PT101775B - Elemento contrapeca aperfeicoado para a verificacao de conectores electricos e de cablagens - Google Patents

Elemento contrapeca aperfeicoado para a verificacao de conectores electricos e de cablagens Download PDF

Info

Publication number
PT101775B
PT101775B PT101775A PT10177595A PT101775B PT 101775 B PT101775 B PT 101775B PT 101775 A PT101775 A PT 101775A PT 10177595 A PT10177595 A PT 10177595A PT 101775 B PT101775 B PT 101775B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
connector
counterpart element
counterpart
elements
cavity
Prior art date
Application number
PT101775A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101775A (pt
Inventor
Francisco Nolla Magrina
Original Assignee
Mecanismos Aux Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mecanismos Aux Ind filed Critical Mecanismos Aux Ind
Publication of PT101775A publication Critical patent/PT101775A/pt
Publication of PT101775B publication Critical patent/PT101775B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01RMEASURING ELECTRIC VARIABLES; MEASURING MAGNETIC VARIABLES
    • G01R31/00Arrangements for testing electric properties; Arrangements for locating electric faults; Arrangements for electrical testing characterised by what is being tested not provided for elsewhere
    • G01R31/50Testing of electric apparatus, lines, cables or components for short-circuits, continuity, leakage current or incorrect line connections
    • G01R31/66Testing of connections, e.g. of plugs or non-disconnectable joints
    • G01R31/68Testing of releasable connections, e.g. of terminals mounted on a printed circuit board
    • G01R31/69Testing of releasable connections, e.g. of terminals mounted on a printed circuit board of terminals at the end of a cable or a wire harness; of plugs; of sockets, e.g. wall sockets or power sockets in appliances

Description

DESCRIÇÃO
ELEMENTO CONTRAPEÇA APERFEIÇOADO PARA A VERIFICAÇÃO DE CONECTORES ELÉCTRICOS E DE CABLAGENS
A presente invenção refere-se a ntrapeça con αι r oram aperfeiçoado cujas características configuração e desenho desempenham a especificamente projectadas, função para com segurança e ericacia maximas.
A presente invenção inclui-se no domínio técnico dos elementos destinados à verificação de conectores em cujo inzerior se encontram terminais devidamente solidarizados com extremidades de cabos.
Nas indústrias auxiliares da indústria automóvel, que fabrica partes e peças para a mesma, existe a que se ocupa dos cabos eléctricos, entendendo-se como tai a que fabrica cablagens e grupos de cabos formando tubos flexíveis e incluindo conectores fixados nas extremidades dos cabos.
Os elementos contrapeça são habitualmente montados em mesas de ensaio de conectores e de cablagens, sendo a sua função permitir a introdução no seu interior dos conectores correspondentes, para desse modo se poderem ensaiar os referidos conectores, os terminais e os cabos que fazem partes de um tubo flexível da aplicação especial na cablagem eléctrica do automóvel entre todas as partes da mesma.
Entre os elementos contrapeça conhecidos há os do tipo descrito no modelo de utilidade U 9 401 320(9) do mesmo titular, onde se descreve um elemento contrapeça que compreende uma cavidade interior em cujo espaço é colocado o
conector a verificar, sendo esse espaço facilmente mudado, podendo portanto o referido elemento contrapeça adaptar-se a conectores com configurações geométricas diferentes, bastando para isso desmontar a placa ou platina anterior e outra platina solidarizada com a mesma para que possa desmontar-se a cavidade e a sua peça correspondente e introduzir-se uma nova que adapte à configuração geométrica do novo conector.
Na patente N° 8 902
424 descreve-se um verificador automático de conectores formado por uma caixa de mecanismos na qual de estabelece um grupo de contrapernos fixos e outros móveis susceptíveis de se deslocar contra molas apertadas com uma pressão determinada, emergindo os referidos pernos até ao fundo de uma cavidade superior susceptível de receber de maneira ajustada o conector, de modo que os pernos fiquem em frente dos terminais deste último. Este verificador distingue-se do descrito no modelo de utilidade anterior por a referida cavidade ser inamovível, exigindo a sua substituição total do verificador automático quando se alterar a configuração geométrica do conector.
Nos elementos verificadores automáticos de conectores, uma das características técnicas de maior importância é o ajuste perfeito entre o grupo de contrapernos fixos relativamente aos pernos móveis susceptíveis de se deslocar contra os primeiros, uma vez que a repetição do movimento de aproximação e afastamento dos primeiros relativamente aos segundos, que habitualmente é feito por meios mecano-hidráulicos, acaba por produzir a sua fácil danificação em consequência do atrito e do contacto mecânico entre os elementos distintos (pernos e contrapernos), donde resultam interrupções da mesa de ensaio para que se verifiquem os elementos contrapeças e detectar quais os pernos, das que se dispõe no fundo do elemento, que não funcionam correctamente.
Num outro aspecto técnico, mas também de primordial importância, a normalização dos diversos elementos - 2 -
que constituem o elemento contrapeça repercute-se de maneira sensível tanto na fiabilidade do referido elemento como na rapidez de montagem e do preço final da sua construção.
Outro ponto de importância fundamental é a pluralidade de elementos auxiliares e de cabos eléctricos que têm de introduzir-se no elemento contrapeça para poder controlar não só a válvula eléctrica correspondente que provoca a subida dos contrapernos, como também os que alimentam os contactos gerais de fim de curso respectivos, e restantes sensores introduzidos nos referidos elementos.
Tudo o que atrás se referiu exige a presença de uma cablagem abundante, elementos eléctricos e ligações dos referidos elementos contrapeças fazendo parte dos mesmos, cartões electrónicos que permitem a simplificação e a centralização dos vários elementos para estabelecer as ligações entre o referido elemento contrapeça e o computador respectivo ao qual se associam os referidos elementos contrapeças, de modo que sejam o mais rápidas e fáceis possível a fim de poderem montar-se e desmontar-se os referidos elementos contrapeças da mesa de ensaios correspondente.
Uma mesa de ensaio convencional é formada por um plano de trabalho em cuja parte traseira se montam os elementos contrapeças respectivos, ligando-se os referidos elementos através dos cabos e meios electrónicos correspondentes a um computador que, através do seu programa, simula correntes e frequências para verificar que todos e cada um dos conectores, terminais e cabos se encontram em perfeito estado, bem como a ligação correcta entre os mesmos.
A presente de um elevado número de elementos contrapeças montados na parte traseira da referida superfície de trabalho provoca uma grande complexidade na parte traseira das referidas mesas, repercutindo-se essa complexidade no momento em que os tubos flexíveis com os conectores são
substituídos e se é obrigado à desmontagem dos elementos contrapeças para os substituir por outros novos, altura em que todas as cablagens anexas a estes elementos contrapeças devem substituir-se e desligar-se da cablagem correspondente que se centraliza no computador através dos cartões electrónicos anexos.
É pois de primacial importância que não só os elementos contrapeças sejam perfeitamente normalizados, como todos os serviços eléctricos e electrónicos anexos aos mesmos que permitem a sua ligação a um computador estejam centralizados e simplificados ao máximo, a fim de ganhar tempo quando for necessário substituir um ou mais elementos contrapeças ou em caso de avaria.
A presente invenção incide portanto numa normalização dos elementos contrapeças com a finalidade de obter uma construção rápida, simples e eficaz dos mesmos, ao mesmo tempo que se centralizam e simplificam os elementos eléctricos e electrónicos anexos e que facilitam o funcionamento dos pernos e dos contrapernos, e dos sensores e fins-de-curso correspondentes que colaboram no funcionamento específico dos mesmos.
O elemento contrapeça aperfeiçoada é constituído por apenas três peças, que se solidarizam entre si por meio de duas pequenas colunas metálicas situadas nas proximidades de dois cantos, em cuja parte inferior extrema e nas superfícies cilíndricas se previram superfícies roscadas para permitir deste modo a união dos três elementos, servindo as referidas colunas ao mesmo tempo de suporte dos restantes elementos que formam o elemento contrapeça, montando-se na proximidade dos outros dois cantos dois elementos ou hastes de superfície roscada que contribuem também para a união das referidas três peças.
Outros pormenores e caracteristicas da presente invenção serão evidenciados no decurso da descrição que segue,
com referência aos desenhos anexos que, de maneira um tanto esquemática, representam os referidos pormenores. Estes pormenores são dados a título de exemplo, referindo-se a um caso de realização prática possível, mas sem qualquer carácter limitativo.
Dá-se a seguir uma relação dos diversos elementos numerados nos desenhos anexos: (10) placa com fórmica, (11) taco do conector, (12) taco dos terminais, (13) pulsador eléctrico, (14) coluna de suporte, (15) cartão electrónico, (16) abraçadeira, (17) cartão, (18) união, (19) tubo, (20) terminal, (21) terminal maquinado, (22) sensores optoeléctricos, (23) cavilha, (23a) parte inferior da cavilha (23), (24) válvula eléctrica, (26) cavidade.
A fig. 1 é uma vista de frente, em alçado, de um elemento contrapeça formado basicamente por uma placa com fórmica (10) com a qual se solidarizaram, por meios apropriados, um taco de conector (11) e um taco de bornes (12) .
A fig. 2 é uma vista de lado, em alçado, do elemento contrapeça segundo a presente invenção, na qual pode ver-se como os elementos (10), (11) e (12) descritos na fig.l se solidarizam através da coluna de suporte (14) que no mesmo
tempo serve de apoio e suporte a um cartão electrónico (15) .
A fig. 2 é uma vista em planta da placa (10) e
da cavidade aberta.
Numa forma de realização preferida do obj ecto
da presente invenção, como pode ver-se nas fig. 1 e 2, o
elemento contrapeça é formado nas suas partes resistentes por uma placa (10) , um taco (11) para conectores e um taco (12) para terminais, solidarizados através de colunas de suporte (14) , as quais, por uma das suas extremidades, penetram e atravessam os elementos (10), (11) e (12) para os solidarizar mutuamente, nas proximidades de dois dos seus cantos, enquanto que nos outros dois se montam elementos roscados ou parafusos.
No tacto de terminais (12) colocam-se também, da maneira convencional, os contrapernos correspondentes (20).
Na parte inferior do taco de terminais (12) colocam-se também terminais maquinados (21) e um sensor optoelectrónico (22), cuja finalidade é servir de elemento detector da presença do conector ou outros elementos quando o mesmo se introduz no interior da cavidade (25) , altura em que o terminal maquinado (21) desce e interrompe o feixe luminoso em (22a).
Nas colunas de suporte (14) fixam-se as abraçadeiras (16) providas de parafusos Allen correspondentes, que facilitam a fixação perfeita das referidas abraçadeiras na coluna (14) . As abraçadeiras (16) actuam como elemento de suporte e fixação dos cartões electrónicos (15) que incluem o cartão (17), o sensor (22) e centralizam todas as ligações eléctricas e electrónicas do elemento contrapeça, substituindo deste modo quatro ou mais cartões exteriores menores correspondentes aos fins-de-curso dos pernos que nos dispositivos anteriores referidos estavam distribuídos por todo o exterior do elemento contrapeça, complicando muito quer a montagem do elemento contrapeça, quer a ligação da referida contrapeça e outras presentes na mesa de ensaio com o computador correspondente.
Na parte inferior do elemento contrapeça, como pode ver-se na fig.l, é montada uma válvula eléctrica (2) alimentada através da união de cotovelo (18).
Como pode ver-se na fig. 2, na parte inferior do taco de terminais (22) situa-se o sensor optoelectrónico (22), montado por meio da cavilha (23), que dispõe na sua parte inferior (22a) de um emissor-receptor entre os quais se produz, emite e recebe o feixo luminoso correspondente, que é interrompido de cada vez que se introduz um conector no interior do elemento contrapeça (10,11,12), altura em que os referidos sensores (22) actuam na válvula eléctrica (25),
enviando esta última um sinal para o pulsador eléctrico (13), imobilizando o conector pelos meios apropriados para que na continuação do programa do computador, com o auxílio deste, se executem as várias sequências e ensaios, para determinar o funcionamento perfeito de todas as características e em todos os parâmetros do tubo flexível correspondente, formado por cabos, terminais e conectores devidamente ligados.
Com a combinação dos elementos normalizados mencionados anteriormente (10,11,12), em colaboração com as colunas (14) , que ao mesmo tempo servem de elemento de solidarização dos referidos elementos (10,11,12), de suporte para as abraçadeiras (16) e estas para o cartão (15), consegue-se em primeiro lugar uma normalização notável das peças (10,11,12), ao mesmo tempo que, com a utilização das colunas (14) referidas, é possível suportar tipos diferentes de cartões, sem que para isso seja necessário variar quer os elementos, quer a correlação existente entre os mesmos, ao mesmo tempo que com a presença dos referidos elementos sensores optoelectrónicos (22) se evitam os inconvenientes da utilização de elementos electromecânicos no funcionamento dos pernos.
Para evitar a possível interferência da luz que incide na mesa de ensaio de cablagens, previu-se que os sensores optoelectrónicos (22), mais exactamente a sua cabeça sensora (22a) (fig.l) se encontrem na parte inferior do taco dos terminais (12) , de modo que nem a presença de luz nem a sua variação podem provocar o mau funcionamento do referido sensor (22), na parte exterior lateral do taco, deslocando-se o feixe de luz da direita para a esquerda no interior do taco de terminais (12).
Num outro aspecto técnico, o elemento contrapeça atrás descrito é colocado numa mesa de ensaios de cablagens ligado directamente ao cartão electrónico correspondente situado entre o mesmo e o computador correspondente que, por sua vez, está ligado ao ecrã correspondente.
Com a colocação de uma única carta (15) consegue-se que no exterior de qualquer elemento contrapeça fabricado da maneira atrás descrita só se interponha outro cartão até chegar ao computador, ligando-se o mesmo com o referido cartão e o cartão com o elemento contrapeça, com os correspondentes cabos achatados, que facilitam enormemente o trabalho de montagem e desmontagem do elemento contrapeça do plano de trabalho da mesa de ensaio de cablagens.
Descrito suficientemente em que consiste a presente invenção em correspondência com os desenhos anexos, compreende - se que poderão introduzir-se na mesma quaisquer modificações de pormenor consideradas convenientes, sempre que as variantes preconizadas não alterem a essência da presente invenção, resumida nas reivindicações anexas.
Lisboa, 29 de Setembro de 1995
AGENTE UHCIAE ã)A PILOPIUE» A1IE DiDtblliUL

Claims (6)

1. Elemento contrapeça aperfeiçoado do tipo formado por uma platina cuja face inferior se solidariza com o plano de trabalho de uma mesa de ensaio de cablagens e da qual emerge um conjunto de elementos que actuam como suportes de pernos que detectam a introdução de conectores, por meio de sensores electromecânicos, os quais activam dispositivos de fixação do referido conector, caracterizado por o elemento contrapeça ser formado, na sua estrutura principal, por uma placa (10) com a qual se solidarizam um taco de conectores (11) e um taco de terminais (12) com o auxílio de colunas de suporte (14) dispostas nas proximidades de dois vértices dos elementos (11) e (12), enquanto que nas proximidades dos outros vértices se montam hastes roscadas necessárias, dispondo-se no interior do taco de conectores (11) de uma cavidade correspondente cuja configuração geométrica corresponde ao conector introduzido no seu interior, emergindo do fundo dos referidos tacos (11) e na posição de trabalho dos terminais correspondentes, montando-se na parte inferior do taco (12) sensores aptoeléctrónicos (22), que funcionam em combinação com o terminal deslocável (21) montado na base da cavidade (25).
2. Elemento contrapeça de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se prever fixado em abraçadeiras (16) destinada à centralização um cartão electrónico (15) montadas nas colunas (14), das funções do elemento contrapeça.
3.Elemento contrapeça de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parte sensível (22a) emissora-receptora do sensor (22) se encontrar na parte interior do taco de terminais (12).
4.Elemento contrapeça de acordo caracterizado por o sensor alternativa, no interior do interior isto é, a cavidade pelo feixe de luz.
com as reivindicações 1 e 3, (22) poder montar-se, numa taco (12) , sendo o referido (25), varrido horizontalmente
5. Elemento contrapeça de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por normalizadas em dois as três peças serem tipos de acordo com a área da secção transversal do conector a introduzir no elemento contrapeça.
6.Elemento contrapeça de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a ligação entre o elemento contrapeça e o computador correspondente ser efectuada através de um cartão electrónico único exterior ao referido elemento e de dois cabos de ligação achatados, que ligam o elemento contrapeça ao cartão exterior e este ao computador.
PT101775A 1995-05-16 1995-09-29 Elemento contrapeca aperfeicoado para a verificacao de conectores electricos e de cablagens PT101775B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES09500933A ES2117540B1 (es) 1995-05-16 1995-05-16 Elemento contrapieza perfeccionado.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101775A PT101775A (pt) 1996-12-31
PT101775B true PT101775B (pt) 1998-06-30

Family

ID=8290363

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101775A PT101775B (pt) 1995-05-16 1995-09-29 Elemento contrapeca aperfeicoado para a verificacao de conectores electricos e de cablagens

Country Status (7)

Country Link
DE (1) DE19541454A1 (pt)
ES (1) ES2117540B1 (pt)
FR (1) FR2734367A1 (pt)
GB (1) GB2300976B (pt)
IT (1) IT1281428B1 (pt)
PT (1) PT101775B (pt)
SE (1) SE9601868L (pt)

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3308178C1 (de) * 1983-03-08 1984-04-05 RAWE Datentechnik GmbH, 8999 Weiler Leitungsklemmvorrichtung
DE3338770C1 (de) * 1983-10-26 1985-05-15 Hans 8431 Mühlhausen Hackner Halte- und Abtastvorrichtung fuer einen elektrischen Stecker
DE3504606A1 (de) * 1985-02-11 1986-08-14 Helmuth 4952 Porta Westfalica Kahl Einrichtung zum pruefen von kabeln, die mit steckern versehen sind
FR2623945B1 (fr) * 1987-11-30 1990-04-27 Marechal Sepm Prise de courant a contacts a pression
JP2921721B2 (ja) * 1992-04-07 1999-07-19 矢崎総業株式会社 コネクタ端子検査具

Also Published As

Publication number Publication date
SE9601868D0 (sv) 1996-05-15
PT101775A (pt) 1996-12-31
FR2734367A1 (fr) 1996-11-22
ES2117540A1 (es) 1998-08-01
ITUD950190A1 (it) 1997-03-29
DE19541454A1 (de) 1996-11-21
GB9522358D0 (en) 1996-01-03
IT1281428B1 (it) 1998-02-18
GB2300976B (en) 1999-07-14
ITUD950190A0 (pt) 1995-09-29
ES2117540B1 (es) 1999-06-01
GB2300976A (en) 1996-11-20
SE9601868A0 (sv) 1996-11-17
SE9601868L (sv) 1996-11-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3124762B2 (ja) 検査治具
EP1512977A2 (en) Loaded-board, guided-probe test fixture
US4799007A (en) Bendable pin board test fixture
US6130547A (en) Test apparatus for printed circuit board and assembly kit therefor
KR102564386B1 (ko) 시인 부재를 구비한 커넥터 장치
CA1271565A (en) Adaptor in apparatus for electronically testing printed circuit boards
GB2377832A (en) Wireless test fixture for PCB's
CN108899740A (zh) 一种pcb板的浮动导向检测连接装置
KR101010534B1 (ko) 비주얼검사용 머니퓰레이터부 및 프로브블록부를 구비한 프로브 유닛
PT101775B (pt) Elemento contrapeca aperfeicoado para a verificacao de conectores electricos e de cablagens
EP0233992B1 (en) Board test fixture
US6894523B2 (en) System and method for testing semiconductor devices
KR102206404B1 (ko) 전극부 가동식 지그
KR102021084B1 (ko) 피검사체의 단자부 테스트 장치
US5898313A (en) Test fixture for two sided circuit boards
JP3224519B2 (ja) ウェーハ測定治具、テストヘッド装置およびウェーハ測定装置
KR102498019B1 (ko) 소켓조립체
KR200462079Y1 (ko) 위치가변형 검사장치
JPH0731185Y2 (ja) プロービィング装置
JP2928545B2 (ja) プリント回路基板試験装置のためのコネクタ・システム
CN116068242A (zh) 一种模组化主板测试治具
JP2000035455A (ja) 通電検査装置
JP2848281B2 (ja) 半導体装置の試験装置
JPH0782062B2 (ja) 電気接点検査装置及びその検査方法
KR100685129B1 (ko) 포고핀 접속 체크 보드

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960119

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980324

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000331