PT106689B - Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção - Google Patents

Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção Download PDF

Info

Publication number
PT106689B
PT106689B PT106689A PT10668912A PT106689B PT 106689 B PT106689 B PT 106689B PT 106689 A PT106689 A PT 106689A PT 10668912 A PT10668912 A PT 10668912A PT 106689 B PT106689 B PT 106689B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
steering column
anchor
point
ring
support
Prior art date
Application number
PT106689A
Other languages
English (en)
Other versions
PT106689A (pt
Inventor
Eduardo Alberto Manuel Figueira Dos Santos
Tiago José Martinho Soares
Original Assignee
Sodecia Ct Tecnológico S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sodecia Ct Tecnológico S A filed Critical Sodecia Ct Tecnológico S A
Priority to PT106689A priority Critical patent/PT106689B/pt
Publication of PT106689A publication Critical patent/PT106689A/pt
Publication of PT106689B publication Critical patent/PT106689B/pt

Links

Abstract

CONFIGURAÇÃO DE VIGA TRANSVERSAL, EM QUE A ZONA DE FIXAÇÃO DA COLUNA DE DIREÇÃO É CONSTITUÍDA POR DOIS SEGMENTOS TUBULARES (1, 2) E EM QUE CADA UM DELES APRESENTA DUAS DOBRAS (3, 3¿). POR SUA VEZ, O SUPORTE DE FIXAÇÃO DA COLUNA DE DIREÇÃO (4) ENCONTRA-SE UNIDO AOS SEGMENTOS TUBULARES EM QUATRO PARES DE PONTOS DE FIXAÇÃO, POR ANÉIS DE ANCORAGEM (8, 8¿), QUE SE ENCONTRAM LIGADOS À BASE DO SUPORTE DA COLUNA, POR UMA HASTE DE LIGAÇÃO.

Description

VIGA TRANSVERSAL DE DUPLO TUBO E RESPECTIVO SUPORTE DE
FIXAÇÃO DA COLUNA DE DIRECÇÃO
ÂMBITO DO INVENTO presente invento diz respeito a uma configuração de viga transversal para veículos motorizados, em que a zona de fixação da coluna de direcção é constituída por dois segmentos tubulares dobrados e aos quais é fixo o suporte de fixação da coluna de direcção.
TÉCNICA ANTERIOR
Uma das vigas transversais normalmente existentes em veículos motorizados encontra-se sob o painel de instrumentos e é montada, em ambas as extremidades, aos pilares A do veículo. Esta estrutura tem como função suportar o próprio painel de intrumentos, mas também os diversos componentes a ele associados, tais como a coluna de direcção ou os airbags. Deste modo, é essencial que esta travessa apresente a rigidez necessária para responder às solicitações a que normalmente se encontra sujeita.
No dimensionemento deste tipo de vigas, um dos requisitos mais exigentes é o teste de tracção ou compressão lateral. Neste teste a viga é fixa numa das extremidades e é traccionada ou comprimida, na direcção transversal do veiculo, pela outra extremidade. Geralmente, para que a viga transversal se encontre validada neste ensaio, após a aplicação da força especificada, a estrutura não pode apresentar deformação plástica, isto é, nenhum dos componentes pode ultrapassar a tensão de cedência do material que lhe está associado.
Das diferentes soluções existentes no mercado, a mais comum baseia-se num ou mais segmentos tubulares metálicos sucessivos, para a construção do corpo principal da viga transversal. Para a resposta ao teste de tracção/compressão, a configuração ideal é aquela em que os segmentos tubulares se encontram todos alinhados, segundo o eixo transversal que une os dois pilares A do veiculo, pois quando solicitada a viga mantém-se num estado uniaxial de fracção, originando valores de tensão inferiores.
No entanto, nem sempre é possível desenvolver uma viga tranversal segundo uma configuração linear, pois diversos componentes do veiculo podem aparecer como obstáculos a essa construção. A forma do tablier, a posição da coluna de direcção ou a orientação dos air-bags, podem levar a que os segmentos tubulares tenham que contornar esses mesmos componentes. A solução mais comum para evitar esses obstáculos é a aplicação de dobras nos diversos segmentos tubulares.
Acontece que quando uma viga transversal apresenta uma configuração com dobras, a sua resposta à tracção/compressão lateral não é a melhor. É exactamente nas zonas das dobras que se verificam as maiores tensões, e a sua magnitude aumenta com o aumento do espaçamento entre os segmentos lineares paralelos, precedente e subsequente da dobra. No caso das tensões serem bastante elevadas, para garantir que não se atinge a plasticidade do tubo é necessário tomar uma de duas medidas, sem que se altere a geometria global do tubo. Uma delas implica a alteração da espessura do tubo, o que aumenta o seu peso e custo, e pode não ser suficiente. A outra consiste na alteração do
material para outro com um valor de tensão de cedência
maior, o que aumenta significativamente o custo do segmento
tubular.
Para contornar este problema algumas soluções de
reforço de dobras foram desenvolvidas, tais como as descritas nas patentes US2003184109 e IT1126958. No entanto, qualquer uma destas soluções implica elementos e/ou operações de processo adicionais.
Uma das localizações em que é comum a introdução de dobras na viga transversal é na zona de fixação da coluna de direcção. Quando a posição da coluna é demasiado alta relativamente ao eixo transversal da viga, uma ou duas dobras podem ser aplicadas no tubo, para contornar a coluna e permitir a montagem do suporte de fixação da mesma.
suporte de fixação da coluna de direcção é um dos elementos mais importantes de uma viga transversal deste tipo, uma vez que ele suporta a coluna de direcção, que é uma das maiores massas suspensas na viga e que está em contacto directo com o utilizador. Sendo o centro geométrico do volante o ponto de aplicação de forças na coluna e estando este descentrado do eixo da viga transversal, a rigidez torsional da viga e a rigidez flexionai do suporte da coluna são factores de extrema importância. Actualmente, a maioria das configurações existentes são baseadas num tubo único ao qual é soldado um ou dois suportes de fixação, pelas suas zonas centrais, tal como nas patentes CN201703419, JP2007196875 ou JP2009012564. No entanto, estas soluções não contribuem do melhor modo para a resposta da viga, pois apesar de o tubo único ser uma boa solução para a rigidez torsional, o suporte da coluna, ao estar fixo apenas na sua zona central, tem um comportamento à flexão menos bom.
Deste modo, o presente invento visa a resolver o problema das dobras na zona do condutor, dando como solução uma configuração em que o suporte de fixação da coluna de direcção serve de reforço às dobras e em que a conjugação dos segmentos tubulares com o suporte de fixação da coluna apresenta uma rigidez à torção e à flexão superior.
Associadas a esta solução aparecem também as seguintes vantagens:
• diminui as operações de soldadura na viga, que originam distorções térmicas na estrutura e representam uma das maiores parcelas no custo de produção da mesma;
• apresenta um grande potencial de diminuição da massa e do custo global da viga;
SUMÁRIO DO INVENTO presente invento consiste numa configuração de viga transversal, em que a zona de fixação da coluna de direcção é constituída por dois segmentos tubulares e em que cada um deles apresenta duas dobras. Por sua vez, o suporte de fixação da coluna de direcção encontra-se unido aos segmentos tubulares em quatro pares de pontos de fixação, em que cada par se encontra localizado em cada uma das dobras e em que um dos pontos do par de fixação se encontra na zona linear imediatamente antes da dobra e outro na zona linear procedente à dobra.
suporte a cada um dos pontos é garantida por ancoragem, que se encontra ligado à base do o
A
fixação do
um anel de
suporte da
coluna, por uma haste de ligação.
A configuração dos anéis de ancoragem pode ser variável, de acordo com o processo de fabrico do suporte de fixação da coluna, podendo tomar uma configuração cilíndrica de corpo único, ou uma configuração repartida em duas metades, em que uma delas é a base do anel de ancoragem, que se encontra rigidamente unida à haste de ligação, e a outra é a tampa do anel, que permite o fecho do anel em torno do segmento tubular.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A descrição que se apresenta a seguir é feita com referência aos desenhos anexos que são apresentados apenas a titulo de referência, sem qualquer carácter limitativo, e em que:
- A figura 1 corresponde a uma vista isométrica de uma viga transversal, em que a zona de fixação da coluna de direcção é constituída por dois segmentos tubulares dobrados e aos quais é fixo o suporte de fixação da coluna de direcção;
- a figura 2 corresponde a uma vista inferior da zona de fixação do suporte da coluna de direcção, na viga tranversal;
- a figura 3 corresponde a uma vista detalhada da fixação dos anéis de ancoragem numa das dobras de um dos segmentos tubulares;
- a figura 4 corresponde a uma vista detalhada de um dos anéis de ancoragem, o qual apresenta uma configuração de corpo único;
- a figura 5 corresponde a uma vista detalhada de um dos anéis de ancoragem, o qual apresenta uma configuração desmontável;
- a figura 6 corresponde a uma vista inferior da zona de fixação do suporte da coluna de direcção, na viga tranversal, o qual se encontra dividido em dois corpos distintos; e
- a figura 7 corresponde a uma vista inferior da zona de fixação do suporte da coluna de direcção, na viga tranversal, o qual se encontra dividido em quatro corpos distintos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO
A figura 1 corresponde a uma configuração de viga transversal, em que a zona de fixação da coluna de direcção é constituída por dois segmentos tubulares (1, 2), de secção circular ou não, e em que cada um deles apresenta duas dobras (3, 3') . Por sua vez, o suporte de fixação da coluna de direcção (4) encontra-se unido aos segmentos tubulares em quatro pares de pontos de fixação e cada um desses pares encontra-se localizado em cada uma das dobras. De acordo com a figura 3, o ponto antecedente de cada par de fixação (5) é coincidente com o ponto final do eixo do segmento linear (6) que antecede a dobra, e o ponto subsequente (5' ) é coincidente com o ponto de inicio do eixo do segmento linear (6') posterior à dobra. De acordo com a figura 4, a fixação do suporte a cada um dos pontos é garantida por um anel de ancoragem (8), que se encontra ligado à base do suporte da coluna (10), por uma haste de ligação (11) . A transferência de esforços entre o segmento linear e o suporte da coluna é feita pelo contacto entre ambos e para que se garanta o devido atravancamento do suporte, a face lateral posterior (9) do anel de ancoragem antecedente (8), tem que ser coincidente com o plano perpendicular ao eixo do segmento tubular e que passa pelo ponto antecedente (5). Por sua vez, a face lateral anterior (9') do anel subsequente (8'), tem que ser coincidente com o plano perpendicular ao eixo do segmento tubular e que passa pelo ponto subsequente (5'). Deste modo garantimos, pelo contacto dos anéis a cada uma das dobras, que os movimentos do suporte da coluna de direcção (4), em qualquer uma das direcções, se encontram totalmente bloqueados.
Com a aplicação desta configuração de suporte, asseguramos o reforço local das dobras, sem que se recorra a um elemento adicional, simplesmente pela ligação dos anéis ao suporte da coluna de direcção. Assim, quando se realizar a tracção/compressão lateral da viga, alguns dos esforços serão transmitidos para o suporte da coluna, não penalizando tanto cada um dos segmentos tubulares.
A configuração dos anéis de ancoragem (8) pode ser variável, de acordo com o processo de fabrico do suporte de fixação da coluna de direcção. No caso de o processo de fabrico ser por sobre-injecção do suporte sobre os segmentos tubulares, os anéis apresentam uma configuração cilíndrica de corpo único, tal como na figura
4. Se o processo de fabrico do suporte for por injecção numa operação individual, os anéis são constituídos por duas metades, de acordo com a figura 5, em que uma delas é a base do anel de ancoragem (12), que se encontra rigidamente unida à haste de ligação (11), e a outra é a tampa do anel (13), que permite o fecho do anel em torno do segmento tubular. Esse fecho é realizado numa operação de montagem posterior e pode ser efectuado por dois elementos de união, tais como parafusos ou rebites, que comprimem a tampa contra a base do anel e fixam o suporte da coluna aos segmentos tubulares.
A superfície inferior (14) do suporte de fixação da coluna de direcção (4), tem que respeitar as faces de encosto da coluna de direcção e apresenta vários pontos de fixação (7,7'), em número igual aos pontos de fixação da coluna de direcção. A geometria da base do suporte da coluna (10) pode ser de tal modo variável, respeitando sempre as condições de fixação da própria coluna, que pode levar à divisão do suporte da coluna de direcção (4) em dois, três ou quatro corpos separados, como se pode observar nas figuras 6 e 7.
Sendo a rigidez à flexão do suporte da coluna uma variável muito importante na resposta da viga transversal, ao aplicarmos esta configuração de duplo tubo com o suporte fixo em oito pontos, que se encontram localizados, segundo a direcção longitudinal do veiculo, mais próximos dos pontos de fixação da coluna de direcção, garantimos uma maior rigidez flexionai e torsional do suporte, bem como garantimos a rigidez torsional necessária para a viga.
- 10 O invento deve apenas ser limitado pelo espirito das reivindicações que se seguem.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Viga transversal de veículos motorizados, caracterizada por apresentar, na zona de fixação da coluna de direcção, dois segmentos tubulares (1, 2), em que em cada um deles existem duas dobras (3, 3' ) , às quais o suporte de fixação da coluna de direcção (4) se encontra unido, por dois pontos de fixação, sendo o ponto antecedente de cada par de fixação (5) coincidente com o ponto final do eixo do segmento linear (6) que antecede a dobra, e o ponto subsequente (5') coincidente com o ponto de inicio do eixo do segmento linear (6') posterior à dobra, sendo que a fixação do suporte a cada um dos pontos é garantida por um anel de ancoragem (8, 8'), que se encontra ligado à base do suporte da coluna (10), por uma haste de ligação (11).
  2. 2. Viga transversal de veículos motorizados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por apresentar dois anéis de ancoragem (8, 8') por dobra, em que a face lateral posterior (9) do anel de ancoragem (8) antecedente é coincidente com o plano perpendicular ao eixo do segmento tubular e que passa pelo ponto antecedente (5) , e a face lateral anterior (9') do anel subsequente (8'), é coincidente com o plano perpendicular ao eixo do segmento tubular e que passa pelo ponto subsequente (5').
  3. 3. Viga transversal de veículos motorizados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o suporte de fixação da coluna de direcção (4) ser adequado para ser sobre-injectado sobre os segmentos tubulares (1, 2) e por os anéis de ancoragem (8, 8') apresentarem uma configuração de corpo único, em torno do segmento tubular.
  4. 4. Viga transversal de veículos motorizados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o suporte de fixação da coluna de direcção (4) ser adequado para ser injectado numa ou mais operações separadas e por os anéis de ancoragem (8, 8') serem constituídos por duas metades, em que uma delas é a base do anel de ancoragem (12), que se encontra rigidamente unida à haste de ligação (11), e a outra é a tampa do anel (13), que permite o fecho do anel em torno do segmento tubular.
  5. 5. Viga transversal de veículos motorizados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por apresentar uma superfície inferior (14) do suporte de fixação da coluna de direcção (4), que respeita as faces de encosto da coluna de direcção e que apresenta vários pontos de fixação (7,7')z em número igual aos pontos de fixação da coluna de direcção.
  6. 6. Viga transversal de veículos motorizados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a base do suporte da coluna (10) de direcção ter uma geometria variável, em que o seu corpo é adequado para ser dividido
    - 3 em vários corpos separados, até que o número de corpos atinja o número de dobras existente nos dois segmentos tubulares (1,2) .
PT106689A 2012-12-12 2012-12-12 Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção PT106689B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106689A PT106689B (pt) 2012-12-12 2012-12-12 Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106689A PT106689B (pt) 2012-12-12 2012-12-12 Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT106689A PT106689A (pt) 2014-06-12
PT106689B true PT106689B (pt) 2015-04-21

Family

ID=51831824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106689A PT106689B (pt) 2012-12-12 2012-12-12 Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106689B (pt)

Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20050275207A1 (en) * 2004-06-11 2005-12-15 Hyundai Mobis Co., Ltd. Steering-column fixing-panel assembly of cowl crossmember
WO2010058832A1 (ja) * 2008-11-21 2010-05-27 カルソニックカンセイ株式会社 車体用高強度部材構造

Patent Citations (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20050275207A1 (en) * 2004-06-11 2005-12-15 Hyundai Mobis Co., Ltd. Steering-column fixing-panel assembly of cowl crossmember
WO2010058832A1 (ja) * 2008-11-21 2010-05-27 カルソニックカンセイ株式会社 車体用高強度部材構造

Also Published As

Publication number Publication date
PT106689A (pt) 2014-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2682220T3 (es) Grupo constructivo de soporte modular para un vehículo de motor
CN106515349B (zh) 稳定器支承结构
BR102012032516A2 (pt) Estrutura de carroçaria dianteria de um veículo a motor
ES2498990T3 (es) Procedimiento para la fabricación de un travesaño para vehículos a motor y travesaño correspondiente
JP6416618B2 (ja) インパネリインフォースメント
BR102013000425B1 (pt) sistema de suspensão de veículo automotor com braços de controle transversais e mola de lâmina central conectando os braços
BRPI0809554A2 (pt) Suspensões de braços dianteiro e traseiro tendo um braço inteiramente integrado
JP2016055685A5 (pt)
JP6009906B2 (ja) ステアリングコラムの支持構造用のブラケット、及びステアリングコラムの支持構造
BR112017005719B1 (pt) Estrutura de carroceria frontal do veículo
CN107963168B (zh) 用于车轮对齐的悬吊支架结构
JP2003137130A (ja) 車 両
JP6136889B2 (ja) スタビライザ支持構造
ES2256137T3 (es) Disposicion de enganche de traccion.
BRPI0819532B1 (pt) membro transversal para um eixo de suspensão traseira com feixe retorcido para um veículo a motor.
PT106689B (pt) Viga transversal de duplo tubo e respectivo suporte de fixação da coluna de direcção
BRPI0902287A2 (pt) arranjo de barra de direção multiponto para chassi de veìculo utilitário, console de suporte, e suporte transversal
BRPI0816460B1 (pt) forma de perfil para uma lança de guindaste, sistema de lança para um guindaste, guindaste e veículo utilitário
ES2686876T3 (es) Columna de dirección para un vehículo de motor
JP2017185985A (ja) 車両用フード
BRPI0613917B1 (pt) Engrenagem de pouso de semitrailer
BR112017006350B1 (pt) Estrutura frontal do corpo de um veículo
BR102016027208A2 (pt) Automotive vehicle body structure
RU2576310C2 (ru) Устройство для соединения подрамника с лонжеронами
BRPI0900595A2 (pt) dispositivo para fixação de eixo em suspensão veicular

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130919

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20150416

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20150612