimensionamento, pode naturalmente ser considerada. Tais limiares são, por exemplo, parametrizáveis pelo utilizador e são memorizados no ficheiro de configuração.
Com limiares de amplitude diferente, é assim possível de explorar tais mapas para atuar sobre os equipamentos de emissão receção. A diferença entre tráfego que flui e capacidade em tráfego numa subzona localizada essencialmente sobre uma célula, por exemplo, é reduzida por ajustamento, adição ou supressão pelo utilizador de, pelo menos, um equipamento de emissão receção situado nesta célula. De modo mais geral, esta ação pode referir-se a, pelo menos, um equipamento de emissão receção da célula com melhor desempenho, referido servidor principal, para a referida subzona. Uma tal manipulação do recurso rádio é particularmente conveniente com o sistema (1) informático de acordo com a invenção. As alterações efetuadas podem desencadear automaticamente uma reconfiguração da simulação da rede sobre o sistema (1) e uma memorização destas alterações nos meios (2) de memorização.
Compreende-se, portanto, que a invenção contribui para localizar de modo fiável as zonas, atuais e futuras, fontes de pontos negros, assim como as zonas difíceis de servir no plano da capacidade. A exploração de mapas de tráfego permite garantir uma boa qualidade de serviço ao custo mínimo, uma vez que as diferentes instalações e equipamentos que constituem o recurso rádio poderão ser otimizados ao mesmo tempo de modo qualitativo e quantitativo.
Uma das vantagens da invenção é fornecer uma base de dados diretamente explorável. A invenção oferece a possibilidade de detetar facilmente os "buracos" no dimensionamento relativamente ao tráfego a escoar, as localizações de elevada taxa de falhas/corte.
Uma outra das vantagens da invenção é facilitar o ajustamento das configuração dos emissores/recetores de cobertura em função do modo como evolui o tráfego. A invenção fornece uma ferramenta de auxilio à decisão, à escala das células, sem que haja, em seguida, necessidade de efetuar ponderações ulteriores. Com o auxílio de um mapa (30) de repartição do tráfego circuito GSM ou tráfego de dados, e conhecendo a qualidade de serviço desejada, não resta simplesmente senão calcular um número de emissores-recetores (TRX) a instalar para as células. A invenção visa, assim, satisfazer necessidades em cobertura de uma rede de qualquer tipo, tais como GSM, UMTS, etc. É particularmente vantajoso explorar um mapa (30) de repartição do tráfego independente do sistema de radiocomunicações utilizado e da rede celular correspondente, o que permite prever eficazmente o tráfego quando se muda de sistema. Assim, de acordo com o processo da invenção, é possível utilizar os dados de tráfego analógico para estimar o tráfego GSM e utilizar os dados de tráfego GSM para prever o tráfego nas células de rede UMTS.
Deve ser evidente para os especialistas na técnica que a presente invenção permite formas de realização através de muitas outras formas específicas sem a afastar do domínio de aplicação da invenção como reivindicada. Por consequência, as presentes formas de realização devem ser consideradas a título de ilustração, mas podem ser modificadas no domínio definido pelo âmbito das reivindicações em anexo, e a invenção não deve ser limitada aos pormenores dados acima.

Claims (23)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações móveis, destinada à implementação da cobertura rádio de uma rede de radiotelefonia celular, por meio de um sistema (1) informático que memoriza dados representativos de zonas geográficas divididas numa pluralidade de pontos ou pixeis (301, 302, 303) de acordo com a divisão da referida rede, dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicações dos assinantes da referida rede, caracterizado por os referidos dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicações compreenderem medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes na rede, as referidas medições correspondente à, pelo menos uma, parcela horária determinada, o referido processo comportando os passos seguintes: seleção (50) de, pelo menos, uma zona geográfica por meios (3) interativos entre o utilizador e o referido sistema, recuperação (51) e utilização pelo referido sistema (1) de dados representativos do tráfego correspondente à referida zona geográfica selecionada e a uma parcela horária determinada para formar, por exploração destes dados pelo sistema informático, pelo menos, um mapa (30) de repartição do tráfego da rede de radiocomunicações.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, no qual os dados representativos do tráfego na rede de radiocomunicações compreendem dados fornecidos por meios (4) contadores e extraídos de, pelo menos, um centro de supervisão dos equipamentos (OMC) por meios de extração e de colocação em tabela (10) do referido sistema (1) informático.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a cada zona geográfica memorizada no sistema (1) informático corresponder uma pluralidade de séries de medições quantitativas e qualitativas do tráfego, cada série de medições correspondendo a uma parcela horária diferente, a classificação das referidas séries de medições em função das zonas geográficas e das parcelas horárias sendo efetuada pelos referidos meios de extração e de colocação em tabela (10) em tabelas (221, 222, 223) específicas respetivas armazenadas numa memória (22) do sistema (1) informático.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, no qual os referidos dados representativos do tráfego compreendem a disponibilidade do espectro de frequência para cada zona geográfica, as referidas medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes comportando em particular, para cada zona geográfica, para uma parcela horária determinada: a densidade média do tráfego que flui (dmte) em qualquer ponto da zona, a taxa de congestionamento de acesso à rede (tbar) em qualquer ponto da referida zona.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, no qual as referidas medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes compreendem, ainda, para cada zona geográfica, para uma parcela horária determinada, o número de inicios de chamada (nda) em qualquer ponto da zona.
  6. 6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, no qual o referido sistema (1) informático calcula um nivel de valor do tráfego (hvt) dos assinantes em qualquer ponto da zona geográfica selecionada, o referido nivel de valor de tráfego (nvt) sendo expresso numa unidade de tráfego representativa da ocupação de recursos rádio, os pixeis (301, 302, 303) estando representados na referida zona de modo diferente de acordo com o nivel de valor do tráfego que flui para o pixel.
  7. 7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, no qual um mapa (30) de repartição do tráfego da rede de radiocomunicações memorizado pelo referido sistema (1) informático é acoplado (53), em resposta a uma seleção efetuada por meios (3) interativos entre o utilizador e o referido sistema (1), a uma primeira base de dados memorizada no referido sistema que compreende dados representativos da progressão estimada do tráfego no interior de cada um dos pixeis, o referido sistema (1) selecionando na referida primeira base de dados os dados correspondendo ao referido mapa (30) de repartição de tráfego selecionado para calcular, por meios (11) de cálculo do referido sistema (1), o tráfego a fluir no interior de cada um dos pixeis (301, 302, 303) .
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, no qual os dados representativos da progressão estimada do tráfego correspondente para cada pixel (301, 302, 303) tem em particular uma ponderação em função de probabilidades de serviço ligadas ao nivel de campo na rede e do tipo de superfície do solo, o sistema (1) informático atribuindo e memorizando por cada pixel (301, 302, 303) esta ponderação.
  9. 9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, no qual um mapa (30) de repartição do tráfego memorizado pelo referido sistema (1) informático é acoplado, em resposta a uma seleção efetuada por meios (3) interativos entre o utilizador e o referido sistema, a uma segunda base de dados memorizada no referido sistema (1) que compreende dados de geomarketing representativos de mapas geográficos para ponderar os píxeis (301, 302, 303) reagrupados em limites, o coeficiente de ponderação no interior dos limites dependendo em particular de probabilidades de serviço, funções do nivel de campo na rede e do tipo de superfície do solo.
  10. 10. Processo de acordo com uma das reivindicações 7 a 9, no qual um mapa (31) do tráfego a escoar é gerado pelos meios (1) de cálculo a partir da exploração e do emparelhamento dos dados do mapa (30) de repartição do tráfego com os dados de progressão de tráfego memorizados numa base (24) de dados dos meios (2) de memorização.
  11. 11. Processo de acordo com a reivindicação 10, no qual uma fase (61) de modelação da cobertura rádio é parametrizada com o auxílio de dados, memorizados no sistema (1), representativos de, pelo menos, um tipo de estação rádio e compreende as etapas seguintes que se aplicam à zona geográfica previamente selecionada: seleção de dados e parâmetros de determinação da zona de cobertura rádio correspondente num ficheiro (26) de cobertura dos meios (2) de memorização do referido sistema (1), os referidos parâmetros compreendendo um passo de cálculo de cobertura, geração de grelha na referida zona geográfica selecionada das células de cobertura associadas à referida zona de cobertura rádio, de modo a determinar a capacidade em tráfego no interior de cada célula.
  12. 12. Processo de acordo com a reivindicação 11, no qual um passo de identificação de subzonas a densificar é efetuado pelos meios (11) de cálculo do referido sistema (1) informático após a fase (61) de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada pixel (301, 302, 303) entre os dados de tráfego a fluir e os dados representativos da capacidade em tráfego.
  13. 13. Processo de acordo com a reivindicação 11, no qual um passo de identificação de subzonas de rede a densificar é efetuado pelos meios (11) de cálculo do referido sistema (1) informático após a fase (61) de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada limite entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego, a diferença entre tráfego a fluir e capacidade em tráfego ultrapassando um limiar determinado no interior das referidas subzonas.
  14. 14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, no qual um passo de identificação de subzonas com capacidade excedentária densificar é efetuado pelos meios (11) de cálculo do referido sistema (1) informático após a fase (61) de modelação da cobertura rádio, por comparação para cada pixel (301, 302, 303) entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego.
  15. 15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, no qual a diferença entre tráfego que flui e capacidade em tráfego numa subzona é reduzida por ajustamento, adição ou supressão pelo utilizador de, pelo menos, um equipamento de emissão receção situado na célula com melhor desempenho, dito servidor principal, para a referida subzona, desencadeando uma reconfiguração da modelação da rede sobre o sistema (1) informático e uma memorização da modificação correspondente.
  16. 16. Sistema (1) informático para a implementação do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, comportando meios (2) de memorização, meios (12) de seleção e meios (11) de cálculo, os referidos meios (2) de memorização comportando, numa primeira memória (21), dados representativos de zonas geográficas divididas numa pluralidade de pontos ou pixeis (301, 302, 303) de acordo com a divisão da referida rede e, numa segunda memória (22), dados representativos do tráfego de uma rede de radiocomunicações em, pelo menos, uma parcela horária determinada à referida rede, o referido sistema (1) sendo caracterizado por compreender: meios (3) interativos entre o utilizador e o referido sistema (1), ligados aos meios (12) de seleção para selecionar e exibir, pelo menos, uma das referidas zonas geográficas, meios de sobreposição à referida zona geográfica selecionada de dados representativos do tráfego numa parcela horária determinada para formar, pelo menos, um mapa (30) de repartição do tráfego, exibido pelos referidos meios (3) interativos. meios de extração e de colocação em tabela (10), a partir de dados fornecidos por meios (4) contadores e extraídos de, pelo menos, um centro de supervisão dos equipamentos (OMC) , de séries de medições em função das zonas geográficas e das parcelas horárias.
  17. 17. Sistema (1) informático de acordo com a reivindicação 16, no qual os referidos dados representativos do tráfego compreendem as disponibilidades do espectro de frequência, medições quantitativas e qualitativas do tráfego dos assinantes, as referidas medições incluindo: a densidade média do tráfego que flui (dmte) em qualquer ponto da zona, a taxa de congestionamento de acesso à rede (tbar) em qualquer ponto da referida zona. o número de inícios de chamada (nda) em qualquer ponto da zona.
  18. 18. Sistema (1) informático de acordo com a reivindicação 16 ou 17, no qual os referidos meios (11) de cálculo estão ligados aos meios (2) de memorização para calcular, a partir dos referidos dados representativos do tráfego, o valor do tráfego que flui em qualquer ponto de uma zona geográfica selecionada pelos referidos meios (12) de seleção.
  19. 19. Sistema (1) informático de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, no qual os referidos meios (2) de memorização compreendem memórias para armazenar respetivamente, pelo menos, um ficheiro (23) contendo dados de geomarketing, pelo menos um ficheiro (26) contendo dados de determinação da cobertura rádio da rede, pelo menos um ficheiro (24) de dados representativos da progressão estimada do tráfego em qualquer ponto ou pixel (301, 302, 303) da rede e, pelo menos, um ficheiro (25) de configuração compreendendo parâmetros de entrada introduzidos pelo utilizador, por intermédio dos referidos meios (3) interativos, os referidos dados de geomarketing compreendendo elementos de ponderação de cada um dos pixeis (301, 302, 303), em particular probabilidades de serviço, funções do nível de campo na rede e diferentes tipos de superfície do solo.
  20. 20. Sistema (1) informático de acordo com a reivindicação 19, no qual os referidos meios (11) de cálculo estão ligados a meios (13) de extração dos dados do ficheiro (23) de dados de marketing e/ou do ficheiro (24) de dados de progressão do tráfego para calcular em qualquer ponto da referida zona selecionada o valor do tráfego a fluir, o conjunto dos valores do tráfego a fluir da zona selecionada sendo armazenado nos meios (2) de memorização.
  21. 21. Sistema informático de acordo com a reivindicação 20, no qual os referidos dados de determinação da cobertura rádio da rede compreendem dados representativos de, pelo menos, um tipo de estação rádio, os referidos meios (12) de seleção selecionando os dados representativos de zonas de cobertura rádio e os parâmetros de entrada correspondendo à zona selecionada para permitir aos meios (11) de cálculo fornecer a capacidade em tráfego em qualquer ponto da referida zona.
  22. 22. Sistema informático de acordo com a reivindicação 21, no qual os referidos meios (11) de cálculo compreendem um módulo de comparação dos valores entre o tráfego a fluir e a capacidade em tráfego, em qualquer ponto de uma zona selecionada pelos referidos meios (12) de seleção, permitindo a determinação de subzonas de rede a densificar.
  23. 23. Sistema informático de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 22, no qual os parâmetros de entrada introduzidos por intermédio de uma interface utilizador/sistema dos meios (3) interativos compreende, em particular, um passo de cálculo de cobertura.
PT3292821T 2002-12-26 2003-11-14 Processo e sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações PT1434453T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0216860A FR2849570B1 (fr) 2002-12-26 2002-12-26 Procede et systeme de creation, gestion et exploitation de cartes de repartition du trafic d'un reseau de radiocommunication

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1434453T true PT1434453T (pt) 2017-05-24

Family

ID=32406554

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT3292821T PT1434453T (pt) 2002-12-26 2003-11-14 Processo e sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7020470B2 (pt)
EP (1) EP1434453B1 (pt)
JP (1) JP2004215265A (pt)
CN (1) CN1512811A (pt)
FR (1) FR2849570B1 (pt)
PT (1) PT1434453T (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7207012B1 (en) * 2003-01-30 2007-04-17 Sprint Communications Company L.P. System and method for mapping deployment status of high bandwidth metropolitan area networks
ITMI20060596A1 (it) * 2006-03-29 2007-09-30 Vodafone Omnitel Nv Metodo per il controllo del funzionamento delle celle di un sistema di comunicazione cellulare
JPWO2010021037A1 (ja) * 2008-08-20 2012-01-26 パイオニア株式会社 ルート決定支援装置及びルート決定支援方法
US8660523B2 (en) * 2010-11-08 2014-02-25 Alcatel Lucent Method of providing rate tiers in wireless communication systems
CN102542481A (zh) * 2010-12-27 2012-07-04 中国移动通信集团浙江有限公司 自适应营销的实现方法、系统和装置
EP2627140B1 (en) * 2012-02-09 2015-09-16 Alcatel Lucent A method for scheduling of radio resources to user terminals of different network operators, and a base station therefor
CN103379612B (zh) * 2012-04-16 2016-12-14 中国移动通信集团甘肃有限公司 室内分布系统利用天馈线供电的方法和系统
JP2014003517A (ja) * 2012-06-20 2014-01-09 Nec Saitama Ltd 移動通信システム及び移動通信方法
US10237775B1 (en) 2017-11-17 2019-03-19 Fairspectrum Oy Method and system for presenting geographical radio resource usage information in user interface
CN110096421B (zh) * 2019-04-30 2022-11-29 中国人民解放军海军大连舰艇学院 一种通信数据的采集与管理系统
CN111913951B (zh) * 2019-05-10 2024-03-15 中国电力科学研究院有限公司 一种叠加电网数据的地图矢量数据切片方法
US11432106B2 (en) * 2020-01-28 2022-08-30 Huawei Technologies Co., Ltd. Side link resource management
CN112052372B (zh) * 2020-10-22 2024-02-20 北京电信规划设计院有限公司 通讯网络网格化分裂及重组自动爬虫算法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE69019961T2 (de) * 1989-03-03 1995-10-19 Telia Ab Plan für radiozellen.
US5131020A (en) * 1989-12-29 1992-07-14 Smartroutes Systems Limited Partnership Method of and system for providing continually updated traffic or other information to telephonically and other communications-linked customers
US5247699A (en) * 1990-04-12 1993-09-21 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Cellular frequency reuse cell plan
SE9202466L (sv) * 1992-08-28 1993-07-26 Televerket Foerfarande och anordning vid mobila telekommunikationsnaet foer att moejliggoera en foerbaettrad cellplanering
US6493561B1 (en) * 1996-06-24 2002-12-10 Fujitsu Limited Mobile communication system enabling efficient use of small-zone base stations
US6094580A (en) * 1997-10-16 2000-07-25 Nortel Networks Corporation Method for optimizing cell-site placement
US6128497A (en) * 1997-12-03 2000-10-03 Nortel Networks Limited High capacity cell planning based on fractional frequency reuse
JPH11275623A (ja) * 1998-03-20 1999-10-08 Fujitsu Ltd 移動無線通信システムにおける回線状況に応じたゾーン選択方法
WO2000036863A1 (en) * 1998-12-17 2000-06-22 Cisco Systems, Inc. Method and system for allocating bandwith in a wireless communication network
JP3860935B2 (ja) * 1999-05-31 2006-12-20 富士通株式会社 無線基地局装置および移動局装置
JP3489536B2 (ja) * 2000-04-28 2004-01-19 日本電気株式会社 移動通信システムのエリア設計装置
US6636739B1 (en) * 2000-08-24 2003-10-21 Verizon Laboratories Inc. Method and system for modeling migration of call traffic in a multiple mode wireless network
KR100547876B1 (ko) * 2003-03-25 2006-01-31 삼성전자주식회사 다중 무선 통신 망에서 접속 망 선택 장치 및 방법

Also Published As

Publication number Publication date
US7020470B2 (en) 2006-03-28
EP1434453B1 (fr) 2017-01-04
EP1434453A1 (fr) 2004-06-30
CN1512811A (zh) 2004-07-14
FR2849570B1 (fr) 2005-04-08
JP2004215265A (ja) 2004-07-29
FR2849570A1 (fr) 2004-07-02
US20040185858A1 (en) 2004-09-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1969872B1 (en) Method for estimating a radio coverage of a geographic area in a cellular mobile radio communication network
EP1946574B1 (en) Method and system for estimating traffic distribution in a cellular mobile radio communications network
PT1434453T (pt) Processo e sistema de criação, gestão e exploração de mapas de repartição do tráfego de uma rede de radiocomunicações
US9277410B2 (en) Method and device for locating network activity in cellular communication networks
CN110322694A (zh) 一种城市交通控制片区划分的方法及装置
JP4312480B2 (ja) 携帯無線電話ネットワークの無線カバレッジ配置の方法およびシステム
CN114173356A (zh) 网络质量的检测方法、装置、设备及存储介质
CN110798804B (zh) 一种室内定位方法和装置
CN114641015A (zh) 网络评估方法、装置、电子设备及存储介质
WO1994003986A1 (en) Computer-implemented modelling system for wireless communications systems
CN114710787B (zh) 网络规划方法、装置、设备及存储设备
CN103796218A (zh) 无线接入点的选址方法及装置
CN115474206A (zh) 实时人数确定方法、装置、电子设备及存储介质
Tayal et al. Site suitability analysis for locating optimal mobile towers in Uttarakhand using gis
US6636739B1 (en) Method and system for modeling migration of call traffic in a multiple mode wireless network
CN114928849B (zh) 一种基站部署方法、装置、电子设备及存储介质
CN115442745A (zh) 站址选取方法、装置、电子设备及存储介质
CN113742442A (zh) 一种混合孪生引擎实现方法及装置
CN1829374B (zh) 移动通信系统中的基站覆盖区设计的方法和装置
US20240098512A1 (en) Small cell deployment
CN111132193A (zh) 一种小区评估方法和装置
KR20050061270A (ko) 인빌딩 품질관리 시스템
CN110719594A (zh) 一种设备选型方法和装置
CN115942351A (zh) 网络质量问题处理方法、装置、服务器及存储介质
Tavares et al. Indoor Deployment Strategies for Ultra Dense Urban Areas