PT1397552E - Método e dispositivo para atransferência de uma ponta numa unidade de secagem de material em banda. - Google Patents

Método e dispositivo para atransferência de uma ponta numa unidade de secagem de material em banda. Download PDF

Info

Publication number
PT1397552E
PT1397552E PT02766703T PT02766703T PT1397552E PT 1397552 E PT1397552 E PT 1397552E PT 02766703 T PT02766703 T PT 02766703T PT 02766703 T PT02766703 T PT 02766703T PT 1397552 E PT1397552 E PT 1397552E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blade
tip
strip
scissors
pair
Prior art date
Application number
PT02766703T
Other languages
English (en)
Original Assignee
Andritz Tech & Asset Man Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andritz Tech & Asset Man Gmbh filed Critical Andritz Tech & Asset Man Gmbh
Publication of PT1397552E publication Critical patent/PT1397552E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21GCALENDERS; ACCESSORIES FOR PAPER-MAKING MACHINES
    • D21G9/00Other accessories for paper-making machines
    • D21G9/0063Devices for threading a web tail through a paper-making machine
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/04Processes
    • Y10T83/0524Plural cutting steps
    • Y10T83/0538Repetitive transverse severing from leading edge of work
    • Y10T83/0548With longitudinal severing
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/465Cutting motion of tool has component in direction of moving work
    • Y10T83/4699Combined with other type cutter
    • Y10T83/4702With slitter

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Advancing Webs (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MÉTODO E DISPOSITIVO PARA A TRANSFERÊNCIA DE UMA PONTA NUMA UNIDADE DE SECAGEM DE UM MATERIAL EM BANDA"
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um método para a transferência de uma ponta (por vezes chamada de tina) de um material em banda, de um modo preferido, uma banda de pasta de papel, desde um primeiro passo de tratamento até um subsequente segundo passo de tratamento tendo como finalidade a passagem do material em banda. A invenção destina-se a ser utilizada especialmente quando o primeiro passo de tratamento é uma zona húmida onde é formado o material em banda e o segundo passo de tratamento é uma subsequente unidade de secagem. A presente invenção refere-se também a um dispositivo de realização do método.
TÉCNICA ANTERIOR
No fabrico de pasta de papel a pasta húmida é estendida numa cinta de transporte. A pasta é escorrida e prensada, numa zona húmida, formando um material em banda com um teor seco de 40-55%.
Os materiais em banda, como a pasta, são então habitualmente secos, quer de uma maneira sem contactos soprando 1 ar quente contra o material em banda, quer por contacto com superfícies aquecidas, principalmente cilindros, até terem um teor seco de 90-96%.
Em virtude de ser difícil a transferência de um material largo em banda entre dois passos de tratamento, como a zona húmida e a unidade de secagem, uma banda estreita, nesta aplicação chamada de ponta, é cortada numa parte da orla do material em banda. (Um sinónimo habitualmente utilizado para a "ponta" é "tina"). A ponta é então aplicada a um tapete rolante da ponta que passa a banda para o subsequente passo de tratamento e puxa a ponta através dele. A ponta é formada por dois cortes, um corte longitudinal que cria a banda estreita e um corte transversal atravessando a banda estreita que assim cria a ponta efectiva. A largura do material em banda que é levada a atravessar o subsequente passo de tratamento é sucessivamente aumentada até que, finalmente, se passa a totalidade do material em banda. O procedimento tem de ser repetido aquando de cada transição entre dois passos de tratamento. A transferência da ponta desde uma zona húmida até ao tapete rolante da ponta numa unidade de secagem tem sido frequentemente realizada por um operador que rasga manualmente uma faixa de orla que é criada por um corte longitudinal. Todavia, esta situação resulta numa ponta com uma extremidade tosca que pode ser difícil de aplicar a um tapete rolante da ponta. Para além disto, os aumentos das velocidades da banda levam a maiores dificuldades aquando da realização de uma 2 transferência manual com a ajuda de um operador e, consequentemente, aumentam os riscos da ocorrência de acidentes pessoais. Consequentemente, a possibilidade de o tratamento ser manual e também motivos de segurança estabelecem por vezes um limite da velocidade da banda e aumentam os custos de produção. 0 documento US-4671151 revela um dispositivo para a formação e deflexão de uma ponta de uma banda de papel. A banda de papel é dividida por um corte longitudinal formando uma parte estreita e uma parte larga. A parte estreita é levantada por uma placa de guia em direcção a e para além de um suporte. A placa de guia e o suporte têm uma forma em V e são adaptados um ao outro para proporcionar um efeito de corte no papel e para formar uma ponta quando a placa de guia passa pelo suporte. A velocidade da placa de guia tem de ser elevada uma vez que a banda de papel não pode deslocar-se ao longo de uma extensão considerável durante a efectiva formação da ponta. O dispositivo proposto tem de cumprir dois requisitos contraditórios. Por um lado, a placa de guia tem de passar pelo suporte com uma folga muito pequena de modo a fazer um corte seguro e, por outro lado, a placa de guia tem de passar pelo suporte, em todas as condições de funcionamento e de alterações de temperatura, sem colidir com ele. Foi verificado que durante a formação das pontas em bandas relativamente espessas e que tenham uma baixa resistência, como é a pasta, é difícil de obter com uma boa reprodutibilidade uma formação satisfatória da ponta.
Outros métodos são revelados no documento US-5413017 onde o corte transversal é criado por duas rodas dentadas girando em sentidos opostos e o documento US-4904344 onde é utilizado um 3 desfiamento mecânico. Estes dispositivos comportam as mesmas desvantagens do dispositivo revelado no documento US-4671151 quando se trata de bandas espessas que tenham uma baixa resistência. Existe um grande risco de a ponta formada ser dobrada ou separada e não poder ser interceptada por um tapete rolante da ponta.
OBJECTIVOS DA INVENÇÃO 0 primeiro objectivo da presente invenção é o de proporcionar um método simples e seguro de formação de uma ponta de um material em banda que tenha uma resistência muito baixa, como uma banda de papel numa zona húmida. 0 segundo objectivo da presente invenção é o de proporcionar um método simples de transferência de uma ponta de um material em banda que tenha uma resistência muito baixa, como uma banda de papel numa zona húmida, até um tapete rolante da ponta para um subsequente dispositivo de tratamento, como uma unidade de secagem. 0 terceiro objectivo da presente invenção é o de proporcionar um método simples e seguro de formação automática de uma ponta de um material em banda numa zona húmida e de transferência automática desta ponta até um tapete rolante da ponta para uma subsequente unidade de secagem. 0 quarto objectivo da presente invenção é o de proporcionar um método de formação de uma ponta de um material em banda numa zona húmida e de transferência desta ponta de uma banda de papel até um tapete rolante da ponta para uma subsequente unidade de 4 secagem sem qualquer trabalho manual de um operador, minimizando, assim, o risco da ocorrência de acidentes pessoais.
Para além disto, um objectivo da invenção é o de apresentar um dispositivo que seja adequado à realização do método.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um método para a transferência de uma ponta de um material em banda desde um primeiro passo de tratamento até um subsequente segundo passo de tratamento aquando da passagem do material em banda, de um modo preferido, uma banda de papel. 0 material em banda é dividido numa primeira parte estreita e numa segunda parte larga através da formação de uma faixa por meio de um corte longitudinal numa parte de orla do material em banda. Uma ponta é formada por um corte transversal da faixa. A ponta é encaminhada ou atirada para um tapete rolante da ponta que passa a ponta para o segundo passo de tratamento. A ponta, e consequentemente a primeira parte estreita do material em banda, é puxada através do segundo passo de tratamento. A largura da primeira parte é aumentada sucessivamente até que corresponda à totalidade da largura do material em banda.
No método de acordo com a invenção, a faixa é passada entre duas orlas afiadas localizadas próximas uma da outra ou, inversamente, duas orlas afiadas localizadas próximas uma da outra são deslocadas de modo a envolver a faixa de um modo semelhante ao de uma forquilha. Depois, uma das orlas afiadas é deslocada em direcção à outra em movimentos semelhantes a uma tesoura para que uma das orlas passe ao lado da outra cortando 5 assim a faixa. Com o mesmo movimento, a ponta é sujeita a um impulso numa direcção substancialmente perpendicular em relação à faixa, em direcção a um tapete rolante da ponta que intercepta a ponta e passa-a para o segundo passo de tratamento. A presente invenção refere-se também a um dispositivo para a realização do método acima. 0 dispositivo compreende uma primeira lâmina com uma borda essencialmente recta e afiada e uma segunda lâmina que tem uma borda essencialmente recta e afiada. As duas lâminas são dispostas próximas uma da outra. Para além disto, existem meios para passar a faixa entre as duas lâminas e/ou meios para deslocar as duas lâminas para que envolvam a faixa como uma tesoura e meios para deslocar uma lâmina em direcção à outra num movimento semelhante ao de uma tesoura para que uma das bordas afiadas passe pela outra, cortando assim a faixa e criando uma ponta. Um tapete rolante da ponta é disposto para interceptar a ponta e passá-la para dentro o segundo passo de tratamento, e um meio é disposto para dar à ponta um impulso, de um modo sincronizado com o movimento de uma das lâminas, numa direcção essencialmente perpendicular em relação à faixa, em direcção ao tapete rolante da ponta.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se, assim, a um método e a um dispositivo com a finalidade de transferir uma ponta de um material em banda, de um modo preferido, uma banda de pasta de papel, desde um primeiro passo de tratamento até um subsequente 6 segundo passo de tratamento aquando da passagem do material em banda.
Para este fim, o material em banda é dividido por um corte longitudinal numa das partes de orla do material em banda formando uma primeira parte estreita e uma segunda parte larga e uma corte transversal é feito atravessando a primeira parte de modo a formar uma ponta. 0 corte transversal é realizado numa operação semelhante ao corte de uma tesoura em que a primeira parte do material em banda é passada entre duas bordas afiadas e/ou duas bordas afiadas são deslocadas para que envolvam a primeira parte do material em banda.
As duas bordas afiadas são localizadas próximas uma da outra, de um modo preferido, para que formem um ângulo agudo e se sobreponham mutuamente numa extremidade. Elas podem, de um modo vantajoso, estar em contacto uma com a outra. 0 ângulo agudo refere-se aqui ao ângulo efectivo do início do corte. A posição de descanso das bordas pode implicar um ângulo de entre 60° e 120° para que uma fase de aceleração possa preceder o corte.
Num movimento de translação ou num movimento giratório de uma das bordas afiadas, a primeira parte do material em banda é cortada de modo a formar uma ponta. O movimento da borda durante o corte deverá ser curto e realizado a uma velocidade elevada. Com este movimento a ponta é sujeita a um impulso em direcção ao tapete rolante da ponta que intercepta a ponta e a passa para o segundo passo de tratamento. A borda móvel coopera, de um modo vantajoso, com um dispositivo que é concebido para que uma parte 7 relativamente grande atrás da extremidade efectiva da ponta seja também influenciada pelo impulso. 0 tapete rolante da ponta passa a ponta para o segundo passo de tratamento. A ponta e, consequentemente, a primeira parte estreita do material em banda são puxadas através do segundo passo de tratamento. A largura da primeira parte é aumentada sucessivamente até que corresponda à totalidade da largura do material em banda.
Uma das bordas afiadas é mantida, de um modo vantajoso, fixa durante o corte e apenas uma das bordas é sujeita a uma deslocação. Se, durante o corte, a deslocação da faixa for direccionada verticalmente para baixo, uma lâmina inferior, ao qual uma das bordas está fixada, é mantida fixa e uma lâmina superior, ao qual a outra borda está fixada, é deslocada a alta velocidades. A velocidade deverá ser tão alta que a extremidade formada da ponta não seja substancialmente diferente da foram ideal que é obtida por um corte perpendicular. A intercepção da ponta ocorre, por exemplo, colocando duas cintas em contacto uma com a outra de modo a formar um aperto de rolos de pressão nivelado com as lâminas e próxima destas lâminas. Estas cintas podem assim passar por cima de rolos giratórios de um modo tal que a cinta inferior no lado superior do rolo giratório possa servir de interceptor da ponta antes de ela chegar ao aperto acima mencionado.
Se se permitir que a cinta inferior seja significativamente mais larga que a faixa, torna-se possível, dobrando duas vezes esta cinta para que aperte completa ou parcialmente a faixa, utilizá-la como uma cinta de passagem através do segundo passo de tratamento. Torna-se assim possível utilizar uma cinta superior relativamente curta que é apenas útil durante o efectivo processo de intercepção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A invenção será agora descrita em mais pormenor fazendo referência aos desenhos em anexo, em que: A Figura 1 mostra esquematicamente uma vista lateral de uma forma de realização da invenção; A Figura 2 mostra esquematicamente uma vista frontal da mesma forma de realização da invenção; e A Figura 3 mostra esquematicamente a mesma forma de realização da invenção vista de cima.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇAO PREFERIDAS A Figura 1 mostra uma banda 1 de pasta de papel que, depois de formada e desumidificada, é encaminhada sobre um rolo 2 de guia, verticalmente para baixo de volta a um desintegrador. Uma lâmina 3, por exemplo, na forma de um jacto de água, faz um corte longitudinal numa parte de orla da banda 1 para que uma faixa la seja separada. A faixa la é transportada sobre um rolo 4 deflector até uma posição algures em frente da parte lb restante da banda 1, e também verticalmente para baixo para o desintegrador. Neste processo, a faixa la é passada entre duas lâminas, uma lâmina 5 inferior e uma lâmina 6 superior. A lâmina 9 5 inferior está dotada com uma borda 5a afiada e a lâmina 6 superior está dotada com uma borda 6a afiada e um elemento 6b de impulso colocado sobre a borda 6a afiada. 0 rebordo superior da borda 5a afiada da lâmina 5 inferior e o rebordo inferior da borda 6a afiada da lâmina 6 superior estão essencialmente no mesmo plano horizontal.
Uma cinta 7 superior corre sobre um rolo 7a giratório superior e uma cinta 8 inferior corre sobre um rolo 8a giratório inferior. 0 rolo 7a giratório superior e o rolo 8a giratório inferior são dispostos para gue a cinta 7 superior e a cinta 8 inferior corram em contacto uma com a outra desde um aperto 9 que está nivelada com as lâminas 5, 6. A cinta 8 inferior projecta-se algures em frente da cinta 7 superior, quando visto no sentido de avanço das cintas 7, 8 para que o aperto 9 seja formada no rolo 7a giratório superior. Todavia, o âmbito da invenção permite também que os dois rolos 7a, 8a giratórios sejam, e. g., posicionados no mesmo plano vertical. A Figura 2 mostra a mesma forma de realização da invenção numa vista frontal (11 — 11) perpendicular em relação à vista mostrada na Figura 1. Os números de referência dos elementos são os mesmos que os da Figura 1. A lâmina 5 inferior e a lâmina 6 superior cooperam um com o outro ao serem capazes de girar em torno de um eixo 10 comum, enquanto que a borda 6a afiada superior entra em contacto com a borda 5a afiada inferior. Esta rotação, movimento no plano horizontal, é realizada por um motor (não mostrado) que é capaz de girar, a uma velocidade elevada, num ângulo predeterminado. De um modo preferido, apenas a lâmina 6 superior gira enquanto que a lâmina 5 inferior é mantida fixa. 10 A Figura 3 mostra a mesma forma de realização da invenção numa vista de topo (III-III) perpendicular em relação à vista mostrada na Figura 1. Os números de referência dos elementos são os mesmos que os da Figura 1. A cinta 7 superior tem uma largura correspondendo à largura da faixa la enquanto que a cinta 8 inferior tem aproximadamente o dobro da largura para permitir que seja dobrada em torno da faixa la aquando da passagem pelo subsequente passo de tratamento. As cintas 7, 8 formam um ângulo em relação à direcção de deslocação da banda 1 de pasta de papel de modo a poderem passar a ponta da faixa la para uma posição fora da zona de tratamento para a banda 1 de pasta de papel no segundo passo de tratamento onde a cinta 8 de passagem corre através deste passo. 0 modo de funcionamento da invenção é seguinte. A banda 1 de pasta de papel formada e desumidificada é encaminhada sobre o rolo 2 de guia até um desintegrador (não mostrado). Através da lâmina 3 é feito um corte longitudinal na parte de orla da banda de modo a separar uma faixa la da parte lb mais larga. A faixa la é deslocada para fora do plano da lb, quer elevando-a manualmente sobre o rolo 4 deflector, quer deslocando o rolo 4 deflector, com meios não mostrados, desde uma posição de descanso debaixo ou por detrás do rolo 2 de guia até uma posição em frente deste rolo.
Quando a faixa la tiver alcançado a sua nova posição à frente da parte lb mais larga da banda 1, as lâminas 5, 6 são levadas desde uma posição no flanco da banda 1 até uma posição onde envolvem a faixa la como um par de tesouras. Ao mesmo tempo, os rolos 7a, 8a giratórios, e com eles, as cintas 7, 8 são levados até uma posição à frente da faixa la. 11
Depois, a lâmina 6 superior é girado a alta velocidade, por exemplo, a 300 rpm, em relação à lâmina 5 inferior. A posição inicial da lâmina 6 superior pode formar um ângulo de 60 - 120° em relação à lâmina 5 inferior e a lâmina superior é acelerada para que, durante a fase de corte, quando é formada a ponta, tenha uma velocidade tão elevada em relação à velocidade da banda 1 que o corte transversal que forma a extremidade efectiva da ponta forme um ângulo, em relação ao corte perpendicular ideal, inferior a 10°, de um modo preferido, inferior a 5o. A posição final da lâmina 6 superior é de 10 - 30° depois de completado o corte. A elevada velocidade de rotação leva o elemento 6b de impulso a bater na ponta a uma velocidade muito elevada e atira a ponta contra o aperto 9, onde a ponta é interceptada entre as duas cintas 7, 8. A cinta 7 superior é algo curta enquanto que a cinta inferior se estende através da totalidade do subsequente passo de tratamento. Para fazer avançar a ponta, a cinta 8 inferior é dobrada duas vezes de modo a prender a ponta quando o elemento já não estiver em contacto com a cinta 7 superior.
Quando a ponta tiver passado para dentro do subsequente passo de tratamento as lâminas 5, 6 e os rolos 7a, 8a giratórios voltam para as suas posições de inicio nos flancos da banda 1 e a faixa la passa directamente do rolo 2 de guia para a cinta 8 inferior sem passar pelo aperto 9.
Depois, a largura da faixa la é aumentada sucessivamente através da alteração da posição da lâmina 3 para que, finalmente, a totalidade do material 1 em banda seja encaminhada através do subsequente passo de tratamento. 12
FORMAS DE REALIZAÇAO ALTERNATIVAS A invenção não está, naturalmente, limitada às formas de realização acima descritas mas pode ser alterada de uma pluralidade de maneiras dentro do âmbito das reivindicações seguintes.
Consequentemente, por exemplo, a ponta pode ser criada transmitindo um movimento de translação à lâmina 6 superior com a ajuda de, e. g., uma mola mecânica forte que esteja pré-esforçada por um dispositivo adequado.
Para além disto, as lâminas 5, 6 podem ser montados numa posição em que a faixa la tem uma direcção de deslocação que se desvia da direcção vertical.
Para além disto, as duas lâminas 5, 6 podem ter uma forma algo diferente da forma totalmente recta e as suas posições podem ser algo inclinadas a fim de compensar a velocidade da faixa la para que o corte se estenda de um modo mais ideal atravessando a faixa la, ou podem ser deslocadas com um ângulo para que a ponta seja sujeita a um impulso que não seja totalmente horizontal ou, em casos onde se aplique, seja completamente perpendicular em relação à direcção de avanço da faixa la.
Lisboa, 10 de Outubro de 2006 13

Claims (20)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método para a transferência de uma ponta de um material (1) em banda, de um modo preferido, uma banda de pasta de papel, desde um primeiro passo de tratamento até um subsequente segundo passo de tratamento aquando da passagem do material (1) em banda, em que o material em banda é dividido numa primeira parte estreita e numa segunda parte (lb) larga através da formação de uma faixa (la) por meio de um corte longitudinal numa parte de orla do material (1) em banda e através da formação de uma ponta por meio de um corte transversal atravessando a faixa (la), após o que a ponta formada é encaminhada ou impulsionada contra um tapete rolante (7, 8) da ponta que passa a ponta para o segundo passo de tratamento e a puxa através do mesmo, após o que ; a largura da faixa (la) é sucessivamente aumentada até corresponder à totalidade da largura do material em banda caracterizado por, a faixa (la) ser passada entre duas bordas (5a, 6a) afiadas, essencialmente rectas, localizadas próximas uma da outra, e/ou por as duas bordas (5a, 6a) afiadas, essencialmente rectas, localizadas próximas uma da outra serem deslocadas de modo a envolver a faixa (la) como uma forquilha ou um par de tesouras, uma das bordas (5a, 6a) afiadas ser deslocada em direcção à outra num movimento semelhante ao de uma tesoura de modo a 1 que uma borda passe pela outra cortando assim a faixa (la) e criando uma ponta, com o mesmo movimento a ponta ser sujeita a um impulso numa direcçao essencialmente perpendicular em relação à faixa (la) em direcçao ao tapete rolante (7, 8) da ponta.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma das bordas (5a) afiadas ser montada numa primeira lâmina (5) e a outra borda (6a) afiada ser montada numa segunda lâmina (6), dispostas de tal modo que as lâminas (5, 6) se cruzam quando é iniciado o movimento semelhante ao de uma tesoura, de um modo preferido, de modo a haver um contacto entre quando elas se cruzam.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o primeira lâmina (5) ser mantida fixa durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser transmitido à segunda lâmina (6) um movimento de translação relativamente à primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser transmitido à segunda lâmina (6) um movimento giratório relativamente à primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a direcção de deslocação da faixa (la) entre as duas lâminas (5, 6) ser essencialmente vertical e descendente. 2
  7. 7. Método de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado por a segunda lâmina (6) ser deslocada por cima da primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  8. 8. Método de acordo com as reivindicações 5 e 6 ou 7, caracterizado por a segunda lâmina (6) girar em torno de um eixo de rotação essencialmente vertical.
  9. 9. Método de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a ponta formada ser interceptada entre duas cintas (7, 8).
  10. 10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a ponta ser puxada através do segundo passo de tratamento com uma das cintas (7, 8) que, dobrada duas vezes, prende pelo menos parte da faixa (la).
  11. 11. Dispositivo para a passagem de um material (1) em banda, de um modo preferido, uma banda de pasta de papel, a fim de transferir uma ponta do material (1) em banda desde um primeiro passo de tratamento até um subsequente segundo passo de tratamento, em que o material (1) em banda é dividido numa primeira parte estreita e numa segunda parte (lb) larga através da formação de uma faixa (la) por meio de um corte longitudinal numa parte de orla do material (1) em banda e através da formação de uma ponta por meio de um corte transversal atravessando a faixa (la), após o que; a ponta formada é encaminhada ou impulsionada contra um tapete rolante (7, 8) da ponta que passa a ponta para o 3 segundo passo de tratamento e a puxa através do mesmo, após o que a largura da faixa (la) é sucessivamente aumentada até corresponder à totalidade da largura do material (1) em banda, o dispositivo compreende ainda uma primeira e segunda lâmina (5, 6) e meios de deslocação de uma das referidas lâminas (5, 6) em direcção uma da outra, caracterizado por, uma primeira lâmina (5) ter uma borda (5a) afiada, essencialmente recta, e uma segunda lâmina (6) ter uma borda (6a) afiada, essencialmente recta, em que as duas lâminas (5, 6) são dispostas próximas uma da outra, meios para passar a faixa (la) entre as duas lâminas (5, 6) e/ou meios para deslocar as duas lâminas (5, 6) para que envolvam a faixa (la) à semelhança de um par de tesouras, meios para deslocar uma das lâminas (5, 6) em direcção uma da outra (6, 5) num movimento semelhante ao de uma tesoura para que uma das bordas (5a, 6a) afiadas passe pela outra (6a, 5a) cortando assim a faixa (la) e criando uma ponta; e meios (6b) para dar um impulso à ponta de um modo síncrono com o movimento de uma das lâminas (6) numa direcção essencialmente perpendicular em relação à faixa (la), em direcção ao tapete rolante (7, 8) da ponta.
  12. 12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a borda (5a) afiada na primeira lâmina (5) e a borda (6a) afiada na segunda lâmina (6) serem dispostas para se cruzarem quando é iniciado o movimento semelhante ao de uma tesoura, de um modo preferido, de modo a haver um contacto entre elas quando se cruzam. 4
  13. 13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por possuir meios para manter fixa a primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  14. 14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por possuir meios para transmitir à segunda lâmina (6) um movimento de translação relativamente à primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  15. 15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por possuir meios para transmitir à segunda lâmina (6) um movimento giratório relativamente ao primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao corte de uma tesoura.
  16. 16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado por a segunda lâmina (6) estar adaptada para se deslocar essencialmente num plano horizontal durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  17. 17. Dispositivo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a segunda lâmina (6) ser colocada por cima da primeira lâmina (5) durante o movimento semelhante ao de uma tesoura.
  18. 18. Dispositivo de acordo com as reivindicações 14 ou 15, caracterizado por duas cintas (7, 8) estarem adaptadas para funcionarem enquanto estiverem em contacto directo uma com a outra.
  19. 19. Dispositivo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por as duas cintas (7, 8) girarem em torno dos respectivos 5 rolos (7a, 8a) giratórios e serem levadas a contactar uma com a outra num aperto (9) disposto próximo das duas lâminas (5, 6).
  20. 20. Dispositivo de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por o aperto (9) da ponta estar colocado essencialmente no mesmo plano horizontal que a borda (6a) da lâmina (6) superior. Lisboa, 10 de Outubro de 2006 6
PT02766703T 2001-04-26 2002-04-22 Método e dispositivo para atransferência de uma ponta numa unidade de secagem de material em banda. PT1397552E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0101458A SE518970C2 (sv) 2001-04-26 2001-04-26 Förfarande och anordning vid spetsdragning av ett banformigt material

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1397552E true PT1397552E (pt) 2006-11-30

Family

ID=20283884

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02766703T PT1397552E (pt) 2001-04-26 2002-04-22 Método e dispositivo para atransferência de uma ponta numa unidade de secagem de material em banda.

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20050172767A1 (pt)
EP (1) EP1397552B1 (pt)
CN (1) CN1280480C (pt)
AT (1) ATE338847T1 (pt)
BR (1) BR0209165B1 (pt)
CA (1) CA2445695C (pt)
DE (1) DE60214543T2 (pt)
ES (1) ES2271333T3 (pt)
PT (1) PT1397552E (pt)
RU (1) RU2287037C2 (pt)
SE (1) SE518970C2 (pt)
WO (1) WO2002088463A1 (pt)
ZA (1) ZA200308234B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE529703C8 (sv) * 2006-03-23 2007-11-27 Andritz Tech & Asset Man Gmbh Sätt och anordning för överföring av en spets av en cellulosabaserad fibrös bana
AT508289B1 (de) * 2009-05-22 2011-02-15 Andritz Ag Maschf Vorrichtung zum kontinuierlichen aufwickeln einer faserstoffbahn
DE102009045850A1 (de) 2009-10-20 2011-04-21 Voith Patent Gmbh Schneidvorrichtung für eine Maschine zur Herstellung und/oder Verarbeitung von Materialbahnen
FI123046B (fi) * 2011-06-29 2012-10-15 Metso Paper Inc Menetelmä ja laitteisto päänvientinauhan viemiseksi ensimmäiseltä käsittelylaitteistolta toiseen käsittelylaitteistoon

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2530992C3 (de) * 1975-07-11 1980-01-31 Focke & Pfuhl, 2810 Verden Vorrichtung zum Herstellen von Verpackungszuschnitten
DE3329987C1 (de) * 1983-08-19 1984-12-13 Jagenberg AG, 4000 Düsseldorf Vorrichtung zum Einfuehren einer Warenbahn in eine Behandlungsmaschine
US4671151A (en) * 1985-12-13 1987-06-09 Fibron Machine Corporation Paper tail cutter
JP3140571B2 (ja) * 1992-07-28 2001-03-05 三菱重工業株式会社 プレスパート通紙装置

Also Published As

Publication number Publication date
ES2271333T3 (es) 2007-04-16
RU2003134195A (ru) 2005-03-10
SE0101458L (sv) 2002-10-27
EP1397552A1 (en) 2004-03-17
ZA200308234B (en) 2004-07-06
DE60214543T2 (de) 2007-05-31
CA2445695C (en) 2009-04-14
CA2445695A1 (en) 2002-11-07
US20050172767A1 (en) 2005-08-11
SE0101458D0 (sv) 2001-04-26
SE518970C2 (sv) 2002-12-10
WO2002088463A1 (en) 2002-11-07
EP1397552B1 (en) 2006-09-06
DE60214543D1 (de) 2006-10-19
RU2287037C2 (ru) 2006-11-10
ATE338847T1 (de) 2006-09-15
BR0209165B1 (pt) 2011-09-20
BR0209165A (pt) 2004-08-03
CN1545587A (zh) 2004-11-10
CN1280480C (zh) 2006-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3728191A (en) Waistband tape application for disposable diapers
US4666139A (en) Vacuum system for combination fold-off control
US4131272A (en) Method and apparatus for separating a continuous stream of connected business forms into exact count zig-zag folded stacks
KR890001993B1 (ko) 로울회권장치
GB940612A (en) Method and means for slitting and opening tubular fabrics
PT1397552E (pt) Método e dispositivo para atransferência de uma ponta numa unidade de secagem de material em banda.
US3611855A (en) Cutting apparatus
DE60107990T2 (de) Foliebehandlungsvorrichtung und Umwickelvorrichtung
CH651795A5 (en) Pack for piece goods, process for producing the pack and tubular-bag machine for carrying out the process
US4704930A (en) Method and apparatus for removing edge strips from material webs of paper, cardboard or the like
DE3462119D1 (en) Cross-folder for continuous forms
DE1146801B (de) Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung einer gesiegelten Einwickelpackung
DE3465963D1 (en) Apparatus for winding flat textile or foil webs
EP0342263A1 (de) Stoffbahnlegemaschine mit Stoffbahnleitflächen
DE3125553A1 (de) "querschneidvorrichtung"
CA1047751A (en) Contoured tuck blade for cloth spreading machine
US3266460A (en) Machine for processing tubular goods
DE2507540A1 (de) Vorrichtung zum falten von windeln
US3085459A (en) Cutter for beaded edge films
DE3145404A1 (de) Verfahren zur herstellung von knitterplissee-faltenmustern in stoffbahnen sowie vorrichtung zur durchfuehrung des verfahrens
US2569630A (en) Process and apparatus for making bags from nonfibrous sheet material
FI95612C (fi) Paperiradan leikkauslaite ja menetelmä paperiradan leikkauksessa
DE720452C (de) Vorrichtung zum Herstellen von Papierschlaeuchen
DE665445C (de) Vorrichtung zum Schneiden von Papier, Pappe, Glaschaut o. dgl., insbesondere fuer Rollenschneidemaschinen
GB2028771A (en) Method and apparatus for separating a continuous stream of connected business forms into exact count zig-zag folded stacks