PT1338194E - Sistema centralizado para o control á distancia de instâlações de rega - Google Patents

Sistema centralizado para o control á distancia de instâlações de rega Download PDF

Info

Publication number
PT1338194E
PT1338194E PT02080237T PT02080237T PT1338194E PT 1338194 E PT1338194 E PT 1338194E PT 02080237 T PT02080237 T PT 02080237T PT 02080237 T PT02080237 T PT 02080237T PT 1338194 E PT1338194 E PT 1338194E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
memory
command
interface
data
control unit
Prior art date
Application number
PT02080237T
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Battistutto
Roberto D Amato
Alessandro Citron
Original Assignee
Claber Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Claber Spa filed Critical Claber Spa
Publication of PT1338194E publication Critical patent/PT1338194E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B15/00Systems controlled by a computer
    • G05B15/02Systems controlled by a computer electric
    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B2219/00Program-control systems
    • G05B2219/20Pc systems
    • G05B2219/26Pc applications
    • G05B2219/2625Sprinkler, irrigation, watering

Description

1
DESCRIÇÃO "SISTEMA. CENTRALIZADO PARA O CONTROLO À DISTÂNCIA DE INSTALAÇÕES DE REGA" A presente invenção refere-se a um sistema centralizado para o controlo à distância de instalações de rega. São conhecidas estruturas centralizadas para o controlo à distância de instalações de rega comandadas por unidades electrónicas de controlo, as quais, por meio de interfaces de comunicações permitem que os parâmetros de programação das unidades electrónicas de controlo sejam modificadas no modo remoto.
Os principais fabricantes de instalações de rega produzem, tanto a componente de hardware como a componente de software para executar esse controlo remoto das instalações de rega.
Existe uma necessidade generalizada de se utilizar um computador pessoal como estação de trabalho principal, por meio da qual todas as diversas funções de uma instalação de rega automática moderna podem ser controladas.
Esses computadores pessoais, também colocados numa configuração de rede, usam principalmente sistemas operativos comuns e os respectivos instrumentos de computação são disponibilizados àqueles que os desenvolvem, tais como as linguagens de programação MS Visual C++, MS Visual Basic e MS SQL e os respectivos instrumentos de desenvolvimento, como sejam MS Visual C++, MS Visual Basic, MS MSDN, HASP Edit for Win 32 e MS Access. 2
No entanto, a componente de software que cada fabricante de instalações de rega coloca no mercado, nem é flexivel, nem é intuitivo na sua utilização, assim como o software de gestão associado à componente de hardware não possui caracteristicas práticas e rápidas de gestão.
De facto, uma instalação moderna de rega automática inclui uma pluralidade de interfaces de comunicação, cada uma das quais está ligada a uma unidade electrónica de controlo da própria instalação. A gestão do software e do hardware que os fabricantes oferecem, dirige-se a técnicos do ramo e por isso tem como resultado o facto de ser de pouca utilidade para um utilizador vulgar. É conhecido, através do Pedido de Patente Europeia PE 901749, em nome do mesmo requerente, um tipo de interface, no qual uma interface de comunicação é ilustrada como sendo associável a uma unidade electrónica de controlo de uma instalação automática de rega, a qual é capaz de fazer interface com uma unidade genérica de controlo electrónico de modo a permitir o controlo à distância da instalação de rega.
Um tipo de unidade de controlo para uma instalação de rega é por seu turno descrito na Patente Europeia PE 805 381, em nome do requerente, na qual uma unidade fornece dois métodos de programação distintos, por meio dos quais é possível separar as funções de utilização mais frequentes, relacionadas, por exemplo, com o estabelecimento da base de dados para o funcionamento da unidade de controlo, a partir das funções mais avançadas, relacionadas por exemplo com os 3 controlos mais sofisticados e personalizados, conforme ilustrado a seguir na Figura 3.
Tendo em vista o estado da técnica, o objecto da presente invenção é proporcionar um sistema de controlo centralizado capaz de gerir, programar e controlar uma instalação automática de rega da maneira mais simples e mais intuitiva possível para o utilizador.
De acordo com a presente invenção, um tal objecto é atingido graças a um sistema de controlo centralizado, que compreende um computador pessoal; pelo menos uma interface de comunicação, que possui uma primeira memória adequada para memorizar uma pluralidade de comandos e uma segunda memória adequada para memorizar os eventos; pelo menos uma unidade electrónica de controlo, que possui um microprocessador e uma terceira memória adequada para memorizar os microprogramas residentes (firmware) necessários para o accionamento do referido microprocessador; sendo a referida unidade de controlo adequada para controlar uma pluralidade de válvulas de solenoide e uma válvula principal; estando o referido computador pessoal ligado à referida pelo menos uma unidade electrónica de controlo por meio da referida pelo menos uma interface através de meios de comunicação; estando o referido computador pessoal munido de um programa de gestão residente no referido computador pessoal; caracterizado pelo facto de o referido programa de gestão fornecer uma pluralidade de comandos, a qual pode ser transmitida para a referida pelo menos uma interface de ligação, compreendendo os referidos comandos, um primeiro comando, que contém instruções para carregar na referida primeira memória o conteúdo da referida terceira memória, um segundo comando, 4 que contém instruções para ler o conteúdo da referida primeira memória e enviá-lo para o referido computador pessoal, um terceiro comando, que contém instruções para seleccionar porções especificas da referida primeira memória, na qual escrever o dados, um quarto comando, que contém instruções para ler os dados contidos na referida primeira memória, um quinto comando, que contém instruções para ler os dados contidos na referida segunda memória; um sexto comando, que contém instruções para seleccionar entre um primeiro e um segundo modos operativos.
Graças à presente invenção é conseguido um controlo centralizado simples e intuitivo de uma instalação de rega automática.
As caracteristicas e vantagens da presente invenção serão tornadas mais evidentes pela descrição pormenorizada que se segue de uma forma de realização da mesma, ilustrada como um exemplo não limitativo nos desenhos, em que: A Figura 1 mostra um esquema básico de um sistema de controlo centralizado de acordo com a presente invenção; A Figura 2 mostra um diagrama funcional de blocos de uma interface incluída no sistema de controlo da Figura 1; A Figura 3 mostra uma vista em perspectiva de uma unidade incluída no sistema de controlo da Figura 1; A Figura 4 mostra um diagrama funcional do programa de gestão incluindo no sistema de controlo da figura 1, de acordo com a presente invenção; 5 A Figura 5 mostra um diagrama funcional mais pormenorizado do programa de gestão da Figura 4; A Figura 6 mostra um diagrama funcional seguinte, mais pormenorizado, do programa de gestão de acordo com a Figura 4. 0 esquema básico de um sistema de controlo centralizado de acordo com a presente invenção encontra-se representado na figura 1, na qual podem ser notados, um primeiro bloco 1 ligado a uma primeira pluralidade de blocos 2 por seu turno ligada a uma segunda pluralidade de blocos 4. 0 bloco 1 representa um computador pessoal, no interior do qual o processo de controlo centralizado de acordo com a presente invenção está instalado e funciona. A primeira pluralidade de blocos 2 representa uma interface de ligação equipada com um microprocessador, ilustrado a seguir na Figura 2.
As referidas interfaces de ligação 2 estão ligadas ao referido computador pessoal por meio de uma linha de comunicação 6, por exemplo por meio de um modem e respectiva linha telefónica Standard, ou por meio de uma linha telefónica GSM, ou por meio de uma ligação de radiofrequência, conforme se mostra a seguir. A segunda pluralidade de blocos 4 representa uma unidade electrónica de controlo, ilustrada a seguir na Figura 3.
Cada uma das unidades de controlo electrónico 4 controla uma válvula principal 7, ..., 7', também chamada válvula 6 mestra e uma pluralidade válvulas solenoide 8, 8'. 0 número de válvulas solenoide 8, ...8', controladas pode variar em função do programa estabelecido em cada uma das unidades de controlo electrónico 4, conforme explicado a seguir. A Figura 2 mostra um diagrama funcional de blocos de uma interface de ligação 2 com a arquitectura da Figura 1. A interface de ligação 2 compreende uma unidade de microprocessador 9. 0 microprocessador 9 está associado a: uma alimentação de energia 10, a qual recebe de um elemento de ligação 50, ligado a uma respectiva unidade de controlo
electrónica programável 4, apresentada na Figura 3, incluindo o referido fornecedor de energia 10, de preferência, um circuito para detectar a ausência do fornecimento de corrente de alimentação; uma memória RAM (Randorn Access Memory) 11 que incorpora também uma função de relógio, estando a memória RAM 11 associada a uma bateria de emergência 12; uma primeira memória não volátil 13, preferivelmente uma EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura Programável e Electricamente Apagável); uma segunda memória não volátil 14, preferivelmente uma EEPROM, para conter parâmetros de funcionamento da interface 2; uma terceira memória não volátil 15, também ela de preferência uma EEPROM, para a memorização dos eventos detectados pela interface, referentes ao comportamento da unidade de controlo e da instalação de rega controlada. A memória RAM (Randorn Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) 11 e as memórias não voláteis 13, 14 e 15 estão ligadas ao microprocessador 9 através de um barramento de série de 7 comunicação 51 no interior da interface, por exemplo um barramento "IIC". 0 microprocessador 9 está também ligado a: uma primeira interface de comunicação 17 para fazer interface entre o microprocessador 9 e uma linha de comunicação 90, de acordo com a norma RS-232; uma segunda interface de comunicação 18 para fazer interface entre o microprocessador 9 e uma linha de comunicação 100 de acordo com a norma RS-485; uma terceira interface de comunicação 19 para estabelecer a interface entre o microprocessador 9 e um alinha de comunicação 110 de acordo com a norma RS-422; uma quarta interface de onda transportada 20 para fazer interface entre o microprocessador 9 e uma linha de alimentação eléctrica 120 (por exemplo, uma linha a 220V e 50Hz) para utilização como linha de comunicação de acordo com a técnica de onda transportada (Power Line Carrier); uma interface 21 para fazer interface entre o microprocessador 9 e um sensor de fluxo externo 130. O microprocessador 9 está também ligado a um modem 22, para o qual faz interface uma interface da linha telefónica 23, em relação a uma linha telefónica normal ou GSM 150. O microprocessador 9 recebe um sinal de curto-circuito 28, do elemento de ligação 50, que liga a uma ou duas unidades electrónicas de controlo 4, que a unidade electrónica de controlo 4 activa quando detecta uma condição de curto-circuito numa ou mais das linhas de rega que controla. O microprocessador 9 fornece um sinal de reiniciação 29 à unidade electrónica de controlo 4, por meio do elemento de ligação 50, o qual é activado pelo microprocessador 9, quando a unidade electrónica de controlo 4 necessita de ser ela própria reiniciada. A activação do sinal de reiniciação δ 29 pode, por exemplo, determinar o cancelamento dos parâmetros de programação da unidade electrónica de controlo 4.
Além disso o microprocessador 9 comanda uma interface de controlo 30 para o fecho forçado da válvula mestra 7 da instalação de rega controlada pela respectiva unidade electrónica de controlo 4; por meio do elemento de ligação 50, a interface 30 fornece um sinal 31 à respectiva unidade de controlo 4, sinal esse que é activado quando o fecho forçado da válvula mestra da instalação de rega tenha de ser determinado. O barramento interno de comunicação em série 51 da interface está também ligado a um circuito de interface 32 por meio de um barramento de comunicação em série semelhante, possivelmente presente na unidade electrónica de controlo 4, à qual o circuito de interface 32 está ligado, por meio do elemento de ligação 50, através de dois sinais DAS_EX e SCL_EX. O circuito de interface 32 é comandado pelo microprocessador 9 através de um sinal de autorização 33, o qual permite a execução da ligação entre o barramento 51 no interior da interface e o barramento proporcionado na unidade electrónica de controlo 4. O microprocessador 9 comanda também um grupo de indicadores do estado da interface 34, constituído, por exemplo, por LED e está ligado a um comutador de configuração 35 para configurar a interface 2 de acordo com um modo operativo local ou remoto. 9 A figura 3 mostra uma vista em perspectiva da unidade electrónica de controlo 4 que tem a arquitectura da Figura 1. A unidade de controlo 4 compreende uma unidade de apresentação 36, preferivelmente do tipo de cristal liquido, um teclado 37 e um selector rotativo 38, o qual pode assumir uma pluralidade de posições angulares. 0 teclado 37 compreende dez teclas, respectivamente indicadas por " + ", A, B, C, M, S, R, OFF e ON, cuja função é estabelecer os programas de rega, respectivamente designados por A, B e C. A unidade de controlo 4 está munida de meios de ligação (não mostrados na figura 3) para ligação à respectiva interface de ligação 2. A referida unidade de controlo 4 compreende outra unidade microprocessadora de processamento (não representada na Figura 3), a qual compreende uma memória interna não volátil NVM (Non-Volatile Memory) do tipo ROM (Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura) ou EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura Electricamente Programável) ou EEPROM, em que é memorizado o software permanente, que determina as operações executadas pelo próprio microprocessador e uma memória dinâmica interna DIM (Dynamic Internai Memory) do tipo RAM (não representada na Figura 3), na qual são memorizados os dados relacionados com os programas de rega a serem executados. 10
Estes programas de rega, denominados A, B e C, permitem o controlo directo de uma pluralidade de válvulas solenoide 8, ...,8', por exemplo em número de seis, nove, doze ou quinze válvulas solenoide, mais uma saída para a válvula mestra 7.
Para cada um dos três programas A, B e C é possível estabelecer tempos de rega para cada uma das válvulas solenoide 8,..., 8', a hora para três arranques diários, os dias da semana habilitados para a execução do programa específico, A, B ou C, a possível repetição de ciclo do programa específico A, B ou C, o tempo de espera entre o fecho de uma válvula solenoide 8 e a abertura da que se segue, o balanço hidrológico com uma percentagem de correcção de 0% a 150% dos tempos de rega estabelecidos, a activação ou não da saída da válvula mestra 7, a activação ou não de cada uma das três entradas de sensores Sl, S2, S3, a unidade de medida dos tempos de rega (horas;minutos ou minutos;segundos).
Particularmente para o controlo das três entradas dos sensores Sl, S2 e S3, é possível estabelecer as funções Iniciar (Start), Parar {Stop), Ignorar (Skip) e Pausa (Pause), atribuídas aos três programas A, B e C, o tempo de espera pela confirmação do sinal de sensor Sl, S2 ou S3, o controlo de uma pausa devido à ocorrência de chuva, o estabelecimento da língua das mensagens no visor de apresentação LCD (Italiano, Inglês, Francês, Espanhol), a sinalização de possíveis curto-circuitos, para cada uma das estações, abrindo a estação de controlo no modo manual, testando a execução de um programa, as estações e outros parâmetros específicos estabelecidos. 11 A configuração de todas as funções acima referidas está contida na memória interna não volátil NVM do microprocessador. A interface de ligação 2 armazena uma cópia da memória NVM da unidade de controlo 4 a ela ligada, na sua própria memória de Estabelecimento (SETUP) 14 e também armazena à distância cópia da memória NVM "não carregada" em remoto, através da linha telefónica 150, por meio da interface 23, utilizando, por exemplo, o modem 22.
Além disso a referida interface de ligação 2 actualiza, ou seja reescreve, a memória NVM da unidade de controlo 4, já presente na sua própria memória de SETUP 14, no caso dessa memória NVM resultar diferente da "não carregada" existente no ponto remoto.
Além disso, a referida ligação de interface 2 activa ou desactiva a válvula mestra 7 a ela associada, de acordo com um calendário semanal (dias da semana e horas do dia activados) por meio da interface de controlo 30.
Além disso, por meio de um dos sensores, Sl,...,S3, por exemplo um fluxómetro de impulsos, a referida interface de ligação 2 lê e regista, independentemente, com a respectiva interface 21, o consumo de água, para cada uma das válvulas solenoide 8, ...,8'.
Por meio do fluxómetro de impulso acima referido Sl, S2 ou S3, o microcontrolador 9 executa medições do fluxo de água para cada uma das válvulas solenoide 8,..., 8' e detecta possíveis situações de alarme, como sejam fluxo excessivo ou fluxo insuficiente, em função dos níveis limite 12 programados pelo utilizador, por meio do programa de gestão, conforme será ilustrado a seguir. A interface de ligação 2 pode ser programada por meio do comutador 35 comandado pelo programa de gestão da invenção e assim controlar localmente a válvula mestra 7, nos casos acima referidos de alarme por excesso de fluxo e/ou alarme por derrame.
Além das funções de controlo acima referidas a interface de ligação 2 detecta e regista localmente, na memória de eventos 15, uma série de eventos e alarmes, como sejam: o ligar e desligar de cada válvula solenoide 8,..., 8' e os respectivos dados do consumo total e mudanças de data; falta de alimentação eléctrica por meio do circuito de detecção de ausência de corrente eléctrica 10; restabelecimento do fornecimento de electricidade, válvula mestra 7 fechada devido a um alarme de fluxo excessivo, válvula mestra 7 reaberta para a válvula solenoide 8,..., 8' seguinte, depois de fecho devido a alarme de excesso de fluxo, situação de desligamento do fluxo de água para as válvulas solenoide, mais de três válvulas solenoide 8,..., 8' abertas ao mesmo tempo e curto-circuito numa ou mais válvulas solenoide 8,..., 8'. A memória de eventos 15 da interface 2 possui uma capacidade que lhe permite registar sempre os últimos 2048 eventos/alarmes. A comunicação de dados entre a pluralidade de interfaces de ligação 2 e o computador pessoal 1 pode dar-se por meio de meios de ligação adequados 6, como sejam; uma linha de dados em série RS232 90 por intermédio de cabo directo e da 13 respectiva interface de comunicação 17, ou por meio da linha de dados em série RS485 100, por intermédio de cabo directo e da respectiva interface de comunicação 18, ou por meio da linha de dados em série RS422 110 por intermédio de cabo directo e da respectiva interface de comunicação 19, ou por meio da linha de rede 120 e da respectiva interface de comunicação 20, ou por meio do modem, ou do GSM, ou do rádio 22 e respectiva interface de linha telefónica 23. O computador pessoal 1, no qual o programa de gestão inovador está carregado, pode transmitir para uma e/ou mais interfaces de ligação 2 uma série de comandos em formato codificado.
Entre esses há: um primeiro comando Cl, que contém uma primeira pluralidade de instruções |1, que são usadas para carregar o programa operativo, contido no próprio comando (128 bytes), na memória 14 da interface 2, escrever o programa operativo na memória NVM da unidade electrónica de controlo 4, reler o programa operativo, da memória NVM da referida unidade electrónica de controlo 4, para desligar todas as válvulas solenoide 8,..., 8' associadas a uma unidade electrónica de controlo 4; um segundo comando C2, que contém uma segunda pluralidade de instruções 12, as quais são usadas para ler o programa a partir da memória NVM da unidade electrónica de controlo 4 e transmiti-lo para o computador pessoal 1 por meio de uma das ligações 6 anteriormente descritas; um terceiro comando C3, que contém uma terceira pluralidade de instruções |3, que são usadas para comandar o funcionamento da escrita directa na memória de estabelecimento 14 da interface 2 e o referido terceiro comando C3 pode definir os intervalos de memória conforme necessário e escrever os dados contidos no próprio comando; 14 um quarto comando C4, que contém uma quarta pluralidade de instruções 14, as quais servem para comandar um operação de leitura directa a partir da referida memória de estabelecimento 14 da interface 2 e o referido quarto comando C4 pode definir intervalos de memória, conforme necessário e ler o dados contidos; um quinto comando C5, que contém uma quinta pluralidade de instruções |5, que são usadas para comandar uma operação de leitura directa a partir da memória de eventos 15 da interface 2 e o referido quinto comando C5 pode definir intervalos de memória conforme seja necessário e ler os dados contidos; um sexto comando C6, que contém uma sexta pluralidade de instruções |6, que são usadas para controlar a funcionalidade, tanto em manual como em automático e o referido sexto comando C6 é usado com a função de paragem de emergência. A interface de ligação 2 reage aos referidos comandos C1,...,C6 executando aquilo que está especificado e se lhe for pedido, transmite pacotes de dados para o programa de gestão residente no referido computador pessoal 1.
Os referidos comandos C1,...,C6 são usados pelo referido programa de gestão de modo a executarem as operações de escrita e de leitura, que envolvem as respectivas áreas das memórias de estabelecimento 14 e de eventos 15 da interface 2.
Por outras palavras, o programa de gestão tem disponível a memória operativa NVM da unidade electrónica de controlo 4, a qual é copiada para a memória de estabelecimento 14 da interface 2, sendo a restante porção da memória de estabelecimento 14, a memória de eventos 15, a pluralidade 15 de comandos Cl, ...,C6 interpretáveis pela interface 2 e os meios de ligação 6 com a referida interface de ligação 2.
Com base naquilo que acaba de ser descrito até agora, o programa de gestão, que gere as unidades de controlo 4, flúi de acordo com o processo ilustrado nas Figuras 4, 5 e 6, que se seguem.
Agora, com referência à Figura 4, pode ver-se um bloco 130, o qual representa a interface gráfica e os serviços de dados do programa de gestão, sendo o referido bloco 130 adequado para transmitir uma pluralidade de dados codificados 131, que estão prontos para ser transformados na referida pluralidade de comandos C1,...C6, por meio de chamadas aos recursos do sistema do computador pessoal 1. O referido bloco 130 recebe também outra pluralidade de dados codificados 132, gerados por outro bloco 133, representando os referidos dados 132, os dados que podem ser interpretados pela interface gráfica 130. Os referidos dados codificados 132 podem também ser erros do sistema e/ou dos componentes do hardware, que são levados ao conhecimento do utilizador.
Os dados codificados 131 passam para outro bloco 133, que representa os serviços básicos, por exemplo gestão do sistema operativo do computador pessoal 1, ou os algoritmos de comando das interfaces 2. O referido bloco 133 gera a pluralidade de comandos C1,...,C6, de maneira que a gestão das interfaces de comunicação 2 é possível, na sua complexidade, por meio do bloco 134. Todos aqueles erros 135 que a interface 2 tenha 16 registado na memória de eventos 15 são gerados a partir do referido bloco 134.
Agora com referência à Figura 5, na qual a organização do bloco 133 se encontra esquematicamente representada, pode ver-se como é que o referido bloco de serviços básicos 133 interage directamente com um outro bloco 136, adequado para representar os dados específicos da válvula solenoide 8,..., 8' e os instrumentos operativos necessários para representar os referidos dados.
Os serviços básicos 137 do programa de gestão são enviados por meio de interface para o bloco de dados 136, enquanto que bloco de serviços básicos 136 fornece uma base de dados temporária 138 para permitir o processamento dos dados que não foram guardados.
Os dados específicos contidos no bloco 136 permitem, por exemplo, a execução, por meio da interface gráfica 130 de um simulador gráfico da unidade controlo electrónico 4 ou de uma tabela para a planificação da rega e para a leitura analítica da memória NVM da unidade controlo electrónico 4, ou gráficos para a análise dos consumos parciais da última ligação e os consumos totais, ou um sistema para a análise combinada dos consumos e das actividades expressos sob a forma de uma tabela, ou um gráfico para a análise da duração das actividades, com resoluções variáveis entre oito dias e uma hora, ou uma gestão automatizada dos valores limite e das demoras para os alarmes devidos a fluxos excessivos ou inadequados, ou gestão de parâmetros dos sensores de fluxo S1,...S3, ou gestão automatizada dos parâmetros do pluviómetro, ou um jornal diário dos alarmes recebidos e memorizados na memória de eventos 14. 17
Particularmente os serviços básicos do bloco 137, referentes ao programa de gestão de acordo com a presente invenção, permitem, por exemplo, a geração de correntes de dados para os comandos complexos, para ordenar os comandos, para gerir os erros das interfaces 2, para gerir os erros do sistema operativo 134, para gerir os componentes de hardware dos meios de comunicação 6, para gerir a base de dados 139, 140 e 141, para gerir os gráficos de baixo nivel, para gerir a interface de utilizador 130.
Os dados do bloco 136 são recuperados por uma base de dados central 139, a qual contém os dados específicos de cada um dos locais (válvula solenoide) e chama os dados de acordo com um índice presente numa base de dados de agenda 140, adequada para conter o índice de localizações remotas controladas pelo programa de gestão, com os respectivos dados de identificação. A base de dados de agenda 140 recupera os dados de uma base de dados de agenda e de dados de identificação 141, na qual existem dados, por exemplo: dos números dos telefones, dos endereços IP da ligação RS485, da presença de um ou mais sensores Sl, ...,S3 e do tipo de unidade de controlo 4.
Com referência, agora, à Figura 6, pode notar-se uma vista explodida do bloco de serviços básicos 133.
Conforme anteriormente descrito os serviços básicos do bloco 133 são usados para fazer interface para o software de nível superior, ou seja a interface gráfica 130 e a gestão da base de dados, com os recursos do hardware do sistema de controlo centralizado, ou seja o computador pessoal 1, o modem 22 e as interfaces de ligação 2. 18
Por isso, o bloco 133 permite que os dados 135, que vêm dos sensores S1,...S3 e/ou da interface 2, sejam recebidos e interpretados por meio de um módulo de entrada de dados 142 o qual, em combinação com um módulo de gestão 143 dos erros das interfaces 2 e em combinação com um protocolo de comunicação 144, faz com que o referido bloco 133 envie os dados 132, que podem ser interpretados pela interface gráfica 130.
Estes dados 132 estão subdivididos em dados de estado 145, em códigos de eventos 146 e em códigos de erros 147 das interfaces 2.
Além disso, o bloco 133 permite que os comandos do utilizador 131, que chegam da interface gráfica 130 por meio do módulo de comandos do utilizador 148, sejam traduzidos em comandos, que podem ser interpretados pelas interfaces 2, graças à combinação do protocolo de comunicação 144 de um módulo de ordenação de comandos 149 e de um módulo de codificação de comandos 150 para as referidas interfaces 2. Graças a isso é possível, por meio de um módulo de sequência de comandos 151, fornecer os referidos comandos Cl,...,C6 ao bloco 134 dos recursos do sistema operativo e em conclusão, através do hardware de comunicação 6, ao sistema de gestão de acordo com a invenção.
Lisboa, 18 de Maio de 2007

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema centralizado de controlo, que compreende um computador pessoal (1); pelo menos uma interface de comunicação (2), que possui uma primeira memória (14) adequada para memorizar uma pluralidade de comandos (Cl,...,C6) e uma segunda memória adequada para memorizar os eventos (15); pelo menos uma unidade electrónica de controlo (4), que possui um microprocessador (C) e uma terceira memória (NVM), adequada para memorizar os programas residentes necessários para o funcionamento do referido microprocessador; sendo a referida unidade de controlo (4) adequada para controlar uma pluralidade de válvulas solenoide (8,..., 8') e uma válvula principal (7); estando o referido computador pessoal (1) ligado à referida pelo menos uma unidade electrónica de controlo (4) por meio da referida pelo menos uma interface de controlo (2), através de meios de comunicação (90, 100, 11, 120); estando o referido computador pessoal (1) munido de um programa de gestão residente no referido computador pessoal (1); caracterizado pelo facto de o referido programa de gestão fornecer uma pluralidade de comandos transmissíveis (C1,...,C6) à pelo menos uma interface de ligação (2), compreendendo os referidos comandos transmissíveis (Cl,...,C6) um primeiro comando (Cl), que contém instruções para o carregamento do conteúdo da referida terceira memória (NVM) na referida primeira memória (14), um segundo comando (C2) , que contém instruções para ler o conteúdo da referida primeira memória (14) e transmiti-lo para o referido computador pessoal (1), um terceiro comando (C3), que contém 2 instruções para escrever directamente na referida primeira memória (14) , um quarto comando (C4), que contém instruções para ler directamente os dados contidos na referida primeira memória (14), um quinto comando (C5), que contém instruções para ler os dados contidos na referida segunda memória (15); um sexto comando (C6), que contém instruções para seleccionar entre um primeiro e um segundo modos operativos.
2. Sistema centralizado de controlo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido primeiro comando (Cl) conter ainda instruções adequadas para escrever na referida primeira memória (14) o conteúdo da referida terceira memória (NVM).
3. Sistema centralizado de controlo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido comando (Cl) conter ainda instruções adequadas para reler o conteúdo da referida terceira memória (NVM).
4. Sistema centralizado de controlo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido primeiro comando (Cl) conter ainda instruções adequadas para desligar a referida pluralidade de válvulas solenoide (8,..., 8'), adaptada para ser comandada pela referida pelo menos uma unidade electrónica de controlo (4) ligada a uma respectiva das referidas interfaces de ligação (2), que são geridas pelo referido programa de gestão.
5. Sistema centralizado de controlo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o 3 referido terceiro comando (C3) conter instruções para seleccionar porções específicas da referida primeira memória (14) onde escrever dados.
6. Sistema centralizado de controlo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido quarto comando (C 4) conter instruções para seleccionar porções específicas da referida primeira memória (14) onde escrever os dados.
7. Sistema de controlo centralizado de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido quinto comando (C5) conter instruções para seleccionar porções específicas da referida segunda memória (15) onde escrever os dados. Lisboa, 18 de Maio de 2007
PT02080237T 2001-12-21 2002-12-12 Sistema centralizado para o control á distancia de instâlações de rega PT1338194E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2001MI002790A ITMI20012790A1 (it) 2001-12-21 2001-12-21 Sistema centralizzato per il controllo remoto di impianti di irrigazione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1338194E true PT1338194E (pt) 2007-05-31

Family

ID=11448752

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02080237T PT1338194E (pt) 2001-12-21 2002-12-12 Sistema centralizado para o control á distancia de instâlações de rega

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6708084B2 (pt)
EP (1) EP1338194B1 (pt)
AT (1) ATE354944T1 (pt)
DE (1) DE60218419T2 (pt)
ES (1) ES2282369T3 (pt)
IT (1) ITMI20012790A1 (pt)
PT (1) PT1338194E (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7444207B2 (en) 2002-10-15 2008-10-28 Rain Bird Corporation Modular and expandable irrigation controller
US7257465B2 (en) * 2002-10-15 2007-08-14 Rain Bird Corporation Open architecture modularity for irrigation controllers
US7844367B2 (en) * 2003-12-23 2010-11-30 Rain Bird Corporation Code replacement for irrigation controllers
CA2551103A1 (en) 2003-12-23 2005-07-14 Rain Bird Corporation Modular and expandable irrigation controller
US7245991B1 (en) * 2005-01-28 2007-07-17 Hunter Industries, Inc. Distributed architecture irrigation controller
US8160750B2 (en) 2005-06-17 2012-04-17 Rain Bird Corporation Programmable irrigation controller having user interface
ITMI20071475A1 (it) * 2007-07-23 2009-01-24 Claber Spa "sistema per la gestione a distanza di centraline, anche alimentate a batteria, di dispositivi di irrigazione"
ITMI20071495A1 (it) * 2007-07-25 2009-01-26 Claber Spa "metodo per la determinazione del valore nominale della portata dell'acqua in un impianto di irrigazione e relativo dispositivo"
US7908505B2 (en) * 2007-09-28 2011-03-15 International Business Machines Corporation Apparatus, system, and method for event, time, and failure state recording mechanism in a power supply
US20090150002A1 (en) * 2007-12-05 2009-06-11 Daniel Joseph Fekete Wireless irrigation control server for monitoring and controlling a field module matrix
US10716269B2 (en) 2008-08-12 2020-07-21 Rain Bird Corporation Methods and systems for irrigation control
TR200805998A2 (tr) 2008-08-12 2009-12-21 Kodalfa B�Lg� Ve �Let���M Teknoloj�Ler� Sanay� Ve T�Caret A.�. Seralar için uzaktan kablosuz iklim gözlemleme ve kontrol sistemi
US7953517B1 (en) 2008-10-01 2011-05-31 Hunter Industries, Inc. Landscape controller with control panel insertable feature module
US9678485B2 (en) 2008-10-01 2017-06-13 Hunter Industries, Inc. Landscape controller with control panel insertable feature module
ES2338628B1 (es) * 2010-02-03 2011-02-02 Universidad Politecnica De Cartagena (70%) Sistema multifuncion programable para uso en agricultura.
ITMI20110803A1 (it) * 2011-05-10 2012-11-11 Claber Spa Impianto di irrigazione a controllo remoto.
US9829869B2 (en) 2011-06-23 2017-11-28 Rain Bird Corporation Methods and systems for irrigation and climate control
US9703275B2 (en) 2011-06-23 2017-07-11 Rain Bird Corporation Methods and systems for irrigation and climate control
US8630743B2 (en) 2011-09-01 2014-01-14 Rain Bird Corporation Methods and systems for use in controlling irrigation
US9468162B2 (en) 2012-08-01 2016-10-18 Rain Bird Corporation Irrigation controller wireless network adapter and networked remote service
EP2730159B1 (en) 2012-11-07 2019-03-20 Rain Bird Corporation Irrigation control system
EP3261102A1 (en) 2016-06-23 2017-12-27 Rain Bird Corporation Universal solenoid
WO2018013964A1 (en) 2016-07-15 2018-01-18 Rain Bird Corporation Wireless remote irrigation control
US10980120B2 (en) 2017-06-15 2021-04-13 Rain Bird Corporation Compact printed circuit board
US11503782B2 (en) 2018-04-11 2022-11-22 Rain Bird Corporation Smart drip irrigation emitter
US10860491B2 (en) * 2019-05-03 2020-12-08 Mediate Inc. Cache management method using object-oriented manner and associated microcontroller
US11721465B2 (en) 2020-04-24 2023-08-08 Rain Bird Corporation Solenoid apparatus and methods of assembly
CN113448791B (zh) * 2021-07-09 2023-06-30 国网信息通信产业集团有限公司 接口检测方法及装置

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1990003724A1 (en) * 1988-10-04 1990-04-19 Solatrol, Inc. Distributed multiple irrigation controller management system
US5337957A (en) * 1993-07-01 1994-08-16 Olson Troy C Microprocessor-based irrigation system with moisture sensors in multiple zones
US5740031A (en) * 1995-09-07 1998-04-14 Smart Rain Corp. Inc. Control system for the irrigation of watering stations
IT1282141B1 (it) 1996-04-29 1998-03-12 Claber Spa Centralina di controllo per impianto di irrigazione
IT1294733B1 (it) 1997-09-15 1999-04-12 Claber Spa Interfaccia elettronica associabile ad una centralina elettronica di controllo di un impianto di irrigazione automatico per la gestione
IT1297279B1 (it) * 1997-09-15 1999-08-09 Claber Spa Centralina elettronica di controllo programmabile per impianti di irrigazione automatici
WO1999039567A1 (en) * 1998-02-04 1999-08-12 Hunter Industries Incorporation Irrigation and water resource management system
US6314340B1 (en) * 1998-11-02 2001-11-06 Telsco Industries Irrigation controller
AUPQ299399A0 (en) * 1999-09-22 1999-10-14 Irrigation Control Networks Pty Ltd Virtual control system and operational method
US6600971B1 (en) * 2000-03-29 2003-07-29 Signature Control Systems, Inc. Distributed control network for irrigation management
US6782310B2 (en) * 2001-12-20 2004-08-24 Rain Bird Corporation Wireless irrigation control device and related method

Also Published As

Publication number Publication date
US20030120357A1 (en) 2003-06-26
EP1338194A2 (en) 2003-08-27
ITMI20012790A1 (it) 2003-06-21
US6708084B2 (en) 2004-03-16
DE60218419T2 (de) 2007-11-15
EP1338194A3 (en) 2004-05-06
ES2282369T3 (es) 2007-10-16
EP1338194B1 (en) 2007-02-28
ATE354944T1 (de) 2006-03-15
DE60218419D1 (de) 2007-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1338194E (pt) Sistema centralizado para o control á distancia de instâlações de rega
US4176395A (en) Interactive irrigation control system
US8234014B1 (en) Irrigation control system and method
US8130107B2 (en) Leak detection and control system and method
US5400246A (en) Peripheral data acquisition, monitor, and adaptive control system via personal computer
KR930004008B1 (ko) 원격 계측 터미널
US6029092A (en) System and method for providing modular control and for managing energy consumption
US6694195B1 (en) Diagnostic system for irrigation controllers
ITMI972088A1 (it) Interfaccia elettronica associabile ad una centralina elettronica di controllo di un impianto di irrigazione automatico per la gestione
KR100513934B1 (ko) 무선 검침 단말기와 그를 이용한 무선 원격 검침 시스템
JP3757838B2 (ja) 遠隔監視制御システムのプログラムタイマユニット
US9655312B1 (en) Agile irrigation controller
JPH10255183A (ja) 生活異常通報システム
WO2005036493A1 (en) Remote meter-reading system using in wire and wireless
JPH11108728A (ja) メータ種別識別機能を有するメータ用設定器
US4943917A (en) Irrigation controller having multiple cancel modes invoked by depressing single key
JP2008250891A (ja) 警報器及び火災警報器
KR200313624Y1 (ko) 무선 검침 단말기와 그를 이용한 무선 원격 검침 장치
JP2000088624A (ja) ガス集中管理システムにおける有効期限管理方法並びに有効期限管理システム及び有効期限管理装置
US3175183A (en) Traffic signal control system
RU17648U1 (ru) Контрольно-управляющая газоаналитическая система
CN106569905A (zh) 一种故障诊断系统、故障事件导出方法及程序升级方法
JPS62179477A (ja) ガス遮断モ−ド書き込み装置
AU2023243842A1 (en) Water quality sensor calibration system, water quality management system, and water quality management method
JP2015216600A (ja) 遠隔検針システム